You are on page 1of 20

A TICA CRIST E A PRXIS DA ESPIRITUALIDADE INTRODUO Diante da exegese do texto de Romanos 12:9-21, propomos a seguinte reflexo teolgica, pois

ela vem de encontro a um dos temais mais discutidos da teologia bblica e eclesiolgica. A tica e a espiritualidade crist tem ocupado bastante espao no meio protestante e catlico de tal forma que estudos e decises conciliares tm sido tomadas na tentativa de auxiliar o crescimento na f e no conhecimento de Jesus. Nessa temtica, portanto, surge a necessidade de re-pensar o modus vivendi da Igreja hoje. Rever a prxis da espiritualidade e da tica ser encarada a partir da compreenso bblica, teolgica e eclesiolgica. Entendemos que tais subsdios serviro como diretrizes para o ministrio pastoral haja visto todas as ticas se conformarem em Cristo. Nossa proposta no esgota o assunto, mas esmera-se pela sntese de uma prxis tica e de espiritualidade fundamentada na comunho, no servio e na humildade. Pois, enfim, que eclesiologia prope uma tica saudvel comunidade crist seno aquela voltada para o prximo que, sustentada pelo Esprito Santo, nos leva a conhecer mais intimamente a Cristo pela vida do prximo. I - COMPREENSO BBLICA DA TICA E DA ESPIRITUALIDADE CRIST 1.1 A origem da tica e da espiritualidade crist: o judasmo

Amars ao Senhor teu Deus de todo o teu corao, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de todas as tuas foras. (...) Amars o teu prximo como a ti mesmo. (Mc 12:30,31)

O amor a Deus e ao prximo o fundamento de toda tica e de toda espiritualidade crist. Essa afirmao encontrada tanto no Antigo como em o Novo Testamento. Trata-se de uma temtica to relevante no contexto religioso e social das etnias que, somente a partir de uma prxis contextualizada, a justia se torna o contedo de toda a posio crist

enquanto ethos.

A tica e a espiritualidade crist podem ser compreendidas a partir de dois vocbulos bblicos. Dizemos que a tica tem a seu favor o contedo da justia proclamada pelos profetas vtero-testamentrios. J, a espiritualidade deve ser apreciada com a proposta neo-testamentria sob o contedo da comunho. A relao de ambas, todavia, se complementam no anncio proftico de Jesus: o amor ao prximo.

Afirmamos que a tica e a espiritualidade nascem no judasmo, pois foi a este povo (Israel) que Deus se revelou. Deus formou este povo a partir de Abro (depois Abrao) e fez uma aliana eterna com ele para que o mesmo e seus descendentes O adorassem, e em troca faria a sua descendncia se multiplicar como as estrelas no cu e como a areia do mar (Gn 12:2; 22:17).

Este um compromisso tico: Deus ordenou a Abro: Sai da tua terra,... e Abro obedeceu: Partiu, pois, Abro, como lho ordenara o Senhor, e L foi com ele (Gn 12:1 e 4). Eis a concretizao do compromisso tico: houve um pacto e houve o cumprimento desse pacto. Primeiro Abro obedeceu, depois Deus cumpriu o que havia prometido e continuou cumprindo mesmo depois da sua morte. Dessa forma, a tica vtero-testamentria surgiu, no contexto judaico, a partir da aliana.

Tem-se aqui Aqui temos, tambm, o nascimento da espiritualidade no judasmo. A instituio do judasmo deu-se com Moiss no monte Sinai quando recebeu de Deus o Declogo. Deus firma, mais uma vez a sua aliana com Israel. claro que entender espiritualidade judaica estar atento ao relacionamento de Deus e o seu povo. Os aspectos visveis dessa relao podem ser traduzidos enquanto o ouvir e o obedecer ao Senhor, prestar culto e ador-lo como nico Deus. No Sinai, Deus d ao Seu Povo um conjunto de leis que visava a conduta tica do mesmo com relao a Ele e a seus vizinhos, seguido de mais promessas. Aqui, o cumprimento da promessa de Deus a Abrao se fundamenta na inter-relao da aliana. O ouvir e o obedecer concretizam a tica e a espiritualidade judaica.

O povo de Israel possua tambm uma vida comunitria quando da sua peregrinao pelo deserto, quando ainda estavam organizados em tribos. Tinham tambm tudo em comum. A construo do tabernculo simbolizava o servio de adorao a Deus, reunindo todas as tribos de Israel. O fato de construram um templo mvel (desmontvel), sem lugar fixo como eram suas casas (tendas), representava o padro de espiritualidade no servio, na vida de comunho nmade, todavia as prticas continuavam sendo as mesmas, pois oravam, cantavam, danavam com alegria por estar o Senhor presente no seu meio, no Tabernculo. Deus falava diretamente com eles atravs de Moiss (Ex 13:1 e outras passagens dos livros do xodo, Levtico e Deuteronmio). Enquanto peregrinavam pelo deserto havia em seu meio uma conduta tica e espiritualidade mais autntica. Depois de organizadas as doze tribos como Estado de Israel na Palestina, atravs do rei Davi, foram se afastando cada vez mais do compromisso tico que haviam feito com Deus atravs de Abrao e Moiss.

"Tanto a tica quanto a religio do Antigo Testamento tm o seu centro em Deus: a fidelidade, o amor, a reverncia, o culto e a obedincia a Deus que se deu a conhecer como Jav, constituem o todo da mensagem bblica."

Ainda no Antigo Testamento, podemos tirar um exemplo de postura tica: fidelidade, reverncia e amor a Deus, no livro de Daniel , quando os amigos de Daniel, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego preferiram ir para a fornalha de fogo ardente, a se prostarem perante outro deus, cf. cap. 3:17,18. Outro exemplo quando Daniel atirado na cova dos lees, cf. cap. 6:11-16. A literatura hebraica muito rica no que diz respeito aos temas tica e espiritualidade. No somente os escritos profticos, poticos e histricos, mas tambm nos ensinos apocalpticos. Tais textos, algumas vezes superficiais nos conceitos ticos, mas o testemunho eloqente imperecvel esperana, proveniente de uma profunda f no Deus que justo Senhor da histria e que salva.

1.2 A prtica da tica e da espiritualidade crist: o mundo greco-romano

Voc pode estar se perguntando: Como a tica crist pode nascer antes de Jesus Cristo? Joo responde: No princpio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus .(Jo 1:1) Segundo os comentaristas bblicos, o Verbo Jesus Cristo. O que eu quero dizer que a exigncia tica da parte de Deus j existia, mas no era praticada porque dependia do Filho vir ao mundo e pratic-la na sua integralidade como o fez, obedecendo at a morte (cf. Fil 2:8) e capacitando aos que crem no Seu nome a fazer o mesmo. Mesmo aps a ressurreio, Cristo impe-nos um imperativo tico de anunciar o Reino de Deus por Ele pregado. Para tal, ele nos d o seu Esprito (Joo 14:26 comp. Atos 1:6-11).

A tica e a espiritualidade crist s so possveis na vida comunitria. Quando o Esprito Santo desceu no Pentecostes (At 2:1-4), havia mais de 100 discpulos na casa onde se achavam reunidos, receberam o Esprito Santo comunitariamente e no individualmente. O efeito deste fato na vida comunitria dos cristos descrito em Atos 2:42-47 ....eles tinham tudo em comum, partiam o po de casa em casa, oravam, se importavam uns com os outros.

Ao pensar em vida crist no mundo greco-romano, vm mente o apstolo Paulo: o Apstolo dos gentios. A ele cumpriu a tarefa de levar o evangelho alm das portas de Jerusalm, do mundo judaico para o mundo grecoromano. bom entender que a Palestina, no tempo de Jesus e quando nasce a primeira comunidade crist, fazia parte do Imprio Romano, e que essa mesma regio que compreendia o Imprio Romano (Europa, sia Menor, Oriente Mdio), outrora fora dominada pelos macednios atravs de Alexandre Magno (sculo IV a.C) influenciando toda essa regio com o helenismo (cultura formada a partir de outras culturas mas fundamentalmente da grega).

A ordem tica de Jesus aos seus discpulos est em Jo 13:14-17, quando Ele diz: Ora, se eu, sendo o Senhor e o Mestre, vos lavei os ps, tambm vs deveis lavar os ps uns dos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, faais vs tambm. Em verdade, em verdade vos digo que o servo no maior do que o seu senhor, nem o enviado, maior do que aquele que o enviou. Ora, se sabeis estas coisas, bem aventurados sois se as praticardes. Em outras palavras, deduz-se que Jesus estaria dizendo: Eu vos ensinei tudo o que necessrio para vos tornardes iguais a mim, filhos de

Deus Pai. Felizes sereis se praticardes - aqui est a condio do imperativo tico: sereis filhos de Deus Pai se praticardes o que o Deus Filho - Jesus Cristo - vos ensinou. Isto, claro, no depende de vocs , mas recebereis poder, ao descer sobre vocs o Esprito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalm com em toda a Judia e Samaria e at aos confins da terra. (At 1:8). Esta ordem para a sua igreja (seus seguidores) at a consumao dos sculos. E, comeou a ser obedecida a partir do Pentecostes. O evangelho s atingiu os de cultura greco-romana quando, por causa da perseguio dos judeus, a morte do dicono Estvo (primeiro cristo martirizado) em Jerusalm, os cristos, muitos deles, foram at a Antioquia, cf At.11:19.

Aps o Pentecostes surgem,..., novas autoridades ticas:

a) a comunidade, o povo eleito e agraciado de Deus. Segundo I Corntios 5:1ss a comunidade precisa de decidir sobre um grave incidente de devassido ocorrido em Corinto. Paulo censura que a comunidade ainda no interferiu pessoalmente.

b) o apstolo, p. ex., Paulo, que reivindica a posio de orientador das comunidades, visto ser ele o pai espiritual das mesmas (cf., p. ex.,1Ico 4:14ss). Includa est tambm a autoridade de admoestar e dar instrues. s todas as comunidades, ele ensina os seus "caminhos em Cristo" (ICo 4:17), a saber, seus preceitos, a parnese, que tem por objetivo auxiliar as comunidades a concretizarem uma vivncia crist.(...) c) ...os dirigentes de comunidades, que esto incumbidos da proclamao do Evangelho e que ocupam o cargo de " pastores" do "rebanho". A proclamao tica, enfim, no podia parar com a morte dos apstolos e discpulos dos apstolos. A comunidade ps-pascal dela carece constantemente.

Alguns exemplos da prtica da tica e da espiritualidade crist no mundo greco-romano podem ser: a intrepidez de Pedro e Joo perante o sindrio e, aps serem soltos, a igreja reuniu-se orou, deu graas a Deus e, depois, cheia do Esprito, saiu e proclamou o evangelho, sem medo, mas com intrepidez (cf. At 4:8ss); temos os primeiros a faltarem com a tica, Ananias e Safira, punidos de morte (cf. At 5:1-10), al vemos a autoridade espiritual do apstolo

Pedro; a quebra de paradigma de Pedro que pensava serem os gentios imundos, por causa de sua cultura judaica, Deus lhe d uma viso e ele passa a incluir os gentios na sua misso (cf. At 10:9ss); nesta mesma linha, o parecer de Tiago frente controvrsia surgida em Jerusalm sobre a circunciso dos gentios, no qual ele se mostra favorvel a que no os perturbassem com as leis judaicas conforme narra Atos 15:12-21; Paulo e Silas na priso da cidade de Filipos, ao serem soltos pela "providncia divina" no fogem para que o carcereiro no fosse castigado, pelo contrrio testemunham Cristo e levam o carcereiro e sua famlia converso (cf. 16:2534); a prtica do amor e a fidelidade a Cristo na cidade de feso, exaltada por Paulo na sua epstola aos Efsios 1:1 e 15; A cooperao da igreja em Filipos para com o ministrio de Paulo salientado pelo mesmo em Fp 1:5; 4:10,15 e 16.

Em todas as cartas pastorais e epstolas do NT, encontram-se exemplos de prtica da tica e da espiritualidade crist. interessante notarmos que uma no vem desassociada da outra. Se h uma tica crist porque h uma espiritualidade genuna dirigida e sustentada pelo Esprito Santo, que nos aponta para o viver em Cristo. Para que um dia possamos dizer junto com o apstolo Paulo: para mim, o viver Cristo, e o morrer lucro. (Fp 1:21). Paulo fez-se escravo para ganhar o maior nmero possvel de pessoas (1Co 9:19).

Concluindo, a base bblica da tica a prtica da justia e a da espiritualidade a prtica da comunho.

II - COMPREENSO TEOLGICA DA TICA E DA ESPIRITUALIDADE.

2.1 A Comunho como Fundamento da tica Crist;

Pois onde estiverem dois ou trs reunidos em meu nome, ali estou eu no meio deles. (Mt 18:20)

A comunho autntica com Deus s possvel atravs de Jesus (encarnao Jo 1:1,12,14), por Jesus (justificao Rm 3:24) e em Jesus (reconciliao 2Co 5:18,19). A comunho tem origem na trindade, esta expressa na orao de Jesus em Jo 17:21-23, a unidade perfeita: a fim de que todos sejam um; e como s tu, Pai, em mim e eu em ti, tambm sejam eles em ns; para que o mundo creia que tu me enviaste.(...) eu neles, e tu em mim, a fim de que sejam aperfeioados na unidade, para que o mundo conhea que tu me enviaste e os amaste, como tambm amaste a mim.

fantstica esta passagem ao exprimir em sntese o que a comunho de Jesus com o Pai e que tipo de comunho Ele quer para os que Nele crem. O Esprito Santo no parece estar presente nessa comunho no ? Mas est sim, lembremo-nos que o Esprito Santo estava presente em Jesus, ele foi concebido pelo Esprito Santo (cf. Lc 1:35), tambm Lucas refere-se vrias vezes ao Esprito Santo como o "Esprito de Jesus" (cf. Atos 16:7). A unidade o resultado da comunho autntica que por sua vez fruto do amor de Deus por ns. Como vimos na orao de Jesus, a comunho Sua proposta para o crente, sem a qual no h vida crist.

Na encarnao do Verbo - Deus se faz homem e, segundo Elsa Tamez, nesse ato Deus revela sua solidariedade para com a humanidade. Esta f na possibilidade da vida tem sua oportunidade na f na solidariedade de Deus. E est em sua manifestao do Deus Humano. Na humanidade de Jesus encontramos esse Deus solidrio. (BOFF: 1980, p.12) O hino cristolgico de Fp 2:5-11 ilustra este trecho sobre a solidariedade de Deus.

Se Deus se torna humano para que o humano se "torne Deus", a Sua imagem, porque Deus sempre esteve em comunho com o humano. O ser humano que no estava em comunho com Deus. Em Ex 3:7 e 8 lemos: Disse ainda o Senhor: De fato, tenho visto a aflio do meu povo, que est no Egito, e tenho ouvido o seu clamor por causa dos seus opressores, e conheo os seus sofrimentos. Por isso desci para livr-los das mos dos egpcios. o Deus que v, ouve e desce para estar junto do humano e, principalmente do oprimido, daquele que sofre. claro que h uma distino entre essa descida de Deus no AT e a descida narrada em Jo 1:1-14, nesta o significado maior, a libertao mais ampla, integral.

Quanto comunho a partir da justificao, Elsa Tamez escreve uma reflexo que embora no se trate explicitamente de comunho, traz no seu contedo a ilustrao que queremos. Diz assim:

Ainda que todos os seres humanos mostrem uma imagem estraalhada de Deus (tanto os causadores de vtimas como os vitimados), Deus escolhe um lugar de encontro para que sua imagem se reproduza em todo ser vivente. Elege no para excluir, e sim precisamente para negar a excluso incluindo todos a partir destes. Escolhe preferencialmente o lugar do excludo que grita a Deus seu abandono; que sabe que excludo e que reclama ao Deus da vida pela sua ausncia. Ali no grito de meu Deus, por que me abandonaste!, ou no do at quando!, ou do por qu!, apalpa-se a pulsao da imagem divina no ser humano, que apesar de rasgada, no foi exterminada totalmente.. A partir desta reflexo entendemos que para haver comunho do ser humano para com Deus tambm depende Dele, iniciativa Dele. E tudo isto provm de Deus que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministrio da reconciliao, isto , Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, no imputando aos homens os seus pecados, e nos confiou a palavra da reconciliao.(2Co 5:18,19) E isto mediante o sacrifcio expiatrio de Cristo na cruz. Ele morreu por todos, para que os que vivem no vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e ressurgiu.(v.15)

Morrendo na cruz, Cristo nos justificou perante o Pai, pois os nossos pecados atraiu sobre si. Aquele que no conheceu pecado, ele o fez pecado por ns, para que nele fssemos feitos justia de Deus. (v. 21). Deus no poderia ter comunho com o ser humano e este com Deus se Jesus assim no procedesse, importa que um justo morresse por todos, tornando-nos justos (puros, santos) sem culpa, para que assim pudssemos ter acesso ao "Trono da Glria" e chamar a Deus de "Abba" - do grego, significa papai ou paizinho. Pois Deus Santo e s pode ter comunho com os santos, a saber, os que crem em Jesus Cristo, Seu Filho.

O resultado dessa comunho com Deus, restaurada por Cristo Jesus, a comunho com o prximo, que s possvel se se amar o prximo e, por sua vez a comunho com o prximo nos leva prtica do amor. Esse amor se manifestar primeiramente em philadelphia (amor fraternal), que une os

irmos em Cristo. E esta comunho em amor tem grande poder evangelstico, pois apenas quando amamos uns aos outros, como Cristo nos amou, que todos sabero que somos seus discpulos (Jo 13:34,35). Alm disso, o Deus invisvel, que uma vez se tornou visvel em Cristo, agora se faz visvel atravs de ns, quando amamos uns aos outros: "Ningum jamais viu a Deus; se amarmos uns aos outros, Deus permanece em ns, e o seu amor em ns aperfeioado"(1Jo 4:12).

Mas o amor de Deus no pode se restrito comunidade crist; ele se extravasa em compaixo pelo mundo. Anseia pela salvao dos pecadores; anela que a ovelha perdida volte a reunir-se ao rebanho de Cristo. Ele deseja tambm aliviar as necessidades materiais dos pobres, dos famintos e oprimidos; de modo que, se fechamos os nossos coraes aos necessitados, no podemos dizer que Deus habita em ns (1Jo 3:17).

Solidariedade e altrusmo (amor desinteressado, visar primeiramente o bem do outro) so indispensveis para a comunho crist verdadeira (cf. Rm 12:9,10). preciso renncia, ter o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus (cf. Fp 2:5-8). Isto muito difcil, para ns sozinhos impossvel. Precisamos da fora de Jesus atravs do Esprito Santo, pois, como Ele mesmo disse, sem Mim nada podeis fazer. (cf. Jo 15:5b)

A comunho com Cristo produz a vida comunitria. Logo que comeou sua vida pblica, Jesus tratou de formar uma comunidade (os doze discpulos); no Pentecostes, o Esprito Santo desceu sobre a comunidade de discpulos reunidos; eram mais de 100 (cf. At 1:15; 2:1). E, como fruto desta, temos a comunho verdadeira na vida comunitria da igreja primitiva, onde tinha tudo em comum: f, orao, partilha do po, seus bens, suas vidas. (cf. At 2:42-47). Temos, ento, a comunho com Cristo que promove a vida comunitria, o amor entre os irmos e esta produz a perseverana na f, que, por sua vez, leva prtica do amor dentro e fora da comunidade crist.

A comunho crist s pode acontecer no Reino de Deus, ou seja, no pode haver comunho entre os cristos e o "mundo" (realidade dominada pela Injustia), enquanto estruturas injustas dominantes e opressoras. A igreja no pode estar associada a esta estrutura dominante, fundamentada no "capitalismo selvagem" tendo como ideologia o neo-liberalismo, sistema

poltio-econmico excludente, totalmente contrrio proposta do Reino de Deus estabelecida por Jesus Cristo, que de incluso e nunca de excluso. Como disse Jesus, ningum pode servir a dois senhores...No se pode beber do clice de Deus e do clice dos demnios.

2.2 O Servio como Fundamento da Prxis da Espiritualidade;

O Filho do homem no veio para ser servido mas para servir...

A ordem "moral" do sistema dominante uma totalidade de prticas carnais, "segundo a lei", o antigo. A ordem "tica" - a prxis libertadora que constri o Reino - o sistema de prticas "espirituais", "segundo (Kat) o Esprito" de Deus, o novo, o homem novo. Dussel faz uma distino entre tica e moral, como podemos observar na citao anterior. Para ele moral, de origem latina, indica o sistema prtico da ordem vigente, estabelecida, no poder, por exemplo a moral judaica e a moral romana. o mundo que jaz no maligno (cf. 1 Jo 5:19). Por "tico", "eticidade", etc. - de origem grega - significa a ordem futura de libertao, as exigncias de justia com respeito ao pobre, ao oprimido, e seu projeto de salvao (histrico ou escatolgico).

Gostaria de deixar claro a distino entre Mundo e Reino de Deus para entendermos a origem e o destino do servio cristo, ou seja, quem serve, a quem serve e para que serve. Vejamos o que Dussel diz a este respeito:

"Este mundo" uma realidade e uma categoria. "Meu reino no deste

mundo. Se fosse deste mundo, os meus ministros teriam lutado para que no fosse entregue aos judeus" (Jo 18:36). Neste sentido "mundo" uma totalidade prtica, um sistema de aes e relaes sociais, vigentes, dominantes, sob o imprio do mal, do Maligno. o Egito como sistema de prticas para Moiss, a monarquia de Israel para os profetas, o reino da Judia para Jesus, a cristandade como cidade terrena, o sistema feudal para So Francisco, o capitalismo aos olhos dos oprimidos hoje... Jesus veio libertar este mundo das garras de Satans e implantar o Reino de Deus. Este foi o seu servio enquanto esteve na terra e continua sendo atravs dos seus seguidores, da Sua Igreja. Desta forma, o seu Reino vai se estabelecendo - reino de prxis de justia, de bondade, de amor, de santidade. o Reino do Servo Sofredor (Is 53) descrito pelo profeta Isaas: Aqui est o meu servo, a quem sustenho, o meu eleito, em quem se compraz a minha alma; porei o meu Esprito sobre ele, e justia produzir entre as naes. (42:1) Em verdade trar a justia; no faltar, nem ser quebrantado, at que ponha na terra a justia. (v. 3b e 4a).

No se pode falar de servio cristo sem falar do servo, que aquele que serve. E o modelo de servo no pode ser outro seno aquele descrito pelo profeta Isaas nos captulos 42:1-4; 52:13 - 53:12., o qual segundo os exegetas e comentaristas bblicos o Messias - Jesus Cristo - o Servo Sofredor. E, comparando estes textos com os evangelhos, no se pode afirmar que seja outro. Em o NT, no texto de Fl 2:5-8, Paulo descreve em poucas palavras o servio do servo Jesus Cristo: De sorte que haja em vs o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus, que sendo em forma de Deus, no teve por usurpao ser igual a Deus, mas a si mesmo se esvaziou, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens. E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente at a morte, e morte de cruz.

Aqui est implcita e explicitamente quem o Servo e o que Ele faz e para quem faz, ou seja para o ser humano. Aqui se revela toda a espiritualidade do Servo - a prxis (servio humano) da espiritualidade (divina, do Esprito de Deus). Sem o Esprito de Deus (Esprito Santo) a espiritualidade morta, f sem obras, idolatria, prtica religiosa, cumprimento de normas morais.

E o servio do cristo, como se d?

Em primeiro lugar o Esprito Santo deve estar nele, ou seja, deve ser um "crente convertido". Pois como disse Jesus, nem todo aquele que diz Senhor entrar no Reino de Deus, mas aquele que ouve as suas palavras e as prtica. A exemplo do que disse sobre a comunho, s serve, s consegue servir altruisticamente (desinteressadamente), quem est em Jesus e permanece Nele. (cf. Jo 15:4,5,7,10; 14:12) Jesus mesmo adverte seus discpulos dizendo que sem Ele nada poderiam fazer; claro, isto vale para todos os que vierem a segu-Lo. importante ressaltarmos alguns pontos dessas passagens, para compreendermos a fonte de todo o servio cristo:

1. crer em Jesus (14:12) - capacitao para o servio; 2. permanecendo nele. Como? Guardando seus mandamentos obedecendo-o. (15:4ss) Assim fazendo, o crente peermanece no Seu amor e constrangido por ele a amar o seu prximo.

Quem o meu prximo para que o ame? - perguntou certo doutor da lei a Jesus, e este respondeu com a parbola do "Bom" samaritano (cf. Lc 10:2937). Creio que Jesus estaria dizendo quele homem que seu prximo todo aquele que precisa de mim, no importa o que seja que precise, em outras palavras, se existe uma pessoa precisando de algum e eu estou prximo a ela, ento, eu sou o seu prximo e ela precisa de mim e do meu servio. O amor cristo prxis, s existe enquanto servio ao outro. (cf. Rm 12:9-10; 15:1-3)

Nisto entendemos que s serve quem ama, e s ama quem se deixa ser amado por Jesus Cristo. Ningum tem maior amor do que este, de dar a vida pelos seus amigos. (Jo 15:13). Este o sentido do amor e do servio cristo e foi isto que Jesus fez.

Em Mt 25:35-40, Jesus mostra a quem o cristo deve servir propriamente, isto , aos pequeninos, que so os pobres, oprimidos, injustiados, enfermos, maltratados, excludos da sociedade e pela sociedade do direito de viver com dignidade como seres humanos feitos a "imagem de Deus". Por isso Ele disse que fazendo o bem a um destes pequeninos a ele que estaremos fazendo,

que servindo a estes a Ele que estaremos servindo.

muito pertinente ao nosso estudo o que Enrique Dussel sobre A bondade como servio, como segue:

O servio se realiza com respeito ao outro termo da relao face-a-face, com respeito ao pobre, comunitariamente. Essa comunidade potencial, posssvel, futura, objeto do servio do eticamente justo, na Bblia deominada "multido" (ho polli em grego, rabim em hebraico). Indica um nmero indefinido de pobres que ainda no so "povo", porque falta exatamente a tarefa do pastoreio, da conduo do justo, do profeta, do "Servo de Jav". Estes "muitos"fora dos direitos do sistema, ainda na exterioridade da classe social, so o objeto especial do homem bom, santo, da prxis de justia, de bondade, de santidade, de amor ao outro como outro. A bondade pessoal a prpria prxis pela qual se luta, at dar a vida pela realizao do outro. Se a converso foi ruptura com o sistema, com o mundo, com a totalidade, o servio do pobre agora luta explcita, real prtica. Servir o outro negar a dominao; uma prxis que contradiz a legalidade estabelecida, as estruturas vigentes...Nisto consiste a espiriualidade, a matria, a carne controlada pelo esprito e este submisso a Jesus atravs do Esprito Santo.".

2.3) A Humildade como Fundamento da Vida Crist.

No pode haver maior exemplo de humildade seno o do prprio Filho de Deus que se encarnou, se fez homem-servo, e morreu numa cruz como bandido e assassino, entre malfeitores. Atraindo sobre si as nossas culpas, nossos pecados para que fssemos reconciliados com Deus. (cf. Is 53; Fp 2:5-8). Ele, Jesus Cristo, a humildade personificada: Tomai sobre vs o meu jugo, e aprendeis de mim, porque sou manso e humilde (grifo meu) de corao, e encontrareis descanso para as vossas almas. (Mt 11:29). Jesus pede que aprendamos com ele, para ser poderoso? No, para ser humilde. E Ele d muitos exemplos - alm de sua encarnao, de como se fez "escravo", a condio mais humilhante que um ser humano pode ter, a posio mais

baixa que algum pode descer. Fazer tudo pelos outros e em troca receber chicotadas, escrnio, morte. E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente at a morte, e morte de cruz. (Fp 2:8)

Toda a vida de Jesus, desde seu nascimento - "deitado numa manjedoura" (cf. Lc 2:7); durante seu "ministrio" , "no tinha onde reclinar a cabea", nada que fosse seu. No entanto tinha mais para dar do que toda a humanidade junta. Serviu, "Bodas de Can", curou muitos: cegos, paralticos, hemorrgicos etc., ressuscitou pessoas como o "filho da viva de Naim", a "Lzaro" a quem queria muito bem, chorou frente ao seu tmulo. Identificou-se com os pobres e com o sofrimento humano, e por isso esses creram Nele como o Messias. Aqui est o sentido da misso, ensinado por Deus, praticado por Jesus, ou seja, identificar-se com aqueles que Ele queria salvar. Isto requer muita humildade, porque voc tem que renunciar quem voc , como fez Jesus, para se tornar igual ao outro, um com o outro, para que assim o outro venha a aceit-lo e tua mensagem. Assim fez Jesus, conforme j citamos no texto de Fp 2:5-8 - "Hino Cristolgico". Como o alvo do Pai era toda a humanidade, s o Seu Filho poderia realizar esta misso.

Sem humildade no h vida crist, porque sem humildade no h misso, no h inculturao - identificar-se com o outro, tomar a forma do outro: o seu modo de viver, de falar, de comer, de vestir. Como fez Jesus. A estratgia missionria de Deus Pai essa e no h outra que seja mais eficaz ou igual. Hoje vemos igrejas e agncias missionrias preocupadas com estratgias para esta ou aquela regio. Se os missionrios no tiverem humildade para despojarem-se, "sair de sua terra", sair de si mesmo, como fez Cristo, nenhuma estratgia transcultural ser eficaz.

Temos, em primeiro lugar, de desenvolver em nosso corao o amor divino para com eles e ento estabelecer passos concretos, como a aprendizagem de seu idioma, conhecer seus costumes e cultura, despojando-nos de qualquer preconceito: aprender a cantar com eles, comer com eles, e, dentro do possvel, viver com eles, de tal maneira que demonstremos de forma viva que Deus os ama e ns tambm.

Outro aspecto fundamental da vida crist a humildade na unidade (cf. Jo 17:21). Para haver unidade na comunidade crist, isto , para ser de fato uma comunidade, preciso que seus componentes tenham humildade para aceitar o outro como ele : pobre ou rico, letrado ou iletrado, branco ou negro, brasileiro ou japons (Gl 3:28). o que Paulo tambm ensina comunidade de Corinto, que era a mais abastada, mas que possua tambm as maiores diferenas sociais. (cf. 1Co 10:17)

Para no pensarmos que s Jesus foi humilde e podia s-lo devido Sua divindade, vamos pegar Paulo como exemplo tambm. Em At 20:19 lemos "servindo ao Senhor com toda a humildade, lgrimas e provaes que, pelas ciladas dos judeus, me sobrevieram." Paulo demonstra ter aceitado a perseguio de seus rivais com resignao, isto , sem revidar com a "mesma moeda". Nos versos 33 a 35, Paulo (atravs de Lucas que escreveu o livro de Atos) revela que trabalhou manual ou artesanalmente, pois segundo a tradio era fabricante de tendas, para se sustentar e aos que com ele andavam. Paulo tambm exorta os cristos vida humilde, como escreve aos filipenses: "Nada faais por partidarismo ou vanglria, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo. No tenha cada um m vista o que propriamente seu, seno tambm cada qual o que dos outros" (Fl 2:3,4).

A verdadeira humildade conduz abnegao, ao altrusmo - considerar o outro superior e buscar em primeiro lugar o que de interesse do outro. Isto promove e mantm a paz na comunidade, seja na igreja ou seja na famlia, ou ainda, no trabalho, no esporte, na escola, enfim em qualquer lugar. Pois como diz Paulo aos Romanos: "se possvel, quando depender de vs, tende paz com todos os homens;" (12:18)

A humildade leva integridade de carter. Este aspecto tambm perceptvel na vida de Paulo, como descreve Jos Comblin em seu livro:

Escolher o trabalho e o mundo dos trabalhadores escolher a fraqueza, a carncia de poder. O trabalho um dos sofrimentos dos apstolos: "At o presente passamos fome, sede e nudez; somos esbofeteados e andamos sem abrigo, e penamos trabalhando com nossas mos... (1 Cor 4,12). O trabalho um dos aspectos da opo de Paulo pela pobreza. Quis apresentar-se sem

nenhum dos prestgios que conferem as superioridades humanas.(...). (1 Cor 2,3-5)... Hospedado na casa de um rico, Paulo teria sido obrigado a mostrar a sua cultura superior; devia ter usado todos os recursos da retrica e da filosofia grega. Entre os pobres tudo isso era suprfluo e at ridculo. Escolhendo os pobres, Paulo resolve esconder a sua cultura superior e adotar o linguajar popular para expressar o seu evangelho). Olhando esta passagem, 1 Co 2:3-5, entendemos que a humildade leva ao reconhecimento de que tudo vem de Deus, a palavra a ser pregada, o sustento, enfim, nos leva a uma total dependncia de Deus. E a dependncia uma caracterstica fundamental da vida crist. no sermo do monte que Jesus mais deixa claro a relevncia da humildade para aqueles que querem pertencer ao "Seu Reino" (Mateus 5). III - COMPREENSO ECLESIOLGICA NO CONTEXTO LATINOAMERICANO

3.1 Proposta de Jos Miguez Bonino

Ama e faze o que quiseres, (...) o novo homem em Cristo, participa de modo alegre na transformao de todas as coisas, assumindo uma atitude de permanente revoluo com seu amor e rebeldia a toda a situao esttica. Olhando para esta reflexo de Bonino, vem mente o texto de Rm 12:2: "E no vos conformeis com este sculo, mas transformai-vos pela renovao da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradvel e perfeita vontade de Deus." Nem os problemas ticos nem a f crist podem ser compreendidos em uma reflexo neutra, para s depois tomar uma deciso. Bonino nos adverte a no separarmos aquilo que faz parte do nosso ser cristo (humano), e que tudo, inerente nossa realidade com a qual somos comprometidos, deve ser analisado luz da Palavra de Deus com a finalidade de chegarmos a um compromisso renovado e mais eficaz. Como ele diz: a obedincia do cristo, fiel que se compromete cada dia com todo o seu ser na ao que percebe como a vontade de Deus, o que convoca, corrige e ilumina o telogo. Porque

a palavra de Deus para ser "executada", no meramente ouvida.

Segundo Bonino, todas as situaes, da vida, em que nos encontramos exige de ns uma postura, uma tomada de posio, uma deciso: a favor ou contra? este ou aquele? O que fazer? No tem como ficar neutro. Ele apresenta vrios exemplos de situaes que corriqueiramente acontecem em nosso dia-a-dia no meio em que vivemos que exigem de ns bem como dos outros uma deciso. Procura analisar eticamente o que leva as pessoas a tomarem esta ou aquela deciso, o que est por detrs da opo escolhida. Chega a concluso de que no fcil para ns mesmos sabermos o por qu das decises tomadas por ns quanto mais das decises tomadas por outros.

Para responder a essas perguntas: que fazer? e por que faz-lo? Surgiram diversas ticas e diversos sistemas ticos.

Que tem a ver com o bem e o mal as deficincias hormonais ou as condies sociais que parecem desencadear atos e comportamentos? Este questionamento Bonino faz em relao as adversidades sociais em que se encontram um sem nmero de pessoas: drogas, prostituio, roubo, assassinato e outros vcios, fruto de uma sociedade pluralista e desigual. Como avaliar eticamente? No se trata de avaliar ou julgar, isto os socilogos, antroplogos e psiclogos fazem. Para o cristo a pergunta que se levanta : O que fazer? O que fazer para mudar esta realidade "catica"? Os jovens, cristos ou no, querem uma resposta dos adultos, querem ao dos cristos. O mundo aguarda uma resposta comprometida, traduzida em ao por parte dos cristos.

A juventude, em particular, vem manifestando cada vez com maior vigor seu protesto contra a hipocrisia, a artificialidade e a desumanidade de nossa sociedade. Indigna aos jovens, sobretudo, a incoerncia entre os valores que ela professa e os que verdadeiramente a governam.(...) Falamos de cristianismo, de amor e de repdio violncia, contudo so o xito e o poder econmico que mais realmente governam nossas aes, e estamos dispostos a perdoar e at mesmo defender qualquer violncia repressiva para defendlos. (...) Ajudados por intelectuais - escritores, filsofos, artistas em geral - os

jovens se tm dedicado a mostrar a verdadeira face de nossa sociedade. E como contrapartida reclamam uma total "autenticidade" de comportamentos, linguagem e aes. Infelizmente no meio cristo tm-se equivocado quanto a discernir entre simples convenes ou caprichos humanos e a vontade do Deus criador, manifestada em Jesus Cristo. Esta confuso consiste, em identificar esse firme fundamento, que o Evangelho, com as normas e valores, ou pior ainda, com as convenes e costumes de nossa sociedade.

Trata-se de um equvoco compreensvel, porque as Igrejas crists tm influenciado muito a formao de nossa sociedade e de suas leis, ... Instituies, leis, usos culturais, normas e valores plasmados na cultura ocidental resultaram do encontro do mundo mediterrneo com a tradio crist e da evoluo que o seguiu. Ns, cristos, nos sentimos, por isso, naturalmente dispostos a defend-los e indlusive a consider-los a nica e legtima encarnao das demandas da f.

Saber isto no basta para a exigncia tica da sociedade!

Ama e faze o que quiseres a resposta de Bonino. Creio que esta afirmao imperativa sintetiza todos os pressupostos tico-cristos. No por menos, pois foi primeiramente Jesus quem deu este "pressuposto" para a vida do cristo: "Amars ao Senhor teu Deus de todo o teu corao...e ao teu prximo como a ti mesmo". Sem esse pressuposto no existe cristo.

Exemplo prtico deste imperativo tico ama e faze o que quiseres est no prprio Cristo, como Bonino define:

"A forma de ser" de Cristo definida pelo caminho que o amor traa da glria para a humilhao; a disposio de "despojar-se de si mesmo" (Fp 2), e "fazer-se pobre" (2 Co 8), no como um ato de disciplina asctica mas como um ato de amor. Este caminho de Jesus Cristo s vezes nos descrito com relao vontade do Pai, como uma senda de obedincia; outras vezes, com relao aos homens, como um caminho de servio. Mas numa forma ou

noutra - ambas so complementares - como um ato voluntrio... a verdadeira existncia aquela na qual um homem, livre e cheio de gozo, sobre barreiras e limitaes convencionais, alm do que demanda ou exige a lei, inclusive talvez muito alm do que a lei permite, solidarizar-se com a necessidade do prximo e responde a tal necessidade. O autor exemplifica esta reflexo com a histria do Bom Samaritano. As conseqncias da prtica do amor podem ser: "nova criatura comunidade", "Reino de Deus". O amor quebra as diferenas, aproxima relaes, nivela as funes sociais. Verifica-se, mais uma vez:

...: amar viver na direo ao prximo pagando o preo correspondente pela identificao total e sem reticncias com sua necessidade. Amar submeterse ao propsito criador de Deus manifesto nas diferentes ordens da vida humana - servir ao prximo de maneira concreta na famlia, na ordem econmica, na ordem poltica. Amar impregnar a totalidade das relaes com a totalidade dos homens da disposio concreta ao servio e entrega que Deus manifesta. Amar ingressar nas relaes e exigncias ticas da cultura na qual nos encontramos com a livre determinao do novo homem em Cristo e repensar e reviver essas relaes e exigncias na forma nova que corresponde a esse novo homem. Conseqentemente, a prtica do amor s evidenciado em contexto de comunho. O cristo uma pessoa integrada em uma unidade que o inclui... A Deus no interessa o culto mas a justia; o amor ao prximo a melhor orao; o servio aos pobres uma comunho, pois eles so sacramentos da presena de Cristo.

Ao longo de todas as nossas colocaes sempre esteve presente o contraste entre a tica crist e a espiritualidade. Por um lado, a grande exigncia tica da f em Cristo surgido do amor de Deus para com os homens e, por outro, as conseqncias do aceite dessa tica por parte dos cristos, que toma vrias formas, vrias concepes, vrios comportamentos, etc. O que sempre buscamos foi analisar essa situao onde um Deus mantm firme sua fidelidade ao seu povo de suprir o Esprito Santo que nos conforma em Cristo e nos motiva a viver para o outro como uma prtica de espiritualidade sadia, viva, eficaz, justa.

BIBLIOGRAFIA A BBLIA SAGRADA. Revista e Atualizada no Brasil. So Paulo: SBB, 1997. A BBLIA TEB. So Paulo: Paulinas e Loyola, 1995. BRUCE, F.F.- Romanos: introduo e comentrio. So Paulo: Vida Nova e Mundo Cristo, 1991. COMBLIM, Jos Paulo Apstolo de Jesus Cristo. Petrpolis: Vozes, 1993. CONCILIUM/192. Um desafio para a tica Crist. Petrpolis: Vozes, 1984, v. 2 DUSSEL, Enrique. tica Comunitria. Petrpolis: Vozes,1994. FORELL, Gerge W. tica da Deciso. So Leopoldo: Sinodal, 1983. HOEKEMA, Antony. Salvos Pela Graa: A doutrina bblica da Salvao. So Paulo: Cultura Crist,1997. KNOX, Jonh. A Integridade da Pregao. So Paulo: ASTE, 1964. PINTO, nio Caldeira. A comunho como fundamento da tica crist. Londrina, STL, 1998. SRIE LAUSANNE. Evangelizao e responsabilidade social: 1983. STEUERNAGEL, Valdir Raul, ed. A Servio do Reino: Um compndio sobre a Misso Integral da Igreja. Belo Horizonte: Misso Editora, 1992. TAMEZ, Elsa. Contra toda a condenao: a justificao pela f partindo dos excludos. So Paulo: Paulus, 1995. VELASQUES FILHO, Prcoro. Uma tica para Nossos Dias. So Bernardo do Campo: Imprensa Metodista, 1977. WIERSBE, W. Warren. A Crise de Integridade. Florida: Vida, 1991.

You might also like