You are on page 1of 21

Os aspectos religiosos dos primeiros agrupamentos humanos

Este material foi produzido pelo professor Luis Alberto Pereira Junior - email: prof.luisjunior@gmail.com

Apresentao

Luis Alberto Pereira Junior Graduado em Histria - Licenciatura e Bacharelado - pela Universidade Federal de Uberlndia Ps-Graduado em Psicopedagogia e em Educao Especial com nfase em Educao Inclusiva pela ASSEVIM Instituto Passo 1 Mestrando em Educao pela Universidade Federal de Uberlndia

Objetivo Geral

Compreender como os povos dos primeiros agrupamentos humanos (da chamada Pr-histria) criaram e desenvolveram a religiosidade.

O que a religio?

Crena na existncia de uma fora ou foras sobrenaturais, consideradas como criadoras (deuses) do Universo e que, como tal, devem ser obedecidas e adoradas por meio de rituais.

Para que serve a religio?

Ela surgiu para encontrar resposta para as questes que os povos dos primeiros agrupamentos humanos no conseguiam entender. Por exemplo: Por que chove? Por que morremos? Por que faz frio? Por que em determinadas estaes tm alimentos e em outras muito pouco? De onde viemos? Quem criou o mundo? Para onde vamos aps a morte? Portanto, so questes que os povos dos primeiros agrupamentos humanos no conseguiam responder.

Lendas, contos e mitos

Como os povos no conseguiam explicar todas as perguntas, eles passam a criar histrias para poder explicar o funcionamento da natureza e o comportamento humano. E, todas estas histrias tinham a presena de seres sobrenaturais que agem sobre a vida das pessoas, sobre a natureza e sobre os acontecimentos. Os mitos, as lendas e os contos so estas histrias sobrenaturais criadas para explicar a realidade.

Mitos
O mito uma narrativa de carter simblico que procura explicar a realidade e seus fenmenos naturais e o comportamento humano. Explica como se deu a origem do mundo, do homem e como atuam os deuses. As culturas antigas procuravam explicar a realidade no pela razo e sim pela crenas e mitos, eram explicaes sobrenaturais, fantasiosas, fantsticas e imaginrias. Todas as culturas da chamada Pr-histria e da antiguidade tinham seus mitos.

As primeiras manifestaes humanas


Os povos dos primeiros agrupamentos humanos, nmades e, principalmente, sedentrios sofriam muito com a morte de entes queridos. Alm do mais, ficavam com medo das caadas e queriam ser bem-sucedidos. Tinham receio de que as plantaes no fossem abundantes. Todas esses sofrimentos e indagaes levaram os povos a buscarem explicaes para o que acontecia e para ter apoio. Sendo assim, surge a religio com uma crena no sobrenatural para resolver todos estes problemas.

Os primeiros deuses

Vale lembrar que, os povos dos primeiros agrupamentos humanos eram muito dependentes da natureza. No como hoje, que temos grande controle sobre a natureza e conseguimos manipul-la quase por completo, devido a nossa inteligncia. claro que os agricultores e criadores em relao aos caadores e coletores tinham mais domnio da natureza, pois tinham inventado a agricultura e o pastoril. No entanto, mesmo assim, ainda eram muito dependentes da natureza, visto que, as tcnicas agrcolas ainda eram precrias e se ocorresse qualquer problema climtico, sofriam com a fome. Como a natureza tinha grande influncia sobre os nmades e sedentrios, estes acabavam atribuindo um carter divino aos elementos da natureza.

Politesmo
Portanto, os deuses para os povos caadores e coletores e agricultores e criadores eram elementos da natureza, como: sol, chuva, terra, lua, animais, os astros e etc.

J a crena na existncia de vrios deuses o politesmo.

A religio dos povos caadores e coletores

Na arte rupestre, j era possvel identificar traos religiosos dos povos nmades, que em sua maioria, eram caadores e coletores. As pinturas (arte rupestre) eram um indcio de que dentro das cavernas e grutas ocorriam rituais, cultos e cerimnias religiosas. Esses rituais serviam para que os povos estabelecessem um vnculo com os deuses.

Xam

Os povos nmades (coletores e caadores) no tinham templos ou igrejas e nem dirigentes que cuidassem dos assuntos religiosos. No entanto, era comum a existncia de uma pessoa especialista nos aspectos relativos ao sobrenatural. Esta pessoa era o xam, que era uma espcie de lder religioso que fazia a mediao entre o mundo sobrenatural com o mundo natural. Acreditava-se que o xam tinha poderes sobrenaturais, predizendo o futuro, curando doenas, celebrando rituais que antecediam a caa e livrando a comunidade dos perigos. Era um conhecedor da religio e da medicina.

Totemismo

Como dito, os povos caadores e coletores no tinham templos religiosos. Dessa forma, criaram e construam objetos que representavam os deuses. Estes objetos feitos de madeira ou pedra eram chamados de totens. Portanto, o totemismo pode ser entendido como sendo o culto ou adorao aos totens. Caso totem fosse um urso, isto significava que o guardio da tribo ou aldeia era um urso. Este animal para a tribo era sagrado e no poderia ser caado. Muitos consideravam que os totens tinham poderes sobrenaturais. Haviam santurios, porm eram simples.

A religio dos agricultores e criadores


A religiosidade dos agricultores e criadores era semelhante a dos caadores e coletores, no entanto, era mais organizada. Eles acreditavam em deuses superiores e inferiores. Os superiores cuidavam que questes mais importantes como a origem da vida e o futuro, j os inferiores responsveis pela questes relativas s chuvas, colheitas e chuva. O culto tambm ficou mais organizado, eram realizados cultos aos deuses superiores e aos ancestrais. Acreditavam que as doenas, a morte de animais, os problemas climticos e a morte de entes queridos poderiam ser castigos dos deuses aos povos, por no terem cumprindo bem suas obrigaes religiosas. Dessa forma, os agricultores e criadores criaram santurios, locais voltados para celebrar rituais e atender s exigncias dos deuses.

Mitologia entre agricultores e criadores


Entre os povos sedentrios, os mitos tambm serviam para garantir a unidade cultural. Com o passar do tempo, muitos mitos que representavam elementos da natureza, passam tambm a incorporar caractersticas humanas. Surge o que chamamos de antropomorfismo, ou seja, heris mitolgicos que apresentam caractersticas de elementos da natureza juntamente com caractersticas humanas.

Os rituais

Os rituais eram danas, gestos, palavras e outras formalidades de carter simblico. Serviam para cultuar e adorar os deuses em certas pocas do ano ou em alguns eventos. Por exemplo: incio da colheita, ida para caa, morte de entente querido ou lder da aldeia e antes de uma guerra. Haviam tambm rituais de passagem, da vida infantil para a vida adulta.

Amuletos
Os amuletos eram feitos de pedras, metais preciosos, madeira, palha e outros materiais. Eles serviam para proteger os povos contra influncias malficas e atrativo de sorte, devendo ser usado junto ao corpo.

Marcao e a contagem do tempo nos primeiros agrupamentos humanos


Alm da religio, uma das grandes preocupaes dos seres humanos era com o tempo. A alternncia dos dias e noites, as mudanas ocorridas nas temperaturas (estaes) e os fenmenos naturais que se repetiam, como chuvas, enchentes, estiagem, acabam intrigando os povos. Com o tempo, comeara a perceber que estes acontecimentos naturais se repetiam. A partir da, era necessrio entender quando isto acontecia, era uma forma de controlar melhor a natureza e entender melhor a vida. Entre os povos nmades esta demarcao era feita com a observao da alternncia de dias e noites.

Marcao diria do tempo entre os sedentrios


Quando os povos tornaram-se sedentrios, foi desenvolvido instrumentos para demarcar o tempo dirio para realizao de atividades e festas religiosas.

Relgio de sombra Clepsidra Gnmon (Relgio de sol)

Ampulheta Vela

Marcao anual do tempo entre os sedentrios

Haviam tambm a necessidade de controlar o tempo durante intervalos maiores (por exemplo: o ano). A forma encontrada pelos povos sedentrios, era a observao da posio dos astros, que determinava o perodo ou estao que estavam. Era muito importante este conhecimento, pois determinava o momento de comear o plantio e o da colheita dos alimentos. Com o passar do tempo desenvolveram calendrios, que tinham uma relao com os astros.

You might also like