You are on page 1of 68

EMPRESAS RANDON

MANUAL DE REQUISITOS PARA FORNECEDORES

5 Edio Janeiro de 2008.

Manual de Requisitos para Fornecedores


Apresentao 1 - Introduo 1.1 Escopo 1.2 Objetivo Geral 2 - Aprovao de Fornecedores e Planejamento da Produo 2.1 Aprovao de Fornecedores 2.2 Planejamento para a Qualidade do Produto ou Servio 2.3 Caractersticas Especiais 2.3.1 Critrios especficos para itens de segurana 2.4 Visita Inicial 2.5 Processo de Aprovao do Produto 2.5.1 Amostras Iniciais 2.6 Verificao do Produto Adquirido 2.7 Garantia 3 - Controle de Fabricao 3.1 Estampos, Padres, Moldes, Ferramentas Especiais e Embalagens Retornveis 3.2 Alteraes de Produtos e Processos Aprovados ou Desvios de Material No Conforme 3.3 Relatrio de No Conformidade (RNC) 3.4 Reunio de IQ 3.5 Identificao do Produto e Embalagem 3.6 Controle de Sub-Contratados 3.7 Encargos Administrativos Aplicveis a No Conformidades 3.8 Servios 4 - Sistemtica de Seleo, Desenvolvimento, Avaliao e Monitoramento de Fornecedores Tabela 1 : Descrio do IDGF 4.1 Avaliao do ndice de Gesto do Fornecedor (IGF) 4.1.1 Questionrio de Seleo de Fornecedores 4.1.2 Homologao Tabela 2: Pontuao Homologao 4.1.3 Pontualidade de PAPP 4.1.4 Auditoria Tabela 3: Classificao do Fornecedor em Auditoria 4.2 Avaliao do ndice de Desempenho Comercial (IDC) 4.2.1 Credibilidade de Entrega Tabela 4 : Percentuais para a Credibilidade de Entrega 4.2.2 Relacionamento Comercial 4.3 Avaliao do ndice de Desempenho de Fornecimento (IDF) 4.3.1 Nmero de Falhas PPM (partes por milho) 4.3.2 RNC Tabela 5 : Critrio para Pontuao de RNC 4.3.3 Resposta de RNC 4.3.4 Implementao de Plano de Ao Tabela 6 : Critrio para Pontuao de Implementao de Plano de Ao 4.4 Nota e Conceitos do IDGF Tabela 7 : Critrios para IDGF Tabela 8 : Periodicidade dos indicadores 4.5 Status Qualidade Assegurada QA 5 - Elaborao do Manual 6 - Registro de Edies 7 - Referncias 8 - Aprovaes Anexos
Anexo A Requisitos para Aprovao de Produto Anexo B Lista de Verificao de Processo Anexo C Solicitao de Itens para Amostra/Prottipo Anexo D Solicitao de Desvio Anexo E Questionrio de Seleo de Fornecedores Anexo F Caractersticas Especiais Empresas Randon Anexo G - Avaliao de Fornecedores de Servios Temporrios e / ou Especficos Anexo H - Acrnimo Anexo I - Definies Anexo J Requisitos Fras-le Anexo L Procedimento de FMEA de processo Anexo M Requisitos auditveis da SA 8000

4 5 5 5 6 6 6 7 7 7 7 8 8 8 9 9 9 9 10 10 11 11 11 12 13 13 13 14 14 14 14 15 16 16 16 16 17 17 17 17 17 17 17 18 18 18 19 22 22 23 24 25

Pgina 2 de 68

Manual de Requisitos para Fornecedores

Apresentao
As Empresas Randon vm aprimorando continuamente o relacionamento com sua cadeia de fornecedores, a fim de garantir a melhoria nos processos que envolvem componentes e servios adquiridos. No que diz respeito aos quesitos de qualidade, estamos lanando a 5 Edio do Manual de Requisitos para Fornecedores, revisada e atualizada, o qual traz esclarecimentos sobre o Desenvolvimento e Avaliao de Fornecedores, que vm sendo sistematizado de forma compartilhada para todas as Empresas Randon. Os procedimentos aqui determinados e adotados vm sendo prtica comum junto aos nossos clientes da indstria automotiva, o que resulta em aes mais efetivas no desenvolvimento de novos componentes/fornecedores, resoluo dos problemas de qualidade e custos de no-qualidade, revertendo em melhorias nas tratativas de noconformidades. Os ndices de performance de fornecedores, com base nos requisitos e mtricas de avaliao, esto disponveis no Portal de Fornecedores Randon. Nossas equipes esto disposio para esclarecimentos que se faam necessrios.

Atenciosamente, Comit de Suprimentos Empresas Randon

Pgina 3 de 68

Manual de Requisitos para Fornecedores

1 Introduo
1.1 Escopo
Os critrios previstos neste Manual contemplam a sistemtica de seleo, desenvolvimento, avaliao e monitoramento de fornecedores e so considerados requisitos mnimos para fornecimento de materiais e servios para as Empresas Randon. Salvo os requisitos especficos conforme descrito no Anexo J.

1.2 Objetivo Geral


O objetivo esclarecer aos fornecedores os requisitos necessrios para o desenvolvimento de materiais/servios fornecidos, bem como apresentar critrios de avaliao e monitoramento aplicados aos fornecedores das Empresas Randon. Esses requisitos e critrios tm como base a gesto da Qualidade, visando atendimento s normas ISO 9001:2000 e ISO/TS 16949:2002. Sistemticas de melhoria contnua so igualmente requisitadas no que tange aos seguintes aspectos: a) Status de Qualidade Assegurada - QA; b) Garantia de credibilidade de entrega; c) Prticas e procedimentos para a realizao do produto, de acordo com os requisitos da ISO 9001:2000 e/ou ISO/TS 16949:2002, caso os fornecedores faam parte da cadeia automotiva (Manual de referncia do APQP do IQA - Instituto de Qualidade Automotiva ou similar); d) Caso seja fornecedor de itens de segurana, este deve desenvolver e implementar prticas especficas que garantam a qualidade, rastreabilidade e repetibilidade do produto e processo, alm do acesso e entendimento da importncia destes, de todos os envolvidos na organizao e na cadeia (tier n), alm de manter uma forma de identificao desde da matria prima at o envio do produto ao cliente. e) Evidncias objetivas de que todos os produtos e/ou servios fornecidos esto de acordo com o Processo de Aprovao do Produto (Manual de PAPP), caso os fornecedores faam parte da cadeia automotiva; f) Comprometimento com a melhoria contnua dos processos e caractersticas do produto e/ou servios, com reduo da variao entre peas e eliminao de desperdcios, utilizando tcnicas estatsticas apropriadas (Manual de referncia de CEP do IQA - Instituto de Qualidade Automotiva ou similar). NOTA: requerida a implementao de controles estatsticos (CEP) para monitoramento dos processos relacionados com a manufatura de itens de segurana. A implementao ser requerida no Anexo A e/ou durante reunio de anlise crtica. g) Execuo de operaes em conformidade com a legislao e regulamentaes ambientais e sociais aplicveis na jurisdio onde o fornecedor exerce suas atividades, bem como, regulamentos requeridos pelo cliente e, quando aplicvel, s normas BS 8800:1996, ISO 14001:2004, ISO/IEC 17025:2001, OHSAS 18001:1999 e SA8000: 2001; h) Conformidade com os requisitos relacionados ao uso, controle e acondicionamento de embalagens.

Pgina 4 de 68

Manual de Requisitos para Fornecedores i) Os fornecedores de servio de ensaios e/ou calibrao devem ser certificados pela ISO/IEC 17025 (ou similar nacional) ou comprovar o atendimento aos requisitos da mesma. Este requisito tambm dever ser atendido para os fornecedores que realizam ensaios e/ou calibraes. Nota: Para os casos de fornecedores certificados pela ISO/TS 16949:2002 o requisito acima j est previamente atendido. j) Atender aos requisitos especficos de clientes sempre que requerido. o formulrio Anexo L (ou equivalente desenvolvido pelo fornecedor) est disponvel no portal de fornecedores na pgina principal como link e deve ser utilizado para orientar a elaborao e pontuao dos FMEAS relacionados aos itens fornecidos para as Empresas Randon. os fornecedores de itens Ford, que possuem processo de tmpera no fluxo do processo devem, numa periodicidade mnima de 01 ano, realizar a avaliao do mesmo conforme formulrio CQI9 que encontra-se disponvel no portal de fornecedores na pgina principal como link, enviando o documento atualizado para o cliente. Este requisito pode ser estendido para todos os fornecedores de itens tratados termicamente, conforme definido pelo cliente (Empresa Randon). E outros requisitos quando solicitado.

2 Aprovao de Fornecedores e Planejamento da Produo


2.1 Aprovao de Fornecedores
Como pr-requisito para fornecimento de materiais e/ou servios s Empresas Randon, os fornecedores atuais e em potencial devem ser capazes de demonstrar, com evidncia objetiva (cpia do certificado e/ou consulta a pgina do CB-25 - Comit Brasileiro da Qualidade da ABNTwww.abntcb25.com.br), que implementaram e mantm um sistema da qualidade em conformidade com os requisitos da ISO 9001:2000 e/ou ISO/TS 16949:2002, caso os fornecedores faam parte da cadeia automotiva. A aprovao de produtos baseada nos Requisitos para Aprovao de Produto, conforme o anexo A. OBS.: A Carta de recomendao do OCC (Organismo Certificador Credenciado) aceita pelas Empresas Randon, at a emisso do certificado. O detalhamento do processo de Aprovao de Fornecedores apresentado no item 4 desse manual.

2.2 Planejamento para a Qualidade do Produto ou Servio


O processo de Planejamento Avanado da Qualidade utilizado deve ter a inteno de identificar: a) Todos os riscos potenciais e reais que afetam a integridade do produto; b) Todas as oportunidades de incorporar tcnicas prova de erros (poka-yoke); c) O atendimento dos ndices mnimos de capabilidade (1,33 - 1,67) exigidos para todas as caractersticas especiais (controle e segurana) dos produtos de acordo com o exposto na seo Objetivo Geral desse manual - item 1.2; NOTA: para itens de segurana requerido o atendimento ao ndice mnimo de 1,67, ou a apresentao de um plano de inspeo contemplando 100% dos produtos fornecidos, juntamente com plano de melhoria do processo, objetivando atendimento do ndice.

Pgina 5 de 68

Manual de Requisitos para Fornecedores d) O Fornecedor no deve fazer nenhuma modificao no autorizada ao produto (por exemplo: material, componente, sub-montagem, etc.) ou processo utilizado para produo sem que tenha o PAPP previamente aprovado ou autorizao formal do cliente..

2.3 Caractersticas Especiais


As Empresas Randon identificam suas caractersticas especiais usando a simbologia indicada no Anexo F, podendo, quando requerido, usar a simbologia do cliente. Caso o fornecedor queira utilizar simbologia prpria, dever definir sua correlao de acordo com as simbologias especficas estabelecidas pelas Empresas Randon. 2.3.1 Critrios especficos para itens de segurana Para itens relacionados com a segurana do produto, requerida implementao das seguintes prticas pelo fornecedor: Divulgao, para todos os funcionrios envolvidos, sobre a importncia de uma pea de segurana e os procedimentos relacionados a ela (identificao, documentao envolvida e riscos); Toda a documentao relativa ao processo e/ou pea de segurana deve estar identificada e disponvel (desenhos, planos de controle, registros, planos de manuteno, PAPPs, etc); Os registros devem ser arquivados por um perodo mnimo de quinze anos (com ressalvas do Anexo A e/ou acordado durante reunio de anlise crtica) em local seguro e organizado, a fim de garantir o fcil acesso e a integridade dos mesmos; Desenvolver e implementar uma forma de identificao diferenciada para produtos de segurana desde o processo at o cliente. Quando no aplicvel solicitar derroga; Identificar mquinas e equipamentos relacionados com a fabricao e controle de itens de segurana.

2.4 Visita Inicial


No incio do fornecimento de novos produtos e/ou servios recomendada, para fornecedores atuais ou potenciais, a disponibilizao de todas as informaes referentes ao processo de fornecimento. Questes tcnicas, de qualidade, fabricao, engenharia, compras, entrega e comerciais, devem ser estabelecidas, para dar ao fornecedor um melhor entendimento do processo. Poder ser ainda solicitada a realizao de uma auditoria de processo no fornecedor. Os formulrios utilizados para este fim encontram-se nos anexos A e B.

2.5 Processo de Aprovao do Produto


Todas as submisses de peas de produo sero pontuadas conforme definido no item 4.1.2 dentro do ndice de Gesto do Fornecedor - IGF deste manual. O nvel de submisso ser determinada pelo anexo A. Qualquer remessa de produtos em produo sem que seja antes obtida a aprovao formal da Qualidade de Fornecedores das Empresas Randon ou um desvio aprovado de engenharia (concesso), classifica o embarque como produto defeituoso, estando esse sujeito a notificao via RNC - Relatrio de No Conformidade. Ver item (3.3).
Pgina 6 de 68

Manual de Requisitos para Fornecedores As condies determinadas para uma resubmisso de produto e/ou servio esto estipuladas no Manual do PAPP do IQA (Instituto da Qualidade Automotiva) ou indicadas pela rea responsvel pela Qualidade de Fornecedores das Empresas Randon. Quaisquer custos decorrentes do no cumprimento do estabelecido no PAPP sero de responsabilidade do fornecedor. NOTA: Para este fim, podero ser utilizados os formulrios dos anexos A e D, e/ou a documentao apresentada no PAPP. OBS: Quando requerido, algumas categorias de sub-fornecedores, devem ser aprovados pelo cliente das Empresas Randon. Exemplos: Tratamento Superficial; Tratamento Trmico; Forjados; Fundidos.

2.5.1 Amostras Iniciais


As amostras ou prottipo de engenharia devem estar acompanhados por relatrio garantindo a conformidade com as especificaes que inclui, quando aplicvel: Resultados dimensionais completos; Resultados de testes e de desempenho; Resultados de material; Ficha de segurana de produto e MSDS. Instrues especficas alm desses requisitos declarados devem ser acordadas e documentadas durante a visita inicial. As amostras e/ou prottipos devem ser acondicionados e identificados em embalagens adequadas conforme Solicitao de Itens para Amostra - Prottipo previsto no anexo C.

2.6 Verificao do produto adquirido


O fornecedor deve permitir que tanto as Empresas Randon como os seus clientes tenham o direito de verificar, segundo as premissas do fornecedor, que os produtos e os servios subcontratados estejam em conformidade com os requisitos especificados.

2.7 Garantia
O fornecedor responsvel sobre as requisies de garantia solicitadas pelos produtos e servios que fornece, desde a entrega desses nas Empresas Randon at o trmino do perodo de garantia determinado ao produto final entregue ao cliente. Sendo confirmado o problema no produto, todos os custos decorrentes destas garantias sero repassados para o fornecedor. Isto inclui o custo da pea, custos para reposio e custos adicionais (penalties), quando cobrados pelos clientes das Empresas Randon. Todos esses custos sero notificados conforme descrito no item 3.3. NOTA: recomendado que o fornecedor avalie a necessidade de contratao de um seguro.

Pgina 7 de 68

Manual de Requisitos para Fornecedores

3 Controle de fabricao
3.1 Estampos, retornveis padres, moldes, ferramentas especiais e embalagens

Todo o ferramental do cliente e embalagens retornveis do fornecedor devem ser identificadas permanentemente, constando sempre o nome do fornecedor. O fornecedor deve estabelecer procedimentos de manuteno preventiva e/ou preditiva para todas as ferramentas e equipamentos chaves dos processos. Registros de histricos e tabelas das manutenes preventiva e/ou preditiva devem ser documentados e disponibilizados para reviso. O fornecedor responsvel por estabelecer um sistema que assegure que as ferramentas, padres, moldes e embalagens retornveis sejam mantidos de maneira a garantir a integridade dos mesmos.

3.2 Alteraes de produtos e processos aprovados ou desvios de material no conforme


poltica das Empresas Randon no aceitar produtos que no atendam aos requisitos dos desenhos e especificaes aplicveis. As solicitaes de alteraes de produto e/ou processo ou solicitaes de concesso sobre produtos no-conformes e/ou suspeitos devem ser encaminhadas ao responsvel pelo Desenvolvimento de Fornecedores. As alteraes ou o aceite somente podem ser implementados aps aprovao por escrito da Engenharia de Produto das Empresas Randon e/ou do cliente. Quaisquer solicitaes devem ser acompanhadas por uma explicao detalhada da causa raiz da no conformidade, das medidas tomadas para eliminar essa causa e evitar a reocorrncia e da data de disponibilidade de produto conforme, juntamente com uma confirmao de sua rastreabilidade e forma de identificao. Solicitaes de desvio para propsito de melhoria so encorajadas e no incorrem em encargos administrativos. Instrues especficas podem ser obtidas com o responsvel pelo Desenvolvimento de Fornecedores atravs de formulrio de Solicitao de Desvio, conforme previsto no anexo D, formulrio especfico do fornecedor ou conforme acordado previamente.

3.3 Relatrio de No Conformidade (RNC)


Um Relatrio de No Conformidade emitido quando as Empresas Randon recebem produtos, PAPP ou tm servios executados que no estejam em conformidade com as especificaes requeridas. No caso do fornecedor ser notificado, atravs de um RNC, duas aes podero ser requeridas pelas Empresas Randon: - Ao de Conteno: Num prazo mximo de 24 horas dever ser enviado um comunicado apresentando aes de conteno para o material no conforme, compreendendo as peas em poder das Empresas Randon, em trnsito e no prprio fornecedor. Neste caso o fornecedor deve: a) Comunicar o modo pelo qual o produto e/ou servio ser identificado como inspecionado, tanto na embalagem quanto individualmente, este ltimo quando requerido. b) Nas circunstncias que impeam o fornecedor de apoiar a produo das Empresas Randon, de maneira rpida e eficiente, o fornecedor deve nomear uma equipe de inspeo local de terceira parte para represent-lo nas atividades do plano de conteno; c) Prestar suporte local, em conjunto com o pessoal das Empresas Randon, aos clientes, como parte do plano de conteno, se requerido;
Pgina 8 de 68

Manual de Requisitos para Fornecedores - Anlise 8D (8 disciplinas): Num prazo mximo de 7 dias dever ser enviada uma anlise das 8 disciplinas, conforme fluxo RNC constante no Portal de Fornecedores. Os custos associados ao embarque, manuseio, processamento, retrabalho, inspeo e substituio de material no conforme, inclusive os custos de operaes de valor agregado antes da identificao do problema, so de responsabilidade do fornecedor. (ver item 3.7) OBS: Um RNC poder ser gerado a partir de um problema na Credibilidade de Entrega de peas, como na Entrega de documentos (PAPP), divergncias fsicas e/ou fiscais e transportadoras.

3.4 Reunio de IQ
Fornecedores que no atenderem s expectativas de desempenho das Empresas Randon podem ser convidados a participar de uma reunio de IQ (ndice de Qualidade). Os critrios nos quais um fornecedor poder ser solicitado a participar de uma reunio de IQ incluem: a) b) c) d) e) f) g) h) Desempenho da performance da qualidade em PPM; Desempenho de entrega; Anlise e resposta de 8D; Desempenho em soluo de problemas; Desempenho na submisso de pea de produo; Atendimentos a clientes Empresas Randon; Desempenho em auditorias das Empresas Randon; ndice de Desempenho Global do Fornecedor (IDGF).

Nesta reunio o fornecedor dever apresentar as aes que venham solucionar o assunto abordado. O resultado esperado de uma reunio de IQ a concordncia mtua em relao a um plano de aes com objetivos e metas realistas, no qual o fornecedor monitorado at o encerramento do assunto. A necessidade de submisso s reunies de IQ analisada criticamente pelas reas de Desenvolvimento de Fornecedores e Suprimentos das Empresas Randon. NOTA: Caso as Empresas Randon julgarem conveniente, o rgo certificador do fornecedor deve ser informado da situao e/ou avaliao dos planos de ao apresentados pelo fornecedor.

3.5 Identificao do produto e embalagem


Os critrios de identificao relacionados segurana devem estar conformes, no mnimo, com todos os requisitos legais e/ou do cliente das Empresas Randon. As embalagens dos produtos devem estar legivelmente identificadas contendo, no mnimo, as seguintes informaes: - nome do fornecedor; - cdigo do produto descrito no projeto das Empresas Randon; - quantidade do produto; - identificao de item de segurana, ver item 2.3.1. Mediante acordo prvio as informaes abaixo podem ser requeridas: - data de fabricao; - data de expedio; - ordem de produo, servio, fabricao ou manufatura; - nmero de peas produzidas por ordem de produo, servio, fabricao ou manufatura; - cdigo ou nmero de rastreabilidade do lote produzido por ordem; - resultado de inspeo final ou de liberao.
Pgina 9 de 68

Manual de Requisitos para Fornecedores A fim de assegurar que os produtos do fornecedor sejam transportados de maneira a prevenir danos, os fornecedores so responsveis por manter instrues escritas, detalhando a forma de acondicionamento dos itens e embarque de seus produtos. Para embalagens que possam sofrer deteriorao, quando expostas a intempries, as mesmas devero ser armazenadas em local coberto. A identificao do produto deve permitir a rastreabilidade at os registros especficos de fabricao e inspeo do fornecedor, quando aplicvel.

3.6 Controle de Sub-contratados


Cada fornecedor das Empresas Randon tambm responsvel pelo controle e esforos de melhoria contnua dos seus sub-contratados, que tambm devem implantar e documentar controles apropriados. Os fornecedores das Empresas Randon devem exigir de seus sub-contratados a conformidade com os requisitos especificados no presente manual. Com o propsito de desenvolvimento de sub-contratados, a conformidade com a Norma ISO 9001:2000 recomendada, e desenvolvimentos de sistema ISO/TS 16949, quando for aplicvel, compem um sistema adequado. As Empresas Randon e, se for o caso, o seu cliente, reservam-se o direito de visitar subcontratados quando requerido.

3.7 Encargos administrativos aplicveis a no conformidades


Um encargo mnimo de R$ 200,00 (duzentos reais) ser imposto para a emisso de um Relatrio de No-Conformidade de um item, servio ou credibilidade de entrega de peas ou de documentos (PAPP). Entretanto, outros encargos especficos podem ser identificados a critrio da rea de Qualidade de Fornecedores das Empresas Randon.

3.8 Servios
A definio do escopo e abrangncia dos requisitos aplicveis a fornecedores de servios determinada pela periodicidade dos servios prestados. Os critrios estabelecidos neste manual se aplicam aos fornecedores de servios regulares, incluindo os determinados abaixo: Calibrao; Transportes; Manuteno Industrial; Matrizarias/Ferramentarias; Tratamento Trmico; Tratamento Superficial; Usinagem; Corte/Dobra; Solda. Fornecedores de servios temporrios e/ou especficos esto dispensados do escopo deste manual. A avaliao destes fornecedores realizada segundo critrios descritos no anexo G, e a responsabilidade da contratao, avaliao e monitoramento pertence (ao) rea/setor requisitante.

Pgina 10 de 68

Manual de Requisitos para Fornecedores

4 Sistemtica de Seleo, Monitoramento de Fornecedores


Fluxograma:
INCIO

Desenvolvimento,

Avaliao

NOVO FORNECEDOR ?

S
QUESTIONRIO DE SELEO E / OU AUDITORIA DE PROCESSO

Depende da fase em que se encontra o desenvolvimento.

N
MAIOR QUE 50%

REUNIO INTERNA

CONTINUA?

PLANO DE AO

OK

HOMOLOGAO

APROVA?

N
FASE 1

SELEO

FASE 2 MONITORA

MANUTENO

A.C

ANLISE CRTICA

IDGF

O fluxograma apresenta o resumo da Sistemtica de Avaliao, Desenvolvimento e Avaliao de Fornecedores das Empresas Randon, sendo que esta prtica pode ser complementada com planos de ao especficos, dependendo do ndice de desempenho global do fornecedor IDGF.

IDGF = {(0,30*IGF) + (0,30*IDC) + (0,40*IDF)}


O equilbrio da pontuao apresentado na tabela abaixo:

Pgina 11 de 68

Manual de Requisitos para Fornecedores Tabela 1: Descrio do IDGF (ndice de Desempenho Global do Fornecedor)
PONTOS

IDGF Itens Avaliados Questionrio de Seleo de Fornecedores Homologao Pontualidade PAPP Auditorias

DESDOBRAMENTO DA PONTUAO
% DA PONTUAO PONTOS

IGF

10 30 10 50

3,0 9,0 3,0 15,0

IGF 30

30 IDC IDC 30
Credibilidade de Entrega Relacionamento Comercial
% DA PONTUAO PONTOS

65 35

19,5 10,5

30 IDF
PPM Relatrios de No-Conformidade - RNC Prazo Resposta 8D Implementao Plano de Ao
% DA PONTUAO PONTOS

60 5 15 20

24,0 2,0 6,0 8,0

IDF 40

IDGF

40 100

OBS: Para itens no avaliados o sistema estar realizando uma ponderao na nota final. O Sistema de Desenvolvimento e Avaliao de Fornecedores das Empresas Randon deve ser aplicado aos fornecedores de itens e/ou servios envolvidos no processo produtivo. O acompanhamento deve ser feito por meio do Portal de Fornecedores das Empresas Randon Site https://e.randon.com.br/PortalFornecedor

4.1 Avaliao do ndice de Gesto do Fornecedor (IGF) IGF= Quest x 0,1 + Homol x 0,3 + Pontual PAPP x 0,1 + Audit x 0,5
A avaliao do ndice de Gesto do Fornecedor representa o esforo do mesmo com relao implantao e manuteno de Sistemas de Gesto, comprometimento ambiental e gerencial, alm das qualidades intrnsecas do produto e/ou servio contratado e de performance de processo. O IGF ponderado de acordo com os itens 4.1.1 a 4.1.3, representando 30% da pontuao final no ndice de Desempenho Global do Fornecedor (IDGF).

4.1.1 Questionrio de Seleo de Fornecedores


O Questionrio de Seleo de Fornecedores representa 10% do IGF, e preenchido pelo fornecedor e/ou Empresas Randon, conforme Questionrio de Seleo de Fornecedores, previsto no anexo E. O questionrio tem suas questes divididas em reas especficas de acordo com a norma ou requisito avaliado. Dessa forma, as perguntas podero ser direcionadas aos interesses inerentes a cada empresa. Questes 5-11 relativas a ISO 9001:2000 (21 itens avaliados); Questo 12 relativa a ISO/TS16949:2002 (82 itens avaliados); Questes 13-23 relativas a ISO 14001: 2004 (11 itens avaliados); Questes 24-27 relativas a OHSAS 18001:2007 (04 itens avaliados); Questes 28-35 relativas a SA 8000:2001 (08 itens avaliados); Questes 36-38 relativas a ISO/IEC17025:2001 (12 itens avaliados);
Pgina 12 de 68

Manual de Requisitos para Fornecedores Questes Questes Questes Questes 39-46 47-48 49-57 58-72 relativas relativas relativas relativas condio Comercial (8 itens avaliados); condio Financeira (02 itens avaliados); condio Tcnica/Comercial (09 itens avaliados); itens e caractersticas de segurana (15 itens avaliados)

NOTA 2: O fornecedor de itens de segurana, alm da nota mnima geral de 50%, deve atender a no mnimo 90% das questes referentes aos requisitos relativos ao fornecimento de itens de segurana, ou apresentar plano de ao para adequao. O questionrio apresenta itens que so avaliados de forma objetiva (Sim) e (No), ou que podem ser dispensadas pelas Empresas Randon e no avaliadas quando identificadas com (NA). A pontuao do Questionrio de Seleo de Fornecedor o resultado da soma de pontos obtidos nos itens avaliados dividido pelo nmero de itens aplicveis. Este questionrio ser reavaliado a cada trs anos aps a sua insero no Portal de Fornecedores.

4.1.2 Homologao
A Homologao representa 30% do IGF, realizada atravs de PAPP e/ou ensaios tcnicos (fornecedor, empresa e terceiros, testes de campo e laboratoriais) e sua pontuao determinada conforme tabela 2. Tabela 2: Pontuao Homologao

Status da documentao requerida


Aprovado Condicionalmente Aprovado Reprovado

Percentual da Pontuao
100% 50% 0%

NOTA 1: PAPP - Processo de Aprovao de Pea de Produo, conforme manual de PAPP edio atualizada - IQA - Instituto de Qualidade Automotiva de acordo com os requisitos especficos descritos no anexo J para cada uma das Empresas Randon, quando aplicvel. NOTA 2: No caso de reprovao de PAPP devido ao no atendimento a especificao do item, deve-se abrir RNC para o fornecedor no portal de fornecedores RNC - Portal de Fornecedores .

4.1.3 Pontualidade PAPP


A pontuao obtida por meio da relao entre a quantidade de PAPPs entregues no ms corrente pela quantidade solicitada. O fornecedor que entregar no prazo obter 100% da nota, caso no ocorra a entrega no prazo e o fornecedor no tenha negociado novo prazo com o representante das Empresas Randon o mesmo ter a nota zerada neste item para o ms corrente.

4.1.4 Auditoria
A Auditoria representa 50% do IGF e, quando aplicvel, o fornecedor ser avaliado por meio de auditorias de processo (anexo B), de sistema (anexo E) ou de cliente. O fornecedor poder tambm ser avaliado por meio de verificao dos registros apresentados durante o processo de homologao de itens, produtos ou servios.
Pgina 13 de 68

Manual de Requisitos para Fornecedores A auditoria de processo toma como base os relatrios apresentados pelo fornecedor organizao durante o processo de homologao e/ou relatrios de no conformidade. A pontuao referente auditoria calculada atravs da relao entre a pontuao mxima obtida e a pontuao avaliada (respostas vlidas, desconsiderando a condio NA). A classificao do fornecedor neste processo obedece tabela 3.

Critrio de Pontuao :
0 - No evidenciado implementao de sistemtica/procedimento 1 - Evidenciada a prtica, porm, com falhas na sistemtica/procedimento 2 - Evidncia clara do sistemtica/procedimento NA - Item No Avaliado Tabela 3: Classificao do Fornecedor em Auditoria

Percentual da Pontuao
100% 80% A 100% - com pontuao zero em nenhuma questo 80% A 100% - com pontuao zero em uma questo Menor de 80%

Status
Aprovado Aprovado - Aes corretivas requeridas

Deficiente Aes corretivas requeridas

Vide disposio do auditor

A auditoria poder tambm ser realizada contemplando o sistema de gesto do fornecedor, utilizando como ferramenta o Questionrio de Seleo de Fornecedores, previsto no anexo E, sendo que a pontuao ser direcionada para o requisito 4.1.1. NOTA: os fornecedores de itens de segurana devero atender a todos os requisitos relacionados ou apresentar plano de ao para adequao. - Para o fornecedor que obtiver um valor inferior a 2 em qualquer questo, o mesmo deve gerar um plano de ao para a questo relacionada.

Pgina 14 de 68

Manual de Requisitos para Fornecedores

4.2 Avaliao do ndice de Desempenho Comercial (IDC) IDC= Credib x 0,65 + Rel. Comercial x 0,35
A avaliao do IDC representa o esforo do fornecedor com relao manuteno da eficcia dos processos dos clientes e da logstica da cadeia de fornecimento. Nessa avaliao, so abordados aspectos de flexibilidade, agilidade, pontualidade e comprometimento do fornecedor. O IDC ponderado de acordo com os itens 4.2.1 a 4.2.2 abaixo relacionados e representa 30% da pontuao final do fornecedor no ndice de Desempenho Global do Fornecedor (IDGF).

4.2.1 Credibilidade de Entrega


A avaliao da Credibilidade de Entrega representa 65% do IDC. A avaliao da pontualidade, agilidade, flexibilidade e a quantidade entregue pelo fornecedor realizada segundo os critrios da tabela 4: Tabela 4: Percentuais para a Credibilidade de Entrega

Entregas realizadas (item)


No prazo, ou com at dois dias de antecedncia. Antecipao ou atrasos

Percentual da pontuao obtida*


100% 0%

A pontuao referente da Credibilidade de Entrega calculada da seguinte forma: Credibilidade de Entrega (%) = (Qtde entregue no prazo/Qtde Programada) x 100

NOTA 1: Os fornecedores que possuem o sistema de entregas continuadas (ordens de compras abertas, como, por exemplo, Kanban, JIT), sero avaliados conforme critrio abaixo: 1) Produto em linha - 100%; 2) Produto chega atrasado e no para a linha 0% para a ordem de compra. 3) Parada de Linha - 0% para todos os itens fornecidos no perodo caso um dos itens tenha parado a linha. NOTA 2: Valores pertinentes a Paradas de Linha sero cobrados conforme descrito no item 3.7

4.2.2 Relacionamento Comercial


A avaliao do Relacionamento Comercial representa 35% do IDC, e feita a partir das respostas referentes s questes 39 a 46 do Questionrio de Seleo do Fornecedor. A pontuao resultante da mdia referente manuteno dos itens avaliadospara o perodo em anlise. O Relacionamento Comercial ser reavaliado pelas reas de programao e negociao a cada 6 meses.

Pgina 15 de 68

Manual de Requisitos para Fornecedores

4.3 Avaliao do ndice de Desempenho de Fornecimento (IDF) IDF= PPM x 0,6 + RNC x 0,05 + Resposta RNC x 0,15 + Plano Ao x 0,2
O IDF ponderado de acordo com os itens 4.3.1 a 4.3.3 abaixo relacionados e representa 40% da pontuao final do fornecedor no ndice de Desempenho Global do Fornecedor (IDGF).

4.3.1 Nmero de falhas PPM (partes por milho)


A avaliao do nmero de falhas representa 60% do IDF. A pontuao calculada conforme frmula abaixo: PPM = {(quantidade total no conforme/ quantidade total fornecida) * 1.000.000} A pontuao do PPM para clculo do IDF resulta da aplicao dos critrios descritos na tabela vigente emitida anualmente. NOTA: Os mtodos para inspeo de recebimento seguem critrios especficos definidos por cada uma das Empresas Randon.

4.3.2 RNC
Tabela 5: Critrios para a Pontuao de RNC

N RNC
0 1a3

Pontuao
100% 50% 0%

A avaliao do RNC representa 5% do IDF. A pontuao resultante da quantidade de RNC ( relatrios de no conforme ) apresentadas dentro do ltimo perodo.

4.3.3 Resposta 8D
A pontuao obtida atravs da relao entre a quantidade de 8Ds entregues pela quantidade solicitada no perodo. O prazo de entrega da ao de conteno 24 horas e o 8D respondido 7 dias.

4.3.4 Implementao de Plano de Ao


A pontuao obtida atravs da verificao da implementao do plano de ao, conforme tabela abaixo: Tabela 6: Critrios para a Pontuao de Implementao do Plano de Ao

Implementao
Sim No

Pontuao
100% 0%
Pgina 16 de 68

Manual de Requisitos para Fornecedores

4.4 Nota e conceitos do IDGF


O desempenho global de um fornecedor mostra seu desempenho em relao aos requisitos de fornecedores das Empresas Randon detalhados neste manual. A pontuao uma ponderao entre os ndices descritos atravs da frmula abaixo: IDGF (%) = (0,3 x IGF + 0,3 x IDC + 0,4 x IDF) x 100. O acompanhamento da evoluo do desempenho do fornecedor e a periodicidade de verificao dos critrios utilizados para realizar a avaliao seguem os critrios descritos nas tabelas 7. Tabela 7: Critrios para IDGF
Classe A IDGF 90% Classe B IDGF 70 89% Classe C IDGF 50 - 69% Classe D < 50%

Aes

- Prioridade - Recomendao Desenvolvimentos - Forn. De itens - Forn. De itens de Segurana de Segurana

No recomendado

Tomada de Aes

Monitoramento especfico em IGF/IDC/IDF e aes para ndices afetados

Monitoramento especfico em IGF/IDC/IDF e aes para ndices afetados + plano de ao

Monitoramento especfico em IGF/IDC/IDF e aes para ndices afetados + plano de ao + IQ meeting. Risco de descontinuidade no fornecimento

Tabela 8: Periodicidade dos indicadores ndice IGF:


Homologao Pontualidade PAPP Auditoria

Ferramenta
Questionrio de Seleo de Fornecedores

Periodicidade
A cada 03 anos A cada novo item/ alterao A cada novo item/ alterao Quando aplicvel Mensal Semestral Mensal A cada ocorrncia A cada ocorrncia A cada ocorrncia Mensal Semestral

IDC: IDF:

Credibilidade de Entrega Relacionamento Comercial PPM Relatrios de No-Conformidade - RNC Prazo Resposta 8D Implementao Plano de Ao

IDGF: Monitoramento
Anlise Crtica

Pgina 17 de 68

Manual de Requisitos para Fornecedores

4.5 Status Qualidade Assegurada - QA


1. OBJETIVO Incentivar o desenvolvimento contnuo dos fornecedores, atravs do entendimento e utilizao dos indicadores definidos no Manual de Requisitos para Fornecedores das Empresas Randon. 2. DEFINIES Qualidade Assegurada: o status conferido ao fornecedor que atingir a excelncia nos requisitos estipulados pelas Empresas Randon conforme definido abaixo. Este status credencia o fornecedor a: Fornecer produtos diretamente a linha de produo; Ser fornecedor de qualquer empresa do Grupo Randon no mundo; Prioridade no desenvolvimento de novos produtos; Prioridade na participao em treinamentos e eventos promovidos pelo Grupo Randon; Prioridade em eventuais renegociaes de preos e workshops. Receber o certificado de Fornecedor QA;

3. QUALIDADE ASSEGURADA MTODO Definio do mtodo de avaliao e monitoramento de fornecedores para o alcance do status de Qualidade Assegurada (QA). 3.1 - A QUALIDADE ASSEGURADA (QA) PODER SER ATINGIDA A PARTIR DOS SEGUINTES CRITRIOS: A) Os requisitos do programa de Qualidade Assegurada esto divididos em 2 seces: Sistemas; Indicadores / Performance;

Nota: Todo fornecedor participar do Programa de Qualidade Assegurada, aps um perodo de 06 meses tendo fornecido no mnimo 08 lotes. SISTEMA As Empresas Randon buscam fornecedores com sistemas completos de gesto, ou seja, sistema de qualidade (obrigatrio ISO 9001:2000, desejvel TS 16949:2002), sistema de meio ambiente (desejvel ISO 14001) e responsabilidade social (desejvel SA 8000). Como critrio o fornecedor dever:

A) possuir seu Sistema da Qualidade certificado em ISO 9001:2000 e/ou ISO TS 16949:2002 para os produtos ou servios fornecidos para as Empresas Randon. B) cumprir o Manual de Requisitos das Empresas do Grupo Randon, e/ou possuir derroga para casos especficos.
Pgina 18 de 68

Manual de Requisitos para Fornecedores INDICADORES / PERFORMANCE As Empresas Randon avaliaro o desempenho do fornecedor no que se refere a qualidade de seus produtos, servios e atendimento aos requisitos atravs dos indicadores abaixo. A) PPM: O PPM for igual ou inferior meta definida para o ano corrente por no mnimo 06 meses consecutivos B) Auditoria: A nota da auditoria deve ser igual ou maior a 90. Nota: a empresa no receber o certificado sem a realizao de auditoria de processo. C) Credibilidade de Entrega: a credibilidade de entrega dever ser igual ou maior que a meta definida para o ano corrente por no mnimo 06 meses consecutivos

3.2 PERDA DA QUALIDADE ASSEGURADA DO ITEM A) Quando for detectada a necessidade de acompanhamento de um determinado item, por motivo de alterao de engenharia, no-conformidade ou simples acompanhamento no recebimento, o item deixar a condio de QA e passar para a condio de Monitorar/Inspecionar (M/Insp). B) Quando as aes definidas no forem eficazes (problema em itens especficos). Nota: Quando o item perder o status QA, volta condio de inspeo no recebimento, at que as aes corretivas definidas sejam implementadas e sua eficcia verificada. DO FORNECEDOR A) Quando for detectado no-conformidade em um (01) lote de pea ou produto que a mesma abranja todos os demais itens fornecidos pelo fornecedor (problema generalizado dos itens do fornecedor) e que o mesmo no defina a ao de conteno e/ou ao corretiva. B) Quando o PPM apresentar resultados fora da meta estipulada durante dois (02) meses consecutivos ou at trs (03), dentro do ano corrente, e no for apresentado plano de ao consistente para melhorar seu desempenho. C) Em caso de auditoria apresentar nota inferior a 90, e no for apresentado plano de ao para melhorar seu desempenho. D) Quando a credibilidade de entrega apresentar resultados fora da meta estipulada durante dois (02) meses consecutivos ou at trs (03), dentro do ano corrente, e no for apresentado plano de ao para melhorar seu desempenho. Nota: Neste caso, os itens do fornecedor ainda estaro isentos da inspeo de recebimento. O fornecedor dever apresentar um plano de ao e implement-lo para que as metas sejam atingidas. E) Em caso de perda do certificado de qualidade Nota: Para qualquer uma das situaes acima, o fornecedor deve implementar um plano de ao/ conteno, sendo que durante o perodo de adequao, que deve estar limitado a um prazo
Pgina 19 de 68

Manual de Requisitos para Fornecedores mximo de 06 meses, a condio de QA pode ficar temporariamente suspensa. Aps este perodo, caso o desempenho do fornecedor no atinja novamente os nveis requeridos, este ter o certificado suspenso de forma definitiva.

3.3 REVISO PERIDICA DO STATUS DE QUALIDADE ASSEGURADA Todo fornecedor, ter o seu desempenho avaliado conforme apresentado neste manual, sendo que o status QA, caso garantido o atendimento das exigncias, no possui prazo e validade.

3.4 ENTREGA DO CERTIFICADO DE QUALIDADE ASSEGURADA A) A sistemtica de divulgao e entrega do certificado QA, deve seguir definies internas de cada empresa Randon, ou atravs de evento compartilhados; B) Os certificados devero ser entregues em nome das empresas Randon individualmente, ou seja, cada empresa entrega o certificado para os seus fornecedores que se enquadrarem dentro dos requisitos acima. Podendo, portanto, um fornecedor receber o reconhecimento de mais de uma empresa do Grupo. RESULTADOS ESPERADOS: Maior divulgao do Manual de Requisitos, Portal de Fornecedores e indicadores de performance; Auto acompanhamento dos resultados pelos fornecedores; Atendimento aos requisitos; Incentivo a um maior controle do processo; Reduo dos ndices de rejeio; Melhora na performance de entrega e consequentemente no giro de estoque; Identificao de fornecedores parceiros e comprometidos com os seus resultados de dos seus clientes; Maior agilidade e proatividade na tomada de aes e na entrega de documentos.

Pgina 20 de 68

Manual de Requisitos para Fornecedores

5 - Elaborao do Manual
Caso deseje fazer comentrios ou perguntas relativas ao Manual de Requisitos para Fornecedores das Empresas Randon, favor contatar: FRAS-LE S.A.: douglas@fras-le.com.br, fone: (0XX54) 3209 1714; fax: (0XX54) 3209 1685, endereo: RS - 122 km 66, 10945, Caxias do Sul - RS - Brasil, CEP: 95052-070, em ateno de Douglas Jos Pelissari- SILOG - Fras-le; JOST SISTEMAS AUTOMOTIVOS LTDA.: tobias@jost.com.br e casagran@jost.com.br, por fone: (0XX54) 3209 2841/2857; fax: (0XX54) 3209 2811, endereo: Avenida Abramo Randon, 1200, Interlagos, Caxias do Sul - RS - Brasil, CEP: 95055-010, em ateno de Tobias R. Santos ou Daniel Casagrande - SUPR - Jost; MASTER SISTEMAS AUTOMOTIVOS LTDA.: bortoli@freiosmaster.com e wagnerc@freiosmaster.com, fone: (0xx54) 3209 2958, fax: (0xx54) 3209 2916, endereo: Rua Atlio Andreazza, 3520, Interlagos, Caxias do Sul - RS - Brasil, CEP: 95052-070, em ateno de Rodrigo de Bortoli ou Wagner Canela Zucco - SDAF - Master; RANDON IMPLEMENTOS E PARTICIPAES.: cguerra@randon.com.br, rsorgato@randon.com.br e felipeb@randon.com.br , fone: (0xx54) 3209 2372/7330, fax: (0xx54) 3209 2044, endereo: Avenida Abramo Randon, 770, Interlagos, Caxias do Sul RS Brasil, CEP: 95055-010, em ateno de Clairton Alexandre Guerra, Felipe Busin ou Rodrigo Sorgato - Randon Implementos; RANDON VECULOS LTDA.: marlonm@randon.com.br,fone: (0xx54) 3209 2465, fax: (0xx54) 3209 2488, endereo: Avenida Abramo Randon, 660, Interlagos, Caxias do Sul - RS Brasil, CEP: 95055-010 em ateno de Marlon Marchioro Isoton- Randon Veculos; SUSPENSYS SISTEMAS AUTOMOTIVOS LTDA.: esequiel@suspensys.com.br, fone: (0XX54) 3209 3094; fax: (0XX54) 3209 3011, endereo: Avenida Abramo Randon, 1262, Interlagos, Caxias do Sul - RS - Brasil, CEP: 95055-010 em ateno de Esequiel Berra de Mello

Pgina 21 de 68

Manual de Requisitos para Fornecedores

6 - Registro de Reviso
Edio
1 2 3 4 5

Data
19/12/2003 19/08/2004 23/12/2004 01/05/2006 02/01/2008

Alterao da Reviso
Emisso Inicial. Adequao. Adequao, acrscimo da nota no item 1.2 letra f e acrscimo da letra h. Reedio do Manual Reedio do Manual 5 edio

Pgina 22 de 68

Manual de Requisitos para Fornecedores

7 - Referncias
ISO 9001:2000; ISO 14001:2004; ISO/TS 16949:2002; ISO/IEC 17025:2001; Manual de referncia APQP do IQA - Instituto de Qualidade Automotiva; Manual de referncia CEP do IQA - Instituto de Qualidade Automotiva; Manual de referncia FMEA do IQA - Instituto de Qualidade Automotiva; Manual de referncia PPAP do IQA - Instituto de Qualidade Automotiva; Manual de referncia QSA do IQA - Instituto de Qualidade Automotiva; OHSAS 18001:2007;

SA 8000:2001.

Pgina 23 de 68

Manual de Requisitos para Fornecedores

8 Aprovao
O processo de consolidao do Manual de Requisitos para Fornecedores dado pelo Comit de Suprimentos das Empresas Randon Albrecht Ruckert - Jost Darci De David - Randon Implementos Esdnio Nilton Pereira Suspensys . Gilberto Carlos Crosa Fras - le Idair Monegat Randon Veiculos Ilde Luiz Borella Fras-le Ivan Bolsoni - Jost Jaime Vergani Randon Implementos Joo Pedro Crespi Jost . Rodrigo Copetti Juliani - Castertech Srgio Barbosa - Randon Implementos Srgio Onzi - Master Vladimir Bortolotto - Master

Pgina 24 de 68

Manual de Requisitos para Fornecedores

ANEXOS Anexo A
Requisitos para Aprovao de Produto

Anexo B
Lista de Verificao de Processo

Anexo C
Solicitao de Itens para Amostra Prottipo

Anexo D
Solicitao de Desvio

Anexo E
Questionrio de Seleo de Fornecedores

Anexo F
Caractersticas Especiais - Empresas Randon

Anexo G
Avaliao de Fornecedores de Servios Temporrios e/ou Especficos

Anexo H
Acrnimo

Anexo I
Definies

Anexo J
Requisitos Fras-le

Anexo L
Procedimento de FMEA de Processo

Pgina 25 de 68

Manual de Requisitos para Fornecedores

ANEXO A

REQUISITOS PARA APROVAO DE PRODUTO

Descrio da Pea: Fornecedor: Prazo Entrega PAPP:


Item de Segurana:

Cdigo: Nvel de Submisso: Prazo Entrega Cronograma:


1

Reviso/Data:
2 3 4 5

Nota: A documentao dever ser entregue na seqncia dos requisitos determinada abaixo

Requisitos Anlise Crtica S R N/A OK OK


Assinatura do fornecedor Nvel de reviso (de projeto) Campos preenchidos 1. PSW Certificado de Submisso de Pea Peso da pea Lista de verificao de Material a Granel - Possui uma lista de verificao apropriada com os requisitos para materiais a granel Cadastro no IMDS Acuracidade Designao das Caractersticas Especiais Desenho marcado ltimo nvel de reviso Formulrio apropriado/todos os campos preenchidos 3. Resultados Dimensionais Resultados Atualizados Verificao das tolerncias de projeto (aprovadas/rejeitadas) Verificao de torque (D/TLD) quando aplicvel D-004 (Norma Meritor). 4. Resultados de Materiais e de Ensaios de Desempenho. Fonte de material aprovada Especificao de material Composio Qumica Testes Mecnicos Ficha de Segurana Raio - X Pintura/Tratamento Superficial Tratamento trmico

Observaes

2. Diagrama do Fluxo do Processo

Pgina 26 de 68

Manual de Requisitos para Fornecedores


Fluoroscopia Magnaflux Teste de vibrao Rastreabilidade Resultados atualizados (inferior a um ano) Requisitos especiais Aprovao da Engenharia Apresentar Aes para alto NPR. 5. FMEA de Processo As caractersticas de segurana so apropriadamente pontuadas (Severidade 9 ou 10) As caractersticas de segurana so relatadas 6. Plano de Controle So apresentadas freqncias apropriadas de inspeo necessrio aprovao do cliente final (montadora) Critrio de medio estabelecido: Cp/Cpk e PP/Ppk Realizar capabilidade em todas as cavidades. Todas as caractersticas avaliadas com capabilidade aceitvel Para todos os calibradores do plano de controle MSA (cfe. Edio em vigor) 8. MSA Anlise do Sistema de Medio Estudo de Linearidade Estudo de Tendncia Estudo de Estabilidade Estudo de R&R (Reprodutividade & Repetibilidade) O Laboratrio do fornecedor includo no Escopo. Os servios externos so Certificados de acordo com a ISO/IEC 17025 ou outra norma aceitvel Fornecer peas suficientes para anlise dimensional e testes Requer reteno no fornecedor

7. Estudos Iniciais de Processo (Capacidade e Capabilidade).

9. Documentao de laboratrio qualificado

10. Amostra do produto 11. Amostra Padro

Pgina 27 de 68

Manual de Requisitos para Fornecedores


Derrogada por documento escrito 12. Relatrio de Aprovao de Aparncia (RAA) 13. Registro de Projeto. 14. Documentos de alteraes de Engenharia 15. Aprovao pela Engenharia do Cliente Relatrio completo, todos os campos preenchidos e assinatura do fornecedor Para componentes prprios (detalhes) Para todos os outros componentes (detalhes) Definio junto ao cliente

Conforme acordo com o cliente So apresentados Planos de Ao para alto NPR

16. FMEA Projeto

As caractersticas de segurana relatadas so apropriadamente pontuadas

17. Registros de conformidade com Requisitos Especficos do Cliente. 18. Reteno de registros

Conforme acordo com o cliente Reter os registros pelo prazo de 15 anos I. 1) Reunio de Visita Inicial I. 2) Certificado Qualidade I. 3) Certificado Qualidade do Subfornecedor I. 4) Licena Operao Ambiental I. 5) Questionrio de Seleo de Fornecedores I. 6) Solicitao pedido compra * (1.7) Liberao pela Manufatura **

I - Requisitos Gerais

* Se aplicvel, pendncia do cliente ** Aprovao final ser efetivada somente aps teste na manufatura.

II - Outros Requisitos

II. 1) Manual de Requisitos das Empresas Randon 5ed. II. 2) D-25-1 (Norma Meritor) II. 3) II. 4) II. 5)

Pgina 28 de 68

Manual de Requisitos para Fornecedores


II. 6)

RESULTADO DA SUBMISSO DATA RESPONSVEL AVALIADO POR APROVADO POR //

Aprovado Aprovado Condicionalmente at Rejeitado DATA: DATA: DATA:

Pgina 29 de 68

Manual de Requisitos para Fornecedores

ANEXO B

LISTA DE VERIFICAO DE PROCESSO

EMPRESA RANDON AUDITORA: FORNECEDOR: NOME DO REPRESENTANTE DO FORNECEDOR: DATA: AUDITORES:

CARGO:

CATEGORIAS & QUESTES

EVIDNCIA REQUERIDA
Verificar certificao, validade e reviso Verificar reviso (se este estiver impresso) Verificar data de atualizao

NOTA

COMENTRIOS

I - REQUISITOS GERAIS
O fornecedor certificado em ISO 9001 ou TS 16949? O fornecedor possui/conhece o Manual de Requisitos para Fornecedores das Empresas Randon? O fornecedor est com o Questionrio de Seleo de Fornecedores atualizado? H evidncias que o fornecedor possua um programa efetivo para identificao e eliminao de desperdcios? (Exemplo: refugo, produtividade, inventrio, movimentao de Material, etc..) Controla o IDGF e seus ndices? O fornecedor conhece e atende aos requisitos da norma CQI9? (quanto aplicvel - requisito especfico Ford) - Ver anexo I do Manual. Toda a documentao relativa ao processo e/ou pea de segurana identificada e fica disponvel (desenhos, planos de controle, registros, planos de manuteno, PAPP, etc.)? Funcionrio Auditado:

Evidenciar possveis programas.

Verificar evidncias de monitoramento e anlise crtica Auditar autoavaliao e processo produtivo

Verificar evidncias das documentaes

TOTAL

Mx. de pontos na sesso =

14

II - DOCUMENTOS DE REFERNCIA
Pgina 30 de 68

Manual de Requisitos para Fornecedores


Existe um sistema de gerenciamento dos PAPP submetidos para clientes? (Aprovado, Condicional, Rejeitado, Resubmisso,...) Os documentos do PAPP e amostra inicial esto disponveis? Alteraes em processo, ferramental, produto, etc., ocorreram e foram documentadas e aprovadas junto ao cliente? O fornecedor est apto a efetuar o cadastro dos itens fornecidos junto ao programa IMDS?
Verificar como o fornecedor controla e monitora a reviso de PPAP Verificar PAPP Verificar situao atual X documentao existente O fornecedor foi treinado ou possui treinamento on-job para exercer a funo? Verificar como o fornecedor controla e monitora a reviso dos itens cadastrados no IMDS Verificar como o fornecedor gerencia itens de segurana

Como o fornecedor monitora a atualizao dos itens cadastrados no programa IMDS?

Existe uma metodologia documentada e divulgada sobre a importncia e a tratativa relaciona a uma pea de segurana? (Quando aplicvel) O fornecedor conhece e utiliza a nomenclatura / simbologia de classificao dos itens de caractersticas principais e de segurana, bem como a classificao de produtos de segurana? Funcionrio Auditado:

Descrio da nomenclatura especfica Randon ou correlao na documentao de processo

TOTAL
Verificar como realizada a inspeo Verificar como realizada a inspeo Verificar existncia de listagem de fornecedores de itens de segurana Verificar sistemtica de rastreabilidade utilizada Verificar procedimentos de desenvolvimento de fornecedores e documentao aplicvel

Mx. de pontos na sesso =

14

III - RECEBIMENTO DE MATERIAIS


Existe um sistema de inspeo de recebimento de materiais? Os registros esto disponveis e as inspees so realizadas na freqncia determinada? Os fornecedores de itens de segurana so conhecidos e esto identificados? assegurada a rastreabilidade das matrias primas empregada em itens de segurana? Existem procedimentos para orientao, desenvolvimento, monitoramento e identificao de fornecedores e matrias primas relacionadas com itens de segurana? Funcionrio Auditado:

TOTAL

Mx. de pontos na sesso =

10

IV - FLUXO DE PROCESSO
O Fluxo descrito reflete o andamento real do processo? O Fluxo de Processo inclui normas para retrabalho e reparo?
Evidenciar Fluxo Evidenciar Fluxo

Pgina 31 de 68

Manual de Requisitos para Fornecedores


As peas destinadas ao processo de reparo e/ou retrabalho esto devidamente identificadas, e esto coerentes ao fluxo do processo? Funcionrio Auditado:
Checar o fluxo e identificao das peas destinadas ao retrabalho.

TOTAL
Evidenciar no processo Verificar se aplicvel Evidenciar no processo Evidenciar no processo Evidenciar registros de validaes.

Mx. de pontos na sesso =

V - INSTRUES DE OPERAO
As instrues esto disponveis para todas as operaes? As amostras padres / auxlios visuais esto disponveis? As instrues de trabalho so seguidas? As medies e disposio de material no conforme esto includas na instruo de operao? Caso o ajuste do processo seja realizado, o mesmo registrado e validado? Funcionrio Auditado:

TOTAL

Mx. de pontos na sesso =

10

VI - O PLANO DE CONTROLE
O Plano de Controle est atualizado e disponvel? Todas as caractersticas principais e segurana esto contempladas e identificadas nos planos de controle disponveis na fbrica? Os operadores as reconhecem e entendem sua importncia? O tempo de arquivamento dos registros referentes a caractersticas de segurana est determinado e documentado? Os registros e documentos relacionados so armazenados em local seguro e organizado, a fim de garantir o fcil acesso e a integridade dos mesmos? Os testes esto sendo realizados na freqncia determinada? O Plano de reao define respostas apropriadas no caso de No-Conformidades e variaes no processo? Os equipamentos de teste, medio e inspeo esto devidamente identificados e aprovados pela metrologia? Funcionrio Auditado:
Analisar o Plano

Verificar documentao de processo Verificar na operao

Verificar registros de inspeo

Verificar registros e local onde so arquivados

Analisar Plano e registros

Verificar plano e documentao

Anotar nmero de instrumentos e verificar validao na metrologia. (item IX)

TOTAL

Mx. de pontos na sesso =

16

VII - CAPABILIDADE DO PROCESSO


O Controle Estatstico do Processo preenchido pelo operador em tempo real ou est sendo arquivado pelo operador e preenchido posteriormente?
Evidenciar junto ao processo

Pgina 32 de 68

Manual de Requisitos para Fornecedores


Os processos de fabricao de itens/caractersticas especiais e/ou de segurana so capazes? Se no, existe plano para melhoria e/ou controle?
Verificar estudos de capabilidade do processo e planos de controle

As respostas para peas fora da especificao, mudana de ferramentas, ou outros eventos especiais de processo gravado, inclui aes tomadas no caso de produtos suspeitos?

Verificar metodologia de tomada de aes com o fornecedor

So utilizados controles estatsticos (CEP) para monitoramento dos processos relacionados com a manufatura de produtos de segurana? Funcionrio Auditado:

Verificar controles nas operaes

TOTAL

Mx. de pontos na sesso =

VIII - METROLOGIA
As medies, inspees e equipamentos de testes esto disponveis e so adequados para medir o produto corretamente? Os dispositivos de controle esto devidamente identificados? H um sistema de avaliao de calibrao de instrumentos e equipamentos auxiliares de medio? A anlise do sistema de medio, MSA (ex: Linearidade, estabilidade, repetibilidade, reprodutibilidade) so conduzidas para caractersticas especiais do sistema de medio? Os Poke Yokes so verificados/calibrados de forma regular? H registros dessas atividades? Funcionrio Auditado:
Evidenciar controle de validao

Evidenciar identificao Controle de validao para utilizao conforme RBC ou ISO 17.025

Evidenciar prtica de MSA.

Evidenciar registros.

TOTAL

Mx. de pontos na sesso =

10

IX - INSPEO E TESTE
Os parmetros para processo de "set - up" esto documentados e os registros de verificao do "set - up" demonstram conformidade com os requisitos? requerida a inspeo da 1 pea, e os registros de liberao demonstram conformidade com os requisitos? As inspees no processo so conduzidas de acordo com o Plano de Controle e/ou outros documentos e os registros demonstram conformidade com os requisitos?
Evidenciar documentao

Verificar processo de liberao de mquina.

Verificar Plano de Controle

Pgina 33 de 68

Manual de Requisitos para Fornecedores


As inspees finais e testes so conduzidos de acordo com o Plano de controle ou outros documentos, os registros demonstram conformidade com os requisitos? O fornecedor possui um cronograma referente inspeo de Lay-out? Os registros demonstram que as inspees de lay-out foram conduzidas com freqncia determinada? O fornecedor possui um cronograma referente auditoria de produto? Os registros demonstram que as auditorias de produto foram conduzidas com freqncia determinada? Os registros evidenciam tomados de aes para no-conformidades detectadas na auditoria de produto? O fornecedor possui um cronograma referente auditoria de processo? Os registros demonstram que as auditorias de processo foram conduzidas com freqncia determinada? Os registros evidenciam tomados de aes para no-conformidades detectadas na auditoria de processo? Funcionrio Auditado:

Verificar processo de inspeo.

Evidenciar cronograma

Verificar registros

Evidenciar cronograma

Checar registros

Verificar registros

Evidenciar cronograma

Verificar registros

Verificar registros

TOTAL
Simular a rastreabilidade de um item de estoque.

Mx. de pontos na sesso =

24

X - MATERIAL NO CONFORME
O fornecedor possui um mtodo eficiente de rastreabilidade? Os produtos suspeitos e no-conformes so visualmente identificados e adequadamente controlados para prevenir seu uso indevido ou entrega?

Analisar sistema de identificao.

Caso um produto no conforme for submetido a reparo ou retrabalho, o trabalho conduzido por documentos controlados e aprovados, e o produto verificado novamente para assegurar conformidade com os requisitos?

Verificar registros

Existem reas e recipientes apropriados e identificados para refugo e retrabalho? Funcionrio Auditado:

Avaliar rea de produtos no-conformes.

TOTAL

Mx. de pontos na sesso =

XI - AO CORRETIVA

Pgina 34 de 68

Manual de Requisitos para Fornecedores


O fornecedor atende os requisitos contemplados no Manual de Requisitos referente ao prazo de fechamento de noconformidades - 8 D < 07 dias? Existe um mtodo formal de soluo de problemas? Exemplo (8D, MSP, etc.)? O fornecedor usa ferramentas adequadas para estabelecer a causa raiz correta? (ex: Mtodo dos porqus, diagramas, etc..) Como o fornecedor controla as aes pendentes procedentes de no-conformidades? (ex: FMEA, PLCO, Planos de aes, etc.) A eficcia na ao corretiva verificada? O fornecedor gerencia de forma eficaz os prazos de respostas de aes pendentes? Funcionrio Auditado:
Verificar mdia de fechamento de RNC's do fornecedor

Evidenciar tratativa do fornecedor para no-conformidades Evidenciar tratativa do fornecedor para no-conformidades

Analisar controle de aes pendentes do fornecedor Evidenciar junto ao processo Analisar mtodo de gerenciamento

TOTAL
Verificar junto rea de recursos humanos Verificar junto rea de recursos humanos

Mx. de pontos na sesso =

12

XII - TREINAMENTO
H um programa de treinamento formal aos funcionrios? Os registros de treinamento esto disponveis, so facilmente acessveis?

Quando aplicvel todos os funcionrios envolvidos, so orientados sobre a importncia de uma pea de segurana e os procedimentos relacionados a ela (identificao, documentao envolvida e riscos)?

Verificar registros de treinamento

Os funcionrios esto aptos a executar as atividades atribudas descritas na matriz Funo x Desempenho? Funcionrio Auditado:

Efetuar uma checagem com 3 funcionrios e analisar sua capacitao

TOTAL
Evidenciar se existe um planejamento para manuteno Verificar registros / indicadores Evidenciar lista Analisar controle de vida til do ferramental. Verificar registros e maquinrio

Mx. de pontos na sesso =

XIII - MANUTENO
H uma lista de manuteno disponvel para ferramentas e dispositivos? H registros de performance de manuteno? H uma lista de peas sobressalentes disponvel? O fornecedor tem o controle da vida til do ferramental? Os equipamentos utilizados na manufatura de itens/caractersticas de segurana so conhecidos e esto identificados? Funcionrio Auditado:

TOTAL

Mx. de pontos na sesso = Pgina 35 de 68

10

Manual de Requisitos para Fornecedores

XIV - EXPEDIO / ARMAZENAMENTO / RASTREABILIDADE


O FIFO (First In First Out) aplicado? O produto em estoque est sendo adequadamente protegido contra danos? O produto final est sendo rastreado pela matria prima? O fornecedor conhece completamente os requisitos de embalagens do cliente, tais como dimenses aceitveis, resduos, material, identificao, etc.? H instrues para embalagem e identificao? Quando requerido, elas esto de acordo com os requisitos do cliente? assegurada a rastreabilidade das peas relacionadas com segurana, em todas as fases do processo, at o cliente final? utilizada pela organizao, uma forma de identificao diferenciada para produtos de segurana desde o processo at o cliente? Funcionrio Auditado:
Evidenciar metodologia de entrega do fornecedor Analisar estoque Analisar caractersticas de identificao

Evidenciar instruo de embalagens

Evidenciar instruo de embalagens Evidenciar instruo de embalagens Verificar sistemtica de rastreabilidade utilizada

Evidenciar instruo de embalagens

TOTAL

Mx. de pontos na sesso =

16

XV - MEIO AMBIENTE
O fornecedor possui certificao ISO 14000? Se no, existe planejamento para certificao? Caso aplicvel, existe Estao de Tratamento de Efluentes? H evidncias de um sistema de coleta seletiva de resduos e sua devida disposio Funcionrio Auditado:
Verificar se existe, caso positivo checar reviso e validade. Evidenciar estao de tratamento Evidenciar sistema de controle de resduos

TOTAL

Mx. de pontos na sesso =

RESPONSABILIDADE SOCIAL - SA 8000


O fornecedor possui polticas que probem a utilizao de trabalho infantil? O fornecedor estimula o comportamento tico e busca assegurar relacionamentos ticos com todas as partes interessadas? O fornecedor possui um cdigo de tica? O fornecedor pratica uma poltica de remunerao adequada aos requisitos tangveis SA8000? O fornecedor possui atividades que configuram o trabalho forado?
Evidenciar prtica

Evidenciar prtica

Evidenciar prtica

Evidenciar prtica

Evidenciar prtica

Pgina 36 de 68

Manual de Requisitos para Fornecedores


garantida a iseno da discriminao na seleo de pessoas na Organizao? garantida a iseno da discriminao na descrio das funes a serem exercidas na Organizao? So observados os requisitos especificados nas legislaes trabalhistas? Funcionrio Auditado: SOMATRIO GERAL:
Evidenciar prtica

Evidenciar prtica

Evidenciar prtica

SESSO NO PONTUADA = 16

PARECER FINAL

Pgina 37 de 68

Manual de Requisitos para Fornecedores

ANEXO C

Solicitao de Itens para Amostra Prottipo

Amostra / Prottipo
Cdigo: Projeto: Lder de Projeto: Fornecedor: Data: Fone: Resp.: Descrio: Qtd.:

Pgina 38 de 68

Manual de Requisitos para Fornecedores

ANEXO D

SOLICITAO DE DESVIO
Solicitao de Desvio Nmero: Alterao de Processo / Produto Nome do Fornecedor: Cargo do Solicitante: Descrio da Pea: Nmero / Cdigo / Referncia do Item: Empresa (s) Randon afetada (s): Reviso: Quantidade / Prazo: Data: Item Nome do Solicitante: Telefone do Solicitante:

Descrio da Alterao / Desvio solicitada: (ser especfico, Incluir desenho marcado, se aplicvel)

Motivo da Alterao / Desvio:

Descrever Ao Corretiva: Assinatura do Fornecedor: Data: ____/____/____ Resposta das Empresa Randon Pedido Negado Comentrios: Pedido Aprovado

Data: ____/____/____ Assinatura da Engenharia Data: ____/____/____ Assinatura da Qualidade


Pgina 39 de 68

Manual de Requisitos para Fornecedores

ANEXO E

Questionrio de Seleo de Fornecedores


IDENTIFICAO DA EMPRESA
Nome: Endereo: Cidade: CEP: Fone: e-mail: CGC: Estado: Pas: Fax: www.

RESPONSABILIDADES
Setor Vendas Produo Qualidade Engenharia Financeiro Ps-vendas Suprimentos Nome Cargo N Telefone E-mail

DADOS ADICIONAIS
Nmero de Funcionrios: Principais Fornecedores: Nmero de Fornecedores:

Principais Clientes:

Faturamento Anual Lquido (R$):

OBSERVAES INICIAIS:

Este questionrio foi formulado com questes referentes aos quesitos das normas ISO 9001:2000, da Norma ISO 14001:2004, ISO/TS 16949:2002; ISO/IEC 17025:2001; OHSAS 18001:2007; SA 8000:2001 e requisitos tcnicos e comerciais / financeiros; Este questionrio de auto-avaliao tem o objetivo de proporcionar um conhecimento geral do fornecedor, sua estrutura, organizao, sistema de qualidade, sistema de preo e requisitos tcnicos; Um plano de ao poder ser solicitado e monitorado, com base nesta anlise, caso os requisitos mnimos estabelecidos pela organizao no sejam atingidos. Constatada a necessidade, poder ser efetuada uma visita de avaliao, auditoria da qualidade / processo

Pgina 40 de 68

Manual de Requisitos para Fornecedores

Importante!

Os requisitos a seguir devero ser respondidos por extenso quando necessrio, caso contrrio dever ser marcado um X quando a empresa possuir a prtica questionada ou NA quando no aplicvel.

1 A empresa possui algum tipo de certificao?

ISO 9001:2000 ISO 14001 SA 8000 Outros - Especificar

ISO TS 16949 OHSAS 18001/ BS 8800 ISO 17025:2001

Qual a validade do (s) certificado (s): ISO 9001:2000 ISO 14001 SA 8000 ISO TS 16949 OHSAS 18001/BS8800 ISO 17025:2001 Outros: Anexar certificado (s). Caso negativo, a empresa pretende se certificar e quando? (Anexar cronograma) S 2 A empresa possui licena de operao (LO) ou similar? (Anexar cpia) Caso afirmativo, qual sua validade? A empresa utiliza alguma substncia restrita conforme definido no Anexo I deste Manual? Caso afirmativo, descreva qual: S 3 A empresa se responsabiliza pela parada de produo em decorrncia de no conformidade do item fornecido? S 4 A empresa participa de algum sistema Regional/Nacional baseado em critrios de Excelncia, tipo PGQP, PNQ? Caso afirmativo, descreva qual: N N N

ISO 9001:2000
5 A empresa possui poltica da qualidade definida e implementada? 6 A empresa possui procedimentos documentados e controlados para: - controle e reviso de documentos; - controle de registros da qualidade; - controle de item/produto no conforme; - auditoria interna do sistema da qualidade; - ao corretiva; - ao preventiva. 7 A empresa possui procedimentos para: - inspeo das caractersticas identificadas como especiais pelo cliente ou pela prpria organizao; - anlise crtica de contrato; - anlise crtica de projeto e desenvolvimento; - seleo e avaliao de fornecedores;

Pgina 41 de 68

Manual de Requisitos para Fornecedores


inspeo e controle do material recebido; controle de processo; competncia, conscientizao e treinamento.

8 A empresa mantm guarda dos registros relativos : - rastreabilidade desde a matria prima at o produto final (quando exigido); - aprovao do produto final; - histrico das melhorias no processo e produto; - calibrao de dispositivos de medio e monitoramento. 9 A empresa executa aes corretivas para eliminar as causas da no conformidade, de forma a evitar sua repetio e registros dos resultados de aes executadas e anlise crtica destas aes? 10 A empresa define as aes para eliminar as causas das no conformidades potencias, de forma a evitar a sua ocorrncia e registros dos resultados de aes executadas e anlise crtica destas aes? 11 Existe uma poltica de melhoria contnua? Que indicadores so analisados?

ISO/TS 16949:2002
Nota: Dvidas adicionais no preenchimento deste bloco devero ser consultadas na lista de verificao para ISO/TS 16949:2002, disponvel no Portal de Fornecedores 12 A empresa atende aos seguintes requisitos da ISO TS 16949:2002: S N - Requisitos gerais Suplemento (4.1.1) Especificaes de engenharia (4.2.3.1) Reteno de registros (4.2.4.1) Eficincia do processo (5.1.1) Objetivos da qualidade Suplemento (5.4.1.1) Responsabilidade pela Qualidade (5.5.1.1) Representante do cliente (5.5.2.1) Desempenho do sistema de gesto da qualidade (5.6.1.1) Entradas para a anlise crtica Suplemento (5.6.2.1) Habilidade no projeto do produto (6.2.2.1) Treinamento (6.2.2.2) Treinamento no local de trabalho (6.2.2.3) Motivao e empowerment dos funcionrios (6.2.2.4) Planejamento da planta, instalaes e equipamentos (6.3.1) Planos de contingncia (6.3.2) Segurana do pessoal para obter a qualidade do produto (6.4.1) Limpeza das instalaes (6.4.2) Planejamento da realizao do produto Suplemento (7.1.1) Critrios de aceitao (7.1.2) Confidencialidade (7.1.3) Controle de alteraes (7.1.4) Caractersticas especiais definidas pelo cliente (7.2.1.1) Anlise crtica dos requisitos relacionados ao produto Suplemento (7.2.2.1) Viabilidade de manufatura pela organizao (7.2.2.2) Comunicao com o cliente Suplemento (7.2.3.1) Abordagem multidisciplinar (7.3.1.1) Entradas de projeto do produto (7.3.2.1) Entradas de projeto do processo de manufatura (7.3.2.2) Pgina 42 de 68

Manual de Requisitos para Fornecedores


Caractersticas especiais (7.3.2.3) Sadas de projeto do produto Suplemento (7.3.3.1) Sadas de projeto do processo de manufatura (7.3.3.2) Monitoramento (7.3.4.1) Validao de projeto e desenvolvimento Suplemento (7.3.6.1) Programa de prottipo (7.3.6.2) Processo de aprovao do produto (7.3.6.3) Conformidade aos regulamentos (7.4.1.1) Desenvolvimento do sistema de gesto da qualidade do fornecedor (7.4.1.2) Fontes de fornecimento aprovadas pelo cliente (7.4.1.3) Qualidade do produto adquirido (7.4.3.1) Monitoramento do fornecedor (7.4.3.2) Plano de Controle (7.5.1.1) Instrues de trabalho (7.5.1.2) Verificao da preparao do trabalho (set-up) (7.5.1.3) Manuteno preventiva e preditiva (7.5.1.4) Gesto do ferramental de produo (7.5.1.5) Programao de produo (7.5.1.6) Retroalimentao de informaes do servio (7.5.1.7) Contratos de prestao de servio com o cliente (7.5.1.8) Validao dos processos de produo e de fornecimento de servio Suplemento (7.5.2.1) Identificao e rastreabilidade Suplemento (7.5.3.1) Ferramental de propriedade do cliente (7.5.4.1) Armazenamento e inventrio (7.5.5.1) Anlise do sistema de medio (7.6.1) Registros de calibrao/verificao (7.6.2) Laboratrio interno (7.6.3.1) Laboratrio externo (7.6.3.2) Identificao de ferramentas estatsticas (8.1.1) Conhecimento dos conceitos estatsticos bsicos (8.1.2) Satisfao dos clientes Suplemento (8.2.1.1) Auditoria do sistema de gesto da qualidade (8.2.2.1) Auditoria do processo de manufatura (8.2.2.2) Auditoria do produto (8.2.2.3) Planos de auditorias internas (8.2.2.4) Qualificao dos auditores internos (8.2.2.5) Medio e monitoramento de processos de manufatura (8.2.3.1) Inspeo de layout e ensaio funcional (8.2.4.1) Itens de aparncia (8.2.4.2) Controle de produtos no-conforme Suplemento (8.3.1) Controle de produtos retrabalhados (8.3.2) Informao ao cliente (8.3.3) Derroga do cliente (8.3.4) Anlise de dados (8.4) Anlise e uso dos dados (8.4.1) Melhoria contnua da organizao (8.5.1.1) Melhoria dos processos de manufatura (8.5.1.2) Pgina 43 de 68

Manual de Requisitos para Fornecedores


Resoluo de problemas (8.5.2.1) Abordagem prova de erros (8.5.2.2) Impacto da ao corretiva (8.5.2.3) Ensaio anlise dos produtos rejeitados (8.5.2.4) Anexo A (normativo) Plano de Controle A1 Fases do plano de controle A2 Elementos do plano de controle S N

ISO 14001:2004 13 A empresa possui poltica de meio-ambiente definida e implementada? 14 A empresa mantm atualizada lista de produtos ou insumos restritos (lista cinza) ou proibidos (lista negra) utilizados no processo? Ver listas em anexo 1. 15 A empresa mantm e estabelece procedimentos para identificar os aspectos ambientais de suas atividades, produtos/servios que possam por ela a ser controlado e sobre as quais presume-se tenha influncia, a fim de determinar aqueles que tenham ou possam ter impacto significativo sobre o meio ambiente? 16 A empresa estabelece e mantm procedimentos que faam com que seus empregados estejam conscientes de suas responsabilidades em atingir a conformidade com a poltica ambiental, dos impactos ambientais significativos, reais e potenciais de suas atividades e dos benefcios ao meio ambiente resultante da melhoria do seu desempenho pessoal com base na educao, treinamento e experincia apropriada? 17 A empresa estabelece e mantm procedimentos para o controle de todos os documentos exigidos pela norma devendo os mesmos atender os seguintes critrios: ser legvel, estar datada, facilmente identificvel, mantida de forma organizada e retirada por um perodo especificado, responsabilidades referentes a criao e alterao de documentos? 18 Na parte da ISO 14001, a empresa possui um sistema para identificar a legislao/requisitos especfico do cliente? 19 A empresa estabelece e mantm procedimentos relativos aos aspectos ambientais significativos identificveis de bens e servios utilizados pela organizao e da comunicao de procedimentos e requisitos pertinentes a serem atendidos por fornecedores e prestadores de servios? 20 A empresa estabelece e mantm procedimentos p/ identificar o potencial de acidentes e atender a situao de emergncia, bem como para prevenir e mitigar os impactos ambientais que possam estar associados aos mesmos? 21 A empresa estabelece e mantm procedimentos documentos para monitorar e medir, periodicamente as caractersticas principais de suas operaes e atividades que possam ter um impacto significativo sobre o meio-ambiente, incluindo o registro de informaes p/ acompanhar o desempenho, controles operacionais e a conformidade com os objetivos e metas do sistema de gesto ambiental? 22 A empresa mantm os equipamentos de monitoramento calibrados e retm os registros dos processos analisados? 23 A organizao estabelece e mantm procedimentos para definir responsabilidades e autoridades sobre as no-conformidades. Qualquer ao corretiva ou preventiva adotada para eliminar as causas das no-conformidades reais ou potenciais deve ser adequada a magnitude dos problemas e proporcional ao impacto ambiental verificado?

Pgina 44 de 68

Manual de Requisitos para Fornecedores

OHSAS 18001:2007
24 Existe sistemtica para avaliao de perigos e riscos nas atividades e processos da empresa? 25 A empresa atende as legislaes pertinentes a sade e segurana ocupacional? 26 A empresa estabelece objetivos e metas relacionada a segurana e sade ocupacional? 27 A empresa possui procedimentos para implementao e monitoramento de aes corretivas e preventivas?

SA 8000:2001
28 - A empresa e os seus fornecedores tm polticas que probem a utilizao de trabalho infantil? 29 - A empresa estimula o comportamento tico e busca assegurar relacionamentos ticos com todas as partes interessadas? 30 - A empresa possui um cdigo de tica? 31 - A empresa pratica uma poltica de remunerao adequada aos requisitos tangveis SA 8000? 32 - A empresa possui atividades que configuram o trabalho forado? 33 - garantida a iseno da discriminao na seleo de pessoas na organizao? 34 - garantida a iseno nas descries das funes a serem exercidas na organizao? 35 - So observados os requisitos especificados nas legislaes trabalhistas quanto jornada de trabalho?

ISO 17025:2001
36 - O laboratrio est equipado de tal forma que possibilite a realizao das calibraes em segurana, tais como: - Possui o pessoal tcnico responsvel e adequado com o servio prestado? - Possui as acomodaes para realizao dos servios e equipamentos adequados? Possui as condies ambientais sob controle de modo a no interferir no servio executado? - Comprova, atravs de documentao que seus padres possuem rastreabilidade padres nacionais e/ou internacionais? 37 - O laboratrio quanto ao processo de medies: - Utiliza mtodos validados para a execuo das calibraes? - Estima a incerteza de medio para todos os servios e ela expressa na documentao? - Possui procedimentos de controle da qualidade para monitorar a validade das calibraes realizadas? - Identificao do mtodo utilizado e a identificao do tcnico responsvel com assinatura? - Resultados de ensaios com as unidades de medida, onde apropriados? - Os resultados de calibrao realizados antes e depois do ajuste ou reparo, quando for a caso, se disponveis? - As condies ambientais sob as quais as calibraes foram realizadas e a incerteza das medies? - Evidncia que as medies so rastreveis e mantm registros para consulta posterior?

NA

Pgina 45 de 68

Manual de Requisitos para Fornecedores


COMERCIAL 39 - A empresa possui uma sistemtica clara para o estabelecimento de preo? 40 - A solicitao de reajuste de preo feita a partir de planilha de custos aberta? 41 - A empresa demonstra comparativos de preos com o mercado nacional e/ou internacional? 42 - A empresa negocia as taxas para pagamentos a prazo com seus clientes? 43 - A empresa possui tabela de descontos de acordo com o consumo? 44 - A empresa possui flexibilidade nas quantidades a serem programadas? 45 - A embalagem preserva a integridade da material? 46 - O material apresenta na embalagem ou material as condies de rastreabilidade? FINANCEIRO 47 - A empresa analisa o balano do exerccio? 48 - A empresa disponibiliza o balano dos ltimos trs anos? TCNICO / COMERCIAL 49 - A empresa tem estrutura de desenvolvimento de produto/processo prprio? 50 - A empresa tem possibilidade de desenvolver projetos em conjunto? 51 - A empresa envia PAPP, relatrios, laudos ou equivalente quando da entrega da amostra conforme solicitado? 52 - A empresa disponibiliza a descrio do fluxo de processo de fabricao com os pontos de controle adotados? 53 - A empresa entrega disponibiliza especificao do produto e a ficha de segurana (quando aplicvel) do item quando do envio da amostra? 54 - A empresa possui laboratrio/setor de anlise para liberao do material/produto? Caso no possua, como feita a liberao? S N S N S N NA

55 - A empresa envia laudo de anlise para todos os lotes fornecidos quando requerido pelo cliente? 56 - Antes do fornecimento de produtos fora das especificaes solicitado o consentimento do cliente? 57 - A empresa informa ao cliente quando da ocorrncia de alteraes do produto fornecido e/ou do seu processo?

Pgina 46 de 68

Manual de Requisitos para Fornecedores


GERENCIAMENTO DE ITENS SEGURANA S N

* Este bloco de perguntas somente aplicvel para fornecedores de itens de segurana, sendo que para os mesmos, todas as questes devem ser avaliadas e atendidas. Para aquelas no atendidas deve ser montado um plano para adequao. 58 - A organizao possui procedimentos descritos, orientando quanto a tratativa relacionada a itens de segurana? 59 - Todos os funcionrios envolvidos, so orientados sobre a importncia de uma pea de segurana e os procedimentos relacionados a ela (identificao, documentao envolvida e riscos)? 60 - Toda a documentao relativa ao processo e/ou pea de segurana identificada e fica disponvel (desenhos, planos de controle, registros, planos de manuteno, PAPPs, etc)? 61 - assegurada a rastreabilidade das peas relacionadas com segurana, em todas as fases do processo, at o cliente final? 62 - O tempo de arquivamento dos registros est determinado e documentado? 63 - Os registros e documentos relacionados so armazenados em local seguro e organizado, a fim de garantir o fcil acesso e a integridade dos mesmos? 64 - utilizada pela organizao, uma forma de identificao diferenciada para produtos de segurana desde o processo at o cliente? 65 - Existem procedimentos para orientao, desenvolvimento, monitoramento e identificao de fornecedores e matrias primas relacionadas com itens de segurana? 66 - assegurada a rastreabilidade das matrias primas empregadas em itens de segurana? 67 - Os fornecedores de itens de segurana so conhecidos e esto identificados? 68 - So garantidos Cp/Cpk maior ou igual a 1,67 para todas as caractersticas relacionadas com a segurana do produto (conforme item 2.2 do Manual de Fornecedores)? 69 - Caso no atingidos os ndices acima, realizada inspeo em 100% dos produtos fornecimedos at a adquao do processo? So utilizados cronogramas de melhoria? 70 - So utilizados controles estatsticos (CEP) para monitoramento dos processos relacionados com a manufatura de produtos de segurana? 71 - As mquinas e equipamentos relacionados com a fabricao e controle de itens de segurana so identificados? 72 - A empresa possui algum tipo de seguro objetivando cobrir despesas com recalls

Pgina 47 de 68

Manual de Requisitos para Fornecedores

OBS.: Este questionrio ser considerado como parte integrante do ndice de Desempenho Global do Fornecedor, no requisito IGF - ndice de Gesto do Fornecedor, e suas informaes podero, eventualmente, ser verificadas em futuras auditorias, as quais podero ser realizadas em momento oportuno.
Coloque aqui informaes adicionais ou dados que julgar necessrio, caso no se enquadre em nenhuma das questes acima:

Responsvel sobre as informaes fornecidas:


Nome: Cargo: Assinatura: Data: / /

Pgina 48 de 68

Manual de Requisitos para Fornecedores

Anexo I SUBSTNCIAS DE USO PROIBIDO OU RESTRITO (LISTA NEGRA E CINZA)

- rea de Validade
Esta Norma de Fbrica vlida para os produtos e os processos de produo das empresas do grupo Randon, que tenham interface com as montadoras de caminhes.

- Orientao
Para evitar influncias prejudiciais de determinadas substncias sobre as pessoas e o meio ambiente, esta norma lista as substncias que no devem ser empregadas (Lista Negra) nos produtos e processos de produo das empresas do grupo Randon, ou cujo emprego deve ser restrito (Lista Cinza). O objetivo desta norma, alm disso, assegurar que as exigncias dos clientes neste sentido sejam atendidas. A exigncia de clientes que fundamenta a incluso de determinadas substncias na respectiva lista encontra-se mencionada como fonte nas listas desta norma. Um documento semelhante a Lista VDA para Substncias de Declarao Obrigatria (Formulrio de Substncias 232-101), que se mantm vlida independentemente desta norma.

- Substncias cujo emprego proibido (Lista Negra)


A lista relaciona substncias, cujo uso proibido tanto em processos de produo das empresas do grupo Randon, quanto em produtos fornecidos as empresas do grupo Randon. Quando da introduo de novos produtos, a fornecedor deve comprovar que os mesmos no contm nenhuma das substncias que integram a lista. Se houver produtos que j esto sendo fornecidos as empresas do grupo Randon e que contenham substncias desta lista, este fato deve ser informado pelo fornecedor. Neste caso, devem ser elaborados planos para as medidas de retirada, com indicao da data a partir da qual a substncia no ser mais utilizada.

Restries A proibio de utilizao no se aplica a produtos que so empregados apenas em quantidades muito pequenas e pelo pessoal especializado, dentro dos laboratrios das empresas do grupo Randon. Alm disso, podero ser feitas excees para substncias cuja utilizao ocorrem em processos nos quais no possvel proibi-las totalmente, devido a regulamentos da legislao vigente ou requisitos de segurana. Nos casos em que for necessrio fazer excees, devero ser tomadas medidas especiais de segurana para evitar danos s pessoas e ao meio-ambiente. As excees devem ser acertadas com os respectivos departamentos de suprimentos das empresas do grupo Randon. Regulamentos de legislao nacional ou local referentes proibio de utilizao de produtos qumicos podero abranger outros itens alm desta lista. Neste caso, prevalecem as disposies legais.

Pgina 49 de 68

Manual de Requisitos para Fornecedores


Substncias de Uso Proibido ("Lista Negra") Grupo Aminas

Nome da Susbtncia
Fenill--naftilamina

N. CAS 1) 135-88-6 101-77-9 75-69-4 76-13-1 76-14-2 76-15-3 75-71-8 Diversos Diversos Diversos 92-67-1 92-87-5 62-56-6 353-59-3 75-63-8 124-73-2 Diversos 1336-36-3 87-68-3 56-23-5 75-09-2 71-55-6 127-18-4 7758-97-6

reas de aplicao (Ex.) Produto anti-oxidante Catalisador p/ tintas/vernizes Prod. refrigerante, Freon Prod. refrigerante, Freon Prod. refrigerante, Freon Prod. refrigerate, Freon Prod. refrigerante, Freon Material isolante Sintticos, txteis Sintticos, txteis Corante Corante Borracha e Sintticos Prod. Anti-chamas Prod. Anti-chamas Prod. Anti-chamas Prod. Espumante, Solvente Material isolante Solvente Solvente Solvente em combustvel Solvente Solvente Pigmento Pigmento Equipamento eltrico Anti-chamas em leo leo, lubrificantes, etc. Uso como etoxilatos Prod. de limpeza

Risco2) C C O O O O O C E, N, C E, N, C C C O O O O O E E, T O, C, T C O C C, A, E, N C, E N, E E C E E E E

Fonte V1, S1 V1, S1 V1, S1, D2 V1, S1, D2 V1, S1, D2 V1, S1, D2 V1, S1, D2 V1, S1, D1 V1, S1 V1, S1 V1, S1 V1, S1 V1, S1 V1, S1 V1, S1 V1, S1 V1, S1 V1, S1 V1, S1 V1, S1 V1, S1 V1, S1 V1, S1 V1, S1 V1, S1, D2 V1, S1, D2 V1, S1 V1, S1 V1, S1 V1, S1 V1, S1 V1, S1

Metileno-dianilina (4, 4-)


CFC 11

CFC (Cloro-FlorCarbonos)

CFC 113 CFC 114 CFC 115 CFC 12

Fibras Prod. Anti-chamas

Asbesto

Difenil polibromado (PBB) steres de difenil polibromado(PBDE)


Difenilamina (4-) e Sais Benzidinas e Sais Uria de enxofre

Prods. Qumicos para produo de borracha

Halon 1211
Hidrocarbono Halogenado

Halon 1301 Halon 2402


HCFC3) PCB (Hidrocarbonetos policlorados) Hexaclorobutadieno

Hidrocarbo-netos clorados

Tetraclorocarbono

Cloreto de metileno
1,1,1-Tricloroetano Tetracloroetileno Cromato de chumbo Metais Cdmio e compostos de cdmio
4)

Diversos Diversos Diversos Diversos Diversos Diversos Diversos Diversos

Mercrio e compostos de mercrio Graxas e lubrificantes Parafinas cloradas leo mineral com PAHs (Hidrocarbonetos poliaromticos) 5) 4-Nonil-fenol Substncias para tratamento de superfcies
1. 2. 3.

Etoxilato de nonil-fenol
Octil-fenol

Uso como etoxilatos


Produto de limpeza

Etoxilato de octil-fenol

CAS-Nr.: Chemical Abstract Services. Sistema internacional de numerao para identificao de substncias qumicas. A = Alergnico, C = Cancergeno, T = Txico, E = Poluente, N = Neurotxico, O = Destri a camada de Oznio, R = Prejudicial reproduo HCFC como espumante em espuma de PUR ou como solvente se inclui na Lista Negra; o emprego de HCFC como substncia refrigerante se inclui na Lista Cinza. 4. O emprego de cdmio em baterias classifica-se na Lista Cinza; para outros empregos vale a Lista Negra. 5. Ser considerado leo mineral com PAH se o teste padro (Mtodo IP 346) resultar Extrato de DMSO 3%. Vlido para leos bsicos utilizados em materiais lubrificantes, graxas e outros produtos qumicos. 6. Podem ser feitas excees para benzol em combustveis. Fontes: V1 = VOLVO STD 1009,1; S1 = SCANIA STD4158; S2 = SCANIA STD4159; D1 = DAF TLV 00805-102 (N. 5.1); D2 = DAF TLV 00805-102 (N. 5.2)

Pgina 50 de 68

Manual de Requisitos para Fornecedores

- Susbtncias de uso restrito (Lista Cinza)


A lista relaciona substncias, cujo uso deve ser restrito tanto em processos de produo das empresas do grupo Randon, quanto em produtos fornecidos as empresas do grupo Randon,. Antes de serem introduzidos novos produtos que contenham uma ou mais substncias da lista, sempre dever ser feita uma avaliao referente ao emprego de substncias alternativas menos prejudiciais. Se houver produtos que j esto sendo fornecidos a JOST/Master/Suspensys e que contenham substncias desta lista, este fato deve ser informado pelo fornecedor. Neste caso, dever haver um controle sobre estes produtos. Alternativas menos prejudiciais devem ser introduzidas to logo seja tcnica e economicamente vivel. Restries:

A norma de restrio refere-se a concentraes acima de 0,1 da percentagem em peso. Algumas substncias ainda possuem outros valores limites relacionados nas listas. A norma de restrio no se aplica a produtos que so empregados apenas em quantidades muito pequenas e pelo pessoal especializado, dentro do laboratrio da JOST, Master ou a Suspensys. Alm disso, podero ser feitas excees para substncias cuja utilizao ocorre em processos nos quais no possvel restringi-las totalmente, devido a regulamentos da legislao vigente ou requisitos de segurana. Nos casos em que for necessrio fazer excees, devero ser tomadas medidas especiais de segurana para evitar danos s pessoas e ao meio-ambiente As excees devem ser acertadas com os respectivos departamentos de suprimentos das empresas do grupo Randon. Regulamentos de legislao nacional ou local referentes proibio de utilizao de produtos qumicos podero abranger outros itens alm desta lista. Neste caso, prevalecem as disposies legais.
Substncias de Uso Restrito (Lista Cinza) Grupo Nome da Substncia Clorocresol (meta-) Chlorocresol (orto-) N. CAS. 1) 59-50-7 1570-64-5 26172-55-4 2682-20-4 Diversos 137-26-8 Diversos 115-86-6 1717-00-6 75-68-3 75-45-6 584-84-9 91-08-7 2451-62-9 8050-09-7 8050-10-6 73138-82-6 Diversos Diversos reas de Aplicao (Ex.) Graxas, lubrificantes, Tintas, vernizes Graxas, lubrificantes, Tintas, vernizes Solues aquosas Solues aquosas gua refrigerante Tambm como Biocida Prod. txteis, sintticos, etc. Tambm antioxidante Produto refrigerante Produto refrigerante Produto refrigerante Espuma de PUR, adesivos Espuma de PUR, adesivos Vernizes em p Adesivos, tintas, Prod. de corte Prod. de destilao, de enchimento Prod. de destilao, de enchimento Risco 2) E, A E (provvel) A A E A, E E (possvel) E O O O A (Asma) A (Asma) T(Mutagnico) A C, E C Fonte V2, S2 V2, S2 V2, S2 V2, S2 V2, S2 V2, S2 V2, S2 V2, S2 V2, S2 V2, S2 V2, S2 V2, S2 V2, S2 V2 V2, S2 V2, S2 V2, S2

Biocidas (sem

Cloro-metil-isotiazolinone Metil-isotiazolinone Compostos orgnicos de zinco (trialquila) Thiram (TMTD) Bromados (no PBB ou PBDE) Trifenilfosfato HCFC 141 b

limite de concentrao)

Produtos antichamas

HCFC

3)

HCFC 142 b HCFC 22 2,4-Tolueno-diisocianato

Catalisadores

2,6-Tolueno-diisocianato TGIC Colofnio (quando > 1%) Creosotes Alcatro

Misturas complexas

Pgina 51 de 68

Manual de Requisitos para Fornecedores


Substncias de Uso Restrito (Lista Cinza) Grupo Nome da Substncia Benzol 2-Etoxietanol Solventes Acetato de 2 - Etoxietanol 2-Metoxietanol Acetato de 2 - Metoxietanol 1,2 Dicloro-etano n-Hexano Solventes Clorofrmio (quando > 1%) Tricloroetileno Arsnico e compostos de arsnico Chumbo e compostos de chumbo Metais Cdmio em baterias
4) 5)

N. CAS. 1) 71-43-2 110-80-5 111-15-9 109-86-4 110-49-6 107-06-2 110-54-3 67-66-3 138-86-3 5989-27-5 79-01-6 Diversos Diversos Diversos Diversos 7789-06-2 13530-65-9 85-68-7 84-74-2 131-11-3 7664-39-3

reas de Aplicao (Ex.) Solvente, Benzina Solvente Solvente Solvente Solvente Aditivo p/ combustveis Solvente Solvente Solvente Solvente Prod. p/ tratamento de madeira Pigmentos p/ tintas Acumuladores Tratamento de superfcies Pigmento Pigmento Adesivos, tintas, etc. Adesivos, tintas, etc. Catalisadores, tintas Corrosivos e custicos Amaciantes Detergentes Prod. P/ manuteno de veculos Graxas e Lubrificantes Prod. Anti-corrosivo

Risco 2) C R R R R C N C, R A, E C N, C, E N, E C, E A, C, E C C E E T T E E E E, T C, T

Fonte V1, S2 V1, S2 V1, S2 V1, S2 V1, S2 V2, S2 V2, S2 V2, S2 V2, S2 V2, S2 V2, S2 V2, S2, D2 V2, S2 V2, S2 V2, S2 V2, S2 V2, S2 V2, S2 V2, S2 V2, S2 V2, S2 V2, S2 V2, S2 V2, S2 V2, S2

Citrenos

Compostos de cromo VI Cromato de estrncio Cromato de zinco Butil-benzil-ftalatos Amaciantes,

Plastificador
cidos

Dibutil-ftalatos Dimetil-ftalatos cido fluordrico (HF)

Substncias para tratamento de superfcies

DHTDMAC (DHT Dimetil-cloreto 61789-80-8 de amnio) DSDMAC (Dister-dimetil107-64-2 cloreto de amnio) DTDMAC Difenilamina Nitrito de sdio 6) 68783-78-8 122-39-4 7632-00-0

Aditivos
1. 2. 3.

CAS-Nr.: Chemical Abstract Services. Sistema internacional de numerao para identificao de substncias qumicas. A = Alergnico, C = Cancergeno, T = Txico, E = Poluente, N = Neurotxico, O = Destri a camada de Oznio, R = Prejudicial reproduo HCFC como espumante em espuma de PUR ou como solvente se inclui na Lista Negra; o emprego de HCFC como substncia refrigerante se inclui na Lista Cinza. 4. O emprego de cdmio em baterias classifica-se na Lista Cinza; para outros empregos vale a Lista Negra. 5. No tratamento de superfcies com aceleradores (cromagem), a medida na superfcie das peas no deve ultrapassar 3g/cm2 (Medio segundo padro VOLVO STD5713,102). 6. Nitrito pode ser cancergeno na presena de aminas. Fontes: V2 = VOLVO STD1009,11; S2 = SCANIA STD4159; D2 = DAF TLV 00805-102 (N.. 5.2)

1 - Atualizao
A lista elaborada de acordo com as exigncias dos nossos clientes e conforme outros requisitos, sendo atualizada anualmente, na medida do necessrio.

Pgina 52 de 68

Manual de Requisitos para Fornecedores

ANEXO F

Caractersticas Especiais - Empresas Randon

Caractersticas de Segurana (D)

Caractersticas Importantes (C)

Caracterstica Critica (Segurana)

Caracterstica Significativa

Caracterstica Subordinada

@1

@2

@3

Caracterstica Relacionada Segurana

Caracterstica Principal

Componente Relacionado Segurana

S.R.C.

Caracterstica Critica (Segurana)

Caracterstica Significativa

Caracterstica Subordinada

NA

NA

NA

Pgina 53 de 68

Manual de Requisitos para Fornecedores

Caracterstica de Segurana

Caracterstica de Controle

Caracterstica de Referncia

Componente Relacionado Segurana

Item de Segurana

Item de Controle

Componente Relacionado Segurana

Item de Segurana

Item de Controle

Componente Relacionado Segurana

Pgina 54 de 68

Manual de Requisitos para Fornecedores

ANEXO G

Avaliao de Fornecedores de Servios Temporrios e/ou especficos


IDENTIFICAO DA EMPRESA

Nome: Endereo: Cidade: CEP: Fone: e-mail:


Setor Vendas Produo Qualidade Engenharia Financeiro Ps-vendas Suprimentos Nome

CGC: Estado: Pas: Fax: www.


RESPONSABILIDADES
Cargo N Telefone E-mail

DADOS ADICIONAIS
Nmero de Funcionrios: Principais Fornecedores: Nmero de Fornecedores:

Principais Clientes:

Faturamento Anual Lquido (R$):

Importante!
Os requisitos a seguir devero ser respondidos por extenso quando necessrio, caso contrrio dever ser marcado um X quando a empresa possuir a prtica questionada ou NA quando no aplicvel.

IGF (0,30) 1 A empresa possui algum tipo de certificao?

ISO 9001:2000 ISO 17025:2001 Outros Especificar:

ISO TS 16949:2002 ISO 14001:2004

Qual a validade do (s) certificado (s): Anexar certificado (s). Caso negativo, a empresa pretende se certificar e quando? (Anexar cronograma) 2 A empresa possui licena de operao (LO) ou similar? (Anexar cpia) Pgina 55 de 68

Manual de Requisitos para Fornecedores


Qual a validade? 3 A empresa participa de algum sistema Regional/Nacional baseado em critrios de Excelncia, tipo PGQP, PNQ? No Sim Qual? S 4 A empresa e os seus fornecedores tm polticas que probem a utilizao de trabalho infantil? 5 A empresa estimula o comportamento tico e busca assegurar relacionamentos ticos com todas as partes interessadas? A empresa possui um cdigo de tica? 6 O Fornecedor, bem como seus sub-contratados esto em dia com o INSS e com suas obrigaes Fiscais e Legais? (O Fornecedor dever ser capaz de apresentar a documentao requerida) Caso o Fornecedor seja certificado no padro ISO 9001:2000 no necessrio responder as questes 7 12. 7 A empresa possui procedimentos documentados e controlados para: - controle e reviso de documentos; - controle de registros da qualidade; - controle de item/produto no conforme; - auditoria interna do sistema da qualidade; - ao corretiva; - ao preventiva. 8 A empresa possui procedimentos para: - inspeo das caractersticas identificadas como especiais pelo cliente ou pela prpria organizao; - anlise crtica de contrato; - anlise crtica de projeto e desenvolvimento; - seleo e avaliao de fornecedores; - inspeo e controle do material recebido; - controle de processo; - competncia, conscientizao e treinamento. 9 A empresa mantm guarda dos registros relativos : - rastreabilidade desde a matria prima at o produto final (quando exigido); - aprovao do produto final; - histrico das melhorias no processo e produto; - calibrao de dispositivos de medio e monitoramento. 10 A empresa executa aes corretivas para eliminar as causas da no conformidade, de forma a evitar sua repetio e registros dos resultados de aes executadas e anlise crtica destas aes? 11 A empresa define as aes para eliminar as causas das no conformidades potencias, de forma a evitar a sua ocorrncia e registros dos resultados de aes executadas e anlise crtica destas aes? 12 Existe uma poltica de melhoria contnua? Que indicadores so analisados? N NA

IGF= IDC (0,30)


S 13 A empresa possui uma sistemtica clara para o estabelecimento de preo? 14 A solicitao de reajuste de preo feita a partir de planilha de custos aberta? 15 A empresa demonstra comparativos de preos com o mercado nacional e/ou internacional? Pgina 56 de 68 N NA

Manual de Requisitos para Fornecedores

16 A empresa negocia as taxas para pagamentos a prazo com seus clientes? 17 A empresa possui tabela de descontos de acordo com o consumo? 18 A empresa analisa o balano do exerccio? 19 A empresa disponibiliza o balano dos ltimos trs anos?

IDC= IDF (0,40)


S 20 O Fornecedor atendeu os requisitos tcnicos de servio solicitado? 21 O Fornecedor possui os recursos necessrios para executar para executar o servio quanto : pessoal; equipamentos para execuo do servio; equipamentos para produo individual. N NA

22 O Fornecedor atende prontamente quando solicitado para soluo dos problemas? 22 O Fornecedor mantm o preo acordado para execuo do solicitado? 23 O Fornecedor realizou o servio dentro do prazo estipulado?

IDF=

TOTAL IDGF=

OBSERVAES:

Assinatura Avaliador:

Data:
Pgina 57 de 68

Manual de Requisitos para Fornecedores

Anexo H

Acrnimos
Acrnimo AA A2LA AIAG APQP AVSQ CEP EAQF FMEA GD & T HVS IDGF IGF IDC IDF IQ ISO LVAV LVS MSA NQ OEM PIPC PIST PPAP PPM PSO PSW RNC RVI TS VDA Significado Auto-avaliao Associao Norte-Americana para Qualificao de Laboratrio Automotive Industry Action Group Planejamento Avanado da Qualidade do Produto ANFIA Valurazione Sistemi Qualita (Itlia) Controle Estatstico de Processo Evaluation Aptitude Qualit Fournisseur (Frana) Anlise do Modo e Efeitos de Falha Dimensionamento e Tolerncias Geomtricas Sistemas de Veculos Pesados ndice de Desempenho Global do Fornecedor ndice de Gesto do Fornecedor ndice de Desempenho Comercial ndice de Desempenho do Fornecedor ndice de Qualidade Organizao Internacional para Padronizao Lista de Verificao de Auditoria de Visita Inicial Sistemas de Veculos Leves Anlise do Sistema de Medio No Qualidade Fabricante de Equipamento Original Montadora Percentual de Caractersticas Crticas ou Significativas com ndices de Cpk Superiores ou Iguais a 1.33 para a Fase de Produo (Ford Motor Co.) Percentual de Pontos de Inspeo que satisfazem as tolerncias indicadas no desenho do projeto (Ford Motor Co.) Processo de Aprovao de Pea de Produo Partes por milho Aprovao do Processo (DaimlerChrysler) Certificado de Submisso de Pea (formulrio CFG-1001) - Ford Relatrio de No Conformidade Reunio de Visita Inicial SUPR - Especificao Tcnica Verband der Automobilindustrie (Alemanha)

Pgina 58 de 68

Manual de Requisitos para Fornecedores

Anexo I

Definies
Cpk: ndice de capabilidade que leva em considerao a centralizao do processo. Ppk: ndice de desempenho que leva em considerao a capabilidade inicial do processo. Reunio de Visita Inicial: Reunio realizada com o fornecedor e uma equipe multidisciplinar da Empresas Randon (antes da outorga do contrato) projetada para determinar a capacidade de um fornecedor de satisfazer os requisitos das Empresas Randon nas reas de Ferramental, Qualidade, PAPP, Engenharia, Desenhos etc. Servios regulares: so os servios prestados com constncia ao longo do tempo. Servios temporrios: so servios que tm demanda espordica ao longo do tempo. Servios especficos: so aqueles que possuem caractersticas peculiares atividade executada. Item segurana: Item fornecido que est relacionado com a segurana do produto final, ou seja, caso haja alguma falha esta pode provocar acidentes com ou sem aviso prvio, com risco de morte. Caracterstica de segurana: Caracterstica do produto relacionada com segurana do mesmo, ou seja, o no atendimento a esta caracterstica pode comprometer a integridade do produto e provocar acidentes com ou sem aviso prvio.

Pgina 59 de 68

Manual de Requisitos para Fornecedores

ANEXO J

REQUISITOS FRAS-LE
1. Objetivo
O objetivo desta instruo reunir os requisitos especficos Fras-le, que complementam o Manual de Requisitos para Fornecedores das Empresas Randon.

2. Requisitos Fras-le
2.1. Homologao de novos produtos (Matrias-primas qumicas e metlicos) O processo de homologao dividido em duas categorias: a) novos produtos; b) contra-tipos de produtos j utilizados na Fras-le; Em casos especficos os custos de homologao sero de responsabilidade do fornecedor interessado na homologao e podem ser obtidos com o responsvel pelo desenvolvimento de fornecedores na Fras-le. O nvel de submisso de PAPP varia conforme a criticidade do produto. OBS.:O processo de especificao de matria-prima qumica ocorre da seguinte forma: -Emisso de uma especificao provisria (EPF) que ter validade durante no mnimo 10 lotes recebidos. Durante esta fase os limites de especificao esto sendo avaliados para consolidao da especificao. - A validao da especificao, aps a fase provisria, dada com a emisso da especificao Fras-le (EF) 2.2. Auditorias de Processo no Fornecedor O SILOG Desenvolvimento de fornecedores estabelece um cronograma de auditorias dos fornecedores de matrias-primas qumicas e metlicas, com base nos critrios abaixo, no se limitando a estes: - Representatividade na curva ABC de compras; - Criticidade dos itens fornecidos; - Quebras da qualidade nos produtos fornecidos. Cada fornecedor ser reavaliado preferencialmente a cada intervalo de 24 meses e seguindo instruo do manual item 4.1.4. Os relatrios de Auditoria e Questionrio de Seleo de Fornecedores esto disponveis no Portal dos Fornecedores. 2.3. Inspeo de recebimento - Skip-lot A freqncia de inspeo (skip-lot) para recebimento de itens realizada, quando as seguintes condies forem atendidas : - todos os lotes recebidos devem estar acompanhados de certificado de analise. Obs.: no havendo a entrega do de certificado de analise ser aberta uma RNC ao fornecedor. 2.4. Relatrio de No Conformidade A Fras-le se reserva o direito de abrir uma RNC (Relatrio de No Conformidade) ao fornecedor, em carter informativo, sem cobrana de custos de no qualidade e demritos de PPM. As situaes que se enquadram nesse contexto tm objetivo de relatar as ocorrncias de heterogeneidade do lote e desvios prximos aos limites da especificao que no causem impacto ao processo e/ou produto. Durante a fase de especificao provisria ser aberta RNC somente para casos de reprovao .

Pgina 60 de 68

Manual de Requisitos para Fornecedores

ANEXO L

Procedimento de FMEA de Processo


Este procedimento aplicvel a todos os FMEAs de processo realizados na Jost Brasil.

1 Generalidades:
FMEA: Modos de Falhas e Anlise dos Efeitos. Estudo de F.M.E.A. uma tcnica analtica usada para assegurar que todas as falhas em potencial, devido ao processo de manufatura e sistema de controle de qualidade, sejam consideradas e analisadas, sugerindo aes corretivas com o objetivo de eliminar a ocorrncia. Equipe FMEA: Grupo para o estudo do F.M.E.A. dever ser composto pelas reas que atuam no processo produtivo, tais como: Qualidade, Processo, Projeto, Produo, Manuteno, etc. O responsvel pelo FMEA tem que assegurar que os estudos de F.M.E.A. foram desenvolvidos / implementados / revisados e as aes corretivas implantadas e sua efetividade comprovada. Os representantes de cada rea que participam da reunio de F.M.E.A. so responsveis pela execuo das aes corretivas pertinente rea representada. OBS: No caso da existncia de documentos em outro idioma relacionados ao FMEA em anlise, dever fazer parte da equipe do FMEA ao menos um integrante que domine o idioma do documento, caso isto no seja possvel, dever ser providenciada a traduo do documento. Responsabilidades:

- O responsvel do FMEA deve convocar os integrantes da equipe e definir local, horrio e providenciar os recursos necessrios para se realizar o FMEA. - O analista de engenharia responsvel por providenciar o material necessrio para a realizao do estudo, tais como: Lista de Componentes, desenhos detalhados, etc... Referncias Bibliogrficas: - Anlise de Modo e Efeitos de Falha Potencial (FMEA) 3 edio - Normas de Fbrica Jost - JWN 003. - FMEA Handbook Ford Verso 4.1

2 Descrio: Para auxiliar na elaborao do F.M.E.A. do processo explicamos os seus principais itens:

Pgina 61 de 68

Manual de Requisitos para Fornecedores

2.1 Item / funo: Preencher o campo com o nome e cdigo do item a ser analisado identificando a mquina e o processo perguntando: - Qual o objetivo dessa operao?
Falhas Possveis no Produto / Processo 2.2 - Tipo da Falha: a forma pela qual ocorre a falha na pea e / ou processo em anlise. Deve-se notar que o tipo de falha expresso em termos fsicos e no em termos funcionais (efeitos). Devero ser elaboradas as seguintes perguntas: - Como poder ocorrer a falha? - Que tipo de falha poder ocorrer nesta operao? - Qual a dificuldade na utilizao do processo e / ou equipamento para a operao?

2.3 - Efeito da Falha: a conseqncia que o tipo de falha acarretar no produto final e/ou processo, ou seja, descrever quais as conseqncias que o produto e/ou processo ir sofrer se a falha ocorrer. Para se levantar este item, questionar: - O que ir acontecer se a falha ocorrer? O conjunto tornar-se- deficiente, inseguro, barulhento, inoperante?

2.4 - Severidade: Levando-se em conta o tipo de falha que ocorre, a severidade a avaliao subjetiva das conseqncias ao cliente e ao usurio. Para avaliao, os Efeitos da Falha devem ser cuidadosamente analisados. Utilizamos os critrios contidos na Tabela de Severidade para detectar o ndice de severidade (1 10). Ateno especial dever ser dada pela equipe sempre que a severidade for maior que 8. NOTA: A reduo deste ndice s possvel com a modificao de projeto

TABELA DE SEVERIDADE Efeito Critrio: Severidade do Efeito Este ranking resulta quando uma modalidade de falha potencial ocorre em um cliente final e/ou na planta de manufatura. O cliente final deve ser considerado sempre primeiramente. Se ambos os casos ocorrerem usar a severidade mais alta. Efeito no Cliente ndice de severidade muito alto quando o modo de falha potencial afeta a segurana na operao do veculo e / ou envolve noconformidade com a legislao governamental sem aviso prvio. ndice de severidade muito alto quando o modo de falha potencial afeta a segurana na operao do veculo e / ou envolve noconformidade com a legislao governamental com aviso prvio. Veculos / Item inopervel, com perda das Efeito na Manufatura / Montagem Ou pode por em perigo o operador (mquina ou montagem) sem aviso prvio. ndice de Severidade

Perigoso sem aviso prvio

10

Perigoso com aviso prvio

Ou pode por em perigo o operador (mquina ou montagem) com aviso prvio.

Muito Alto

100% do produto podem ter que ser sucatado,

Pgina 62 de 68

Manual de Requisitos para Fornecedores


funes primrias. ou veculo / item reparado em departamento de reparo, com tempo de reparo maior que uma hora. Produto podem ser selecionado e uma parcela (menos de 100%) ser sucatado, ou veculo / item reparado em departamento de reparo com tempo de reparo entre 30 min. e 1 h. Parcela (menos de 100%) do produto podem ter que ser sucatado sem seleo, ou veculo / item reparado em departamento de reparo com tempo de reparo menor que 30 min. 100% dos produtos podem ter que ser retrabalhados, ou veculo / item reparado fora da linha, mas no vai para o departamento de reparo. Produtos podem ter que ser classificados, com nenhuma sucata, e uma parcela (menos de 100%) retrabalhados. Parcela (menos de 100%) podem ter que ser retrabalhados, com nenhuma sucata, em linha porem fora da estao de trabalho. Parcela (menos de 100%) podem ter que ser retrabalhados, com nenhuma sucata, na prpria estao de trabalho. Pequena inconvenincia para a operao ou para o operador, ou nenhum efeito.

Alto

Veculo/ item opervel, mas com nveis de desempenho reduzido. Cliente Insatisfeito.

Moderado

Veculo / Item opervel, mas com item(s) de Conforto / Convenincia inopervel(is). Cliente sente desconforto Veculo / Item opervel, mas com item(s) de Conforto/ Convenincia Opervel(is) com nvel de desempenho reduzido. O cliente sente alguma insatisfao. Itens: Forma e Acabamento / Chiado e Barulho no conforme. Defeito notado pela maioria dos clientes. Itens: Forma e Acabamento / Chiado e Barulho no conforme. Defeito notado pela mdia dos clientes. Itens: Forma e Acabamento / Chiado e Barulho no conforme. Defeito notado por clientes acurados. Sem efeito

Baixo

Muito Baixo Menor

Muito menor Nenhum

2.5 - Classificao: Esta coluna pode ser usada para classificar qualquer caracterstica especial do processo para um componente, subsistema ou sistema que possa requerer controles adicionais do processo. Para classificao das caractersticas seguir os critrios abaixo: Severidade 9 ou 10 Classificar de acordo com simbologia de caracterstica de Segurana (Critica), conforme Anexo F; Severidade 5 a 8 e ocorrncia de 4 a 10 Classificar de acordo com simbologia de caracterstica significativa (Principal), conforme Anexo F; Outras caractersticas podem ser classificadas conforme Anexo F, desde que definido pela equipe do FMEA em anlise.

2.6 - Causa da Falha: a descrio concisa da discrepncia que deu origem ao Tipo de Falha (mquina, material, processo, homem, verificao).
Exemplos: - Usinagem incorreta; - Matria-prima fora da especificao; - Desgaste da matriz.
Pgina 63 de 68

Manual de Requisitos para Fornecedores

2.7 Ocorrncia: a probabilidade estimada de ocorrer a Causa da Falha. Para determinarmos o valor da ocorrncia (1 10), utilizamos os critrio contidos na Tabela de Ocorrncia. Para reduzir este ndice, podemos tomar as seguintes aes:
a) Modificar o projeto para diminuir a probabilidade da causa da falha resultar no tipo de falha; b) Melhorar o processo de manufatura, condies de matria-prima, pessoal e mquina para diminuir a probabilidade de ocorrer causa da falha.

TABELA DE OCORRNCIA
Probabilidade de falha Muito alta: falha quase inevitvel Taxas de falhas possveis / 100 em mil peas 50 em mil peas Alta: falhas freqentes 20 em mil peas 10 em mil peas 5 em mil peas Moderada: falhas ocasionais 2 em mil peas 1 em mil peas Baixa: poucas falhas Remota: falhas improvveis 0,5 em mil peas 0,1 em mil peas [ 0,01 em mil peas ndice de ocorrncia 10 9 8 7 6 5 4 3 2 1

2.8 - SO (Severidade x Ocorrncia): o produto dos ndices de Severidade x ocorrncia. Este item serve como parmetro para que a equipe estabelea ou no aes para determinado item.

2.9 - Controle Atual: Refere-se aos meios utilizados na deteco do Tipo de Falha. So os controle que esto sendo empregados atualmente na produo da pea em estudo. 2.9.1 Controle de preveno: so controles que visam prevenir a ocorrncia da causa / mecanismo de falha ou do modo de falha, ou reduzir a sua taxa de ocorrncia. 2.9.2 Controle de deteco: so controles que visam detectar a causa / mecanismo da falha ou modo de falha, tanto por mtodos analticos ou fsicos, antes do item ser liberado para a produo. Trata-se de dispositivos, bancadas de testes e/ou sistemas de inspeo. Os controles devem ser especificamente relacionados ao tipo de falha em questo.

2.10 - Deteco: Assumindo que a falha ocorreu, o ndice de deteco a probabilidade de acontecer a falha e esta ser detectada antes do produto sair da empresa. Utilizamos os critrios contidos na Tabela de deteco para avaliar o ndice de deteco.

Pgina 64 de 68

Manual de Requisitos para Fornecedores NOTA: Para diminuir este ndice, podem ser tomadas as seguintes aes:

a) Inspeo: Adio de inspeo (aumento de amostragem e/ou freqncia); b) Processo: Uso de melhor equipamento de inspeo; c) Projeto: Modificao de desenho que facilite a deteco da falha; d) Processo: Uso de Dispositivos a prova de falha. TABELA DE DETECO
Deteco Quase Impossvel Muito remota Remota Muita baixa Baixa Critrios Certeza absoluta de no deteco. Os Controles provavelmente no detectaro. Controles tm poucas chances de deteco. Controles tm poucas chances de deteco. Os controles podem detectar. Os controles podem detectar. Inspeo A B C Critrio: Probabilidade de Deteco pelo Controle de Projeto No verificado e nem detectado. O controle realizado somente com verificaes indiretas ou aleatrias. Controle realizado somente com inspeo visual. Controle realizado com inspeo visual dupla. O controle realizado com ferramentas, tais como CEP (Controle Estatstico de Processo). Controle realizado com dispositivo por variveis ou com calibrador passa/no passa em 100% das peas depois que as mesmas saram do posto de trabalho. Deteco do erro em operaes subseqentes, ou verificao realizada na primeira pea aps o setup (somente para casos de preparao da mquina). Deteco do erro no setor, ou deteco do erro em operaes subseqentes por camadas mltiplas de aceitao: fornecedor, seleo, instalao, verificao. No podem ser aceitas partes no conforme. Deteco do erro no setor (calibrador automtico, com caracterstica de parada automtica). No podem passar partes no conforme. As peas no conformes no podem ser feitas, pois o item foi feito a prova de erro no projeto de produto / processo. ndice de Deteco 10

8 7 6

Moderada

Moderada / alta

Os controles tm boa possibilidade de deteco

Alta

Os controles tm boa possibilidade de deteco

Muito alta

Controles quase certamente detectaro Controles certamente detectaro

Muito Alta

Tipos de Inspeo: A: A prova de erro B: Medio C: Inspeo visual 2.11 NPR (Nmero de prioridade de risco): o produto dos ndices de ocorrncia, severidade e deteco. A equipe dever definir a necessidade ou no de aes de melhoria, sendo que, as mesmas devero ser estabelecidas primeiramente para os ndices com NPR mais elevado.
Pgina 65 de 68

Manual de Requisitos para Fornecedores

2.12 - Ao Recomendada: considerada a ao mais adequada, capaz de impedir que o Tipo de Falha venha a ocorrer. Isto no impede que, devido a circunstncias diversas, no possa sofrer alteraes durante o processo de implantao da soluo.

2.13 - Responsvel: Preencher o campo com o nome do responsvel por executar a ao.

2.14 Prazo: Preencher o campo com o prazo para executar a ao.

2.14 - Aes Tomadas: Aps uma ao ter sido implementada, coloque uma breve descrio da mesma.

2.15 - NPR Resultante: Aps a implantao das aes, avaliam-se novamente os ndices de ocorrncia, severidade e deteco, incorporando as aes implementadas a estes ndices, mesmo que no tenha gerado mudana na pontuao.

- Revises Peridicas: O FMEA dever ser revisado sempre que ocorra alguma alterao significativa do processo, e caso no ocorram alteraes o mesmo poder anualmente ser revisado criticamente por uma Equipe Multidisciplinar.

Pgina 66 de 68

Manual de Requisitos para Fornecedores

ANEXO M REQUISITOS AUDITVEIS DA SA 8000

1 TRABALHO INFANTIL 1.1 A empresa no deve apoiar a utilizao de trabalho infantil (menos de 15 anos); 1.2 Os trabalhadores jovens (acima de 15 anos e menor de 18 anos) esto freqentando a escola, e o perodo escolar junto com o horrio de trabalho no excedem s 10 horas por dia; 1.3 A empresa no deve expor crianas ou trabalhadores jovens a situaes dentro ou fora do local de trabalho que sejam perigosas, inseguras ou insalubres.

2. TRABALHO FORADO 2.1 A empresa no deve se envolver com ou apoiar a utilizao de trabalho forado 2.2 A empresa no deve solicitar depsitos dos funcionrios ou reter documentos de identidade quando iniciarem o trabalho.

3. SADE E SEGURANA 3.1 A empresa deve proporcionar um ambiente de trabalho seguro e saudvel e deve tomar as medidas adequadas para prevenir acidentes e danos sade. 3.2 A empresa deve nomear um representante da alta administrao responsvel pela sade e segurana; 3.3 A empresa deve assegurar que todos os funcionrios recebam treinamento registrado sobre sade e segurana; 3.4 A empresa deve estabelecer sistemas para detectar, evitar ou reagir s ameaas sade e segurana de todos os funcionrios; 3.5 A empresa deve fornecer, para uso de todos os funcionrios, banheiros limpos, acesso gua potvel e, se apropriado, acesso a instalaes higinicas para armazenamento de alimentos; 3.6 A empresa deve assegurar que, caso sejam fornecidas para os funcionrios, as instalaes de dormitrio sejam limpas, seguras e atendam s necessidades bsicas dos funcionrios; 4. LIBERDADE DE ASSOCIAO & DIREITO NEGOCIAO COLETIVA 4.1 A empresa deve respeitar o direito de todos os funcionrios de formarem e associarem-se a sindicatos de trabalhadores de sua escolha e de negociarem coletivamente; 4.2 A empresa deve assegurar que os representantes de tais funcionrios no sejam sujeitos discriminao e que tais representantes tenham acesso aos membros de seu sindicato no local de trabalho.
Pgina 67 de 68

Manual de Requisitos para Fornecedores

5. DISCRIMINAO 5.1 A empresa no deve se envolver ou apoiar a discriminao na contratao, remunerao, acesso a treinamento, promoo, encerramento de contrato ou aposentadoria, com base em raa, classe social, nacionalidade, religio, deficincia, sexo, orientao sexual, associao a sindicato ou afiliao poltica, ou idade. 5.2 A empresa no deve permitir comportamento, inclusive gestos, linguagem e contato fsico, que seja sexualmente coercitivo, ameaador, abusivo ou explorativo.

6. PRTICAS DISCIPLINARES 6.1 A empresa no deve se envolver com ou apoiar a utilizao de punio corporal, mental ou coero fsica e abuso verbal.

7. HORRIO DE TRABALHO 7.1 A semana de trabalho normal deve ser conforme definido por lei, mas no deve regularmente exceder a 48 horas. Aos empregados deve ser garantido, pelo menos, um dia de folga a cada perodo de sete dias. Todo trabalho extra deve ser voluntrio e remunerado em base especial e, em nenhuma circunstncia, deve exceder a 12 horas por empregado por semana. 7.2 Quando a empresa fizer parte de um acordo de negociao coletiva, livremente negociado com as organizaes de trabalhadores, ela pode requerer trabalho em horas extras, de acordo com tal acordo, para atender demandas de curto prazo.

8. REMUNERAO 8.1 A empresa deve assegurar que os salrios pagos por uma semana padro de trabalho devem satisfazer a pelo menos os padres mnimos da indstria e devem ser suficientes para atender s necessidades bsicas dos funcionrios e proporcionar alguma renda extra;

Pgina 68 de 68

You might also like