You are on page 1of 21

Universidade Federal de Santa Catarina Ps-graduao em Arquitetura e Urbanismo Disciplina: ARQ 1011 - Idia, Mtodo e Linguagem Professora: Snia

Afonso Acadmica: Sara Nunes de Souza Data: 29-04-2004.

Resumo do livro:

Anlise da Forma

Urbanismo e arquitetura

Autor: Geoffrey H. Baker

A diferena da pintura, msica e escultura, a arquitetura terrestre, pertence ao solo, abriga atividades humanas e, como tal, faz parte da existncia do homem. A arquitetura ajuda a entender melhor uma civilizao, j que os edifcios revelam os centros de interesse da sociedade, a riqueza e indigncia, o clima e a posio entre a tcnica e as artes. Como entender a arquitetura? Como estud-la? A que corresponde prioritariamente? A grosso modo ela est condicionada a trs fatores bsicos: condies do lugar (clima, topografia); requisitos funcionais (organizao) e; cultura (que influenciar no tipo de estrutura e materiais empregados).

PRINCPIOS ANALTICOS

Foras As trs foras que atuam na arquitetura provm do lugar, do programa e da cultura dominante. Genius loci o termo genius loci se refere ao esprito do lugar, so essas caractersticas, geralmente difusas, que a convertem em algo nico. A arquitetura deve captar este esprito e abrigar as qualidades intrnsecas da paisagem e da cultura. A natureza e a arte tentativa de tornar permanente a fugacidade das experincias estticas. A poesia A dimenso potica da arquitetura transforma o comum em singular, sendo um espao de trabalho ou vivncia, a obra arquitetnica pode enriquecer e no s nutrir a vida. O significado e o uso a arquitetura deve ter uma finalidade til para a cultura e deve prestar esse servio com eficcia. Os edifcios devem explicitar sua finalidade de forma inteligvel, devem informar claramente seus desgnios.

PRINCPIOS ANALTICOS

A cultura e o significado para que exista uma cultura preciso que o homem se integre em um mundo ordenado que se baseia em interaes significativas. Em particular, a arquitetura capaz de identificar as camadas sociais, desde a igreja at o governo, desde o papel das artes, lazer e tcnica, at a posio do indivduo na sociedade. O programa e o lugar o lugar, o programa e a cultura dominante so as trs foras que influem na arquitetura. A orientao e a identidade A imagem do entorno consta, segundo Lynch, de identidade, contexto espacial e significado.

Catedral de Florena Arnolfo di Cambio

PRINCPIOS ANALTICOS

Movimento o movimento um componente da arquitetura que permite que os espectadores gozem de uma boa visibilidade e garantia de acessos e sadas rpidos. As vistas as vistas constituem tambm uma fora principal que usa a arquitetura para organizar edifcios e cidades. A estrutura e a geometria pode se entender a estrutura como um modo de expresso arquitetnica, podendo transmitir significados, como a fora, por exemplo.

No sculo XX, Le Corbusier viu na coluna um smbolo de liberdade (vila Savoye).

ASPECTOS DA FORMA

A arquitetura e a cultura O arquiteto oferece a imagem de uma cultura. Quem cria a imagem de uma cultura o arquiteto, pois ele quem concebe o entorno humano com entidade fsica onde figuram os modelos funcionais, de cadncia caracterstica, que formam uma cultura.

Parthenon, Atenas

A tenso e a harmonia - A harmonia e a unidade, smbolos caractersticos do templo grego, so fruto do equilbrio inerente simetria bilateral da planta. Na unidade convivem tenses antagnicas, a coluna vertical e a disposio horizontal. A composio tem como base um componente rtmico muito forte: o ritmo principal que marca as colunas e os ritmos secundrios de mtopas e triglifos. A permanncia e a harmonia - A permanncia atribui arquitetura a tarefa de recolher os modelos funcionais de cadncia caracterstica, que constituem uma cultura. Por sua vez, reclama do arquiteto que assegure que a obra simbolize a essncia desse encargo durante certo tempo.

ASPECTOS DA FORMA

A harmonia geometria

atravs

da

Segundo Le Corbusier nos mostra uma srie de regras de desenho: volume, plano, geometria, traados regulares, superfcie, ritmo e harmonia. O desenho geomtrico
Taj Mahal, Agra, 1632-1653.

ASPECTOS DA FORMA

Catedral de Chartres Como mostra a Catedral de Chartres, os eixos controlam o desenho. As tenses da composio transmitem um estado de equilbrio. A linguagem arquitetnica transmite uma escala de propsitos simblicos atravs da forma, do espao, da luz e da decorao.

Catedral de Chartres, reconstruo 1194-1260.

ASPECTOS DA FORMA

Alvar Aalto e o dinamismo da forma Aalto gera o dinamismo introduzindo variaes nos temas radiais. O arquiteto consegue exercer um controle sobre a energia atravs das formas moduladas distribuindo-as ou limitando-as.

ASPECTOS DA FORMA

Em uma de suas obras mais representativas, a Biblioteca Rovaniemi, os elementos retilneos fazem o suporte linear que arrasta a forma em direo as laterais para alojar a zona de servios administrativos, a sala de conferncias e outras instalaes secundrias. A sala de leitura, porm, se abre em abanico, ultrapassando os limites que a mesma impe. Essa diferenciao, em sentido funcional, reflete a importncia que tem a sala de leitura por ser a alma da biblioteca e do lugar em que aparece a tenso entre a prosaica forma linear e a trama radial. Os pontos de interseco dos elementos radiais e lineares recebem em cada extremo um tratamento diferente; em um se percebe uma troca de nvel e em outro uma reteno muito brusca, pois a forma toma uma direo e lembra uma pistola.

Alvar Aalto, Ajuntamento de Saynatsalo, 1950-1961

ASPECTOS DA FORMA

A obra clssica Quando procuramos determinar as caractersticas de uma obra clssica, encontramos as seguintes constantes: Domnio da tcnica significa dominar os meios para alcanar o fim proposto. Esse controle na arquitetura seria o conhecimento dos materiais e da tecnologia da construo. Composio excepcional A obra prima se reconhece pela composio. As composies arquitetnicas, por sua natureza e durabilidade, tendem a uma ordem e simetria ou, alternativamente, ao equilbrio dinmico de elementos contrapostos.

Jackson Pollock - Enchanted Forest, 1947

ASPECTOS DA FORMA

Qualidade estvel significa poder visit-la vrias vezes e ao contempl-la descobrir novos aspectos ou reconhecer aqueles j anteriormente advertidos. As obras conseguem isso atravs da complexidade ou simplicidade indistintamente. A arquitetura sempre compreendida em sua totalidade, se compondo de vrias partes conexas que se convertem em uma seqncia de experincias quando o observador se movimenta pelo edifcio. Autoridade para ter autoridade, a obra deve inspirar confiana em virtude do domnio que o autor exerce sobre o meio. A arquitetura possui essa caracterstica quando a estrutura, a forma, as propores, o tratamento decorativo e a iluminao esto integrados com a nica idia de transmitir uma sensao de espiritualidade de acordo com o mbito arquitetnico. Referncia abstrata ou explcita da experincia vital como marco existencial, a arquitetura participa diretamente da vida, e como forma artstica se mostra como um elemento sublime e enriquecedor da vida. A arquitetura antropomrfica, proporciona teto, comodidade e ordem, se orientando pelas exigncias vitais; sua autoridade e persuaso dependem da capacidade para satisfazer as necessidades prticas e emocionais.

A ANLISE DA ARQUITETURA

Esta metodologia aborda os fatores organizadores fundamentais que atuam em um edifcio ou um projeto. O pensamento diagramtico diagramas so instrumentos bsicos de trabalho que permitem: registrar modelos de circulao (melhor compreenso da estrutura urbana), captar a complexidade, explicitar a articulao geomtrica, maior liberdade artstica, etc. As transformaes do volume Pode-se explicar, atravs da sucesso de transformaes aplicadas ao volume, que levaram o arquiteto a chegar ao resultado final.

A ANLISE DA ARQUITETURA

A forma genrica e a forma especfica genrica quando apresenta seu estado original, e especfica, quando assume uma finalidade aps uma manipulao e organizao que satisfazem as exigncias funcionais do programa, assim como os limites concretos e as possibilidades do local. Podemos interpretar as formas em funo de seu antecedente genrico.

La Tourette um exemplo onde o programa de necessidades induziu a mudana da forma genrica.

Retcula cartesiana e absoluto horizontal a retcula tridimensional cartesiana seria para Eisenman a referncia absoluta da forma arquitetnica, genrica ou especfica. O volume e a superfcie o volume o componente slido da forma.

A ANLISE DA ARQUITETURA

A articulao do volume

A forma centride e linear a esfera, o cubo e demais configuraes centrais conservam o equilbrio das foras, diferenciando-se das lineares, onde a fora predominante tem uma energia e direo concretas. Os volumes centrides inspiram sossego e estabilidade; as formas lineares implicam atividade. A distoro formal o lugar exige a transformao da forma, da genrica para uma especfica.

A ANLISE DA ARQUITETURA

A dinmica da forma O ponto unidade mais simples, indica uma posio s, uma energia potencial de expanso e contrao que ativa a zona circundante. 2 pontos definem 1 medida, implica em uma energia interna, uma tenso especfica que afeta o espao intermedirio. A linha uma cadeia de pontos unidos que indica uma posio e direo. Implica em uma velocidade e ativa o espao que a rodeia. Pode at certo ponto expressar emoes: linha fina = audcia; linha reta = fora e estabilidade; linha em zigzague = excitao. Conjunto de verticais e horizontais principio de tenses contrrias ao equilbrio. Diagonais dinamismo. Os sistemas lineares proporcionam a oportunidade de realizar adies ao longo dos eixos e, em conseqncia, permitem fazer repeties e desenvolver ritmos. O movimento se converte em um componente fundamental da forma. Os sistemas axiais, escalonados e radiais Os sistemas conexos preocupao com as relaes geomtricas entre os volumes.

ESTUDOS ANALTICOS

La Piazza San Marco Veneza


As Foras do lugar gua a presena de tal quantidade de gua exerce uma fora notvel. As vias e vistas a praa ocupa uma posio central em relao boca do Gran Canal e conectase com a zona comercial e com o Rialto atravs de uma via direta. O lugar este cercado por um labirinto de edifcios e ruas, com um encaixe intrincado que contrasta com a ordem e definio da Piazza. O conjunto se beneficia do enfrentamento dramtico entre os mundos antagnicos.

ESTUDOS ANALTICOS

A combinao de elementos 1. O volume centride a cruz grega de S. Marco impe uma forma regular com simetria bilateral que domina o espao. 2. O domnio extico a projeo da igreja com as cinco cpulas contra o cu. 3. Volumes conexos em contraste - a conexo entre o Palcio Del Dogo e a baslica tal que as formas centrides se reforam mutuamente gerando um volume contnuo. 4. A rede de circulao esta conecta o palcio com a baslica e estes com o Molo e a Piazzeta. 5. A circulao as duas colunas que existem no extremo da Piazzeta transmitem um limite virtual que marcam as vistas em direo ao horizonte. Sensao de espao demarcado. 6. O movimento 7. As vistas

ESTUDOS ANALTICOS

O Atheneum foi implantado em um lugar onde o rio e o povoado atuam reciprocamente. Richard Mier se serve da retcula ortogonal, regular e simtrica para criar um volume retangular em uma superfcie plana do terreno.

Richard Meyer The Atheneum, New Harmony 1975/1979

A regularidade da retcula se altera para poder acomodar as necessidades funcionais internas originadas pela mudana do mdulo.

ESTUDOS ANALTICOS

Pontos fortes A escada e a rampa A superposio do quadrado Os acessos e a entrada A gravitao dos planos A esquina dinmica A galeria curva A fonte de luz A conexo visual A adio da curva Os planos e slidos

LINKS E BIBLIOGRAFIA

Imagens:
Parthenon Pediment e figura 1: GREEK LANDSCAPES. Site sobre a histria e cultura grega, voltado ao turismo. Disponvel em: <http://www.greeklandscapes.com/>. Acesso em: 29 de abril de 2004. Catedral de Chartres : VIAGENS E IMAGENS. Site com enfoque ao turismo. Disponvel em : <http://www.viagensimagens.com/>. Acesso em: 29 de abril de 2004. Jackson Pollock : GUGGENHEIM COLLECTION. Exposio virtual dos quadros espostos no Guggenheim. Disponvel em : <http://www.guggenheimcollection.org>. Acesso em: 29 de abril de 2004. La Tourette : ARCSPACE. Site sobre arquitetura. Disponvel em : <http://www.arcspace.com/architects/corbusier/>. Acesso em: 29 de abril de 2004. Piazza San Marco, Catedral de Florena, Richard Meyer, Vila Savoye, Taj Mahal e Alvar Aalto : GREAT BUILDINGS ONLINE. Banco de imagens de arquitetura. Disponvel em: <http://www.greatbuildingsonline.com>. Acesso em: 24 de abril de 2004. Demais imagens retiradas do livro.

Catedral de Chartres, reconstruo 1194-1260.

Bibliografia
BAKER, Geofrey H. Anlisis de la forma. Urbanismo y Arquitectura. Design strategies in Architecture. An approach to the analysis of form. 1989. Mxico. GG. 1991.

You might also like