You are on page 1of 7

ETEC de Cerquilho Tcnico em Modelagem do Vesturio 1 Semestre Aplicativos Informatizados em Design de Moda I Prof Amanda Jocilene Borges

PESQUISA SOBRE EDIO DE IMAGENS BITMAPS E VETORIAIS

A informtica sempre esteve presente em nossas vidas, mesmo quando ainda no a usvamos deliberadamente como hoje, ela estava l. Tmida, mas estava. Com a revoluo tecnolgica a informtica entrou em nossas vidas sem pedir licena. Os videogames estavam cada vez mais inacreditveis, os LPs de vinil viraram um disquinho espelhado, chamado de CD e as fitas VHS mudaram para outro disquinho espelhado, que fornecia uma imagem sensacional, chamado DVD. O computador tornava o trabalho muito mais dinmico e por que no lev-lo para casa e organizar a vida pessoal com ele. E a internet? Como vivemos tanto tempo sem ela??? Esse emaranhado de cabos que nos conecta com o mundo!! E tem tambm o telefone celular, os MP3, 4, 5 e por a vai, os iPads, os Tablets, os Smartphones e sabemos que isso vai longe e nunca mais deixar de fazer parte de nossas vidas. Com toda esta tecnologia disponvel, cada rea de trabalho descobriu a melhor maneira de introduzir a informtica em seu dia a dia e tirar o melhor proveito disto, tornando o trabalho muito mais dinmico, rpido e produtivo. Na rea de moda no diferente. Mesmo sendo uma rea totalmente criativa e artstica possvel (e desejvel at) fazer todo o trabalho atravs do computador. Neste trabalho vamos ver sobre a editorao grfica, voltada para o trabalho da moda e quais os principais programas utilizados neste trabalho.

PROGRAMAS DE EDIO DE BITMAPS

PAINT
O Paint um programa desenvolvido pela Microsoft e a primeira verso do programa foi ao mercado juntamente com a primeira verso do Windows, inclusive como um de seus aplicativos. Inicialmente tinha o nome de Paintbrush, mas desde o Windows 95 teve o nome alterado para Paint e assim permanece nas verses atuais. Ele utilizado para a criao de desenho simples e tambm para a edio de imagens. Pode ser usado como um bloco de desenho digital, criar imagens e projetos criativos simples, ou mesmo adicionar texto e designs em outras imagens, como fotos obtidas por cmera digital, scanners ou capturada atravs da internet, sem a necessidade de baixar um software adicional. Ele pode abrir ou editar arquivos BMP, PNG, JPEG e TIFF. Apesar de sua aparente simplicidade existem pessoas que trabalham com Pixel Art que utilizam muito este programa. Pixel art a edio de imagens, sem aplicao de filtros ou modos especiais. Cada pixel alocado cuidadosamente at que se obtenha o resultado necessrio. A nica ferramenta extra o modo de ampliao da imagem em questo, ou seja, o zoom.

PHOTOSHOP
O Photoshop uma das ferramentas mais poderosas de edio de imagem. A maioria das imagens vistas em publicaes, revistas, jornais e matrias de publicidade tm imagens que foram retocadas pelo programa. Ele a mais presente ferramenta de edio de imagens do mundo. Alm de ser o mais vendido o que mais oferece vantagens ao usurio. Atualmente desenvolvido pela Adobe Systems, o programa foi criado em meados de 1987 pelos irmos Thomas e John Knoll e posteriormente vendido para a Adobe. A primeira verso foi lanada em 1990. Desde o incio o programa foi desenvolvido como uma ferramenta para manipular imagens digitalizadas por um scanner, que era um dispositivo raro e caro na poca. Obviamente o programa era extremamente simples em relao ao que ele oferece hoje, mas desde ento passou a ser o software de processamento de imagem mais utilizado. Vrios outros programas surgiram no mercado afim de conquistar uma fatia do mercado do Photoshop, mas ele continua absoluto. Isso por que a Adobe est sempre desenvolvendo e reciclando o programa. Mesmo no existindo concorrentes a altura, a cada nova verso o programa vem munido de novas ferramentas e mais recursos, como se o aplicativo estivesse concorrendo consigo mesmo. O Photoshop permite modificar fotografias e realizar outros trabalhos artsticos digitalizados. Pode-se retocar uma imagem, aplicar estilos especiais, trocar informaes entre fotos e textos, ajustar cores e melhorar foco de uma fotografia. O Photoshop tambm oferece vrias ferramentas para criar uma arte do zero. Foi desenvolvido para atuar em diversos tipos de

trabalho e por diversos tipos de profissionais. Com seus mtodos especializados em pintura e desenho, o programa pode ser usado para vrios fins.

COREL PHOTO-PAINT
O Photo-Paint um software de edio de imagens desenvolvido pela empresa Corel, que o apresentou ao mercado em 1992, como um aplicativo do pacote CorelDraw. A Corel uma empresa forte no mercado de softwares, sobretudo para editorao grfica, e criou este programa para concorrer com a Adobe, e o seu Photoshop, uma vez que o Photo-Paint tambm trabalha com edio de imagens de bitmaps. Apesar do Photoshop ainda ser o mais utilizado, o Photo-Paint tambm no fica atrs em qualidade. um programa que possibilita tratamento de fotografias, construo de imagens e criar ilustraes atravs de imagens capturadas de uma cmera digital. Ele oferece inmeros Clip-arts, filtros e mscaras para serem utilizados em diversos projetos. Alguns designers dizem que o Photo-Paint possui at mais recursos que o Photoshop e que infelizmente muitos profissionais jamais reconhecero isto, devido a marca Photoshop j estar gravada na mente dos diversos profissionais de edio de imagens neste mundo afora.

GIMP
O programa GIMP (General Image Manipulation Program ou Programa de Manipulao de Imagem Geral) teve seu incio em fevereiro de 1997, com dois estudantes: Spencer Kimball e Peter Mattis, que embora no tinham experincia em artes grficas teve o desejo de iniciar este projeto. Logo tiveram o incentivo de um professor, que os ajudou na implementao do programa. Era uma verso pblica e bastante funcional. Logo caiu no gosto de alguns usurios e o curioso que por ser um software livre, criado por universitrios, os usurios faziam foros de discusso, pginas de tutoriais explicando a utilizao do programa e alguns deles tiveram participao importante no processo de criao do GIMP. Desde sua criao at meados de 1998, vrias micro verses foram lanadas e vrias pessoas mexiam no projeto. Os estudantes criadores, Kimball e Mattis, abandonaram o projeto sem dizer adeus e em junho de 1998 os demais envolvidos no projeto lanaram a verso 1.0. Em uma parceria com a Linux, o aplicativo acompanha o programa desde a verso 5.0 do mesmo. Por ser um software livre, construdo por uma comunidade internacional, o GIMP no apresentado ou citado na mdia com a mesma frequncia dos softwares similares. No que ele no tenha qualidade, ele s no aparece com maior frequncia pois no possui ligao com empresas que faam sua promoo comercial. Mesmo sendo um software livre, ele tem grande foco profissional, pois este o interesse da comunidade de usurios e desenvolvedores. O GIMP um editor de imagens bastante funcional. Possui recursos para ser utilizado na criao ou manipulao de imagens e fotografias. Seu uso inclui criar grficos, logotipos,

redimensionar fotos, alterar cores, combinar imagens utilizando camadas, remover partes indesejadas e converter arquivos entre diferentes formatos de imagem digital. Sem dvida, sua caracterstica principal a gratuidade do programa e as atualizaes tambm gratuitas a cada nova verso lanada. uma opo para quem no quer gastar uma fortuna com o Photoshop ou no deseja trabalhar sob a pirataria.

PROGRAMAS DE EDIO VETORIAL

INKSCAPE
O Inkscape um editor grfico de vetoriais de fonte aberta, que pode ser copiado e distribudo livremente, desenvolvido em meados de 2003. Assim como o GIMP, foi desenvolvido por uma comunidade onde o objetivo principal criar uma ferramenta de desenho, com qualidade e conforto, totalmente compatvel com os padres, sempre com a preocupo de manter uma comunidade de desenvolvedores e certicando-se que o Inkscape fcil de usar, aprender e melhorar. Possui capacidades semelhantes aos demais programas existentes no mercado, com ele possvel realizar trabalhos bastante profissionais embora ele no tenha o mesmo nvel do programa CorelDraw, atualmente o mais utilizado na edio de vetoriais, mas possui vantangens sobre ele, como abrir mais rapidamente e a atualizao para suas novas ferramentas so mais rpidas do que nos softwares comerciais.

ILLUSTRATOR
O Illustrator um programa de edio vetorial para diversos projetos. No tanto utilizado como seu irmo Photoshop, mas tambm bem popular e possui grande credibilidade no meio das artes grficas. O projejto inicial do programa comeou em 1986, e em meados de 1995 ele foi lanado no mercado. Mas foi em 2003 que a Adobe lanou o pacote Adobe Criative Suite, com diversas ferramentas agrupadas capazes de criar objetos e efeitos em 3D, um marco no mundo do designer.

CORELDRAW

O CorelDraw um programa de desenho vetorial desenvolvido pela Corel Corporation, uma empresa canadense que fornece solues de softwares. A empresa conhecida mundialmente

por seu avanado portflio de softwares, incluindo programas de edio de fotos, vdeo e criao de grficos. Ela foi e uma das pioneiras na criao de softwares de design grfico. A primeira verso do programa foi lanada em 1989, e era bastante primitivo para os padres atuais. O programa atualmente est em sua 15 verso, lanada em 2010. um aplicativo de ilustrao vetorial e layout de pgina que possibilita a criao e a manipulao de vrios produtos, como por exemplo: desenhos artsticos, publicitrios, logotipos, capas de revistas, livros, CDs, imagens de objetos para aplicao nas pginas de Internet (botes, cones, animaes grficas, etc.) confeco de cartazes e vrios outros projetos grficos. Seus atuais concorrentes so os programas Inkscape, Freehand e Illustrator, mas o CorelDraw ainda absoluto no mercado de edio de vetoriais.

FREEHAND
Macromedia FreeHand um aplicativo para criao de grficos vetoriais bidimensionais com foco para o mercado profissional de editorao. Freehand muito semelhante em relao ao mercado pretendido e funcionalidade ao Adobe Illustrator. Foi criado pela Altsys que mais tarde foi comprada pela Macromedia, que por sua vez foi comprada em 2005 pela Adobe. Hoje o produto chamado de Adobe FreeHand. um programa para editorao grfica e desenvolvimento web. Ideal para desenvolvedores que trabalham com design, produo de documentos multipginas e edio em geral, com um conjunto incrvel de ferramentas que evidenciam a criatividade acima de tudo. Com excelentes caractersticas e opes, o Freehand conta com vrios atributos para desenho e arte digital. A produo e a atualizao do programa cessou em 2007, devido ao j bem sucedido programa Illustrator, tambm para edio de vetoriais, que tambm da Adobe. O Freehand ainda vendido no site da Adobe, bem como atravs de outras lojas.

CONCLUSO
Bem, sou completamente leiga em todos estes programas. J ouvi falar muito sobre eles, porm no havia a oportunidade de utiliz-los, embora houvesse o desejo. Sempre tive a impresso de que todos eles eram extremamente complicados de mexer. Porm, com esta pesquisa, mudei um pouco meu conceito. Para edio de bitmaps eu utilizaria o Photoshop. A curiosidade aumentou ao saber que ele o lder de mercado e que a Adobe sempre se supera a cada novo Photoshop lanado. Me pareceu o mais completo. Porm o GIMP, at por ser gratuito, despertou meu interesse para iniciar nestes programas de edio grfica. J para a edio vetorial, ficaria com o CorelDraw, pelo mesmo motivo do Photoshop: ele o mais utilizado. Mas confesso que o Illustrator e o Inkscape (pela gratuidade) chamaram bastante a minha ateno.

FONTES
Paint http://obviousmag.org/archives/2009/01/pixelart.html#ixzz1nFTC82Fz http://translate.googleusercontent.com/translate_c?hl=ptBR&langpair=en%7Cpt&rurl=translate.google.com.br&u=http://stutzfamily.com/mrstutz/Paint /paintcommands.htm&usg=ALkJrhhbGxvKMyIHLPy31o-NG9F5ZukrGg http://translate.googleusercontent.com/translate_c?hl=ptBR&langpair=en%7Cpt&rurl=translate.google.com.br&u=http://techtips.salon.com/microsoftpaint-2510.html&usg=ALkJrhiE9hYpouD3yRSrVSTY-kKzQqOaTQ Photoshop http://www.microsiervos.com/archivo/curiosidades/origen-photoshop.html http://translate.googleusercontent.com/translate_c?hl=ptBR&langpair=en%7Cpt&rurl=translate.google.com.br&u=http://www.vecteezy.com/blog/2the-history-of-adobe-illustrator&usg=ALkJrhjR4c3J0BEo__VXdiqrb8kMA3JZsQ http://www.fotografia-dg.com/o-que-e-o-photoshop/ Corel Photo-Paint http://translate.googleusercontent.com/translate_c?hl=ptBR&langpair=en%7Cpt&rurl=translate.google.com.br&u=http://www.visionaryvoyager.com.au/corel/photopaint/History/history.html&usg=ALkJrhhlvy5mr7Ia6YisyZFyzfS4M 6UlLA http://www.sacocheio.com/coreldraw-photopaint-fundamental-p-46.html GIMP http://meiobit.com/39173/10-raz-es-pelas-quais-o-gimp-melhor-que-o-photoshop/ http://www.gimp.org/about/ancient_history.html http://softwarelivre.org/portal/comunidade/o-que-e-que-o-gimp-tem Inkscape http://wiki.ubuntu-br.org/Inkscape http://inkscape.org/?lang=es

Illustrator http://translate.googleusercontent.com/translate_c?hl=ptBR&langpair=en%7Cpt&rurl=translate.google.com.br&u=http://www.vecteezy.com/blog/2the-history-of-adobe-illustrator&usg=ALkJrhjR4c3J0BEo__VXdiqrb8kMA3JZsQ http://www.adobe.com/br/products/illustrator.html CorelDraw http://translate.googleusercontent.com/translate_c?hl=ptBR&langpair=es%7Cpt&rurl=translate.google.com.br&u=http://www.neuquendisenio.com.ar/i ndex3/index.php%3Foption%3Dcom_content%26view%3Darticle%26id%3D170:la-historia-decoreldraw%26catid%3D36:curiosidades&usg=ALkJrhifFFH1_O-W8JuYymq2u9oNT3E4EA Freehand http://ultradownloads.com.br/download/Macromedia-Freehand/ http://translate.googleusercontent.com/translate_c?hl=ptBR&langpair=en%7Cpt&rurl=translate.google.com.br&u=http://www.ehow.com/about_65427 04_macromedia-freehand_.html&usg=ALkJrhhebTR0lvANLVGTkw9lnBhHEto0Aw http://translate.googleusercontent.com/translate_c?hl=ptBR&langpair=en%7Cpt&rurl=translate.google.com.br&u=http://macromediafreehand.software.informer.com/wiki/&usg=ALkJrhhc4q_ICUWcFluIxdR6NioSd7YA8A

You might also like