You are on page 1of 8

SISTEMA SERIADO DE AVALIAO 2012

DADOS DE IDENTIFICAO DO CANDIDATO No deixe de preencher as informaes a seguir. Prdio Nome N de Identidade rgo Expedidor UF N de Inscrio Sala

ATENO Abra este Caderno, quando o Fiscal de Sala autorizar o incio da Prova. Observe se o Caderno est completo. Ele dever conter 60 (sessenta) questes distribudas em blocos de 06 (seis) questes para cada uma das seguintes disciplinas: Geografia, Histria, Filosofia e Sociologia, cada uma com 06 questes. Se o Caderno estiver incompleto ou com algum defeito grfico que lhe cause dvidas, informe, imediatamente, ao Fiscal. Uma vez dada a ordem de incio da Prova, preencha, nos espaos apropriados, o seu Nome completo, o Nmero do seu Documento de Identidade, a Unidade da Federao e o Nmero de Inscrio. Para registrar as alternativas escolhidas nas questes objetivas de mltipla escolha, voc receber um Carto-Resposta de Leitura tica. Verifique se o Nmero de Inscrio impresso no Carto coincide com o seu Nmero de Inscrio. As bolhas constantes do Carto-Resposta devem ser preenchidas totalmente, com caneta esferogrfica azul ou preta. Preenchido o Carto-Resposta, entregue-o ao Fiscal, juntamente com este Caderno e deixe a sala em silncio.

BOA SORTE!

GEOGRAFIA 37. Desde a segunda metade do sculo XIX at as primeiras dcadas do sculo XX, o mtodo geogrfico apoia-se em, basicamente, cinco princpios. Um desses princpios defende que: O gegrafo, ao investigar um dos fatores geogrficos ou uma rea, deveria, inicialmente, procurar localiz-lo e estabelecer os seus limites, utilizando mapas disponveis e o conhecimento da rea. Qual esse princpio? A) Princpio da Geograficidade. B) Princpio da Atividade. C) Princpio das Causas Atuais. D) Princpio da Analogia. E) Princpio da Extenso.

38. Durante os sculos XVIII e XIX, ocorreu um crescimento demogrfico acentuado, em face, sobretudo, da consolidao do capitalismo e da Revoluo Industrial. Os ndices de crescimento populacional elevaram-se, e esse fato provocou o surgimento de diversas teorias demogrficas. Uma dessas teorias afirmava que: Havia uma tendncia do crescimento populacional ocorrer em progresso geomtrica e o crescimento da oferta de alimentos, em progresso aritmtica. Assinale a alternativa que contm essa teoria demogrfica. A) Ecodesenvolvimento. B) Desenvolvimento Populacional Sustentvel. C) Malthusianismo. D) Marxismo. E) Idealismo Populacional. 39. Observe, atentamente, a paisagem a seguir.

Vamos supor que um remador saiu num barco, pelo rio de A at B. Para qual direo, ele se deslocou? A) Nordeste. B) Leste. C) Sudoeste. D) Noroeste. E) Impossvel dizer, pois no se sabe a hora do dia.

40. Uma ampla faixa do territrio brasileiro, mais especificamente na Regio Norte, apresenta um clima que no possui estao seca; a temperatura mdia anual elevada bem como a umidade relativa do ar, no havendo grandes variaes trmicas, sendo as chuvas convectivas de maneira dominante no espao. Essas caractersticas permitem afirmar que esse clima do tipo A) Equatorial. B) Subtropical. C) Tropical mido.
2

D) Tropical de Altitude.

E) Mesotrmico.

41. No grfico observado a seguir, CORRETO afirmar que, no trecho 1, houve

A) precipitao abundante. B) inverso trmica. C) formao de um ciclone.

D) chuva cida. E) superposio trmica.

Na questo 42, assinale, na coluna I, as afirmativas verdadeiras e, na coluna II, as falsas.

42. A poluio do ar atmosfrico acompanha a humanidade desde os tempos mais remotos. Atualmente, esse um problema mundial, com reflexos em, praticamente, todo o planeta Terra, como o efeito estufa e a reduo do O3 estratosfrico. Sobre esse tema, o que pode e o que no pode ser dito? I 0 1 2 3 II 0 1 2 3 A exploso demogrfica e o aumento do padro de vida e do consumismo colaboraram, sensivelmente, para que houvesse um aumento de emisses nocivas no ar atmosfrico. O movimento dos poluentes na atmosfera determinado, sobretudo, pelas condies meteorolgicas, como, por exemplo, a turbulncia mecnica provocada pelos ventos. na Estratosfera que so encontrados os maiores ndices de poluio atmosfrica, em decorrncia, sobretudo, das atividades industriais. Quando, sobre uma grande cidade, se instala um anticiclone, com inverso trmica, h uma maior probabilidade do aumento da poluio atmosfrica, provocando graves danos sade das pessoas. A concentrao de oznio estratosfrico tem diminudo, especialmente nos ltimos anos, dando origem ao buraco de oznio, que ocorre na primavera austral, em especial sobre a Antrtida.

HISTRIA 43. Poder e saber tm entrelaamentos importantes na formao da cultura e construo histrica da humanidade. Na Antiguidade Oriental, os sacerdotes das religies dominantes A) influenciavam em muitas das decises polticas, embora, no Egito, sua importncia fosse secundria. B) centralizavam a produo do saber, sem darem importncia s questes econmicas e polticas. C) conseguiam grande prestgio junto aos governantes, muitas vezes facilitando suas polticas de guerra. D) criaram condies para a existncia do saber filosfico, muito expressivo para o mundo da poca. E) foram grandes adversrios das injustias sociais, mantendo critrios ticos nos governos mais religiosos. 44. A filosofia grega teve grande influncia no mundo ocidental, no sendo esquecida como ponto de reflexo para o homem contemporneo. Entre seus filsofos, merece ateno a atuao dos sofistas que A) defenderam o centralismo poltico e acompanharam os valores do pensamento socrtico. B) demonstraram ser contrrios existncia de uma verdade universal, favorecendo o relativismo tico. C) tiveram influncia na formulao do pensamento aristotlico devido sua ligao com a democracia. D) ocuparam espaos polticos nos governos da poca, criando leis renovadoras e democrticas. E) afirmaram o valor da cidadania, dando importncia verdade poltica vinda das assembleias. 45. A Reforma Protestante no apenas abalou os poderes da Igreja Catlica como tambm contribuiu para A) a colonizao inglesa na Amrica. B) o fortalecimento do poder da nobreza na Europa. C) a radicalizao das ideias liberais. D) a manuteno do analfabetismo na Europa. E) as fortes mudanas polticas na Pennsula Ibrica. 46. O Renascimento renovou o mundo cultural e trouxe ideias polticas diferentes do mundo medieval. No campo da literatura, o Decamero tornou-se um marco, sendo lido at hoje. No seu livro famoso, o italiano Boccaccio A) fez acusaes ao catolicismo, sendo, inclusive, censurado pelo papa. B) contribuiu para o surgimento de mudanas na forma de escrever, criticando os costumes da poca. C) afirmou a necessidade de derrubar a monarquia absolutista existente na Itlia. D) conseguiu transformar a literatura italiana que era marcada pela nostalgia. E) seguiu as ideias de Erasmo, defendendo o fim do feudalismo e da escravido. 47. O mundo moderno fez crescer os desejos de liberdade e provocou muitas lutas polticas at mesmo fora da Europa. A conquista dos povos da Amrica I. II. III. IV. V. trouxe a abertura de mercados e novas ideias de mundo, sem o uso da violncia e da fora poltica. modificou, de imediato, a vida dos pases conquistadores, tornando-os potncias internacionais e imbatveis. fortaleceu a Igreja Catlica, mantendo seu poder religioso em toda a Amrica, sem oposies de outros grupos. consolidou o capitalismo j no sculo XVI, com a afirmao da mo-de-obra assalariada e o fim da escravido europeia. facilitou o contato entre povos de culturas diferentes, baseado na supremacia dos valores europeus.

Somente est CORRETO o que se afirma em A) I, III, IV e V. B) I e V. C) II, III e V. D) V. E) I, II e V.

Na questo 48, assinale, na coluna I, as afirmativas verdadeiras e, na coluna II, as falsas. 48. Com o fortalecimento da burguesia, o capitalismo foi construindo seus lugares de mando e enriquecimento, enfrentando seus opositores com a seduo dos seus produtos e sua astcia poltica. Na Europa, o capitalismo I 0 1 2 3 4 II 0 1 2 3 4 consolidou-se de forma homognea, nas grande naes europeias. teve relaes com os ideais trazidos por pensadores iluministas. fez crescer o comrcio e as ligaes entre os diferente continentes. repercutiu pouco nas transformaes culturais e no cotidiano das pessoas. destruiu preconceitos sociais e alijou a nobreza dos governos das potncias.

FILOSOFIA 49. Os mitos gregos so narrativas sobre a origem de alguma coisa (da terra, das plantas, do bem e do mal, da doena, da morte, da chuva,...). Sobre mito, analise as afirmativas abaixo. I. II. III. IV. V. um discurso pronunciado ou proferido para ouvintes que recebem como verdadeira a narrativa, porque confiam naquele que narra. uma narrativa feita em pblico, baseada na autoridade e confiabilidade da pessoa do narrador. uma narrativa inventada pelos gregos, baseada na razo sistemtica. uma narrativa, que encontra a origem de tudo o que existe a partir de relaes sexuais entre foras divinas e pessoais. uma narrativa, que toma como base situaes de rivalidade ou de aliana entre deuses para explicar a origem de alguma coisa no mundo.

Somente est CORRETO o que se afirma em A) I, II, III e IV. B) II, IV e V. C) I e IV. D) I, II, IV e V. E) IV e V.

50. O mito nasce do desejo da humanidade de entender o mundo, para afugentar o medo e a insegurana. Est ligado magia, ao desejo, ao querer que as coisas aconteam de um determinado modo. Sobre as funes do mito, analise os itens abaixo. I. II. III. IV. V. Questionar os principais problemas da humanidade em cada tempo histrico. Acomodar e tranquilizar o ser humano diante de um mundo assustador, dando-lhe a confiana de que, atravs de suas aes mgicas, o que acontece no mundo natural depende, em parte, dos seus atos. Fixar modelos exemplares de funes e atividades humanas. Acomodar o ser humano ao mundo. Explicar a realidade do mundo ao ser humano.

Qual alternativa abaixo contm os itens INCORRETOS? A) I, II, III e IV. B) II, IV e V. C) I e V. D) I, III e IV. E) IV e V.

51. A socializao o processo comum pelo qual a pessoa humana recebe a herana cultural. Diferentemente dos animais, o homem tem uma inteligncia abstrata, que lhe permite ir alm na interveno sobre o mundo. S ele capaz de transformar a natureza e o resultado dessa transformao, que se chama de cultura. Sobre cultura, analise as afirmaes abaixo. I. II. III. IV. V. sempre mediada pelos outros. fruto da inteligncia concreta. Aprende-se atravs de smbolos e atravs dela que a pessoa humana torna-se capaz de agir e compreender a prpria experincia. o processo pelo qual o homem acumula as experincias que vai sendo capaz de realiz-las. Aprende-se atravs de smbolos que facilitam a aproximao com o mundo concreto.

Somente est CORRETO o que se afirma em A) I, II, III e IV. B) II, IV e V. C) I e V. D) I, III e IV. E) IV e V.

52. O homem um animal poltico, isto , social e cvico, porque somente ele dotado de linguagem. A linguagem inseparvel do homem, segue todos os seus atos. (Hjelmslev). A linguagem humana expressa, sobretudo, pela palavra. A esse respeito, leia, atentamente, as consideraes a seguir. I. II. III. IV. V. A palavra uma forma propriamente humana de comunicao, que o mantm em relao com o mundo e com os outros. O homem, diferentemente dos animais, possui voz (phone) por meio da qual exprime dor e prazer. A palavra pode, porm, ser um veneno, quando, pela seduo das palavras, nos faz aceitar, fascinados, o que vimos ou lemos, sem que indaguemos se tais palavras so verdadeiras ou falsas. O homem possui a palavra que o distingue dos animais; a linguagem distingue as naes entre si. (Rousseau) As palavras tm poder de integrar e de dividir. H coisas que no podem ser ditas, porque, se forem, no s trazem desgraas, como ainda desgraam quem as pronunciar.

Somente est CORRETO o que se afirma em A) I, III, IV e V. B) II, III, IV e V. C) I e V. D) I, II, III e IV. E) IV e V.

53. Filsofos da Antiguidade procuraram explicar a questo sobre o que o ser humano e chegaram concluso de que existe uma natureza humana universal, idntica na sua essncia, em todos os tempos e lugares, explicando as diferenas como acidentes ou desvios a serem corrigidos. Caracterizam essa concepo as seguintes ideias: I. II. III. IV. V. o ser constitudo de matria e forma, e as transformaes so explicadas pelo argumento de que todo ser tende a tornar atual a forma que tem em potncia.(Aristteles) a realidade humana ser construda por ele a partir do exerccio de sua liberdade. (Plato) o ser humano chegar a sua plenitude com o aperfeioamento da razo. o ser humano prtico e se distingue pelo seu trabalho. (Aristteles) a verdadeira realidade se encontra no mundo das ideias, lugar da essncia imutvel de todas as coisas. (Plato)

Qual alternativa abaixo contm as sentenas INCORRETAS? A) Apenas I, III, IV e V. B) Apenas II, III, IV e V. C) Apenas I e V. D) Apenas II e V. E) Apenas IV e V.

Na questo 54, assinale, na coluna I, as afirmativas verdadeiras e, na coluna II, as falsas. 54. A partir do sculo XIX, alguns filsofos procuraram criticar a concepo essencialista sustentada por Plato e Aristteles a respeito da questo sobre o que o ser humano. Essa crtica pode ser assim caracterizada: I 0 1 2 3 4 II 0 1 2 3 4 afirma-se o homem como um ser prtico e definido pela produo e pelo trabalho coletivo. rejeita-se a liberdade como componente da existncia humana. afirma-se o ser humano real que existe em determinado contexto histrico-social. sustenta-se que a verdadeira realidade se encontra no mundo das ideias. rejeita-se, explicitamente, a concepo de uma natureza humana universal.

SOCIOLOGIA 55. A Sociologia surge como rea do conhecimento ao longo do sculo XIX. Dentre seus tericos, CORRETO citar os nomes de A) Marx, Engels e Wagner. B) Comte, Darwin e Lavoisier. C) Comte, Marx e Weber. D) Weber, Freud e Locke. E) Descartes, Engels e Wagner.

56. Os conceitos de relaes sociais e interao social esto ligados A) Noo de individualidade. B) Comunicao entre membros de uma sociedade. C) Reflexo filosfica. D) Atividade industrial. E) Segregao tnica.

57. Nos primeiros tempos da Histria, por quase toda parte, encontramos uma disposio complexa da sociedade, em vrias classes, uma variada graduao de nveis sociais.
MARX, Karl. & ENGELS, Friedrich Engels. O Manifesto Comunista. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996. p. 9. 1Adaptado.

O texto de Marx e Engels faz referncia A) igualdade social. B) luta de classes. C) mais valia. 58. Dentre os processos sociais existentes, NO correto citar A) competio. B) acomodao. C) conflito. D) cooperao. E) sujeio. D) hierarquizao social. E) alienao.

59. Sobre os aspectos da vida em Sociedade, CORRETO afirmar que A) nesta, faz-se necessria a existncia de leis e regras que encontram, no Estado, um dos seus agentes formadores. B) prevalecem as relaes de cunho afetivo, como as familiares. C) no caracterizam a atividade dos grupos sociais em termos de vivncia. D) isolam as atividades do indivduo, marcando a prevalncia da personalidade. E) se fortalecem no ambiente do privado e da intimidade.
7

Na questo 60, assinale, na coluna I, as afirmativas verdadeiras e, na coluna II, as falsas. 60. Sobre os contatos sociais, podemos deduzir que I 0 1 2 3 4 II 0 1 2 3 4 so classificados como primrios e secundrios.

constituem a base da vida social. no existem em sociedades agrrias. se limitam a uma nica forma de contato. a urbanizao favorece a existncia de contatos secundrios.

You might also like