You are on page 1of 11

28

Apoio

O Setor Eltrico / Maro de 2010

Proteo e seletividade

Captulo III Dispositivos de proteo Parte 1


Por Cludio Mardegan*

Terminologia
Alguns termos so utilizados no dia a dia dos profissionais de proteo. Apresenta-se a seguir alguns dos mais usados: Autocheck Caracterstica de um rel digital em que verifica se todas as suas funes esto operativas e corretas. Este fato d ao rel digital extrema confiabilidade, visto que os rels devem estar sempre prontos para operar. BreAker FAilure uma caracterstica que alguns rels digitais dispem, cujo objetivo , aps o tempo definido nesta funo, enviar um sinal a uma sada para que possa ser enviada ao disjuntor montante (porque supe-se que aps o tempo definido no rel o disjuntor que deveria interromper a falta falhou). CaraCterstiCa
de um rel

drop-out Valor de grandeza (tenso, corrente, etc.) para o qual o dispositivo volta ao estado de repouso (inicial). tApe Valor de ajuste de um rel (normalmente para a unidade temporizada). dt/td/tms/k Dial de tempo / Time Dial / Time multiplier setting (ajuste multiplicador de tempo)/k. So ajustes utilizados para temporizar um rel. di dispositivo iNstaNtNeo o valor do ajuste da unidade instantnea. idmt iNverse deFiNite miNimum time (dispositivo a tempo inverso). ied iNtelligeNt electroNic device So dispositivos eletrnicos inteligentes que, por serem microprocessados e com elevada velocidade de processamento (> 600 MHz), englobam uma srie de funes, tais como medio, comando/controle, monitoramento, religamento, comunicao e proteo,
ou

Curva caracterstica tempo si (stANdArd

versus corrente de um rel. CaraCterstiCa Ni (NormAl iNverse) normal inversa de um rel. CaraCterstiCa mi (muito iNversa), vi (very iNverse) de um rel. CaraCterstiCa ei (extremameNte iNversa), ei (extremelly iNverse)
ou ou

permitem elevada quantidade de entrada analgica (sinais de tenso e corrente) e elevada quantidade de entradas/sadas (I/O) digitais. Normalmente estes dispositivos so voltados para a automao e j foram projetados dentro dos padres da norma IEC 61850. irig iNter rANge iNstrumeNtAtioN group time codes iniciou a padronizao dos cdigos de tempo em 1956 e os originais da norma foram aceitos em 1960. Os formatos originais foram descritos no documento 104-60. O documento foi revisado em agosto de 1970 como 104-70 e revisado novamente no mesmo ano para 200-70. A ltima reviso da norma a 200-04. Para diferenciar os cdigos, a norma utiliza as letras A, B, D, E, G e H. Esses cdigos digitais so tipicamente de amplitude modulada sobre um carrier em uma onda senoidal de udio ou sinais TTL (fast rise time). A maior diferena entre os cdigos a taxa, que varia de um

iNverse) ou sit (stANdArd iNverse time) a caracterstica

vit (very iNverse time) a caracterstica muito inversa

eit (extremelly iNverse time) a


ou

caracterstica extremamente inversa de um rel. CaraCterstiCa td (tempo defiNido) CoNtato


de selo

dt (deFiNite

time) a caracterstica de tempo definido Contato destinado a garantir que o


ou folha de seletividade

sinal enviado ser mantido (selado). CoordeNograma Grfico em escala bilogartmica com o tempo em ordenada e a corrente em abscissa (t x I) em que feita a folha de seletividade.

Apoio

O Setor Eltrico / Maro de 2010

29
reduNdNCia Este termo utilizado para designar uma proteo que enxerga e atua concomitantemente com a proteo principal. importante notar que este conceito sempre se refere a equipamentos distintos (em caixas diferentes). reset Voltar ao estado anterior ao da falta. retaguarda Este termo utilizado para designar uma proteo que atua no caso da proteo principal falhar. tambm conhecida como proteo de backup. importante notar que este conceito sempre se refere a equipamentos distintos (em caixas diferentes). tempo
de reset

pulso por minuto at 10.000 pulsos por segundo. IRIG-A = 1000 PPS; IRIG-B = 100 PPS; IRIG-D = 1 PPM; IRIG-E = 10 PPS; IRIG-G = 10000 PPS; IRIG-H = 1 PPS. irig B um formato de cdigo de tempo serial. Possui um taxa de sinal de temporizao de 100 pulsos por segundo. O IRIG-B envia dados do dia, do ano, hora, minuto, segundo e frao em um carrier de 1 kHz, com uma taxa de atualizao de um segundo. O IRIG-B DCLS (deslocamento de nvel DC) o IRIG-B sem o carrier de 1 kHz. Normalmente, o GPS utilizado com IRIG-B para sincronizar os dispositivos de proteo a uma mesma base de tempo. gfp grouNd FAult protectioN Proteo de falta a terra. grouNd seNsor (gs) Sensor de terra. So TCs sensores de terra que abraam todas as fases simultaneamente. mta mAximum torque ANgle ngulo de mximo torque de um rel direcional. Ntp Porta Ethernet NTP (Network Time Protocol). overtrAvel/overshoot o tempo permitido ao rel de disco de induo para continuar a girar por inrcia aps a falta ter sido eliminada (por um rel a montante ou por uma falta intermitente), antes de fechar os seus contatos. pick-up Valor de grandeza (tenso, corrente, etc.) para o qual o rel inicia a atuao.

Tempo necessrio ao rel para voltar ao estado

anterior falta. trip Sinal de desligamento enviado por um rel. WAtchdog dispositivo que dispara um reset ao sistema se ocorrer alguma condio de erro no programa principal.

Tipos de dispositivos de proteo mais comuns


Os tipos de dispositivos de proteo mais comumente utilizados, rels, fusveis, elos, disjuntores de baixa tenso e IEDs sero descritos neste captulo.

Rels
Definio
So dispositivos destinados a operar quando uma grandeza de atuao atinge um determinado valor. Existem vrias classificaes que se pode dar aos rels, quanto grandeza de atuao (corrente,

30

Apoio

O Setor Eltrico / Maro de 2010

Proteo e seletividade

tenso, frequncia, etc.), forma de conectar ao circuito (primrio/ secundrio), forma construtiva (eletromecnicos, mecnicos, estticos, etc.), temporizao (temporizados e instantneos), quanto funo (sobrecorrente, direcional, diferencial, etc.), caracterstica de atuao (normal inverso, muito inverso, etc.).

Principais requisitos de um rel


Antigamente os principais requisitos de um rel eram principalmente confiabilidade, seletividade, suportabilidade trmica, suportabilidade dinmica, sensibilidade, velocidade, baixo consumo e baixo custo. Atualmente, somado aos requisitos desejvel que eles
Figura 2 Rel de disco de induo para anlise do princpio de funcionamento

possuam ainda, breaker failure, autocheck, seletividade lgica, oscilografia, quantidade de entradas e sadas digitais (E/S digitais) adequada, quantidade de entradas analgicas de corrente adequada, quantidade de entradas analgicas de tenso adequada, quantidade de sadas rel adequada, IRIGB, possibilidade de se conectar em rede, possibilidade de realizar funes de automao, comando, controle, medio, superviso, etc.

A bobina auxiliar (conhecida tambm com espira de sombra)

indicada na Figura 2 tem por objetivo gerar um fluxo 2 defasado o fluxo principal 1. O sistema funciona de forma parecida com um motor de induo monofsico, em que no se consegue parti-lo se no houver um capacitor, que provoca o defasamento angular entre os fluxos para gerar o torque. Os fluxos 1 = 1 x sen (t) e 2 = 2 x sen (t+) so senoidais e defasados entre si. A Lei de Faraday-Lenz diz que a tenso (corrente) induzida ir contrariar a causa (fluxo) que a produziu. A regra da mo direita utilizada para determinar o sentido da corrente, conforme Figura 3, e expressa pela equao a seguir.

Equao universal do conjugado dos rels


A origem dos rels ocorreu com os modelos eletromecnicos e, assim, o advento dos rels digitais teve de incorporar as principais caractersticas dos eletromecnicos para viabilizar a migrao destes para os digitais. Dessa maneira, importante entender o princpio de funcionamento dos rels eletromecnicos. Este entendimento ser iniciado com o rel de disco de induo.

O rel de disco de induo


Apresenta-se, na Figura 1, um rel de disco de induo mostrando seus componentes. Na Figura 2, mostram-se as partes de interesse para a anlise do princpio de funcionamento.

Figura 3 Lei de Faraday-Lenz regra da mo direita

Figura 1 Rel de disco de induo com suas principais partes componentes

Figura 4 Regra da mo esquerda

Apoio

31

Figura 5 Mecanismo de formao das foras motoras do disco de induo

Visto que o disco possui uma resistncia R nele ir circular uma

corrente dada por:

As correntes I1 e I2 iro propiciar o aparecimento das foras Do eletromagnetismo sabe-se que F x I. A fora resultante

dadas, conforme Figura 5 pela regra da mo esquerda (vide Figura 4). ser F = F2 F1. Do que foi demonstrado:

Logo, a fora resultante pode ser calculada como:

A fora ser mxima para sen = 1, ou seja, = 90. Isso

significa que, para haver conjugado mximo, deve haver quadratura dos fluxos 1 (I1) e 2 (I2). Na prtica, isso difcil de obter, tanto pela disposio fsica da espira de sombra como pelo fato de que a bobina possui um valor de resistncia. desejvel que o rel opere com conjugado mximo independente do valor do ngulo , que construtivamente varia de 20 a 33. Assim, a melhor opo se torna considerar as correntes I1i e I2. Veja a Figura 6.

Figura 6 Correntes I1 e I2 em um rel de disco de induo e respectivos ngulos

32

Apoio

O Setor Eltrico / Maro de 2010

Proteo e seletividade

O ngulo o de projeto do rel e o ngulo define o

Funo ANSI
50, 51, 50/51, 50 N, 51 N, 50/51 N, 50 GS, 51 GS, 50/51 GS, 51G

conjugado mximo. Como o ngulo + = 90, a linha de I1i passa ser a referncia. A equao do conjugado pode ser reescrita como segue:

Direcionalidade
Operam em qualquer direo.

C = I1i x I2 x sen ( + ) O conjugado mximo CMX ocorre para sen ( + ) =1. Como C = I1i x I2 x sen ( + 90 - ) = I1i x I2 x sen ( - + 90) C = I1i x I2 x cos ( - )

Evoluo
Os primeiros rels instantneos eram do tipo charneira. Entre os A evoluo dos rels passou pelas etapas de rel eletromecnico, primeiros rels temporizados pode-se citar o de disco de induo. rel esttico, rel numrico digital e IED e pode ser visualizada na Figura 7.

= 90 - , a equao do conjugado fica:

Rels de sobrecorrente (tipo charneira)


Para rels do tipo charneira a equao do conjugado, pode ser escrita como segue: C = K1 x I2

Rels de tenso
Aplicando-se uma tenso em um resistor de valor 1/K, gera-se uma corrente dada por I=U/(1/K), ou seja, I = KU. Dessa forma, a equao de conjugado para um rel de tenso pode ser escrita da forma seguinte: C = K2 x U2

Rels que manipulam tenso em corrente (direcional/impedncia)


Substituindo-se a corrente I1i por U na equao do rel de disco de induo a equao do conjugado fica escrita como segue: C = K3 x U x I x cos ( - ) A partir das definies apresentadas pelas equaes de conjugado e lembrando que os rels possuem tambm uma constante de mola K4, pode-se definir a equao universal do rel pela equao abaixo:

Figura 7 Evoluo dos rels de sobrecorrente

Para os rels de corrente existe apenas as parcelas 1 e 4 da

equao acima. Para os rels de tenso existe apenas as parcelas 2 e 4 da Para os rels que necessitam de medio de ngulo ou direo equao acima. (rels direcionais, distncia, etc.), existe apenas as parcelas 3 e 4 da equao acima. As grandezas de atuao apresentam parcela positiva e as de

Temporizao dos rels de sobrecorrente


Os rels de sobrecorrente podem ser temporizados ou instantneos. Os rels eletromecnicos temporizados so normal ente os de disco de induo e podem ser visualizados m nas Figuras 1 e 2.

Conexo
Vide esquemas unifilares e trifilares seguintes.

restrio parcela negativa.

Rels de sobrecorrente
So rels que operam quando o valor da corrente do circuito ultrapassa um valor pr-fixado ou ajustado. Os rels de sobrecorrente podem ser instantneos (funo ANSI 50) ou temporizados (funo ANSI 51).
Figura 8 Representao dos rels de sobrecorrente nos esquemas unifilares

Apoio

O Setor Eltrico / Maro de 2010

33
Soluo
A corrente no rel determinada como:

Caractersticas dos rels de sobrecorrente


A caracterstica dos rels de sobrecorrente representada pelas suas curvas tempo versus corrente. Estas curvas variam em funo do tipo do rel (disco de induo, esttico, digital). Antigamente, na poca dos rels de disco de induo, a escolha da caracterstica do equipamento era feita no momento da compra e, assim, no era possvel alter-la. Atualmente fabricam-se praticamente
Figura 9 Representao da conexo residual de rels de sobrecorrente nos esquemas trifilares

somente os rels digitais e a maior parte deles permite escolher a caracterstica tempo corrente apenas alterando-se os parmetros no prprio rel. Os termos caracterstica inversa, normal inversa, muito inversa e extremamente inversa existe desde a poca dos rels de disco de induo. Dessa forma, at hoje se mantm essa terminologia, sendo que as caractersticas mais utilizadas so: Normal Inverso (NI), Muito Inverso (MI ou VI = Very Inverse), Extremamente Inverso (EI), Tempo Longo Inverso (TLI ou LT I= Long Time Inverse) e Tempo Definido (TD ou DT = Definite Time). Nos rels digitais as caractersticas tempo versus corrente so representados por equaes, e essas equaes mudam de acordo

Exemplo
Dado o esquema unifilar apresentado na Figura 10. Sabendo que a corrente de linha de 100 A e a relao do TC de 200-5 A, determine a corrente que o rel est enxergando.

Figura 10 - Esquema unifilar

com a norma. Apresenta-se a seguir as mais usuais.

34

Apoio

O Setor Eltrico / Maro de 2010

Proteo e seletividade

IEC/BS
As caractersticas mais utilizadas da norma IEC so apresentadas por meio das seguintes equaes para os rels de sobrecorrente: Normal inversa Muito inversa Extremamente inversa

As Figuras 11, 12 e 13 apresentam, respectivamente, as

caractersticas normal inversa, muito inversa e extremamente inversa.

Figura13 - Curva IEC extremamente inverva

Figura 11 Curva IEC normal inversa

Figura 14 Comparao das caractersticas das curvas IEC normal inversa, muito inversa e extremamente inversa

Como pode ser observada na Figura 14, a curva extremamente

inversa muito rpida para altas correntes e lenta para baixas correntes. A caracterstica normal inversa muito lenta para correntes elevadas e rpida para baixas correntes ou de sobrecarga, e a caracterstica muito inversa adequada tanto para baixas como para altas correntes.

Exemplo
Um rel de sobrecorrente digital instalado no primrio de um transformador de 1500 kVA, com tenses de 13,8 kV (primria) e 0,48 kV (secundria), com impedncia interna de 5, deve coordenar com outro situado a jusante (no secundrio), tambm digital, cujo tempo de atuao de 0,3 segundos (vide Figura 15). A corrente de curto-circuito secundria, referida ao primrio, de 1255 A. Sabendo-se que o ajuste de pick-up deste rel de 90 A no primrio, e que a curva que deve ser utilizada IEC-MI (Muito
Figura 12 Curva IEC muito inversa

Inversa), calcular o dial de tempo.

Apoio

O Setor Eltrico / Maro de 2010

35

Em que:
Figura 15 - Exemplo de rel de sobrecorrente digital em primrio de um transformador

t =Tempo de atuao do rel (segundos) DT = Ajuste do multiplicador dos tempos I = Corrente circulante/Corrente Pick-up A, B, C, D, E = Constantes

Soluo
Clculo do mltiplo da corrente de ajuste:

ANSI (C37.112-1996) (Erro=+15%)


O intervalo de coordenao entre rels digitais deve ser de 0,25 Os rels construdos conforme a norma ANSI C37.112 segundos, o que significa que o rel deve ser ajustado para operar em 0,55 segundos (0.30s + 0.25s). Conforme pode ser observado na Figura 15. Moderadamente Inversa obedecem s seguintes equaes:

Muito Inversa

ANSI (C37.90)
Os rels construdos segundo a Norma ANSI C37.90 [82] Extremamente Inversa obedecem a seguinte equao:

36

Apoio

O Setor Eltrico / Maro de 2010

Proteo e seletividade

Rel direcional de sobrecorrente


So rels que operam quando o valor da corrente do circuito ultrapassa um valor pr-fixado ou ajustado e na direo pr-estabelecida.

Ao utilizar rels direcionais deve-se atentar para o seguinte:

A presena de banco de capacitores no lado em que o rel no enxerga. Este fato faz com que o rel opere quando o sistema estiver com baixa carga, o que ocorre normalmente em fins de semana; A existncia de circuitos paralelos, onde possa haver a circulao de corrente em sentido reverso, como, por exemplo, quando um motor est partindo; Contribuio de motores para as faltas, passando pelo rel direcional.

Funo ANSI
A funo ANSI deste rel a 67.

Direcionalidade
Operam em apenas uma direo.

Polarizao
Por tenso e corrente.

Aplicaes particulares
Ao utilizar rels direcionais deve-se atentar para o seguinte: A presena de banco de capacitores no lado em que o rel no enxerga. Este fato faz com que o rel opere quando o sistema estiver com baixa carga, o que ocorre normalmente em fins de semana; A existncia de circuitos paralelos, onde possa haver a circulao de corrente em sentido reverso, como, por exemplo, quando um motor est partindo; Contribuio de motores para faltas, passando pelo rel direcional.

Conexo
As conexes utilizadas para os rels direcionais de sobrecorrente so: 30, 60, 90. A conexo mais usual a 90. Vide Figura 16.

Aplicao particular 1

Figura 16 Conexes usuais dos rels direcionais de sobrecorrente

A presena de banco de capacitores fixo no lado em que o rel

no enxerga. Este fato faz com que o rel opere quando o sistema estiver com baixa carga ou mesmo sem carga (o que pode ocorrer normalmente em fins de semana ou em situaes de manuteno).

Unifilar
O rel 67 pode ser representado em um esquema unifilar conforme indicado na Figura 17.

Figura 17 Representao tpica do rel direcional de sobrecorrente no esquema unifilar

Diagrama fasorial do rel 67


Apresenta-se na Figura 18 um diagrama fasorial tpico de um rel direcional de conexo 90 e ngulo de mximo torque igual a 45. importante entender que o ngulo de mximo torque sempre tomado em relao tenso de polarizao (referncia) e que a linha de conjugado nulo fica a 90 desta linha. Recomenda-se sempre ler atentamente o catlogo do rel para ver como as tenses devem entrar no equipamento.

Figura 18 Diagrama fasorial dos rels direcionais de sobrecorrente

Figura 19 Operao indevida de rel direcional em sistema com capacitor fixo

38

Apoio

O Setor Eltrico / Maro de 2010

Proteo e seletividade

Na Figura 19, na condio normal de operao, o

gerador no est em operao. Toda potncia ativa da carga fornecida por ela. A potncia reativa da carga suprida em parte pelo capacitor e o restante pela concessionria. O sentido de corrente no rel 67 contrrio ao de sua operao. Logo ele no opera. Na Figura 19, na condio de carga desligada, o gerador no est em operao. A concessionria no entrega potncia ativa. A potncia reativa da carga nula e, assim, a potncia reativa suprida pelo capacitor no consumida pelas cargas da planta e entregue ao sistema da concessionria. O sentido de corrente no rel 67 passa coincidir com o sentido de operao (trip). Assim, se o valor de corrente for superior ao valor de pick-up do rel direcional, ele ir operar. Como solues para este caso, sugerem-se duas possibilidades: aumento do valor de pick-up do rel 67 ou fazer dois grupos de ajustes, sendo que o rel 67 fica desativado quando o gerador estiver fora de servio no grupo ativo (sem gerador).
Figura 20 Aplicao de rels 67 conjugados com motores partindo

Para o caso da Figura 20, deveria ser prevista esta condio de

partida, quando o gerador opera em paralelo com a concessionria. Como soluo para esta condio est o aumento do pick-up do rel 67 acima de Ip1.

Aplicao particular 2
A existncia de circuitos paralelos, em que possa haver a circulao de corrente em sentido reverso, como, por exemplo, quando um motor est partindo.

Aplicao particular 3
Contribuio em sentido reverso para as faltas, passando pelo rel direcional.

Apoio

O Setor Eltrico / Maro de 2010

39

Figura 22 Coordenao do rel 67 com o(s) rel(s) 50/51 *CLUDIO MARDEGAN engenheiro eletricista formado pela Escola Federal de Engenharia de Itajub (atualmente Unifei). Trabalhou como engenheiro de estudos e desenvolveu softwares de curto-circuito, load flow e seletividade na plataforma do AutoCad. Alm disso, tem experincia na rea de projetos, engenharia de campo, montagem, manuteno, comissionamento e start up. Em 1995 fundou a empresa EngePower Engenharia e Comrcio Ltda, especializada em engenharia eltrica, benchmark e em estudos eltricos no Brasil, na qual atualmente scio diretor. O material apresentado nestes fascculos colecionveis uma sntese de parte de um livro que est para ser publicado pelo autor, resultado de 30 anos de trabalho. CONTINUA NA PRXIMA EDIO Confira todos os artigos deste fascculo em www.osetoreletrico.com.br Dvidas, sugestes e comentrios podem ser encaminhados para o e-mail redacao@atitudeeditorial.com.br

Figura 21 Coordenao dos rels 67 com os rels de sobrecorrente

Para o circuito da Figura 21, necessrio ajustar o rel 67

coordenado com o rel 50/51 do circuito sob curto-circuito.

Aplicao particular 4
Contribuio de motores para as faltas, passando pelo rel direcional. Como soluo para a condio apresentada na Figura 22 est a coordenao do rel 67 com o(s) rel(s) 50/51 dos alimentadores.

You might also like