You are on page 1of 7

VI Congresso Brasileiro de Engenharia Qumica em Iniciao Cientfica

1/7

EXCEL COMO FERRAMENTA DIDTICA DE APOIO NA ANLISE DE PROCESSOS DE DESTILAO PARTE 1: DESTILAO FLASH BINRIA Uemura, V.O.1, Bueno, C.2, Motta Lima, O. C.3, Barros, M. A. S. D.4
1

Aluno PET (DEQ/UEM), 2Ex-aluno (DEQ/UEM), 3Orientador (DEQ/UEM), 4Co-orientador (DEQ/UEM) Departamento de Engenharia Qumica/DEQ/UEM. Av. Colombo, 5790, BL D-90; Maring PR - CEP.87020-900 e-mail: viniciusou@gmail.com , oswaldo@deq.uem.br

RESUMO O processo de destilao flash consiste na separao de uma mistura em duas fases em equilbrio: uma fase lquida e outra vapor, sendo normalmente utilizado em plantas industriais na preparao da carga de colunas de destilao, absoro ou extrao, reatores, etc. A anlise usual desta operao unitria tem como base processos envolvendo misturas de dois componentes - destilao flash binria - que, apesar de uma menor aplicao no mbito industrial, amplamente utilizada nos cursos de graduao em Engenharia Qumica. Neste contexto, mtodos grficos e/ou algbricos de soluo dos balanos de massa e energia envolvidos na determinao das condies operacionais para uma separao flash proposta tm sido utilizados como ferramentas didticas bsicas, tornando-se porm inconvenientes e cansativos quando do projeto ou anlise de diferentes configuraes operacionais. Este trabalho prope a implementao de uma metodologia sistematizada, rpida e segura para os clculos de destilao flash binria a partir do uso do EXCEL como ferramenta computacional didtica de apoio, sem prejuzo visualizao dos resultados. Visa tambm que os conceitos discutidos em sala de aula sejam melhor trabalhados, possibilitando a explorao de um maior nmero de situaes, proporcionando melhor fixao do assunto e maior capacidade de ao dos alunos e futuros profissionais.

INTRODUO Destilao flash (algumas vezes chamada destilao de equilbrio) uma tcnica de separao em um nico estgio, sendo considerada uma expanso isoentlpica. Como exemplo, uma alimentao de mistura lquida bombeada atravs de um aquecedor para aumentar a temperatura e entalpia da mistura. A alimentao ento flui atravs de uma vlvula e a presso reduzida, causando a vaporizao parcial do lquido. Uma vez que a mistura entra com um volume grande o suficiente no vaso de flash, o lquido e vapor se separam. Devido

ao vapor e lquido estarem em contato antes da destilao ocorrer, os produtos lquido e vapor formados esto aproximadamente em equilbrio. Separaes flash simples so muito comuns na indstria, particularmente no refino de petrleo. Mesmo quando algum outro mtodo de separao pode ser usado, no incomum se utilizar um prflash para reduzir a carga de separao que entra em uma coluna de destilao. Tambm so utilizadas na preparao de carga para outros processos como absoro, extrao, etc.

VI Congresso Brasileiro de Engenharia Qumica em Iniciao Cientfica

2/7

Um vaso de flash tpico, com a nomenclatura que ser utilizada neste trabalho, mostrado na Figura 1.

sendo F , V e L os fluxos volumtricos da alimentao, do produto vapor e do produto lquido, respectivamente, e VT o volume total do vaso de flash. Em muitos casos, a massa total na fase vapor muito menor que aquela na fase lquida. A massa total do sistema pode ento ser aproximada pela massa da fase lquida. Realizando um balano de massa para o componente mais voltil obtm-se a Equao 2.

d VT T xT = F '. F .x F V ' V y L' L x dt

(2)

O balano de energia fornece a Equao 3.


d VT T hT = F '. F .hF V ' V H L' L h + Q (3) dt

Figura 1: Vaso de flash Clculos em flash so muito comuns, talvez alguns dos clculos mais comuns em Engenharia Qumica. Eles so um componente chave de pacotes de simulao como Hysis, Aspen, etc. EQUAES DE MODELAGEM Suposies da Modelagem As seguintes suposies so feitas na modelagem de um sistema de destilao flash binria: - sem perdas de calor para os arredores; - comportamento de gs ideal para o vapor; - mistura perfeita. Balanos de Massa e Energia O balano de massa global realizado em um vaso de flash apresentado na Equao 1 abaixo: Modelo do Estado Estacionrio As equaes de modelagem obtidas a partir dos balanos de massa e energia podem ser reduzidas s suas formas no estado estacionrio igualando-se a derivada de tempo a zero. Considerando agora F, V e L vazes molares, obtm-se as Equaes 4, 5 e 6.
F =V + L

(4) (5) (6)

Fx F = Vy + Lx FhF + Q = VH + Lh

Diferentes arranjos do modelo em estado estacionrio podem ser teis em alguns mtodos de soluo. O arranjo que nos interessa realizado definindo-o em termos de composies. Primeiro, define-se a frao vaporizada da alimentao conforme a Equao 7 abaixo:

d VT T = F ' F V ' V L' L dt

(1)

f =

V F

(7)

VI Congresso Brasileiro de Engenharia Qumica em Iniciao Cientfica

3/7

Substituindo a Equao 7 na Equao 4, obtm-se a Equao 8.

PROGRAMA DIDTICO Nesta primeira fase do trabalho, foi desenvolvido um programa em EXCEL com o auxlio da linguagem de programao VBA (Visual Basic for Applications) para a aplicao em destilao flash de sistemas binrios.

L =1 f (8) F Finalmente, o balano de massa por componente pode ento ser reescrito como na Equao 9.
y= xF f 1 + f x f

(9)

Esta a equao de uma linha de operao traada em um grfico cujas coordenadas so composio do vapor versus composio do lquido, a qual produz uma linha reta. Para se traar esta linha necessrio somente o conhecimento da frao vaporizada (para a inclinao) e a composio de alimentao (para o ponto de interseco com o eixo das ordenadas). Tcnicas de Clculo Para resolver um problema de destilao flash, deve-se simultaneamente resolver as equaes de operao e de equilbrio. Clculos flash podem ser resolvidos diretamente, mas, em alguns casos, requerem uma soluo iterativa. Tcnicas grficas tambm so muito comuns. Freqentemente, a escolha da tcnica depende da forma disponvel da relao de equilbrio. Algumas vezes, quando se utiliza tcnicas grficas, a escala do diagrama de equilbrio tal que complicado localizar a interseco da linha de operao com o eixo das ordenadas. Neste caso, geralmente mais fcil usar a inclinao da linha de operao e o ponto no qual a diagonal do diagrama cruzada (y = x) em x = x F . Traando-se ento a linha de operao no diagrama de equilbrio, pode-se ler as coordenadas em que as duas curvas se cruzam para a soluo do problema. A Figura 2 apresenta uma linha de operao traada sobre um diagrama de equilbrio.

Figura 2: Linha de operao traada sobre um diagrama de equilbrio O usurio deve fornecer a composio de alimentao do componente mais voltil e os dados de temperatura e composio das fases lquido e vapor do sistema binrio em questo (para construo dos diagramas de equilbrio e temperatura/composies). Posteriormente, pretende-se ampliar o programa a partir de novos itens, como, por exemplo, a utilizao de um banco de dados com os sistemas binrios mais comuns, ou mesmo, a utilizao de relaes termodinmicas para a obteno dos diagramas de equilbrio, com o intuito de facilitar e agilizar o processo de utilizao do programa. Para visualizar as alteraes ocorridas devido a mudanas nos dados de entrada, o usurio deve seguir um conjunto de setas numeradas, clicando sobre estas.

VI Congresso Brasileiro de Engenharia Qumica em Iniciao Cientfica

4/7

Como resultado, o programa constri o diagrama de equilbrio juntamente com as linhas de operao traadas sobre este. Constri tambm um diagrama demonstrando a dependncia entre temperatura de flash e as composies das fases lquida e vapor com a frao vaporizada. Planilhas de Entrada do Programa Na Figura 3 mostrada parte da planilha inicial, na qual o usurio dever informar: x F (%molar): composio do componente mais voltil presente na alimentao.

Figura 4: Especificaes de equilbrio do sistema binrio RESULTADOS & DISCUSSO


Como exemplo de sua utilizao, o programa foi testado na separao flash de Benzeno e Tolueno, no qual se deseja construir o diagrama conjunto temperatura - composies de lquido e vapor em funo da frao vaporizada de uma mistura 80% molar em benzeno (20% molar, tolueno) a ser destilada em um vaso de flash a 2 atm. Dados para o programa: - composio de alimentao do componente mais voltil (benzeno): x F = 0,8; - dados de temperatura e composies das fases lquida e vapor do sistema binrio Benzeno/Tolueno a 2 atm: dados apresentados na Figura 4. A soluo do problema, a partir da utilizao do programa proposto, apresentada nas Figuras 5 e 6. Os resultados obtidos das linhas de operao traadas sobre o diagrama de equilbrio (Figura 5) e do diagrama temperatura composies do lquido e vapor em funo da frao vaporizada (Figura 6) esto de acordo com os resultados obtidos manualmente/graficamente.

Figura 3: Especificao de entrada A Figura 4 apresenta a planilha na qual o usurio pode alterar os dados de temperatura e composies de equilbrio para o sistema binrio envolvido.

VI Congresso Brasileiro de Engenharia Qumica em Iniciao Cientfica

5/7

CONCLUSES O programa didtico desenvolvido como alternativa para o mtodo manual/ /grfico mostrou-se de fcil implementao e manuseio, permitindo uma rpida obteno de resultados confiveis. Uma diferena importante da programao em EXCEL, quando comparada a softwares equivalentes, a facilidade com que o usurio, mesmo aquele com pouca experincia na utilizao de planilhas eletrnicas e/ou programao, consegue interagir com o programa, podendo modificar, sem dificuldades, tanto a parte esttica, como os algoritmos de programao, conforme seus gostos e/ou necessidades.

Este programa permite que o usurio visualize rapidamente as alteraes feitas nas variveis envolvidas no projeto e/ou anlise de destilaes flash binrias, reduzindo sensivelmente o tempo de trabalho. Desta forma, o programa proposto mostra-se uma ferramenta interessante para a reduo do tempo e do esforo desprendidos nos clculos e na anlise de processos de destilao flash binria nos quais tcnicas grficas possam ser aplicadas, contribuindo para uma melhor fixao do assunto por parte dos alunos e uma maior capacidade de ao ao enfrentar novos problemas, tanto no dia a dia da sala de aula, quanto, posteriormente, no exerccio profissional como futuros engenheiros.

Figura 5: Diagrama de equilbrio com linhas de operao (Sistema Benzeno/Tolueno)

VI Congresso Brasileiro de Engenharia Qumica em Iniciao Cientfica

6/7

Figura 6: Diagrama temperatura - composies do lquido e vapor em funo da frao vaporizada (Sistema Benzeno/Tolueno)

VI Congresso Brasileiro de Engenharia Qumica em Iniciao Cientfica_____________

7/7

NOMENCLATURA BIBLIOGRAFIA

F - vazo volumtrica de alimentao , [L3 T-1] V - vazo volumtrica do produto fase vapor , [L3 T-1] L - vazo volumtrica do produto fase lquida , [L3 T-1] F - vazo molar de alimentao , [mol T-1] V - vazo molar do produto fase vapor , [mol T-1] L - vazo molar do produto fase lquida , [mol T-1] f - frao vaporizada , [ - ]
x F - composio de alimentao , [ - ]

COULSON, J. M. ; RICHARDSON, J. F. Tecnologia Qumica - Volume II: Operaes Unitrias, 2a Ed.. Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian, 1968. PERRY, R. H. ; CHILTON, C. H. Manual de Engenharia Qumica, 5a Ed.. Rio de Janeiro: Guanabara Dois, 1980.

y - composio do produto fase vapor , [ - ]


x

VT

- composio do produto fase lquida , [-] - volume total do vaso de flash , [L3] presente no vaso de flash , [M3

T - massa especfica da mistura


T ]
-1

F - massa especfica da alimentao , [M3 T-1] V - massa especfica do produto fase vapor , [M3 T-1] L - massa especfica do produto fase lquida , [M3 T-1] hT - entalpia da mistura presente no tanque , [M L2 T-2 mol-1] hF - entalpia da alimentao , [M L2 T-2 mol-1]
H - entalpia do produto fase vapor , [M L2 T-2 mol-1] h - entalpia do produto fase lquida , [M L2 T-2 mol-1] Q - calor fornecido ao sistema , [M L2 T-3]

You might also like