You are on page 1of 4

A Filosofia Moral distingue entre tica e moral.

tica tem a ver com o "bom": o conjunto de valores que apontam qual a vida boa na concepo de um indivduo ou de uma comunidade. Moral tem a ver com o "justo": o conjunto de regras que fixam condies eqitativas de convivncia com respeito e liberdade. ticas cada qual tem e vive de acordo com a sua; moral o que torna possvel que as diversas ticas convivam entre si sem se violarem ou se sobreporem umas s outras. Por isso mesmo, a moral prevalece sobre a tica. No terreno da tica esto as noes de felicidade, de carter e de virtudes. As decises de qual propsito d sentido minha vida, que tipo de pessoa eu sou e quero vir a ser e qual a melhor maneira de confrontar situaes de medo, de excassez, de solido, de arrependimento etc. so todas decises ticas. No terreno da moral esto as noes de justia, ao, inteno, responsabilidade, respeito, limites, dever e punio. A moral tem tudo a ver com a questo do exerccio do direito de um at os limites que no violem os direitos do outro. As duas coisas, claro, so indispensveis. Sem moral, a convivncia impossvel. Sem tica, infeliz e lamentvel. Diz-se que quem age moralmente (por exemplo, no mentindo, no roubando, no matando etc.) faz o mnimo e no tem mrito, mas quem no age moralmente deixa de fazer o mnimo e tem culpa (por isso pode ser punido). Por outro lado, quem age eticamente (sendo generoso, corajoso, perseverante etc.) faz o mximo e tem mrito, mas quem no age eticamente apenas faz menos que o mximo e deixa de ter mrito, mas sem ter culpa (por isso no pode ser punido, mas, no mximo, lamentado).
filosofia moral de Kant afirma que a base para toda razo moral a capacidade do homem de agir racionalmente. O fundamento para esta lei de Kant a crena de que uma pessoa deve comportar-se de forma igual a que ela esperaria que outra pessoa se comportasse na mesma situao, tornando assim seu prprio comportamento uma lei universal. Um exemplo disso: Motoristas podem estacionar seus veculos em fila dupla apenas em casos de emergncia (por exemplo, com o propsito de resgatar uma pessoa). De acordo com a filosofia moral de Kant, essa lei deve-se aplicar a toda e qualquer pessoa que se encontre nessa mesma situao. Isto significa que ningum pode estacionar em fila dupla por motivo de preguia ou porque no encontrou uma vaga livre. Pois se todas as pessoas estacionassem em fila dupla, e isso se tornasse uma lei universal, o trnsito ficaria confuso e a cidade viraria um caos. Portanto, s permitido estacionar em fila dupla em casos de emergncia. As excees a essa regra os casos de emergncia ocorreriam em situaes nas quais todas as pessoas estacionariam em fila dupla e/ou considerariam justificvel o fato de outros terem feito isso. A situao descrita acima exemplifica a lei moral de Kant que afirma que uma pessoa deve agir numa situao da mesma forma que espera que todas as outras pessoas ajam.

A lei moral de Kant baseada na idia de que os seres humanos so racionais e independentes. Em sua obra, Metafsicas da tica (1797), Kant prope que a razo humana a base da moralidade. Segundo Kant, toda ao deve ser tomada com um senso de responsabilidade ditado pela razo. Kant tambm afirmou que nenhuma ao baseada apenas na obedincia da lei deve ser considerada como moral. A histria comprovou esse conceito. Por exemplo: durante a Segunda Guerra Mundial, as pessoas que obedeciam lei nazista e seguiram as leis nazi-fascistas no agiram humana e eticamente. Matar e torturar seres humanos inocentes nunca so atos morais, mesmo que a lei de um pas permita ou at encoraje isso.

1.Antiga Grcia As teorias ticas gregas, entre o sculo V e o sculo IV a.C. so marcadas por dois aspectos fundamentais: Polis. A organizao poltica em que os cidados vivem - as cidades-estado -, favorecem a sua participao activa na vida poltica da sociedade. As teorias ticas apontam para um dado ideal de cidado e de Sociedade. Cosmos. Algumas destas teorias tico-polticas procuram igualmente fundamentarem-se em concepes csmicas. Teorias ticas Fundamentais Sofistas. Defendem o relativismo de todos os valores. Alguns sofistas, como Clicles ou Trasimaco afirmam que o valor supremo de qualquer cidado era atingir o prazer supremo. O mximo prazer pressupunha o domnio do poder poltico. Ora este s estava ao alcance dos mais fortes, corajosos e hbeis no uso da palavra. A maioria eram fracos ou inbeis, pelo que estavam condenados a serem dominados pelos mais fortes. Scrates (470-399 a.C). Defende o carcter eterno de certos valores como o Bem, Virtude, Justia, Saber. O valor supremo da vida atingir a perfeio e tudo deve ser feito em funo deste ideal, o qual s pode ser obtido atravs do saber. Na vida privada ou na vida pblica, todos tinham a obrigao de se aperfeioarem fazendo o Bem, sendo justos. O homem sbio s pode fazer o bem, sendo as injustias prprias dos ignorantes (Intelectualismo Moral). Plato (427-347 a.C.). Defende o valor supremo do Bem. O ideal que todos os homens livres deveriam tentar atingir. Para isto acontecesse deveriam ser reunidas, pelo menos duas condies: 1. Os homens deviam seguir apenas a razo desprezando os instintos ou as paixes; 2. A sociedade devia de ser reorganizada, sendo o poder confiado aos sbios, de modo a evitar que as almas fossem corrompidas pela maioria, composta por homens ignorantes e dominados pelos instintos ou paixes. Aristteles (384-322 a.C.). Defende o valor supremo da felicidade.A finalidade de todo o homem ser feliz. Para que isto acontea necessrio que cada um siga a sua prpria natureza, evite os excessos, seguindo sempre a via do "meio termo" (Justa Medida). Ningum consegue todavia ser feliz szinho. Aristteles, semelhana de Plato coloca a questo da necessidade de reorganizar a sociedade

de modo a proporcionar que cada um do seus membros possa ser feliz na sua respectiva condio. tica e poltica acabam sempre por estar unidas.

2 tica Crist
Moral um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade, e estas normas so adquiridas pela educao, pela tradio e pelo cotidiano. J a palavra tica o domnio da Filosofia que procura determinar a finalidade da vida humana e os meios de alter-la. tica significa, etimologicamente, costume, conjunto de atos que uma comunidade ou uma pessoa realizam porque os consideram vlidos. Num sentido mais especfico, a tica uma disciplina filosfica que compreende todas as questes relativas s idias morais e s normas de conduta humanas, englobano tambm a cultura. A Moral sempre existiu, pois todo ser humano possui a conscincia Moral que o leva a distinguir o bem do mal no contexto em que vive. Enfim, tica e Moral so os maiores valores do homem livre. Ambos significam "respeitar e venerar a vida". O homem, com seu livre arbtrio, vai formando seu meio ambiente ou o destruindo, ou ele apia a natureza e suas criaturas ou ele subjuga tudo que pode dominar, e assim ele mesmo se torna no bem ou no mal deste planeta. Deste modo, tica e a Moral se formam numa mesma realidade.

O que chamamos de tica crist, no se refere ao que Jesus de Nazar teria vivido e ensinado, mas quilo que seus discpulos organizaram ao longo da Idade Mdia. A prtica de Jesus de Nazar foi muito mais radical do que seus discpulos conseguiram manter, de seus ensinamentos. Vimos que os discpulos, ao longo da histria, precisaram criar e organizar instituies. Aquilo que chamamos de estrutura eclesial, com suas doutrinas e normas, em muitos casos se distanciou da postura hednica e cnica do Mestre para aproximar-se de uma postura estica. O fato que a Igreja, tambm para se firmar e sobreviver, precisou adaptar-se. Nos primeiros anos produzindo uma literatura de autodefesa o que foi chamado de Apologia. Nessa fase a defesa dos valores cristos (tica crist) se baseava em afirmar esses valores. Mostr-los como um caminho (o prprio cristianismo era chamado de "o caminho!") para a paz social e bom relacionamento entre as pessoas. A partir do sculo IV, ocasio em que Constantino universaliza o cristianismo como religio oficial do imprio romano os valores passam a ser de respeito mtuo. Nasce aquilo que se popularizou, principalmente durante a Idade Mdia, como sendo um casamento entre a Igreja e o Estado. Principalmente nesse perodo medieval que ocorre o maior distanciamento entre aqueles que so as "cabeas" da Igreja e as pessoas do povo. Podemos dizer que por mais de mil anos, o centro da tica crist foi aquilo que se chamou de prticas de caridade. Essa prtica se origina das Escrituras, e da Tradio Apostlica. No esquecendo que foi na Tradio que se fundamentaram os dogmas que norteiam as posturas crists. A finalidade disso convencer o ser humano a comporte-se de acordo com valores especficos, que se universalizam. o que se pode depreender da leitura da pgina da Universidade Presbiteriana Mackenzie, onde afirma que a tica crist, " o conjunto de valores morais baseados nas Escrituras Sagradas, pelo qual o homem deve regular sua conduta nesse mundo, diante de Deus, do prximo e de si mesmo", (tica crist) Da idia de Deus a tica crist deriva seus predicados: Bondade, Eternidade, Oniscincia e Perfeio. Dos predicados divinos nasce a moralidade ou as normas crists para vida. Da bondade divina advm a necessidade das atitudes bondosas. Disso nasce a idia da caridade que muitas vezes se perverte na idia da esmola. A Eternidade divina contrasta com as limitaes humanas. E, por ser limitado, o ser humano necessita do apoio de um ser superior e eterno: Deus. O mesmo pode-se dizer da Oniscincia divina contrastando com a ignorncia humana. A busca do saber humano faz parte da tentativa de aproximao com Deus; mas essa busca precisa pautar-se pela tentativa de se aproximar, cada vez mais, de Deus. Por saber tudo Deus Perfeito, sendo, portanto, pura virtude. Mas, por seu lado, o ser humano contingente, limitado e imperfeito. Da a necessidade das normas a fim de buscar a aproximao com o absoluto de Deus.

Na atualidade, ou nos tempos modernos, a tica crist, alm de preservar esses e outros elementos, incorpora a afirmao de que o ponto de partida para a postura crist no repousa nos dogmas nem somente nas escrituras, mas na tentativa de construir uma sociedade em que haja equidade social, econmico e poltica. O problema, atual, da tica crist, no est na sua formulao e nos seus valores, mas na postura das pessoas que se chamam de cristos, pois estes agem e falam como se Deus estivesse morto. Mostram ares de penitencia e corpos compungidos, nos templos e nos momentos de evidncia, mas na solido de seus instintos e diante das reais necessidades humanas, comportam-se como se Deus no existisse. O questionvel na tica crist, no a sua essncia, mas na sua prtica, no dia-a-dia daqueles que se dizem cristos. E como a moralidade de qualquer tica se mede pela prtica a moralidade da tica ou dos comportamentos dos cristos os levam a anunciar a morte de Deus ou pelo menos o assassinato daquilo que ele tria ensinado. emblemtica para esta concluso o dilogo criado por Nietsche, entre Zaratustra e o santo ancio que se retirava para a meditao, a caminho da montanha. No transcurso da conversa entre ambos o ancio fala sobre as mudanas que percebia em Zaratustra e este responde que ama os homens. Eis parte do dilogo: Zaratustra respondeu: "Amo os homens". "Por que ento - disse o santo - me retirei para a solido e para o deserto? No foi tambm por sentir demasiado amor pelos homens? Agora, amo a Deus. No amo os homens. O homem , para mim, coisa por demais imperfeita. O amor pelos homens haveria de me matar". Zaratustra respondeu: "Porventura falei de amor? Levo um presente para os homens". "No lhes ds nada", disse o santo. "Pelo contrrio, tira-lhes qualquer coisa e carrega-a para eles. Vantajoso ser certamente para eles, desde que o seja tambm para ti! E se quiseres dar-lhes um presente, que no seja mais que uma esmola. Ainda assim, espera que eles a peam". "No", respondeu Zaratustra. "Eu no dou esmolas. No sou pobre bastante para isso". O santo se ps a rir de Zaratustra e falou assim: "Nesse caso, toma cuidado para que eles aceitem teus tesouros! Eles desconfiam dos solitrios e custam a acreditar que nos acheguemos como doadores de alguma coisa. Para eles, nossos passos, pelas ruas andam ecoando por demais solitrios. Por isso que, noite em suas camas, ao ouvirem passar um homem, bem antes do nascer do sol, perguntam: "Para onde ir este ladro?" No vs para junto dos homens! Fica na floresta! Melhor ainda, fica na companhia dos animais! Por que no tens vontade de ser como eu, urso entre os ursos, ave entre as aves?" "E que faz o santo na floresta?" - perguntou Zaratustra. O santo respondeu: "Componho canes e para cant-las. Enquanto fao canes rio, choro e murmuro. Essa minha maneira de louvar a Deus. Cantando, chorando, rindo e murmurando louvo ao Deus que meu Deus. Mas, como presente, o que que nos trazes?" Ao ouvir estas palavras, Zaratustra cumprimentou o santo e disse: "Que teria eu para vos dar? Mas deixame partir depressa, por receio que no venha a vos tirar alguma coisa!" E assim se separaram um do outro, o velho e o homem, rindo como riem dois garotos. Mas quando Zaratustra ficou s, falou assim ao seu corao: "Ser possvel! Este santo ancio, em sua floresta, ainda no soube que Deus est morto?" (Nietsche, 1986, p. 28)

You might also like