You are on page 1of 5

1 Semestre - Filosofia e tica

64 h

Conceito de filosofia: filosofia como doutrina e como ato de pensar. Filosofia e outras formas de conhecimento humano. Caractersticas gerais dos grandes perodos da histria da filosofia. Conceito de tica. tica como problema terico e como problema prtico. tica e responsabilidade. Teorias morais. tica e tica profissional. tica e poltica.
- Introduo Economia 64 h

Conceitos e princpios de economia. Evoluo do Pensamento Econmico. Noes de Microeconomia: mercado e preos; demanda e oferta; teoria do consumidor; teoria da firma; estrutura de mercado e eficincia. Noes de Macroeconomia: determinao da renda e do produto nacional; mercado de bens e servios e lado monetrio. O setor externo, cmbio e estrutura de balana de pagamento. Setor Pblico: funes econmicas; estrutura tributria e dficit pblico. Desenvolvimento Econmico, fontes de crescimento, financiamento e modelos.
- Metodologia de Estudo e Pesquisa em Administrao 64 h

Mtodos de estudo: orientao para a leitura, anlise e interpretao de texto. Cincia, metodologia e pesquisa em administrao. Tipos de pesquisa. O processo de pesquisa. Instrumentos e tcnicas de coleta e anlise de dados. Estrutura e organizao de trabalhos cientficos.
- Psicologia Organizacional 64 h

Contribuies das teorias psicolgicas para o campo do estudo das organizaes. Impacto dos diversos modos de organizao do trabalho na vida e sade das pessoas. Temas da psicologia na interface com os estudos organizacionais: motivao, aprendizagem, percepo e grupos. Tenso e conflito. Processo de liderana.
- Teorias da Administrao I 64 h

Introduo Administrao: mercado de trabalho; conceito de administrao; o Administrador e seu papel na sociedade atual; formao e legislao profissional. As organizaes: conceitos e ambientes competitivos globalizados. Funes administrativas e organizacionais. Composio Organizacional e Processo Administrativo. Novas tendncias.
- Seminrio Integrador: Educao a Distncia 64 h Fundamentos da EAD. Organizao de sistemas de EAD: processo de comunicao, processo de tutoria, avaliao, processo de gesto e produo de material didtico. Relao dos sujeitos da prtica pedaggica no contexto da EAD. Ambientes Virtuais de Aprendizagem. 2 Semestre - Contabilidade Geral 64 h

Elementos de Contabilidade: definies. Aplicao. Exigncias legais e finalidades de Contabilidade. Organizao das unidades econmicas. Fatos contbeis e econmicos. Mtodo das Partidas Dobradas: registros e sistemas contbeis. Demonstraes contbeis. Apurao do resultado do exerccio. Balano patrimonial e demonstrao de resultado do exerccio. Aspectos fundamentais da teoria contbil. Anlise das informaes contbeis.
- Macroeconomia 64 h

Fundamentos da anlise macroeconmica; Problemas macroeconmicos; Modelos macroeconmicos; Contabilidade Nacional; Determinantes da demanda e oferta agregada; Moeda, juros e renda; Economia Aberta; Poltica econmica; O papel do governo; Inflao.
- Matemtica para Administradores 64 h

Teoria dos Conjuntos. Matrizes. Sistemas de equaes lineares. Funes. Limites. Continuidade. Derivadas. Aplicao do contedo estudado em problemas administrativos.A validao das asseres ou o problema da verdade. As dimenses da linguagem e a dinmica das modernas organizaes. Os mltiplos usos da tica: na profisso, nas organizaes e na sociedade. O interrelacionamento entre Filosofia e tica. Apresentao de Atividades Temticas referentes ao Mdulo 2 ano 1.
- Teorias da Administrao II 64 h

Escolas e Evoluo do Pensamento Administrativo. Gesto por funo e gesto por processos. Sistema administrativo e mudana organizacional.
- Seminrio Temtico I: Antropologia 64 h

O campo de estudo da antropologia em relao aos campos da antropologia biolgica, da lingstica e da arqueologia. A insero do homem em seu espao scio-cultural: a "leitura" dos procedimentos administrativos, o homem na sua totalidade e as teias simblicas nos ambientes organizacionais. A etnografia como um modo de interpretao a partir da pesquisa de campo.
- Cincia Poltica 64 h O pensamento poltico clssico: o conceito clssico e moderno da poltica. Estado e sociedade. Liberalismo e Socialismo.

Democracia direta e representativa. Os atores polticos: parlamentos, partidos polticos, grupos de interesse, estruturas institucionais e mdia. Sufrgio e sistemas eleitorais; Planejamento e tomada de decises. Decises polticas, estratgicas, tticas e operacionais, anlise poltica: estudo das categorias, conceitos e problemas bsicos da cincia poltica, tais como: dominao, poder, conflito, autoridade e legitimidade. Poltica, participao e informao. Sistema poltico clssico e contemporneo e sua influncia em polticas empresariais. Destacando a importncia de seu conhecimento para a Administrao e relacionando-os com a realidade poltica brasileira atual. 3 Semestre - Contabilidade Pblica

64 h

Elementos de contabilidade geral. Contabilidade Pblica: mtodos e sistemas de escriturao. Receita e despesa pblica. Contabilidade oramentria, financeira e patrimonial. Demonstraes contbeis: balanos, variaes patrimoniais, consolidao e prestao de contas. Lanamentos contbeis. Planificao contbil. Contabilizao em empresas pblicas. Campo de aplicao da contabilidade pblica. Patrimnio pblico. Exerccio financeiro. Aspectos fundamentais. Relatrios RREO e RGF.
- Economia Brasileira 64 h

Evoluo histrica da economia brasileira no perodo republicano. A evoluo recente da economia no Brasil: agricultura e indstria; comrcio exterior; inflao; relaes intersetoriais e regionais. Temas emergentes na economia brasileira e a atualidade: o problema da distribuio de renda e indicadores socioeconmicos; desemprego e informalidade; globalizao, insero perifrica e acordos internacionais.
- Instituies de Direito Pblico e Privado 64 h

Noes de Direito; Norma jurdica e outras normas sociais. Direito pblico e direito privado. Subdivises. Fontes do direito. Conceito de Estado, sua origem e formao; Elementos de Estado: Estado de direito, Estado Social de Direito e Estado Democrtico de Direito; Poder e funes do Estado; Formas de Estado, formas de Governo e sistemas de Governo. Conceito de Constituio; classificao e poder constituinte; Supremacia da Constituio e controle de constitucionalidade; As Constituies brasileiras. A constituio vigente. Organizao do Estado Brasileiro: Forma de Estado, forma de Governo e sistema de Governo; Poder legislativo: funo, organizao, garantias; Poder Judicirio: funes, organizao, garantias. Poder Executivo: funes, organizao, atribuies e responsabilidade. Conceito de Administrao pblica; Princpios; Organizao administrativa. Administrao Direta e indireta; Servidores pblicos. Direitos e Garantias Individuais; Direitos fundamentais do Homem.
- Sociologia Organizacional 64 h

A Sociologia e seu objeto de estudos. Conceitos bsicos: relao social, estrutura e paradigmas de relacionamento, socializao e formao da cultura. Interao social: o indivduo e a sociedade. Papel social, grupos e organizao social. Organizao formal e organizao informal. Atitudes, valores e comportamento nas organizaes. Cultura organizacional: tipologia, caractersticas e planejamento de mudanas.
- Teorias da Administrao Pblica 64 h O estado, o governo e a sociedade. Evoluo da administrao pblica brasileira: patrimonialismo, burocracia e gerencialismo. Contexto contemporneo da atuao do Estado. Governabilidade, governana e descentralizao do poder. Estrutura e funo da administrao pblica. Eficincia, eficcia e efetividade na administrao pblica. Reformas administrativas e programas de desburocratizao: DASP, Decreto-Lei n 200/67; Constituio de 1988 e Emenda Constitucional n 19/98. Consideraes sobre o novo papel do Estado e da administrao pblica. A reforma de Estado e da administrao pblica: experincias inglesa, americana e brasileira. Representao e participao: gesto pblica e privada. Accountability e Responsiveness: as relaes entre demandas, polticas, ao governamental, controles e resultados. 4 Semestre - Direito Administrativo 64 h

Gnese e evoluo histrica do Direito. Direito administrativo. Sujeito direito. Pessoas jurdicas administrativas. Objeto do Direito. Atos e fatos jurdicos. Atos administrativos. Servio Pblico. Autarquias. Sociedades de economia mista. Empresas pblicas. Fundaes. Funo pblica. Funcionrio pblico. Estatuto pblico. Crimes contra a administrao pblica.
- Estatstica Aplicada Administrao 64 h

Probabilidade: conceito, axiomas e teoremas fundamentais. Variveis aleatrias. Distribuies de probabilidade. Estatstica descritiva. Distribuies tericas e empricas. Distribuies unidimensionais e bidimensionais. Introduo Teoria da Amostragem, principais esquemas. Inferncia Estatstica: Processos de deciso, Teoria da Estimao, Testes de Hipteses e Anlise de Varincia.
- Sistemas de Informao e Comunicao no Setor Pblico 64 h

Fundamentos de sistemas, processos e informaes; Tecnologia e sistemas de informaes aplicaes no setor pblico e privado; Gesto de tecnologia da informao no setor pblico; Planejamento Estratgico e

Tecnologia da Informao; Governo Eletrnico; Governana Tecnolgica; Padres de Sistemas de Informao e Polticas Pblicas.
- Teoria das Finanas Pblicas 64 h

Finanas pblicas: teorias, conceitos, evoluo. Finanas pblicas no Brasil. Instituies financeiras brasileiras. Poltica fiscal, atividade econmica e finanas pblicas: tributao e gasto pblico. Necessidade de financiamento do setor pblico, dficits e dvida pblica. Renncia de receita. Poltica fiscal e distribuio de renda. O problema previdencirio no Brasil. Reforma tributria e federalismo fiscal.
- Organizao, Processos e Tomada de Deciso 64 h Organizao e reorganizao. Organogramas. Aproveitamento racional do espao fsico. Processos: fluxogramas e otimizao. Condicionantes e componentes da estrutura organizacional: autoridade, responsabilidade e comunicao; estratgia, tecnologia, ambiente, pessoas e objetivos. Departamentalizao. Centralizao e Descentralizao. Mtodos e instrumentos de modernizao de estruturas, sistemas e processos das organizaes. Estruturas alternativas; tendncias atuais. A funo deciso no contexto da Administrao. Administrao como um processo de tomada de decises empresarial: anlise estratgica, alocao e mobilizao dos recursos, especificaes e desempenho. Tipos de deciso. Mtodos e processos de tomada de deciso. Instrumentos para a tomada de deciso. 5 Semestre - Gesto de Operaes e Logstica I 64 h

Evoluo e conceitos de logstica e de administrao de materiais. Previso da demanda interna de bens e servios. Estudo do gerenciamento da administrao de recursos materiais, como funo bsica de administrao. Gesto de transportes. Gesto de estoques e materiais. Gesto de compras. Gesto de fornecedores (contratos). Administrao de Patrimnio.
- Gesto de Pessoas no Setor Pblico 64 h

Evoluo da gesto de pessoas. Conceitos da gesto de pessoas. Processos de gesto de pessoas. Planejamento estratgico de pessoas. Gesto de equipes, gesto por competncias e gesto do conhecimento. Gesto de pessoas no setor pblico: teoria e prtica. Admisso e dispensa de servidores pblicos. Cargos e salrios. Programas de incentivos e benefcios. Prmios e recompensas. Desenvolvimento de pessoas. Polticas de desenvolvimento de servidores. Carreiras: estruturao de cargos e funes no setor pblico. Avaliao de desempenho individual. Sistemas de informaes gerenciais na gesto de pessoas. Higiene e segurana no trabalho. Qualidade de vida no trabalho. Gesto de pessoas no contexto da organizao moderna. Tendncias da rea de gesto de pessoas no servio pblico.
- Legislao Tributria e Comercial 64 h

Envolve conceitos sobre Direito Empresarial e sua evoluo. Pessoas Fsicas e jurdicas. Atos e fatos jurdicos. Empresrio. Empresa. Estabelecimento Empresarial/Comercial. Obrigaes profissionais do Empresrio/Comerciante. Sociedades Empresariais/ Comerciais, sua constituio, modificao, extino e liquidao. Contratos em geral. Ttulos de crdito. Noes de falncia e Recuperao Judicial. Envolve conceitos de Direito Tributrio, tais como, conhecimento sobre ramos do Direito Pblico, com nfase no ramo do Direito Tributrio. Estudo das normas constitucionais relativas ao sistema tributrio nacional e das normas gerais de Direito Tributrio. Estudo e discusso da legislao tributria federal, estadual e municipal.
- Matemtica Financeira e Anlise de Investimento 64 h

Capitalizao simples e composta. Descontos simples e compostos. Equivalncia de fluxos de caixa em regimes de capitalizao simples e composta. Anuidades ou rendas. Sistemas de amortizao. Inflao e correo monetria. Fluxos de caixa e anlise de investimentos. Critrios econmicos de avaliao de projetos: taxa interna de retorno, valor presente lquido e ndice de lucratividade.
- Planejamento e Programao na Administrao Pblica 64 h Planejamento e polticas pblicas. Teorias e modelos de planejamento governamental. Enfoque sistmico e estratgico de planejamento. Mtodos, tcnicas/caractersticas e etapas Avaliao e acompanhamento como parte do processo de planejamento. Construo de indicadores de monitoramento e avaliao. Evoluo do planejamento governamental no Brasil. Os Planos Nacionais de Desenvolvimento. Planejamento governamental no Brasil contemporneo: concepo, estrutura e sistema do PPA. 6 Semestre - Administrao Estratgica 64 h

Evoluo do pensamento estratgico. Administrao Estratgica e Planejamento Estratgico. Vantagens e desvantagens do Processo de Planejamento Estratgico. Etapas do processo de Planejamento Estratgico na Administrao Pblica: implantao, controle e avaliao do processo de Planejamento Estratgico.
- Elaborao e Gesto de Projetos 64 h

Planejamento e projeto: conceituao, Estruturas organizacionais voltadas para projeto. Habilidades de

gerente de projetos. Equipes de projeto. Ciclos e fases do projeto: fluxo do processo. Definio do escopo do projeto. Identificao de restries. Planejamento de recursos e estimativas. Definio dos controles de planejamento do projeto. Criao do plano de projeto. Avaliao e controle do desempenho do projeto. Planejamento, programa e controle de projetos e produtos especiais, produzidos sob encomenda. Mtodos e tcnicas utilizados na avaliao econmica e social de projetos. Avaliao do risco e do retorno dos projetos. Anlise de custos futuros gerados pelo projeto. Acelerao de projetos. Organizao geral. Aplicao de tcnicas de Gantt, CPM, PERT/TEMPO e PERT/CUSTO. Uso de software para gerenciamento de projetos.
- Gesto de Operaes e Logstica II 64 h

Introduo a operaes e natureza do servio. Operaes de servio. Sistemas e processos de servio. Projeto e organizao do posto de trabalho. Arranjo fsico e fluxo. Localizao de instalaes. Gesto de filas. Gesto da capacidade e da demanda. Relacionamento com clientes e fornecedores. Melhoria operacional: produtividade, qualidade, garantia e recuperao de falhas. Planejamento e gesto da rede de operaes e servio.
- Oramento Pblico 64 h Fundamentos e princpios oramentrios. Aspectos constitucionais do oramento. Processo oramentrio como instrumento de planejamento: relao entre Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Oramentrias (LDO) e Lei Oramentria Anual (LOA). O ciclo oramentrio. Elaborao do oramento: receita e despesa. Execuo oramentria e financeira: etapas da receita e da despesa. Crditos adicionais. Gesto democrtica de alocao de recursos: oramento participativo. 7 Semestre - Auditoria e Controladoria 64 h

Probidade administrativa. Princpios e sistema de controle na administrao pblica. Controle social e transparncia no Brasil. Fiscalizao oramentria, financeira, contbil e patrimonial do Estado. Organizao e funcionamento do controle externo e interno na administrao pblica Fluxo da gesto governamental (PPA, LDO, LOA). Conceitos de Auditoria Governamental. Tipos de Auditoria Governamental. Controles da Administrao Pblica. Elaborao de Relatrio de Auditoria.
- Gesto da Regulao 64 h

Direito e Economia da Regulao e da Concorrncia; O Poder Regulatrio do Estado e Concesso de Servios Pblicos; Polticas e Estrutura da Regulao no Brasil; Defesa do Consumidor; Defesa da Concorrncia. O marco regulatrio brasileiro: legislao, rgos e entidades (nacionais, estaduais e municipais).
- Negociao e Arbitragem 64 h

Mediao e arbitragem: o marco regulatrio brasileiro. Negociao: conceitos e princpios; o conflito; o negociador; o objeto; o lugar; os modelos e estilos; desenvolvimento da negociao; feedback. Arbitragem: retrospectiva histrica e o momento atual; conceito; a conveno e os tipos de arbitragem; o rbitro; a sentena arbitral.
- Tecnologia e Inovao 64 h Histria da tecnologia. Conceitos fundamentais: cincia, tecnologia e inovao. Indicadores de Cincia, Tecnologia e Inovao. Principais condicionantes do processo de inovao tecnolgica. Gesto da inovao tecnolgica. Avaliao de projetos de P D. Financiamento para a inovao no Brasil. Tecnologias convencionais e tecnologias sociais. Novas tecnologias e suas implicaes sociais. As TICs em foco. 8 Semestre - Gesto Ambiental e Sustentabilidade 64 h

A evoluo da gesto ambiental; as polticas de comando e controle; conceitos e propostas para um desenvolvimento sustentvel; a evoluo da legislao ambiental; o novo papel dos Municpios, dos Estados e da Unio na gesto ambiental pblica; o setor pblico como cliente e seu poder de compra; a Agenda Ambiental na Administrao Pblica (A3P); o desenvolvimento regional sustentvel; as polticas do governo brasileiro frente aos acordos internacionais de proteo ambiental
- Polticas Pblicas e Sociedade 64 h

Introduo ao estudo das polticas pblicas. Conceitos fundamentais: polticas pblicas, pblico e privado, pblico e estatal, pblico e governamental. Estado, mercado e esfera pblica. O Estado de Bemestar Social, a formao da cidadania moderna e o desenvolvimento da democracia. Histrico do Estado de Bem-estar Social. Tipologias de Estados de Bem-estar Social. A formao da Agenda Pblica. A questo da deciso e da no-deciso. Modelos de deciso e o papel dos atores polticos: parlamentos, partidos polticos, grupos de interesse, estruturas institucionais e mdia. Implementao e avaliao das polticas pblicas. Tendncias das polticas pblicas no incio do Sculo XXI. Liberalismo, social democracia e polticas pblicas. O efeito da globalizao para as polticas pblicas. A participao da sociedade na deciso e acompanhamento da execuo das polticas pblicas: a gesto democrtica.
- Relaes Internacionais 64 h

Analisar as relaes internacionais no perodo contemporneo e verificar como se encontra estruturado o sistema internacional. Temas como a globalizao, a regionalizao, a interdependncia e aqueles que tm ocupado a agenda dos governos nos anos de 1990, tais como as organizaes internacionais e no-governamentais, o meio ambiente, os direitos humanos, os conflitos tnicos e religiosos, os nacionalismos e o terrorismo. 9 Semestre - Redao Oficial 64 h

Caractersticas do texto administrativo e a linguagem oficial aplicadas na produo de documentos e correspondncias oficiais e empresariais.
- Informtica para Administradores 64 h

Estrutura de computadores. Softwares. Aplicativos: processadores de textos, planilha eletrnica e apresentao de slides. Sistemas Computacionais: caractersticas, noes de modelagem de dados. Bancos de dados. Internet e pginas web. Correio Eletrnico: uso corporativo, atividades em grupo.
- Lngua Brasileira de Sinais (Libras) 96 h

You might also like