You are on page 1of 6

IFRN Campus Natal Tirol

Aluno(a)
2 ano Srie: Professor Data

Mat.
Turma Andr Mendes Disciplina Turno Histria Geral Tema: Grcia Antiga.

A Civilizao Grega: Perodo Homrico 1 Introduo/Caractersticas Geogrficas: 1.1 A Grcia desempenhou um papel importante na gnese cultural da Civilizao Ocidental, pois foi dela que herdamos a filosofia e uma enorme gama de conhecimentos cientficos alm de padres estticos de arte e beleza. Os gregos tambm criaram o conceito de Democracia, o governo exercido pelos cidados. 1.2 A Grcia Antiga podia ser dividida em 3 regies: - Grcia Continental: sul da Pennsula Balcnica, incluindo a tica e o Peloponeso. - Grcia Insular: as ilhas do mar Egeu, incluindo Creta. - Grcia Asitica: litoral da sia Menor (atual Turquia). Posteriormente, o territrio grego foi ampliado com a fundao de diversas colnias situadas em pontos diversos dos mares Mediterrneo e Negro. 1.3 O solo grego em geral rido e pedregoso, o que dificultava a agricultura; o relevo montanhoso e acidentado, dificultando a comunicao e favorecendo o desenvolvimento de comunidades isoladas. 1.4 O litoral grego muito recortado e conta com bons portos naturais, favorecendo a comunicao por via martima. 2 Povoamento da Grcia: 2.1 Cretenses: a origem da civilizao grega est ligada ilha de Creta. L havia se desenvolvido uma sociedade baseada no comrcio com as regies vizinhas. - At 2.000 a.C. dominou vastas reas do Mediterrneo Oriental. - Eram governados por um rei (cujo ttulo era Minos), auxiliado por uma elite comercial e martima (Talassocracia = governo do mar). - Importante participao das mulheres, que tinham praticamente os mesmos direitos que os homens. Isso pode ser visto inclusiva na sua religio, cuja deusa principal era a Grande Me.

2.2 Pelasgos: habitantes primitivos da Grcia, estavam organizados em vrias comunidades coletivistas. 2.3 As Invases dos povos indo-europeus: - Aqueus (entre 2000 e 1700 a.C.) derrotaram os cretenses e fundaram a cidade de Micenas, continuadora da civilizao Cretense (Civilizao Creto-Micnica). Incorporao de valores cretenses, apesar do patriarcalismo. - Elios e Jnios (entre 1700 e 1400 a.C.) neste perodo, a civilizao cretomicnica chega ao seu apogeu. - Drios (cerca de 1200 a.C.) povo essencialmente guerreiro, sua invaso Grcia correspondeu a destruio da civilizao micnica e ao retrocesso tecnolgico da regio, que volta efetivamente Idade dos Metais. Obs: Fugindo dos Drios, vrios grupos populacionais fogem da Grcia e se instalam na sia Menor (atual Turquia). Esta foi a Primeira Dispora Grega. 3 Perodo Homrico (sculo XII ao sculo VIII a.C.): 3.1 Este perodo recebe este nome pois as principais fontes para seu estudo provm das obras do poeta Homero. Estas obras so a Ilada e a Odissia. Homero viveu no sculo VI a.C. e recolheu a tradio oral das pocas anteriores. 3.2 O Genos: a grande famlia patriarcal grega, se constitui como a forma de organizao social predominante do perodo homrico. Tambm eram chamadas de Comunidades Gentlicas. - Cada Genos tinha sua autonomia poltica, econmica, social e religiosa. - Economia natural e coletivista; posse coletiva das terras e pastagens. - O patriarca (pater) era a autoridade mxima poltica e religiosa. 3.3 Por volta do sculo VIII a.C. se inicia o processo de desagregao das comunidades gentlicas, causado pelo aumento populacional e pelo correspondente aumento do consumo. Entretanto, a produo continuava limitada pela escassez das terras e pela precariedade das tcnicas de produo.

- Inicia-se uma srie de lutas entre os genos por espao territorial. - Para enfrentar inimigos comuns os genos se uniam formando as frtrias (irmandades), as frtrias reunidas correspondiam as tribos. A unio das tribos de uma regio vai dar origem ao Demos (O Povo), chefiados pelo Basileu. - Ao mesmo tempo, esta crise da sociedade gentlica provocou o fim da propriedade coletivistas, nascendo a a propriedade privada e a escravido. - As melhores terras eram apropriadas pelos parentes mais prximos do pater, os chamados euptridas (bem-nascidos). O restante das terras foi dividido entre os georgis (pequenos agricultores). Quem vai se dar mal so os thetas (marginais) que vo ficar sem nenhuma terra. Os euptridas passam a organizar um governo em benefcio prprio, chamado de Oligarquia (governo de poucos). 3.4 A crise das sociedades gentlicas transformou a Grcia em palco de muitos conflitos, que resultaram na disperso do povo grego na Segunda Dispora Grega. - Os excludos gregos passaram a se expandir pelo Mar Mediterrneo procura de melhores condio de vida, fundando vrias colnias: Magna Grcia (sul da Itlia), Ponto Euxino (Mar Negro), Masslia (sul da atual Frana) e Emporiom (sul da Espanha), entre outras. 3.5 Por questes de segurana, vrias tribos se unem e formam as plis (cidadesEstado independentes e autnomas). O ponto central das plis era a Acrpole, o ponto mais alto e de defesa mais fcil. Civilizao Grega: Perodo Arcaico PERODO ARCAICO (Sculos VIII VI a.C.): Introduo: a privatizao das terras levou a grandes transformaes na sociedade grega, inclusive a um grande incremento do comrcio com as colnias. A sociedade tambm passou por transformaes, surgindo algumas contestaes ao poder dos euptridas. - Apesar de existirem mais de 100 cidades gregas independentes, estudaremos a seguir as duas mais importantes. Esparta (oligrquica) e Atenas (democrtica), as outras vo acabar adotando modelos semelhantes. I - Esparta: 1 Introduo: 1.1 - Localizava-se na pennsula do Peloponeso, na plancie da Lacnia. Fundada no sculo IX a.C. s margens do rio Eurotas, aps a unio (sinecismo) das 3 tribos dricas. Ela era cercada por montanhas que lhe davam uma proteo natural, o que ocasionou um desenvolvimento isolado.

1.2 At o sculo VII a.C., Esparta teve um desenvolvimento bastante parecido com o das outras cidades gregas. Como ela dispunha de muitas terras, no passou por um processo de desagregao to acentuado, lanando-se conquista da Messnia (regio vizinha). - A necessidade de manter os messnios constantemente oprimidos, acabou levando ao surgimento de uma sociedade militarizada. 2 Sociedade Espartana: 2.1 Espartanos (ou Esparciatas): descendentes dos conquistadores dricos, detinham o monoplio do poder poltico e das terras. Todos eram obrigados a servir o exrcito para manter a ordem social vigente. 2.2 Periecos: Habitantes da periferia, executavam atividades consideradas indignas pelos espartanos, como o comrcio ou o artesanato. 2.3 Hilotas: Eram escravos de propriedade do Estado espartano. No tinham direitos polticos e eram obrigados a cultivar as terras dos espartanos. Obs: a caracterstica principal da sociedade espartana era a extrema militarizao da sociedade. Os espartanos deviam servir ao Estado e se empenhar para manter a ordem social. As demais classes eram constantemente mantidas sob terror e coero. Praticava-se a eugenia (seleo dos fisicamente aptos) nas classes mais altas. 3 Estrutura Poltica: 3.1 pela (Assemblia dos Guerreiros): formada pelos cidados espartanos com mais de 30 anos; elegiam a Gersia e o Eforato. 3.2 Gersia (Assemblia dos Ancios): formada por 28 espartanos com mais de 60 anos, mais os dois reis. Executavam funes legislativas e judicirias. 3.3 Diarquia (Dois Reis): eram responsveis pelo comando militar e religioso. 3.4 Eforato: estes eram o verdadeiro poder de Esparta. Eram em nmero de cinco e tinham poderes quase totais. Obs: as leis espartanas foram criadas pelo mtico Licurgo. Elas eram consideradas imutveis. 4 Consideraes finais: 4.1 Diferentemente das cidades gregas oligrquicas, Esparta no passou pelas transformaes econmicas advindas da colonizao e do desenvolvimento do comrcio, permanecendo agrcola e oligrquica at o fim. 4.2 Educao Espartana: Logo ao nascer havia uma seleo. Crianas com deficincias fsicas eram sacrificadas. As saudveis eram separadas da famlia aos 7 anos, quando passavam a receber treinamento militar. Aos 18 anos engajavam-se no exrcito, como hoplitas (infantaria pesada com lanas e escudos). Somente aos 30 anos recebiam ensino formal, podiam se casar e participar da poltica. Serviam o exrcito at os 60 anos.

II - Atenas: 1 Introduo: 1.1 Situada na tica, sul da Grcia. Envolta por montanhas, o que a protegeu das invases dricas; tinha bons portos naturais, como o porto de Pireu. 1.2 Inicialmente organizada em uma sociedade gentlica, aps a formao da plis no sculo X a.C., tornou-se uma sociedade de classes. 2 Da Monarquia para a Oligarquia: 2.1 Quando o ltimo basileu (rei) de Atenas foi derrubado, a aristocracia proprietria de terras (os euptridas) criaram um governo que os representasse, o Arcontado (magistrados com mandatos anuais). - Arconte Polemarco: responsvel pela defesa militar e julgamento dos estrangeiros. - Arconte Epnimo: detinha o poder religioso. - Arcontes Thesmothetas: em nmero de seis, eram responsveis pelo poder judicirio sobre thetas e georgoi. 2.2 - Para completar, havia um conselho de euptridas, o Arepago, responsvel por fiscalizar o trabalho dos arcontes. 3 Expanso Comercial: 3.1 Como vimos, os gregos se lanaram no final do Perodo Homrico para a Segunda Dispora Grega, procurando terras frteis e fundar colnias comerciais. - A cidade de Atenas certamente foi uma das maiores beneficiadas nesse processo, instalando colnias no sul da Pennsula Itlica (Magna Grcia) e na orla do Mar Negro. 3.2 Atenas passou a realizar um vasto comrcio com suas colnias, comprando produtos agrcolas (trigo), metais e madeira e vendendo produtos manufaturados (vinho, azeite, artesanato, armas). 3.3 Isso acabou por provocar alteraes na estrutura social ateniense: - A Classe dos comerciantes e artesos (Demiurgos) se enriqueceu e passou questionar o monoplio poltico dos euptridas. - Os pequenos proprietrios (georgoi), incapazes de concorrer com o trigo barato vindo das colnias, acabam se endividando e muitos acabam perdendo suas terras ou sendo escravizados. - O grande fluxo de escravos vindo das colnias acabou por consolidar o Modo de Produo Escravista em Atenas e em toda a Grcia Antiga. 4 Da Oligarquia para a Democracia: 4.1 Atenas virou um barril de plvora, tantas eram as tenses sociais em jogo. Neste contexto, surgem legisladores buscando solues para superar o problema.

4.2 Drcon (621 a.C.): compilou e registrou as antigas leis orais em vigor na cidade, para que ela estivesse ao conhecimento de todos. Porm, estas leis alm de beneficiarem descaradamente os euptridas, ainda eram extremamente rgidas e severas (acabou piorando as coisas). 4.3 Slon (594 a.C.): eliminou a escravido por dvidas e devolveu as terras que os euptridas haviam tomado aos georgoi. Dividiu a sociedade de forma censitria (de acordo com a rende), possibilitando a ascenso poltica dos demiurgos. Criou ainda: - A Bul (Conselho dos Quatrocentos): formada por 40 representantes de cada uma das 10 tribos de Atenas. Encarregados de elaborarem as leis. - Eclsia (Assemblia Popular): aprovava as leis elaboradas pela Bul; s participava quem tivesse uma certa renda. - Helieu: tribunal popular aberto a todos os cidados. 4.4 As reformas de Slon desagradaram a elite dos euptridas, intensificando as lutas sociais. O clima de instabilidade deu origem aos tiranos, lderes ditatoriais que manipulavam a massa popular para se manter no poder. - O primeiro deles, Pisstrato, chefiou Atenas entre 561 e 527 a.C. Ele procurou amenizar os conflitos empregando maciamente os thetas e georgoi, seja nas obras pblicas, seja no exrcito/marinha atenienses. - Seus filhos, Hiparco e Hpias, no tiveram a mesma habilidade poltica e acabaram sendo derrubados. 4.5 Finalmente, em 510 a.C., Clstenes liderou uma rebelio contra o ltimo tirano, instalando logo em seguida a Democracia e realizando a pacificao da cidade. - Aumentou a Bul para 500 membros (50 de cada tribo), eleitos para um mandato anual. Estendeu a participao na Eclsia a todos os cidados atenienses. - Criou ainda o Ostracismo, instrumento pelo qual aqueles indivduos que seriam uma ameaa para a Democracia seriam expulsos da cidade por um prazo de 10 anos (mas no perdia as suas propriedades). 4.6 Podemos certamente considerar que a Democracia foi um avano inegvel para sua poca, por ampliar a discusso poltica e permitir uma maior participao popular. Mas ela tem um porm: era vlida apenas para os cidados. - Apenas os homens, filhos de pai e me atenienses e maiores de 21 anos eram considerados cidados. - Ou seja, estavam excludos da poltica os jovens, as mulheres, os metecos (estrangeiros) e os escravos. No seu auge, Atenas tinha cerca de 320 mil habitantes, dos quais apenas uns 40 mil eram cidados. Grcia: Perodo Clssico (Sculos V e IV a.C.): Introduo: O Perodo Clssico foi marcado por inmeras guerras, seja contra os invasores persas, seja entre as prprias cidades gregas. Apesar disso, ele considerado

como o apogeu da antiga Civilizao Grega, concentrando a maioria de suas realizaes culturais. 1 Enquanto Atenas e Esparta se desenvolviam enquanto plis (cidades-Estado), o Imprio Persa, que j dominava o Oriente, atacou colnias gregas (Mileto e feso), na sia Menor, ameaando toda a Grcia. Iniciavam-se as Guerras Mdicas. 1.1 1a. Guerra Mdica (490 a.C.): os persas tentam invadir Atenas, mas so derrotados na batalha de Maratona. 1.2 2a. Guerra Mdica (484 479 a.C.): frente ao perigo da invaso persa em toda a Grcia, as cidades gregas se unem em uma liga militar sob o comando de Atenas, a Confederao de Delos. Tinha este nome pois as contribuies dadas pelas cidades gregas eram guardadas na Ilha de Delos. - Os persas vencem os espartanos do rei Lenidas na batalha de Termpilas e chegam a incendiar Atenas. Mas a frota persa destruda na batalha de Salamina, e eles so forados a recuar, sendo vencidos definitivamente na batalha de Platia (479 a.C.). 1.3 3a. Guerra Mdica (475 468 a.C.): os gregos contra-atacam e retomam as colnias gregas da sia Menor na batalha do rio Eurimedon (468 a.C.). 1.4 Paz de Cmon (449 a.C.): assinada entre os gregos e os persas. Os persas se comprometiam a abandonar o Mediterrneo Oriental, permitindo assim o desenvolvimento comercial grego. 2 A Idade de Ouro de Atenas (governo de Pricles): 461-429 a.C.: 2.1 Pricles ampliou a Democracia ateniense e fez de Atenas a grande potncia de sua poca. 2.2 Melhorou as condies de vida dos atenienses de classe baixa, permitindo que estes se inteirassem da poltica da cidade. Obs: lembrem que na Democracia ateniense, estavam excludos da poltica as mulheres, os metecos (estrangeiros) e os escravos. Das 320 mil pessoas de Atenas, apenas 40 mil eram cidados. 2.3 Construo de novas muralhas para defesa e de grandes obras pblicas que embelezaram a cidade (Partenon Templo da Deusa Atena). 2.4 Porm, este desenvolvimento de Atenas era financiado tanto pela explorao dos escravos como pela dominao atravs da Confederao de Delos. - Atenas passou a utilizar os recursos da Confederao em benefcio prprio, explorando e dominando as outras cidades, alm de invadir as que resistiam. Era o Imperialismo Ateniense. 3 A Guerra do Peloponeso (431-404 a.C.): 3.1 Esparta e outras cidades oligrquicas, descontentes com a dominao de Atenas, fundaram sua prpria aliana militar, a Liga do Peloponeso. 3.2 O conflito estoura em 431 a.C., quando Atenas tenta invadir Corinto (aliada de Esparta).

3.3 O poder de Esparta baseava-se na infantaria, e o poder de Atenas em sua Marinha de Guerra. - Esparta incendeia os campos da tica, obrigando os camponeses a fugirem para Atenas. Uma epidemia de peste assola a cidade; Pricles morre. - Em 421 a.C. assinam a Paz de Ncias, quebrada por Atenas sete anos depois. 3.4 Vitria espartana na Batalha de gos Potamos (404 a.C.): Esparta passou a dominar a Grcia, acabando com a Democracia. - Em Atenas assume o Governo dos 30 Tiranos. 3.5 Porm, Esparta comeou a querer dominar sobre todas as cidades gregas, gerando atritos que levaram sua derrota pela cidade de Tebas (batalha de Leutras, 371 a.C.). Obs: o domnio tebano dura apenas sete anos, sendo derrotada por outras sete cidades. A sucesso de guerras acaba enfraquecendo todas as cidades gregas. Grcia: Perodo Helenstico (sculos IV a II a.C.): 1 Macednia regio montanhosa situada ao norte da Grcia. Seu povo era tambm indo-europeu e falavam um dialeto grego, apesar de serem tecnologicamente inferiores. 2 Governo de Filipe II (359-336 a.C.): 2.1 Aproveitando-se da fraqueza das cidades gregas, que estavam em guerra entre si, invade a Grcia e domina todas as cidades (batalha de Queronia, 338 a.C.). assassinado logo em seguida. 3 Alexandre o Grande, da Macednia (336 323 a.C.): 3.1 Sufoca a revolta de algumas cidades gregas aps a morte de seu pai e parte para conquistar o Imprio Persa. 3.2 Excelente estrategista, consegue derrotar e dominar o Imprio Persa em menos de 10 anos, dominado a Grcia, sia Menor, Egito, Palestina, Sria, Mesopotmia, Prsia e Afeganisto, chegando at s fronteiras da ndia. 3.3 Volta para a Babilnia onde morre em 323 a.C., aos 33 anos de idade. 3.4 Depois de sua morte, seus quatro generais dividem seu imprio: - Ptolomeu (Egito), Seleuco (Sria e Mesopotmia), Cassandro (Grcia) e Lismaco (sia Menor). 3.5 O fracionamento do imprio de Alexandre e as lutas internas provocaram o enfraquecimento e facilitaram a conquista posterior pelo Imprio Romano. - Rotas comerciais pelo Mediterrneo Oriental entre Rodes, Alexandria do Egito e feso.

Obs: Culturalmente, aconteceu a fuso da cultura grega, com a cultura oriental, surgindo uma nova cultura: a cultura helenstica. Cultura Grega 1 A Herana Cultura Grega foi de grande importncia para a Cultura Ocidental. Os conceitos de beleza e as bases do pensamento racional que ns temos hoje, esto diretamente influenciados por eles. 1.1 O Antropocentrismo: supervalorizavam a dimenso humana nas artes e na filosofia. Muitos so os prodgios; entretanto nada mais prodigioso do que o homem. Sfocles. 1.2 O Racionalismo: viam a Razo como a melhor maneira de se compreender os fenmenos do mundo e de conhecer a verdade. Obs: os artistas e filsofos gregos pertenciam a uma elite intelectual, que era sustentada pelo trabalho braal dos escravos. 2 O Teatro: surgido inicialmente como parte do culto ao deus Dioniso, vai ter grande prestgio entre os gregos como gnero artstico. - A Tragdia: fala sobre os problemas eternos do homem, como a questo do destino, as paixes e a justia. - A Comdia: satirizava os costumes da sociedade e o comportamento humano. 2.1 Principais teatrlogos gregos: - squilo, considerado o Pai da Tragdia, suas obras falam sobre as aflies existenciais do homem (Os persas, Os sete contra Tebas, Prometeu Acorrentado). - Sfocles, em suas obras aborda a questo da luta do homem contra o seu destino (dipo rei, Antgona, Electra). - Aristfanes, o grande comediante da Grcia (As nuvens, As rs, As vespas). - Eurpedes, costumava variar em seus temas (Media, As troianas, As bacantes). 3 A Histria: os gregos foram os primeiros a procurar tratar a histria com um esprito crtico, separando as lendas dos fatos verdadeiros. O desenvolvimento econmico deles exigia que eles procurassem ter uma compreenso mais apurada de seu passado. - Herdoto de Helicarnasso, o Pai da Histria: escreveu uma obra chamada Histria, na qual fala de vrios povos da Antigidade e da guerra contra os persas. - Tucdides: o grande cronista da Guerra do Peloponeso, procura as causas e as conseqncias das aes humanas. 4 Nas artes plsticas (escultura e pintura) os gregos tiveram formas de expresso peculiares, marcadas pelo humanismo e pela busca do equilbrio e da harmonia. - Procurava-se representar a figura humana de maneira realista, porm idealizada.

- Destaques: Fdias (autor da esttua da deusa Atena) e Mron (autor de O Discbolo). 5 Na Arquitetura, os grandes nomes so Ictnio e Calcrates (construtores do Partenon). 5.1 Estilos arquitetnicos gregos: - Estilo Jnico: valorizava a leveza e a elegncia das colunas e construes. - Estilo Drico: caracterizado pela simplicidade e rigidez, dava uma aparncia de funcionalidade. - Estilo Corntio: extremamente ornamentado, salientava o luxo e a elegncia. 6 Religio Grega: 6.1 Politesmo: crena em vrios deuses. 6.2 Antropomorfismo: os deuses tinham aparncia semelhante s dos homens, inclusive estando sujeitos s mesma paixes (amor, dio, inveja, etc.) 6.3 Criaram um grande conjunto de mitos e lendas, a mitologia grega, com a qual procuravam dar sentido aos acontecimentos do mundo. 6.4 Principais deuses: Zeus (senhor de todos os deuses), Hera (esposa de Zeus, protetora do casamento), Atena (deusa da razo e da sabedoria), Apolo (deus da luz e das artes), Afrodite (deusa do amor e da beleza), Dionsio (deus do vinho), Poseidon (deus das guas), Hades (senhor do mundo subterrneo). - Haviam ainda muitos semideuses como Hrcules, Teseu, Perseu, etc. 7 Poesia Grega: 7.1 Certamente o grande nome da poesia grega foi Homero, autor das clebres obras Ilada (que conta a Guerra de Tria) e Odissia (que conta as aventuras de Ulisses ou Odisseu). 7.2 Temos tambm Hesodo (O trabalho e os dias), Pndaro (que enalteceu os jogos olmpicos e a poetisa Safo. 8 Filosofia Grega: 8.1 A palavra filosofia em grego significa amigo da sabedoria. Procuravam explicaes racionais para o universo, para a vida e para o homem. Deu origem posteriormente cincia. - A Filosofia grega criou a idia de leis e princpios universais regulando a natureza, as quais podem ser conhecidas pelo pensamento humano, rompendo com a idia dos mistrios inacessveis da divindade que a religio defendia. 8.2 Escola de Mileto (Tales, Anaximandro e Anaxmenes): defendiam que tudo na natureza derivava de um elemento bsico, gerador de todas as coisas. Tales (625-546 a.C.) acreditava que era a gua, Anaximandro defendia que era o ar e Anaxmenes que era a matria (tomo).

- Outro filsofo que tambm defendia a teoria atomista era Demcrito (460-370 a.C.). 8.3 Os Pitagricos (final do sculo VI a.C. e incio do V a.C.): seguidores de Pitgoras, defendiam a racionalidade do universo atravs dos nmeros. O universo seria perfeito e imutvel. Acabaram favorecendo o desenvolvimento da Matemtica. - Na mesma poca, Herclito contrapunha-se s idias pitagricas, defendendo que o universo estava em constante movimento. 8.4 Os Sofistas (sculo V a.C.): esta escola filosfica surgiu na poca da democracia ateniense. Eles criticavam as tradies, a religio e o Estado grego. Tinham no homem o centro de suas preocupaes, e no mais o universo. Valorizavam a lgica e a retrica (arte de discursar em pblico). No acreditavam em verdades absolutas, mas sim que haviam diferentes vises do mundo e das coisas. O homem a medida de todas as coisas. Protgoras. 8.5 Scrates (470-399 a.C.): fundador da Escola Socrtica, defendia que a felicidade e a sabedoria estavam na prtica da virtude. Todo aquele que conhecesse realmente o bem, nunca praticaria o mal. Por criticar o Estado ateniense durante a Guerra do Peloponeso (governo dos 30 tiranos), foi condenado morte. Homem, conhece a ti mesmo! Scrates. 8.6 Plato (429-347 a.C.): seguidor de Scrates, deu continuidade sua escola. Plato defendia que a virtude no provinha dos sentidos, mas que provinha do contato do esprito com as idias universais de bondade, justia, etc. Defendia que cada fenmeno terrestre era como um plido reflexo do mundo das idias. Principais Obras: A Repblica, Apologia de Scrates, O Banquete. 8.7 Aristteles (384-322 a.C.): discpulo de Plato, escreveu sobre Filosofia, Lgica, Zoologia. Botnica, Fsica, Histria, Teatro, Poesia, Astronomia e Poltica. Ele defendia que era o mundo material, e no as idias o que realmente interessava. Deu grande impuso lgica, poltica e s cincias naturais. Principal obra: Poltica. - Trabalhou como preceptor de Alexandre da Macednia. 9 Cincia Grega: 9.1 Matemtica: Tales de Mileto e Pitgoras (Teorema de Pitgoras). 9.2 Medicina: Hipcrates de Cs, o Pai da Medicina. Foi o primeiro a procurar compreender as doenas atravs das causas e dos sintomas. Tambm contriburam Empdocles, Galeno e Alcmon. 9.3 Astronomia: Tales de Mileto. 9.4 Cincias Naturais: Anaximandro e Aristteles. CULTURA HELENSTICA: 1 A Cultura Helenstica um fruto direto das conquistas orientais de Alexandre da Macednia. Ela ser a mistura entre a cultura grega e as diversas culturas do Oriente.

1.1 Os principais centros da cultura helenstica foram Alexandria (do Egito), Prgamo (sia Menor) e a ilha de Rodes no mar Egeu. 2 A cultura helenstica caracterizou-se por uma arte mais realista, procurando expressar movimento, dor e violncia, caractersticas constantes em tempos de guerra. 2.1 Arquitetura marcada pelo luxo e pela grandiosidade. 2.2 As artes plsticas eram marcadas pelo monumentalismo, negativismo, pessimismo e relativismo. 3 Cincias:Grandes avanos na Matemtica (Euclides - geometria), Fsica (Arquimedes de Siracusa), Geografia (Erasttenes), Astronomia (Aristarco, Hiparco e Ptolomeu, criador do sistema geocntrico). 4 Filosofia: novas escolas. 4.1 Estoicismo: fundada por Zenon, defendia a disciplina e o equilbrio interior, procurando aceitar com serenidade a dor e o prazer, a felicidade e a tristeza. Muito popular entre os soldados. 4.2 Epicurismo: fundada por Epicuro de Atenas (341-270 a.C.), pregava a obteno do prazer como a base da felicidade humana. O maior de todos os prazeres seria o prazer de aprender. Valorizavam a amizade, a prtica do bem e a apreciao da arte. 4.3 Ceticismo: fundada por Pirro, defendia que no possvel encontrar verdade nenhuma, que tudo duvidoso e que o ser humano jamais ter certeza de coisa alguma . 5 Em termos polticos, a democracia grega foi substitudo pelo despotismo e tirania dos reinos helensticos. - As sucessivas lutas entre esses reinos acabou provocando o seu enfraquecimento e facilitou a subseqente dominao romana (sculos II e I a.C.).

You might also like