You are on page 1of 2

Esquizofrenia- sintomas

29/10/2004

Sintomas da Esquizofrenia

Um paciente pode ter mais de um sintoma, mas raramente um paciente possui todos os sintomas. Podemos classificar os sintomas comuns da esquizofrenia em dois tipos:

Sintomas Positivos Representam uma distoro ou excessos nas funes normais, sendo considerados psicticos. Ocorrem normalmente em homens entre as idades dos 17 aos 30 anos e em mulheres entre 20 e 40 anos. A maioria dos pacientes entretanto, exibe alguma evidncia de esquizofrenia antes do primeiro episdio psictico. Depois deste acontecimento inicial, a ocorrncia destes sintomas psicticos ocorre espordicamente e intercalado por perodos de remisso. Sintomas positivos incluem: 1. Alucinao Percepo sensorial que traz a clara sensao de realidade de um estmulo verdadeiro, mas que ocorre sem estimulao do rgo sensorial correspondente. diferente de iluso porque no caso desta um estmulo externo realmente existente, mas mal interpretado ou percebido. A pessoa pode saber ou no que est tendo alucinaes. Pode ocorrer tambm em pessoas sem qualquer problema mental. Basicamente, a alucinao pode ser auditiva, gustativa, olfatria, somtica (sensao de descarga eltrica, interna), ttil ou visual. Engano Falsa crena baseada numa concluso equivocada sobre a realidade externa, a qual est firmemente embasada, no importando o que os outros pensem ou o que possa constituir prova ou evidncia contrria crena, mesmo que incontestvel. Normalmente, essa crena no aceitada por outras pessoas do grupo. Uma deluso pode ser deduzvel a partir do prprio comportamento da pessoa. Os tipos de deluses se dividem de acordo com o seu contedo, sendo os seguintes: (a) Bizarro: envolve idia absurda para a cultura do indivduo. (b) Cime: falta de confiana no parceiro sexual. (c) Erotomania: o indivduo pensa que outra pessoa, geralmente com maior status, est apaixonada por ele. (d) Grandiosidade: confiana, poder e/ou conhecimento exacerbados ou relao especial com divindades ou pessoas famosas. (e) Sensao de estar sendo controlado (f) Referncia: eventos, objetos e pessoas tem significado particular e incomum, sendo geralmente de contedo negativo e tambm amplo. (g) Perseguio: sensao de estar sendo perseguido, insultado, enganado ou sofrendo conspirao. (h) Somtica: se refere ao funcionamento do prrpio corpo. (i) Transmisso de Pensamento: o pensamento prprio ou de algum parece estar to alto que pode ser ouvido pelos outros. (j) Insero de Pensamento: certos pensamentos no so prprios da pessoa, mas esto inseridos dentro de outra mente. Dano Cognitivo Inclui falta de ateno, desordem de pensamento, processamento de informaes e aberrante associao entre palavras e frases. s vezes a descontinuidade entre as idias pode ser to

2.

3.

extrema que o discurso do paciente pode tornar-se incoerente, tal qual uma "salada de palavras". Ocasionamente os pacientes ligam as palavras mais por semelhana de sons, do que por significados (associaes de sons - tinir- soar). A capacidade abstrata de pensamento tambm pode ser prejudicada. Estudos mostraram que apesar deste vocabulrio, capacidades especiais, tais como leituras de mapas, no foram prejudicadas. Danos cognitivos podem ocorrer ao longo do desenvolvimento de outros sintomas, com por exemplo as alucinaes que podem aparecer esporadicamente.

Sintomas Negativos Refletem reduo nas funces normais, provavelmente devido perda de clulas nervosas. Freqentemente ocorrem cedo no processo da doena e vm a ser menosprezados. Estes sintomas freqentemente so insuficientes para motivar um tratamento. Os sintomas negativos podem co-existir com os sintomas positivos e tipicamente persistem aps serem tratados os sintomas positivos. Sintomas negativos incluem: 1. Alogia Espcie de "esgotamento" de pensamento, observvel no comportamento da fala do indivduo, que pobre em palavras, contedo e/ou informao. Pode ser muito concreto, abstrato ou repetitivo. Achatamento Emocional (Falta de Emoes) Falta de Prazer Diminuio da Auto-Estima Apatia (Falta Total de Interesse) Comportamento desorganizado Exs: Rir histericamente de um triste acontecimento, vestir vrias capas de chuva de uma s vez em um dia ensolarado.

2. 3. 4. 5. 6.

Foram observados em alguns dos pacientes que desenvolveram posteriormente a esquizofrenia, a falta de responsabilidade e pobreza social na sua infncia. Em outros, os sintomas negativos entretanto no apareceram at depois do desenvolvimento dos sintomas positivos. Os sintomas negativos tendem a ser mais comuns em pacientes mais velhos do que nos mais jovens. www.icb.ufmg.br

You might also like