You are on page 1of 3

Contos de Fadas

Quem l "Cinderela" no imagina que h registros de que essa histria j era contada na China, durante o sculo IX d. C.. E, assim como tantas outras, tem-se perpetuado h milnios, atravessando toda a fora e a perenidade do folclore dos povos, sobretudo, atravs da tradio oral.

Pode-se dizer que os contos de fadas, na verso literria, atualizam ou reinterpretam, em suas variantes questes universais, como os conflitos do poder e a formao dos valores, misturando realidade e fantasia, no clima do "Era uma vez...".

Por lidarem com contedos da sabedoria popular, com contedos essenciais da condio humana, que esses contos de fadas so importantes, perpetuando-se at hoje. Neles encontramos o amor, os medos, as dificuldades de ser criana, as carncias (materiais e afetivas), as auto-descobertas, as perdas, as buscas, a solido e o encontro.

Os contos de fadas caracterizam-se pela presena do elemento "fada". Etimologicamente, a palavra fada vem do latim fatum (destino, fatalidade, orculo).

Tornaram-se conhecidas como seres fantsticos ou imaginrios, de grande beleza, que se apresentavam sob forma de mulher. Dotadas de virtudes e poderes sobrenaturais, interferem na vida dos homens, para auxili-los em situaes-limite, quando j nenhuma soluo natural seria possvel.

Podem, ainda, encarnar o Mal e apresentarem-se como o avesso da imagem anterior, isto , como bruxas. Vulgarmente, se diz que fada e bruxa so formas simblicas da eterna dualidade da mulher, ou da condio feminina.

O enredo bsico dos contos de fadas expressa os obstculos, ou provas, que precisam ser vencidas, como um verdadeiro ritual inicitico, para que o heri alcance sua auto-realizao existencial, seja pelo encontro de seu verdadeiro "eu", seja pelo encontro da princesa, que encarna o ideal a ser alcanado.

Estrutura bsica dos contos de fadas

Incio - nele aparece o heri (ou herona) e sua dificuldade ou restrio. Problemas vinculados realidade, como estados de carncia, penria, conflitos, etc., que desequilibram a tranqilidade inicial; Ruptura - quando o heri se desliga de sua vida concreta, sai da proteo e mergulha no completo desconhecido; Confronto e superao de obstculos e perigos - busca de solues no plano da fantasia com a introduo de elementos imaginrios; Restaurao - incio do processo de descobrir o novo, possibilidades, potencialidades e polaridades opostas; Desfecho - volta realidade. Unio dos opostos, germinao, florescimento, colheita e transcendncia.

O Gato de Botas e a Moralidade

Conto francs de Charles Perrault integrante da coletnea Contos da Me Gansa (1967). Esta obra tem como base o popular e envolvia, muitas vezes, uma moralidade. No se deve esquecer que este o momento da Frana Absolutista, onde a burguesia est ascendendo e h a necessidade de veicular os novos valores que essa transformao social impunha.

Na verdade um conto maravilhoso, uma vez que no h presena de fadas para inclu-lo como conto de fadas.

As ditas moralidades eram frases escritas em verso no final de cada histria que apontavam para normas de comportamento, baseadas no modelo social ideal. Objetivavam evitar problemas de convvio entre os cidados.

A moralidade contida em O Gato de Botas trata do destino das pessoas que estavam merc do acaso, da esperteza ou da sorte. a questo da partilha medieval,onde os trs irmos receberiam do pai diferentes heranas: mais velho - moinho, do meio - burro para levar a farinha e o mais moo - um gato que ainda tem de alimentar. Aqui v-se que os dois mais velhos tm um meio de se sustentar, enquanto o menor ainda gasta para manter viva sua herana. Diante deste quadro adverso e injusto, aparece o elemento mgico/maravilhoso Gato de Botas. Ele o responsvel pelo restabelecimento da justia, mesmo que para isso tenha de usar meios ilcitos: os fins justificam os meios. O Gato mgico mas ele usa a burrice humana para conseguir o que quer. Trata-se da moral ingnua (no se sabe tudo ou conhece tudo).

A moral textualmente a seguinte:

Tenham agudeza no esprito e agilidade nas mos, / Sejam, em uma palavra, trabalhadores e industriosos e vereis retornar a vs a fortuna / que virar as costas queles que a tiveram de nascena / e que no sabendo fazer nada para a conservar quando a tem, sabero muito menos para a conquistar, uma vez perdida. Fica clara a superioridade atribuda ao burgus trabalhador e dedicado em relao ao nobre que j nasce com a riqueza. Este ltimo est vulnervel, podendo perder esta riqueza por no ser laborioso. O lema "o trabalho enobrece o homem" pode ser enriquecido com "e tambm enriquece-o". O elemento que aparece para mudar a pobreza do rapaz o Gato de Botas. Para tanto vrios ardis so utilizados para faz-lo casar-se com a princesa. A genialidade com que contruda a personalidade falsa do Marqus de Carabs valoriza o grande plano. O fato de ser um gato o elemento mgico pode estar ligada a rapidez e agilidade felinas.

Este conto est relacionado aos ritos de iniciao, que preparava as pessoas para o ingresso na sociedade tratando algum proncpio social. O Gato de Botas ensina ao futuro chefe (rei nobre) as exigncias de seu novo estado social. Claro que aqui apresenta-se a crtica social nobreza.

2005 - Todos os direitos reservados. Para cesso de direitos, entre em contato com infantil@graudez.com.br.

Para citar este artigo copie as linhas abaixo: CRISTIANE MADANLO DE OLIVEIRA. "O GATO DE BOTAS E A MORALIDADE" [online] Disponvel na internet via WWW URL: http://www.graudez.com.br/litinf/historias/gatobotas.htm Capturado em 16/3/2012

You might also like