You are on page 1of 6

Trofoterapia

A Trofoterapia deriva da juno da palavra grega trophos que significa alimento e do termo grego therapeia que indica tratamento de doenas, ou seja, corresponde, literalmente, ao tratamento de doenas atravs do alimento. O ato de alimentar-se uma necessidade fisiolgica de todo ser vivo porm, alimentar-se adequadamente e com harmonia , alm de um dos maiores prazeres da vida, a chave para a preveno e tambm, cura de muitas doenas que afligem o ser humano atualmente. Esse conhecimento do poder curativo do alimento no fato recente na histria da humanidade. O mdico da antiguidade indiana, Charaka no sculo VI a.C., ensinava que: "Tudo no Universo busca alimento. Ele o princpio da vida de todos os seres. Clareza, longevidade, inteligncia, felicidade, contentamento, fora e conhecimento tm suas razes no alimento". E na antiga Grcia, Hipcrates ( 460 a 360 a. C.), j exaltava as propriedades teraputicas da alimentao e a importncia de usa-la de forma racional, atravs de seu clebre ensinamento: "Faa dos alimentos o seu remdio e do remdio os seus alimentos". Dessa forma, a TROFOTERAPIA que entende a alimentao como uma importante ferramenta na preveno e tratamento de pessoas em diferentes fases de patologia, utiliza os avanados conhecimentos da cientficos sobre alimentos, aliados aos conhecimentos empricos das Medicinas tradicionais - Ayurveda, MTC, fitoterapia, xamanismo e Antroposofia para entender e tratar os indivduos, buscando, com isso reestabelecer seu equilbrio e consequntemente, sua sade de forma integral.

Quais so os benefcios dela para o nosso organismo?

O recurso de usar os alimentos como mantenedores da sade, bem como para reequilibrar o organismo e para combater os problemas de sade que o afeta, ganha espao sem precedentes na histria da humanidade.

As aes da Trofoterapia tem como objetivo regular as funes orgnicas de um indivduo sem produzir efeitos colaterais, com o uso de alimentos naturais e de elevada qualidade nutricional e energtica. tambm utilizada para desintoxicar ou dar manuteno ao organismo humano, garantindo uma melhor qualidade de vida com resultados eficientes e rpidos. Como exemplo podemos citar a utilizao da Trofoterapia nas mais diversas situaes, destacando-se os efeitos benficos nos casos de distrbios no aparelho respiratrio, de desintoxicaes, lcera gastroduodenal e de constipao intestinal. Como utlizar a Trofoterapia para curar doenas e evitar problemas de sade? A Trofoterapia busca trabalhar a dieta baseada no conhecimento e no respeito pelo nosso organismo de forma integral. Quando conhecemos nosso corpo, suas fortalezas e suas fraquezas e respeitamos nossa natureza, podemos ter uma relao muito mais saudvel com os alimentos e com tudo o que nos cerca. Dentro dessa filosofia, o conhecimento sobre os alimentos permite a orientao de alimentos especficos para a situao de cada indivduo. Isso tambm vale para a restrio de alimentos. Segundo o pesquisador Valdomiro Carlos Sgarbieri, da Sociedade Brasileira de Alimentos Funcionais, por exemplo, alimentos como: favas, vagem, nozes e aqueles que contm cafena: caf, ch preto, guaran, etc., apresentam aminas, particularmante a tiramina, e causam as insuportveis enxaquecas. de colites, de

Como devemos escolher os alimentos, quais so os alimentos mais indicados dentro dessa filosofia e como devemos fazer as combinaes? Importante na Trofoterapia respeitarmos, entre outros, o princpio da combinao adequada de alimentos numa mesma refeio. Assim, as funes orgnicas so revitalizadas, havendo notvel melhora do sistema de defesa.

A m combinao de alimentos pode resultar em um mal estar ligeiro de digesto e at graves problemas de sade. Para que o organismo funcione bem, importante cuidar da alimentao.
NO COMBINAM

As frutas no combinam com as hortalias, exceto as frutas oleaginosas; os alimentos doces no combinam com os salgados. Por exemplo, tomate no combina com limo, devido s reaes entre os cidos que compem esses alimentos; pepino no combina com o sal de cozinha. O efeito desse sal na hortalia de ao desidratante; leite no combina bem com o acar, porm pode ser ingerido com o mel; limo, apesar de ser classificado como uma fruta cida, pode ser agregado s saladas devido ao seu baixo teor de carboidratos (acares). Exceto quando houver tomate;

COMBINAM

tomar uma xcara do suco de alface liquidificado, 30 minutos antes de deitar, melhora os problemas de insnia; para preparar o suco de batata, ralam-se trs a quatro tubrculos de tamanho mdio; depois de bem lavadas, espremer ou coar a massa obtida extraindo o sumo. Ele timo para azia e lcera; tomar o ch de folhas ou brotos do abacate, duas vezes ao dia, ajuda a combater os desarranjos menstruais; fazer gargarejos com o suco de abacaxi, duas vezes por dia, ajuda nas afeces de garganta; comer duas a trs mas no dejejum e tomar o ch da casca nos intervalos das refeies ajudam a curar a diarria; suco de semente de melancia, para os problemas de presso arterial, deve ser tomado em duas xcaras ao dia e pode ser feito assim: bater no liqidificador uma fatia de melancia descascada e com sementes; ingerir 2 xcaras do suco puro de uva, no mnimo trs horas aps o dejejum e almoo, ajuda a aumentar o apetite; acrescentar a alcachofra nas refeies de meio-dia ajuda nos problemas de obesidade; comer 1 cenoura diariamente no almoo, durante 15 a 20 minutos, melhora a priso de ventre; beber uma xcara de suco de couve, 1 hora antes do almoo, diminui as clicas menstruais; cortar o pepino em pedaos pequenos e com a ajuda de um pano e faixa, envolv-lo no local da inflamao da garganta.

Dicas Vegetais: Pelo menos 2 pores dirias Frutas: No mnimo 2 qualidades difrentes por dia Combinao de cardpio bsico para perda de peso Os alimentos em negrito devem ser ingeridos nas quantidades preconizadas; para os outros, a quantidade livre. Os diferentes grupos de alimentos fontes de carboidratos, protenas, vitaminas e minerais aparecem precedidos de marcadores. importante que em cada refeio um tipo de alimento de cada grupo esteja presente e seja combinado livremente com alimentos de outro grupo. Observar o exemplo aps o desjejum. Ao acordar 1 copo de gua morna ou na temperatura ambiente Desjejum 1 fatia de po integral com queijo branco ou ricota OU 2 colheres de sopa de flocos de cereais, granola ou musli. Leite integral tipo A ou B com caf OU iogurte integral Fruta ou suco de fruta ou salada de fruta

Exemplo: no desjejum pode-se escolher po OU flocos de aveia e combinlos com leite OU iogurte e uma fruta. Assim uma tigela de flocos de aveia, banana e iogurte uma primeira opo de desjejum, assim como po integral com manteiga e vitamina de leite batido com mamo pode ser outra alternativa. Lanche Fruta (Salada de fruta) OU suco de frutas e / ou verdura; (tipo laranja ou cenoura). Almoo Salada de verduras cruas (razes, folhas e flores ou frutos). Usar molhos

3 colheres de sopa de cereal integral (arroz, fub, triguilho) OU de massas (lasanha, macarro, empado, etc) OU 2 unidades pequenas de fculas (batatas, aipim, car).

Carnes ou peixes em geral OU Leguminosos (feijo, ervilha, lentilha) OU leite, queijos e ovos na forma de sufls, molhos brancos OU Soja, preferencialmente na forma fermentada (shoyo, miss, tofu).

Verduras refogadas ou cozidas no vapor. 20 a 30 minutos aps o almoo: 1 xcara de ch por infuso de folhas de carqueja (Baccharis trimera), boldo-do-Chile (Pneumus boldus), menta ou hortel (Mentha piperita) ou dente-de-leo (Taraxacum officinale).

Lanche Frutas e / ou Suco de frutas

Jantar Sopas de verduras e / ou cereais com 1 fatia de po integral, 3 torradas ou bolachas integrais com ricota ou queijo branco OU 3 colheres de sopa de salada de cereais e verduras (tipo tabule ou salada de arroz, batata) OU sanduches de po integral (2 fatias finas) com peito de frango, peru, queijo ou pats com verduras OU 1 fatia mdia de tortas leves de verduras e ricota OU 1 fatia mdia de pizzas de massa integral. Variar pes: rabe, milho, centeio, aveia, integral. Sobremesas: Poro pequena (2 colheres de sopa de purs, gelatinas e cremes, 1 fatia fina de bolos e tortas integrais, bolachas doces caseiras, canjica, arroz doce. 20 a 30 minutos aps: 1 xcara de ch por infuso de folhas de carqueja (Baccharis trimera) ou dente-de-leo (Taraxacum officinale). Antes de dormir Uma xcara de ch por infuso de flores de camomila (Matricaria recutita), de sementes de erva-doce ou anis (Pimpinella anisum), folhas de funcho (Foeniculum vulgare), flores de macela (Achyrocline satureoides), ou folhas de melissa (Melissa officinalis).

Rosana Scarabichi Batestusso Naturloga, especializada em Medicina Ayurveda e Ps-Graduao em Psicossomtica (em formao), com formao em Terapias Florais, Koryo Sooji Chim e Iridologia Fsica (Alem) Indicao Bibliogrfica Trofoterapia e Nutracutica Elaine de Azevedo

You might also like