You are on page 1of 20

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO CINCIAS CONTBEIS

CTIA RESTELATTO CAVALETTI

Erechim, 2011.

CATIA RESTELATTO CAVALETTI

AUTARQUIA PARA MERENDA ESCOLA E PROCESSO LICITATRIO

Trabalho Interdisciplinar apresentado no 6 Semestre de 2011 a Universidade Norte do Paran - UNOPAR

Erechim, 2011.

SUMRIO

1 INTRODUO

Administrao Pblica parte integrante do quotidiano de todos os cidados que esperam, cada vez mais, respostas imediatas por parte das Instituies. Nos ensinamentos do ilustre Hely Lopes Merelles: Autarquias so entes administrativos autnomos, criados por lei, com personalidade jurdica de direito pblico interno, patrimnio prprio e atribuies estatais especficas. So entes autnomos, mas no so autonomias. Inconfundvel autonomia com autarquias: aquela legisla para si; esta administra a si prpria, segundo as leis editadas pela entidade que a criou. Caracterizam-se por possurem personalidade jurdica prpria, ou seja, sujeito de direitos e encargos, por si prprias. As autarquias possuem patrimnio e receita prprios o que significa que os bens e receitas das autarquias no se confundem, em hiptese alguma, com os bens e receitas da Administrao direta a que se vinculam. Licitao a forma legal que a Administrao Pblica direta e indireta dispe para fazer compras e facilitar aquisies e contrataes. Existem vrios modos de proceder com a licitao, conforme a necessidade da administrao e fins desejados. A elaborao de um correto edital de licitao pblica o primeiro passo para o sucesso na rea de alimentao escolar. Alm de um edital bem feito e completo, uma boa prestao de servios deve contemplar os mecanismos de medio e fiscalizao do gestor pblico responsvel pela execuo ou contratao desse tipo de servio

2 AUTARQUIAS

2.1 Conceito e Criao

As Autarquias so entidades da Administrao Indireta criadas por lei, com personalidade jurdica, patrimnio e receita prprios, para executar atividades tpicas da Administrao Pblica que requeiram, para seu melhor funcionamento, gesto administrativa e financeira descentralizada. No direito positivo brasileiro, as autarquias surgiram no Decreto-lei no 6.016, de 22 de novembro de 1943, como sendo o servio estatal descentralizado com personalidade de direito pblico, explcita ou implicitamente reconhecida por lei. A definio trazida pelo decreto-lei no 200/67 deixa extreme de dvidas que as autarquias exercem funes administrativas atividades tpicas da administrao pblica, sendo, por conseguinte, pessoas jurdicas de direito pblico. As autarquias possuem determinado grau de autonomia face Administrao Pblica Direta, uma vez que lhe so inerentes as caractersticas de personalidade jurdica prpria, bem como patrimnio e receitas prprios. As autarquias, sendo pessoas jurdicas de direito pblico interno, so institudas por lei em sentido estrito, nos termos do art. 37, XIX, da Constituio Federal de 1988:
Somente por lei especfica poder ser criada autarquia e autorizada a instituio de empresa pblica, sociedade de economia mista e de fundao, cabendo lei complementar, neste ltimo caso, definir as reas de atuao.

2.2 Autonomia

As autarquias caracterizam-se por possurem personalidade jurdica prpria, sendo assim, sujeito de direitos e encargos, por si prprias. Caracterizam-se ainda por possurem patrimnio e receita prprios o que significa que os bens e receitas das autarquias no se confundem, em hiptese alguma, com os bens e receitas da

Administrao direta a que se vinculam, sendo estes geridos pela prpria autarquia (BILHIM, 2004). Autonomia figura de conotao mais poltica, porque indica que alguns entes podem criar sua prpria administrao e estabelecer sua organizao jurdica, como , com efeito, uma parcela do prprio Estado. Em algumas situaes as pessoas autnomas tm capacidade poltica, com a possibilidade de eleger seus prprios representantes, por ex.: pessoas integrantes de uma federao, como no caso do Brasil, estados, distrito federal e municpios. Outro o sentido de autarquia. Aqui a conotao no de carter poltico, e sim administrativo. O estado quando cria autarquias, visa a atribuir-lhes algumas funes que merecem ser executadas de forma descentralizada. Da no poderem criar regras jurdicas de auto-organizao, nem terem capacidade poltica. Sua funo administrativa. Enquanto autonomia o prprio Estado, autarquia apenas uma pessoa criada pelo Estado.

2.3 Patrimnio A questo do patrimnio diz respeito aos bens pblicos e privados. A classificao encontrava-se no antigo Cdigo Civil que dispunha: so pblicos os bens do domnio nacional pertencentes Unio, aos Estados ou aos Municpios. Todos os outros so particulares, seja qual for a pessoa a que pertencerem A doutrina qualificou como sendo bens pblicos aqueles integrantes do patrimnio das pessoas administrativas de direito pblico. Assim, pacificou-se o entendimento de que os bens das autarquias so considerados como bens pblicos. No novo Cdigo Civil, art. 98: so pblicos os bens de domnio nacional pertencentes s pessoas jurdicas de direito publico interno; todos os outros so particulares, seja qual for pessoa a que pertencerem. Mediante tal classificao, os bens das autarquias esto protegidos atravs da impenhorabilidade e a imprescritibilidade, como, alis, j decidiu a mais alta

corte. Por outro lado, no livre para o administrador autrquico a sua alienao; como ocorre com os bens pblicos em geral, necessrio que o administrador obedea regra legais reguladoras dessa especial atividade administrativa, qual seja, a alienabilidade dos bens pblicos (COSTA; LEAL; STEIN, 2009).

2.4 Tributao e Contabilidade Ao estabelecer os limites ao poder de tributar, a Constituio Federal aponta em seu artigo 150:
Art. 150. Sem prejuzo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, vedado Unio, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios: (...) VI - instituir impostos sobre: a) patrimnio, renda ou servios, uns dos outros; 2 - A vedao do inciso VI, "a", extensiva s autarquias e s fundaes institudas e mantidas pelo Poder Pblico, no que se refere ao patrimnio, renda e aos servios, vinculados a suas finalidades essenciais ou s delas decorrentes.

Portanto, ficou estabelecida a existncia da chamada imunidade recproca, corolrio lgico do princpio federativo. Um passo fundamental na reforma da administrao financeira e das contas pblicas foi a aprovao do Plano Oficial de Contabilidade Pblica (POCP), pelo Decreto-Lei n. 232/97, de 3 de Setembro. Este novo sistema de contabilidade permite gesto dispor de um conjunto de indicadores de realizao O Plano Oficial de Contabilidade das Autarquias Locais (POCAL), aprovado pelo Decreto-Lei n. 54-A/99, de 22 de Fevereiro, consubstancia a reforma da administrao financeira e das contas pblicas no sector da administrao autrquica. Na prtica trata-se da adaptao das regras do plano oficial de contabilidade pblica a que acabamos de fazer referncia administrao local. O POCAL permite a integrao da contabilidade oramental, patrimonial e de custos numa contabilidade pblica capaz de apoiar a gesto das autarquias locais (BILHIM, 2004) (COSTA; LEAL; STEIN,2009). Assim, o POCAL permite o controlo financeiro e a informao necessria ao acompanhamento da execuo do oramento numa perspectiva de caixa e de

compromissos. Estabelece as regras e os procedimentos para a modificao dos documentos provisionais. Atende s exigncias do oramento das despesas e receitas e efetivao de pagamentos e recebimentos. Permite a utilizao racional das dotaes. Fornece informao para o clculo dos agregados da contabilidade nacional. Disponibiliza informao sobre a situao patrimonial de cada autarquia.

2.5 Fiscalizao As autarquias so entidades autnomas criadas por lei, com personalidade de direito pblico interno, com patrimnio e receitas prprios, para executar atividades tpicas da administrao pblica (ou seja, atribuies estatais especficas). Por ser entidade com personalidade de direito pblico interno, dever prestar contas da gesto contbil, financeira e oramentria e administrativa ao Tribunal, consoante artigo 70, pargrafo nico, da Constituio Federal e art. 111 pargrafo 1 da Constituio Estadual.

2.6 Privilgios Os privilgios reconhecidos em favor da Administrao Pblica acabam por estenderem-se autarquia, salvo os que lhe so inteiramente estranhos. Dentre outros, cabe arrolar: 1) imunidade de impostos sobre seu patrimnio, renda e servios (CF. art. 150, 2); 2) prescrio qinqenal de suas dvidas (Dec.-Lei federal n. 4.597/42: RT. 750:381), salvo disposio diversa constante de lei especial; 3) execuo fiscal de seus crditos (CPC. art. 578); 4) direito de regresso contra seus servidores (CF. art. 37. 6): 5) impenhorabilidade de seus bens e rendas (CF. art. 100 e pargrafos: RT. 568:107); 6) prazo em qudruplo para responder e em dobro para recorrer (CPC. art. 188. e Dec.-Lei federal n. 7.659/45); 7) presuno de legalidade dos atos administrativos, alm dos privilgios estabelecidos, em relao aos acordos trabalhistas, no Dec.-Lei federal n. 779/69 (presuno de legitimidade dos ajustes para extino de contrato laboral); 8) dispensa da juntada em juzo, pelo seu procurador do competente mandato; 9)

pagamento de custas, se vencida, a final (CPC. art. 27), salvo os honorrios de perito; 10) proteo de seus bens contra a usucapio (arts. 183. 32, e 191. pargrafo nico. da CF).

10

3 AUTARQUIAS MUNICIPAIS E LICITAES

Licitao um procedimento administrativo formal que tem como escopo proporcionar Administrao uma aquisio, uma venda, ou uma prestao de servios da forma mais vantajosa, respeitando-se os princpios constitucionais da legalidade, isonomia, impessoalidade, moralidade e publicidade. A licitao visa a garantir a moralidade dos atos administrativos e dos procedimentos da Administrao Pblica, e tambm a valorizao da livre iniciativa pela igualdade no oferecimento da oportunidade de prestar servios, bem como de comprar ou vender ao Poder Pblico A Lei n 8.666, de 21/6/93, em seu artigo 1 estabelece:
(...) normas gerais sobre licitaes e contratos administrativos pertinentes a obras, servios, inclusive de publicidade, compras, alienaes e locaes no mbito dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios. Pargrafo nico. Subordinam-se ao regime desta Lei, alm dos rgos da Administrao direta, os fundos especiais, as autarquias, as fundaes pblicas, as empresas pblicas, as sociedades de economia mista e demais entidades controladas direta ou indiretamente pela Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios.

3.1 Princpios da Licitao Os seguintes princpios bsicos que norteiam os procedimentos licitatrios devem ser observados, dentre outros: 3.1.1 Princpio da Legalidade Nos procedimentos de licitao, esse princpio vincula os licitantes e a Administrao Pblica s regras estabelecidas, nas normas e princpios em vigor. 3.1.2 Princpio da Isonomia Significa dar tratamento igual a todos os interessados. condio essencial para garantir em todas as fases da licitao.

11

3.1.3 Princpio da Impessoalidade Esse princpio obriga a Administrao a observar nas suas decises critrios objetivos previamente estabelecidos, afastando a discricionariedade e o subjetivismo na conduo dos procedimentos da licitao. 3.1.4 Princpio da Moralidade e da Probidade Administrativa A conduta dos licitantes e dos agentes pblicos tem que ser, alm de lcita, compatvel com a moral, tica, os bons costumes e as regras da boa administrao. 3.1.5 Princpio da Publicidade Qualquer interessado deve ter acesso s licitaes pblicas e seu controle, mediante divulgao dos atos praticados pelos administradores em todas as fases da licitao. 3.2.6 Princpio da Vinculao ao Instrumento Convocatrio Obriga a Administrao e o licitante a observarem as normas e condies estabelecidas no ato convocatrio. Nada poder ser criado ou feito sem que haja previso no ato convocatrio. 3.1.7 Princpio do Julgamento Objetivo Esse princpio significa que o administrador deve observar critrios objetivos definidos no ato convocatrio para o julgamento das propostas. Afasta a possibilidade de o julgador utilizar-se de fatores subjetivos ou de critrios no previstos no ato convocatrio, mesmo que em benefcio da prpria Administrao.

12

4 LICITAO PARA MERENDA ESCOLAR A compra da merenda escolar diretamente dos agricultores obedece aos critrios e modalidades previstas na Lei 8.666/93, que institui normas para licitaes e contratos da administrao pblica. Muitos municpios no adquirem a merenda direta dos agricultores alegando impossibilidades legais. Um dos primeiros passos saber quanto o recurso disponvel para a merenda escolar, pois assim se pode definir qual a modalidade de compra se adotar. As formas de compra prevista em lei so as seguintes: compra direta, carta convite, tomada de preos, concorrncia pblica, sistema de registro de preo, prego e prego eletrnico. As trs primeiras modalidades so as mais utilizadas pelas pequenas e mdias prefeituras, dado o volume de recursos que recebem do Fundo Nacional de Desenvolvimento (FNDE). A elaborao de um correto edital de licitao pblica o primeiro passo para o sucesso na rea de alimentao escolar. Alm de um edital bem feito e completo, uma boa prestao de servios deve contemplar os mecanismos de medio e fiscalizao do gestor pblico responsvel pela execuo ou contratao desse tipo de servio

4.1 Como procede a licitao 4.1.1 Compra Direta Essa modalidade utilizada para compras com valores de at R$ 8.000,00. Nessa modalidade pode haver a dispensa de licitao. Consulta-se, no mnimo, trs fornecedores e o escolhido ser segundo o menor preo. A regularidade fiscal e a documentao exigida deve ser integralmente atendida. No h na Lei 8.666/93 uma definio clara se o limite de dispensa de licitaes por produto, por fornecedor ou por ano. Entretanto, especialistas entendem que o limite de R$ 8.000,00 dever ser contabilizado por ano e por gnero (alimentos, autopeas, material de construo...).

13

Logo, no caso da merenda escolar, o limite de R$ 8.000,00 no por tipo de alimento, mas para o grupo gneros alimentcios, ou seja, para o total dos alimentos comprados. 4.1.2. Carta Convite A carta convite a modalidade utilizada para compras a partir de R$ 8.000,00 at R$ 80.000,00 anuais. Nessa modalidade so convidados, no mnimo, trs fornecedores. O fornecedor ser escolhido segundo o menor preo. A regularidade fiscal e a documentao exigida deve ser atendida.

4.1.3. Tomada de Preos Modalidade utilizada para compras com valores acima de R$ 80.000,00 at R$ 650.000,00. Nessa modalidade, os interessados devem estar cadastrados ou atender todas as condies exigidas para o cadastramento at o terceiro dia anterior data do recebimento das propostas. O anncio de Abertura de Edital de Licitao deve ser feito no Dirio Oficial do Estado ou Municpio ou em jornal de grande circulao e deve ser feito com, no mnimo, 15 dias de antecedncia. Observado a regularidade fiscal e documental, o fornecedor escolhido ser o que apresentar o menor preo.

4.1.4. Concorrncia Pblica Modalidade utilizada para compras acima de R$ 650.000,00, onde qualquer interessado pode participar, desde que possua os requisitos de qualificao exigidos no Edital de Licitao, que deve ser lanado com, no mnimo, trinta dias de antecedncia. O fornecedor ser o que apresentar a proposta de menor valor, atendendo as especificaes contidas no Edital, observada a regularidade fiscal.

4.1.5. Sistema de Registro de Preo

14

Essa modalidade segue os procedimentos da Concorrncia. Com o Sistema de Registro de Preos feito uma grande licitao, envolvendo todos os produtos utilizados na merenda escolar. So selecionados todos os alimentos necessrio e tambm definida a quantidade a ser adquirida (mensal ou anualmente), com base numa previso de consumo. Os interessados informam seus preos para cada produto. O fornecedor declarado vencedor tem o seu preo registrado no Sistema de Registro de Preos e se compromete a vender por aquele valor durante um perodo determinado, de at 12 meses (prorrogvel por mais 12 meses). A modalidade de Registro de Preo uma forma de compra que evita a demora dos processos licitatrios e permite maior poder de negociao para se obter menores preos, j que opcional a Entidade Executora comprar os produtos cotados. Quando for necessrio efetuar a compra, deve-se antes consultar os preos de mercado para comparar com o preo registrado. Se os preos registrados estiverem mais caros, a Entidade Executora no precisa comprar desse fornecedor. Em caso de realizao da compra, basta solicitar os alimentos desejados ao fornecedor que apresentou o menor preo. E a quantidade mxima a ser comprada a que foi estabelecida na abertura da licitao. A licitao no Sistema de Registro de Preos deve especificar tambm as condies de entrega dos produtos a serem adquiridos.

4.1.6. Prego Existe tambm um sistema de compras chamado Prego, que pode ser adotado para os mesmos tipos de compras realizados por meio das modalidades registro de preo, concorrncia, tomada de preos e carta convite. Recomenda-se sempre estabelecer, de forma mais clara possvel o objeto a ser adquirido, contemplando todas as suas caractersticas, alm de determinar a quantidade exata. Para participar do prego, os interessados devem apresentar suas propostas em sesso pblica e as propostas de menor preo e as ofertas at 10% superiores so selecionadas. Nessa modalidade, ao contrrio das demais, examinada somente a documentao do participante que apresentou a melhor proposta. Alm disso, algumas administraes pblicas tm investido na informatizao dos

15

processos de aquisio, gerando reduo de custos, tanto pelo aumento da concorrncia (j que um nmero maior de empresas toma conhecimento das licitaes) quanto pela diminuio do fluxo de papis em circulao na administrao pblica. A informatizao permite tambm o acompanhamento dos gastos pela populao, por meio da internet, o que torna o processo mais transparente e possibilita maior controle social.

4.1.7. Prego Eletrnico O Prego Eletrnico caracteriza-se por ser inteiramente realizado utilizandose de recursos da informtica. Por meio da internet so registrados os editais para a aquisio de bens e servios. Os fornecedores podero oferecer suas propostas iniciais de acordo com hora e data prevista no edital. No horrio especificado as propostas so abertas e o pregoeiro e os representantes dos fornecedores entram numa sala virtual onde se d a concorrncia. Em seguida, partindo-se do menor preo cotado nas propostas iniciais, os fornecedores oferecero lances sucessivos e de valor decrescente, em tempo real, at que seja proclamado o vencedor (aquele que tiver apresentado o menor lance), sendo o aviso de fechamento emitido pelo sistema.

4.2 Merenda Escolar Atualmente j existem vrios municpios com experincias de compra direta dos agricultores (as) para a merenda escolar e at mesmo o FNDE, rgo repassador dos recursos, incentiva essa modalidade de compra: Na elaborao do cardpio, devem ser respeitados os hbitos alimentares de cada localidade, sua vocao agrcola e a preferncia por produtos bsicos. A aquisio dos alimentos e insumos para o PNAE deve obedecer ao cardpio planejado pelo nutricionista habilitado e ser realizada, prioritariamente, no municpio, no estado, no Distrito Federal ou nas regies de destino, visando a reduo de custos (Art. 10, 2 e 3, Resoluo do FNDE/CD/n 035 de 1 de outubro de 2003).

16

A aquisio dos produtos feita na prpria regio tem como fim desenvolver a economia local, principalmente os pequenos e os mdios produtores, os comerciantes e as indstrias. Assim, introduziriam-se processos de produo locais, com reduo de custos de transporte e de embalagem dos produtos destinados merenda, consequentemente, diminuindo-se o custo unitrio da refeio. Com a municipalizao, se pretende corrigir problemas de logstica do programa, bem como simplificar os procedimentos de aquisio dos produtos. Um programa de compra da merenda escolar diretamente dos agricultores (as), bem como de educao alimentar perfeitamente vivel e possvel, porm, sua implantao requer superar alguns pontos crticos, especialmente por parte do poder pblico, tais como: Disposio poltica das administraes municipais em implantarem o projeto formalizando a compra de hortifrutigranjeiros dos produtores do municpio; Assegurar a intersetorialidade dos rgos da administrao pblica e a interinstitucionalidade das entidades envolvidas; Dimensionamento real, a demanda e a oferta de alimentos para a merenda escolar devem ser bem dimensionadas e em funo da disponibilidade de alimentos. O maior desafio a organizao da produo, pois implica assegurar qualidade, regularidade e quantidade. Proporcionar assistncia tcnica aos agricultores (as) fornecedores;. Fazer capacitao de todos os envolvidos; Fazer as adequaes legais e burocrticas, visando viabilizar a compra local da merenda.

17

5 CONTABILIDADE DO AGRONEGCIO NAS LICITAES DE MERENDA ESCOLAR O processo de compras de alimentos est subordinada a Lei n 8.666, de 21 de junho de 1993, a qual regulamenta o Artigo 37, inciso XXI, da Constituio Federal, que institui as
normas gerais sobre licitaes e contratos administrativos pertinentes a obras, servios, inclusive de publicidade, compras, alienao e locao no mbito dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios (Art. 1 e Pargrafo nico da Lei n 8.666/93).

A utilizao de legislao nas sociedades democrticas segue o princpio da legalidade e na legalidade que os indivduos, empresas, organizaes pblicas e privadas, encontram o fundamento de suas prerrogativas, assim como a fonte dos seus deveres. A existncia dessas leis, especificamente em se tratando das compras em rgos pblicos, vem a regrar as atitudes dos interessados no processo de transao, tanto por parte destes rgos, como por parte dos interessados em vender para estes, estabelecendo, nesse contexto, um contrato entre as partes em relao a um determinado ativo, ou seja, a merenda escolar. Segundo o Art. 3 da Lei 8.666/93:
A licitao destina-se a garantir a observncia do princpio constitucional da isonomia e a selecionar a proposta mais vantajosa para a Administrao e ser processada e julgada em estrita conformidade com os princpios bsicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculao ao instrumento convocatrio, do julgamento objetivo e dos que lhe so correlatos.

Estes princpios buscam seguir o que a lei determina no procedimento com os licitantes, no denotando preferncias, obedecendo a padres de honestidade e seriedade para o interesse pblico, dando as mesmas condies a todos os licitantes, tanto em relao ao processo em si, como na oportunidade de

18

participao do processo licitatrio, decidindo pela proposta vantajosa e tornando-o transparente, a fim de se verificar irregularidades, sendo que o estabelecimento destas regras visa a inibio de aes oportunsticas, em funo de informaes privilegiadas ou direcionamentos no processo licitatrio. Constatou-se que o processo licitatrio para a compra pblica de alimentos se faz necessrio, porque existe a possibilidade de ocorrer aes oportunsticas por parte destes agentes envolvidos, os quais poderiam agir de forma atica e, por conseqncia, impor perdas contraparte na transao. Apesar da Lei n 8.666/93, disciplinar a conduo do processo a fim de evitar esse tipo de conduta entre os agentes envolvidos, este fato ocorre devido a assimetria de informaes que se estabelece nas questes contratuais acordadas por estes agentes, bem como pela presena da racionalidade limitada por parte destes. Dessa forma, considerando o ato da licitao e compra pblica de alimentos um ato administrativo, representado no final do seu processo por uma relao contratual, cabe ao setor de compras do rgo Pblico a tarefa de buscar estratgias e informaes para chegar ao custo de transao mais baixo possvel para a realizao do contrato.

19

6 CONCLUSO Atualmente j existem vrios municpios com experincias de compra direta dos agricultores (as) para a merenda escolar e at mesmo o FNDE, rgo repassador dos recursos, incentiva essa modalidade de compra. Os benefcios referem-se ao fortalecimento da economia local pela reteno do capital gasto pela Prefeitura no PNAE dentro da prpria regio; aumento e diversificao da produo; fortalecimento institucional; reduo do xodo rural pelo nimo renovado dos pequenos produtores; abertura de novos mercados aps o incio das vendas para a Prefeitura; investimento na atividade produtiva; garantia de renda e aumento da qualidade de vida; e aumento da formalizao dos agricultores familiares Tais por meio do cadastramento de uma e entrada de em aes Programas e e Cooperativas/Associaes. resultados derivaram srie programas implementados ou apoiados pela Prefeitura Municipal, dentro de sua Administrao Direta ou Indireta quase sempre em parceria com rgos do estado, do Governo Federal, de outras entidades locais ou regionais a partir da demanda da merenda escolar e do atendimento sua legislao. Logo, o custo-benefcio para a Administrao Pblica torna-se mais vantajoso e a merenda escolar ganha mais qualidade por conter alimentos sempre frescos e de boa procedncia.

20

REFERNCIAS BILHIM, Joo. A Governao nas Autarquias Locais. 2004. Disponvel em: www.rcc.gov.pt/SiteCollectionDocuments/AGovernNasAutarquias04.pdf Acesso em setembro 2011. BRASIL. Constituio da Repblica Federativa do Brasil, promulgada em 05 de outubro de 1988. COSTA, Caroline Limberger; LEAL, Rogrio Gesta;STEIN, Leandro Konzen. Aspectos e paradigmas do Direito Administrativo: uma anlise da administrao pblica em funo da princiopiologia constitucional e o resguardo dos objetivos delineados na constituio federal. X Salo de Iniciao Cientfica PUCRS, 2009. FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAO/MINISTRIO DA EDUCAO. Resolues FNDE/CD/n 035 de 1 de outubro de 2003 e FNDE/CD/n 038 de 23 de agosto de 2004. Lei de Licitaes n 8.666/93

You might also like