You are on page 1of 3

CONCEITO DE CONSTITUIO

Constituio: a organizao jurdica fundamental de um Estado Estrutura escalonada ou hierarquizada: a pirmide representa a hierarquia das normas dentro do ordenamento jurdico - esta estrutura exige que o ato inferior guarde hierarquia com o ato hierarquicamente superior e, todos eles, com a Constituio, sob pena de ser ilegal e inconstitucional - chamada de relao de compatibilidade vertical.

Conceito de Constituio As constituies, de um modo geral, podem ser conceituadas sob 3 pontos de vista: Em sentido jurdico conforme Hans Kelsen constituio seria simplesmente a norma hipottica fundamental de um determinado Estado dando Constituio um sentido lgico formal que vincula todo o ordenamento jurdico e afasta todas as influncias no jurdicas; Incentivo sociolgico. Segundo Ferdinand Lassale a Constituio nada mais do que a soma dos fatores reais de poder. Obs: O autor deixa claro em sua obra O que uma Constituio? que o documento que no refletir a realidade social no passar de uma folha de papel. Sentido poltico. Segundo Carl Schmitt a constituio seria a deciso poltica fundamental de um Estado, isto , o texto resulta do poder daqueles que governam o autor ainda traa diferenas entre constituio e normas constitucionais ou leis constitucionais. (assemelha-se ideia da constituio formal). Supremacia: tem a constituio com rigidez sem isso ela no se sobrepe s demais normas. Assim, supremacia caracterstica das constituies rgidas. Tipos de Constituio Constituio no escrita. Sempre ser material. Quanto ao modo de elaborao: Dogmtica ou histrica. Dogmtica aquela elaborada com base nos valores, nas verdades, nos dogmas de uma determinada sociedade. Histrica aquela que acontece de forma natural que acompanha a evoluo de um determinado Estado sem interferncia de um poder constituinte. Em regra, toda constituio que algum elaborou ser dogmtica. Parou pra fazer? dogmtica! Quanto a extenso As constituies podem ser analticas ou sintticas. Sinttica a Constituio curta, breve, que s trata de matria constitucional.

Analtica Tambm chamada longa ou prolixa. a que extrapola as matrias constitucionais. Quanto estabilidade As constituies podem ser: flexveis quando as leis constitucionais podem ser modificadas por procedimento comum. Semirrgida: aquela que contm parte rgida e parte flexvel, ex: CF de 1824. Rgida: so aquelas modificveis por um procedimento mais dificultoso com relao s demais leis do ordenamento. Obs: Alexandre de Moraes ensina que a constituio brasileira comporta uma classificao acima da rgida por conta das clusulas ptreas: super rgida pois tem parte modificvel por procedimento dificultoso e parte imutvel. Doutrina clssica considera a CF Brasileira rgida. Da leitura do art 60 4 CF depreende-se que uma proposta que amplie direitos poder modificar clusulas ptreas. O caput do pargrafo fala em tendente a ABOLIR.
INTERPRETAO E INTEGRAODAS NORMAS CONSTITUCIONAIS 1. Para a interpretao constitucional preciso verificar, no interior do sistema, quais que foram prestigiadas pelo legislador constituinte a ponto de convert-las em princpios regentes desse sistema de valorao. A interpretao de uma norma constitucional levar em conta todo o sistema, tal como positivado, dando-se nfase, porm, para os princpios que foram valorizados pelo constituinte. No se pode tambm, deixar de verificar qual o sentido que o constituinte atribui s palavras do texto constitucional, perquirio que s possvel pelo exame do todo normativo, aps a correta apreenso da principiologia que ampara aquela palavra (prof. Michel Temer). 2. Os problemas da interpretao constitucional so mais amplos do que aqueles da lei comum, pois repercutem em todo o ordenamento jurdico. A interpretao dos dispositivos constitucionais requer por parte do interprete ou aplicador, particular sensibilidade que permite captar a essncia, penetrar na profundidade e compreender a orientao das disposies fundamentais, tendo em conta as condies sociais, econmicas e polticas existentes no momento em que se pretende chegar ao sentido dos preceitos supremos. Os diversos conceitos de Constituio, a natureza especfica das disposies fundamentais que estabelecem regras de conduta de carter supremo e que servem de fundamento e base para as outras normas do ordenamento jurdico, contribui para as diferenas entre a interpretao jurdica ordinria e a constitucional (prof. Jos Alfredo de Oliveira Baracho).

3. Quando por via de interpretao j no se consegue encontrar uma soluo normativa para uma dada hiptese concreta, surge a possibilidade da integrao. 4. Interpretao e integrao mantm certos elementos de conexo. Ambas so voltadas obteno do Direito Constitucional. Contudo, no se deve caminhar muito no sentido da relativizao destas categorias. Se for certo afirmar (conforme prof. J. J. Gomes Canotilho) as dificuldades existentes em distinguir uma interpretao extensiva de uma integrao analgica, ainda assim foroso reconhecer-se que estamos diante de realidades lgicas profundamente diferentes. A interpretao transcorre dentro do mbito normativo, vale dizer: trata-se de extrair a significao do preceito normativo diante de uma hiptese por ele regulada. A integrao o que se cuida de encontrar uma soluo normativa para uma hiptese que no se encontra regulada pela lei fundamental. H uma ntida co-relao entre a idia de lacuna normativa constitucional e a de completude, entendendo-se este como aquele vazio que nos causa uma insatisfao (prof. Celso Seixas Ribeiro Bastos). 5. O Direito Constitucional, a exemplo do restante, produzido com vistas sua aplicao, dizer: voltado produo de efeitos prticos.

You might also like