You are on page 1of 8

Confira a avaliao de Sociologia do terceiro ano

TERCEIRO ANO
01. (PITGORAS) Leia o fragmento a seguir. Ao afirmar que o pessoal poltico, o feminismo trs para o espao da discusso poltica as questes at ento vistas e tratadas como especficas do privado, quebrando a dicotomia pblico-privado base de todo o pensamento liberal sobre as especificidades da poltica e do poder poltico. O movimento ressignificou o poder poltico e a forma de entender a poltica ao colocar novos espaos no privado e no domestico. Sua fora est em recolocar a forma de entender a poltica e o poder, de questionar o contedo formal que se atribuiu ao poder a as formas em que exercido. Distingue-se dos outros movimentos de mulheres por defender os interesses de gnero das mulheres, por questionar os sistemas culturais e polticos construdos a partir dos papeis de gnero historicamente atribudos s mulheres, pela definio da sua autonomia em relao a outros movimentos, organizaes e o Estado e pelo princpio organizativo da horizontalidade, isto , da no existncia de esferas de decises hierarquizadas." ( Alvarez,1990:23).
Ana Alice Alcntara Costa (O movimento feminista no Brasil: dinmicas de uma interveno poltica, publicado em 2005,Revistas Labrys).

Assinale a alternativa que EXPRESSA, atravs de um provrbio popular, um endosso separao entre o espao pblico e o espao privado. a) em terra de cegos quem tem olho rei. b) em casa de ferreiro, espeto de pau. c) em briga de marido e mulher, ningum mete a colher. d) Escada se varre de cima pra baixo. e) Em Roma, como os romanos. resposta: [C] 02. (PITGORAS) Uma das demandas de movimentos contemporneos por igualdade de direitos a superao de preconceitos inscritos em expresses de fala do nosso cotidiano. Assinale, dentre as frases a seguir, aquela que NO expressa a naturalizao de preconceitos ou subordinao de pessoas de acordo com sua cor/raa, gnero ou classe. a) "Mulher no volante, perigo constante". b) "O homem veio do macaco".

c) "Bom dia para todos e para todas". d) "A mulher foi feita a partir da costela do homem". e) "Aquele lugar s frequentado por gente 'feia'". resposta: [C] 03. (PITGORAS) Leia o trecho a seguir. Em 1949, a francesa Simone de Beauvoir faria publicar o seu livro O segundo sexo. Em passagem clebre, a autora aponta que no so caractersticas naturais que conformam as nossas identidades de gnero na sociedade. Ningum nasce mulher, torna-se mulher. Vale a pena refletirmos acerca dos elementos que nos diferenciam enquanto homens e mulheres. Segundo esta autora, os diferenciais de gnero tem muito mais amparo na cultura do que na natureza. a nossa formao social, tanto em casa quanto na escola e na rua, que nos ensina a nos diferenciarmos enquanto mulheres ou homens. Aprendemos quais roupas devemos vestir, quais cores gostar, quais atividades nos so mais prprias. Enfim, a sociedade e no a natureza que estabelece as diferenas de gnero. O senso comum, no entanto, fornece-nos uma explicao distinta para as diferenas entre homens e mulheres. muito habitual que as pessoas utilizem de raciocnios de ordem biolgica ou natural para formular os diferenciais de gnero. Assinale a alternativa onde se pode RECONHECER um raciocnio de ordem cultural, tal qual vimos expresso na frase de Simone de Beauvoir. a) As mulheres so o sexo-frgil e por isso precisam ser protegidas pelos homens. Homens so mais fortes fsica e emocionalmente. b) Cuidar dos filhos tarefa primordial das mulheres. Elas ficam grvidas, os homens no. Apenas eles devem trabalhar fora de casa. c) Os homens, mais fortes e decididos que so, devem ser os chefes da casa. As mulheres devem ser suas apoiadoras. d) Ao incentivarmos meninos pequenos a brincarem de carrinho e de luta, e meninas a brincarem de boneca e de cozinha, estamos formando suas personalidades para a vida adulta. e) As mulheres so mais aptas ao contato humano, ao cuidado inter-pessoal. Por isso vemos tantas enfermeiras mulheres, e no homens. resposta: [D] 04. (PITGORAS) Assinale a alternativa que CARACTERIZA uma situao de diferenciais de renda entre homens e mulheres em uma dada sociedade.

a) Desigualdade de gnero. b) Diferena de gnero. c) Preconceito masculino. d) Diferenciais de desigualdade. e) Sexismo desigual. 05. (PITGORAS) Assinale a alternativa a seguir que melhor completa o texto que segue. Um dos temas mais ricos da reflexo atual acerca das relaes de gnero a insuficincia do __________ homem/mulher. Segundo alguns autores e autoras, assistimos a um processo de______________ das identidades no mundo contemporneo. Representativo disso o fato de que___________ passaram a se preocupar mais com sua esttica, assim como ___________ assumiram posies de poder e deixaram de se colocar como a parte frgil da sociedade. Alm disso, alguns movimentos sociais tem recolocado demais identificaes de gnero em um lugar de destaque nas reflexes contemporneas. Os grupos GLBT (gays, lsbicas, bissexuais e transexuais), apesar das grandes barreiras ideolgicas que enfrentam, tem conquistado um lugar de relevo na afirmao de suas identidades. O tema citado que REFLETE a desconstruo das identidades na contemporaneidade a) conceito desconstruo - as mulheres - os homens b) ideal - reafirmao - os homens - as mulheres c) binarismo desconstruo - os homens - as mulheres d) conceito - reafirmao - muitos - as pessoas e) binarismo reforo os homens no. resposta: [C] 06. (PITGORAS) Leia o texto e identifique a alternativa que melhor responde questo que o segue: Um Brasil de cotas raciais? [...] A maneira mais efetiva de reduzir as desigualdades sociais pela generalizao da educao basica de qualidade e pela abertura de bons postos de trabalho. Cotas raciais, mesmo se eficazmente implementadas, promovero somente a ascenso social de um reduzido nmero de pessoas, no alterando os fatores mais profundos que determinam as iniquidades sociais.

[...] Que Brasil queremos? Um pas no qual as escolas eduquem as crianas pobres, independentemente da cor ou raa, dando-lhes oportunidade de ascenso social e econmica; no qual as universidades se preocupem em usar bem os recursos e formar bem os alunos. No caso do ensino superior, o melhor caminho aumentar o nmero de vagas nas instituies pblicas, ampliar os cursos noturnos, difundir os cursos de prvestibular para alunos carentes, implantar campus em reas mais pobres, entre outras medidas. Devemos almejar um Brasil no qual ningum seja discriminado, de forma positiva ou negativa, pelo cor ou raa: que se valorize a diversidade como um processo vivaz que deve permanecer livre de normas impostas pelo Estado a indivduos que no necessariamente querem se definir segundo critrios raciais (publicado em 14 de abril de 2006 no Correio Braziliense, de autoria de Marcos Chor Maio e Ricardo Ventura Santos reproduzido na pgina 291 do livro Divises perigosas, de Peter Fry e outros, editora Civilizao brasileira, 2007). Segundo a perspectiva dos autores, QUAL seria o provvel efeito da utilizao de cotas raciais para o enfrentamento das desigualdades sociais? a) O rebaixamento da qualidade do ensino superior, assim como a racializao das identidades sociais. b) A superao das desigualdades raciais, tal qual o abandono gradual de prticas de preconceito racial. c) A continuidade das desigualdades sociais, apesar da diminuio das tenses racialidentitrias. d) A superao das desigualdades raciais, assim como um aumento na escolaridade mdia do brasileiro. e) A continuidade das desigualdades sociais, bem como a fixao arbitrria de identidades raciais. resposta: [E] 07. (PITGORAS) Reflita sobre a figura a seguir.

Fonte: Editora Abril. a) IDENTIFIQUE 3 (trs) situaes que contribuem para o acmulo de tarefas exercidas pelas mulheres. <!--[if !vml]-->
b) EXPLIQUE a responsabilidade dos homens no processo identificado acima.

resposta: At algumas dcadas atrs, era habitual que a mulher se dedicasse apenas aos trabalhos domsticos, ao passo que os homens trabalhavam fora de casa. Recentemente, no entanto, as mulheres passaram a ocupar postos no mercado de trabalho, acumulando mais tarefas, pois os homens no se voltaram aos trabalhos domsticos. Em uma situao ideal, podemos imaginar que homens e mulheres dividiriam os seus trabalhos de forma equnime. Todavia, este apenas o ideal. Podemos certamente vislumbrar que estamos ao longo de um processo, e que, nesse sentido, os homens tendem a assumir mais responsabilidades domsticas e familiares. At l, no entanto, a realidade evidencia um acmulo de tarefas por parte da mulher situao muito bem ilustrada pela foto, onde uma mulher faz trs coisas ao mesmo tempo, fala ao celular, utiliza o computador e passa tempo com um beb.

08. (PITGORAS) Analise os dados da tabela a seguir. Taxas de Desemprego segundo Raa Brasil - Regies Metropolitanas 1998 (em %)
Regies Metropolitanas Taxas de desemprego Negros So Paulo 22,7 No-negros 16,1 Diferena entre as taxas de negros e no-negros 41%

Salvador Recife Distrito Federal Belo Horizonte Porto Alegre

25,7 23,0 20,5 17,8 20,6

17,7 19,1 17,5 13,8 15,2

45% 20% 17% 29% 35%

Fonte: DIEESE/SEADE e entidades regionais. PED - Pesquisa de Emprego e Desemprego Elaborao: DIEESE a) IDENTIFIQUE dois fatores em nossa sociedade que podem ocasionar a diferena nas taxas de desemprego de diferentes grupos raciais. b) EXPLIQUE por que os negros estariam consistentemente mais margem da ocupao de postos no mercado de trabalho que os no-negros (brancos, amarelos e indgenas segundo as categorias do IBGE). Procure elaborar a sua resposta dentro de um ponto de vista sociolgico. resposta: As melhores respostas devem apontar duas explicaes possveis. Em primeiro lugar, a posio ocupada por negros e no-negros na estrutura social. Quanto a este aspecto, o aluno pode refletir acerca do perfil scioeconmico do desempregado, que seria, em geral, pobre e com baixa escolaridade. Sendo os negros aqueles que historicamente mais se encontram nessa situao, seria esperado que dentre o seu grupo racial tivessem mais desempregados. Sendo os brancos aqueles com mais acessos a recursos educacionais e de renda, seriam mais empregados que os negros. A segunda forma de explicar o diferencial nos dados indicar o preconceito inscrito nos processos de seleo. Neste momento, negros seriam preteridos por brancos. 09. (PITGORAS) Leia e reflita acerca da notcia a seguir, publicada no dia 29 de novembro de 2009. Mulher ganha at 28,5% menos A histrica diferena salarial entre homens e mulheres ainda mais evidente entre as pessoas com deficincia. Enquanto na populao brasileira em geral mulheres ganham 17,2% menos que homens, entre quem tem alguma deficincia a diferena chega a 28,5%. A remunerao das mulheres inferior em qualquer recorte -como escolaridade, setor de atividade ou tipo de deficincia- que se faa nos dados da Rais 2008 (Relao Anual de Informaes Sociais), elaborada pelo MTE (Ministrio do Trabalho e Emprego) [...]. Fonte: Folha de So Paulo. a) IDENTIFIQUE duas formas de se combater a discriminao de gnero no mercado de trabalho. b) ESCOLHA a forma que voc considera mais apropriada para combater a discriminao tratada no trecho. JUSTIFIQUE sua resposta.

resposta: a) As melhores respostas citariam duas formas de se combater este preconceito. Em primeiro lugar, indicariam a valorizao do trabalho da mulher, ressaltando o valor da igualdade, como forma de se anular este referencial de discriminao. Em segundo lugar, a adoo de princpios formais de igualdade de remunerao. b) Dado dificuldade de se realizar esta segunda forma de combate discriminao, a primeira poderia ser considerada como mais desejvel. Todavia, trata-se aqui de considerar a opinio do aluno. Resta avaliar a medida com que a sua resposta foi pertinente. 10. (PITGORAS) Leia o texto. As cotas e polticas raciais so rejeitadas sob a alegao de que anulam o princpio da meritocracia, um argumento comum na seo de cartas dos jornais brasileiros e que, recentemente, surgiram nas aes na Justia contra a aplicao da Lei de Cotas na UERJ. Os crticos partem do princpio de que a admisso universidade, que totalmente baseada apenas no resultado de provas de admisso (o vestibular), inequivocamente baseada em mrito. Entretanto, passar no vestibular parece ter muito mais relao com a habilidade do candidato em pagar cursinhos, geralmente caros, de preparao para vestibular e em dedicar um ano ou mais inteiramente aos estudos para as provas, do que da habilidade em ter xito na faculdade. No mais, a qualidade muito superior das escolas da classe mdia branca d a seus alunos maior chance de passar no vestibular. A meritocracia, conforme descrita na origem do termo [o poder dos melhores, isto , um sistema no qual recompensas so concedidas aos mais preparados], utpica, porque busca recompensar indivduos com base na inteligncia ou nas habilidades cognitivas [isto , de entendimento]; e isto no ocorre em lugar algum. A admisso universidade parece, ento, ser muito mais uma 'testocracia' do que uma 'meritocracia'. A aprovao no vestibular , na melhor das hipteses, um teste de mrito muito questionvel
(fragmento retirado da pgina 287 de Racismo brasileira, de Edward Telles publicado pela Editora Relume & Dumar, em 2003).

Quando foi redigido o texto, as instituies educacionais brasileiras ainda no utilizavam sistematicamente o Exame Nacional do Ensino Mdio (ENEM) como forma de seleo de candidatos ao ensino superior. Voc considera que o ENEM passvel das mesmas crticas acima elencadas ao sistema de vestibular? JUSTIFIQUE sua resposta. resposta: A questo coloca em evidncia uma das principais crticas daqueles que se colocam contra a adoo de cotas na seleo para o vestibular. Espera-se que o aluno consiga compreender a ideia de mrito e avaliar criticamente a medida com que o ENEM alternativo ao sistema de vestibular. Poderia, assim, responder positiva ou negativamente. O mrito, assim como colocado no texto citado, o nico critrio relevante para o vestibular. Todavia, como ele indica, existem condicionalidades para atingir o suposto mrito. preciso de tempo para estudar, o que dificulta a situao daqueles que tem de dividir seu tempo entre trabalho e estudos. Da mesma forma, um curso pr-vestibular poderia potencializar o mrito

de um candidato. Novamente, aqueles em piores condies socioeconmicas encontram-se em uma situao desfavorecedora.

You might also like