You are on page 1of 4

Zero Hora - 14 de maro de 2012 | N 17008 http://www.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&source=a3693436. xml&template=3898.

dwt&edition=19184&section=999

ARTE

Obra leve e avassaladora


Mostra na Fundao Iber Camargo retraa a trajetria de Leonilson

O artista plstico cearense Jos Leonilson

Sob o Peso dos meus Amores a primeira mostra de Leonilson com esse porte na capital gacha h mais de trs dcadas Porto Alegre no recebia uma individual do artista. A exposio que ocupa dois andares da Fundao Iber Camargo, alm do saguo, vai recepcionar os visitantes com obras de pintores com quem Leonilson conviveu: Leda Catunda, Srgio Romagnolo, Daniel Senise, Luiz Zerbini e Albert Hien. Alguns desses nomes, alm de amigos, foram tambm parceiros como Hien, com quem Leonilson dividiu a autoria da instalao How to Rebuild at Least One Eighth Part of the world (Como Reconstruir ao Menos Uma Oitava Parte do Mundo), de 1986. Mistura de utopia e ironia, esse trabalho foi criado logo aps o acidente nuclear em Chernobyl e precedeu a pintura Leo No Consegue Mudar o Mundo (1989). Uma caracterstica de Leonilson a singular e imediata capacidade de comunicar impresses e sentimentos mesmo ao mais desavisado dos observadores, que se sente diante de uma

espcie de dirio ntimo ao tomar contato com sua obra. A questo da seduo muito forte no trabalho do Leonilson. Ele captura o espectador e o transforma em cmplice. Ele fala de forma que acaba provocando uma identificao com o pblico ressalta o curador Bitu Cassund em entrevista a Zero Hora. O aspecto grfico da produo do artista extrapolava o pictrico para incorporar tambm o texto seja batizando as peas com ttulos poticos ou divertidos, seja escrevendo ou bordando palavras na prpria imagem. Ele falava do sujeito amoroso, como ningum faz na arte brasileira. O pensador francs Roland Barthes dizia que os intelectuais tm dificuldade de falar de amor explica Bitu.

Otimistas Lutam Contra Natal Macambzio (1991)

Outro trao marcante do artista so os bordados, cuja origem remonta s brincadeiras de infncia com os retalhos do ateli de costura da me e que ganharam centralidade nos ltimos anos de vida, quando teve que deixar de lado as tintas e a pintura em funo da doena. Como em Arthur Bispo do Rosrio (artista que ganhar uma retrospectiva no Santander Cultural a partir do dia 21) e Rochele Zandavalli (atualmente em cartaz tambm no Santander), o bordado de Leonilson evidencia a manufatura e no evita a rusticidade. Para ele, o bordado no tem o carter de forma perfeita, como tinha no trabalho da me. Leonilson buscava um movimento, um traado orgnico da escrita, um gestual. Entre 1991 e 1993, utilizou tecidos como o voil em trabalhos menores, valorizando o vazio e o silncio em pequenas imagens e iconografias religiosas costuradas lembra o crtico de arte.

Voc Compraria um Carro Usado Delle (1992)

A proximidade com a morte no acrescentou amargor ou negatividade potica de Leonilson ao contrrio: suas obras derradeiras so marcadas pela claridade, pelo minimalismo etreo e por uma certa leveza quase inusitadas para um criador consciente do fim prximo. Existe uma sofisticao irnica nos procedimentos dele, at mesmo com a maneira de lidar com a Aids e a morte. Trata-se, na verdade, de uma leveza cruel: leve na sua construo esttica, mas extremamente avassaladora nas palavras e imagens escolhidas sintetiza Bitu.

Ele me Falava sobre o Rio e seus Afluentes (c. 1988)

You might also like