You are on page 1of 3

Prof.

Luciano Alencar

Fsica

BBS

Leis de Newton
Aula 03

Dinmica a parte da fsica que estuda o movimento e suas causas, isto , importando-se com as foras causadoras de seu movimento. 1 Lei de Newton Inrcia Na ausncia de foras, um corpo em repouso continua em repouso, e um corpo em movimento, continua em movimento retilneo uniforme (MRU). Movimento Retilneo Uniforme o movimento no qual a velocidade permanece constante durante todo o percurso de um corpo. A velocidade constante e diferente de zero (V0) e a acelerao nula (a = 0). 2 Lei de Newton Principio Fundamental da Fsica A segunda Lei de Newton ou princpio fundamental da dinmica diz que, a fora aplicada a um objeto igual massa do objeto multiplicado por sua acelerao: F= m.a 3 Lei de Newton Ao e Reao Se um corpo A aplicar uma fora sobre um corpo B, receber deste uma fora de mesma intensidade, mesma direo e de sentido contrrio. Assim, |FA-B| = |FB-A|. As foras de ao e reao possuem as seguintes caractersticas: Possuem a mesma natureza, ou seja, so ambas de contato ou de campo; So foras trocadas entre dois corpos; No se equilibram e no se anulam, pois esto aplicadas em corpos diferentes. Exercicios

01. A respeito do conceito da inrcia, assinale a frase correta: a) Um ponto material tende a manter sua acelerao por inrcia. b) Uma partcula pode ter movimento circular e uniforme, por inrcia. c) O nico estado cinemtico que pode ser mantido por inrcia o repouso. d) No pode existir movimento perptuo, sem a presena de uma fora. e) A velocidade vetorial de uma partcula tende a se manter por inrcia; a fora usada para alterar a velocidade e no para mant-la. 02. Um homem, no interior de um elevador, est jogando dardos em um alvo fixado na parede interna do elevador. Inicialmente, o elevador est em repouso, em relao Terra, suposta um Sistema Inercial e o homem acerta os dardos bem no centro do alvo. Em seguida, o elevador est em movimento retilneo e uniforme em relao Terra. Se o homem quiser continuar acertando o centro do alvo, como dever fazer a mira, em relao ao seu procedimento com o elevador parado? a) mais alto; b) mais baixo; c) mais alto se o elevador est subindo, mais baixo se descendo; d) mais baixo se o elevador estiver descendo e mais alto se descendo; e) exatamente do mesmo modo. 03. Um garoto puxa uma caixa de 50 Kg com uma variao de velocidade de 5 m/s em 8 segundos. Determine Fora necessria para o garoto puxar a caixa. 04. A figura abaixo mostra um bloco A de 6 kg em contato com o bloco B de 4 kg, ambos sobre uma superfcie horizontal sem atrito, sob ao de uma fora F de mdulo 60 N. O mdulo, em Newton, da resultante das foras que atuam sobre o bloco A ? 05. Sobre uma superfcie plana, horizontal e sem atrito, encontra-se apoiado um corpo de massa 2,0 kg, sujeito ao das foras perpendiculares entre si F1 e F2. As intensidades de F1 e F2 so, respectivamente, 8 N e 6 N. Qual a acelerao deste corpo?

aluciano26@yahoo.com

Prof. Luciano Alencar

Fsica

BBS

Leis de Newton
Aula 03

Se vi mais longe foi porque estive em ombros de gigantes (Isaac Newton).

Reviso 1) (Supra) o air-bag formado basicamente de trs partes: saco inflvel de material plstico, um gerador de gs dotado de sensores com microprocessadores e um sistema de disparo eltrico. O uso deste equipamento nos automveis modernos tem por finalidade:

a) a tenso T0 existente no fio B, antes do corte em A ser efetuado, e a tenso T1 no fio B durante o perodo de acelerao. b) a massa M. 4) (UEPA) Na parte final de seu livro Discursos e demonstraes concernentes a duas novas cincias, publicado em 1638, Galileu Galilei trata do movimento do projtil da seguinte maneira: "Suponhamos um corpo qualquer, lanado ao longo de um plano horizontal, sem atrito; sabemos que esse corpo se mover indefinidamente ao longo desse plano, com um movimento uniforme e perptuo, se tal plano for limitado." O princpio fsico com o qual se pode relacionar o trecho destacado acima :

a) Eliminar quaisquer foras de ao e


reao nos passageiros. b) Reduzir a acelerao do automvel. c) Reduzir danos fsicos impostos passageiros pelo principio da inercia. mnimo) os passageiros. aos

d) Desacelerar violentamente (em tempo


e) Aumentar o conforto dos passageiros com elevao dos efeitos produzidos pelo principio da inercia. 2) Quando um fora de 12 N aplicada em um corpo de 2 kg, qual a acelerao adquirida por ele? 3) (FUVEST) Dois blocos, de massas M e m, mantidos em repouso por um fio A preso a uma parede e ligados entre si por um outro fio B, leve e inextensvel, que passa por uma roldana de massa desprezvel, esto dispostos conforme a figura. O bloco de massa M est apoiado sobre uma superfcie plana e horizontal, enquanto o de massa m encontra-se suspenso. A roldana pode girar livremente. Num dado instante, o fio A cortado e os blocos passam a se mover com acelerao constate e igual a 2,5 m/s2, sem encontrar qualquer resistncia. Sabendo que m = 0,80 Kg e considerando g = 10 m/s2, determine:

a) O princpio da inrcia ou primeira lei de


Newton.

b) O princpio fundamental da Dinmica ou


Segunda Lei de Newton.

c) O princpio da ao e reao ou terceira


Lei de Newton.

d) A Lei da gravitao Universal. e) O princpio da energia cintica.


5) Na figura abaixo os blocos A, B e C esto sobre um plano horizontal sem atrito. Sendo F = 20 N, mA= 3 kg, mB= 8 kg e mC = 9 kg. Determine:

a) A acelerao
do conjunto;

b) A trao nos fios (TAB, entre A e B. TBC, entre B e C).


Admita que a massa dos fios sejam totalmente desprezveis. 6) (UEL-PR) os trs corpos A, B e C, representados na figura tem massas iguais, m = 3,0 kg. O plano horizontal, onde se apoiam A e B, no fornecem atrito, a roldana tem massa desprezvel e acelerao local da gravidade pode ser considerada g = 10 m/ s. A trao no fio que une os blocos A e B tem mdulo:

aluciano26@yahoo.com

Prof. Luciano Alencar

Fsica

BBS

Leis de Newton
Aula 03

a) 10 N b) 15 N c) 20 N d) 25 N e) 30 N
Posso desintegrar o tomo, mas preconceito humano. (Albert Einstein). no o

aluciano26@yahoo.com

You might also like