You are on page 1of 2

2064

prEN 12560-4 Flanges and their joints Gaskets for class-designated flanges Part 4: Corrugated flat or grooved metallic and filled metallic gaskets for use with steel flanges. EN 12732 Gas supply systems Welding steel pipe work Functional requirements. EN ISO/IEC 17020:2004 General criteria for the operation of various types of bodies performing inspection (ISO/IEC 17020:1998). EN 45011 General requirements for bodies operating product certification systems (lSO/lEC Guide 65:1996). ISO 13443:2005 Natural gas Standard reference conditions (ISO 13443:1996 including corrigendum 1: 1997). EN/TS 15173:2006 Gas supply systems. Frame of reference regarding pipeline integrity management systems (PIMS). EN/TS 15174:2006 Gas supply systems. Guidelines for safety management for natural gas transmission pipelines.

Dirio da Repblica, 1. srie N. 68 6 de Abril de 2011 alnea c) do n. 2 do artigo 5. do Decreto-Lei n. 141/88, de 22 de Abril, consoante as zonas do Pas constantes do quadro anexo presente portaria e que desta faz parte integrante, em: Zona I 609,80; Zona II 541,20; Zona III 500,80. Artigo 2.
Preo de venda dos terrenos destinados a programas de habitao de custos controlados

O preo de venda dos terrenos destinados a programas de habitao de custos controlados, a que se refere o artigo 6. do Decreto-Lei n. 141/88, de 22 de Abril, alterado pelo Decreto-Lei n. 288/93, de 20 de Agosto, calculado pela aplicao da frmula seguinte: Pv = p Cf Au Pc em que:

MINISTRIOS DO AMBIENTE, DO ORDENAMENTO DO TERRITRIO E DO TRABALHO E DA SOLIDARIEDADE SOCIAL


Portaria n. 143/2011
de 6 de Abril

O Decreto-Lei n. 141/88, de 22 de Abril, estabelece o regime de alienao dos fogos de habitao social da propriedade do Instituto de Gesto Financeira da Segurana Social, I. P. (IGFSS), e do extinto Instituto de Gesto e Alienao do Patrimnio Habitacional do Estado (IGAPHE), a que sucedeu o Instituto da Habitao e da Reabilitao Urbana, I. P. (IHRU). Nos termos da alnea c) do n. 2 do artigo 5., anualmente fixado, por portaria da Ministra do Ambiente e do Ordenamento do Territrio, ouvida a Ministra do Trabalho e da Solidariedade Social, o preo da habitao, por zonas e por metro quadrado de rea til (Pc), para clculo do valor actualizado do fogo. O mesmo diploma, nos seus artigos 6. e 7., na redaco que lhe foi dada pelo Decreto-Lei n. 288/93, de 20 de Agosto, prev que o Governo, atravs de portaria conjunta das Ministras do Ambiente e do Ordenamento do Territrio e do Trabalho e da Solidariedade Social, fixe as condies e os preos de venda dos terrenos destinados a programas de habitao de custos controlados, bem como o preo de aquisio de terrenos s autarquias locais em que se encontrem implantados empreendimentos dos institutos acima referidos. Importa, assim, proceder fixao dos valores e condies acima referidos para o ano de 2011. Assim: Manda o Governo, pela Secretria de Estado do Ordenamento do Territrio e das Cidades e pela Ministra do Trabalho e da Solidariedade Social, o seguinte: Artigo 1.
Preo da habitao por metro quadrado de rea til

p = varivel entre 0,07 e 0,15, por forma directamente proporcional percentagem de infra-estruturas executadas; Cf = factor relativo ao nvel de conforto do fogo, conforme definido no artigo 2. do Decreto-Lei n. 329-A/2000, de 22 de Dezembro. Este factor ser fixado livremente para as reas no habitacionais no includas nos fogos; Au = rea til, determinada nos termos do Regulamento Geral das Edificaes Urbanas (RGEU), quer para a parte habitacional, quer para a no habitacional, excluindo a rea das garagens quando estas estejam includas nos fogos; Pc = 710,70 por metro quadrado de rea til para vigorar em 2011. Artigo 3.
Alienao de terrenos afectos a programas de habitao de custos controlados

1 Os terrenos afectos a programas de habitao de custos controlados, a que se refere o artigo 6. do Decreto-Lei n. 141/88, de 22 de Abril, alterado pelo Decreto-Lei n. 288/93, de 20 de Agosto, podem ser alienados, em propriedade plena, s seguintes entidades: a) Entidades pblicas, mediante ajuste directo; b) Cooperativas de habitao e construo, instituies particulares de solidariedade social ou empresas privadas que se proponham construir fogos no mbito de programas sociais de habitao, seleccionadas atravs de procedimento concursal. 2 A alienao de terrenos s entidades referidas na alnea b) do nmero anterior pode efectuar-se mediante ajuste directo quando se verifique uma das seguintes situaes: a) Ter ficado deserto o concurso pblico lanado para o efeito; b) Ser urgente a obteno de habitaes sociais para o realojamento de populaes a desalojar para viabilizar a execuo de obras pblicas a cargo da administrao central; c) Haver necessidade de realojamento de residentes em barracas e situaes similares; d) Em caso de fora maior.

fixado, para vigorar em 2011, o preo da habitao por metro quadrado de rea til (Pc) a que se refere a

Dirio da Repblica, 1. srie N. 68 6 de Abril de 2011 3 A alienao de terrenos a instituies particulares de solidariedade social pode, ainda, efectuar-se mediante ajuste directo, desde que respeite, cumulativamente, as seguintes condies: a) Serem construdos empreendimentos habitacionais e equipamentos sociais com rea bruta igual ou superior a 10 % da rea bruta dos fogos; b) As instituies adquirentes obrigarem-se a gerir esses empreendimentos e equipamentos pelo perodo mnimo de 15 anos a contar da data da alienao; c) Ficar a entidade alienante, ou entidade por aquela indicada, com o direito de preferncia na aquisio destes equipamentos, aplicando-se o preo de venda das habitaes de custos controlados. Artigo 4.
Preo de aquisio dos terrenos das autarquias locais

2065
Odivelas, Oeiras, Pvoa do Varzim, Seixal, Sintra, Valongo, Vila do Conde, Vila Franca de Xira e Vila Nova de Gaia. Zona II municpios de Abrantes, Albufeira, Alenquer, Caldas da Rainha, Chaves, Covilh, Elvas, Entroncamento, Espinho, Estremoz, Figueira da Foz, Guimares, lhavo, Lagos, Loul, Olho, Palmela, Peniche, Peso da Rgua, Portimo, So Joo da Madeira, Santiago do Cacm, Sesimbra, Silves, Sines, Tomar, Torres Novas, Torres Vedras, Vila Real de Santo Antnio e Vizela. Zona III restantes municpios do continente.

MINISTRIO DO TRABALHO E DA SOLIDARIEDADE SOCIAL


Portaria n. 144/2011
de 6 de Abril

Para efeitos do disposto no n. 1 do artigo 7. do Decreto-Lei n. 141/88, de 22 de Abril, o preo a pagar pelo IHRU ou pelo IGFSS calculado pela aplicao da frmula seguinte: Pv = p Cf Cc Au Pc (1 - 0,85 Vt) em que: p: 0,07, quando as despesas com infra-estruturas no tenham sido suportadas pelas autarquias; 0,11, quando as despesas com infra-estruturas tenham sido parcialmente suportadas pelas autarquias; 0,15, quando as despesas com infra-estruturas tenham sido exclusivamente suportadas pelas autarquias; Cf = factor relativo ao nvel de conforto do fogo, conforme definido no artigo 2. do Decreto-Lei n. 329-A/2000, de 22 de Dezembro. Este factor ter o valor 1,1 para as reas no habitacionais no includas nos fogos; Cc = 0,68; Au = rea til, determinada nos termos do RGEU, quer para a parte habitacional, quer para a no habitacional, excluindo a rea das garagens quando estas estejam includas nos fogos; Pc = preo da habitao por metro quadrado de rea til (a determinar nos termos do n. 1. da presente portaria); Vt = determinvel nos termos da alnea b) do n. 2 do artigo 5. do Decreto-Lei n. 141/88, de 22 de Abril, sem prejuzo do disposto no artigo 5. do Decreto-Lei n. 288/93, de 20 de Agosto. Pela Ministra do Trabalho e da Solidariedade Social, Pedro Manuel Dias de Jesus Marques, Secretrio de Estado da Segurana Social, em 25 de Maro de 2011. A Secretria de Estado do Ordenamento do Territrio e das Cidades, Fernanda Maria Rosa do Carmo Julio, em 24 de Maro de 2011.
QUADRO ANEXO Zonas do Pas a que se refere o n. 1 desta portaria

Zona I: Municpios sede de distrito; Municpios de Almada, Amadora, Barreiro, Cascais, Gondomar, Loures, Maia, Matosinhos, Moita, Montijo,

As alteraes dos contratos colectivos (armazns) entre a AEVP Associao das Empresas de Vinho do Porto e o Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Indstria e Comrcio de Alimentao, Bebidas e Afins e outros, entre a ANCEVE Associao Nacional dos Comerciantes e Industriais de Bebidas Espirituosas e Vinhos e outra e o Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Indstria e Comrcio de Alimentao, Bebidas e Afins e outro e entre estas duas associaes de empregadores e a FEPCES Federao Portuguesa dos Sindicatos do Comrcio, Escritrios e Servios e outros, publicadas no Boletim do Trabalho e Emprego, respectivamente, n.os 30, de 15 de Agosto de 2010, 32, de 29 de Agosto de 2010, e 43, de 22 de Novembro de 2010, abrangem as relaes de trabalho entre empregadores dos sectores da produo e comercializao de vinhos, seus derivados e bebidas espirituosas em geral e trabalhadores de armazm representados pelas associaes que as outorgaram. As associaes subscritoras requereram a extenso dos contratos colectivos s relaes de trabalho entre empregadores e trabalhadores no representados pelas associaes outorgantes e que, no territrio nacional, se dediquem mesma actividade. As convenes actualizam as tabelas salariais. No foi possvel avaliar o impacto da extenso na medida em que o apuramento dos quadros de pessoal de 2008 inclui os trabalhadores abrangidos pelas presentes convenes e por outros contratos colectivos para trabalhadores administrativos e de vendas. Os trabalhadores a tempo completo dos sectores abrangidos, com excluso de aprendizes, dos praticantes e de um grupo residual, so cerca de 5200. As convenes actualizam, ainda, o subsdio de refeio, entre 2,6 % e 14,8 %, as ajudas de custo nas deslocaes, entre 0,9 % e 10 %, o subsdio de turno, entre 2,1 % e 7,7 %, e o seguro e fundo para falhas, entre 1 % e 7,8 %. No se dispe de dados estatsticos que permitam avaliar o impacto destas prestaes. Considerando a finalidade da extenso e que as mesmas prestaes foram objecto de extenses anteriores, justifica-se inclu-las na extenso. Os grupos L a O das tabelas salariais dos contratos colectivos outorgados pela ANCEVE consagram retribuies inferiores retribuio mnima mensal garantida em vigor. No entanto, a retribuio mnima mensal ga-

You might also like