You are on page 1of 2

1Considere-se um astro homogneo de densidade u e com a forma de uma esfera de raio R .

Sendo a constante de gravitao universal igual a G, determine a expresso do mdulo da acelerao da gravidade a uma distncia R/2 do centro desse astro. 2Utilizando-se de princpios da Fsica, explique por que uma bola, feita com massa de modelar, abandonada em um recipiente com gua, equilibra-se no fundo do recipiente, enquanto que essa bola, moldada na forma de um barquinho de papel, pode flutuar na superfcie livre desse lquido. 3O vapor produzido por uma caldeira temperatura de 600K fornece para uma turbina, a cada ciclo, 800kcal de energia. Esse vapor, depois de passar pela turbina, cede ao condensador 600kcal, atingindo a temperatura de 293K.Considerando que essa turbina opera em ciclos irreversveis, determine o rendimento dessa mquina trmica. 4A corda de um instrumento musical possui massa igual a 40g e encontra-se presa, horizontalmente, em dois pontos fixos separados por 40cm. Aplicandose uma tenso de mdulo igual a 10N, a corda vibra, refletindo as vibraes nos extremos fixos, de modo a formar ondas estacionrias.De acordo com essas informaes, calcule, em unidades do Sistema Internacional, a freqncia fundamental do som emitido.

5A espira de rea S e resistncia hmica R, da figura, abandonada no ponto I e passa a oscilarlivremente, em torno do ponto O, com perodo igual a T.Sabese que, no ponto II, o vetor normal ao plano da espira est disposto perpendicularmente s linhas de induo do campo magntico de intensidade B, produzido pelo im permanente.Considere-se um observador olhando a

espira de cima, admita como positivo o sentido horrio da corrente induzida e despreze a resistncia do ar.Nessas condies, determine a intensidade de corrente induzida mdia, a cada um quarto do perodo, e esboce o grfico que expressa o seu comportamento em funo do tempo, para o intervalo de meio perodo.

Na experincia de Thomas Young, a luz monocromtica difratada pelas fendas F1 e F2 se superpe na regio limitada pelos anteparos A2 e A3, produzindo o padro de interferncia mostrado na figura.Sabendo que a luz utilizada tem freqncia igual a 6,0 x 1014 Hz e se propaga com velocidade de mdulo igual a 3,0x108m/s,determine, em unidades do Sistema Internacional, a diferena entre os percursos pticos, a e b, dos raios que partem de F1e F2 e atingem o ponto P.

No arranjo experimental da figura, utilizado para observao do efeito fotoeltrico, uma radiao eletromagntica de comprimento de onda igual a incide sobre a placa de tungstnio, e o galvanmetro acusa presena de corrente fotoeltrica.Considere-se a constante de Planck igual a h, a velocidade de propagao da radiao igual a c, a massa do eltron igual a m e a freqncia mnima de um fton para arrancar um eltron da placa igual a f0.A partir dessas informaes, escreva, em funo das propriedadesda radiao e da placa, a equao da velocidade dos eltronsemitidos .

You might also like