You are on page 1of 11

Reflexo sobre o tema: funcionamento e desenvolvimento do grupo na formao de educadores

Neisa Maria Martins da Cunha (SIRH) sirh@centroin.com.br

Resumo: Na busca de um frum de discusso sobre a importncia do estudo e a aplicao dos contedos relacionados aos fatores que influenciam o processo e desenvolvimento do grupo, dentro do contexto de disciplinas da Formao de Educadores, apresentamos, como um recorte deste assunto, a Teoria das Necessidades Interpessoais, de William Schutz, objetivando a justificao deste tema para o currculo dos futuros profissionais da rea educacional. Palavras-chave: Formao de Educadores, Processo de Grupo e Teoria das Necessidades Interpessoais.

Reflection on the theme: operation and development of a group in teachers training


Abstract In search of a forum for discussion on the importance of studying and implementing the contents related to the factors that influence the process and development of the group, within the context of disciplines of the Teachers Training, presented as a clip of this matter, the Theory of Interpersonal Needs, by William Schutz, aiming at the justification of this topic to the curriculum for future educational professionals. Key-words: Teacher Training, Group Process and Theory of Interpersonal Needs.

1 Introduo Apresenta-se, inicialmente, como referncia ao campo do desenvolvimento dos grupos, alguns temas relevantes, tais como processo de grupo, fenmenos da dinmica dos grupos e desenvolvimento de equipe, constantes do trabalho de muitos autores, na sua maioria, pesquisadores da rea da Psicologia Social (MOSCOVICI, 1985). Existem, portanto, diversas teorias sobre o referido campo. Segundo Joseph Luft (1970), a dinmica de grupo surgiu na decda de 50, na Frana, com frteis aplicaes em diversas reas, alternando-se concluses satisfatrias com, por vezes, aparentes, porm duvidosas solues, caso sigamos o rigor cientfico esperado em investigaes experimentais. Desde ento, vm ocorrendo mudanas, como aponta Luft (1970, p. 74):
O volume das investigaes e das publicaes cresceu enormemente desde ento, mas nem por isso o professor encontrou grande quantidade de conhecimentos de que se possa servir. A sua situao permanece semelhante ao que era ento: independente e solitria. O objectivo das observaes que faremos acerca dele no para lhe mostrar como ensinar, mas de preferncia para chamar a sua ateno sobre certas caractersticas do seu trabalho referentes aos fenmenos de grupo. Insistindo sobre a funo dos processos de grupo no ensino e na aprendizagem, o professor pode tirar proveito de um novo exame de alguns problemas fundamentais que tem de enfrentar quotidianamente.

importante relembrar que Kurt Lewin, nos Estados Unidos, foi o fundador da moderna dinmica de grupo, ao elaborar a Teoria do Campo na psicologia contempornea, tendo sido um dos precursores dessas pesquisas sobre os processos de grupo e as relaes humanas, por volta dos anos 30 (LUFT, 1970, p. 16). Contudo, Lewin faleceu muito cedo e foram os seus colaboradores que deram continuidade aos estudos dessa rea. William Schutz, um dos colaboradores de Lewin, por meio de observao e experimentao, postula sua teoria da dinmica de grupo, demonstrando que o processo de grupo tem sempre um desenvolvimento natural, observvel e previsvel. Nessa tica, ele objetivava pesquisar os fenmenos que ocorriam nos processos intra-grupais. A Teoria das Necessidades Interpessoais de Schutz (1974, p.101), portanto, ser a norteadora deste artigo.

Com essa Teoria, Schutz postula fases e fenmenos previsveis para o desenvolvimento dos grupos, durante o seu processo de amadurecimento, com o objetivo de atingir, no futuro, o status de equipe. No contexto da Dinmica dos Grupos, teorias com base em observaes cientficas relatam haver uma previsibilidade dos fenmenos grupais no processo e desenvolvimento dos grupos. Assim sendo, pergunta-se: quando planejamos um treinamento ou ministramos uma aula, podemos esperar que os fenmenos teorizados por Schutz ocorrero? Este contedo terico pode dar respaldo prtica dos responsveis pelos planejamentos de treinamentos ou de aulas? E como utiliz-la? Em que condies a Teoria das Necessidades Interpessoais pode dar suporte terico s prticas didticas, no mbito organizacional na rea de treinamento ou no mbito educacional na rea escolar? Tais questes levantaram posies tericas e prticas, que proponho refletir neste artigo. O Princpio das Dimenses Bsicas de William Schutz (1989, p.103) foi por mim eleito por sua logicidade, no perodo em que tive a oportunidade de coordenar e supervisionar, desde seu processo de divulgao, doze Cursos de Formao para Profissionais da rea de Treinamento e Desenvolvimento de Empresas, de grande e de mdio porte. Esta vivncia reafirmou minha crena na relevncia do conhecimento e da prtica dessa Teoria, auxiliada pelos demais arcabouos tericos referentes ao funcionamento e desenvolvimento do grupo e, portanto, a seu processo. No meu entendimento, um educador ou um instrutor precisam adquirir conhecimento sobre o caminho percorrido por um grupo, para que possa melhor lidar com os fenmenos que dele surgem, com base em seus inter-relacionamentos e em sua sinergia, decorrentes da dinmica relacional que se estabelece e pode encontrar este apoio na Psicologia Social. Um profissional consciente do processo grupal e, portanto, desejoso do melhor funcionamento e desenvolvimento de seu grupo s ter vantagens em sua prtica e desempenho. Deste modo, ele poder, com mais clareza, apoiar os participantes em suas necessidades e, assim, suscitar reflexes que os encaminharo a exercer as habilidades de diagnosticar suas dificuldades e, para elas, buscar solues. Ao reforar este pensamento, postula Fela Moscovici (1985, p.73): "Quando se deseja estudar um grupo em funcionamento e compreender a sequncia de eventos, as modalidades de interao e suas consequncias, fazse mister identificar os componentes relevantes dos processos de grupo."

Ainda, citando Moscovici (1985), h a possibilidade de se analisar um grupo atravs de sua composio, estrutura e ambiente. Neste caso, analisam-se as pessoas que o compem, as posies relativas que elas ali ocupam, suas relaes entre si e o espao fsico e psicossocial desse ambiente. Pode-se, tambm, estudar um grupo considerando-se sua dinmica e os componentes que constituem foras em ao e que determinam os processos dessa estrutura. Desde o momento em que constitudo, e ao longo de toda a sua existncia, um grupo sofre a influncia de trs tipos de fatores: o ambiente, o prprio grupo e o indivduo, o que explica de que forma alguns grupos conseguem transformar-se em equipes, e outros no. Um grupo influenciado, em primeiro lugar, pelo ambiente em que foi formado e vive, o tipo de organizao na qual se encontra inserido, as definies estratgicas e operacionais que recebe ou deixa de receber da administrao a que est subordinado, as facilidades ou dificuldades materiais e psicolgicas para trabalhar ou estudar, e muitos outros fatores iro afetar esse grupo positiva ou negativamente. Uma das principais influncias sobre essa categoria so as decises administrativas que determinam a formao, a modificao ou a supresso de grupos dentro de qualquer estrutura formal. De outro lado, qualquer ambiente sempre oferece ameaas e oportunidades, que podem ser reais ou percebidas pelo grupo, afetando sua coeso e sentimentos. Em segundo lugar, o grupo recebe influncias de si prprio. Os grupos distinguem-se uns dos outros por suas propriedades intrnsecas. Entre estas, destacam-se tamanho, idade, ideologia peculiar, tipo de misso e o efeito sinrgico que o conjunto de indivduos produz, como resultante de sua agregao. Grupos recm-formados, por exemplo, tendem a ter um comportamento diferente daqueles cujos membros coexistem h um certo tempo. A experincia e a pesquisa demonstram tambm que o tamanho afeta o desempenho: muito mais provvel que uma equipe de cinco pessoas chegue a algum tipo de resultado prtico ou consenso, do que uma comisso de quarenta. Em terceiro lugar, esto indivduo, com seu conjunto caracterstico de fatores de personalidade, treinamento, interesses e experincias que, combinados com outros fatores dos demais membros do grupo, contribuem para que este tenha uma identidade e um desempenho especficos. Portanto, aqui, so ressaltadas as diferenas individuais, pois cada pessoa nica e possui uma personalidade distinta dos outros participantes, pois estes receberam influncia de

meios os mais diversos e, sob a luz de seus sentidos e de sua percepo, foram construindo a sua prpria histria de vida, repleta de valores, crenas morais, tradies, sentimentos, emoes, racionalidade, constitudos de profunda subjetividade. So trs os fatores que afetam o grupo: O AMBIENTE - Organizao; - Administrao; - Imagem Externa; - Condies materiais.

O GRUPO PROPRIAMENTE DITO - Tamanho; - Idade dos participantes; - Misso; - Percepes mtuas; - Efeitos sinrgicos.

O INDIVDUO - Personalidade; - Formao; - Valores; - Interesses; - Aptides; - Experincia. Proponho-me, portanto, com base nas idias acima, discutir os principais componentes do funcionamento do grupo e as respectivas fases do processo grupal, luz da Teoria das

Necessidades Interpessoais, de William Schutz (1989) e, desta maneira, trazer reflexo a importncia deste tema na Formao de Educadores. 2 Teoria das Necessidades Interpessoais, de William Schutz O modelo de Schutz se aplica vida grupal. Observa-se que os grupos iniciam suas atividades num clima de Incluso (I). Os componentes procuram conhecer-se mutuamente, as relaes so mais intelectuais do que afetivas, cada qual se revela em graus diversos. Em termos de tempo, o perodo de Incluso variado, podendo durar de algumas horas a dias ou meses. Na segunda fase, a de Controle (C), comeam a despontar os lderes, h uma competio pelo poder, definem-se os rebeldes e os seguidores. um perodo mais agitado, competitivo, muitas vezes agressivo. Sua durao tambm varivel. Definidos os papis na escala de mando, as hostilidades decrescem e o grupo entra numa fase de Abertura (A) (SCHUTZ, 1994, p.49) de enamoramento coletivo, de solidariedade, de pertencimento recproco, de todos por um e um por todos. uma fase muito gratificante para os participantes, que se ligam por laos de amizade, s vezes bastante profundos e duradouros. Schutz observou que essa sequncia de fases se repete ciclicamente:

(ICA)....(ICA)...(ICA).... o perodo em que o grupo tem existncia mais longa. E quando a existncia desse grupo se aproxima do fim, h uma inverso da ltima fase: (ICA)...(ICA)... (ACI). Isto , h um perodo de abertura mais longo, seguido de erupes de controle e da fase final, ento, denominada de incluso negativa. Muitas vezes, o grupo dissolvido formalmente, antes de esgotar a sequncia das fases, isto , antes de atingir a fase final da Incluso. Quando a interrupo se d no estgio de Controle, via de regra os participantes se separam mais ou menos desgostosos com as competies em andamento. E quando a dissoluo se d no estgio de Abertura, os membros continuam se encontrando, depois de o grupo ter terminado oficialmente, para se reverem, bater papo, tomar chope etc, at que a afetividade se dissolve. 2.1 Fenmenos das Fases do Processo de Grupo Ainda segundo Shutz (1989, p. 110):
Estas trs dimenses incluso, controle e abertura ocorrem, nessa ordem, no desenvolvimento dos grupos. As questes da incluso, a deciso de quem est dentro ou fora do grupo, so as primeiras a surgir, seguidas pelas questes de controle (estar por cima ou por baixo) e, finalmente, pelas questes da abertura (estar

prximo ou distante). Esta ordem no rgida, mas a natureza da vida em grupo tal que as pessoas tendem primeiro a determinar se querem ou no ficar num grupo, depois a determinar que grau de influncia iro exercer e, finalmente, a decidir quo pessoalmente prximas iro se tornar.

2.1.1 Fase de Incluso Querer ou no pertencer ao grupo no envolve fortes ligaes emocionais. O gosto pela incluso caracteriza-se pela busca de interao com as pessoas, pelo desejo de ateno, de reconhecimento, de prioridade, de apreciao e prestgio. Citando Schutz (1989, p. 105),
O comportamento de incluso se refere associao entre as pessoas: excluso, incluso, pertinncia, proximidade. O desejo de ser includo manifesta-se como desejo de ateno, de interao, de ser distinto dos demais. Ser completamente identificvel implica que algum est to interessado em mim que descobre minhas caractersticas singulares.

2.1.2 Fase de Controle Diz respeito s relaes j iniciadas. Refere-se, primordialmente, s relaes de poder, processo de tomada de deciso, reas de liderana, influncia, competio e autoridade. Ainda citando Schutz (1989, p. 107):
O comportamento de controle se refere ao processo de tomada de deciso entre pessoas na rea do poder, da influncia e da autoridade. O desejo de controlar varia segundo um continuum, desde meu desejo de ter autoridade sobre os outros (e de, portanto, controlar o meu futuro), at meu desejo de ser controlado e isentado de toda responsabilidade. (...) (...) O comportamento de controle tambm manifestado em relao a pessoas que tentam controlar. A demonstrao de independncia e de revolta exemplifica uma falta de propenso a ser controlada, ao passo que a anuncia, a submisso e o cumprimento de ordens indicam os graus variveis da aceitao do controle.

2.1.3 Fase de Abertura Em grupos, caracteriza-se por demonstraes de amizade e diferenciao entre os membros, expresso de sentimentos positivos, formao de pares, intensificao de emoes e honestidade direta. E Schutz (1989, p. 108) complementa:
O comportamento de afeto (abertura) descreve sentimentos de proximidade, pessoais e emocionais, entre duas pessoas. O afeto uma relao didica (dual), quer dizer, ocorre entre pares de pessoas, ao passo que tanto a incluso quanto o controle so relaes que podem ocorrer ou em dades (duplas), ou entre uma pessoa e um grupo.

2.2 Incluso, Controle e Abertura (ICA) como Descrio de Perfis de Comportamento As relaes que as pessoas estabelecem entre si so mltiplas e variadas. Schutz, no entanto, define uma tipologia para classificar as diversas formas de relacionamento interpessoal. Segundo ele, a maneira como nos dirigimos aos outros pode ser enquadrada em um dos seguintes tipos: - Incluso (I); - Controle (C); - Abertura (A). Todos ns usamos as trs formas de interao; ora uma, ora outra. Mas, grosso modo, uma delas predomina em nosso estilo geral. A Incluso (I) se refere a estabelecer interao com os outros, a iniciar e manter contatos, a travar conhecimento, a comunicar-se, a participar de encontros, a cultivar o companheirismo. As pessoas que tm alto nvel de incluso se do facilmente com todos e tm grande crculo de relaes, gozam de prestgio, valorizam a fama e a popularidade. As pessoas que tm incluso negativa so retradas, se desligam das funes sociais, apreciam o isolamento. O Controle (C) se refere ao estabelecimento de relaes de mando e autoridade; ao domnio e ao processo decisrio entre pessoas. Os indivduos que tm alto ndice de controle gostam de influir, liderar, persuadir, chefiar. As pessoas que expressam controle negativo no dominam; ao contrrio, so submissas e seguidoras, ou so rebeldes e resistentes. Em outras palavras, ou se submetem ao controle dos outros, ou a ele se opem, mas no assumem o controle elas prprias. A abertura (A) se refere ao estabelecimento de relaes afetivas, sentimentos ntimos e particulares, contatos amistosos, no indiscriminados, mas eletivos. A fase (A) tem a ver com a aproximao emocional, sendo mais profunda e menos extensa. As pessoas com Abertura Negativa so mais frias e distantes, menos amorosas, menos ntimas, fazem menos confidncias. Como dissemos anteriormente, os trs tipos de relao so usados por todos, embora haja o predomnio de um estilo preferencial. Sob outro enfoque, o modelo de Schutz tambm pode ser aplicado evoluo do indivduo. Em grandes pinceladas, podemos dizer que a infncia uma fase de Incluso

(outras pessoas vo sendo incorporadas, no relacionamento social); a adolescncia uma fase de Controle (h rebeldias e conflitos com as figuras de autoridade); e a idade adulta uma fase de Abertura (estabelecem-se vnculos afetivos profundos e duradouros). 3 Contribuies da Teoria das Necessidades Interpessoais a situaes escolares 3.1 A relao professor e aluno A interao entre as pessoas ocorre em funo da percepo que temos de ns mesmos e dos outros, principalmente, com relao s caractersticas que lhes atribumos, portanto, se os alunos so observados e, com segurana, podemos perceb-los como pessoas com mais necessidades de incluso ou de controle ou de abertura, seguramente, ao respeitarmos essas condies inerentes a cada indivduo, obteremos um melhor relacionamento interpessoal e, conseqentemente, melhores rendimentos e aproveitamento escolar. Desta maneira, evitam-se rtulos to nocivos ao desenvolvimento humano, pois o que est sendo privilegiado o essencial ou a essncia de cada ser, a partir da diversidade j esperada e com a possibilidade de ser notada. 3.2 A cooperao social Sem dvida, a cooperao social na sala de aula pode ter reflexos extremamente positivos, at mesmo para a aprendizagem. Contudo, segundo Schutz, este fenmeno social s ocorrer depois da integrao e da competio, ou seja, o que deve ser esperado dentro do processo grupal, inicialmente, so situaes de identificao, de necessidade de apoio, suporte e reconhecimento do ser como indivduo. Aps a superao desses fatores, surgir a necessidade de confronto, de liderana, de poder, redundando na descoberta do espao vital de cada indivduo dentro da turma. Ento, s a partir da resoluo dessas necessidades citadas anteriormente o aluno estar pronto para, de fato, trabalhar cooperativamente, com cumplicidade e trocas verdadeiras. Este processo natural e previsvel pode e deve ser acompanhado e trabalhado, atravs da administrao das dificuldades e conflitos que por ventura surgirem, objetivando o crescimento da turma como equipe. 3.3 O professor como influenciador social Creio que a Teoria das Necessidades Interpessoais nos oferece um roteiro que facilita o desempenho do papel de influenciador social para o professor. As seis razes pelas quais respondemos positivamente influncia de outra pessoa foram assim descritas por French e Raven (apud RODRIGUES, 1981, p. 74):

[...] quando algum nos influencia a fazer algo e ns o fazemos, isto se d por uma das seguintes seis razes: a) porque assim fazendo, receberemos uma recompensa (poder de recompensa); b) porque assim evitaremos uma punio (poder de coero); c) porque reconhecemos naquela pessoa legitimidade para determinar que faamos o que disse (poder legtimo); d) porque nos identificamos com aquela pessoa e gostamos de fazer o que ela solicita (poder de referncia); e) porque reconhecemos conhecimento especializado naquela pessoa e seguimos suas determinaes no assunto em que especialista (poder de percia); f) porque entendemos a razo de ser do que nos foi solicitado e achamos que devemos, de fato, proceder como nos foi sugerido por aquela pessoa (poder de informao).

O professor exerce todos esses tipos de poder; contudo, ao tomar cincia das fases de um processo grupal, acreditamos que cabe a ele, de forma consciente, adequar sua conduta na busca de melhores resultados de aprendizagem. Num primeiro momento do processo de grupo, o aluno apresenta-se dependente e necessita de estmulos e de reconhecimentos. Talvez mais adiante, necessite de limite, de rever determinada conduta e refletir sobre ela. Mais adiante, encontra-se pronto para colaborar e servir de apoio para tarefas de rotina da turma. Creio que cabe reforar esse ponto, os caminhos exigem ateno e todos eles so distintos, pois cada turma composta de pessoas nicas. Finalizando, declaro que essas consideraes no se esgotam, pois creio que a proposta de Schutz, atravs da Teoria das Necessidades Interpessoais, nos possibilita planejar e executar os contedos a serem transmitidos e debatidos pelas classes com mais certeza e confiana de estarmos propiciando o crescimento no apenas do saber e do conhecimento dos alunos, como tambm, o desenvolvimento das relaes e dos papis sociais dos mesmos. 4 Concluso Defendo a idia de que relevante para os educadores, em suas disciplinas de Formao, obter conhecimento sobre o processo do grupo, na medida em que so profissionais que trabalham com grupos, cotidianamente, atuando em seu interior e para esses grupos. minha crena pessoal que pequenos grupos que se formam e se renem para atingir um objetivo vivero um processo, um desenvolvimento, um caminho observvel e previsvel. No meu entender, um professor, terapeuta de grupos, palestrante, enfim, qualquer profissional que atue com grupos deve conhecer, estudar e aplicar os saberes que advm de propostas tericas, como a de Schutz, atravs da Teoria das Necessidades Interpessoais.

10

Refletir a respeito da dinmica do grupo passa a ser um conhecimento e uma aplicao que far toda a diferena no cotidiano profissional dos educadores. Para eles, os fenmenos grupais como: rejeio, agresso, competio, cumplicidade e outros, no sero mais uma surpresa, e sim, comportamentos esperados e entendidos como comuns e inerentes maioria dos processos grupais estudados pelos diversos pesquisadores desta rea. Enfim, meu objetivo, neste artigo, chamar a ateno para essa rea da Psicologia Social que muito pode ser til a outros profissionais responsveis por influenciar pessoas em um contexto de grupo. Influenciar ou liderar pessoas individualmente exige competncias distintas das que so exigidas quando temos frente um grupo de pessoas com necessidades interpessoais que geram uma sinergia grupal. Enfatizo, em concluso, que imensa a importncia de pesquisar e refletir sobre os estudos existentes em relao ao processo do grupo. Eles so ferramentas indispensveis ao educador, em sua tarefa de mentor e treinador da aprendizagem e de estimulador do desenvolvimento de seus alunos, que devero se tornar um grupo integrado, que o educador conhece e, por isso, prev seu caminhar. 4 Referncias
LUFT, Joseph. Introduo Dinmica de Grupos. Lisboa: Moraes Editores, 1970. MOSCOVICI, Fela. Desenvolvimento interpessoal. Rio de Janeiro: Atlas, 1985. RODRIGUES, Aroldo. Aplicaes da Psicologia Social: escola, clnica, s organizaes, ao comunitria. Petrpolis: Vozes, 1981. SCHUTZ, William C. O Prazer expanso da conscincia humana. Rio de Janeiro: Imago Editora Ltda, 1974.

______, William C. Profunda simplicidade. Trad: Maria Slvia Mouro Netto. So Paulo: gora, 1989. ______, William C. The Human Element: Productivity, Self-Esteem and the Bottom Line, San Francisco: Jossey-Bass Inc., Publishers, 1994.

11

You might also like