You are on page 1of 14

Boot Camp Guia de Instalao e Configurao

ndice

3 4 5 5 5 5 5 5 5 6 7 8 8 8 9 9 9 10 11 11 11 11 11 11 12 12 13 13

Introduo Requisitos Necessrios Viso Geral da Instalao Passo 1: Buscar atualizaes Passo 2: Preparar o Mac para Windows Passo 3: Instalar o Windows Passo 4: Instalar o software de suporte do Windows Passo 1: Buscar atualizaes Passo 2: Preparar o Mac para Windows Se Voc Tiver Problemas para Criar uma Partio Passo 3: Instalar o Windows Se voc tiver problemas para instalar o Windows Se voc receber uma mensagem dizendo Disco de Instalao no encontrado durante a instalao do Windows Se o Windows no foi instalado adequadamente Se o instalador do Windows no estiver respondendo Se voc inserir o disco incorreto durante a instalao Passo 4: Instalar o Software de Suporte do Windows Se o Software de Suporte do Windows No Foi Instalado Corretamente Se voc tiver problemas ao usar o Windows em seu Mac Se voc vir a mensagem Nenhum disco de inicializao anexado quando inicializar o computador Se a tela estiver branca ou distorcida Se voc no puder renomear a partio do Windows Se voc possuir uma configurao RAID Como inicializar usando Mac OS X ou Windows Como definir o sistema operacional padro Como selecionar um sistema operacional padro durante a inicializao Como remover o Windows do seu computador Mais informaes, suporte e opinio

Como instalar e configurar o Boot Camp

Este documento mostra como instalar e configurar o Boot Camp para que voc possa usar o Windows da Microsoft em um computador Mac. Introduo

O Boot Camp permite que voc instale o Windows em um computador Mac na sua prpria partio, assim voc pode utilizar tanto o Windows quanto o Mac OS X no seu computador Mac. O aplicativo Assistente do Boot Camp e este guia fornecem os passos necessrios para criar uma partio do Windows em seu Mac e depois reiniciar o Mac com o disco de instalao do Windows. Depois, bastar seguir este guia para instalar o Windows e os drivers de software que permitiro que o Windows funcione com o hardware do Mac. Voc pode instalar o Windows com um disco de instalao que voc fornecer ou, em alguns computadores Mac, com uma unidade flash USB que contm uma imagem ISO do Windows 7 transferida da Microsoft. O Assistente do Boot Camp ajuda voc a gravar a imagem na unidade flash. Se voc quiser atualizar a verso do Boot Camp ou do Windows na sua partio do Windows, voc no precisa utilizar o Assistente do Boot Camp. Em vez disso, clique no cone do Finder no Dock, escolha Ajuda > Central de Ajuda e busque atualizar Boot Camp ou atualizar Windows. AVISO: Este documento se refere verso 4.0.1 ou posterior do Assistente do Boot Camp. Se voc est utilizando a verso 4.0 ou anterior do Assistente do Boot Camp, abra o Assistente do Boot Camp e clique em Imprimir Guia de Instalao e Configurao para imprimir o documento para o seu computador. Para saber qual verso do Assistente do Boot Camp voc est utilizando, abra o Assistente do Boot Camp e depois escolha Assistente do Boot Camp > Sobre o Assistente do Boot Camp.

Requisitos Necessrios
Uma cpia impressa deste documento, que contm as informaes que voc

precisa consultar ao instalar o Windows.


O teclado e o mouse ou o trackpad fornecidos com o seu computador.

(Se eles no estiverem disponveis, use um teclado e um mouse USB.) Para instalar o Windows 7 com um disco de instalao, voc necessita o seguinte:
Uma unidade de disco ptico integrada ou uma unidade ptica externa compatvel.

Para obter mais informaes sobre o uso do seu computador com uma unidade ptica externa, consulte a documentao que veio com o seu computador.
Um disco de instalao com o Windows 7 Home Premium, Professional ou Ultimate

Voc deve utilizar um nico disco de instalao completa do Windows. Voc no pode utilizar uma verso de atualizao do Windows.
Um CD ou DVD em branco ou uma unidade externa formatada como MS-DOS (FAT).

Depois que voc instalar o Windows, voc ter que instalar drivers de software que permitem que o Windows funcione com o o hardware do seu Mac. Voc pode transferir os drivers para um CD em branco, um DVD em branco ou para uma unidade externa. Para formatar uma unidade externa como MS-DOS (FAT), utilize o Utilitrio de Disco que est na pasta Utilitrios. Talvez voc possa o Windows 7 com uma unidade flash USB que contm uma imagem ISO do Windows 7 transferida da Microsoft. Para verificar se voc pode faz-lo, abra o Assistente do Boot Camp, clique em Continuar e veja se a opo Criar um disco de instalao do Windows 7 est disponvel. Para instalar o Windows 7 com uma unidade flash USB, voc necessita o seguinte:
Uma imagem ISO do Windows 7 Home Premium, Professional ou Ultimate

transferida da Microsoft.
Uma unidade flash USB com 4 GB ou mais.

O Assistente do Boot Camp apaga a unidade flash e copia a imagem ISO do Windows 7 e os drivers de software drivers que permitem que o Windows funcione com o hardware do seu Mac. Para verificar a quantidade de espao livre necessria no disco do Windows, consulte a documentao fornecida com o Windows.

Viso Geral da Instalao


Passo 1: Buscar atualizaes

A Instalao do Windows em seu computador Mac se compe dos seguintes passos:

Passo 2: Preparar o Mac para Windows O Assistente do Boot Camp (que est na pasta Utilitrios) prepara o Mac para receber o Windows criando uma partio para o Windows e iniciando o instalador do Windows. Opcionalmente, voc pode transferir o software de suporte do Windows e copiar uma imagem ISO do Windows 7 para uma unidade flash USB. Passo 3: Instalar o Windows Passo 4: Instalar o software de suporte do Windows Importante: Antes de comear, certifique-se de ter feito o backup das informaes importantes do seu computador.

Passo 1: Buscar atualizaes

No se esquea de instalar todas as atualizaes do Mac OS X para que a instalao do Windows seja bem-sucedida. Para ver se h atualizaes: 1 Inicie sesso em uma conta de administrador do seu computador, encerre todos os aplicativos abertos e finalize a sesso de qualquer outro usurio do seu computador. 2 Escolha Apple () > Atualizao de Software. Instale todas as atualizaes disponveis. Se o seu computador reiniciar aps a instalao de uma atualizao, selecione menu Apple () > Atualizao de Software novamente para instalar qualquer atualizao adicional. 3 Visite www.apple.com/support/bootcamp e verifique se voc precisa de atualizaes adicionais.

Passo 2: Preparar o Mac para Windows

O Assistente do Boot Camp ajuda a preparar o Mac para receber o Windows criando uma nova partio para o Windows e iniciando o instalador do Windows. Opcionalmente, voc pode transferir o software de suporte do Windows e copiar uma imagem ISO do Windows 7 para uma unidade flash USB. Importante: Se voc estiver utilizando um computador porttil, conecte o adaptador de alimentao antes de continuar.

Para preparar o Mac para Windows: 1 Abra Assistente do Boot Camp, na pasta Utilitrios. 2 Selecione a opo para adicionar uma partio Windows, selecione outras opes necessrias e depois clique em Continuar. Essas so as outras opes que voc pode escolher:
Se voc deseja instalar o Windows de uma unidade flash USB e voc possui a

imagem ISO do Windows 7, selecione a opo para copiar a imagem para uma unidade flash USB. Se esta opo no estiver disponvel, seu computador no compatvel com a instalao do Windows a partir de uma unidade flash USB.
Caso voc ainda no tenha transferido o software de suporte do Windows para

este computador, selecione a opo para transferi-lo. Em uma etapa posterior, voc instalar o software de suporte do Windows na partio do Windows. 3 Siga as instrues da tela para as opes que voc selecionou. 4 Quando receber a pergunta de se deseja criar uma partio para o Windows, escolha o tamanho da partio. Se precisar de ajuda para determinar o melhor tamanho para a partio do Windows, consulte a documentao do instalador do Windows. Em uma etapa posterior, voc formatar a partio do Windows. 5 Insira o disco de instalao do Windows 7 na unidade ptica do seu computador ou insira a unidade flash USB com o Windows 7 em uma porta USB do seu computador. 6 Clique em Instalar. O Assistente do Boot Camp cria a partio Windows, reinicia o seu Mac e abre o Instalador do Windows 7.

Se Voc Tiver Problemas para Criar uma Partio


Se voc tiver problemas para criar uma partio do Windows, verifique o seguinte:
O disco do seu Mac deve ser uma partio nica, formatado como um Mac OS

Expandido (Reg. Cronolgico). Se o disco j possuir mais que uma partio, voc deve reparticion-lo.
O disco do seu Mac deve ser um disco interno. Voc no poder usar o Assistente

do Boot Camp para instalar o Windows em um disco externo.


Se voc tiver um Mac Pro com mais de um disco interno e voc quiser instalar o

Boot Camp em um disco que no esteja no primeiro compartimento da unidade de disco rgido, remova as unidades dos compartimentos de numerao inferior. Voc poder reinstalar as unidades depois que instalar o Boot Camp.

Se aparecer uma caixa de dilogo dizendo O disco no pode ser particionado

porque a verificao falhou tente reparar o disco usando o Utilitrio de Disco e , abrindo novamente o Assistente do Boot Camp. Se isso no funcionar, faa um backup de todas as informaes do seu computador e reinstale o Mac OS X. Para obter mais informaes, clique no cone do Finder no Dock, escolha Ajuda > Central de Ajuda e busquereinstalar o Mac OS X.

Passo 3: Instalar o Windows

Leia e siga estas instrues cuidadosamente para instalar o Windows em seu computador Mac. Consulte a sua documentao do Windows para obter informaes gerais sobre a instalao e configurao do Windows. Para instalar o Windows no seu computador Mac: 1 No instalador do Windows 7, siga as instrues na tela at que aparea uma mensagem perguntando o local de instalao do Windows. 2 Quando essa mensagem aparecer, selecione a partio denominada BOOTCAMP. AVISO: No crie ou apague uma partio, nem selecione qualquer outra partio. Esta ao poder apagar todo o contedo da partio do seu Mac OS X.

3 Clique em Drive options (advanced).

4 Clique em Format e, em seguida, clique em OK.

5 Clique em Next. O instalador formata a partio Windows usando o arquivo de sistema NTFS. 6 Siga as instrues da tela para finalizar a instalao e a configurao do Windows. Depois de instalar o software do Windows, seu computador reiniciar automaticamente usando o Windows. Use as telas de configurao do Windows para configurar o Windows.

Se voc tiver problemas para instalar o Windows


Se voc tiver problemas para instalar o Windows, tente as seguintes solues. Se voc receber uma mensagem dizendo Disco de Instalao no encontrado durante a instalao do Windows Certifique-se de que voc est conectado ao Mac OS X como administrador. Se o Windows no foi instalado adequadamente Verifique se est utilizando a verso completa e original do Windows 7 Home Premium, do Professional ou do Ultimate. Reinicie o seu computador e pressione a tecla Opo at que um ou mais cones de disco apaream na sua tela. Insira o disco de instalao do Windows na unidade ptica ou insira a unidade flash USB com o Windows 7 em uma porta USB do seu computador. Selecione o disco de instalao do Windows e clique na seta abaixo dele. Pressione rapidamente qualquer tecla do seu teclado para iniciar o instalador. Siga as instrues da tela para reparar ou reinstalar o Windows.

Se o instalador do Windows no estiver respondendo Certifique-se de que est usando o teclado e o mouse originais que vieram com o seu computador. Se voc estiver usando um mouse da Apple, talvez o instalador do Windows no responda se o mouse estiver conectado diretamente ao seu computador. Conecte o mouse porta USB do seu teclado. Se voc inserir o disco incorreto durante a instalao Ejete o disco mantendo pressionada a tecla Ejetar do seu teclado, o boto do seu mouse ou o boto no seu trackpad, enquanto reinicia o computador.

Passo 4: Instalar o Software de Suporte do Windows

Aps instalar o Windows, instale drivers especficos para Mac e outros softwares de suporte para Windows. O software de suporte instala os drivers do Boot Camp para suporte do hardware de seu Mac, incluindo a AirPort, a cmera iSight integrada, o controle remoto Apple Remote, o trackpad de um computador porttil Mac e as teclas de funo de um teclado Apple. O software tambm instala o painel de controle do Boot Camp para Windows e o item da bandeja do sistema do Boot Camp da Apple. Para instalar o software de suporte do Windows: 1 Se voc no puder encontrar o CD, DVD ou disco externo com o software de suporte que voc transferiu, abra o Assistente do Boot Camp e transfira o software novamente. Voc poder encerrar o assistente depois que salvar o software sem ter de criar uma nova partio. 2 Insira o CD ou DVD ou conecte o disco externo com o software de suporte do Windows. O instalador deve iniciar automaticamente. Se ele no iniciar, faa o seguinte:
Se o software de suporte estiver na mesma unidade flash USB que o instalador do

Windows 7, clique duas vezes no arquivo setup.exe do diretrio WindowsSupport.


Caso contrrio, clique duas vezes no arquivo setup.exe do diretrio do Boot Camp.

3 Siga as instrues da tela Importante: No clique no boto Cancelar em nenhum dos dilogos de instalao. Se aparecer uma mensagem dizendo que o software que voc est instalando no passou pelo teste de Logo do Windows, clique em Continuar Mesmo Assim. No preciso responder s caixas de dilogo do instalador que aparecem apenas durante alguns instantes durante a instalao.

Se parecer que no est acontecendo nada, talvez possa haver uma janela oculta a qual voc deve responder. Verifique a barra de tarefas e verifique por detrs das janelas abertas. 4 Quando o computador reiniciar, siga as instrues de qualquer outro instalador que aparecer. 5 Busque software de suporte atualizado do Windows usando a Atualizao de Software da Apple ou consultando o site www.apple.com/br/support/bootcamp.

Se o Software de Suporte do Windows No Foi Instalado Corretamente


Se parecer que o hardware do Mac no est funcionando como esperado porque o software de suporte do Windows no foi corretamente instalado, tente repar-lo. Para reparar o software de suporte do Windows: 1 Inicialize o seu computador no Windows. Consulte Como inicializar usando Mac OS X ou Windows na pgina 11. 2 Insira o CD ou DVD ou conecte o disco externo com o software de suporte do Windows. O instalador deve iniciar automaticamente. Se ele no iniciar, faa o seguinte:
Se o software de suporte estiver na mesma unidade flash USB que o instalador do

Windows 7, clique duas vezes no arquivo setup.exe do diretrio WindowsSupport.


Caso contrrio, clique duas vezes no arquivo setup.exe do diretrio do Boot Camp.

3 Clique em Reparar e siga as instrues na tela. Se aparecer uma mensagem dizendo que o software que voc est instalando no passou pelo teste de Logo do Windows, clique em Continuar Mesmo Assim. Para reinstalar um driver especfico: Se voc precisar reinstalar drivers especficos, voc poder instalar um driver por vez. Por exemplo, se a cmera integrada do seu Mac no estiver funcionando, voc pode reinstalar apenas o driver da cmera. Os drivers individuais esto na pasta Drivers do CD, DVD ou disco externo com o software de suporte do Windows. 1 Insira o CD ou DVD ou conecte o disco externo com o software de suporte do Windows. 2 Encerre a Execuo Automtica, caso ela abra. 3 Usando o Windows Explorer, localize o driver que voc deseja reinstalar. 4 Abra o driver para iniciar a instalao.

10

Se voc tiver problemas ao usar o Windows em seu Mac


Se voc tiver problemas para usar o Windows em seu Mac, tente as solues abaixo. Para obter mais informaes, visite www.apple.com/br/support/bootcamp. Se voc vir a mensagem Nenhum disco de inicializao anexado quando inicializar o computador Talvez voc tenha formatado a partio do seu Boot Camp de forma incorreta, portanto ele no pode inicializar o seu computador. Inicialize o seu computador com o Mac OS X e abra o Assistente do Boot Camp. Remova a partio do Boot Camp e crie a partio novamente. Instale o Windows novamente, certificando-se de formatar a partio. Se a tela estiver branca ou distorcida Talvez algumas placas grficas no funcionem com o Mac OS X e o Windows em um computador Mac. Se voc est tendo problemas com a exibio da sua tela ao usar o Windows, tente o seguinte:
Use a placa grfica que veio com o seu Mac. Certifique-se de que instalou os drivers do Boot Camp. Consulte Passo 4: Instalar o

Software de Suporte do Windows na pgina 9.


Configure o ajuste de resoluo de tela no painel de controle Monitor. Visite www.apple.com/br/support/bootcamp e verifique as informaes de

compatibilidade e o software atualizado para o seu computador. Se voc no puder renomear a partio do Windows Voc pode renomear a partio do Windows somente no Windows. Inicialize no Windows e clique com o boto direito do mouse na unidade C: unidade no Windows Explorer. Em seguida, digite um nome. Se voc possuir uma configurao RAID As configuraes RAID usando Boot Camp no so compatveis. Para obter mais informaes, visite o site www.apple.com/br/support/bootcamp e busque pela palavra RAID .

Como inicializar usando Mac OS X ou Windows

Depois que voc tiver instalado o Windows e o software de suporte, o Boot Camp tornar fcil a inicializao do seu computador usando tanto o Mac OS X como o Windows. Para definir o sistema operacional de seu computador, escolha um disco com esse sistema operacional instalado como o seu disco de inicializao e ento reinicie o computador.

11

Como definir o sistema operacional padro


Para definir o sistema operacional no Mac OS X, utilize o painel Disco de Inicializao das Preferncias do Sistema no Mac OS X. Para defini-lo em Windows, utilize o painel de controle Boot Camp Para definir o sistema operacional padro no Mac OS X: 1 No Mac OS X, selecione o menu Apple > Preferncias do Sistema e, em seguida, clique em Disco de Inicializao. 2 Selecione o disco de inicializao com o sistema operacional que voc deseja usar como padro. 3 Se voc deseja inicializar esse sistema operacional agora, clique em Reiniciar. Para definir o sistema operacional padro no Windows: 1 No Windows, clique no cone do Boot Camp na bandeja do sistema e selecione Painel de Controle Boot Camp 2 Selecione o disco de inicializao com o sistema operacional que voc deseja usar como padro. 3 Se voc deseja inicializar esse sistema operacional agora, clique em Reiniciar. Para reiniciar no Mac OS X usando o cone Boot Camp na bandeja do sistema: m No Windows, clique no cone Boot Camp na bandeja do sistema e selecione Reiniciar no Mac OS X . Esta ao tambm define o sistema operacional padro para o Mac OS X.

Como selecionar um sistema operacional padro durante a inicializao


Voc pode escolher qual sistema operacional usar durante a inicializao, mantendo pressionada a tecla Opo. Esta ao mostra os cones para todos os discos de inicializao disponveis e lhe permite substituir o ajuste padro para o disco de inicializao na preferncia Disco de Inicializao (Mac OS X) ou no painel de controle Boot Camp (Windows), sem alterar aquele ajuste. Para selecionar um sistema operacional durante a inicializao: 1 Reinicie seu computador e mantenha pressionada a tecla Opo at que os cones de disco apaream na tela. 2 Selecione o disco de inicializao com o sistema operacional que voc deseja utilizar e, em seguida, clique na seta abaixo do cone.

12

Como remover o Windows do seu computador

A maneira de remover o Windows do seu computador depender de se voc instalou o Windows em uma segunda partio de disco ou em um disco de volume nico. Se voc instalou o Windows em uma segunda partio de disco: Usando o Assistente do Boot Camp como descrito abaixo, remova o Windows apagando a partio do Windows e restaurando o disco a um volume do Mac OS X de partio nica. Se o seu computador possui vrios discos e voc instalou o Windows em um disco que possui apenas uma partio: Inicialize o Mac OS X e utilize o Utilitrio de Disco, na pasta Utilitrios, para reformat-lo como um volume do Mac OS X. Para apagar o Windows e a partio do Windows: 1 Inicialize no Mac OS X. 2 Encerre todos os aplicativos abertos e finalize a sesso de quaisquer outros usurios do seu computador. 3 Abra Assistente do Boot Camp. 4 Selecione Remover Windows 7 e, em seguida, clique em Continuar. 5 Faa o seguinte:
Se o seu computador possui um disco interno nico, clique em Restaurar. Se o seu computador possui vrios discos internos, selecione o disco que possui o

Windows e, em seguida, selecione Restaurar para uma partio nica do Mac OS X e clique em Continuar.

Mais informaes, suporte e opinio

Para obter mais informaes sobre o Boot Camp, visite www.apple.com/br/bootcamp. Para obter suporte para o Boot Camp, visite www.apple.com/br/support/bootcamp. A Apple agradece a sua opinio sobre o Boot Camp. Para enviar um comentrio, abra o site www.apple.com/br/macosx/feedback. A Apple no fornece suporte para a instalao ou utilizao do software Microsoft Windows. Para buscar ajuda sobre problemas com o Windows, visite www.microsoft.com/windows.

13

2011 Apple Inc. Todos os direitos reservados. Apple, logotipo da Apple, AirPort, Boot Camp, iMac, Mac, MacBook e Mac OS so marcas comercias da Apple Inc., registradas nos EUA e em outros pases. Intel, Intel Core e Xeon so marcas registradas da Intel Corp. nos EUA e em outros pases. Outros nomes de produtos e empresas aqui mencionados podem ser marcas registradas de suas respectivas empresas. BR019-2133 6-2011

You might also like