You are on page 1of 14

Central de Monitoramento

Como funciona:
A Central de Monitoramento uma ferramenta que possibilita rpida comunicao entre professores, coordenadores, gestores e alunos, por meio de e-mails configurveis e templates personalizadas.

Para instalar a Central de Monitoramento no seu computador, acesse a pgina http://centraldemonitoramento.webaula.com.br/update/publish.htm. Caso j tenha o componente .NET Framework 2.0 (x86) instalado no seu computador, inicie a aplicao clicando no link launch. Caso contrrio, clique no boto Install para instalar e executar o aplicativo.

Depois de instalado, o software Central de Monitoramento habilitar um link em Iniciar Todos os programas webAula Central de Monitoramento. Acesse-o.

Pg.: 1

A tela para login ser exibida. Nela, informe o seu Login, Senha e selecione, atravs da combo, o seu Perfil de usurio: se Professor, Coordenador ou Gestor:

Atravs das caixas de seleo, determine se o sistema dever lembrar o seu login e senha sempre que acessar a Central de Monitoramento ou se deseja entrar automaticamente. Em seguida, clique no boto Entrar.
Pg.: 2

Na pgina inicial da Central de Monitoramento, o Professor, Gestor ou Coordenador visualizar o menu Minhas Disciplinas, esquerda da tela. Ao clicar sobre o sinal + (em destaque na figura abaixo) correspondente a ele, a lista de Disciplinas as quais est atribudo ser exibida.

Pg.: 3

Para carregar as turmas vinculadas a uma determinada Disciplina, basta clicar sobre ela. Na rea direita do menu, aparecer a listagem de turmas e suas respectivas informaes: o Professor ver a quantidade de alunos, alunos inativos, trabalhos individuais e em grupo e nmero de tpicos; enquanto para o Coordenador e o Gestor sero exibidos os nmeros referentes quantidade de alunos, aos que nunca logaram, trabalhos individuais ativos, trabalhos em grupo e tpicos. Veja no exemplo da figura abaixo, pelo perfil de Professor:

Pg.: 4

Para abrir o editor de mensagens, d um duplo clique sobre o nome da turma desejada. Uma nova tela ser exibida:

Nela, selecione os usurios para os quais deseja enviar uma mensagem clicando no boto Para. A janela Adicionar Destinatrios ir se abrir com as seguintes opes de filtro:

Pg.: 5

Perfil: selecione, atravs da combo, o perfil do (s) usurio (s) para o (s) qual (is) enviar a mensagem. Ao: selecione, atravs da combo, o tipo de mensagem a ser enviada. Nome: indique, atravs da combo, se o nome do destinatrio Contm, Inicia com ou Termina com o nome que voc digitar no campo direita.

Pg.: 6

O Professor poder enviar mensagens apenas para os alunos que esto matriculados na (s) sua (s) turma (s); o Coordenador, apenas para alunos e professores sob sua coordenao; e o Gestor, por sua vez, poder enviar mensagens a todos os usurios do sistema.

Observe que, ao selecionar determinados filtros, a tela ir se alterar para solicitar os sub filtros correspondentes.

Quando o perfil selecionado for Aluno

a. Se voc escolher a opo No acessam o LMS a N dias, uma nova caixa ser exibida para que informe o nmero de dias em questo:

Pg.: 7

b. Se voc escolher a opo Possuem trabalhos pendentes, uma nova combo ser exibida, atravs da qual voc dever selecionar o trabalho que ainda no foi entregue pelo (s) aluno (s), como no exemplo abaixo:

c. Se voc escolher a opo No fizeram exerccio, uma nova combo ser exibida, atravs da qual voc dever selecionar o exerccio que no foi realizado pelo (s) aluno (s):

Pg.: 8

d. Se voc escolher a opo Inatividade no frum, uma nova combo ser exibida, atravs da qual voc dever selecionar o tpico em que no houve participao do (s) aluno (s):

Pg.: 9

Quando o perfil selecionado for Professor

Se o destinatrio da mensagem tiver o perfil de Professor, sero exibidas as seguintes opes de filtro no campo Ao: Inatividade no frum e No acessam o LMS a N dias. Ao selecionar a primeira opo, voc dever informar o tpico em que no houve participao do (s) professor (es); e o nmero de dias em que o LMS no foi acessado pelo (s) usurio (s), se escolher a alternativa No acessam o LMS a N dias.

Todos os usurios

Caso queira incluir todos os participantes da turma como destinatrios da mensagem, basta marcar a caixa de seleo em Todos os usurios. Aps determinar os filtros, clique no boto Procurar. O resultado da busca ser exibido.

Para desmarcar os usurios retornados pela pesquisa, clique em Desmarcar todos. Para selecion-los, clique sobre o boto Marcar todos e, em seguida, clique em Adicionar e Fechar.

Pg.: 10

Voc ser direcionado de volta tela na qual dever compor a mensagem:

Pg.: 11

Note que depois que voc adiciona os destinatrios, o boto Modelo... ativado, permitindo que voc crie novos modelos de mensagens ou escolha um j existente para enviar aos usurios selecionados.

Como criar um novo modelo de mensagem

Para criar um novo modelo de mensagem, clique sobre o boto Modelo...: 1. Na janela Procurar modelos, selecione a opo Novo atravs da combo Modelo. 2. Preencha o campo Ttulo. 3. Digite o texto da mensagem. 4. Clique no boto Salvar para guardar o novo modelo ou em Excluir, para apag-lo.
Pg.: 12

5. Em seguida, clique no boto OK. Neste momento o sistema ir pergunt-lo se deseja substituir o contedo da tela de edio pelo texto do novo modelo. Confirme clicando em OK. Se desejar, voc poder editar o template. 6. Feito isso, clique em Enviar.

Pg.: 13

Como utilizar um modelo de mensagens j existente

Para utilizar um modelo de mensagem j existente, clique no boto Modelo...: 1. Na janela Procurar modelos, selecione o modelo desejado atravs da combo. O campo Ttulo ser preenchido automaticamente, bem como o texto da mensagem. 2. Em seguida, clique em OK. Neste momento o sistema ir pergunt-lo se deseja substituir o contedo da tela de edio pelo texto do modelo selecionado. Confirme clicando em OK. Se desejar, voc poder editar o template. 3. Feito isso, clique em Enviar. Pronto! A mensagem ser enviada a todos os usurios que voc definiu como destinatrios.

Pg.: 14

You might also like