You are on page 1of 4

NAMORO, NOIVADO E CASAMENTO

I VERSCULO-CHAVE
Quanto aos assuntos sobre os quais vocs escreveram, bom que o homem no toque em mulher, mas, por causa da imoralidade, cada um deve ter sua esposa e cada mulher o seu prprio marido. O marido deve cumprir seus deveres conjugais para com a sua mulher, e da mesma forma a mulher para com o seu marido. A mulher no tem autoridade sobre o seu prprio corpo, mas sim o marido. Da mesma forma, o marido no tem autoridade sobre o seu prprio corpo, mas sim a mulher. Mas, se no podem conter-se, casem-se. Porque melhor casar do que abrasar-se (1 Corntios 7.1,2,4,9).

II CONSIDERAES GERAIS
Devido a grande ausncia de compromisso, a devassido e a concupiscncia da carne e dos olhos, precisase urgentemente de esclarecimentos cristos e bblicos sobre os verdadeiros motivos e conseqncias do namoro cristo. pergunta: Sobre qual tema estudaremos?, ouve-se, unanimemente, a resposta: Namoro!. Mas, porque a curiosidade extrema acerca do assunto? Nesse estudo objetivo e conciso, alguns questionamentos sobre Sexo, Namoro, Noivado e Casamento sero respondidos.

III NAMORO
Quando se fala em namoro, trs perguntas, imediatamente, surgem: O que o namoro e qual a sua finalidade? Qual a idade certa para iniciar o namoro? Como deve ser o namoro? Namorar , literalmente, despertar amor em algum. um perodo de conhecimento social e amoroso entre um homem e uma mulher que pretendem se casar. O Conhecimento social necessrio, pois livra-nos de problemas decorrentes: 1. Da famlia (Gnesis 24.1-4) 2. Da f, religio ou igreja (Deuteronmio 7.3) 3. Do jugo desigual (2 Corntios 6.14-17). Quando falamos em jugo desigual no nos referimos apenas questo espiritual crente e descrente , referimos-nos tambm s outros aspectos do jugo desigual que so de suma importncia: O carter (Mateus 5.13,14; Filipenses 2.15;4,8). At mesmo entre os crentes, encontramos pessoas com carter duvidoso. Ver Mateus 13.28-30. Compare com Malaquias 3.18. A idade. Se a idade for muito grande, haver prejuzo para os dois. Pois afeta tanto o aspecto psicolgico quanto fsico. O status social. Grau de educao,status social, doena crnica, estado civil pr-matrimonial, etc. O Conhecimento amoroso muito mais necessrio pelo seguinte motivo: 1. Sem amor, nada vale a pena at mesmo cantar, pregar, orar, falar em lnguas, profetizar, etc. Que dir de um relacionamento que ser at a morte? (1 Corntios 13.1-3). A caracterstica principal do Rei com a Sulamita o amor. (Livro de Cnticos). Em cada versculo, a palavra amor ou a demonstrao desse amor explcita. Muitos relacionamentos tm-se perdido pela falta do amor: seja o amor de Deus (Agap), seja aquele amor ertico (Eros sem leviandade). Falo do relacionamento entre casados. Como despertar o amor em algum? Antes de tudo necessrio saber o que

o amor. Entretanto, vejamos:

AGAP Amor Abnegado, divino. o amor de Deus (Joo 3.16). PHILIA Amor Fraterno, amizade. Vem do homem (1 Joo 2.10). EROS Amor Fsico, ertico. Tem sua origem nos sentidos (2 Samuel 11.2,3; 1 Corntios 7.8,9). o amor existente entre um homem e uma mulher. Leva s relaes sexuais. No entanto, pode ser utilizado levianamente (2 Samuel 13.1,2,12-17). STORGE Amor Familiar. promovido pela famlia (xodo 20.12; Provrbios 3.12; Lucas 11.11; Efsios 6.4).

Sobre as verdadeiras caractersticas

do amor veja 1 Corntios 13.4-7.

Algumas coisas despertam o amor em outras pessoas. Tomaremos como base o livro de Eclesiastes: 1. Cuidados com o corpo higiene pessoal (1.3; 5.11-15). 2. Amabilidade (1.4). 3. Trabalho (1.7). 4. Beleza (1.8,9,16). O que a beleza? Qualidade de belo; Pessoa bela; Agradvel, etc. 5. Destaque entre os demais (2.3; 5.10). 6. Sentimento de proteo (2.6; 8.3). O que o namoro cristo? 1. No o mesmo que ficar, ou flertar, que a manipulao e outro mediante conversas e atitudes que seduzem fsica e emocionalmente. 2. o incio da procura de um companheiro, ou companheira, para a jornada da vida. Ver Provrbios 21.9,19. 3. No se alicera na paixo e, sim, no amor. Paixo: Sentimento forte e profundo; afeto violento. egosta. Amor: Sentimento que predispe algum a desejar o bem do outro; Sentimento de dedicao total de um ser a outro. Amor VERSUS Paixo Amor Produz paz e tranqilidade benigno, faz bem a alma sincero, puro No busca interesses prprios Nunca acaba Paixo Produz angstia doentia indecente egosta efmera

Qualidades do namoro cristo 1. Respeito mtuo. 2. Compromisso, seriedade e estabelecimento de metas para o futuro. 3. Honestidade. 4. Autodomnio e santidade. 5. Vida de orao. Um lembrete: Deve-se observar que Deu no tem por mtodo o uso de profecias para indicar quem vai se casar com quem. Ele nos dotou de sabedoria e bom senso no apenas para buscar a pessoa adequada com quem nos casaremos, mas tambm para ser a pessoa adequada para casar.

IV NOIVADO
Discorreremos, agora, um pouco sobre o que o noivado e qual a sua utilidade. O que o noivado? a fase de preparao para o casamento. Nos tempos bblicos, o noivado j era a primeira fase do casamento, portanto no podia ser desfeito banalmente como hoje. Enquanto noivos, antes das bodas, o rapaz e a moa residiam cada um com seus pais, sem envolvimento sexual. Conta-nos Ralph Gower, que o noivado dos tempos bblicos tinha muito mais vontade do que romance propriamente dito, mas que, de alguma forma, esse hbito costumava produzir estabilidade no casamento. No entanto, nem sempre dependia somente dos pais, mas sim dos filhos (Gnesis 24.58). E muitas vezes o amor j existia antes do casamento, como o caso de Jac (Gnesis 29,20). A escolha do futuro cnjuge A escolha mais importante em toda nossa vida aceitar a Jesus como salvador. A segunda escolha mais importante, a do cnjuge, com quem iremos partilhar nosso dia-a-dia, em todos os aspectos: fsico, psicolgico, espiritual, social, financeiro, etc. Para tanto essa escolha deve ser metdica e com sabedoria, pois como diz um provrbio popular: Um bom casamento um pedao do cu, mas um mau casamento o inferno inteiro. Precisamos escolher bem nossos companheiros e companheiras. E isso comea no namoro.

O lado espiritual da escolha Do Senhor vem a mulher prudente. (Provrbios 19.14b). Buscar a vontade de Deus para a escolha do cnjuge a melhor coisa a se fazer. Tem-se 100% de chance de acertar nessa escolha. Isso vlido para homens e mulheres. O lado humano e pessoal da escolha O que acha uma mulher acha uma coisa boa e alcanou a benevolncia do Senhor (Provrbio 18.22). Achar resultado de um problema; a parte humana neste assunto. Ver Tiago 2.17. Algumas recomendaes para noivos 1. Os noivados devem buscar aconselhamento pr-marital na igreja, em cursos ou reunies especficas. 2. Devem conversar com seus pastores sobre a vida a dois. 3. Devem realizar exames e diagnsticos mdicos para que sejam verificados a existncia de doenas ou restries fsicas que possivelmente afetaro a relao dos dois, levando a um sentimento de culpa ou problemas no relacionamento.

V ALGUMAS CONSIDERAES SOBRE O CASAMENTO


O casamento uma instituio social de origem divina, fundada no princpio da raa humana, para dar origem e sustentao famlia. Quanto ao ato, o casamento um concerto, ou aliana, feito entre pessoas de sexo opostos diante de Deus, da famlia e da igreja de serem marido e mulher enquanto viverem (Malaquias 2.14). A fase da unio a fase da unio dos noivos (Gnesis 2.22-24; Mateus 19.4-6). O bom casamento mais do que uma unio de corpos; uma comunho plena de duas pessoas por amor. Um bom casamento deve ser tambm a unio de duas famlias. Na criao do ser humano, de um (Ado) ele criou os dois (Ado e Eva); no casamento ele quer os dois sejam um (1 Corntios 7.5). Um estado digno e honroso Ver Hebreus 13.4. O fato de Jesus comparecer a uma festa de casamento em Can da Galilia, e ali realizar o seu primeiro milagre, muito dignifica o casamento. (Joo 2.1,2,7,11). Uma mudana de vida 1. O casamento na sua origem (Gnesis 2.24). 2. O casamento nos dias de Jesus (Mateus 19.5). Continua sendo uma unio indissolvel (19.6). 3. Nos dia da igreja (Efsios 5.31). Propsitos de Deus para o casamento Vejamos alguns dos propsitos de Deus para o casamento: 1. Felicidade geral do casal. (Salmos 128.2-4, Provrbios 5.18; Eclesiastes 9.9). 2. Companheirismo, intimidade e complementao mtua (Gnesis 2.18; 1 Corntios 11.11). 3. Dar origem a novos lares (Mateus 19.5). 4. Vitaliciedade que seja para sempre (Mateus 19.6).

VI CONSIDERAES FINAIS
Sempre que algum da famlia est debilitado espiritualmente, toda a famlia sofre. O jugo desigual, tanto no namoro, noivado e casamento quanto em outras reas de amizade, traz desequilbrio vida crist individual e familiar. Que ningum pense em ser feliz na vida em famlia, sem atentar para as normas bblicas do Criador que a instituiu. Que possamos cada dia praticar as normas bblicas. Ouamos cada dia a recomendao de Paulo: E sede cumpridores da palavra, e no somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos. Porque, se algum ouvinte da palavra, e no cumpridor, semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural; Porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esquece de como era. Aquele, porm, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, no sendo ouvinte esquecidio, mas fazedor da obra, este tal ser bem-aventurado no seu feito (Tiago 1.23).

Barra do Corda MA, 16 de janeiro de 2005.

You might also like