You are on page 1of 4

Contas e Contos

Cincias 6 Ano

Ficha Formativa N 2 de Cincias da Natureza 6 Ano

1- A figura representa o sistema digestivo humano. 1.1- Completa a legenda.

123456-

78- vesicula biliar 9101112-

1.2- Dos rgos representados indica os que correspondem a glndulas digestivas anexas.

2- funo realizada por este sistema d-se o nome de digesto, Das frases que se seguem sublinha a que serve de respo.sta pergunta: "Qual a finalidade da digesto?"

- Estimular a produo de secrees digestivas. - Transformar os alimentos para q.ue possam ser absorvidos. - Transportar os alimentos a todas as clulas. - Expulsar substncias prejudiciais ao organismo.

3- Nas frases que se seguem esto indicadas, de maneira desordenada, algumas fases da digesto. Ordena-as de modo a obteres uma sequncia correcta. 1
Gabriela Duarte

Contas e Contos

Cincias 6 Ano

A- Os alimentos j triturados, pela aco qumica da saliva, do origem ao bolo alimentar. B- Ao nvel das vilosidades intestinais, o quilo absorvido, passando para o sangue . C- O bolo alimentar fortemente agitado e, pela aco do suco gstrico, transforma-se numa massa, o quimo. D- Os corpsculos alimentares dissolvidos no sangue so levados s clulas, transformando-se a na prpria substncia celular - assimilao. E- A parte dos alimentos no absorvida progride at ao recto. F- O quimo vai sofrer transformaes qumicas e mecnicas que iro possibilitar a absoro.

Resposta:

4- Completa o quadro, fazendo corresponder cada uma das frases aos fenmenos da funo alimentar.

1-

2-

3-

4-

5- Utilizando alguns dos termos a seguir indicados, constri uma frase que possa servir para sensibilizar as pessoas para o cumprimento de regras para o bom funcionamento do sistema digestivo. Higiene pequeno-almoo Alimentao exerccio fsico variada dentes banho

dentista

2
Gabriela Duarte

Contas e Contos

Cincias 6 Ano

6- A figura representa o sistema digestivo do carneiro. 6.1- Completa a legenda da figura. 12- Folhoso 34-

6.2- O carneiro um animal ruminante. Justifica esta afirmao.

6.3- Assinala, com uma cruz, a frase que traduz o trajecto dos alimentos no tubo digestivo do carneiro. - Boca, esfago, pana, intestino, barrete, esfago, folhoso, coalheira. -Boca, esfago, pana, barrete, esfago, boca, esfago, folhoso, coalheira, intestino. - Boca, esfago, pana, barrete, boca, folhoso, coalheira.

6.4- Considerando um carneiro e um co com o mesmo comprimento, o intestino delgado do carneiro muito maior que o do co. Justifica a afirmao anterior.

7- A figura representa parte do sistema digestivo do pombo. 7.1- Completa a legenda. 12-

3
Gabriela Duarte

Contas e Contos 347.2- Em que rgo so triturados os gros que o pombo engole?

Cincias 6 Ano

4
Gabriela Duarte

You might also like