You are on page 1of 56

Quarta-feira, 7 de Fevereiro de 2007

I SRIE Nmero 6

BOLETIM DA REPBLICA
PUBLICAO OFICIAL DA REPBLICA DE MOAMBIQUE
IMPRENSA NACIONAL DE MOAMBIQUE
AVISO
Lei n. 4/2007:

Define as bases em que assenta a proteco social e organiza o respectivo sistema.

A matria a publicar no Boletim da Repblica deve ser remetida em cpia devidamente autenticada, uma por cada assunto, donde conste, alm das indicaes necessrias para esse efeito, o averbamento seguinte, assinado e autenticado: Para publicao no Boletim da Repblica.

Ministrio do Interior:
Diploma Ministerial n. 12/2007:

concedida a nacionalidade moambicana, por naturalizao, a Gratcheva Lioudmila.


Diploma Ministerial n. 13/2007:

SUMRIO
Assembleia da Repblica:
Lei n. 2/2007:

concedida a nacionalidade moambicana, por reaquisio, a Abdul Ajij Karim.


Diploma Ministerial n. 14/2007:

Introduz alteraes Pauta Aduaneira, aprovada pelo Decreto n. 39/2002, de 26 de Dezembro.


Lei n. 3/2007:

concedida a nacionalidade moambicana, por naturalizao, a Bruno Miguel da Rocha Marques Pinheiro.
Diploma Ministerial n. 15/2007:

ASSEMBLEIA DA REPBLICA
Lei n. 2/2007
de 7 de Fevereiro

No uso das competncias estabelecidas na alnea o) do n. 2 do artigo 179, conjugado com o n. 2 do artigo 127, ambos da Constituio, a Assembleia da Repblica determina: Artigo 1. So introduzidas alteraes Pauta Aduaneira, aprovada pelo Decreto n. 39/2002, de 26 de Dezembro, em resultado de desdobramentos de posies pautais e de fixao de novas taxas gerais de Direitos Aduaneiros, de acordo com a tabela em anexo, e que faz parte integrante da presente Lei. Art. 2. A presente Lei entra em vigor no dia 1 de Janeiro de 2007. Aprovada pela Assembleia da Repblica, aos 22 de Novembro de 2006. O Presidente da Assembleia da Repblica, Eduardo Joaquim Mulmbw. Promulgada em 2 de Janeiro de 2007. Publique-se.
O Presidente da Repblica, ARMANDO EMLIO GUEBUZA.

Reduz de 25% para 20% a taxa geral de direitos aduaneiros de importao incidentes sobre os bens de consumo, constantes da Pauta Aduaneira, aprovada pelo Decreto n. 39/ /2002, de 26 de Dezembro.

concedida a nacionalidade moambicana, por naturalizao, a Rosania Pereira da Silva.

7 DE FEVEREIRO DE 2007

75

POSIO

CDIGO

DESCRIO

UNIDADE

TAXA GERAL

Bolas, excepto de golfe ou de tnis de mesa: 9506.61.00 9506.70.00 Bolas de tnis .............................................................................................................. Patins para gelo e patins de rodas, incluindo os fixados em calado ........................ Outros: 9506.99.00 Outros ......................................................................................................................... KG 7.5 P/ST PA 7.5 7.5

Lei n. 3/2007
de 7 de Fevereiro

No uso das competncias estabelecidas na alnea o) do n. 2 do artigo 179, conjugado com o n. 2 do artigo 127, ambos da Constituio, a Assembleia da Repblica determina: Artigo 1. reduzida de 25% para 20% a Taxa geral de direitos aduaneiros de importao incidentes sobre os bens de consumo, constantes da Pauta Aduaneira, aprovada pelo Decreto n. 39/2002, de 26 de Dezembro. Art. 2. A presente Lei entra em vigor no dia 1 de Janeiro de 2007. Aprovada pela Assembleia da Repblica, aos 22 de Novembro de 2006. O Presidente da Assembleia da Repblica, Eduardo Joaquim Mulmbw. Promulgada em 2 de Janeiro de 2007. Publique-se. O Presidente da Repblica, ARMANDO EMLIO GUEBUZA.

b) Princpio da Igualdade no mbito do regime contributivo, os trabalhadores gozam do direito de taxa fixa e na mesma proporo; c) Princpio da Solidariedade a proteco social preconiza o compromisso da sociedade a favor dos mais carenciados na superao das suas limitaes e na transferncia de recursos entre geraes; d) Princpio da Descentralizao a proteco social realizada pelas instituies do direito pblico, instituies ou organizaes do direito privado devidamente autorizadas pelos poderes pblicos.
ARTIGO 4
(Definies)

As definies constam do glossrio em anexo, que tambm parte integrante da presente Lei.
ARTIGO 5
(Estrutura da proteco social)

1. O sistema de proteco social estrutura-se em trs nveis, designadamente: a) Segurana Social Bsica; b) Segurana Social Obrigatria; c) Segurana Social Complementar. 2. A proteco social compreende as prestaes que nela se integram, bem como as instituies de proteco social que fazem a respectiva gesto.
ARTIGO 6
(Direito Proteco Social)

Lei n. 4/2007
de 7 de Fevereiro

Havendo necessidade de estabelecer um quadro legal da Proteco Social adequado realidade scio-econmica, ao abrigo do disposto no n. 1 do artigo 179 da Constituio, a Assembleia da Repblica determina:
CAPTULO I

Disposies gerais
ARTIGO 1
(Objecto)

A presente Lei define as bases em que assenta a Proteco Social e organiza o respectivo sistema.
ARTIGO 2
(Objectivos)

Os cidados tm direito Proteco Social, independentemente da cor, raa, sexo, origem tnica, lugar de nascimento, religio, grau de instruo, posio social, estado civil dos pais ou profisso.
CAPTULO II

A proteco social tem por objectivo atenuar, na medida das condies econmicas do pas, as situaes de pobreza absoluta das populaes, garantir a subsistncia dos trabalhadores nas situaes de falta ou diminuio de capacidade para o trabalho, bem como dos familiares sobreviventes em caso de morte dos referidos trabalhadores e conferir condies suplementares de sobrevivncia.
ARTIGO 3
(Princpios da proteco social)

Segurana Social Bsica


SECO I

Disposies comuns

ARTIGO 7
(mbito de aplicao pessoal)

A Proteco Social rege-se pelos seguintes princpios: a) Princpio da Universalidade consagra o direito a todos os cidados de serem protegidos contra os mesmos riscos e na mesma situao;

A segurana social bsica abrange os cidados nacionais incapacitados para o trabalho, sem meios prprios para satisfazer as suas necessidades bsicas, nomeadamente: a) pessoas em situao de pobreza absoluta; b) crianas em situao difcil; c) idosos em situao de pobreza absoluta;

76 d) pessoas portadoras de deficincia, em situao de pobreza absoluta; e) pessoas com doenas crnicas e degenerativas.
ARTIGO 8
(mbito de aplicao material)

I SRIE NMERO 6
ARTIGO 13
(Aco sanitria e social)

No mbito da segurana social obrigatria so desenvolvidos programas de aco sanitria e social.


ARTIGO 14
(Inscrio)

1. A segurana social bsica concretiza-se atravs de: a) prestaes de risco; b) prestaes de apoio social. 2. As prestaes de risco podem ser pecunirias ou em espcie a nvel da proteco primria de sade e da concesso de prestaes mnimas. 3. O apoio social atribudo atravs de prestao de servios, programas e projectos de desenvolvimento comunitrio dirigidos a indivduos ou grupos de pessoas com necessidades especficas a nvel de habitao, acolhimento, alimentao e meios de compensao, entre outras. 4. Na prestao do apoio social estimulado o envolvimento dos beneficirios e das famlias na soluo dos seus problemas, promovendo a participao comunitria e os mecanismos de interajuda.
SECO II

Organizao financeira

ARTIGO 9
(Receitas)

1. A inscrio na segurana social obrigatria abrange os trabalhadores por conta de outrem e por conta prpria, nacionais e estrangeiros residentes em territrio nacional e as respectivas entidades empregadoras. 2. As entidades empregadoras so obrigadas a inscrever os trabalhadores ao seu servio. 3. Incumbe aos trabalhadores por conta prpria proceder sua inscrio. 4. Podem inscrever-se na segurana social obrigatria trabalhadores moambicanos no estrangeiro que no estejam vinculados por acordos internacionais, aplicando-se-lhes o regime dos trabalhadores por conta prpria. 5. A obrigatoriedade de inscrio na segurana social obrigatria no se aplica aos trabalhadores estrangeiros residentes que se encontrem a prestar servio na Repblica de Moambique, desde que provem estar abrangidos por um sistema de segurana social de outro pas, sem prejuzo do que esteja estabelecido em acordos bilaterais. 6. Os efeitos da inscrio no se extinguem pelo decurso do tempo.
ARTIGO 15
(Conservao de direitos)

Constituem receitas da segurana social bsica: a) as dotaes ou subsdios atribudos pelo Oramento do Estado; b) as contribuies, donativos, doaes ou subsdios das entidades pblicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras; c) outras receitas obtidas por qualquer forma legalmente admitida.
ARTIGO 10
(Despesas)

1. aplicvel segurana social obrigatria o princpio de conservao de direitos adquiridos e em formao. 2. Os beneficirios mantm o direito s prestaes pecunirias da segurana social obrigatria, pagas em Moambique e em moeda nacional, ainda que transfiram a residncia do territrio nacional, com ressalva do disposto nas convenes internacionais.
ARTIGO 16
(Manuteno voluntria no sistema)

Constituem despesas da segurana social bsica as prestaes e outros encargos com as mesmas. CAPTULO III Segurana Social Obrigatria
SECO I

Todo o trabalhador assalariado que deixe de exercer a sua actividade laboral por conta de outrem pode, querendo, manter-se voluntariamente na segurana social obrigatria.
ARTIGO 17
(Articulao de sistemas)

Disposies comuns

ARTIGO 11
(Composio)

A segurana social obrigatria compreende os regimes e a respectiva entidade gestora e concretiza-se atravs de prestaes previstas nos artigos 19 e 21 da presente Lei.
ARTIGO 12
(Prestaes)

1. garantida a articulao entre a segurana social obrigatria dos trabalhadores por conta de outrem e por conta prpria e a dos funcionrios do Estado. 2. Na passagem do trabalhador de um sistema para o outro, cada um dos sistemas assume a respectiva responsabilidade no reconhecimento dos direitos, em termos a regulamentar.
SECO II

Regime dos trabalhadores por conta de outrem

ARTIGO 18
(mbito de aplicao pessoal)

1. As prestaes podem ser pecunirias ou em espcie. 2. As prestaes pecunirias so periodicamente revistas, tendo em conta as variaes salariais e as capacidades financeiras da proteco social obrigatria. 3. As prestaes pecunirias esto isentas do imposto sobre o rendimento de pessoas singulares.

1. So obrigatoriamente abrangidos pelo regime estabelecido nesta seco: a) os trabalhadores por conta de outrem, nacionais e estrangeiros residentes em territrio nacional; b) os familiares a cargo dos trabalhadores referidos na alnea anterior.

7 DE FEVEREIRO DE 2007 2. Os trabalhadores moambicanos no estrangeiro so abrangidos pelas disposies relativas segurana social obrigatria, nos termos dos acordos celebrados sobre a matria, ou, por adeso ao regime dos trabalhadores por conta prpria, quando no se encontrem inscritos em nenhum sistema de inscrio obrigatria no pas onde trabalham. 3. A segurana social obrigatria dos funcionrios do Estado e dos trabalhadores do Banco Central rege-se por legislao especfica.
ARTIGO 19
(mbito de aplicao material)

77 b) as contribuies dos trabalhadores por conta prpria; c) os juros de mora devidos pelo atraso no pagamento de contribuies; d) as multas por infraces s disposies legais; e) os rendimentos produzidos pelos investimentos; f) as transferncias do Estado e de outras entidades pblicas ou privadas; g) as transferncias de organismos estrangeiros; h) as comparticipaes previstas na lei; i) os donativos, legados ou heranas; j) outras receitas legalmente permitidas. 2. As receitas da Segurana Social Obrigatria so arrecadadas e administradas pela entidade gestora da segurana social obrigatria.
ARTIGO 25
(Despesas)

1. A Segurana Social Obrigatria compreende prestaes nas eventualidades de doena, maternidade, invalidez, velhice e morte. 2. O alargamento do mbito de aplicao material determinado pelo Conselho de Ministros, na medida em que as condies scio-econmicas e administrativas o permitam.
ARTIGO 20
(Obrigao contributiva)

1. As contribuies para a segurana social obrigatria so repartidas entre as entidades empregadoras e os trabalhadores, segundo propores a fixar pelo Conselho de Ministros, no podendo a parcela imputada ao trabalhador exceder, em caso algum, cinquenta por cento do montante daquelas contribuies. 2. A entidade empregadora responsvel pelo pagamento das contribuies devidas entidade gestora da segurana social obrigatria, incluindo a parcela a cargo do trabalhador que descontada na remunerao respectiva. 3. O trabalhador no pode opor-se aos descontos a que est sujeito. 4. As contribuies da entidade empregadora so da sua inteira e exclusiva responsabilidade, sendo nula e de nenhum efeito qualquer conveno em contrrio.
SECO III

Constituem despesas da Segurana Social Obrigatria as seguintes: a) prestaes; b) aco sanitria social; c) administrao do sistema; d) investimentos; e) outras legalmente previstas.
ARTIGO 26
(Investimentos)

1. Os fundos de reservas da Segurana Social Obrigatria so investidos em condies a regulamentar pelo Conselho de Ministros, devendo contudo realizar-se segundo os princpios de segurana, rendimento e liquidez. 2. vedada a aplicao de fundos de reservas nas actividades ou negcios de risco, nomeadamente jogos de fortuna e azar.
ARTIGO 27
(Oramento)

Regime dos trabalhadores por conta prpria

ARTIGO 21
(mbito de aplicao pessoal)

So obrigatoriamente abrangidos os trabalhadores por conta prpria, em regime livre ou de avena, em condies a definir em diploma prprio.
ARTIGO 22
(mbito de aplicao material)

A Segurana Social Obrigatria dos trabalhadores por conta prpria compreende as prestaes nas eventualidades de doena, invalidez, velhice e morte, ou outras a definir em diploma prprio.
ARTIGO 23
(Obrigao contributiva)

1. A actividade da entidade gestora da segurana social obrigatria objecto de oramento anual de receitas e despesas, sujeito aprovao pelo Ministro de tutela. 2. Sem prejuzo de providncias de recuperao e saneamento que devam ser imediatamente impostas, verificando-se dfice oramental, o Conselho de Ministros pode determinar que as despesas da segurana social obrigatria sejam suportadas por transferncia no quadro da Lei do Oramento do Estado. 3. As contas da segurana social obrigatria devem ser publicadas no jornal de maior circulao do pas.
ARTIGO 28
(Taxas e base de contribuies)

As contribuies ao sistema so suportadas na totalidade pelos trabalhadores por conta prpria e so calculadas segundo regras a definir pelo Conselho de Ministros.
SECO IV

Organizao financeira

1. A taxa de contribuio fixada do modo a cobrir todos os encargos emergentes com o sistema. 2. Esto sujeitos s contribuies, o salrio e os adicionais regulares e peridicas. 3. Quando as contribuies devidas no forem pagas no prazo determinado, so devidos juros de mora.
ARTIGO 29
(Declarao de remuneraes)

ARTIGO 24
(Receitas)

1. Constituem receitas da segurana social obrigatria: a) as contribuies dos trabalhadores por conta de outrem e das respectivas entidades empregadoras inscritas na Segurana Social Obrigatria;

1. A entidade empregadora declara mensalmente e por cada um dos trabalhadores ao seu servio, o valor total de salrios e adicionais sobre os quais, em cada ms, incidem contribuies para a segurana social obrigatria.

78 2. Os trabalhadores por conta prpria apresentam, regularmente, os elementos necessrios definio da remunerao de referncia, base para fixao das contribuies e das prestaes.
ARTIGO 30
(Prescrio)

I SRIE NMERO 6 c) investimentos; d) outras legalmente prevista.


ARTIGO 36
(Oramento e contas)

1. As contribuies devidas segurana social obrigatria prescrevem no prazo de dez anos. 2. O direito s prestaes caduca no prazo de trs anos, contados a partir do dia em que so postas a pagamento ou da data do evento constitutivo do direito.
CAPTULO IV

O oramento e as contas anuais da segurana social complementar cometida entidade gestora de segurana social obrigatria so sujeitos homologao do Ministro de tutela.
CAPTULO V

Dos rgos e competncias


ARTIGO 37
(Comisso Consultiva de Trabalho)

Segurana Social Complementar


SECO I

Disposies comuns

ARTIGO 31
(mbito de aplicao pessoal)

A Segurana Social Complementar abrange, com carcter facultativo, as pessoas inscritas no sistema de segurana social obrigatria.
ARTIGO 32
(mbito de aplicao material)

A segurana social complementar visa reforar as prestaes da segurana social obrigatria, atravs de modalidades sujeitas homologao pelo rgo de superviso, por proposta da entidade gestora.
ARTIGO 33
(Entidades e mecanismos particulares e complementares)

1. A Comisso Consultiva de Trabalho o rgo de consulta e aconselhamento do Governo em matria de Proteco Social. 2. A composio e funcionamento da Comisso Consultiva de Trabalho fixada pelo Conselho de Ministros devendo integrar as seguintes partes: a) membros do Governo; b) membros representantes dos empregadores; c) membros representantes dos trabalhadores; d) membros da sociedade civil.
ARTIGO 38
(Competncias)

1. As instituies e mecanismos particulares e complementares da segurana social obrigatria so licenciados pelo Ministro que superintende a rea de Finanas, ouvido o Ministro que tutela a proteco social obrigatria. 2. As instituies e mecanismos particulares e complementares referidos no nmero anterior revestem a natureza de fundos de penses e outros, consubstanciados em patrimnios autnomos exclusivamente afectos realizao dos objectivos para que hajam sido constitudos. 3. A vinculao nas instituies e mecanismos particulares e complementares no afasta a obrigatoriedade de inscrio na segurana social obrigatria.
SECO II

No mbito da presente Lei, compete em especial Comisso Consultiva de Trabalho: a) articular e coordenar a informao dos poderes pblicos, atravs da emisso de pareceres e recomendaes sobre questes respeitantes proteco social; b) acompanhar o funcionamento da Proteco Social, verificando se os objectivos e fins esto a ser alcanados e, neste mbito, emitir recomendaes ao Conselho de Ministros.
ARTIGO 39
(Gesto da segurana social)

Organizao financeira

ARTIGO 34
(Receitas)

Constituem receitas da segurana social complementar, as seguintes: a) contribuies dos trabalhadores ou destes e das respectivas entidades empregadoras; b) outras contribuies em condies a definir por acordo com a entidade gestora ou legalmente previstas.
ARTIGO 35
(Despesas)

1. A segurana social bsica gerida pelo Ministrio que superintende a rea da Aco Social, com a participao de entidades no governamentais com finalidades sociais e de outros servios de administrao do Estado. 2. A segurana social obrigatria gerida pelo Instituto Nacional de Segurana Social. 3. A segurana social dos funcionrios do Estado gerida pelo Ministrio que superintende a rea das Finanas. 4. A segurana social dos trabalhadores do Banco Central gerida pelo Banco de Moambique. 5. A segurana social complementar gerida por entidades de carcter privado ou pblico, cuja constituio e funcionamento regulamentada pelo Conselho de Ministros.
ARTIGO 40
(Isenes fiscais)

Constituem despesas da segurana social complementar, as seguintes: a) prestaes; b) administrao;

A entidade gestora da segurana social obrigatria goza das isenes fiscais reconhecidas por lei ao Estado e outras que venham a ser definidas.

7 DE FEVEREIRO DE 2007
ARTIGO 41
(Instituies religiosas e organizaes no governamentais)

79 2. Do mesmo modo, a entidade gestora da segurana social obrigatria tem o direito de reteno sobre o salrio ou crditos que o representante da empresa devedora, designadamente, proprietrio, gerente, mandatrio ou responsvel a qualquer ttulo, detenha sobre terceiros, desde que tenha exercido as funes no perodo de formao ou de manuteno da dvida.
ARTIGO 47
(Privilgios creditrios)

1. O Estado reconhece e valoriza a aco desenvolvida pelas instituies religiosas e organizaes no governamentais, na prossecuo dos objectivos da segurana social bsica. 2. O Estado exerce a superviso em relao s instituies religiosas e organizaes no governamentais, com o objectivo de promover a compatibilizao das actividades de segurana social, garantindo o cumprimento da lei e a defesa dos interesses dos destinatrios. 3. A prossecuo dos objectivos da segurana social pelas instituies religiosas e organizaes no governamentais regulamentada pelo Conselho de Ministros.
ARTIGO 42
(rgos de tutela)

A entidade gestora da segurana social obrigatria, nos seus crditos de contribuies, goza de privilgios idnticos aos do Tesouro, graduando-se imediatamente a seguir aos do Estado.
ARTIGO 48
(Responsabilidade de terceiros)

1. As entidades gestoras da segurana social bsica esto sob tutela do Ministro que superintende a rea da Aco Social. 2. A entidade gestora da segurana social obrigatria est sob tutela do Ministro que superintende a rea do Trabalho. 3. A segurana social dos funcionrios do Estado est sob tutela do Ministro que superintende a rea das Finanas.
CAPTULO VI

Das garantias e contencioso


ARTIGO 43
(Reclamao, queixa e recurso gracioso)

1. A entidade gestora da segurana social obrigatria fica sub-rogada, de pleno direito, ao trabalhador ou aos seus familiares na aco contra o terceiro responsvel pelo montante das prestaes concedidas ou dos correspondentes capitais constitutivos. 2. O trabalhador ou seus familiares conserva o direito de reclamar, contra o terceiro responsvel, a reparao do prejuzo causado conforme as regras de direito comum. 3. S oponvel entidade gestora da segurana social obrigatria o acordo amigvel entre o trabalhador ou seus familiares e o terceiro responsvel, desde que aquela entidade tenha sido convidada a intervir nesse acordo.
ARTIGO 49
(Impenhorabilidade dos crditos e bens)

1. Podem ser objecto de reclamao e queixa os actos praticados pela entidade gestora da segurana social obrigatria, sem prejuzo do direito de recurso contencioso. 2. Antes de serem submetidas ao rgo judicial competente, as reclamaes formuladas contra as decises tomadas pela entidade gestora da segurana social obrigatria so presentes instncia de recursos graciosos desta.
ARTIGO 44
(Recurso contencioso)

1. Os crditos e bens da entidade gestora da segurana social obrigatria so impenhorveis. 2. Por incumprimento da entidade gestora da segurana social obrigatria, os portadores de ttulos executrios podem requerer ao Ministro de tutela que as verbas necessrias satisfao da dvida sejam oramentadas.
ARTIGO 50
(Intransmissibilidade e impenhorabilidade das prestaes)

Os conflitos resultantes da aplicao da legislao sobre a segurana social obrigatria so dirimidos pelos tribunais competentes.
ARTIGO 45
(Ttulo executivo)

As prestaes que integram a segurana social bsica e obrigatria so intransmissveis e impenhorveis.


ARTIGO 51
(Fiscalizao e controlo)

1. Na falta de pagamento de contribuies no prazo definido, para alm da aco penal, se no caso couber, emitido pela entidade gestora da segurana social obrigatria um ttulo com fora executiva e aviso a eventual terceiro fiador. 2. O ttulo executivo equiparado deciso judicial com trnsito em julgado. 3. A oposio tem efeitos suspensivos, desde que fundada na inexistncia ou inexactido da dvida, mas o oponente incorre, no pagamento, por cada ms de suspenso, de 0,5% sobre o valor total da dvida, se a existncia ou a exactido da dvida for provada judicialmente, independentemente das custas e outros encargos do processo.
ARTIGO 46
(Direito de reteno)

1. A fiscalizao e o controlo do cumprimento dos deveres das entidades empregadoras e dos trabalhadores so assegurados por auditores de segurana social e inspectores do trabalho. 2. Os auditores de segurana social e os inspectores do trabalho esto sujeitos ao sigilo profissional e tm, aps a apresentao da sua identificao, direito a entrar nos locais de trabalho, de controlar os efectivos de pessoal e de examinar toda a documentao e escriturao respeitantes segurana social obrigatria. 3. A oposio da entidade empregadora e do beneficirio fiscalizao e controlo constitui crime de desobedincia punvel nos termos da legislao penal. 4. Os auditores de segurana social e os inspectores do trabalho, quando detectam uma infraco, levantam autos de notcia que fazem f em juzo, at prova em contrrio. 5. A auditoria da segurana social criada pelo Conselho de Ministros que estabelece, tambm, as respectivas normas de funcionamento.

1. Sem prejuzo das disposies do direito das sociedades, a entidade gestora da segurana social obrigatria tem o direito de reteno sobre crditos que o devedor da segurana social obrigatria detenha sobre terceiros.

80
ARTIGO 52
(Incumprimento e sanes)

I SRIE NMERO 6 sendo mulher e que conte pelo menos 6 meses de contribuies no decurso do primeiro ano a seguir referida data, beneficia, por cada ano compreendido entre os 50 anos de idade, sendo homem, ou entre os 45 anos de idade, sendo mulher e sua idade na citada data, de uma bonificao de 6 meses, at ao limite de 3 anos.
ARTIGO 55
(Mecanismos prprios e complementares)

1. Consideram-se como incumprimento das obrigaes relativas segurana social obrigatria, as situaes seguintes: a) falta de entrega ou entrega fora do prazo de documento de identificao da entidade empregadora que serve de base inscrio; b) falta de entrega ou entrega fora do prazo, pela entidade empregadora, de documento de identificao apropriado inscrio de cada trabalhador; c) falta de entrega ou entrega fora do prazo do documento de identificao apropriado inscrio do trabalhador por conta prpria; d) falta de entrega ou entrega fora do prazo das alteraes aos documentos de identificao referidos pela entidade empregadora ou trabalhador; e) falta de entrega ou entrega fora do prazo da declarao de remuneraes pela entidade empregadora; f) omisso do nome do trabalhador ou incorreco da declarao da respectiva remunerao; g) falta de pagamento ou pagamento fora de prazo das contribuies; h) prestao de falsas declaraes ou de declaraes incorrectas pela entidade empregadora, com a finalidade de obter ilicitamente vantagens para si ou para terceiro; i) prestao de falsas declaraes ou de declaraes incorrectas pelo trabalhador, com a finalidade de obter ilicitamente vantagens para si ou para terceiro. 2. Para alm da obrigao de repor as vantagens ilicitamente obtidas, as entidades empregadoras ou os trabalhadores so sujeitos a multas, a definir pelo Conselho de Ministros, nas situaes referidas no nmero anterior. 3. A reteno pelas entidades empregadoras das contribuies deduzidas nas remuneraes dos seus trabalhadores punida como crime de abuso de confiana. 4. A recusa injustificada para entregar ou mostrar os documentos justificativos do enquadramento, da definio das contribuies e do direito e valor das prestaes, por parte da entidade empregadora ou do trabalhador, punida como crime de desobedincia.
CAPTULO VII

1. As entidades empregadoras com mecanismos de segurana social prprios so abrangidas pela segurana social obrigatria. 2. O disposto no nmero anterior no prejudica a atribuio pela entidade empregadora de prestaes mais favorveis do que as concedidas no mbito da segurana social obrigatria. 3. Mantm-se a cargo da entidade empregadora as penses de velhice, invalidez ou sobrevivncia que, data da publicao da presente Lei, por ela esto a ser pagas. 4. As penses referidas no nmero anterior podem ser assumidas pela entidade gestora da segurana social obrigatria, desde que a empresa transfira as correspondentes reservas matemticas, calculadas com base em tabela prpria. 5. Os montantes e as condies de transferncia dos valores que garantem a conservao dos direitos adquiridos e em formao so fixados pelo Conselho de Ministros.
ARTIGO 56
(Regulamentao)

As modalidades de inscrio das entidades empregadoras e dos trabalhadores, de cobrana das contribuies, dos juros, das multas, de pagamento das prestaes e, de uma maneira geral, as obrigaes das entidades empregadoras e dos trabalhadores quanto ao funcionamento da segurana social obrigatria, bem como a fixao dos benefcios, modalidades e formas da sua concesso no mbito da segurana social bsica e complementar, so fixados pelo Conselho de Ministros.
ARTIGO 57
(Revogao)

Disposies transitrias e finais


ARTIGO 53
(Alargamento do mbito pessoal)

revogada a Lei n. 5/89, de 18 de Setembro, e todas as disposies legais que contrariem a presente Lei, ficando salvaguardados os direitos adquiridos ou em formao na vigncia dessa Lei.
ARTIGO 58
(Entrada em vigor)

medida que as condies econmicas e financeiras do pas o permitam o Conselho de Ministros pode determinar o alargamento do mbito de aplicao pessoal da presente Lei.
ARTIGO 54
(Reduo do perodo de garantia para concesso de penses)

A presente Lei entra em vigor 180 dias aps a sua publicao. Aprovada pela Assembleia da Repblica, aos 11 de Dezembro de 2006. O Presidente da Assembleia da Repblica, Eduardo Joaquim Mulmbw. Promulgada em 10 de Janeiro de 2007. Publique-se. O Presidente da Repblica, ARMANDO EMLIO GUEBUZA.

O trabalhador que na vigncia da Lei n. 5/89, de 18 de Setembro, no estava abrangido pelo sistema de segurana social e que data da entrada em vigor da presente Lei, tenha mais de 50 anos, sendo homem, ou mais de 45 anos,

7 DE FEVEREIRO DE 2007

81 ANEXO

Glossrio
Para efeitos da presente Lei, entende-se por: Aco sanitria e social designa o conjunto de prestaes em espcie (bens ou servios) que a ttulo complementar o rgo gestor da proteco social obrigatria outorga para os beneficirios desta ou seus familiares. Auditor o funcionrio do rgo gestor da proteco social obrigatria a quem por lei lhe conferida autoridade e competncia para controlar e garantir o cumprimento da legislao da proteco social obrigatria. Beneficirio designa o trabalhador inscrito na Proteco Social Obrigatria. Campo de aplicao material compreende o conjunto de riscos cobertos e prestaes previstas para cada risco. Campo de aplicao pessoal designa o conjunto de pessoas e entidades empregadoras abrangidas pela proteco social obrigatria. Contribuinte designa a entidade empregadora na Proteco Social Obrigatria. Folha de Remuneraes a folha mensal que deve ser enviada ao rgo gestor da proteco social obrigatria, contendo a identificao do beneficirio, o seu salrio e outras informaes relevantes, que concorrem para a classificao da situao contributiva deste. Manuteno Voluntria de Inscrio refere-se faculdade do beneficirio continuar a contribuir, depois de perder o vnculo laboral com uma entidade empregadora inscrita na Proteco Social Obrigatria. Pobreza absoluta a impossibilidade por incapacidade e/ou falta de oportunidades de os indivduos, as famlias e comunidade terem acesso s condies bsicas mnimas, segundo as normas e dinmicas da sociedade. Prestaes so os benefcios a que os destinatrios de qualquer uma das formas de proteco social tm direito. Prestaes Adicionais compreende remuneraes pagas alm do salrio base. Prestaes de Risco o conjunto de aces de apoio em espcie ou em valores pecunirios que visam mitigar os riscos. Prestaes em espcie so os benefcios pagveis sob a forma de objecto ou produtos ou ainda atravs de prestao de servios aos titulares de direito. Prestaes Mnimas o conjunto de aces de apoio em espcie ou em valores pecunirios que visam garantir a sobrevivncia do necessitado. Prestaes pecunirias so os benefcios pagveis em dinheiro. Proteco Social um sistema dotado de meios aptos satisfao de necessidades sociais, obedecendo repartio dos rendimentos no quadro da solidariedade entre os membros da sociedade. Reforma designa o estado do beneficirio que, por reunir os requisitos legais, habilita-se a receber a penso de velhice ou a de invalidez, conforme os casos. Riscos so os acontecimentos perniciosos futuros, incertos e involuntrios. Segurana Social Bsica a que visa prevenir situaes de carncia, bem como a integrao social atravs da proteco especial a grupos mais vulnerveis. A proteco social bsica tem como fundamento a solidariedade nacional, reflecte caractersticas distributivas e essencialmente financiada pelo Oramento do Estado. Segurana Social Complementar a que se destina a proteger os trabalhadores assalariados ou por conta prpria e suas famlias, complementando de modo facultativo as prestaes concedidas no mbito da segurana social obrigatria. Segurana Social Obrigatria a que se destina aos trabalhadores assalariados ou por conta prpria e suas famlias, com o objectivo de proteg-los, nas situaes de falta ou diminuio da capacidade para o trabalho, maternidade, velhice e morte. A proteco social obrigatria pressupe a solidariedade de grupo, o carcter comutativo e assenta numa lgica de seguro social. Trabalhador por Conta Prpria aquele que exerce uma actividade humana produtiva sem sujeio a um contrato de trabalho subordinado.

3 DE DEZEMBRO DE 2007

Segunda -feira, 3 de Dezembro de 2007

I SRIE Nmero 48

748 (7)

BOLETIM DA REPBLICA
PUBLICAO OFICIAL DA REPBLICA DE MOAMBIQUE

3. SUPLEMENTO
IMPRENSA NACIONAL DE MOAMBIQUE
AVISO
A matria a publicar no Boletim da Repblica deve ser remetida em cpia devidamente autenticada, uma por cada assunto, donde conste, alm das indicaes necessrias para esse efeito, o averbamento seguinte, assinado e autenticado: Para publicao no Boletim da Repblica.

Art. 2. revogada toda a legislao que contrarie o estabelecido neste Decreto. Art. 3. O presente Decreto entra em vigor 60 dias aps a sua publicao. Aprovado pelo Conselho de Ministros, aos 16 de Outubro de 2007. Publique-se. A Primeira-Ministra, Lusa Dias Diogo.

SUMRIO
Conselho de Ministros:
Decreto n.o 53/2007:

Regulamento da Segurana Social Obrigatria


CAPTULO I

Disposies gerais ARTIGO 1


(Objecto)

Aprova o Regulamento da Segurana Social Obrigatria.


CONSELHO DE MINISTROS
Decreto n.o 53/2007
de 3 de Dezembro

O presente Regulamento estabelece os regimes de segurana social obrigatria dos trabalhadores por conta de outrem e dos trabalhadores por conta prpria, previstos na Lei n. 4/2007, de 7 de Fevereiro. ARTIGO 2
(Direito informao)

A Lei n. 4/2007, de 7 de Fevereiro, estabelece as bases da proteco social moambicana, garantindo ao nvel da segurana social obrigatria a subsistncia material dos trabalhadores em caso de doena, acidente, maternidade, invalidez e velhice, bem como a sobrevivncia dos respectivos familiares em caso da sua morte. Tornando-se, assim, necessrio estabelecer as formas e condies de materializao das disposies referentes aos regimes dos trabalhadores por conta de outrem e dos trabalhadores por conta prpria previstas na lei-quadro de proteco social, o Conselho de Ministros, usando da faculdade conferida pelo artigo 56 da Lei n. 4/2007, de 7 de Fevereiro, decreta: Artigo 1. aprovado o Regulamento da Segurana Social Obrigatria, em anexo, que faz parte integrante do presente Decreto.

1. A comunicao do despacho de todas as solicitaes dirigidas ao Instituto Nacional de Segurana Social (INSS), em especial do pedido de prestaes, deve ser feita ao interessado no prazo mximo de 30 dias. 2. Em caso do despacho de indeferimento a deciso deve conter os fundamentos de facto e de direito. 3. A falta de comunicao do despacho no prazo fixado no n. 1 do presente artigo equivale ao deferimento tcito. 4. Caso no seja materializada a prestao dentro do prazo de dez dias, contados a partir da data do deferimento tcito, o peticionrio poder interpor recurso hierrquico. ARTIGO 3
(Glossrio)

As definies constam do glossrio em anexo, que parte integrante do presente Regulamento.

748 (8) CAPTULO II Regime dos trabalhadores por conta de outrem


SECO I

I SRIE NMERO 48 ARTIGO 7


(Inscrio das entidades empregadoras)

mbito e inscrio

ARTIGO 4
(mbito de aplicao pessoal)

1. A inscrio das entidades empregadoras, na sua qualidade de contribuintes da segurana social, deve ser efectuada no prazo de 15 dias a contar da data do incio de actividade ou da aquisio da empresa, atravs de boletim de inscrio de modelo prprio. 2. Ao boletim de inscrio deve juntar-se: a) Fotocpia do alvar ou documento comprovativo do licenciamento da actividade; b) Fotocpia autenticada do modelo 6 de incio de actividade entregue na direco da rea fiscal respectiva; c) Fotocpia do bilhete de identidade da(s) pessoa(s) que obriga(m) a empresa. 3. Aps a efectivao da inscrio, o INSS comunicar entidade empregadora o nmero de contribuinte que lhe tiver sido atribudo. 4. O INSS pode proceder inscrio oficiosa do contribuinte, sem prejuzo das penalidades aplicveis. 5. A entidade empregadora deve mencionar na folha de remuneraes e em todos os documentos relacionados com a segurana social obrigatria o seu nmero de contribuinte. ARTIGO 8
(Inscrio dos trabalhadores)

1. So obrigatoriamente abrangidos os trabalhadores por conta de outrem, nacionais e estrangeiros, residentes em territrio nacional, independentemente do sector econmico em que exercem a sua actividade, mesmo que o trabalho seja a tempo parcial, incluindo os perodos probatrios e de estgio laboral remunerado. 2. So tambm considerados trabalhadores por conta de outrem, abrangidos obrigatoriamente: a) Os administradores, gerentes e os membros dos rgos sociais das sociedades com contrato de trabalho, incluindo as sociedades unipessoais; b) Os empresrios em nome individual com trabalhadores ao seu servio ou com estabelecimento estvel; c) Os estivadores, contratados por uma empresa de estiva ou agncia de emprego; d) Os profissionais ao servio de transportadores; e) Os trabalhadores de instituies do Estado ou de autarquias locais e os trabalhadores de empresas pblicas que no estejam abrangidos pelo Estatuto Geral dos Funcionrios do Estado; f) Os trabalhadores sazonais; g) Os trabalhadores de partidos polticos, sindicatos, associaes e organizaes sociais bem como os trabalhadores das organizaes no-governamentais. 3. A abrangncia dos empregados domsticos, desportistas, artistas e trabalhadores do sector agrcola e similar ser feita por Diploma do Ministro que superintende a rea do Trabalho, de forma gradual e por categorias, tendo em conta a capacidade da estrutura administrativa do INSS. ARTIGO 5
(Trabalhadores estrangeiros)

A obrigatoriedade de inscrio no sistema de segurana social no se aplica aos trabalhadores estrangeiros que se encontrem a prestar servios na Repblica de Moambique, desde que provem estarem abrangidos por um sistema de segurana social de outro pas, sem prejuzo do que esteja estabelecido em legislao moambicana aplicvel. ARTIGO 6
(mbito de aplicao material)

A segurana social obrigatria dos trabalhadores por conta de outrem compreende as seguintes prestaes: a) Na doena, o subsdio por doena e o subsdio por internamento hospitalar; b) Na maternidade, o subsdio por maternidade; c) Na invalidez, a penso por invalidez; d) Na velhice, a penso por velhice; e) Na morte, o subsdio por morte, o subsdio de funeral e a penso de sobrevivncia.

1. A inscrio dos trabalhadores efectuada com base em boletim de identificao de modelo prprio, acompanhado de fotocpia do bilhete de identidade ou cdula pessoal ou da certido de nascimento do trabalhador e validado com a assinatura e carimbo da entidade empregadora. 2. O boletim deve ser preenchido pelo trabalhador, competindo entidade empregadora o seu envio ao INSS, devidamente preenchido, no prazo no superior a 30 dias a contar da data da vinculao contratual. 3. Sem prejuzo do disposto no nmero anterior, poder o boletim de identificao ser entregue directamente no INSS pelo prprio trabalhador. 4. Caso o trabalhador no preencha o boletim de identificao, compete entidade empregadora o seu preenchimento com os elementos de identificao de que dispuser. 5. A actualizao dos dados constantes do boletim da responsabilidade do beneficirio. 6. O INSS pode proceder inscrio oficiosa dos trabalhadores, desde que disponha dos elementos indispensveis, sem prejuzo das penalidades aplicveis. 7. O INSS atribui um nmero de beneficirio no prazo no superior a 30 dias contados a partir da data de inscrio no sistema. 8. A inscrio do trabalhador reporta-se ao incio do ms a que se refere a primeira contribuio devida em seu nome. ARTIGO 9
(Trabalhador j inscrito)

1. A admisso pela entidade empregadora de um trabalhador j inscrito no obriga entrega de novo boletim de identificao, desde que faa constar na folha de remuneraes o respectivo nmero de inscrio. 2. O trabalhador dever declarar a sua vinculao nova entidade empregadora exibindo o seu carto de beneficirio.

3 DE DEZEMBRO DE 2007
SECO II

748 (9) 4. As taxas de contribuies para a segurana social obrigatria so fixadas por Diploma Ministerial Conjunto dos Ministros que superintendem as reas do trabalho e das finanas, ouvida a Comisso Consultiva do Trabalho. 5. A obrigao contributiva prescreve decorridos 10 anos a contar do termo do prazo determinado para o pagamento. ARTIGO 14
(Contabilizao das contribuies)

Contribuies

ARTIGO 10
(Base de incidncia das contribuies)

1. A base de incidncia das contribuies constituda por: a) Salrio base; b) Bnus, comisses e outras prestaes de natureza anloga atribudos com carcter de regularidade; c) Gratificao de gerncia. 2. O Ministro que superintende a rea do trabalho pode, por Diploma Ministerial, determinar que em relao a certas categorias de beneficirios, as respectivas contribuies tenham por base salrios que venham a ser convencionados. ARTIGO 11
(Folha de remuneraes)

1. As contribuies da entidade empregadora so contabilizadas em conta corrente adequada evidncia das respectivas responsabilidades perante o INSS. 2. As contribuies das entidades empregadoras so contabilizadas na rea financeira medida do seu recebimento. ARTIGO 15
(Contabilizao da dvida)

1. As entidades empregadoras remetem mensalmente ao INSS, at ao dia 10 do ms seguinte, a folha onde constam as remuneraes consideradas base de incidncia das contribuies, respeitantes ao ms anterior, elaborada em impresso fornecido ou aprovado pelo INSS. 2. Quando a entrega da folha de remuneraes se efectuar mediante a utilizao dos servios dos correios ou outros que vierem a ser indicados, o prazo referido no nmero anterior considera-se cumprido, se a data do carimbo desses servios no ultrapassar a do ltimo dia do ms a que a folha respeitar. 3. Quando o prazo termine num sbado, domingo ou feriado, o seu termo transfere-se para o primeiro dia til seguinte. ARTIGO 12
(Procedimento oficioso)

1. As contribuies devidas e no pagas sero objecto de contabilizao especial no balano anual do INSS. 2. As contribuies devidas e no pagas h mais de 5 anos podero ser consideradas como cobranas duvidosas. ARTIGO 16
(Cessao do exerccio da actividade)

1. A entidade empregadora que cesse o exerccio da sua actividade deve comunicar esse facto, por escrito, ao INSS at ao dcimo dia do ms seguinte quele em que o mesmo tenha ocorrido. 2. A falta de comunicao da cessao de actividade nos termos indicados no nmero anterior implica o registo da dvida.
SECO III

1. A falta de entrega da folha de remuneraes pode ser suprida oficiosamente, atravs da aplicao da taxa contributiva, com base no total das ltimas remuneraes declaradas pela entidade empregadora, desde que esta, notificada para o efeito, no apresente a folha de remuneraes em falta no prazo concedido. 2. Na impossibilidade do procedimento fixado no nmero anterior por ausncia de declarao de remuneraes anteriores, o montante destas determinado pelo INSS, com base na contabilidade do contribuinte. 3. Quando a contabilidade do contribuinte no permite estabelecer o valor exacto das remuneraes devidas, o montante das remuneraes convencionalmente fixado pelo INSS, em funo das tabelas de remuneraes praticadas na profisso em empresas do mesmo ramo de actividade. ARTIGO 13
(Contribuies)

Prestaes
SUBSECO I

Prestaes por doena

ARTIGO 17
(Caracterizao)

1. Para as prestaes por doena considerada toda a situao de doena, no decorrente de causa profissional, nem provocada intencionalmente pelo trabalhador, que determine incapacidade temporria para o trabalho. 2. Considera-se ainda incapacidade temporria para o trabalho a ausncia do trabalhador como acompanhante de menor a seu cargo internado em estabelecimento hospitalar ou em situao de convalescena e que por indicao mdica tenha de merecer cuidados especiais. ARTIGO 18
(Prestaes)

1. As contribuies so calculadas pela aplicao da taxa sobre as remuneraes consideradas como base de incidncia, de modo a garantir a estabilidade e o equilbrio financeiro dos ramos. 2. As contribuies so devidas a partir do primeiro dia do contrato de trabalho e at ao dia em que cessa o exerccio da actividade profissional abrangida. 3. O pagamento das contribuies deve ser efectuado at ao dia 10 do ms seguinte a que respeitam, atravs de guias de depsito de modelo prprio.

Em caso de doena, o beneficirio tem direito atribuio do subsdio por doena e do subsdio por internamento hospitalar. ARTIGO 19
(Subsdio por doena)

O subsdio por doena concedido nos seguintes casos: a) Doena ou acidente no profissional, desde que no provocados intencionalmente pelo trabalhador;

748 (10) b) Ausncia do trabalhador como acompanhante de menor a seu cargo internado em estabelecimento hospitalar; c) Convalescena de menores a seu cargo que tenham sido internados e que por indicao mdica tenham de merecer cuidados especiais. ARTIGO 20
(Condies de atribuio)

I SRIE NMERO 48 R - Representa o total das remuneraes registadas nos 6 meses que precedem o segundo ms anterior ao do incio da incapacidade. 2. Na determinao do total das remuneraes registadas no so consideradas as importncias relativas aos subsdios de frias ou outras de natureza anloga. 3. O Ministro que superintende a rea do trabalho pode estabelecer, por Diploma Ministerial, regras especficas para o clculo do subsdio por doena, tratando-se de actividades que, pelas caractersticas do seu exerccio, impliquem irregularidades ou oscilao acentuada dos valores que integram a retribuio do trabalho. ARTIGO 23
(Perodo de concesso)

1. A atribuio das prestaes do ramo de doena depende de os beneficirios, data do incio do impedimento temporrio para o trabalho, terem cumprido as seguintes condies: a) Um prazo de garantia de 6 meses seguidos ou interpolados, com entrada de contribuies durante 1 ano (doze meses) que precedem o segundo ms anterior ao do incio do impedimento; b) Um ndice de profissionalidade, pelo registo de remuneraes nos 2 ltimos meses que precedem o segundo ms anterior ao do incio do impedimento, de modo a poderem ser considerados meses com entrada de contribuies. 2. Sempre que, nos 20 dias imediatos ao da cessao do impedimento, ocorra uma nova eventualidade, a condio prevista na alnea b) do nmero anterior pode ser preenchida com registo de remuneraes correspondente a situaes de equivalncia nos termos previstos no presente Regulamento. 3. Para efeitos de cumprimento do prazo de garantia so considerados, desde que no se sobreponham, os perodos de registo de remuneraes em quaisquer regimes da segurana social obrigatria que assegurem prestaes pecunirias de proteco social nesta eventualidade. ARTIGO 21
(Perodo de espera)

1. O subsdio por doena pago at ao mximo de 365 dias contnuos. 2. Se o impedimento por doena se mantiver depois de atingido o limite da concesso, o beneficirio passa ao regime de proteco na invalidez, se j tiver cumprido o respectivo prazo de garantia. 3. Para efeitos do disposto no nmero anterior, o beneficirio deve ser submetido Junta de Sade para confirmao da situao de doena. ARTIGO 24
(Certificao de impedimento para o trabalho)

1. O subsdio no pago nos 3 primeiros dias em cada impedimento. 2. Para a contagem do perodo de espera no se atende ao dia da baixa se o trabalhador tiver recebido remunerao. 3. O subsdio pago sem exigncia do perodo de espera no caso de: a) Hospitalizao do trabalhador; b) Doena contagiosa, desde que expressamente indicada pelo mdico nos respectivos atestados; c) Impedimento para o trabalho resultante de gravidez certificado pelo mdico, ou que tenha incio no decurso do perodo de atribuio do subsdio de maternidade, e ultrapasse o termo desse perodo. 4. O dia da baixa o da verificao do impedimento pelo mdico. 5. Compete ao Ministro da Sade fixar por Diploma Ministerial a listagem das doenas contagiosas para o efeito do disposto na alnea b) do n. 3 do presente artigo. ARTIGO 22
(Clculo do subsdio por doena)

1. O impedimento por doena certificado pelo mdico ou pelo tcnico de medicina devidamente autorizado do centro de sade que abrange a rea de residncia ou de trabalho do beneficirio, atravs de modelo prprio em uso no Servio Nacional de Sade. 2. Neste modelo indicado o nmero de dias de impedimento para o trabalho, bem como as prorrogaes da baixa pela mesma doena ou incapacidade e a respectiva cessao do impedimento. 3. O modelo em causa preenchido em duplicado, destinando-se: a) O original ao INSS, a ser remetido pela entidade empregadora no prazo mximo de 5 dias teis a contar da data do seu conhecimento; b) O duplicado ao beneficirio, para prova da situao de impedimento e anotao da data da consulta mdica seguinte e de eventuais prorrogaes. 4. No caso de impedimento por acidente provocado por terceiro responsvel, deve o beneficirio ou entidade competente indicar a identidade do mesmo. 5. Em caso de internamento, o modelo a usar a declarao de internamento hospitalar. ARTIGO 25
(Subsdio por internamento)

1. O subsdio por internamento ser concedido no caso de: a) A doena ou acidente de origem no profissional resultar no internamento hospitalar do trabalhador; b) O trabalhador acompanhar menor a seu cargo, internado em estabelecimento hospitalar. 2. O subsdio por internamento equivalente taxa diria que vigora no Servio Nacional de Sade e ser pago ao estabelecimento hospitalar, depois da apresentao no INSS da respectiva factura pelo beneficirio.

1. O montante do subsdio dirio por doena igual a 65% do salrio mdio, calculado com base na seguinte frmula:
SM = R 180

Onde: SM - Representa o montante do salrio mdio dirio;

3 DE DEZEMBRO DE 2007 ARTIGO 26


(Acompanhante de menor)

748 (11) TR - Representa o total das remuneraes sujeitas a contribuies no decurso dos 10 anos civis que precedem a data de requerimento da penso. 2. No dia 1 de Janeiro de cada ano ser acrescido 1 ano civil, at ao mximo de 20, para obteno do total de remuneraes e adicionado 1 ano (12 meses) ao denominador, para clculo da remunerao mdia mensal. ARTIGO 30
(Determinao do valor da penso)

1. O subsdio por ausncia do trabalhador como acompanhante de menor a seu cargo internado em estabelecimento hospitalar s concedido quando este tenha idade inferior ou igual a 15 anos. 2. No haver limite de idade, caso o internado sofra de deficincia fsica ou psquica devidamente comprovada pelo mdico.
SUBSECO II

Subsdio por maternidade

ARTIGO 27
(Concesso do subsdio por maternidade)

1. concedido um subsdio por maternidade equivalente a 60 dias, por ocasio do parto. 2. O valor dirio do subsdio por maternidade corresponde ao montante do salrio mdio dirio calculado com base na seguinte frmula: R SM = Onde: SM - Representa o montante do salrio mdio dirio; R - Representa o total das remuneraes registadas nos 6 meses que precedem o segundo ms anterior ao do incio da incapacidade. 3. Na determinao do total das remuneraes registadas no so consideradas as importncias relativas aos subsdios de frias ou outras de natureza anloga. 4. O subsdio por maternidade pode ser requerido at 20 dias antes da data provvel do parto. 5. O subsdio por maternidade pago mensalmente at ao ltimo dia do ms a que respeita.
SUBSECO III 180

1. O montante mensal da penso por velhice igual ao quociente entre o total de meses com entrada de contribuies e um referencial de 240, correspondente ao esforo contributivo permanente ao longo de 20 anos, multiplicado por 50% da Remunerao Media Mensal:
PV = (

Onde: Pv - Representa a Penso por Velhice; N - Representa o total de meses com entrada de contribuies no podendo, contudo, ser superior a 432; RMM - Representa a remunerao mdia mensal. 2. A penso por velhice devida a partir do primeiro dia do ms seguinte ao do requerimento, desde que verificadas as condies de atribuio. 3. O montante mensal da penso por velhice no pode ser inferior a 60% do salrio mnimo nacional mais elevado. ARTIGO 31
(Cessao do contrato de trabalho)

N ) 50% RMM 240

Proteco na velhice

ARTIGO 28
(Direito penso por velhice)

A concesso da penso por velhice determina a caducidade do contrato de trabalho, devendo o INSS comunicar ao contribuinte a data a partir da qual a prestao tem incio.
SUBSECO IV

1. O beneficirio que complete 55 anos de idade, sendo mulher, ou 60 anos, sendo homem, tem direito penso por velhice desde que rena cumulativamente os seguintes requisitos: a)Ter sido inscrito no sistema h pelo menos 20 anos antes de requerer a penso; b) Ter completado 10 anos (120 meses) com entrada de contribuies. 2. Tem ainda direito penso por velhice, o beneficirio que, independentemente da sua idade, satisfizer as seguintes condies data do requerimento: a) Ter sido inscrito no sistema h pelo menos 30 anos antes de requerer a penso; b) Ter completado 25 anos (300 meses) com entrada de contribuies. 3. Sempre que para o apuramento da densidade contributiva haja necessidade de considerar mais de um ms, a sua contagem feita sequencialmente, sem prejuzo da irrelevncia para o efeito dos meses que apresentem o mnimo de 20 dias. ARTIGO 29
(Clculo da remunerao mdia mensal)

Proteco na invalidez

ARTIGO 32
(Situao de invalidez)

Considera-se que o trabalhador se invalida quando, na sequncia de doena ou de acidente no profissional, sofre diminuio das suas capacidades fsicas ou mentais, devidamente certificada por Junta de Sade, que o torne totalmente incapaz para o trabalho. ARTIGO 33
(Direito penso por invalidez)

1. O montante mensal da penso por velhice fixado em funo da remunerao mdia mensal, definida como:
RMM =

Onde: RMM - Remunerao mdia mensal;

TR 120

1. O trabalhador que se invalida antes de atingir a idade dos 55 anos de idade, sendo mulher, ou 60 anos, sendo homem, tem direito a uma penso por invalidez nas condies seguintes: a) Ter sido inscrito no sistema h pelo menos 5 anos antes do incio da incapacidade que originou a invalidez; b) Ter pago pelo menos dois anos e meio (30 meses) de contribuies no decurso dos ltimos 5 anos anteriores ao incio da incapacidade que originou a invalidez. 2. A penso por invalidez passa automaticamente penso por velhice logo que o beneficirio atinja a idade prevista para a respectiva atribuio. 3. Tem igualmente direito penso por invalidez, o beneficirio que rena as respectivas condies e tenha atingido o limite de concesso do subsdio por doena.

748 (12) 4. As regras de verificao e de controlo da situao de invalidez e de desgaste prematuro sero fixadas por Diploma Ministerial do Ministro que superintende a rea da Sade. ARTIGO 34
(Avaliao peridica)

I SRIE NMERO 48 2. No caso de haver filhos menores, o montante do subsdio acrescido de um valor igual remunerao mdia mensal ou penso por cada filho menor a cargo do beneficirio data do falecimento. ARTIGO 40
(Familiares com direito)

1. O titular da penso por invalidez avaliado pela Junta de Sade, de 6 em 6 meses, para confirmar a situao de incapacidade para o trabalho, excepto se for considerado total e definitivamente incapaz. 2. A penso por invalidez suspensa no caso de o pensionista faltar Junta de Sade sem motivo justificado. ARTIGO 35
(Recurso da deciso da Junta de Sade)

1. O titular de penso por invalidez que discordar da deciso da Junta de Sade pode recorrer daquela deciso no prazo de 8 dias teis contados da data do conhecimento da mesma, requerendo uma junta de sade de recurso. 2. As respectivas despesas so da responsabilidade do recorrente se o parecer da Junta de Sade de recurso lhe for desfavorvel. ARTIGO 36
(Determinao do valor da penso por Invalidez)

1. O subsdio por morte, integrado do acrscimo calculado para os filhos menores, pago ao cnjuge sobrevivo no separado de facto. 2. Na ausncia de cnjuge sobrevivo, o subsdio repartido em partes iguais pelos filhos com direito e confiado aos tutores. 3. Na ausncia de cnjuge sobrevivo e no havendo filhos com direito, o subsdio por morte repartido em partes iguais pelos ascendentes do falecido. 4. Para efeitos do presente Regulamento, tambm considerado como cnjuge sobrevivo aquele que at data da morte do beneficirio com ele vivia em unio de facto. ARTIGO 41
(Reverso das prestaes)

1. O montante mensal da penso por invalidez igual a 60% da penso por velhice que o interessado teria tido direito se tivesse trabalhado at idade de admisso penso por velhice. 2. O montante mensal da penso por invalidez no pode ser inferior a 60% do salrio mnimo mensal mais elevado. 3. A penso por invalidez requerida em documento prprio e devida a partir do primeiro dia do ms seguinte ao do requerimento ou do primeiro dia do ms seguinte quele em que o trabalhador reconhecido como invlido, se este reconhecimento for posterior.
SUBSECO V

1. As prestaes devidas e no pagas data da morte do beneficirio revertem para a pessoa a quem for concedido o subsdio por morte. 2. Na inexistncia de titulares do direito ao subsdio por morte, o valor das prestaes em causa reverte para os programas da aco sanitria e social. ARTIGO 42
(Condies de atribuio do subsdio de funeral)

O subsdio de funeral atribudo por morte de pensionista ou de beneficirio activo que, data do falecimento, tenha, pelo menos, 3 meses de inscrio e 3 meses com entrada de contribuies. ARTIGO 43
(Montante do subsdio de funeral)

Prestaes por morte

ARTIGO 37
(Prestaes)

O montante do subsdio de funeral fixado por Diploma do Ministro que superintende a rea do trabalho e actualizado na medida das disponibilidades do sistema. ARTIGO 44
(Pessoas com direito)

As prestaes por morte compreendem: a) Subsdio por morte; b) Subsdio de funeral; c) Penso de sobrevivncia. ARTIGO 38
(Condies de atribuio do subsdio por morte)

O subsdio de funeral pago: a) Aos familiares a quem for pago o subsdio por morte; b) A quem comprove documentalmente ter suportado as despesas do funeral. ARTIGO 45
(Condies de atribuio da penso de sobrevivncia)

O subsdio por morte atribudo por uma s vez, no caso de falecimento de pensionista ou de beneficirio activo com, pelo menos, 3 anos de inscrio e 6 meses com entrada de contribuies nos 12 meses imediatamente anteriores data da morte. ARTIGO 39
(Clculo do subsdio por morte)

1.O subsdio por morte igual a 6 vezes: a) A remunerao mdia mensal calculada com base nas remuneraes dos seis meses anteriores data da ocorrncia da morte, no caso de beneficirio activo; b) A penso devida no ms do falecimento, no caso de pensionista.

Tm direito penso de sobrevivncia os familiares a cargo do: a) Beneficirio que, data da sua morte, tenha registados em seu nome, pelo menos, 5 anos (60 meses) com entrada de contribuies; b) Pensionista por invalidez ou velhice a receber penso data da morte. ARTIGO 46
(Familiares com direito penso de sobrevivncia)

So considerados familiares com direito: a) O cnjuge sobrevivo, no separado de facto;

3 DE DEZEMBRO DE 2007 b) Os filhos menores de 18 anos ou com idade at aos 21 ou 25 anos, se estiverem matriculados e tiverem bom aproveitamento em curso mdio ou superior, respectivamente, e sem limite de idade se sofrerem de incapacidade total para o trabalho enquanto esta se mantiver. ARTIGO 47
(Determinao do valor da penso de sobrevivncia)

748 (13) ARTIGO 51


(Base de clculo das contribuies)

1. A penso de sobrevivncia igual penso por velhice, calculada nas condies reunidas data do falecimento do beneficirio, com a seguinte distribuio: a) 50% para o cnjuge sobrevivo; b) 50% a ser repartidos equitativamente pelos rfos. 2. Na falta do cnjuge sobrevivo, a totalidade da penso reverte para os rfos. 3. A penso de sobrevivncia requerida pelo titular do direito ou por seu representante legal, em modelo prprio, e devida a partir do primeiro dia do ms seguinte ao da data do falecimento, se for requerida no prazo de 6 meses a contar dessa data. 4. A penso de sobrevivncia devida a partir do primeiro dia do ms seguinte ao da data do requerimento, se no for requerida no prazo indicado no nmero anterior. CAPTULO III
Manuteno voluntria no sistema

1. O salrio que serve de base para o clculo das contribuies da manuteno voluntria e das respectivas prestaes o correspondente ao salrio mdio dos ltimos 6 meses com entrada de contribuies, mas nunca inferior ao salrio mnimo, nem superior a vinte e cinco vezes o salrio mnimo. 2. O requerente pode optar pelo salrio mnimo que estiver em vigor para a categoria profissional que possua ou por um valor adequado s suas possibilidades financeiras, sujeito aprovao do INSS. 3. A qualquer momento pode ser requerida a alterao do salrio base, dentro dos limites referidos, ficando a alterao sujeita aprovao do INSS. ARTIGO 52
(Pagamento das contribuies)

1. O beneficirio que se mantenha voluntariamente no sistema suporta a totalidade das contribuies estabelecidas para as prestaes a que tem direito e deve pagar nos prazos fixados. 2. A manuteno voluntria cessa na falta de contribuies por um perodo de 6 meses, excepto se tiver havido justo impedimento reconhecido pelo INSS. CAPTULO IV
Regime dos trabalhadores por conta prpria
SECO I

ARTIGO 48
(mbito de aplicao pessoal)

mbito

1. Os beneficirios que deixem de exercer a sua actividade profissional podem requerer a manuteno voluntria no sistema, desde que: a) Tenham pelo menos 5 anos de inscrio no sistema; b) Tenham pelo menos trs anos e quatro meses, totalizando 40 meses, com entrada de contribuies. 2. A manuteno voluntria no sistema deve ser requerida at um ano depois de cessar a actividade laboral. 3. Os direitos e deveres resultantes da manuteno voluntria podem ser autorizados a partir do ms seguinte ao da cessao da actividade laboral ou da data do requerimento. ARTIGO 49
(mbito de aplicao material)

ARTIGO 53
(mbito de aplicao pessoal)

1. So obrigatoriamente abrangidos pelo regime estabelecido no presente Regulamento os seguintes trabalhadores: a) Pessoa fsica que explora uma actividade econmica, com carcter permanente ou temporrio, sem colaboradores; b) Quem presta servio de carcter individual a uma ou mais empresas mediante contrato de prestao de servios. 2. A abrangncia dos trabalhadores por conta prpria ser feita por Diploma Ministerial do Ministro que superintende a rea do Trabalho, de forma gradual e por categorias, tendo em conta a capacidade da estrutura administrativa do INSS e a capacidade desses trabalhadores se vincularem ao regime. ARTIGO 54
(Caracterizao dos trabalhadores por conta prpria)

A manuteno voluntria no sistema garante a continuidade dos direitos em formao, nos termos definidos para os trabalhadores por conta de outrem e nas modalidades de: a) Subsdio por doena; b) Subsdio por internamento; c) Subsdio por maternidade; d) Penso por invalidez; e) Penso por velhice; f) Subsdio por morte, incluindo subsdio de funeral e penso de sobrevivncia. ARTIGO 50
(Notificao da deciso ao requerente)

Enquadram-se na categoria dos trabalhadores por conta prpria os que no exerccio da sua actividade: a) Podem escolher os processos e meios de trabalho, sendo estes da sua propriedade, no todo ou em parte; b) No esto sujeitos a horrios de trabalho, salvo se os mesmos resultarem da lei ou regulamentos; c) No se integram na estrutura produtiva ou cadeia hierrquica de uma nica empresa, nem constituem elemento essencial ao desenvolvimento dos objectivos de qualquer entidade empregadora; d) Podem fazer-se substituir livremente; e) Esto na segunda categoria de imposto de rendimento de pessoas singulares.

O INSS notifica ao requerente da manuteno voluntria, no prazo de 2 meses a contar da data de recepo do pedido, da deciso que recair sobre o mesmo, do montante das contribuies devidas e da forma de efectivar o seu pagamento.

748 (14) ARTIGO 55


(mbito de aplicao material)

I SRIE NMERO 48 b) Licena de exerccio de actividade; c) NUIT (Nmero nico de Identificao Tributria). 2. Quando os trabalhadores no procedam, atempadamente, declarao do exerccio de actividade, o INSS pode oficiosamente efectuar o seu enquadramento e a respectiva inscrio. 3. Aps a efectivao da inscrio, o INSS comunicar ao trabalhador, no prazo mximo de 30 dias, o nmero de inscrio que dever ser mencionado em toda a correspondncia com o INSS. ARTIGO 60
(Cessao do exerccio da actividade)

A segurana social obrigatria dos trabalhadores por conta prpria compreende as seguintes prestaes: a) Na doena, o subsdio por doena e o subsdio por internamento hospitalar; b) Na maternidade, o subsdio por maternidade; c) Na invalidez, a penso por invalidez; d) Na velhice, a penso por velhice; e) Na morte, o subsdio por morte, o subsdio de funeral e a penso de sobrevivncia.
SECO II

Enquadramento e inscrio

ARTIGO 56
(Declarao de incio de actividade)

1. No prazo de 30 dias, contados a partir da data do incio da actividade profissional, os trabalhadores devem declarar o respectivo exerccio da actividade econmica para efeitos de enquadramento e, se for caso disso, de inscrio, comprovado pela declarao do incio de actividade ou de outra natureza anloga. 2. Sempre que, data da declarao de exerccio da actividade, os trabalhadores j se encontrem inscritos no sistema de segurana social, devem indicar o seu nmero de inscrio. ARTIGO 57
(Natureza do enquadramento)

1. Os trabalhadores que cessem o exerccio da sua actividade devem declarar, por escrito, esse facto e comunicar ao INSS at ao dcimo dia do ms seguinte quele em que o mesmo tenha ocorrido. 2. A falta de comunicao da cessao de actividade nos termos indicados no nmero anterior implica o registo de dvida de contribuies. 3. A cessao do exerccio da actividade como trabalhador por conta prpria determina a cessao do enquadramento no regime, mas no prejudica a inscrio.
SECO III

Contribuies

ARTIGO 61
(Obrigao contributiva)

Sem prejuzo do disposto no artigo 58 do presente Regulamento, a obrigao contributiva dos trabalhadores por conta prpria tem incio no ms do enquadramento. ARTIGO 62
(Determinao do montante das contribuies)

1. So enquadrados com carcter obrigatrio os trabalhadores por conta prpria que, data do incio da actividade, tenham idade igual ou inferior a 50 ou 55 anos, conforme se trate de mulher ou homem, respectivamente. 2. Podem requerer a vinculao ao regime, os trabalhadores que iniciem o exerccio da actividade profissional por conta prpria depois de completada a idade referida no nmero anterior, desde que tenham uma carreira contributiva que, adicionada ao perodo que lhes falta para atingir a idade de reforma prevista na lei, seja igual ou superior a dez anos. ARTIGO 58
(Efeitos do enquadramento)

1. O enquadramento no regime produz efeitos a partir do primeiro dia do ms seguinte ao do efectivo exerccio da actividade. 2. O enquadramento do trabalhador que, pela primeira vez, exerce actividade por conta prpria, produz efeitos a partir do primeiro dia do 13. ms seguinte ao do efectivo exerccio de actividade. 3. Os trabalhadores a que se refere o nmero anterior podem requerer a antecipao do enquadramento com efeitos a partir do primeiro dia do ms seguinte ao da apresentao do requerimento. ARTIGO 59
(Inscrio)

1. O montante mensal das contribuies determinado pela aplicao de uma taxa sobre a remunerao convencional escolhida pelo trabalhador. 2. A escolha pode ser feita de entre os escales, indexados ao montante do salrio mnimo mensal mais elevado com base na seguinte formula: R =N SMM Onde: R representa a remunerao convencional; N representa o escalo correspondente ao nmero de salrios mnimos, escolhidos para base de incidncia da contribuio; SMM representa o salrio mnimo nacional mais elevado. 3. Para efeitos do presente Regulamento, as alteraes da remunerao convencional resultantes da actualizao do salrio mnimo nacional ou de mudanas de escalo solicitadas pelo trabalhador produzem efeitos a partir do dia 1 de Janeiro do ano seguinte. 4. Os trabalhadores por conta prpria devem indicar, aquando da declarao do exerccio de actividade, a remunerao convencional sobre a qual vai incidir o clculo das contribuies.
(Alteraes de escales)
+

ARTIGO 63 1. A alterao para o escalo inferior sempre possvel, desde que seja respeitada a condio do artigo anterior e produz efeitos no ano civil seguinte quele em que for requerida. 2. A alterao para um escalo superior possvel, em cada ano civil enquanto o trabalhador no tiver completado 50 ou 55 anos, conforme se trate de mulher ou homem, respectivamente, desde que devidamente comprovados os rendimentos.

1. Os trabalhadores que no se encontrem inscritos data da declarao do exerccio de actividade por conta prpria, devem apresentar, conjuntamente com a declarao, os documentos que permitam a sua identificao e a consequente inscrio, nomeadamente: a) Bilhete de identidade ou certido de nascimento ou cdula pessoal;

3 DE DEZEMBRO DE 2007 3. Os trabalhadores por conta prpria no podem escolher um escalo a que corresponda remunerao convencional inferior ao duodcimo do rendimento colectvel determinado para o segundo ano anterior ao da referncia das contribuies. 4. Nos casos em que no possvel conhecer o rendimento colectvel nas condies referidas no nmero anterior, a remunerao convencional pode ser escolhida nos trs primeiros escales. ARTIGO 64
(Prazo de pagamento das contribuies)
SECO IV

748 (15)
Prestaes
SUB SECO I

Prestaes por doena

ARTIGO 68
(Prestaes)

As prestaes por doena, so as previstas no artigo 17 do presente regulamento designadamente o subsdio por doena e o subsdio por internamento hospitalar. ARTIGO 69
(Condies de atribuio)

1. O trabalhador por conta prpria obrigado a entregar mensalmente ao INSS, at ao dia 10 do ms seguinte ao que se refere, um exemplar da folha-guia respeitante ao ms anterior, elaborado em impresso fornecido pelo INSS. 2. Quando a entrega do modelo da folha-guia se efectuar mediante utilizao dos servios dos correios ou de terceiros contratados pelo INSS, o prazo referido no nmero anterior considerar-se- cumprido se a data do carimbo desses servios no ultrapassar a do ltimo dia do ms a que a folha-guia respeitar. ARTIGO 65
(Iseno da obrigao contributiva)

1. A atribuio de prestaes por doena depende de os beneficirios data do incio do impedimento temporrio para o trabalho, terem cumprido as seguintes condies: a) Um prazo de garantia de 6 meses seguidos ou interpolados, com entrada de contribuies durante os doze meses que precedem o segundo ms anterior ao do incio do impedimento; b) Ter situao contributiva regularizada. 2. Sempre que, nos 30 dias imediatos ao da cessao do impedimento, ocorra uma nova eventualidade de doena, a condio prevista na alnea b) do nmero anterior pode ser preenchida com registo de entrada de contribuies correspondente a situaes de equivalncia nos termos previstos no presente Regulamento. 3. Para efeitos de cumprimento do prazo de garantia so considerados, desde que no se sobreponham, os perodos de registo de entrada de contribuies em quaisquer regimes da segurana social obrigatria que assegurem prestaes pecunirias de proteco social nesta eventualidade. ARTIGO 70
(Perodo de espera)

1. Os trabalhadores por conta prpria que desenvolvam actividade pontual no contnua de que aufiram rendimentos mdios mensais inferiores a 50% do salrio mnimo mensal devidamente comprovados ficam isentos de contribuir, se o requererem. 2. Os trabalhadores por conta prpria que estejam a descontar para outro regime de proteco social obrigatria ficam tambm isentos da obrigao de contribuir, se o requererem. 3. O requerimento produz efeitos desde o incio da actividade, se for apresentado nos 12 meses seguintes e, nos demais casos, a partir do primeiro dia do ms seguinte ao da sua apresentao. ARTIGO 66
(Suspenso da obrigao contributiva)

As situaes de impedimento para o trabalho devido a doena com durao superior a 30 dias, devidamente comprovadas, determinam a suspenso da obrigao de contribuir desde o primeiro dia do ms seguinte ao do incio do impedimento, at ao primeiro dia do ms seguinte quele em que ocorra a cessao do impedimento. ARTIGO 67
( Situao contributiva irregular)

1. O subsdio no pago nos primeiros 30 dias de cada impedimento. 2. O subsdio pago sem exigncia do perodo de espera no caso de: a) Hospitalizao do trabalhador; b) Doena contagiosa, desde que expressamente indicada pelo mdico nos respectivos atestados; c) Impedimento para o trabalho resultante de gravidez certificado pelo mdico, ou que tenha incio no decurso do perodo de atribuio do subsdio por maternidade, e ultrapasse o termo desse perodo. 3. O dia da baixa o da verificao do impedimento pelo mdico. 4. Compete ao Ministro da Sade fixar por Diploma Ministerial a listagem das doenas contagiosas para efeito do disposto na alnea b) do n. 3 do presente artigo. ARTIGO 71
(Perodo de concesso)

1. A situao contributiva no regularizada determina a suspenso da concesso das prestaes at que ocorra a respectiva regularizao, excepto no que se refere s prestaes atribudas na eventualidade de morte, as quais so calculadas sem tomar em conta os perodos com contribuies em dvida, desde que cumpridos os respectivos requisitos. 2. Se no houver regularizao da situao contributiva no prazo de 60 dias, o reincio do pagamento das prestaes s ocorrer a partir do primeiro dia do segundo ms aps a regularizao. 3. Sem prejuzo do disposto nos nmeros anteriores, as prestaes previstas neste Regulamento s sero reconhecidos para os trabalhadores por conta prpria que pagam a respectiva taxa de contribuies.

1. O subsdio por doena pago at ao mximo de 365 dias contnuos. 2. Se o impedimento por doena se mantiver depois de atingido o limite da concesso, o beneficirio passa proteco na invalidez, se j tiver reunido os requisitos necessrios.

748 (16) 3. Para efeitos do disposto no nmero anterior o beneficirio deve ser submetido Junta de Sade para efeitos de confirmao da situao de doena.
SUBSECO II SUBSECO V

I SRIE NMERO 48

Prestaes por morte

ARTIGO 78
(Prestaes)

Subsdio por maternidade

As prestaes por morte compreendem: a) Subsdio por morte; b) Subsdio de funeral; c) Penso de sobrevivncia. ARTIGO 79
(Taxao automtica)

ARTIGO 72
(Concesso do subsdio por maternidade)

Os trabalhadores por conta prpria, tm direito ao subsdio por maternidade nos termos previstos para os trabalhadores por conta de outrem.
SUBSECO III

Proteco na velhice

ARTIGO 73
(Direito penso por velhice)

No so aplicveis as disposies relativas taxao automtica para esta categoria de trabalhadores. ARTIGO 80
(Regime subsidirio)

1. O beneficirio que complete 55 anos, sendo mulher ou 60 anos de idade, sendo homem, tem direito penso por velhice desde que rena os seguintes requisitos: a) Ter sido inscrito no sistema h pelo menos 20 anos antes de requerer a penso; b) Ter completado 10 anos (120 meses) com entrada de contribuies. 2. Tem ainda direito penso por velhice, o beneficirio que, independentemente da sua idade, satisfizer as seguintes condies data do requerimento: a) Ter sido inscrito no sistema h pelo menos 30 anos antes de requerer a penso; b) Ter completado 25 anos (300 meses) com entrada de contribuies. ARTIGO 74
(Clculo da remunerao mdia mensal)

Em tudo o que no estiver especialmente regulado no presente captulo, aplica-se subsidiariamente as normas do regime dos trabalhadores por conta de outrem, com as devidas adaptaes. CAPTULO V
Atribuio e liquidao das prestaes

ARTIGO 81
(Penses por velhice e por invalidez)

O clculo da remunerao mdia mensal e a determinao do valor da penso seguem as regras dos trabalhadores por conta de outrem. ARTIGO 75
(Cessao da obrigao contributiva)

1. O pedido de atribuio da penso por velhice ou por invalidez, ser efectuado pelo titular ou pelo seu representante legal, atravs de impressos de modelo prprio do INSS. 2. No caso da passagem da situao de doena ao regime de invalidez por ultrapassar 365 dias consecutivos, a penso por invalidez ser fixada oficiosamente pelo INSS se o beneficirio reunir os requisitos necessrios para o efeito. 3. O modelo para a concesso da penso por velhice ou por invalidez, deve conter espao para: a) Nome do requerente; b) Nmero de inscrio no INSS; c) Filiao; d) Local e data de nascimento; e) Nacionalidade; f) Residncia na data do requerimento; g) Nome e data de nascimento do cnjuge; h) Data a partir da qual cessou ou cessar a actividade remunerada; i) Nome e razo social da ltima entidade empregadora. 4. O requerente dever juntar ao pedido a certido de nascimento, bilhete de identidade ou cdula pessoal e o respectivo carto de segurana social. 5. O requerente da penso por invalidez deve declarar se esta ou no consequncia de acidente causado por terceiro responsvel e, na afirmativa, indicar a sua identidade. 6. O pedido da penso por invalidez deve ser acompanhado do certificado da Junta de Sade, onde constem os seguintes elementos: a) Se o requerente sofre, em consequncia de doena ou acidente, de uma diminuio permanente, ou presumivelmente permanente, das suas capacidades

A concesso da penso por velhice determina a cessao da obrigao contributiva, devendo o INSS comunicar ao beneficirio a data a partir da qual a prestao tem incio.
SUBSECO IV

Proteco na Invalidez

ARTIGO 76
(Situao de invalidez)

Considera-se que o trabalhador se invalida quando, na sequncia de doena ou de acidente no profissional, sofre diminuio das suas capacidades fsicas ou mentais, devidamente certificada por Junta de Sade, que o torne totalmente incapaz para o trabalho. ARTIGO 77
(Direito penso por invalidez)

Os trabalhadores por conta prpria, tm direito a penso por invalidez nos termos previstos para os trabalhadores por conta de outrem.

3 DE DEZEMBRO DE 2007 fsicas ou mentais que o tornem incapaz de auferir mais do que um tero da remunerao que um trabalhador com a mesma formao pode auferir pelo seu trabalho; b) A descrio das afeces ou leses, sequelas e enfermidades observadas; c) A indicao da necessidade de ajuda e cuidados permanentes de terceira pessoa nas actividades dirias do invlido; d) A data em que o invlido deve submeter-se a exame mdico de reviso. ARTIGO 82
(Penso de sobrevivncia)

748 (17) 3. O requerente dever ainda juntar, em relao ao cnjuge sobrevivo, os seguintes documentos: a) Bilhete de identidade, cdula pessoal ou certido de nascimento; b) Atestado da entidade administrativa competente confirmativo de no ter havido separao de facto do beneficirio ou pensionista data da morte. 4. Os requerentes ascendentes do beneficirio ou pensionista falecido devero juntar certido de nascimento ou bilhete de identidade. ARTIGO 83
(Perodos de contribuio)

1. O pedido da penso de sobrevivncia, subsdio por morte e funeral do beneficirio ou pensionista ser efectuado pelo titular do direito ou pelo seu representante legal atravs de impresso de modelo prprio do INSS e deve conter espao para indicar: 1.1. Em relao ao titular falecido: a) Nmero de inscrio no INSS; b) Nome; c) Local e data de nascimento; d) Filiao; e) Nacionalidade; f) Data, lugar e causa da morte; g) Identificao do terceiro responsvel pelo acidente de que sobreveio a morte, se for o caso. 1.2. Em relao ao cnjuge sobrevivo: a) Nome; b) Data de nascimento; c) Local e data de casamento; d) Nomes e idades dos filhos menores. 1.3. Em relao aos rfos: a) Nome e data de nascimento de cada rfo; b) Nome e morada das pessoas ou organismos a cargo de quem se encontram; c) Certificado de matrcula e/ou frequncia dos graus de ensino mdio ou superior, consoante tenha 21 ou 25 anos. 1.4. Em relao aos ascendentes: a) Nome; b) Data de nascimento; c) Local de residncia data da morte. 1.5. Em relao aos filhos menores: a) Bilhete de identidade, cdula pessoal ou certido de nascimento se data do falecimento do beneficirio ou pensionista no tiverem completado 18 anos de idade; b) Certificado de matrcula e frequncia do ensino mdio ou superior consoante tenha 21 ou 25 anos de idade; c) Atestado da entidade administrativa competente que confirma a coabitao dos filhos menores em relao ao requerente. 2. O requerente das prestaes por morte dever juntar os seguintes documentos: a) Certido de bito do beneficirio ou pensionista falecido; b) Fotocpia de bilhete de identidade ou cdula pessoal ou certido de nascimento; c) Carto do beneficirio ou pensionista falecido.

Para a liquidao das prestaes sero considerados os perodos de contribuio constantes do registo das remuneraes individuais dos beneficirios existente no INSS, bem como os perodos de equivalncia referidos no presente Regulamento. ARTIGO 84
(Base provisria)

Para o clculo das prestaes, em caso de divergncia entre os documentos apresentados pelo requerente e as informaes de que o INSS dispe, sero provisoriamente consideradas estas ltimas, cabendo ao INSS a averiguao para apuramento da verdade. ARTIGO 85
(Notificao ao requerente)

1. A comunicao do despacho sobre o pedido de prestaes deve ser por escrito e conter os seguintes dados: a) Nmero de inscrio e nome do titular; b) Nome do beneficirio da prestao; c) Nmero do processo; d) Natureza da prestao; e) Montante mensal da penso ou do abono; f) Data do incio do pagamento; g) Data de apresentao Junta Mdica, se for o caso. 2. A comunicao do despacho de indeferimento, devidamente fundamentado, deve conter as informaes referidas nas alneas a) ,b) , c), e d) do nmero anterior. ARTIGO 86
(Carto de pensionista)

Na altura da atribuio da penso, o INSS emite o carto de pensionista a favor do seu titular. ARTIGO 87
(Pagamento de prestaes)

1. As prestaes de segurana social so pagas, sem quaisquer encargos, aos respectivos titulares ou representantes ou ainda queles que tiverem a seu cargo menores, quando se trate de penses atribudas aos rfos. 2. O pagamento efectua-se por transferncia bancria, sistema operacional de pagamentos (POS), vale de correio ou terceiros contratados pelo INSS. 3. Excepcionalmente, pode o INSS proceder ao pagamento das prestaes atravs da sua tesouraria, devendo o beneficirio apresentar na ocasio, o bilhete de identidade e o carto de pensionista, se for o caso.

748 (18) ARTIGO 88


(Mudana de residncia)

I SRIE NMERO 48 2. Se o devedor no regularizar a sua situao no prazo referido no nmero anterior, o INSS pode, independentemente da aco penal, emitir uma certido de relaxe com fora executiva ou emitir um aviso a terceiro fiador. ARTIGO 94
(Incumprimento)

O titular da penso obrigado a comunicar ao INSS a mudana de residncia, indicando: a) Nmero de pensionista; b) Data da mudana de residncia; c) Endereo da nova residncia. ARTIGO 89
(Prova de vida)

Consideram-se como incumprimento das obrigaes relativas segurana social obrigatria as seguintes situaes: a) Falta de entrega do documento de identificao da entidade empregadora que serve de base para a inscrio; b) Entrega fora do prazo do documento de identificao da entidade empregadora que serve de base para a inscrio; c) Falta de entrega pela entidade empregadora de documento de identificao apropriado para a inscrio de cada trabalhador; d) Entrega fora do prazo pela entidade empregadora de documento de identificao apropriado para a inscrio de cada trabalhador; e) Falta de entrega do documento de identificao apropriado inscrio do trabalhador por conta prpria; f) Entrega fora do prazo do documento de identificao apropriado inscrio do trabalhador por conta prpria; g) Falta de entrega das alteraes aos documentos de identificao referidos pela entidade empregadora ou pelo trabalhador; h) Entrega fora do prazo das alteraes aos documentos de identificao referidos pela entidade empregadora ou pelo trabalhador; i) Falta de entrega da declarao de remuneraes pela entidade empregadora; j) Entrega fora do prazo da declarao de remuneraes pela entidade empregadora; k) Omisso do nome do trabalhador ou incorreco da declarao da respectiva remunerao; l) Falta de pagamento de contribuies; m) Pagamento das contribuies fora do prazo; n) Prestao de falsas declaraes ou de declaraes incorrectas pela entidade empregadora com a finalidade de obter ilicitamente vantagens para si ou para terceiros; o) Prestao de falsas declaraes ou de declaraes incorrectas pelo trabalhador com a finalidade de obter ilicitamente vantagens para si ou para terceiros. Artigo 95
(Sanes para as entidades empregadoras)

1. O beneficirio da penso por velhice, da penso por invalidez, e da penso de sobrevivncia, deve fazer prova anual de vida nas datas que o INSS fixar, mediante a apresentao do carto de pensionista e do bilhete de identidade. 2. Os pensionistas que em razo do seu estado de sade comprovado pela Junta Mdica no possam apresentar-se nos servios do INSS, devero enviar um certificado de vida passado pela autoridade administrativa competente. CAPTULO VI
Garantias e contencioso

ARTIGO 90
(Ttulos executivos)

1. So ttulos executivos as certides de dvida emitidas pelo INSS, com fora executiva e aviso a eventual terceiro fiador. 2. As certides referidas no nmero anterior devem indicar o rgo de execuo que as tiver emitido, com assinatura devidamente autenticada, data em que foram elaboradas, nome e morada do devedor, provenincia da dvida e indicao, por extenso, do seu montante, data a partir da qual so devidos juros de mora e da importncia sobre que incidem, com discriminao dos valores retidos na fonte, se for caso disso. 3. Carece de fora executiva o ttulo a que falte algum dos requisitos indicados no nmero anterior. 4. Ao ttulo executivo deve ser junto o extracto da conta corrente, se for caso disso. ARTIGO 91
(rgos de execuo)

Consideram-se rgos de execuo, para efeitos de emisso da certido de dvida e instruo do processo de execuo de dvidas segurana social obrigatria o servio funcionalmente competente do INSS ou do servio local correspondente sede ou rea de residncia do devedor. ARTIGO 92
(Oposio execuo)

A oposio tem efeitos suspensivos desde que fundada na inexistncia ou inexactido da dvida, mas o oponente incorre no pagamento, por cada ms de suspenso, de 0,5% do valor total da dvida, se a existncia ou a exactido da dvida for provada judicialmente, independentemente das custas e outros encargos do processo. ARTIGO 93
(Perodo de mora e ttulo executivo)

1. A cobrana coerciva obrigatoriamente precedida de um perodo de mora no superior a 15 dias, sendo o contribuinte notificado por escrito, durante o qual pode regularizar a sua situao devedora.

1. A falta de cumprimento das disposies legais respeitantes segurana social obrigatria por parte da entidade empregadora passvel de multa nos seguintes termos: a) A prtica das infraces previstas nas alneas a), c) e e) do artigo anterior ser punida com multa de 1 a 5 salrios mnimos; b) A prtica das infraces previstas nas alneas g), i) e l) do artigo anterior ser punido com multa de 1 a 3 salrios mnimos;

3 DE DEZEMBRO DE 2007 c) A prtica da infraco prevista na alnea b), d), f), h), j) e k) do artigo anterior ser punida com multa de 1 a 2 salrios mnimos; d) A prtica da infraco prevista na alnea l) e m) do artigo anterior ser punida com aplicao de juros nos termos do artigo 100 do presente Regulamento. 2. A multa ser aplicada tantas vezes quantas as pessoas empregadas em situaes contrrias s determinadas no presente Regulamento 3. A reteno e no entrega instituio gestora da segurana social obrigatria pelas entidades empregadoras das contribuies deduzidas nas remuneraes dos seus trabalhadores, punida como crime de abuso de confiana, de harmonia com o disposto no artigo 453. do Cdigo Penal. 4. A recusa injustificada de entregar ou mostrar os documentos justificativos do enquadramento, da definio das contribuies e do direito s prestaes e valor das mesmas, por parte da entidade empregadora ou do trabalhador, punida como crime de desobedincia, de harmonia com o disposto no artigo 188. do Cdigo Penal. ARTIGO 96
(Sanes para beneficirios)

748 (19) ARTIGO 99


(Recurso gracioso)

1. Antes de serem submetidas instncia judiciria competente, as reclamaes formuladas contra as decises tomadas pelo INSS so obrigatoriamente presentes Comisso de Recursos Graciosos. 2. Os requerentes dispem de um prazo de 60 dias, contados a partir da data da notificao da deciso do INSS, para interpor recurso junto da Comisso de Recursos Graciosos. 3. No obtendo o requerente resposta no prazo de 45 dias, contados a partir da data da sua reclamao, o pedido considera-se indeferido, ficando este, a partir dessa data, com o direito de recorrer junto da instncia judicial competente no prazo previsto no nmero anterior. ARTIGO 100
(Juros de mora)

1. Os beneficirios que tentarem iludir o INSS, por actos ou omisses, com o fim de obterem prestaes indevidas ou de se subtrarem ao cumprimento das suas obrigaes sero suspensos dos seus direitos por 6 a 12 meses. 2. Os beneficirios que intencionalmente defraudarem os interesses do INSS, designadamente os que estando na situao de impedimento para o trabalho por doena exercerem actividade remunerada, sero suspensos dos seus direitos por 6 a 18 meses. 3. Nas situaes indicadas nos nmeros anteriores, o INSS pode exigir a restituio do valor das prestaes indevidamente pagas, podendo a mesma ser efectuada por deduo em prestaes futuras. 4. A suspenso dos direitos tem por efeito a perda das prestaes vincendas e no isenta do pagamento das contribuies. ARTIGO 97
(Legitimidade e aco penal)

1. A partir da data em que tenham expirado os prazos estabelecidos para o pagamento das contribuies, estas sero acrescidas de juros de mora de 1% por cada ms ou fraco em atraso. 2. As entidades empregadoras podem, em caso de fora maior devidamente provada, apresentar junto do INSS o pedido de reduo dos juros de mora devidos por aplicao do n. 3 do artigo 28 da Lei de Proteco Social. 3. O recurso interposto em tribunal no interrompe a contagem de juros de mora. 4. A liquidao dos juros de mora no poder ultrapassar os ltimos 5 anos anteriores a data de pagamento da dvida sobre que incidirem. 5. O Ministro que superintende a rea do Trabalho fixar as modalidades em que o pedido referido no n. 2 deste artigo pode ser atendido, na condio de ter sido paga a totalidade das contribuies que originaram os referidos juros de mora. ARTIGO 101
(Inspeco)

Compete Inspeco-Geral do Trabalho realizar as aces inspectivas junto das entidades empregadoras e trabalhadores em matria da segurana social obrigatria. CAPTULO VII
Aco sanitria e social

1. O INSS tem legitimidade para demandar a entidade empregadora e os seus gerentes, responsveis, ou representantes de direito ou de facto, bem como os beneficirios, perante a jurisdio penal, pelos actos ou omisses por aqueles praticados e qualificados como crime, conforme o disposto nos n.s 3 e 4 do artigo 52 da Lei n. 4/2007, de 7 de Fevereiro. 2. A aco penal relativa s situaes referidas no nmero anterior inicia com a denncia do INSS entidade competente, atravs de uma notcia de crime. 3. O INSS pode constituir-se assistente na aco penal, atravs de mandatrio nomeado para o efeito, bem como deduzir na aco penal o respectivo pedido de indemnizao civil. ARTIGO 98
(Peritagens e contestaes)

ARTIGO 102
(Programa de aco sanitria e social)

As aces no mbito do programa anual da aco sanitria e social so aprovadas pelo Conselho de Administrao e visam: a) A concesso de prestaes no pecunirias s famlias dos beneficirios; b) A luta contra os efeitos das calamidades e endemias; c) A ajuda financeira ou participao em instituies pblicas ou privadas, agindo nos domnios sanitrio e social, cuja actividade se revista de interesse para a populao abrangida pelo sistema. CAPTULO VIII
Organizao financeira

1. As contestaes de ordem mdica relativas ao estado do beneficirio ou dos seus sobreviventes, designadamente quanto existncia de uma invalidez, do lugar aplicao de um processo de Junta de Sade. 2. As contestaes sero objecto de uma peritagem e, se necessrio, de uma contra-peritagem, em termos a definir por Diploma Ministerial conjunto dos Ministros que superintendem a rea do Trabalho e da Sade.

ARTIGO 103
(Sistema de contabilidade)

1. Cada um dos ramos dos regimes da segurana social obrigatria e da aco sanitria e social objecto de contabilizao

748 (20) distinta, no quadro da organizao financeira geral do INSS, no podendo as receitas afectas a um ramo serem desviadas para cobertura de encargos de outro. 2. Os fundos de reserva e os investimentos correspondentes a cada fundo, bem como os respectivos rendimentos so, tambm, contabilizados separadamente para cada ramo. 3. Se o montante das reservas de um dos ramos se tornar inferior ao limite mnimo fixado, os Ministros que superintendem as reas do Trabalho e das Finanas fixam uma nova taxa de contribuio, para restabelecer o equilbrio financeiro do ramo e de novo elevar o montante das reservas ao nvel previsto. ARTIGO 104
(Registo das operaes)

I SRIE NMERO 48 ARTIGO 108


(Receitas)

As receitas do sistema classificam-se nas seguintes categorias: a) Contribuies; b) Rendimentos de bens prprios e vendas; c) Transferncias; d) Prestao de servios; e) Receitas financeiras correntes; f) Receitas suplementares; g) Outras receitas. ARTIGO 109
(Despesas)

O registo das operaes obedecer s regras e princpios definidos no Plano de Contas aprovado para o INSS. ARTIGO 105
(Gesto financeira)

As despesas do sistema classificam-se nas seguintes categorias: a) Prestaes por doena; b) Penses; c) Abonos; d) Prestaes por morte; e) Subsdio de maternidade; f) Aco sanitria e social; g) Administrao; h) Despesas de investimento; i) Outras despesas. ARTIGO 110
(Limite das despesas no tcnicas)

1. A gesto financeira do regime dos trabalhadores por conta prpria feita de forma autnoma em relao aos outros regimes. 2. Devem ser feitas avaliaes quinquenais no que respeita ao equilbrio financeiro do regime, tendo em vista a necessidade de ajustamento das taxas. 3. A taxa de contribuies para o regime dos trabalhadores por conta prpria totalmente assumida por estes e fixada pelo Conselho de Ministros. ARTIGO 106
(Aplicao de fundos)

1. Os valores do INSS podem ser representados em dinheiro ou aplicados segundo os princpios de liquidez, rendimento e segurana, de acordo com o plano financeiro aprovado pelo Conselho de Administrao e homologado pelo Ministro que superintende a rea do Trabalho. 2. Os valores s podem ser aplicados em: a) Ttulos do Estado ou por ele garantidos; b) Imveis para instalaes administrativas ou de rendimento; c) Construo de habitaes econmicas; d) Investimento de carcter social; e) Aces e obrigaes de empresas cotadas na bolsa de valores; f) Participaes em sociedades financeiras. ARTIGO 107
(Movimentao de valores)

1. As despesas de administrao correspondentes ao funcionamento dos servios administrativos e financeiros do INSS e as despesas de aco sanitria e social, em conjunto, no devem ultrapassar 15% das receitas previstas no oramento. 2. Nos trs anos seguintes aprovao deste diploma, deve o limite das despesas no tcnicas ser reduzido de 35% para 25%, devendo se atingir a percentagem referida no nmero anterior nos trs anos posteriores reduo referida neste artigo. ARTIGO 111
(Reservas)

1. Com a excepo das quantias existentes em caixa, os valores em dinheiro sero depositados em instituies de crdito, ordem do INSS, s podendo ser movimentados por meio de cheques assinados pelo director-geral do INSS e pelo director que superintende a rea de finanas, na ausncia ou impedimento de um deles, pelo funcionrio de direco a quem tiver sido delegada a competncia. 2. Com a finalidade de suprir pequenas despesas correntes, podem ser constitudos fundos de maneio cujo regulamento, proposto pelo director-geral, aprovado pelo Conselho de Administrao.

1. Nos ramos de doena e do subsdio por morte, o INSS mantm reservas de segurana no valor correspondente pelo menos a mdia anual das despesas com as prestaes no decurso dos 3 ltimos exerccios. 2. A reserva do ramo de penses constituda pela diferena entre as receitas e as despesas imputveis quele ramo e no poder ser inferior ao montante total das despesas do mesmo ramo no decurso dos 3 ltimos exerccios. 3. constituda, tambm, uma reserva geral do sistema com o remanescente dos resultados lquidos, depois de constitudas as reservas tcnicas. 4. A reserva de reavaliao de imobilizaes representa o aumento do valor do activo imobilizado sempre que o mesmo for determinado para o sistema. 5. Estudo actuarial poder fixar novas condies para a constituio das reservas.

3 DE DEZEMBRO DE 2007 ARTIGO 112


(Fundo de maneio)

748 (21) b) Maternidade, pelo nmero de dias subsidiados e considerando o valor do salrio mdio que serviu de base para o clculo; c) Os impedimentos temporrios subsidiados pelo regime de acidentes de trabalho ou doenas profissionais, a partir de documento emitido pela respectiva seguradora, sendo o registo de remuneraes feito pelo nmero de dias e pelo valor subsidiado; d) A prestao de servio militar obrigatrio, desde que no decurso dos 3 meses anteriores ao da mobilizao do beneficirio tivesse registo de entrada de contribuies ou se encontrasse em qualquer das demais situaes previstas neste nmero, sendo o registo de remuneraes feito pelo valor mdio das remuneraes registadas nesses trs meses. ARTIGO 118
(Ms com entrada de contribuies)

1. O fundo de maneio comum ao conjunto dos ramos de prestaes deve corresponder, no incio de cada ms, a um valor correspondente mdia trimestral das despesas verificadas no decurso dos 2 ltimos exerccios. 2. Os valores afectos ao fundo de maneio devem ser lquidos e disponveis a todo o momento. ARTIGO 113
(Oramento, relatrio e conta)

1. O oramento da segurana social para o exerccio seguinte deve ser submetido aprovao do Conselho de Administrao at ao dia 30 de Agosto de cada ano, e aprovado at 30 de Setembro, para efeitos de homologao pelo Ministro que superintende a rea do Trabalho. 2. Anualmente, a Direco-Geral do INSS deve apresentar ao Conselho de Administrao a conta anual e o relatrio das actividades do exerccio anterior, at ao ltimo dia do ms de Fevereiro. 3. A conta anual de gesto deve ser acompanhada do parecer da Comisso de Controlo e publicada no jornal de maior circulao do pas no prazo no superior a 30 dias aps o visto do Tribunal Administrativo. ARTIGO 114
(Previses oramentais)

1. A expresso "ms com entrada de contribuies" designa todo o ms no decurso do qual o beneficirio ocupou, durante um mnimo de 20 dias ou correspondente nmero de horas, um emprego sujeito a contribuies para a segurana social obrigatria. 2. O Ministro que superintende a rea do Trabalho poder estabelecer outros critrios para a definio do "ms com entrada de contribuies". ARTIGO 119
(Actualizao de prestaes)

1. O oramento da segurana social obrigatria deve conter as previses referentes s diferentes rubricas oramentais elaboradas e ser acompanhado de memrias justificativas das verbas inscritas. 2. Nenhuma despesa de administrao dever ser autorizada sem prvia informao de cabimento dos servios competentes. 3. As despesas mensais de administrao, na medida do possvel e com o objectivo de permitir melhor controlo oramental, devero cingir-se aos respectivos duodcimos. CAPTULO IX
Disposies comuns

Os valores das prestaes peridicas sero revistos por diploma conjunto dos Ministros que superintendem a rea do Trabalho e das Finanas, sempre que se verifiquem variaes sensveis do custo de vida e tendo em conta as possibilidades financeiras do sistema. ARTIGO 120
(Reduo do perodo de garantia para concesso de penses)

ARTIGO 115
(Efeitos de inscrio)

O tempo de inscrio previsto para concesso da penso de velhice reduzido a uma durao igual ao tempo decorrido desde a data da entrada em vigor do sistema de segurana social obrigatria, at que o mesmo sistema perfaa 20 anos. ARTIGO 121
(Restituio e reembolso de contribuies)

Os efeitos de inscrio no se extinguem pelo decurso do tempo, nem pela mudana de regime dentro do sistema de segurana social obrigatria. ARTIGO 116
(Carto de beneficirio)

O INSS, no prazo no superior a 30 dias depois da inscrio no sistema, deve emitir um Carto de Beneficirio. ARTIGO 117
(Equivalncia entrada de contribuies)

Consideram-se equivalentes entrada de contribuies e tm registos de remuneraes calculados pelo INSS os seguintes perodos: a) Impedimentos de trabalho que dem direito ao subsdio por doena, sendo registados os dias subsidiados e o perodo de espera pelo valor do salrio mdio que serviu de base para o clculo;

1. As contribuies indevidamente pagas ao INSS, nos casos em que o pagamento no tenha resultado de aplicao directa da lei, so restitudas a pedido dos interessados. 2. Das contribuies a restituir ser deduzido o valor de todas as prestaes que, na sua base, tenham sido concedidas. 3. O beneficirio de nacionalidade estrangeira, abrangido pelo sistema de penses, que deixe definitivamente o territrio nacional antes de ter direito penso, pode requerer o reembolso das contribuies pagas em seu nome para o ramo de penses, desde que o INSS no tenha celebrado com o seu pas de origem um acordo bilateral de segurana social. 4. O direito de requerer a restituio ou o reembolso das contribuies caduca no prazo de 1 ano a contar da data do pagamento da ltima contribuio ou da data de sada definitiva do territrio nacional, respectivamente.

748 (22) CAPTULO X


Disposies transitrias e finais

I SRIE NMERO 48 2. O montante do abono de sobrevivncia igual ao abono de velhice a que o titular teria direito data do seu falecimento. ARTIGO 126
(Falta de requisitos para penso de velhice)

ARTIGO 122
(Articulao de sistemas)

Os procedimentos para a compensao dos valores a pagar no mbito da articulao de sistemas sero objecto de regulamentao especfica. ARTIGO 123
(Reservas matemticas)

As reservas matemticas a transferir pelas empresas que tenham a seu cargo responsabilidades com penses de trabalhadores ou pensionistas so calculadas com base numa tabela prpria do INSS. ARTIGO 124
(Abonos)

1. Os trabalhadores que data da inscrio possuam uma idade que no permita o cumprimento das demais condies para a atribuio da penso por velhice nos termos do presente regulamento, podero, querendo, fazer a partir dessa data, o pagamento das respectivas reservas matemticas, segundo frmula a definir por despacho conjunto dos Ministros que superintendem a rea do Trabalho e das Finanas. 2. As reservas matemticas para efeitos do disposto neste artigo so suportadas integralmente pelo trabalhador. ARTIGO 127
(Enquadramento voluntrio)

Transitoriamente o INSS poder atribuir os abonos de velhice e de sobrevivncia aos beneficirios que, nos prximos 10 anos, reunirem as seguintes condies: a) Recebe o abono de velhice, na forma de subsdio nico, o beneficirios que tenha completado 60 anos de idade, sendo homem, ou 55 anos, sendo mulher, mas que no renam os requisitos de tempo de inscrio de pelo menos 20 anos e no tenham completado 10 anos (120 meses) com entrada de contribuies; b) Recebem o abono de sobrevivncia, na forma de subsdio nico os sobreviventes do beneficirio com direito indicados no n. 3 deste artigo, que data do falecimento, no havia ainda adquirido o direito penso por velhice e contava menos de 5 anos (60 meses) com entrada de contribuies; c) So considerados sobreviventes o cnjuge sobrevivo ou, na falta deste, os filhos menores de 18 anos ou com idade at aos 21 ou 25 anos, se estiverem matriculados em curso mdio ou superior respectivamente, e sem limite de idade se sofrerem de incapacidade total para o trabalho enquanto esta se mantiver. ARTIGO 125
(Clculo dos abonos de velhice e de sobrevivncia)

1. Os trabalhadores por conta prpria, que data da entrada em vigor do presente regulamento tiverem idade igual ou superior a 50 ou 55 anos, conforme se trate de mulher ou homem, respectivamente, podem aderir voluntariamente ao regime desde que o requeiram no prazo de 60 dias a contar daquela data. 2. Neste requerimento podero solicitar o pagamento das contribuies correspondentes ao nmero de anos em falta para completar a carreira contributiva, de modo a aceder s prestaes na idade legalmente estabelecida. 3. O clculo das contribuies referidas no nmero anterior feito nos mesmos termos que o das contribuies no ano da adeso ao regime. ARTIGO 128
(Prazo de inscrio)

1. O montante do abono de velhice igual a 60% da remunerao mdia mensal dos ltimos 5 anos com entrada de contribuies imediatamente anteriores ao pedido.

1. Os trabalhadores por conta prpria que, data da entrada em vigor do presente regulamento se encontrem a exercer actividade, devem declarar o respectivo exerccio para efeitos de enquadramento, no prazo de 60 dias a contar daquela data. 2. A declarao referida no nmero anterior deve ser comprovada por documentos de natureza fiscal. 3. O enquadramento no regime e, se for caso disso, a inscrio na segurana social obrigatria, produzem efeitos a partir do primeiro dia do ms da entrada em vigor do presente regulamento.

Glossrio
a) Enquadramento - o acto administrativo atravs do qual a segurana social reconhece numa dada situao de facto devidamente identificada a existncia de circunstncias tipificadas na lei que permite abranger uma pessoa por um dos seus regimes. b) Eventualidade a possibilidade de ocorrncia de um acontecimento pernicioso, futuro, incerto e involuntrio. c) Folha de remuneraes documento que possui a informao mensal que deve ser enviada ao rgo gestor da segurana social obrigatria, contendo a identificao do beneficirio, o seu salrio e outros dados relevantes que concorrem para classificao da situao contributiva deste. d) Inscrio o acto administrativo que torna efectiva a relao jurdica de vinculao entre o trabalhador e o sistema de segurana social obrigatrio. e) Manuteno voluntria no sistema refere-se a faculdade do beneficirio continuar a contribuir, depois de perder o vnculo laboral com uma entidade empregadora inscrita na segurana social obrigatria. f) Taxa de Contribuies a percentagem do desconto das entidades empregadoras e trabalhadores, fixada por lei. g) Vinculao o meio atravs do qual a pessoa se liga ao sistema de segurana social obrigatrio. h) Prestaes so os benefcios a que os destinatrios de qualquer uma das formas de segurana social tm direito. i) Reservas matemticas a totalidade dos compromissos lquidos do plano com seus participantes activos e assistidos, calculados actuarialmente. j) Perodo de espera o perodo de tempo, estabelecido no seguro social, segundo o qual a cobertura do pagamento do subsdio por doena no produz efeitos, nomeadamente os trs primeiros dias de cada impedimento para os trabalhadores por conta de outrem e trinta dias para os trabalhadores por conta prpria.
Preo 9,00 MT

IMPRENSA NACIONAL

DE

MOAMBIQUE

Edio electrnica Pandora Box 1998 - todos os direitos reservados

Edio electrnica Pandora Box 1998 - todos os direitos reservados

Edio electrnica Pandora Box Lda. - todos os direitos reservados

Edio electrnica Pandora Box Lda. - todos os direitos reservados

Edio electrnica Pandora Box Lda. - todos os direitos reservados

Edio electrnica Pandora Box Lda. - todos os direitos reservados

Edio electrnica Pandora Box Lda. - todos os direitos reservados

Edio electrnica Pandora Box Lda. - todos os direitos reservados

Edio electrnica Pandora Box Lda. - todos os direitos reservados

Edio electrnica Pandora Box Lda. - todos os direitos reservados

Edio electrnica Pandora Box Lda. - todos os direitos reservados

Edio electrnica Pandora Box Lda. - todos os direitos reservados

Edio electrnica Pandora Box Lda. - todos os direitos reservados

Edio electrnica Pandora Box Lda. - todos os direitos reservados

Edio electrnica Pandora Box Lda. - todos os direitos reservados

Edio electrnica Pandora Box Lda. - todos os direitos reservados

Edio electrnica Pandora Box Lda. - todos os direitos reservados

Edio electrnica Pandora Box Lda. - todos os direitos reservados

Edio electrnica Pandora Box Lda. - todos os direitos reservados

Edio electrnica Pandora Box Lda. - todos os direitos reservados

Edio electrnica Pandora Box Lda. - todos os direitos reservados

Edio electrnica Pandora Box Lda. - todos os direitos reservados

Edio electrnica Pandora Box Lda. - todos os direitos reservados

Edio electrnica Pandora Box Lda. - todos os direitos reservados

REPBLICA DE MOAMBIQUE _______

CONSELHO DE MINISTROS
DECRETO No /2009

Tornando-se necessrio estabelecer os princpios e normas apropriadas ao Subsistema de Segurana Social Bsica, no uso das competncias que lhe so atribudas pelo artigo 56 da Lei n 4/2007, de 07 de Fevereiro, o Conselho de Ministros decreta: Artigo 1 aprovado o Regulamento do Subsistema de Segurana Social Bsica, anexo ao presente Decreto e do qual faz parte integrante. Artigo 2 A concretizao das prestaes previstas no Regulamento do Subsistema de Segurana Social Bsica feita de forma gradual, tendo em conta as condies econmicas do Pas. Artigo 3 O presente Decreto entra em vigor 90 dias aps a sua publicao. Aprovado pelo Conselho de Ministros. A PRIMEIRA MINISTRA

LUSA DIAS DIOGO

REGULAMENTO DA SEGURANA SOCIAL BSICA CAPTULO I DISPOSIES GERAIS Artigo 1 (mbito de aplicao pessoal) 1. O Subsistema de Segurana Social Bsica abrange os cidados nacionais incapacitados para o trabalho, sem meios prprios para a satisfao das suas necessidades bsicas e em situao de vulnerabilidade, nomeadamente: a) Pessoas em situao de pobreza absoluta; b) Crianas em situao difcil; c) Pessoas idosas em situao de pobreza absoluta; d) Pessoas portadoras de deficincia em situao de pobreza absoluta; e) Pessoas com doenas crnicas e degenerativas. 2. Nos termos da Lei n 4/2007, de 07 de Fevereiro, entende-se por pobreza absoluta a impossibilidade por incapacidade e/ou falta de oportunidades dos indivduos, as famlias e comunidades terem acesso as condies bsicas mnimas, segundo as normas e dinmicas da sociedade. Artigo 2 (mbito de aplicao material) 1. A segurana social bsica concretiza-se atravs de: a) Prestaes de risco; b) Prestaes de apoio social. 2. As prestaes de risco podem ser pecunirias ou em espcie a nvel de proteco primria de sade e da concesso de prestaes mnimas.

3. O apoio social traduz-se em prestaes de servios, programas e projectos de desenvolvimento comunitrio dirigidos a indivduos ou grupos de pessoas com necessidades especficas a nvel de habitao, acolhimento, alimentao, meios de compensao, entre outros. 4. Os programas de apoio social consistem no auxlio a pessoas ou grupos de pessoas vivendo em situao de pobreza absoluta que, devido a uma situao de desemprego, perda de chefe de famlia, falta ou limitado acesso aos recursos, no conseguem garantir os recursos mnimos para a sua sobrevivncia e da sua famlia. 5. Na prestao do apoio social estimulada a participao dos beneficirios e das suas famlias na resoluo dos seus problemas, promovendo o envolvimento da comunidade e o esprito de inter ajuda e de solidariedade social. CAPTULO II ESTRUTURA DO SUBSISTEMA Artigo 3 (Componentes do subsistema) 1. O Subsistema de Segurana Social Bsica tem as seguintes componentes: a) Aco Social Directa, gerida pelo Ministrio que superintende a rea da aco social; b) Aco Social de Sade, gerida pelo Ministrio que superintende a rea da sade; c) Aco Social Escolar, gerida pelo Ministrio que superintende a rea da educao; d) Aco Social Produtiva, gerida de forma partilhada pelos Ministrios que superintendem as reas da aco social, plano e desenvolvimento, agricultura, trabalho, obras pblicas e habitao e administrao estatal. 2. Na concretizao da componente da Aco Social Directa, participaro outras entidades no governamentais com finalidades sociais e outros servios de administrao do Estado consoante a matria a tratar.

Artigo 4 (Direco) Compete ao Ministrio que superintende a rea da Aco Social dirigir a implementao de todo o Subsistema de Segurana Social Bsica. Artigo 5 (rgo de coordenao) 1. criado o Conselho de Coordenao do Subsistema de Segurana Social Bsica, rgo de articulao intersectorial na implementao deste Subsistema, o qual integra os Ministros responsveis pela gesto das componentes referidas no artigo 3 do presente regulamento, bem como os representantes de entidades pblicas e privadas ligadas rea da aco social em nmero a definir por diploma especfico. 2. O Conselho de Coordenao do Subsistema de Segurana Social Bsica presidido pelo Ministro que superintende a rea da aco social. CAPTULO III PRESTAES DE RISCO Seco I Definio e beneficirios Artigo 6 (Definio) 1. As prestaes de risco compreendem o conjunto de aces de apoio em bens, produtos, pagamento de servios ou concesso de valores pecunirios que visam mitigar os riscos ou garantir a sobrevivncia das pessoas vivendo em situao de pobreza absoluta e estado de vulnerabilidade. 2. As prestaes de risco referentes concesso de valores monetrios traduzem-se em transferncias sociais monetrias regulares.

Artigo 7 (Beneficirios) 1. Podem beneficiar das prestaes de risco todas as pessoas que sejam permanente ou temporariamente incapacitadas para o trabalho e que se encontrem em situao de pobreza absoluta e de vulnerabilidade, nomeadamente: a) As pessoas idosas, com mais de 55 anos de idade, sendo mulheres, e mais de 60 anos de idade, sendo homens. b) As pessoas portadoras de deficincia; c) As pessoas que padeam de doenas crnicas e degenerativas; d) As mulheres chefes de agregado familiar; e) As crianas rfs e vulnerveis. 2. Os indivduos ou agregados familiares beneficirios das prestaes de risco so seleccionados com base em critrios de elegibilidade e procedimentos definidos em diploma legal especfico.

Seco II Transferncias sociais monetrias regulares Artigo 8 (Definio) As transferncias sociais monetrias regulares so uma modalidade de prestaes de risco que visam assegurar ao respectivo beneficirio o acesso a um valor monetrio, para a satisfao das suas necessidades bsicas.

Artigo 9 (Beneficirios) As transferncias sociais monetrias regulares podem beneficiar: a) As pessoas idosas incapacitadas para o trabalho e vivendo em situao de pobreza absoluta; b) As pessoas portadoras de deficincia permanentemente incapacitadas para o trabalho e em situao de pobreza absoluta; c) As pessoas vivendo com doenas crnicas ou degenerativas incapacitadas para o trabalho e que se encontrem em situao de pobreza absoluta. d) Os agregados familiares com crianas rfs e vulnerveis com idades compreendidas entre os 0 e os 18 anos de idade em situao de pobreza absoluta. Seco III Aco Social de Sade Artigo 10 (mbito material) A Aco Social de Sade assegura o acesso universal das populaes mais vulnerveis aos cuidados primrios de sade, compreendendo as aces que tm por objectivo melhorar a sua qualidade de sade. Artigo 11 (Formas de acesso) O acesso aos cuidados primrios de sade compreende:

a) A iseno universal no pagamento dos servios de sade para


crianas com menos de 5 anos de idade; b) A iseno universal no pagamento dos servios de sade para mulheres grvidas e lactentes;

c) A iseno universal no pagamento dos servios de sade para d)


determinadas categorias de pessoas sofrendo de doenas crnicas ou degenerativas, incluindo a tuberculose, lepra e HIV e SIDA; A iseno universal no pagamento dos servios de sade aos cidados carenciados, nomeadamente as pessoas idosas com 55 e 60 anos de idade, respectivamente para mulheres e homens, bem como as pessoas portadoras de deficincia; O apoio nutricional s crianas desnutridas; A suplementao com micronutrientes como forma de preveno da desnutrio crnica e anemia em benefcio das mulheres grvidas, lactentes, crianas dos 0 aos 24 meses de idade e adolescentes do sexo feminino; A proviso de enxoval bsico ou outro apoio julgado necessrio para os recm-nascidos nas maternidades pblicas provenientes de famlias vivendo em situao de pobreza absoluta; A proviso de uma cesta bsica alimentar s pessoas desnutridas em tratamento anti-retroviral e quelas que se encontrem submetidas ao tratamento da tuberculose, durante os primeiros 6 meses, podendo este perodo ser alargado para 12 meses, em casos especiais; Outras iniciativas que vierem a ser definidas de acordo com as necessidades. Artigo 12 (Beneficirios) So beneficirios prioritrios das prestaes no mbito da Aco Social de Sade os seguintes: a) b) c) d) As crianas dos 0 aos 5 anos de idade; As mulheres grvidas e lactentes; As crianas desnutridas; As crianas de mes que por razes graves de sade no podem amamentar; e) As pessoas idosas, com mais de 55 anos de idade, sendo mulheres, e mais de 60 anos de idade, sendo homens; f) As pessoas portadoras de deficincia; g) As pessoas sofrendo de doenas crnicas ou degenerativas, incluindo a tuberculose, lepra e HIV e SIDA;

e) f)

g) h)

i)

h) As pessoas em tratamento anti-retroviral ou em tratamento da tuberculose; i) Outros grupos vulnerveis a serem definidos de acordo com as suas necessidades. Seco IV Aco Social Escolar Artigo 13 (mbito material) Na realizao das prestaes mnimas so abrangidas, entre outras, as aces que visam propiciar a participao dos grupos populacionais mais vulnerveis no sistema de ensino, podendo materializar-se da seguinte forma: a) Acesso gratuito ao ensino primrio para todas as crianas; b) Fornecimento de alimentao escolar em benefcio de crianas carenciadas que frequentam o ensino primrio; c) Acesso gratuito ao livro escolar para as crianas do ensino primrio; d) Apoio em material escolar s crianas que frequentam o ensino bsico em situao de pobreza absoluta; e) Apoio nos cuidados da sade para as crianas e adolescentes das escolas; f) O acesso educao de pessoas com necessidades especiais; g) Outras iniciativas que vierem a ser definidas de acordo com as necessidades identificadas no mbito da aco social escolar. Artigo 14 (Beneficirios prioritrios) No mbito da Aco Social Escolar, so beneficirios prioritrios do apoio no acesso ao sistema de ensino os seguintes: a) b) c) d) As crianas rfs e vulnerveis; As crianas com necessidades educativas especiais; Os jovens em situao de vulnerabilidade; As pessoas portadoras de deficincia;

e) Outros grupos vulnerveis a serem definidos de acordo com as suas necessidades. CAPTULO IV PRESTAES DE APOIO SOCIAL Seco I Definio, Formas de prestao e Beneficirios Artigo 15 (Definio) As prestaes de apoio social consistem na concesso pelo Estado ou organizaes no-governamentais de apoio no acesso aos servios, implementao de programas ou projectos que garantem a insero social e econmica pelo trabalho, dirigidos a indivduos ou grupos de indivduos com necessidades especficas a nvel de habitao, acolhimento, alimentao, meios de compensao, entre outras. Artigo 16 (Formas) 1. As prestaes de apoio social consistem ainda no apoio s pessoas vivendo em situao de pobreza absoluta que, devido a uma situao de desemprego, doena, incapacidade fsica, perda de chefe do agregado familiar ou limitado acesso aos recursos, no conseguem garantir os recursos mnimos para a sua sobrevivncia e da sua famlia. 2.As prestaes de apoio social podem ser materializadas atravs das transferncias sociais por tempo determinado que garantem o acesso aos servios, como resposta a situaes transitrias de vulnerabilidade, em benefcio de pessoas vivendo em situao de pobreza absoluta. 3.As prestaes de apoio social podem ser realizadas atravs de: a) Programas ou projectos que garantem a insero social pelo trabalho, em resposta a uma situao de insegurana alimentar crnica, agravada pelos choques, riscos estruturais e impactos das mudanas ambientais;

b) Programas ou projectos direccionados a pessoas com carncias especficas em termos de habitao, acolhimento e outros meios bsicos de sobrevivncia; c) Programas que vierem a ser definidas de acordo com as necessidades identificadas no mbito do atendimento individualizado ou em grupo. 4.Os indivduos ou grupos de indivduos beneficirios das prestaes de apoio social so seleccionados com base em critrios de elegibilidade e procedimentos definidos em diplomas legais especficos. Seco II Transferncias sociais por tempo determinado Artigo 17 (Formas de prestao) As transferncias sociais por tempo determinado para acesso a bens ou servios podem materializar-se da seguinte forma: a) Apoio em produtos alimentares; b) Apoio na aquisio de material diverso para uso domstico; c) Apoio na construo ou melhoria da habitao para pessoas desamparadas ou afectadas por infortnios ou em situao de vulnerabilidade; d) Concesso de meios de compensao para as pessoas portadoras de deficincia; e) Acolhimento em unidades sociais ou outros servios sociais destinados ao atendimento a pessoas vivendo em situao de vulnerabilidade; f) Pagamento de servios a nvel da sade, educao, aquisio de bilhetes de passagem, no mbito da reunificao familiar, apoio na realizao de cerimnias fnebres, e outros em benefcio de pessoas vivendo em situao de pobreza absoluta.

Artigo 18 (Beneficirios) Podem beneficiar das transferncias sociais por tempo determinado os seguintes: a) As pessoas idosas desamparadas vivendo em situao de pobreza absoluta ou em situao de vulnerabilidade; b) As pessoas portadoras de deficincia vivendo em situao de pobreza absoluta ou em situao de vulnerabilidade; c) As crianas vivendo em situao de pobreza absoluta ou em situao de vulnerabilidade; d) As crianas chefes de agregados familiar e as abandonadas; e) As mulheres chefes de agregado familiar vivendo em situao de pobreza absoluta ou em situao de vulnerabilidade; f) As pessoas assoladas por infortnios e sem meios adequados para a sua sobrevivncia; g) Os toxicodependentes vivendo em famlias carentes e sem condies de satisfazer as suas necessidades bsicas; h) Os reclusos cujas famlias sejam incapazes de satisfazer as suas necessidades bsicas; i) As pessoas vivendo com doenas crnicas ou degenerativas e desprovidas de meios que lhes assegurem uma alimentao equilibrada. j) Outros grupos vulnerveis a serem definidos de acordo com as suas necessidades. Seco III Programas de insero social atravs do trabalho Artigo 19 (Definio) So programas que garantem a insero social dos beneficirios atravs do trabalho todos aqueles desenvolvidos pelo Estado ou por organizaes nogovernamentais direccionados a pessoas vivendo em situao de pobreza absoluta, proporcionando-lhes oportunidades para o desenvolvimento de actividades produtivas para o seu auto-sustento e da sua famlia.

Artigo 20 (Beneficirios) Podem ser envolvidos nos programas ou projectos que garantem a insero social pelo trabalho os seguintes grupos: a) As mulheres chefes de agregados familiares vivendo em situao de pobreza absoluta; b) As pessoas portadoras de deficincia em situao de pobreza absoluta; c) Outras pessoas vivendo em situao de pobreza absoluta. CAPTULO V DISPOSIES FINAIS Artigo 21 (Escales e limites) Os escales e os limites dos montantes das transferncias monetrias a aplicar em cada uma das prestaes relativas ao Subsistema de Segurana Social Bsica so fixados por despacho conjunto dos Ministros que superintendem as reas da aco social e das finanas. Artigo 22 (Regulamentao) 1. Compete aos Ministros que superintendem as reas da aco social, sade e educao, ouvido o Conselho de Coordenao do Subsistema de Segurana Social Bsica, definir, por diploma ministerial, os procedimentos a observar na aplicao do presente regulamento no que se refere componente gerida pelo respectivo sector. 2. Compete ao Ministro que superintende a rea da aco social aprovar o regulamento do funcionamento do Conselho de Coordenao do Subsistema de Segurana Social Bsica, ouvidos os Ministros que dirigem as componentes referidas no artigo 3 do presente regulamento. 3. Compete ao Ministro que superintende a rea da aco social definir normas de implementao da Segurana Social Bsica pelas instituies religiosas e organizaes no-governamentais.

Artigo 23 (Receitas) O financiamento das prestaes a realizar no mbito da implementao do Subsistema de Segurana Social Bsica assegurado pelas seguintes fontes de receitas: a) Dotaes do Oramento do Estado; b) Contribuies, donativos, doaes ou subsdios de entidades pblicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras; c) Outras receitas obtidas por qualquer forma legalmente permitida.

Artigo 24 (Despesas) Constituem despesas da Segurana Social Bsica as prestaes previstas no presente diploma e outros encargos com as mesmas. Artigo 25 (Outras prestaes mnimas) Podem ser definidos outros tipos de prestaes mnimas, tendo em conta a situao de risco ou vulnerabilidade das pessoas ou grupos carenciados e de acordo com as condies econmicas do Pas.

You might also like