You are on page 1of 4

Curso Profissional de Multimdia Ano letivo 2011/2012 Portugus 12 Ano Mdulo 11 Textos de Teatro: Felizmente H Luar FICHA Formativa

a Nome:_____________________________________________________________

I
L com ateno o excerto da obra em estudo e responde, de forma clara, s questes que se seguem.

D. MIGUEL Eu tambm tenho medo, senhores, mas o meu medo no semelhante ao vosso. Pouco me importa a fortuna ou a vida, ambas daria de boa vontade, se me fosse necessrio faz-lo, pela minha terra. A Ptria, Excelncias, no , para mim, uma palavra v... Se algum sonho tenho, se a um estadista permitido sonhar, o meu sonho de no morrer sem exterminar de vez as sementes da anarquia e do jacobinismo... Sonho com um Portugal prspera e feliz, com um povo simples, bom e confiante, que viva lavrando e defendendo a terra, com os olhos postos no Senhor. Sonho com uma nobreza orgulhosa, que, das suas casas, dirija esta terra privilegiada. Vejo um clero, uma nobreza e um povo conscientes da sua misso, integrados na estrutura tradicional do Reino... No lhes nego, Excelncias, que no sou um homem do meu tempo. Um mundo em que no se distinga, a olho nu, um prelado dum nobre, ou um nobre dum popular, no mundo que eu deseje viver. No concebo a vida, Excelncias desde que o taberneiro da esquina possa discutir a opinio d'el-rei, nem me seria possvel viver desde que a minha opinio valesse tanto como a de um arruaceiro. Pergunto-vos, senhores: que crdito, que honras, que posies seriam as nossas, se ao povo fosse dado escolher os seus chefes? BERESFORD J que temos ocasio de crucificar algum, que escolhamos a quem valha a pena crucificar... Pensou em algum, Excelncia? D. MIGUEL (Passeando agitadamente frente do palco) Sou um homem de gabinete. No tenho as qualidades necessrias para falar ao povo... (Comea a apagar-se a luz que incide sobre Beresford e o principal Sousa) Repugna-me a ao, estaria politicamente liquidado se tivesse de discutir as minhas ordens No sou, e nunca serei, popular. Quem o for, meu inimigo pessoal. (Pausa) No estado em que se encontra o Reino, basta o aparecimento de algum capaz de falar ao povo para inutilizar o trabalho de toda a minha vida... E h quem seja capaz de o fazer... (Entram Corvo e Vicente, respetivamente pela esquerda e pela direita do palco.) VICENTE Excelncias, todos falam num s homem... CORVO Um s nome anda na boca de toda a gente. (Surge Morais Sarmento, que avana do fundo do palco.) MORAIS SARMENTO Senhores Governadores: onde quer que se conspire, s um nome vem baila.

Abre os braos no gesto dramtico de quem faz uma revelao importante e inesperada.

CORVO O nome do general Gomes Freire dAndrade!

(Acende-se a luz que ilumina Beresford e o principal Sousa.) D. MIGUEL Senhores Governadores: a tendes o chefe da revolta. Notai que lhe no falta nada: lcido, inteligente, idolatrado pelo povo um soldado brilhante, gro-mestre da maonaria e , senhores, um estrangeirado

Comeam a ouvir-se tambores ao longe, muito em surdina.

BERESFORD Trata-se dum inimigo natural desta Regncia. () D. Miguel anda, no palco, dum lado para o outro, com passos decididos. D. MIGUEL E, agora, meus senhores, ao trabalho! Para que o pas no se levante em defesa dos conjurados h que prepar-los previamente H gente, senhores, que sente grande ardor patritico sempre que os seus interesses esto em perigo. H que provocar esse ardor. H que pr os frades, por esse pas fora, a bramar dos plpitos contra os inimigos de Deus. H que procurar em cada regimento um oficial que se preste a dizer aos soldados que a Ptria se encontra ameaada pelos inimigos de dentro. H que fazer tocar os tambores pelas ruas para se criar um ambiente de receio. Os estados emotivos, Srs. Governadores, dependem da msica que se tem no ouvido. Para que se mantenham, necessrio que as bandas no parem de tocar. Quero os sinos das aldeias a tocar a rebate, os tambores, em fanfarra, nas paradas dos quartis, os frades aos gritos nos plpitos, uma bandeira na mo de cada aldeo!

(Comea a entrar povo pela direita e pela esquerda do palco. Os tambores tocam sem cessar). Quero o pas inteiro a cantar em coro. Lembrai- vos, senhores, de que uma pausa pode causar uma runa de todos os nossos projetos! (Entra pela direita do palco um plpito a que o principal Sousa sobe. Comea a ouvir-se um sino tocar a rebate.) PRINCIPAL SOUSA (Do plpito) Meus filhos, meus filhos, a Ptria est em perigo! Os inimigos de Deus preparam, na sombra, a runa dos vossos lares, a violao das vossas filhas, a morte d'el-rei!

Os tambores entram em fanfarra e o palco enche-se de soldados

D. MIGUEL Portugueses: a hora no para contemplaes! Sacrifiquemos tudo, mesmo as nossa conscincias, no altar da Ptria.

PRINCIPAL SOUSA Morte aos inimigos de Cristo! D. MIGUEL Morte ao traidor Gomes Freire dAndrade! (Apagam-se todas as luzes. As personagens ficam na penumbra agitando os braos e erguendo bandeiras no ar. Durante um espao de tempo muito curto, ouvem-se os sinos e os tambores.)

CAI O PANO Felizmente H Luar

Lus de Sttau Monteiro, in

1. O sonho de D. Miguel o de conseguir moldar o Pas ao seu conceito de sociedade. 1.1. Demonstra que D. Miguel defensor de um poder autoritrio. Para D. Miguel inconcebvel viver numa sociedade em que a opinio do povo se sobreponha aos de um rei ou nobre. O povo deve ser humilde e submisso. No consegue tambm aceitar a ideia de que os chefes sejam escolhidos pelo povo. Defende a distino de classes, considera que nem todos os homens so iguais. 1.2. Especifica qual o seu conceito de sociedade ideal. A sociedade ideal, segundo ele, aquela em que as trs classes sociais estejam bem definidas e desempenhem a misso social que lhes compete, de acordo com a sua condio. nobreza compete, dirigir e dar o seu apoio a quem est no poder, ao povo compete confiar em que o governa, ser crente e lavrar e defender a terra. Tudo o que altere esta estrutura tradicional provoca anarquia. 2. Como se autocaracteriza D. Miguel enquanto poltico? D. Miguel autocaracteriza-se como um poltico de gabinete. Um poltico que prefere pensar os assuntos de estado e tomar decises fechado no seu mundo. No gosta de falar s multides, no tem o dom de as conduzir pela palavra e por isso no um poltico popular. No admite que as suas posies e as suas ordens sejam contestadas. 3. J que temos ocasio de crucificar algum, que escolhamos a quem valha a pena crucificarPensou em algum excelncia? 3.1. Em tua opinio, o que h de particularmente revoltante nestas palavras de Beresford? -Para ele no importante saber quem o chefe de uma conspirao mas quem convm que seja, pois assim ter oportunidade de destruir um perigoso adversrio poltico. -D. Miguel sabe que Gomes Freire um militar que goza de grande popularidade. 4. Beresford revela-se um elemento imprescindvel na maquinao e implementao da conjura contra o General Gomes Freire de Andrade. 4.1. Seleciona as afirmaes que evidenciam o cinismo e o pragmatismo do marechal ingls. As afirmaes so: J que temos ocasio de crucificar algum, que escolhamos a quem valha a pena crucificar; inimigo natural desta Regncia. 5. Que caractersticas so atribudas ao General Gomes Freire? O General Gomes Freire lcido, inteligente, adorado pelo povo, um soldado brilhante, gro-mestre da maonaria e um estrangeirado.

6. Refere o valor simblico e a intencionalidade das didasclias, atendendo ao jogo de luz/sombra e ao som de tambores e sinos. As indicaes de luz /sombra ganham um significado muito particular, uma vez que no existem notaes de mudana de cena e, por isso, servem para marcar a entrada e sada do campo viso do espetador, de determinada personagem. A intensidade da luz ou a incidncia dos focos tambm contribuem para dar destaque a uma dada personagem naquele momento da ao. Os opressores servem-se do som dos tambores, smbolo da fora militar, para impor o medo e a insegurana. Servem-se do som dos sinos, smbolo da fora religiosa, para atemorizar os crentes ou para lhes despertar desconfiana e antipatia pelos inimigos de Cristo. Os sons dos sinos mostra o envolvimento da igreja na represso que se abate sobre o povo.

II
Seleciona em cada um dos itens de 1 a 6, a nica opo que permite obter uma afirmao adequada ao sentido do texto. 1. Na frase: Pouco me importa a fortuna ou a vida, ambas daria de boa vontade, se me fosse necessrio
faz-lo, pela minha terra. (ll. 1,2), as duas formas verbais sublinhadas encontram-se respetivamente no a) Presente do conjuntivo e futuro do conjuntivo b) no condicional e Pretrito imperfeito do conjuntivo c) no pretrito mais que perfeito do indicativo e condicional 2. Na frase: No lhes nego, Excelncias, que no sou um homem do meu tempo. (l.9), a palavra sublinhada a) um determinante indefinido que se refere ao povo b) um pronome pessoal que se refere aos outros governadores c) um pronome pessoal que se refere ao povo 3. Na expresso sublinhada da frase: H gente, senhores, que sente grande ardor patritico sempre que os seus interesses esto em perigo.(ll.41,42), esto presentes a) uma orao b) duas oraes c) trs oraes

A professora: Ana Cristina Sequeira

You might also like