You are on page 1of 29

116

4. Formas de Conduo de um Processo Fermentativo


a) Fermentao Descontnua (ou Batelada) Com um inculo por tanque Com recirculao de clulas

b) Fermentao Descontnua Alimentada (Fed Batch ou Batelada Alimentada) Sem recirculao de clulas Com recirculao de clulas Um biorreator (com ou sem recirculao de clulas) Reatores em srie (com ou sem recirculao de clulas)

c) Fermentao Contnua

4.1 Fermentao Descontnua (ou Batelada) Volume constante. Baixos rendimentos ou produtividades. Inibio pelo substrato, repressso catablica. Tempos para limpeza, esterilizao, carga, descarga, lag. Processo flexvel, menor risco de contaminao. Muito usado

Conceito: inculo, p de cuba ou p de fermentao um volume de suspenso de microrganismos, de concentrao microbiana adequada, capaz de garantir em condies econmicas, a fermentao de um dado volume de mosto (meio de cultura a nvel industrial). Processos em que cada dorna recebe um inculo recm preparado Processos com reaproveitamento de microrganismos Processos por cortes 4.2 Fermentao Descontnua Alimentada (Fed Batch ou Batelada Alimentada) O processo em batelada alimentada com recirculao de levedo largamente empregado no Brasil. uma evoluo do processo desenvolvido na dcada de 30 pelo engenheiro Boinot nas Usinas de Melle, na Frana. Um fluxograma simplificado do processo apresentado na figura abaixo:

117

Figura 4.2.1 Fluxograma da Batelada Alimentada (Melle Boinot) No processo de fabricao do etanol, emprega-se um conjunto de dornas, independentes, como mostra a figura abaixo:

Figura 4.2.2 Conjunto de Dornas na Fermentao Batelada No incio da fermentao, as dornas so inoculadas com p-de-cuba e o mosto alimentado com uma vazo definida de modo a minimizar os efeitos de inibio pela alta concentrao de acar do mosto. O processo de batelada alimentada, visto que as dornas industriais no podem ser carregadas em intervalos de tempo reduzidos. A fermentao do mosto ocorre durante a alimentao da dorna, e continua aps o trmino do enchimento da mesma, terminando quando o teor de acares fermentescveis (ou ART) se torna desprezvel (CARIOCA & ARORA, 1984). O processo na dcada de 1970 apresentava um rendimento da ordem de 7580% e foi aperfeioado a partir de 1980, com maior controle laboratorial e das condies de processo e otimizao das centrfugas. O processo pode apresentar diferentes variantes, mas uma descrio tpica pode ser a seguinte. O caldo de cana aquecido a uma temperatura da ordem de 110C, passa pelo processo de clarificao, enviado aos pr-evaporadores para sua concentrao, sendo a seguir misturado com o melao, formando o mosto. A seguir o mosto resfriado para uma temperatura da ordem de 30C em trocadores de calor e enviado para a dorna de fermentao, a qual j contm o

118 inculo (fermento tratado reciclado das cubas de tratamento de fermento, proveniente de fermentaes prvias). A alimentao deste mosto dorna realizada numa vazo tal que o tempo de enchimento se situa normalmente em torno de 4 a 5 horas. Aps o enchimento, a fermentao continua pelo processo batelada comum at completar a converso dos acares fermentescveis (tempo este denominado algumas vezes de tempo de morte da dorna, variando de 4 a 7 horas). Terminada a fermentao, o mosto fermentado, denominado de vinho ou vinho bruto (em alguns paises, cerveja, especialmente para mostos com menores teores de etanol) encaminhado para uma dorna volante de vinho bruto e segue para as centrfugas para separao do fermento. O vinho delevedurado (centrifugado) enviado s colunas de destilao, enquanto o creme ou leite de leveduras vai para a cuba de tratamento. O processo de tratamento cido do leite de levedura, s vezes denominado de pr-fermentao, varia bastante, conforme a unidade produtora, mas de modo geral sofre inicialmente uma diluio com gua (at a proporo de 1 parte de leite de levedura para 1 parte de gua) e a seguir recebe a adio de cido sulfrico at atingir um pH na faixa de 2,0 a 3,0 (dependendo da indstria). A seguir, o fermento tratado vai para a cuba de descanso, onde permanece por 2,0 a 3,0 horas. Algumas vezes adicionado antibitico nestas cubas para controlar a contaminao. A seguir, o fermento tratado enviado s dornas para se iniciar outra fermentao. Este processo hoje apresenta um rendimento mdio na faixa de 9192%. A razo entre fermento tratado e mosto, alimentados dorna varia de empresa para empresa. Um valor referncia a relao: (volume de fermento tratado) para (volume de mosto + volume de fermento tratado) da ordem de 0,3. Na Tabela 4.2.1, apresentado alguns dados de um processo fermentativo em batelada alimentada com 7 dornas, conforme a figura 4.2.3, a seguir: Tabela 4.2.1 Dados de Processo Relativos ao Fluxograma da Figura 4.2.3 Corrente Caldo gua Melao Mosto Fermento Tratado Vinho Bruto Creme Vinho centrifugado Brix (%) 18 22 ART (%) 18 0,18 Pol Pureza Vazo Levedura (%) (m3/h) (%) 15 83,3 54 200 94 46 340 120 450 30 420 30 10 70 0,2 (m3) por dorna 382,4 179,7 87,9 650 250 900 725 lcool (%) 5,5 10 10 10 pH 2,5 4,0 4,0

119 Na figura 4.2.3 apresentado o esquema de funcionamento de uma unidade produtora de etanol, que utiliza 7 dornas de fermentao em processo batelada alimentada.
Difuso r Aqueced ores de Caldo Balo Flash

Centrfug a

gua gua Tratada Tratada Misturador Esttico

Centrfug a 3

Centrfug a 5

Centrfug a 7

Centrfug a 9

Centrfug a 2

Centrfug a 4

Centrfug a 6

Centrfug a 8

Tanque de Mel Trocador de calor de Mosto Colunas de Destila o

Dorn a1

Dorn a3

Dorn a5

Dorn a7

Cuba 1

Cuba 2

Cuba 3

Dorn a2

Dorn a4

Dorn a6

Figura 4.2.3 Fluxograma da Produo de Etanol Neste processo (Figura 4.2.3), a faixa usual de pH nas cubas de 2,5 a 3,0, sendo o limite inferior de pH admitido igual a 2,2, dependendo do grau de contaminao. Nesta empresa preparada uma soluo de cido sulfrico diludo em gua e esta soluo e o creme de levedura so adicionados simultaneamente cuba de tratamento. A relao entre (fermento tratado) para (fermento tratado + mosto) na dorna 250/900 = 0,28. Observe que o creme de levedura a 70%, aps tratamento nas cubas produz o fermento tratado a 30%. bom salientar que o tratamento cido pode variar bastante de usina para usina. Outro detalhe que na prtica, o tratamento cido atinge um valor de pH que depende do grau de contaminao existente. Uma outra variante o leite de leveduras passar por um tratamento cido nas cubas aps a centrifugao, e a seguir diluir o fermento com gua sob agitao por 2 a 4 horas, aps tratamento com cido sulfrico at pH 2 a 3,5. Aps a fermentao do meio, descarrega-se a dorna e o mosto fermentado armazenado em um tanque equalizador. Este tanque necessrio, para garantir a operao de centrifugao, que feita de forma contnua em uma srie de centrfugas.

120 Na centrifugao obtm-se uma suspenso de microrganismos de alta concentrao o leite de leveduras (10 20% do vinho fermentado), e o vinho delevedurado (80 90%). O vinho centrifugado (delevedurado) armazenado na dorna volante para posterior destilao. A diluio final recomendada pela maioria dos tcnicos de 50%, (diluio 1:1), ou seja, que o leite de levedura fique a uma concentrao de aproximadamente 30% (massa) de slidos (clulas de leveduras em sua maioria). A Figura 3.4 mostra uma foto de uma cuba de tratamento sob agitao.

Figura 4.2.4 Tratamento do Fermento na Cuba (Processo de Agitao) O tratamento visa eliminao de clulas inativas e contaminantes. Aps o tratamento das clulas, estas so usadas para inocular outra dorna, alimentando-a 54 com novo mosto. Se bem conduzido, o processo de recirculao evita o uso durante a safra de novo p-de-cuba. Este fato reduz muito o tempo de fermentao, pois o substrato entra em contato com uma elevada concentrao de clulas, entrando na fase tumultuosa do processo fermentativo. Segundo Finguerut, os parmetros principais de um processo batelada alimentada se situam prximos a: Teor alcolico final no vinho fermentado: 9 GL (% vol) Teor de fermento final: 13% (v/v) (~ 5.108 cels/mL) Tempo de Fermentao: 6-11 h Rendimento: 91% Temperatura: 34-36 C. Segundo Andrietta, valores tpicos do balano de clulas na centrfuga, so apresentados na figura 4.2.5.

121

Figura 4.2.5 Tratamento cido tpico (sem considerar Sangria) Dependendo dos interesses da empresa, e tambm de dados de processo, especialmente se ocorre alto crescimento celular, pode haver um excedente de levedura, e neste caso ocorrer uma sangria de parte do leite de levedura, conforme Figura 3.5, sendo este excedente desidratado e vendido para vrias finalidades, tais como para formulao de raes. Segundo Amorim (2005), o excesso de fermento nas dornas (acima de 15%) pode esgotar os nutrientes mais rapidamente, causando decrscimo da viabilidade, aumento do consumo de cido e reduo do rendimento da fermentao. Assim considera um teor timo nas dornas em torno dos 12%. Considera tambm que o teor de levedo no creme deve se situar entre 70 e 80% (v/v) e no vinho centrifugado deve ficar abaixo de 0,5%. Uma sangria de 10% implica nos melhores resultados. Desta forma uma recirculao de 90% do fermento considerada tima. 4.2.1 Requisitos de Equipamentos no Processo Batelada Alimentada a) Dornas de fermentao: normalmente so necessrios de 7 a 10 m 3 de dorna por m3 de lcool produzido por dia. b) Trocadores de Calor para Resfriamento: nas dornas menores ( 100 m3) pode-se usar serpentinas de cobre (0,6 a 1 m2/m3 de dorna). Nas dornas maiores, usar trocadores de calor de placas (0,15 a 0,6 m2/m3 de dorna), conectadas com as dornas atravs de bomba de circulao de vinho. Resfriamento do Mosto Faz-se o resfriamento do mosto com o objetivo de diminuir a temperatura do mesmo, de 65C para 28C 32C.

122 Isto se faz necessrio para evitar que a elevao da temperatura venha a afetar o processo de fermentao, possibilitando a proliferao de contaminantes, tornando o meio inadequado para o desenvolvimento do processo, chegando at a prejudicar o rendimento do mesmo.Utiliza-se trocadores de calor a placas por apresentarem uma boa eficincia, mas apresentam os seguintes inconvenientes: um ponto crtico de contaminao do mosto/ fermentao. Baixa velocidade do mosto. Propicia incrustaes nas placas. Focos de contaminao, principalmente bactrias. Dificuldade de assepsia. Formao de Biofilme (contaminao bacteriana). Quando existe populao bacteriana suficiente, alm do biofilme existente, so secretados polmeros, que incrustram nas placas.

Goma (biofilme)

Superfcie Metlica

Antibitico

Figura 4.2.1 (a) Formao do Biofilme

Superfcie Metlica Figura 4.2.2 (b) Resitncia do Biofilme

123 A goma produzida protege as bactrias dos fatores adversos (antibiticos e produtos qumicos). c) Tanques de Tratamento cido: em geral em nmero de 3 ou 4, cada um com volume de 35 a 50% daquele da dorna. d) Centrfugas: 4 a 6, com capacidade volumtrica correspondente vazo mdia de vinho, considerando que pelo menos uma mquina estar sempre em limpeza ou manuteno. e) Dorna volante: no mnimo uma, com volume igual ao da dorna de fermentao. 4.2.2 Dimensionamento de Dornas O volume de dornas deve atender mxima produo de lcool projetada, considerando o tempo total do ciclo, que a soma do tempo de alimentao, de fermentao, tempo de ps-fermentao (tempo de espera para incio da centrifugao), do tempo de turbinagem (descarga), tempo de limpeza, tempo de tratamento cido. No volume das dornas deve ser previsto o espao para o gs preso (hold-up), espao para espumas e espao para eventuais acessrios, como serpentinas de resfriamento. Pode-se considerar um aproveitamento de 90% da dorna (volume til). Considerando um teor alcolico de 8GL no vinho fermentado, para a produo de 1 m3 de etanol anidro (100%), vem que: 8 % ...................... 1 m3 100% .................. VB VB = 12,5 m3

Volume de vinho centrifugado =

100 100 1 = = = 12,5m 3 GL VB 8 0, 08

Supondo um teor de fermento no vinho fermentado igual a 12% (em volume), um teor de fermento de 1% no vinho centrifugado (delevedurado) e 70% no leite de levedura, o volume de vinho fermentado ser:

VB =

FL FVC 70 1 xVC = xVC = 1,19VC FL FVB 70 12

Portanto para produzir 1 m3 de lcool anidro ser necessrio um volume de vinho fermentado de: VB = 1,19x12,5 = 14,875 m3 Para um tempo total de ciclo de 12 horas, cada dorna funcionar:

24 h = 2 vezes por dia Portanto o volume de dornas com 90% de volume til, ser: 12 h

124

14,875 = 8, 263m3 dornas por m3 de etanol anidro por dia. 2x 0,9


Para uma produo de 500 m3 de etanol anidro por dia, o volume necessrio de dornas ser: Volume de dornas = 500 m3 etanol anidro x (8,263 m3 dornas / m3 de etanol anidro) A definio do volume individual de uma dorna depende de vrios fatores, mas normalmente prefere-se dornas com volumes nem muito grandes, nem muito pequenos. Considerando 8 dornas, o volume individual de cada dorna ser igual a 516 m3. Dever ser instalada mais a dorna volante, implicando um total de 9 dornas. Segundo Finguerut, os parmetros principais de um processo batelada alimentada se situam prximos a: Teor alcolico final no vinho fermentado: 9 GL (%vol) Teor de fermento final: 13% (v/v) (~5x108 cels/mL) Tempo de Fermentao: 6 -11 h Rendimento: 91% Temperatura: 34-36C.

Vinho Bruto (VB) FVB (v/v)

Vinho Centrifugado, Delevedurado ou Turbinado (VC)

Centrfuga

FVT (v/v)

Creme ou Leite de Levedura (L) FL (v/v)


Figura 4.2.2 Dimensionamento de Dornas

4.3 Fermentao Contnua

125

4.3.1 Introduo Uma das grandes dificuldades de se operar adequadamente um processo contnuo so variaes que ocorrem nas condies operacionais, como podem ser vistas nos seis slides seguintes. Outros fatores tambm podem sofrer variaes, tais como temperatura, pH e outros. O incio de uso industrial da fermentao contnua data da dcada de 40, em pases como Frana e Estados Unidos (Revista STAB, 1982). Porm s foi estimulado aps a dcada de 70, com a crise do petrleo. As primeiras instalaes surgiram de adaptaes no sistema batelada. Atravs de ligaes entre as dornas existentes, o mosto passava pela srie de dornas. O mosto era fermentado, saindo da base de uma dorna e entrando lateralmente pela dorna seguinte. A alimentao de mosto era feita na primeira ou na primeira e segunda dorna. O mosto fermentado na ltima dorna era recolhido em uma dorna de espera onde a reduo dos acares era concluda. No Brasil, os primeiros sistemas contnuos surgiram em 1965 (Revista ALCOOLbrs, ed.101, 2006), e foram intensificados posteriormente, com o Prolcool. Algumas destilarias instalavam apenas um fermentador, e outras usinas faziam adaptao no sistema batelada, como descrito anteriormente. Segundo a Revista ALCOOLbrs (ed. 101), o primeiro sistema contnuo foi instalado em 1990, na Acar Guarani, porm, relata-se que em 1979, um processo trazido da Frana, foi instalado na Usina Santa Adelaide, no municpio de Dois Crregos SP (Revista STAB, 1982). Na fermentao contnua, adiciona-se o substrato e retira-se o produto na mesma vazo. O mosto misturado ao fermento na primeira dorna e passar de forma contnua s demais dornas, sendo a concentrao de acares reduzida aos poucos. A durao da fermentao de 8 a 14 horas resultando num vinho com 6 a 8% de lcool. O rendimento da fermentao varia de 82 a 91% em relao ao estequiomtrico (LOPES, 2006).

Figura 4.3.1 (a) - Sistema Contnuo: maior parte dos processos instalados no permite assepsia das dornas

126

Figura 4.3.1 (b) - Formao de biofilme torna-se um foco crtico e constante de contaminao a) Condio Tpica encontrada na maior parte das Fermentaes Contnuas Contaminao elevada; Floculao; Maior dosagem; Acidez excessiva no vinho; Significativo prejuzo; Necessidade de reduzir moagem; Queda do rendimento fermentativo; Inibio / morte das leveduras; Sobra de ART no vinho; Tanque de mel comea a ficar cheio 4.3.2 Um Tanque Sem Recirculao de Microrganismo No processo contnuo de um s tanque e sem microrganismo no lquido de alimentao, a velocidade especfica de crescimento em estado estacionrio igual velocidade especfica de alimentao (BORZANI et al., 1975). Na fermentao sem reciclo de clulas a produtividade mais baixa do que nos processos com reciclo (CARIOCA & ARORA, 1984). Estes autores citam ainda que trabalhos em escala laboratorial, utilizando melao, sem borbulhamento de ar e sem reciclo, apresentaram produtividade 1,3 a 2,5 vezes maior que processo descontnuo. O processo com um tanque sem recirculao de microrganismo no empregado na fabricao de lcool. 4.3.3 Um Tanque Com Recirculao de Microrganismo

127

A fermentao realiza-se em uma dorna, conforme Figura 4.1. O mosto adicionado ao fermentador, e as leveduras so recirculadas, aps serem separadas do vinho nas centrfugas e sofrerem tratamento nas cubas. Este mtodo no supre alta demanda de lcool pelo pequeno volume representado por uma dorna e tambm no utilizado em grande escala na fermentao alcolica.

Figura 4.3.3 (a) Representao de um Processo Contnuo com uma Dorna com Reciclo de Leveduras 4.3.4 Tanques Ligados em Srie Este tipo de fermentao contnua a mais comum nas usinas que utilizam a fermentao contnua. O preparo do fermento feito nas cubas (geralmente trs), utilizando o leite de levedura proveniente da centrifugao ao final da ltima dorna. Nas cubas de diluio e tratamento cido do fermento, pode ou no haver adio de mosto. Na primeira dorna do conjunto, Figura 4.2, alimentado o mosto e o fermento, permanecendo nesta dorna um tempo de residncia suficiente para uma converso desejada de ART. O mosto em fermentao sa pelo fundo das dornas e passa por trocadores de calor para controle de temperatura em torno de 32 C (pode apresentar uma pequena variao, dependendo da usina). O substrato em fermentao entra pelo topo ou metade da dorna seguinte. A retirada do fermento pelo fundo objetiva no acumular resduos decantados nas dornas.

Mosto

Do

128

Figura 4.3.4 (a) Processo Contnuo com Dornas Ligadas em Srie A concentrao de acares tende a reduzir medida que o mosto em fermentao passa pelas dornas. Dixido de carbono e lcool evaporado so coletados e encaminhados coluna de lavagem de gases, para a recuperao do lcool arrastado. Aps passar pela ltima dorna o mosto fermentado passa pelas centrfugas, onde feita a separao do vinho e fermento. O processo de reciclo de clulas feito como no mtodo de Melle-Boinot. O fermento tratado nas cubas, com cido sulfrico num pH de 2 a 3,5. Dilui-se o fermento com gua sob agitao de 3 a 4 horas. Assim, o processo se reinicia. Na Figura 4.3 apresentada uma fotografia de um conjunto de dornas em srie na fermentao contnua. No processo com reatores em srie, a produtividade em etanol superior ao processo contnuo realizado em um tanque.

Figura 4.3.4 (b) Conjunto de Dornas em Srie na Fermentao Contnua

129

Figura 4.3.4 (c) Biorreatores (Dornas) da Usina Alvorada 4.3.5 Processos de Fermentao Contnua no Brasil a) Fermentao Contnua Fermentec Trabalha-se com 4 - 5 dornas de fundo cnico, sendo a primeira maior que as seguintes. O volume de trabalho da primeira dorna 70% do volume da segunda e da terceira. A entrada do mosto pela parte superior. Quando se opera com 6-8% de lcool na ltima dorna, todo o mosto e todo o fermento entram na primeira dorna. Se o teor alcolico de 8,5 - 10%, cerca de 70% do mosto entra na primeira dorna e 30% na segunda. Rendimento estimado 90 91% Caractersticas:

Menor custo de instalao Menos trocadores de calor Automao mais barata Difcil medida do rendimento Problemas de contaminao.

b) Fermentao Contnua Adaptada Adaptao do sistema por batelada, unindo-se as dornas por tubulaes que saem do fundo da dorna anterior e entra pelo topo da seguinte. Opera com teores alcolicos de at 9%. Necessidade de agitao. Rendimento estimado, no mximo 90%. Caractersticas:

Possibilidade de ampliao sem grandes investimentos

130

Mais barato automatizar que o batelada. Adaptao do batelada para contnuo desaconselhvel Difcil medir o rendimento Dificuldade de assepsia Problemas de contaminao.

c) Fermentao Contnua Copersucar Dornas de fundo cnico. O primeiro fermentador maior que os demais da srie. O vinho sai por baixo e entra por cima na dorna seguinte. O tratamento do fermento contnuo e em algumas destilarias efetuam decantao do caldo. Operam com teores de lcool da ordem de 8,5 - 9,0%. Caractersticas:

Sistema compacto e menor gasto de antiespumantes Automatizao mais acessvel Problemas de contaminao e assepsia Problema de floculao causada pelo reciclo de impurezas.

d) Fermentao Contnua UNICAMP (Andrietta) Quatro (ou cinco) dornas de fundo cnico, sendo que o nvel da primeira mais baixo do que os das demais. O volume da primeira (que no preenchida totalmente) um pouco maior. As converses alcanadas so: Dorna 1: 55 70%; Dorna 2: 85 89%; Dorna 3: 95 97,5; Dorna 4: 99% Rendimento em etanol: 91-92%.

Caractersticas:

Menor investimento em refrigerao das dornas Menor mo de obra na operao. Menor investimento na automao. Problemas de contaminao.

Na Figura 4.3.5 (a) apresentado um fluxograma do processo de uma unidade industrial de produo de etanol. Existem outros processos contnuos menos usados, tais como uso de leveduras floculantes, processo Engenho Novo e outros.

131 Como exemplo de condies de trabalho, na Tabela 4.1, so apresentados os valores de ART, % fermento e GL nos 5 reatores da Figura 3.24 e da Usina Alvorada, em dado momento de medio. Tabela 4.3.5 (a) Dados de Processo: Alvorada (A) e Unidade relativa (B) Figura 4.3.5 (a) Dorna ART (A) ART (B) % Ferm % Ferm GL (A) GL (B) (A) (B) 1 6,12 3,89 17 11 4,94 5,41 2 2,14 1,29 15 6,73 6,73 3 1,26 0,77 14 7,43 7,06 4 0,75 0,44 12 7,83 7,40 5 0,29 0,32 10 8,01 7,67

132

gua Caldo Filtrado

Destilaria lcool Vinho delevedurado cido Dorna Volante Vinho Bruto

M . MV V .

Caldo Filtrado

M
MV .

Cuba Mosto + M Fermento

Cuba

V .

. V .

Fermento diludo

M . MV V .

gua

Creme

M . MV V .
Tanque Mel Tanque CIP

Dorna Ferm. diluido Dorna 02 Dorna 03 Dorna 04

Dorna 01

Dorna 05

MV .

M V .

Figura 4.3.5 (a) Fermentao contnua industrial

133 Como exemplo a usina Clealco, usa o processo Fermentao contnua UNICAMP (Andrietta), possui quatro biorreatores em srie, sendo os volumes dos mesmos, a partir do primeiro, iguais a 601,8 m3, 413,8 m3, 331,8 m3 e 262,1 m3. Tambm utilizando a mesma tecnologia, tem-se a usina Alvorada, que possui cinco biorreatores, sendo o primeiro de 309 m3 e os quatro seguintes de 258 m3. 4.4 Fermentao com Levedura Floculante J em uso em algumas usinas. Como exemplo, a Usina Petribu Paulista, foi projetada para funcionar com a fermentao contnua e floculenta. Segundo LONGHI (2005), a fermentao contnua e floculenta proporciona ganhos no tempo e rendimento, alm de gerar um menor custo de manuteno durante a entressafra. No ocorreram adaptaes para a fermentao contnua como tem acontecido nas unidades que resolveram adotar esse sistema. Para a obteno de bons resultados com a fermentao floculenta, preciso utilizar uma levedura diferenciada que trabalha floculada (JornalCana, maio 2005). O sistema pode aumentar a produtividade em 2,5 vezes em comparao ao processo contnuo tradicional e em 3 vezes ao sistema batelada. A grande vantagem a eliminao das centrfugas. Uma unidade piloto que produz 10 mil litros de lcool por dia foi instalada na Usina da Pedra (ANDRIETTA, 2006).

Figura 4.4.1 Processo com Leveduras Floculantes 4.5 Separao do Etanol durante a Fermentao Esta uma tendncia antiga, que visa diminuir o efeito inbitrio do etanol medida que formado (inibio pelo produto), que ainda se encontra em fase de pesquisas. Vrios processos tem sido propostos, tanto a nvel de laboratrio como em escala piloto, tais como o processo biostil, desenvolvido na dcada de 1970. Ainda hoje os trabalhos relacionados separao de lcool do meio fermentativo continuam a serem realizados. Um exemplo o sistema evaporativo a vcuo que visa

64

134 triplicar a produtividade em dornas de fermentao alcolica, e reduzir custos no processo industrial (ATALA, 2005). No processo, o etanol, sendo mais voltil, ao entrar em ambiente de baixa presso, evapora e passa para o condensador. Quando o caldo rico em etanol entra num tanque flash, uma frao do lcool evapora e condensada em outro reservatrio. O lcool sai do processo de evaporao com uma concentrao intermediria de 50 GL (ou 50%), enquanto que no processo tradicional este valor gira em torno de 9% ou 10%. No necessria a primeira coluna de destilao, havendo economia de energia no processo (MAUGERI, 2006). A retirada do etanol (fator inibidor) permite alimentar o fermentador com mais acar. Um caldo mais concentrado leva produo de menos vinhaa, trs vezes menos (MAUGERI, 2006). H eliminao da necessidade de resfriamento das dornas. O sistema aproveita a propriedade do calor de evaporao: o lcool, quando evapora, retira calor do meio, o que elimina a necessidade de trocadores de calor, a temperatura se auto-regula (ATALA, 2005). O processo totalmente controlado por computador, utilizando um software que permite tomada de dados e controle geral do processo, inclusive da temperatura e da intensidade do vcuo que tem relao direta com a concentrao de lcool. Segundo MAUGERI (2006), o ganho na produtividade trs vezes superior fermentao contnua e de quatro a cinco vezes maior que o batelada. 4.6 Comparao entre os Processos de Fermentao Batelada e Contnua Cada unidade de produo de lcool define o tipo de fermentao de acordo com as caractersticas da planta de sua destilaria ou com as estratgias tecnolgicas estabelecidas para a rea industrial. Defensores de um modelo ou outro de fermentao concordam que, a busca da eficincia na produo de etanol, impossibilita a tomada de qualquer deciso sem a adoo de rigorosos critrios tcnicos (JornalCana, maio 2005). A seguir apresentado um conjunto de informaes levantadas de opinies de vrios tcnicos. Tabela 4.6.1 (a) - Vantagens e Desvantagens do Processo Contnuo em relao ao Batelada Vantagens Desvantagens Maior produtividade devido reduo de Maior investimento inicial na planta; tempos no produtivos; Menor capacidade de: dornas, trocadores, Possibilidade de mutaes genticas e outros; espontneas; Obteno de um caldo fermentado Maior possibilidade de contaminaes, por uniforme se tratar de um sistema aberto, necessitando mais cuidados de assepsia; Devido ao regime estacionrio que Dificuldade de manuteno de se pode trabalhar, possvel homogeneidade no reator, principalmente trabalhar em condies timas quando se trabalha com grandes volumes para o microrganismo; e baixas vazes; Possibilidade de associao com outras Menor flexibilidade e menor robustez em operaes contnuas (destilao). relao ao processo batelada Dificuldade de estacionrio; operao em estado

135 a) Contaminao Bacteriana Hoje temos nmeros que demonstram a importncia dos nveis de contaminao no vinho e o rendimento da fermentao. Na batelada, somente conseguimos ultrapassar a barreira dos 90% de rendimento, com a reduo da contaminao para nveis de 106/mL e trabalhar com teores de lcool acima de 8,5%. Tabela 4.6.1 (b) Evoluo no Controle da Contaminao Bacteriana Dcada Nveis de Contaminao Rendimento da Fermentao (Mximo) 1970 108 88,0 % 1980 107 90,0 % 6 1990 10 91,0 92,0 % 4 5 2000 10 10 92,5 % b) Bastonetes no Vinho
BASTONETES NO VINHO ( x 10^5/mL)

1200 1000 800 600 400 200 0 1998 1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005

BATELADA

CONTNUA

Figura 4.6.1 (a) Bastonetes no Vinho (x 105 / mL)

136 c) Antibiticos

Figura 4.6.1 (b) Antibiticos (mg/L lcool) d) Consumo de cido

Figura 4.6.1 (c) Consumo de cido (g/L lcool)

137 e) Taxa de Permanncia das Leveduras Selecionadas

Figura 4.6.1 (d) Taxa de Permanncia das Leveduras Selecionadas Observao: Representa a porcentagem das destilarias nas quais as leveduras selecionadas foram introduzidas e encontradas at 230 dias aps o incio da safra. 4.6.1 Relao com Operadores Uma das maiores dificuldades de implantao de um novo sistema tem relao com os operadores. H grande conservadorismo quanto ao sistema batelada. O sistema contnuo exige menor mo de obra, logo muitos operadores afirmam que o processo falho, ou tentam aplicar conhecimentos que possuam no novo sistema. No h como evitar comparaes quanto ao sistema antigo quando surgem problemas de contaminao, por exemplo. A fermentao contnua exige menor nmero de trabalhadores, mas esses profissionais devem ser capacitados para detectar falhas operacionais no sistema com rapidez. A correo de um problema pode demorar seis horas, e durante este tempo h perda de acares (ANDRIETTA, 2006). 4.6.2 Custo O menor custo da fermentao contnua est associado aos gastos operacionais reduzidos e ao investimento mais baixo para a implantao do sistema. Utiliza-se menor volume de dornas (LOPES, 2006). H economia de 30 a 40% no custo do reator (ANDRIETTA, 2006).As dornas no sistema contnuo tm dimetro grande, porm o volume menor proporciona menor presso no solo, o que diminui o custo com obra civil (Revista STAB, 1982). O sistema contnuo requer metade do nmero de trocadores de calor (ANDRIETTA, 2006).

138 A reduo quanto aplicao de insumos (quando bem operado) e a reduo da mo de obra tambm influenciam no custo do sistema contnuo. Como no feita lavagem de dornas como no sistema batelada, h menor gasto com gua. necessria uma dorna pulmo no sistema batelada para equalizar as centrfugas, pois estas trabalham de forma contnua (LOPES, 2006), aumentando o nmero de equipamentos. Segundo GODOY (2006), no decorrer das safras o custo da fermentao contnua aumentado devido aos baixos rendimentos e dificuldades operacionais. Os gastos com insumo so elevados, pois h grande dificuldade em controlar a contaminao na fermentao contnua. 4.6.3 Problemas de Contaminao A fermentao contnua de difcil esterilizao. Alm disso, o microrganismo pode sofrer mutaes genticas. Este microrganismo se desenvolve de maneira mais satisfatria que o original, substituindo-o (BORZANI et al., 1975). A contaminao do meio fermentativo causa transtorno em qualquer um dos dois tipos de fermentao. Porm na fermentao contnua, mais difcil de ser controlada. Na fermentao batelada, a infeco tratada onde ocorre o foco e a limpeza feita por ciclo, o que diminui as possibilidades de contaminao. Na contnua, como a dorna trabalha cheia, no h assepsia constante. O processo mais dinmico e exige ateno maior. Na contnua, quando ocorre a contaminao, necessrio correo de todo o sistema. No sistema descontnuo h perda de uma dorna, sendo este tipo a melhor opo para unidades que no tenham elevado grau de especializao em seu processo de produo. necessrio adotar medidas preventivas para evitar o risco de contaminao. Aes como, controle da qualidade da matria prima, controle da temperatura, assepsia da indstria e capacitao profissional, devem ser visados. 4.6.4 Automao A Fermentao contnua apresenta maior facilidade de controles automticos e pode ser associada a outras operaes contnuas da linha de fabricao (BORZANI et al., 1975). Para COGHI (2006), h uma melhoria no controle de custos e manuteno quando se automatiza os diferentes processos de uma usina. Nos processos em geral, a automao ajuda a otimizar o processo, a produo e melhora a segurana operacional. Os custos de produo podem ser minimizados, por exemplo, com a reduo no uso de insumos. O processo automatizado torna-se mais estvel, o que origina produtos mais padronizados. Quando a fermentao feita em volume constante, as leveduras ficam menos expostas a choques ao passar de uma dorna a outra. 4.6.5 Teor Alcolico Final A produo de mais lcool na unidade de tempo: Afeta outros sistemas da fermentao em vista do aumento da densidade do vinho

139 O teor alcolico mdio do vinho em torno de 8,5% (vol) h mais de dez anos e pode ser melhorado. Existem usinas que ultrapassam os 10%, com as mesmas leveduras atuais e no processo interligado de acar e lcool Maior teor alcolico final exige maior capacidade de resfriamento

Teores muito altos implica: Evaporao do caldo Tempo de fermentao mais longo Reciclo Benefcios: reduo de vinhaa

4.6.6 Tempo de Fermentao Tempos muito longos

Baixa vazo de CO2 Necessidade de agitao Tempos muito curtos

Alta vazo de CO2 Muita espuma O tempo de fermentao incide diretamente no tamanho da instalao:

Maior dificuldade de resfriamento Rendimento e formao de glicerol 4.6.7 Destilao Consumo de vapor: 3 5 kg/L de etanol Rendimento: >99,9% Resduos: vinhaa 12 15 L/L de etanol Consumo de gua: 100 120 L/L etanol a 96GL e 140 170 L/L etanol a 99,2GL Desidratao: destilao azeotrpica (ciclohexano) ou extrativa (monoetilenoglicol) ou peneiras moleculares.

140 4.6.8 Tamanho A necessidade do sistema contnuo deve-se ao fato do aumento de produo. Devido reduo dos tempos no produtivos (limpeza, carga), o processo contnuo leva a instalaes de menor capacidade, para uma mesma produo diria (BORZANI et al, 1975). Com o aumento da demanda por lcool, o sistema batelada necessita de instalaes excessivamente grandes. 4.6.9 Batelada x Contnua As Tabelas 4.7.6 (a) e 4.7.6 (b) apresentam vantagens e desvantagens com relao aos sistemas de fermentao alcolica batelada e contnuos. Tabela 4.6.9 (a) Vantagens e Desvantagens do Sistema Batelada Fermentao Batelada Vantagens Desvantagens Sistema mais robusto frente a possveis paradas e Custo maior com equipamentos imprevistos na fbrica Microrganismo no apresenta Reincio fcil da produo alta atividade, pois no trabalha sem renovao do fermento continuamente Menor risco de contaminao pela limpeza aps cada ciclo Maior consumo de gua de fermentao na dorna Indicado para processos sem Dificuldade na automatizao controle minucioso Tabela 4.6.9 (b) Vantagens e Desvantagens do Sistema Contnuo Fermentao Contnua Vantagens Desvantagens Menos flexvel frente a Melhor em termos de alteraes no processo, como engenharia composio da matria prima Reincio fcil da produo Dificuldade em medir o sem renovao do fermento rendimento Estado estacionrio, Choques ao passar a levedura trabalha-se por isso em pelas dornas em srie, pois h condies timas para o diferena na concentrao microrganismo durante o alcolica, de acares, e na processo. temperatura Estado estacionrio permite Maior risco de contaminao uniformidade maior dos por no haver freqente produtos limpeza das dornas Mais dinmico, exige ateno Facilidade operacional redobrada

141 A fermentao contnua favorvel na implantao de novos projetos, pois apresenta menor custo, facilidade operacional e rendimento elevado (RIBEIRO, 2005). Segundo artigo da revista ALCOOLbrs (2006), a Fermentec testou em safras passadas o desempenho de cada tipo de fermentao. Os parmetros avaliados eram: contaminao do vinho bruto, consumo de antibiticos e antiespumantes. O rendimento geral da destilaria para os dois processos fermentativos est apresentado na Figura 3.25, dados dos outros parmetros no foram obtidos para enriquecer a comparao neste trabalho. Os clientes da empresa Fermentec obtiveram 92,5% de rendimento fermentativo nos sistemas bateladas e 90% nos processos contnuos, Figura 3.26. As condies atuais nas quais as usinas operam esto mais favorveis ao sistema batelada (GODOY, 2006).

Figura 4.6.9 - Comparao de Rendimentos segundo Clientes da Fermentec (Fonte: FERMENTEC, 2006) Nos EUA h grande preferncia pelo sistema batelada. As cervejarias tambm preferem fermentar de modo batelada (ALCOOLbrs, abril 2006). 4.6.10 Estatsticas Segundo AMORIM (2006), o sistema contnuo representou 35% do volume de etanol fabricado no Brasil. Quando o Prolcool foi criado em 1975, priorizava-se a cana para a produo de combustvel. Ao anexar uma destilaria fbrica de acar os riscos de contaminao so maiores. Devido falta de controle do processo muitas usinas retornaram ou mudaram para o sistema batelada (Revista ALCOOLbrs, ed.101, 2006). Atualmente o sistema contnuo seria responsvel pela produo de 25 a 30% do lcool brasileiro (Revista ALCOOLbrs, ed.101, 2006). Segundo FINGUERUT, nos anos 80, aproximadamente metade do lcool da Copersucar era produzido por fermentao contnua. O CTC (Centro de Tecnologia Canavieira) pertencia a Copersucar (maior produtora nacional de lcool, Tabela 4.7.4 (a)).

142 Tabela 4.6.10 Empresas Lderes na Produo de Etanol

Brasil
Empresas Copersucar Crystalsev Cosan So Martinho Irmos Biagi Joo Lyra Trcio Wanderley Nova Amrica Carlos Lyra Produo Anual (milhes L) 2700 1030 1000 440 403 251 230 200 196 Empresas

EUA
ADM VersaSun Energy Aventine Renewable Hawkeye Renewables ASAlliances Biofuels Abengoa Bioenergy Midwest Grain U.S Bioenergy Cargill Produo Anual (milhes L) 4000 871 783 757 757 750 575 549 454

O sistema contnuo chegou a ser adotado em mais de 30% das usinas. Atualmente, estaria abaixo dos 20%. Mesmo otimizado esse tipo de fermentao no tem condies, por questes tcnicas, de ultrapassar o sistema de batelada. No mximo, alcanam a mesma performance (JornalCana, maio2005). No h estatsticas exatas quanto aos dois sistemas de fermentao. As Usinas no divulgam facilmente qual sistema de fermentao adotam. 4.6.11 Concluso A utilizao de leveduras selecionadas, o controle de todas as etapas do processo e o ajuste da planta industrial so fatores essenciais para a obteno de bons resultados em ambos os tipos de fermentao alcolica, batelada e contnua. Os processos fermentativos podem ainda apresentar modificaes visando melhorias, o que aumenta seu rendimento. A mudana do processo de batelada para contnuo pode apresentar bons resultados desde que haja a otimizao de todas as etapas. Deve haver melhorias na recuperao de lcool e no sistema de limpeza em operao contnua. Fazer adaptaes no sistema batelada transformando-o em contnuo nem sempre acarreta em bons resultados. O ideal projetar um sistema para operar de modo contnuo e no fazer contnuo a partir de sistema batelada. Ainda h muito conservadorismo quanto ao sistema batelada, e o principal motivo a falta de mo de obra especializada nas usinas sucroalcoleiras, principalmente em regies afastadas dos grandes centros, como So Paulo. Sem esta, no h controle efetivo do processo, e a deteco e correo de problemas lenta, acarretando maiores perdas do que no sistema batelada. O estudo comparativo dos processos de fermentao contnua e em batelada de suma importncia na implantao de uma usina sucroalcooleira. A escolha do processo depende de anlises de recursos disponveis como rea, mo de obra especializada, caractersticas da planta da destilaria e tecnologia disponvel.

143 Caso no haja preciso no processo fermentativo o sistema batelada aconselhvel at pelos defensores da fermentao contnua. Com o aumento da demanda de etanol, tambm no mercado externo, as modernizaes das unidades industriais so necessrias.

5. Referncias Bibliogrficas

ALCOOLbrs. So Paulo, Editora Valete, 2006. n.101 AMORIM, H, Revista ALCOOLbrs. So Paulo, Editora Valete, 2006.

n.101. AMORIM, H.V. FERMENTAO ALCOLICA- Cincia & Tecnologia. Editora Fermentec. Piracicaba, 2005.

ANDRIETTA, S. R. Revista ALCOOLbrs. So Paulo, Editora Valete, ATALA, D, Jornal Unicamp, edio 293 - 27 de junho a 10 de julho 2005

2006. n.101

BORZANI, W.; LIMA, U.A.; AQUARONE, E. Biotecnologia: Engenharia Bioqumica, vol III. So Paulo, Editora Edgard Blcher LTDA, So Paulo, 1975.

CAMARGO, R. Importncia da Raa de Levedura na Fermentao do Melao. In: II Semana de Fermentao Alcolica. Fermentao do Mel Final das Usinas de Acar. Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, vol II, Piracicaba-SP, 1966.

CARIOCA, J.O.B.; ARORA, H.L. Biomassa: Fundamentos e Aplicaes Tecnolgicas, Cear, UFC, 1984.

COGHI, M. www.ideaonline.com.br/ideanews/ideanews.asp? cod=31&sec=3, visitado em 14/02/2007


EXAME. So Paulo, Editora Abril, 2006. edio 870. GODOY, A. Revista ALCOOLbrs. So Paulo, Editora Valete, 2006. JORNALCANA. So Paulo, maio. 2005.

n.101

LIMA, U.A.; AQUARONE, E.; BORZANI, W. Biotecnologia: Tecnologia das Fermentaes, vol I. So Paulo, Editora Edgard Blcher LTDA, So Paulo, 1975.

LIMA, U.A et al. Biotecnologia Industrial: Processos Fermentativos e Enzimticos, vol 3. So Paulo, Editora Edgard Blcher LTDA, 2001.

LONGHI, M.S. JornalCana. So Paulo, maio. 2005. LOPES, C. H, apresentao XII COREEQ, 07/2006.

144 LORENZETTI, Zillo. Apresentao Treinamento Industrial, curso bsico. Empresas Zillo Lorenzetti, 01/2002.

MAUGERI, F. Revista ALCOOLbrs, n 101, 2006

MENEZES, T.J.B. Etanol: O Combustvel do Brasil, Ed Ceres XXIV. So Paulo, Editora Agronmica Ceres LTDA, 1980.

RIBEIRO, D.A. JornalCana. So Paulo, maio. 2005.

RIBEIRO, E.J, Apresentao Dia Nacional do profissional da Qumica e II Escola da Qumica, 2006.

SALOMO, A; ONAGA, M.,. Revista EXAME, So Paulo, Editora Abril, 2006. Edio 870.

SCHIMIDELL, W; LIMA, U.A.; AQUAROE, E.; BORZANI, W. BIOTECNOLOGIA INDUSTRIAL- Engenharia Bioqumica- volume 2, 2001, Editora Edigard Blucher Ltda

STAB, ano V, nmero 18, 1982. TEICH, D. H,. Revista EXAME, So Paulo, Editora Abril, 2006. edio 870 http://www.aondevamos.eng.br/index.html, visitado em 15/12/2006 www.carbonobrasil.com/textos.asp?tId=62&idioma=1, visitado em

19/02/2007

www.engenovo.com.br/pt/artigostecnicos/fer.pdf, visitado em 10/09/2006 www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=5, visitado em www.ideaonline.com.br/ideanews/ideanews.asp?cod=35&sec=4, visitado www.ideaonline.com.br/ideanews/ideanews.asp?cod=31&sec=3, visitado http://inventabrasilnet.t5.com.br/yautomo.htm, visitado em 15/12/2006 http://www.inventabrasilnet.t5.com.br/caralc.htm, visitado em 15/12/2006

10/11/2006

em 14/02/2007

em 14/02/2007

You might also like