You are on page 1of 4

A festa dos Pes Asmos

Mateus 16.5-12

Ora, tendo os discpulos passado para o outro lado, esqueceram-se de levar po. 6 E Jesus lhes disse: Vede e acautelai-vos do fermento dos fariseus e dos saduceus. 7 Eles, porm, discorriam entre si, dizendo: porque no trouxemos po.
8

Percebendo-o Jesus, disse: Por que discorreis entre vs, homens de pequena f, sobre o no terdes po? 9 No compreendeis ainda, nem vos lembrais dos cinco pes para cinco mil homens e de quantos cestos tomastes? 10 Nem dos sete pes para os quatro mil e de quantos cestos tomastes? 11 Como no compreendeis que no vos falei a respeito de pes? E sim: acautelai-vos do fermento dos fariseus e dos saduceus. Ento, entenderam que no lhes dissera que se acautelassem do fermento de pes, mas da doutrina dos fariseus e dos saduceus.
12

I - INTRODUO a - As Escrituras Sagradas mencionam fermento em 22 lugares diferentes. Na maioria deles a meno tem um sentido exortativo e o fermento mostra como smbolo de coisas negativas. b - Das 7 vezes que o Senhor Jesus se refere a fermento 5 ele est advertindo seus discpulos contra o fermento dos saduceus e fariseus (Mt 16.12 diz que ele se referia a doutrina e Lc 12.1 que ele se referia a hipocrisia deles), e de Herodes (que no devia ser muito diferente ou melhor). c - Porm, na parbola da mulher que fermenta trs medidas de farinha (Mt 13.33 e Lc 13.21) o Senhor Jesus compara o Reino de Deus ao fermento. Sendo este e um dos pes (que no era asmo) que se comia na festa do Pentecostes o nico exemplo positivo do uso desse smbolo em toda Bblia. Que lio o Senhor pretende nos dar com isso?

II - EXPLANAO 1. O texto que lemos responsivamente no incio do culto nos fala da sada de Israel do Egito. Trs coisas esto presentes nele. a - Eles estavam celebrando a Pscoa. Era a noite da sada. b - O SENHOR requereu para si todos os primognitos. c - o SENHOR determinou que durante aquela semana eles no poderiam comer qualquer coisa levedada. 2. No texto de Deuteronmio (16.1-8) que especifica como a Pscoa deveria ser celebrada quando eles estivessem assentados na Terra Prometida, est determinado que a Pscoa iniciava a semana em que estava proibido comer qualquer coisa levedada. Nos tempos de Jesus, um dia antes da pscoa o chefe de famlia fazia uma busca pela casa atrs de fermento, ou coisa levedada. Alguns rabinos dizem que para a famlia se engajar e participar da festa, a me escondia pequenos pedaos de po que as crianas deveriam achar e o pai os recompensava com doces ou coisas semelhantes e queimava junto com todo o fermento que havia sido achado naquela casa. 3. Na carta que o apstolo Paulo dirige igreja de Corinto (1Co 5.1-13), em que trata de um caso de incesto (Paulo estava espantado como a igreja de Corinto tolerava imoralidade tal, como nem mesmo entre os gentios, isto , haver quem se atreva a possuir a mulher de seu prprio pai (1Co 5.1)) . E compara tal atitude ao fermento cultural herdado do paganismo, exortando a que No sabeis que um pouco de fermento leveda a massa toda? 7 Lanai fora o velho fermento, para que sejais nova massa, como sois, de fato, sem fermento. Pois tambm Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi imolado. 8 Por isso, celebremos a festa no com o velho fermento, nem com o fermento da maldade e da malcia, e sim com os asmos da sinceridade e da verdade (1Co 5.6-8). 4. No texto de Mateus, que lemos no incio, o Senhor Jesus adverte contra o fermento dos fariseus e saduceus (como j vimos: sua doutrina).

III - APLICAO Porm, o que h de to perigoso no fermento? Convm lembrar que naqueles dias eles s conheciam o biolgico e que para fazer po era necessrio um pedao anterior de po. No podiam ir a um mercado e comprar uma medida de fermento. Era preciso manter um estoque do velho, para fazer o novo. Havia uma preservao do que era anterior Agora aplique isso a um povo que estava saindo do Egito e que Deus queria assent-los em uma terra livre da terrvel idolatria que praticavam. Naquela noite, ao deixar o po e o fermento do Egito, Deus os esta ensinado a deixar tambm os costumes de l. Isso deveria ser repetido todos os anos na festa da Pscoa. Ao se alimentarem do Cordeiro, morto pelos seus pecados, deveriam lembrarse de viver nova vida, pois durante uma semana os alimentos estavam rompidos com o passado. Teriam de providenciar outro fermento pela mistura paciente de farinha, trigo e gua, nas propores e no tempo, umidade e temperatura adequada e ento fazer o po que comeriam at a prxima pscoa. Quando o apstolo Paulo adverte os corntios sobre o fermento cultural da imoralidade est advertindo sobre algo que nos pertinente hoje. Como viver nossos valores culturais sem transgredir a vontade de Deus! H que se lanar fora o fermento que herdamos da cultura e que conflita com o que Deus quer de ns. Quando Jesus os adverte sobre o fermento dos saduceus est mostrando o quando doutrinas que no passam de preceitos podem afetar a vida at de seus discpulos! E quando compara seu Reino ao fermento mostra o quanto poderosa a contaminao que o mesmo traz a sociedade humana. Mas repare bem: Tudo decorre da Pscoa! Da ressurreio do Senhor! por que nos alimentamos do Cordeiro que no podemos mais nos

deixar contaminar mais pelo fermento seja do Egito, seja dos fariseus, seja de nossa cultura pecaminosa. No temos mais escolha. Somos novas criaturas. Esse o modo como o cristo deve tratar seu passado. Diante da mesa do Senhor ele, nova criatura, mais do que nunca deve se lembrar do que aprendeu bem cedo: ...esquecendo-me das coisas que para trs ficam e avanando para as que diante de mim esto, prossigo para o alvo, para o prmio da soberana vocao de Deus em Cristo Jesus (Fp 3.13-14).

Pregado na IP Ilha em

You might also like