You are on page 1of 3

Centro de Formao da Associao Educativa Para o Desenvolvimento da Criatividade

Oficina de formao H03/12

Estratgias criativas de conceo e aplicao de blogues em contexto educativo

Relatrio final 1. Introduo Vivemos numa sociedade em que o acesso informao cada vez mais facilitado e a construo do saber tem sido progressivamente mais exigente e dependente das novas tecnologias. Em resposta s necessidades da sociedade, o ensino tem vindo a abraar esta nova prtica, tentando implementar mtodos pedaggicos e tecnolgicos que auxiliem os alunos na aquisio de competncias essenciais ao seu desenvolvimento intelectual. Esta constante evoluo do conhecimento da tecnologia, bem como do conhecimento cientfico, torna imperativo que professores atualizem e diversifiquem estratgias na educao que promovam um ambiente de aprendizagem enriquecedor. Desta forma, a minha participao na ao tinha como principal objetivo ampliar os meus conhecimentos ao nvel das Tecnologias de Informao e Comunicao, nomeadamente na ferramenta de blogues, pois considero que nem todas os instrumentos digitais so indicados para o desenvolvimento das atividades letivas. Assim, pretendia conhecer e compreender as funcionalidades do blogue, beneficiando das suas potencialidades quer na sua aplicao em contexto sala de aula, quer em contexto extra-aula (na contnua construo do saber). 2. Desenvolvimento Ao longo das sesses foi estabelecido um ambiente de aprendizagem propcio aquisio de estratgias e prticas conducentes elaborao do produto final o blogue. A formao foi iniciada pela apresentao dos moldes em que a ao se inseria sem esquecer os principais objetivos da mesma. Tivemos conhecimento que a avaliao incidia sobre a elaborao de um Dirio de bordo individual para todas as sesses (colocado no blogue do dirio da formao), no qual sumarivamos o que tinha sido aprendido e as dificuldades sentidas. Considero que foi um instrumento til, uma vez que ajudou lembrana e reflexo sobre as prticas desenvolvidas. Ainda na primeira sesso foi-nos solicitado como produto final, a criao de um blogue de grupo e individual, tendo sido agrupados os diversos elementos consoante os grupos de recrutamento, por forma a facilitar a escolha de temas de desenvolvimento. Assim, fiquei inserida no grupo das cincias experimentais, tendo sido definido como tema principal Terra XXI (Ambiente).

2.1. Aprendizagens Numa perspetiva pedaggica, e tendo em conta tudo o que foi aprendido, considero que o blogue comparado com outros instrumentos tecnolgicos (redes sociais, sites, etc.) uma ferramenta mais centrada na aprendizagem do aluno, pois direciona-o na construo do seu conhecimento. No entanto, a construo do blogue deve ser realizada de uma forma equilibrada e interativa, evitando o excesso de informao que desvie a ateno do discente do principal objeto de aprendizagem. Em todas as sesses tivemos acesso a diferentes ferramentas (software livre) que nos facultaram o desenvolvimento de atividades singulares. Iniciamos a proeza com os nossos blogues experimentais, obtendo o primeiro contato com os botes, modelos de apresentao, esquemas, cores, alterao de definies para permisso de autor e administrador, entre outros, conseguindo atravs da experimentao ultrapassar as dificuldades que se interpunham. Progressivamente foram sendo utilizados recursos mais avanados como o scribd e authorstream que permitiram a insero de documentos em formato word e power point. Estes foram posteriormente colocados no blogue pela incorporao do cdigo html dos programas mencionados. Pelo mesmo processo inclumos vdeos do Youtube. Com a ajuda do fotoflexer, personalizamos o cabealho do blogue, alterando as definies das imagens tendo em conta o pretendido. Aprendemos a colocar diversas miniaplicaes que serviriam no apenas para embelezar o blogue como tambm orientar a navegao no mesmo. Como exemplos de mini-aplicaes utilizadas so a colocao e estruturao de etiquetas, insero de texto (introdutrio), insero de imagem, hiperligaes aos blogues individuais e de grupo, entre outras. Foi-nos tambm apresentado o Prezi, uma ferramenta que permite a elaborao de apresentaes mais dinmicas, o soundzit para insero de msicas, que considero pouco til na minha rea disciplinar e ainda o Zoho challenge quiz maker que permite a elaborao de testes on-line com apresentao de resultados estatsticos imediatos. Por fim aprendemos a fazer a exportao e importao de blogues, o que nos permite guardar o que foi realizado sempre que desejarmos, bem como continuar o trabalho (importando) em altura oportuna.

2.2. Terra XXI (Blogue de Grupo) / Energia (Blogue Individual) Na primeira sesso foi definido como ttulo do blogue de grupo Terra XXI, tema que possibilitou uma escolha mais abrangente dos subtemas. Assim, e ao longo das sesses fomos entrando em conformidade com vrios subtemas apurados, sem descurar o principal objeto de aprendizagem A Terra e Ambiente. Discutimos de que forma apresentaramos o blogue de grupo, para que os vrios contedos estivessem interligados, e no seu todo (incluindo blogues individuais) proporcionasse uma aprendizagem equilibrada e interativa (integrando os vrios objetos de aprendizagem numa perspetiva construtiva). O grupo manteve um trabalho cooperativo e colaborativo entre todos os elementos havendo a partilha de recursos e documentos importantes no trabalho de cada elemento. Terra XXI apresenta-se como uma introduo aos blogues individuais, convidando o pblico-alvo a tomar uma conscincia ambiental e a refletir sobre as problemticas em torno

do planeta. Neste blogue foram colocadas imagens do mundo e textos sobre o mesmo. Com recurso ao youtube foram incorporados vdeos sobre o tema e ainda documentos do Scribd. Energia foi o subtema escolhido para desenvolver o blogue individual. A inteno seria informar os alunos acerca das consequncias do uso excessivo da energia para o planeta e alert-los para as boas prticas sobre a eficincia energtica. A estruturao do blogue teve em conta os requisitos mnimos pedidos pelo formador, sendo estes: - Insero de texto; - Criao de uma hiperligao numa palavra do texto (ligao ao CD interativo da Deco); - Introduo de imagens; - Personalizao das cores e tipo de letra do modelo do blogue; - Insero do cabealho; - Incluso de miniaplicaes (Texto, imagem, Label sphere/Etiquetas, Hiperligaes aos blogues do grupo, Links de interesse) - Incorporao de um documento do Scribd (Como construir um forno solar) - Incorporao de um vdeo do youtube (Energy, Lets save!) Alm das aplicaes mencionadas, foram utilizados o programa wordle para formar a imagem de nuvem de palavras e criadas duas pginas contendo um vdeo intitulado Um planeta s cores elaborado pela docente e uma hiperligao remetido Hora do planeta.

3. Concluso Tendo em conta que no apresentava mnima experincia na conceo de blogues, considero que a ao de formao foi bastante enriquecedora, pois facultou no apenas mtodos e as estratgias para o desenvolvimento de blogues, como tambm forneceu a variedade de recursos que se podem utilizar em contexto sala de aula como extra-aula. As indicaes e instrues recebidas foram preciosas no desenvolvimento e na aplicao de estratgias mais vastas. As expectativas como as dificuldades foram facilmente superadas, pelo que pretendo continuar a implementar esta ferramenta. Formanda: Ctia Machado (Docente de Biologia/Geologia Cincias Naturais 3 Ciclo)

Lisboa, 13 de Maro de 2012 Ctia Machado

You might also like