You are on page 1of 3

1.

Constituio do microscpio ptico Parte mecnica:

tubo ptico: suporta a lente ocular; revlver: suporta as lentes objetivas e permite que elas rodem; platina: onde se coloca a preparao; pinas: fixam a preparao; brao: onde se pega o microscpio; parafuso macromtrico: movimenta a platina com grandes deslocamentos; parafuso micromtrico: movimenta a platina com maior preciso; base: apoio do microscpio. Parte ptica:

ocular: lente onde se coloca o olho e que amplia a imagem; objetiva: lente que fica perto do objeto a ampliar; espelho: tem duas faces, uma para a luz natural e outra para a luz artificial; diafragma: regula a entrada da luz.

2. Utilizao do microscpio ptico Para uma boa utilizao do microscpio ptico devemos: 1 Iluminar o microscpio; 2 Colocar a preparao na platina e prend-la com as pinas; 3 Colocar a objetiva de menor poder de ampliao; 4 Subir a platina utilizando o parafuso macromtrico; 5 Rodar o parafuso micromtrico at obter uma imagem ntida. A ampliao total de uma imagem igual ao produto do poder de ampliao da ocular pelo poder de ampliao da objetiva.

3. A clula Caractersticas comuns aos seres vivo 1. Os seres vivos adquirem matria e energia do meio a energia proveniente do sol mantm grande parte da vida na Terra e captada pelos organismos fotossintticos. Estes seres fabricam matria orgnica a partir de substncias minerais, a qual serve de alimento a outros seres vivos 2. Os seres vivos crescem qualquer organismo s pode manter-se e perpetuar a sua espcie se passar por uma fase de crescimento durante um perodo de tempo da sua vida. 3. Os seres vivos so sensveis a alteraes do meio as respostas dadas pelos organismos s influncias que recebem do meio so de grande importncia, pois permitem realizar um grande nmero de actividades necessrias sua sobrevivncia. 4. Os seres vivos reproduzem-se a funo pela qual os organismos do origem a outros semelhantes a si prprio. 5. Os seres vivos tm constituio celular todos os seres vivos so constitudos por clulas Unidade da vida Seja bactria, uma flor, uma ave ou um ser humano, as formas de vida, das mais simples s mais complexas, so constitudas por clulas. Clula unidade mais simples dos seres vivos Constituio da clula: membrana celular: rodeia toda a clula e permite as trocas com o meio; citoplasma: lquido espesso que preenche o interior da clula; ncleo: controla as atividades da clula. Existem 2 tipos de clulas:

clula animal constituda pela membrana celular, citoplasma, ncleo e outras estruturas; clula vegetal constituda pela membrana celular, citoplasma, ncleo, parede celular (d mais resistncia clula) e outras estruturas.

As clulas tm formas e dimenses muito variadas. A clula e a organizao dos seres vivos As clulas so a unidade fundamental dos seres vivos que podem ser: unicelulares: formados por uma nica clula; Exemplo: Protistas e Bactrias pluricelulares: formados por vrias clulas. Exemplo: Arbustos e Insectos Nos seres pluricelulares as clulas agrupam-se em tecidos, os tecidos em rgos, os rgos em sistemas e o conjunto dos sistemas de um ser vivo constitui o organismo. Sistemas de classificao de seres vivos Aristteles: dividiu os seres vivos em dois reinos - reino dos animais e reino das plantas. Lineu: introduziu as categorias de classificao: reino, filo, classe, ordem, famlia, gnero, espcie. Whittaker: acrescentou os reinos monera, protista e o dos fungos. Sendo assim, actualmente temos em considerao cinco reinos na classificao dos seres vivos:

reino animal: vertebrados e invertebrados, pluricelulares com tecidos organizados, geralmente com locomoo e que se alimentam de outros seres vivos ou detritos; reino das plantas: seres pluricelulares com clorofila e que produzem o seu prprio alimento; reino dos fungos: seres sem clorofila, com parede celular, que vivem sobre matria orgnica ou parasitando outros seres vivos; reino protista: seres unicelulares e pluricelulares com ncleo distinto, ma sem formao de verdadeiros tecidos; reino monera: seres unicelulares sem ncleo distinto.

You might also like