You are on page 1of 7

09

TRABALHO TCNICO DE SEGURANA DO TRABALHO


LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUES ABAIXO.
01 Voc recebeu do fiscal o seguinte material: a) este caderno, com o enunciado das 30 questes objetivas, sem repetio ou falha, com a seguinte distribuio:

CONHECIMENTOS ESPECFICOS INFORMTICA Questes Pontos Questes Pontos Questes Pontos Questes Pontos Questes Pontos Questes Pontos 6 a 10 4,0 11 a 15 2,0 16 a 20 3,0 21 a 25 4,0 26 a 30 5,0 1a5 2,0
b) 1 CARTO-RESPOSTA destinado s respostas s questes objetivas formuladas nas provas. 02 03 04 Verifique se este material est em ordem e se o seu nome e nmero de inscrio conferem com os que aparecem no CARTORESPOSTA. Caso contrrio, notifique IMEDIATAMENTE o fiscal. Aps a conferncia, o candidato dever assinar no espao prprio do CARTO-RESPOSTA, preferivelmente a caneta esferogrfica transparente de tinta na cor preta. No CARTO-RESPOSTA, a marcao das letras correspondentes s respostas certas deve ser feita cobrindo a letra e preenchendo todo o espao compreendido pelos crculos, a caneta esferogrfica transparente de preferncia de tinta na cor preta, de forma contnua e densa. A LEITORA TICA sensvel a marcas escuras; portanto, preencha os campos de marcao completamente, sem deixar claros. Exemplo: 05 -

Tenha muito cuidado com o CARTO-RESPOSTA, para no o DOBRAR, AMASSAR ou MANCHAR. O CARTO-RESPOSTA SOMENTE poder ser substitudo caso esteja danificado em suas margens superior ou inferior BARRA DE RECONHECIMENTO PARA LEITURA TICA. Para cada uma das questes objetivas, so apresentadas 5 alternativas classificadas com as letras (A), (B), (C), (D) e (E); s uma responde adequadamente ao quesito proposto. Voc s deve assinalar UMA RESPOSTA: a marcao em mais de uma alternativa anula a questo, MESMO QUE UMA DAS RESPOSTAS ESTEJA CORRETA. As questes objetivas so identificadas pelo nmero que se situa acima de seu enunciado. SER ELIMINADO do Processo Seletivo Pblico o candidato que: a) se utilizar, durante a realizao das provas, de mquinas e/ou relgios de calcular, bem como de rdios gravadores, headphones, telefones celulares ou fontes de consulta de qualquer espcie; b) se ausentar da sala em que se realizam as provas levando consigo o Caderno de Questes e/ou o CARTO-RESPOSTA; c) se recusar a entregar o Caderno de Questes e/ou o CARTO-RESPOSTA quando terminar o tempo estabelecido. Reserve os 30 (trinta) minutos finais para marcar seu CARTO-RESPOSTA. Os rascunhos e as marcaes assinaladas no Caderno de Questes NO SERO LEVADOS EM CONTA. Quando terminar, entregue ao fiscal O CADERNO DE QUESTES E O CARTO-RESPOSTA e ASSINE A LISTA DE PRESENA. Obs. O candidato s poder retirar-se da sala das provas aps 1 (uma) hora contada a partir do efetivo incio das mesmas. Por motivo de segurana, o candidato no poder levar o Caderno de Questes, a qualquer momento. O T E M P O D I S P O N V E L P A R A E S T A S P R O V A S D E Q U E S T E S O B J E T I V A S D E 2 (DUAS) HORAS E 30 (TRINTA) MINUTOS, findo o qual o candidato dever, obrigatoriamente, entregar o Caderno de Questes e o CARTO-RESPOSTA. As questes e os gabaritos das Provas Objetivas sero divulgados no primeiro dia til aps a realizao das mesmas, no endereo eletrnico da FUNDAO CESGRANRIO (http://www.cesgranrio.org.br).

06

07 08

09 10

11

12

DEZEMBRO /2009

2
TCNICO DE SEGURANA DO TRABALHO

INFORMTICA
1
No sistema operacional Windows, a principal funo do programa Windows Explorer (A) produzir telas. (B) traduzir textos. (C) escrever planilhas. (D) controlar usurios. (E) gerenciar arquivos.

6
A figura abaixo apresenta mensagem editada no Outlook 2007 em sua configurao padro e est pronta para ser enviada.

2
No Microsoft Word, as palavras grifadas em vermelho indicam erros de (A) sistema. (B) ortografia. (C) numerao. (D) formatao. (E) visualizao.

3
No Microsoft Excel, o grfico que indicado para ser usado na comparao de valores em diversas categorias o de (A) pizza. (B) linhas. (C) colunas. (D) disperso. (E) superfcie.

4
Dentre os elementos que podem estar contidos em uma pgina de Internet, aquele que tem a funo de permitir o envio de dados para um servidor o(a) (A) link. (B) formulrio. (C) imagem. (D) barra de endereo. (E) barra de ferramentas.

Considerando-se que nenhum endereo de e-mail est repetido, que todos os endereos so vlidos e que no existe nenhum problema de comunicao que afete o envio ou o recebimento do e-mail, conclui-se que o(a) (A) remetente anexou um arquivo mensagem. (B) endereo diego.all@empresax.com diz respeito ao domnio diego.all (C) usurio do e-mail catarina.andrade@empresax.com saber todos os endereos para os quais a mensagem foi enviada. (D) destinatria Marcia Pereira saber que a mensagem foi enviada para mais 5 endereos alm do dela. (E) mensagem est sendo enviada para 8 endereos de e-mail.

7
Um usurio do Word 2007 em sua configurao padro deseja remover a formatao aplicada a um pargrafo do seu texto. Para isso, ele deve selecionar o pargrafo e, em seguida, clicar em (A) (B) (C)

abc

5
O e-mail um recurso que permite aos usurios receber e enviar mensagens pela Internet. Existem diversos programas que permitem o envio e recebimento de mensagens eletrnicas atravs de computadores conectados Internet, como o (A) Windows NotePad. (B) Windows Virtual PC. (C) Digital Talking Parrot. (D) Microsoft Media Gallery. (E) Microsofit Office Outlook.

(D)

(E)

3
TCNICO DE SEGURANA DO TRABALHO

8
Rodrigo est trabalhando com o Word 2007 em sua configurao padro e acabou de utilizar o recurso Nmero de Pgina para inserir os nmeros de pgina no rodap do seu documento. Isso significa que os nmeros de pgina sero exibidos na (A) parte inferior das pginas. (B) parte superior das pginas. (C) parte central das pginas. (D) margem esquerda das pginas. (E) margem direita das pginas.

12
A higiene do trabalho protege o trabalhador dos riscos ambientais, tais como: fsicos, qumicos, biolgicos, ergonmicos e de acidentes. Corresponde aos riscos fsicos (A) temperatura, radiao, iluminao e postura. (B) temperatura, presso, calor e postura. (C) iluminao, ventilao, temperatura e rudo. (D) microorganismo, bactria, vrus e solvente. (E) vibrao, radiao, presso e barulho.

9
O cone da barra de ferramentas do Excel 2007, em

13
As radiaes no ionizantes apresentam interesse do ponto de vista da higiene ocupacional porque os seus efeitos sobre a sade das pessoas so importantes, sendo que exposies sem controle podem levar ocorrncia de leses e doenas. Representam medidas de proteo exposio de radiao no ionizante, EXCETO (A) usar EPI (Equipamento de Proteo Individual), principalmente, no caso de incidncia das radiaes ultravioleta, infravermelho e raios laser. (B) tomar alguns cuidados para evitar fugas de radiao no caso de equipamentos de micro-ondas e chaves de fuga. (C) revestir os fornos ou fornalhas com chapas metlicas polidas ou pinturas com tinta de alumnio no caso de infravermelho. (D) observar o tempo de exposio e fazer exames mdicos todo ms. (E) fazer treinamento para o uso de equipamentos de segurana e para o procedimento de tarefas.

sua configurao padro, utilizado para (A) (B) (C) (D) (E) inserir frmulas em uma clula. habilitar a filtragem das clulas selecionadas. desagrupar um intervalo de clulas agrupadas. excluir as linhas duplicadas de uma planilha. classificar dados de uma planilha com base em vrios critrios.

10
As ferramentas de correio eletrnico, como o Microsoft Outlook 2007, em sua configurao padro, utilizam a pasta caixa de entrada tipicamente para armazenar a(s) (A) lista de contatos do usurio da ferramenta. (B) anotaes do usurio da ferramenta. (C) mensagens excludas pelo usurio da ferramenta. (D) mensagens recebidas pelo usurio da ferramenta. (E) mensagens enviadas pelo usurio da ferramenta.

CONHECIMENTOS ESPECFICOS
11
A higiene do trabalho protege o trabalhador dos riscos ambientais de forma preventiva. Com relao ao rudo, que um tipo de risco fsico, as medidas preventivas aplicadas nos nveis como fonte de emisso, trajetria e corpo do trabalhador so, respectivamente, (A) isolamento acstico do equipamento barulhento, aumento da distncia entre o trabalhador e o equipamento, uso de EPI (Equipamento de Proteo Individual). (B) isolamento acstico do equipamento barulhento, uso de EPI, higiene pessoal. (C) aumento da distncia entre o trabalhador e o equipamento, anteparos usados nas oficinas de soldagem, disciplina rigorosa no trabalho. (D) disciplina rigorosa no trabalho, anteparos usados nas oficinas de soldagem, ventilao exaustora. (E) uso do EPI, uso do EPC (Equipamento de Proteo Individual), higiene pessoal.

14
De acordo com a NR 18 (Condies e meio ambiente de trabalho na indstria da construo), todos os empregados devem receber treinamentos admissional e peridico, visando a garantir a execuo de suas atividades com segurana. Com relao ao treinamento admissional, a NR 18 NO estabelece que (A) deve ter carga horria mnima de 6 (seis) horas, ser ministrado dentro do horrio de trabalho, antes do trabalhador iniciar suas atividades. (B) deve conter informaes sobre as condies e o meio ambiente de trabalho. (C) deve conter informaes do grau de risco fsico e qumico. (D) deve conter informaes do uso adequado dos EPI (Equipamentos de Proteo Individual). (E) deve conter informaes sobre os EPC (Equipamentos de Proteo Coletiva), existentes no canteiro de obra.

4
TCNICO DE SEGURANA DO TRABALHO

15
Segundo a NR 20, lquido combustvel aquele que possui ponto de fulgor igual ou superior a 70 oC e inferior a 93,3 oC e lquido inflamvel aquele que possui ponto de fulgor inferior a 70 oC e presso de vapor que no exceda 2,8 kg/cm2 absoluta a 37,7 oC. Essas propriedades levam a uma preocupao com o armazenamento, transporte e manuseio desses materiais. A respeito do armazenamento de lquido combustvel e inflamvel, considere as afirmativas abaixo. I Os tanques de armazenamento de lquidos combustveis devem ser construdos de ao ou de concreto, a menos que o lquido requeira material especial, segundo normas tcnicas oficiais regentes no pas. II A distncia entre dois tanques de armazenamento de lquidos combustveis deve ser de no mnimo 2 (dois) metros. III Todos os tanques de superfcie devero ter dispositivos que liberem presses internas excessivas causadas pela exposio fonte de calor. IV Os tanques de armazenamento de lquidos inflamveis devero ser equipados com respiradouros de presso e vcuo ou corta-chamas. Esto corretas as afirmativas (A) I e II, apenas. (C) I, II e IV, apenas. (E) I, II, III e IV. (B) III e IV, apenas. (D) I, III e IV, apenas.

18
Pensando na higiene e segurana do trabalho, as empresas adotaram o uso da CIPA (Comisso Interna de Preveno de Acidentes) que tem como objetivo prevenir doenas e acidentes de trabalho, controlando os riscos presentes. NO se encaixa nas atribuies da CIPA: (A) identificar os riscos do processo de trabalho e elaborar o mapa de riscos com a participao do maior nmero de trabalhadores, com assessoria do SESMT (Servios Especializados em Engenharia de Segurana e em Medicina do Trabalho), onde houver. (B) promover, anualmente, em conjunto com o PPRA (Programa de Preveno de Riscos Ambientais), a Semana Interna de Preveno de Acidentes de Trabalho (SIPAT). (C) elaborar plano de trabalho que possibilite a ao preventiva na soluo de problemas de segurana e sade no trabalho. (D) participar da implementao e do controle da qualidade das medidas de preveno necessrias, bem como da avaliao das prioridades de ao nos locais de trabalho (E) realizar, periodicamente, verificaes nos ambientes e nas condies de trabalho.

19
Para a ocorrncia do fogo necessria a presena de combustvel, de comburente (O2) e de fonte de ignio. o chamado Tringulo do Fogo. O curso de combate a incndio realizado em muitas empresas, pois pode-se evitar um incndio se o fogo for controlado. O procedimento que NO se aplica ao combate ao fogo (A) acionar o sistema de alarme. (B) chamar imediatamente o Corpo de Bombeiros. (C) desligar mquinas e aparelhos eltricos, quando a operao do desligamento no envolver riscos adicionais. (D) atacar o fogo com extintor de CO 2 para combater incndios das classes B e C. (E) atacar o fogo pelo mtodo de abafamento, que elimina o oxignio, principal mtodo de extino de incndio.

16
A respeito de manuteno e operao de mquinas e equipamento, a legislao estabelece que (A) os reparos, a limpeza, os ajustes e a inspeo devem ser executados com as mquinas em funcionamento. (B) a manuteno e inspeo devem ser executadas pelo operador responsvel. (C) os operadores podem se afastar das reas de controle das mquinas sob sua responsabilidade, quando em funcionamento. (D) nas reas de trabalho com mquinas e equipamentos deve permanecer somente o operador. (E) nas paradas temporrias ou prolongadas, os operadores devem colocar os controles em posio neutra e acionar os freios, com o objetivo de eliminar riscos provenientes de deslocamentos.

17
Fazem parte das etapas do desenvolvimento do PPRA (Programa de Preveno de Riscos Ambientais): (A) antecipao e reconhecimento dos riscos. (B) avaliao dos riscos e remediao dos acidentes. (C) controle dos riscos e remediao dos acidentes. (D) elaborao do mapa de riscos e planejamento mensal. (E) elaborao do mapa de riscos e reconhecimento dos riscos.

20
O trabalhador que atua no interior de uma cmara de trabalho sob ar comprimido, a uma presso de trabalho de 3,0 kgf/cm, tem perodo de trabalho mximo de (A) 4 horas. (B) 5 horas. (C) 6 horas. (D) 7 horas. (E) 8 horas.

5
TCNICO DE SEGURANA DO TRABALHO

21
Segundo a NR 24, as reas destinadas aos sanitrios devero atender s dimenses mnimas essenciais, passveis de percia pelo rgo regional competente de Segurana e Medicina do Trabalho. A metragem de cada sanitrio, por nmero de operrios ativos, considerada satisfatria, de (A) 1 m2 para cada 20 operrios. (B) 1 m2 para cada 30 operrios. (C) 1,5 m2 para cada 50 operrios. (D) 2 m2 para cada 50 operrios. (E) 2 m2 para cada 60 operrios.

25
Compete aos profissionais integrantes do SESMT, segundo a NR 4, (A) promover a realizao de atividades de conscientizao, educao e orientao dos trabalhadores para a preveno de acidentes do trabalho e doenas ocupacionais. (B) registrar, a cada dois anos, os dados atualizados de acidentes do trabalho, doenas ocupacionais e agentes de insalubridade. (C) manter permanente relacionamento de superviso e comando em relao CIPA, alm de trein-la, conforme a NR 6. (D) exercer as atividades prevencionistas, sendo proibido ao SESMT executar atendimento de emergncia. (E) determinar a utilizao, pelo trabalhador, de Equipamentos de Proteo Individual - EPI, conforme a NR 8.

22
A empresa obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservao e funcionamento, na seguinte circunstncia: (A) unicamente em situaes de alto risco. (B) mediante desconto do salrio do empregado. (C) uma nica vez, desobrigando-se de substituio. (D) enquanto as medidas de proteo coletiva estiverem sendo implantadas. (E) sempre que as medidas de ordem geral oferecerem proteo contra riscos.

26
A NR 16 regulamenta as atividades e operaes perigosas e, em seu escopo, determina que: I so consideradas atividades ou operaes perigosas as executadas com explosivos sujeitos ao de agentes exteriores, tais como, calor, umidade, fascas, fogo, fenmenos ssmicos, choque e atritos; II so consideradas atividades ou operaes perigosas as executadas com explosivos sujeitos degradao qumica ou autocataltica; III obrigatrio s empresas requererem ao Ministrio do Trabalho a realizao de percia em estabelecimento ou setor da empresa, com o objetivo de caracterizar e classificar, ou determinar atividade perigosa; IV as quantidades de inflamveis contidas nos tanques de consumo prprio dos veculos no sero consideradas para efeito desta Norma. Esto corretas APENAS as afirmativas (A) I e II. (B) I e III. (C) III e IV. (D) I, II e IV. (E) II, III e IV.

23
O Artigo 2 da Lei 8.212, de 24/07/1991, diz que a Sade direito de todos e dever do Estado. As atividades de sade so de relevncia pblica e sua organizao obedecer aos seguintes princpios e diretrizes:
o

provimento das aes e servios atravs de rede regionalizada e hierarquizada, integrados em sistema nico; II atendimento integral e restrito, com prioridade para as atividades corretivas; III participao da comunidade na gesto, fiscalizao e acompanhamento das aes e servios de sade; IV participao da iniciativa privada na assistncia sade, obedecidos os preceitos constitucionais. Est correto APENAS o que se enuncia em (A) I e III (B) I e IV (C) II e IV (D) I, III e IV (E) II, III e IV

24
O Tcnico de Segurana do Trabalho de uma empresa indicou ao pintor da empresa que a sinalizao de segurana de um determinado local seria feita na cor laranja. De acordo com a NR 26, qual dos locais abaixo deve ser pintado dessa cor? (A) Canalizaes em vcuo. (B) Canalizaes contendo cidos. (C) Caixas contendo mscaras contra gases. (D) Passarelas e corredores de circulao. (E) Paredes de fundo de corredores sem sada.

27
O histrico tcnico e administrativo do desenvolvimento do PPRA deve ter seus registros de dados mantidos pelo empregador ou instituio por um perodo mnimo de (A) 20 anos. (B) 15 anos. (C) 10 anos. (D) 7 anos. (E) 5 anos.

6
TCNICO DE SEGURANA DO TRABALHO

28
De acordo com a NR 17, nos locais de trabalho onde so executadas atividades que exijam solicitao intelectual e ateno constantes, como escritrios, laboratrios, salas de controle, salas de desenvolvimento de projetos, recomendada, dentre outras, a seguinte condio de conforto: (A) umidade relativa do ar inferior a 40%. (B) velocidade do ar no inferior a 0,75 m/s. (C) ndice de temperatura efetiva entre 24 oC e 27 oC. (D) iluminao geral uniformemente varivel e cclica. (E) nveis de rudo conforme o estabelecido na NBR 10.152.

29
A Portaria no 3.275, de 21/09/1989, define as atividades do Tcnico de Segurana do Trabalho, entre elas as de (A) projetar sistemas de proteo contra incndios e coordenar atividades de combate a incndio e de salvamento. (B) elaborar projetos de sistemas de segurana e assessorar a elaborao de projetos de obras, instalao e equipamentos. (C) informar aos trabalhadores sobre os riscos da sua atividade, bem como as medidas de eliminao e neutralizao. (D) estudar instalaes, mquinas e equipamentos, identificando seus pontos de risco e projetando dispositivos de segurana. (E) supervisionar, coordenar e orientar tecnicamente os servios de Engenharia de Segurana do Trabalho.

30
O artigo no 158 da CLT determina que cabe aos empregados (A) comprar os equipamentos de proteo individual. (B) observar as normas de segurana e medicina do trabalho. (C) impor as penalidades cabveis por descumprimento das normas. (D) adotar as medidas que lhes sejam determinadas pelo rgo regional competente. (E) promover a fiscalizao do cumprimento das normas de segurana e medicina do trabalho.

7
TCNICO DE SEGURANA DO TRABALHO

You might also like