You are on page 1of 46

DIREITO DO TRABALHO II

REMUNERAO
1. REMUNERAO E SALRIO A onerosidade ensina Delgado1, consiste em um dos elementos fticojurdicos componentes da relao empregatcia. A relao empregatcia, do ponto de vista do empregado, forma-se com o intuito contraprestativo: o trabalhador presta servios com a inteno de receber um conjunto de parcelas econmicas retributivas deste seu labor. A esse conjunto de parcelas retributivas ou contraprestativas, no contexto da relao de emprego, d-se o nome de remunerao. 1.1 CONCEITOS Na CLT no se encontra a definio de salrio. Nela so indicados apenas os seus componentes e estabelecidas as normas de seu pagamento e de sua proteo (artigos 457 e seguintes). O art. 457, caput, da CLT, usa o termo remunerao ao dispor que: Compreendem-se na remunerao do empregado, para todos os efeitos legais, alm do salrio devido e pago diretamente pelo empregador, como contraprestao do servio, as gorjetas que receber. (negritou-se e sublinhou-se) O art. 458, por seu turno, usa o termo salrio quando estabelece que: Alm do pagamento em dinheiro, compreende-se no salrio, para todos os efeitos legais, a alimentao, habitao, vesturio ou outras prestaes in natura que a empresa, por fora do contrato ou do costume, fornecer habitualmente ao empregado. Em caso algum ser permitido o pagamento com bebidas alcolicas ou drogas nocivas.
1

DELGADO, Maurcio Godinho. Curso de Direito do Trabalho. 5. ed. So Paulo: LTr, 2006, p. 681.
1

Em face da omisso da lei, o conceito de salrio e tambm de remunerao so doutrinrios. Por isto, consideram-se normais s divergncias de opinies dos doutrinadores. REMUNERAO: tudo aquilo que, legal e habitualmente, o empregado recebe, por fora de um contrato de trabalho, quer seja diretamente do empregador (salrio direto, representado pelo dinheiro ou pelas utilidades), quer seja de terceiros (salrio indireto, representado pelas gorjetas).

S A L R I O: o que o empregado recebe (conjunto de parcelas contraprestativas), em conseqncia de um contrato de trabalho, diretamente do empregador, seja em pecnia (dinheiro), seja em utilidades (bens ou servios). Ensina Nascimento que salrio o conjunto de percepes devidas pelo empregador pelo empregado no s como contraprestao do trabalho, mas tambm, pelos perodos em que estiver disposio daquele, aguardando ordens, pelos descansos remunerados, pelas interrupes do contrato de trabalho ou por fora da lei.2 Por isto que se diz que se trata de um conjunto de parcelas que o empregado recebe em funo do contrato e no necessariamente em funo da prestao de servios, pois nos perodos em que est disposio do empregador aguardando ordens ou demanda de trabalho (frentista, entregador, por exemplo), bem como nos perodos de interrupo do contrato (em que no h trabalho, como nas frias, por exemplo), o salrio continua devido e pago.

Remunerao = salrio + gorjeta

NASCIMENTO, Amauri Mascaro. Iniciao ao direito do trabalho. 33. ed. So Paulo: LTr, 2007. p. 332.
2

a) Salrio Remunerao b) Gorjetas No se incluem no salrio:

Empregador (dinheiro ou utilidades)

Terceiros (dinheiro)

a) as parcelas indenizatrias (ajuda de custo; dirias para viagem reiteradas desde que no excedentes a 50% do salrio; indenizao do aviso prvio no trabalhado3; vale-transporte; indenizao de frias no gozadas, na resciso contratual; indenizaes por dispensa sem justa causa; indenizao especial do art. 9 da Lei n 7.238/84; indenizaes convencionais ou normativas por dispensa injustificada; indenizao pelo no cadastramento no PIS; indenizao pela no percepo do seguro-desemprego; indenizao por danos materiais e morais; FGTS e indenizao compensatria de 40%). b) as parcelas pagas como instrumento in natura, para viabilizao ou aperfeioamento das prestao de trabalho: vesturios, equipamentos e outras utilidades fornecidas pelo empregador nos termos do art. 458, 2 da CLT. c) as parcelas previdencirias ou benefcios previdencirios pagos pelo INSS aos seus segurados e nos termos estabelecidos pela lei (salriofamlia4, auxlio-doena previdencirio ou acidentrio, salriomaternidade5, salrio-de-benefcio6).
3 4

Note-se, porm, que sobre esta verba incide o FGTS. Parcela monetria (cota) devida pela Previdncia Social ao trabalhador de baixa renda, em funo do nmero de seus dependentes, sejam pessoas invlidas, sejam menores de 14 anos (art. 7., XII, CF/88, aps a EC 20/1998). Tais parcelas so repassadas pelo empregador ao empregado, e compensadas no montante de recolhimentos previdencirios sob encargo da empresa. O pagamento fica condicionado apresentao anual de atestado de vacinao obrigatria e de comprovao de freqncia escola do filho ou equiparado (art. 67, Lei 8.213/91, com redao da Lei 9.876, de 26.11.99). 5 Renda mensal igual remunerao integral da obreira gestante, a ela paga por ocasio do perodo de afastamento previdencirio para o parto e subseqente perodo de aleitamento materno, de 120 dias. pago
3

d) Tambm no se confundem com salrio os recolhimentos parafiscais, de natureza tributria. So pagamentos ao errio (poder pblico) para cumprimento de obrigaes fiscais. Ex: Salrio-educao7 (que de salrio tem apenas o nome). e) Parcelas pagas a ttulo de direitos intelectuais, como os direitos de propriedade industrial, os direitos do autor e os direitos de criao de programa de computao (software). f) As gorjetas (veja-se estudo mais adiante). g) As retribuies por publicidade, usualmente estipulada em contratos de artistas e atletas profissionais. Uso de imagem. Contrato civil paralelo ao contrato empregatcio, embora com durao vinculada a este ltimo. Possibilidade de contaminao com o contrato trabalhista. h) Parcelas pagas a ttulo de participao nos lucros; Participao nos lucros ou resultados8. A Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 1988 prev como direito do trabalhador a participao nos lucros ou resultados, desvinculada da remunerao e, excepcionalmente, participao na gesto da empresa. A Lei n 10.101, de 19.12.2000 regulou a matria.

diretamente pelo empregador, que procede compensao contbil em face do conjunto dos recolhimentos previdencirios a serem feitos no respectivo perodo. Note-se que no perodo de novembro de 1999 a agosto de 2003 o pagamento era feito diretamente pela Previdncia social. A partir de setembro de 2003 (Lei 10.710, de 5.8.03) o pagamento direto pelo INSS feito apenas s seguintes seguradas vinculadas ao Direito do Trabalho: domstica, avulsa e empregada adotante de criana ou que obtiver suas guarda judicial para fins de adoo. DELGADO, Maurcio Godinho. Curso de Direito do Trabalho. 7. ed. So Paulo: LTr, 2008, p. 702. 6 O salrio-de-benefcio traduz o parmetro da prestao previdenciria paga pela Previdncia Oficial ao segurado 7 Recolhimento parafiscal a ser efetuado pelo empregador perante o Estado (art. 212, 5. da CF/88; DecretoLei n. 1.422/75). Relaciona-se s obrigaes empresarias concernentes prestao de facilidades de educao e ensino a seus empregados. Sua natureza jurdica de contribuio social. 8 NASCIMENTO, Amauri Mascaro. Iniciao ao direito do trabalho. 32. ed. So Paulo: LTr, 2007. p. 334335.
4

Os pagamentos efetuados como PLR (Participao nos lucros ou resultados) no so qualificados como salrio, salvo quando houver desvirtuamento do sistema. Participao nos lucros: lucro a diferena entre a receita e a despesa. Participao nos resultados: abrange todas as formas pelas quais a empresa tenha evidenciado desenvolvimento. Ex: aumento dos contratos, dos negcios, do faturamento, alcance de metas de produtividade, de freqncia, inclusive de lucros, etc. Trata-se de obrigao sob condio. No implementada esta, inexiste a obrigao de pagar. Instituio de um plano de PLR na empresa: no obrigatria, mas se tiver, ter que observar os meios previstos na lei para sua estipulao: acordo coletivo com o sindicato ou acordo com a Comisso de Representantes dos Empregados, escolhida por estes, da qual obrigatoriamente ter que participar um representante sindical, pena de descaracterizao do sistema e declarao dos valores pagos a ttulo do PLR como salrios, com reflexos sobre todos os demais direitos do empregado. 1.1.1 Caractersticas do salrio. A doutrina9 costuma apontar as seguintes caractersticas do salrio: a) Carter alimentar: objetiva o salrio a prover o alimento do trabalhador e de sua famlia; b) Indisponibilidade ou irrenunciabilidade. Verba salarial no pode ser objeto de renncia ou de transao lesiva no decurso do contrato de trabalho. c) Comutatividade: consiste numa equivalncia simblica entre o servio prestado e o valor pago. Carter contestado pela doutrina.10
9

SARAIVA, Renato. Direito do trabalho para concursos pblicos. So Paulo: Mtodo, 2004. p. 165; DELGADO, Maurcio Godinho. Curso de direito do trabalho. 7. ed. So Paulo: LTr, 2008, p. 708-714
5

d) Carter sinalagmtico: as partes se obrigam a prestaes recprocas, equivalentes e antagnicas. Bilateral-atributivo. A parcela salarial contrape-se obrigao obreira de prestar os servios contratados, ou, pelo menos, de colocar-se disposio do empregador. e) Carter forfetrio: uma vez executado o trabalho, o salrio sempre devido, no estando sujeito aos riscos do empreendimento. Portanto, constitui obrigao absoluta do empregador, independentemente da sorte de seu empreendimento. Carter de alteridade: o empregador assume os riscos do empreendimento, conforme art. 2, caput, da CLT. f) Durao ou continuidade do salrio - Periodicidade: sendo o contrato de trabalho de trato sucessivo, os direitos e obrigaes se renovam a cada perodo. Aps cada ms trabalhado, nasce para o obreiro o direito a receber o salrio pelos servios prestados. Alm disto, persiste o direito ao salrio nas paralisaes sem culpa do obreiro. A verba salarial bsica no pode ser calculada e paga por alm do parmetro temporal mensal (art. 459, CLT); g) Irredutibilidade: salrio irredutvel, salvo disposto em conveno ou acordo coletivo. h) Possibilidade de natureza composta. Parte do salrio pode ser pago em adicionais, comisses, prmios, alm do pagamento em utilidades salariais. i) Ps-numerrio. O salrio somente devido aps a prestao de trabalho. pago depois de ultrapassada a dilao temporal correspondente ao seu cmputo (hora, dia, ms). Fogem dessa caracterstica as utilidades salariais, pois usufrudas antes de completado o correspondente ms de clculo do salrio. j) Determinao heternoma. O Estado intervm para estabelecer o mnimo de salrio que pode ser contratado entre as partes. Nada impede que a Conveno ou o Acordo Coletivo estabeleam um piso salarial acima do mnimo. k) Carter preferencial do salrio. Arts. 100, 3, CF, 449 da CLT e Lei 11.101/05 (nova lei de Falncias que assegura preferncia at 150 salrios mnimos para o trabalhador).
10

o caso de DELGADO, Maurcio Godinho. Curso de direito do trabalho. 7. ed. So Paulo: LTr, 2008, p. 712.
6

2. MODOS DE AFERIO DO SALRIO (OU TIPOS DE SALRIO) O salrio calculado sobre uma base que permite a aferio de seu valor. Assim, so bases para clculo do salrio, o tempo, a produo e a tarefa. 2.1. Salrio por unidade de tempo. Corresponde a uma importncia fixa paga em razo do tempo no qual o trabalho foi prestado ou do tempo em que o empregado permaneceu disposio do empregador. No interessam, nesta situao a quantidade dos servios prestados, nem o resultado obtido. Isso no significa que o empregado tenha direito de nada fazer, pois tal atitude poderia redundar em uma justa causa para seu despedimento, tipificada pela desdia. Seu trabalho deve estar na medida do que fazem normalmente trabalhadores semelhantes. 2.2. Salrio por unidade de obra ou por produo. A importncia salarial varia de acordo com o nmero de unidades (servios ou peas) produzidas pelo empregado. Cada unidade retribuda com um valor fixado pelo empregador antecipadamente. Esse valor a tarifa. O pagamento (semanal, quinzenal ou mensal) feito calculando-se o total das unidades multiplicado pelo valor da tarifa unitria. Fica garantida ao trabalhador, porm, a percepo de pagamento nunca inferior ao mnimo legal ou ao mnimo da categoria. 2.3. Salrio por tarefa. um tipo misto, em que so combinados o fator tempo e o fator produo. aquele pago com base na produo do empregado, mas pela economia de tempo h uma vantagem. O empregado se obriga a efetuar em um tempo preestabelecido, uma determinada produo mnima. Ex: Ganha um prmio ou acrscimo no preo da tarefa (um sobre-salrio) ou dispensado do cumprimento do restante da jornada, por j ter concludo sua tarefa. Tambm aqui necessrio o estabelecimento de um preo ou tarifa por unidade produzida.
7

Tambm neste caso, no poder o trabalhador receber pagamento mensal inferior ao mnimo legal ou ao mnimo da categoria. Remunerao e Salrio. Algumas distines conceituais11: 1. Salrio mnimo. Tambm denominado salrio mnimo legal, que traduz o parmetro mais baixo que se pode pagar a um empregado no mercado de trabalho do pas (art. 7, IV, CF/88; art. 76 da CLT; art. 6 da Lei n 8.419/92 e subseqentes leis do salrio mnimo). 2. Salrio profissional. Traduz o parmetro salarial mais baixo que se pode pagar a um empregado no contexto de determinadas profisses, legalmente especificadas e regulamentadas12. Trata-se de valor salarial mnimo fixado por lei, sendo deferido a profissional cujo ofcio seja regulamentado tambm em diploma legal. Visa o resguardo da dignidade profissional. a) Lei n 3.999/61, criando o salrio profissional de mdicos, cirurgiesdentistas, auxiliares laboratoristas e radiologistas. Ver OJ 53-SDI-1/TST e Smula 370-TST. b) Lei n 4.950-A de 1966, instituindo o salrio profissional do engenheiro, agrnomos, veterinrios, qumicos. Ver OJ39, SDI-1/TST e Smula 370 do TST. c) Lei n 4.999-A, de 1966, para os arquitetos. d) Conveno Coletiva ou Sentena Normativa: jornalistas no podem receber, para uma jornada de cinco horas, menos que o estipulado nestes instrumentos coletivos.
11

Distines conceituais fundadas, sobretudo, na doutrina de DELGADO, Maurcio Godinho. Curso de Direito do Trabalho. 7. ed. So Paulo: LTr, 2008, p. 683-684 12 DELGADO, Maurcio Godinho. Curso de Direito do Trabalho. 7. ed. So Paulo: LTr, 2008, p. 683-684.
8

3. Salrio contratual. Representa o valor salarial mnimo estipulado pelas partes no contrato individual de trabalho. 4. Salrio-base ou salrio bsico. Contraprestao salarial fixa principal, paga pelo empregador ao empregado, despojada das demais parcelas salariais que a ela freqentemente se somam (adicionais, gratificaes, prmios, entre outros). 5. Salrio normativo: Corresponde ao parmetro salarial mais baixo que se pode pagar a um empregado no contexto de determinada categoria profissional (art. 611, CLT), segundo fixado em sentena normativa (salrionormativo em sentido estrito) ou em conveno ou acordo coletivo de trabalho13 (salrio-normativo, salrio convencional ou piso salarial). 6. Salrio convencional ou piso salarial: Corresponde ao patamar salarial mnimo fixado pelo instrumento normativo negociado (conveno ou acordo coletivo) para ser aplicado no mbito da respectiva categoria profissional ou categoria diferenciada. 3. REGRAS GERAIS DE PROTEO AO SALRIO Essas regras fundamentam-se na prpria natureza alimentar do salrio, que se destina, principalmente, a garantir a sobrevivncia do empregado e de sua famlia. 3.1. Periodicidade : Perodo e dia do pagamento: Deve ser pago em perodos mximos de um ms, salvo comisses, percentagens, gratificaes (Art. 459 da CLT). O dia do pagamento: 5 dia til do ms, subseqente ao vencido.
13

DELGADO, Maurcio Godinho. Curso de Direito do Trabalho. 7. ed. So Paulo: LTr, 2008, p. 692-693. Note-se que para Nascimento (Iniciao.. 2007. p. 353) o salrio normativo seria apenas aquele fixado em sentena normativa proferida em dissdio coletivo pelos Tribunais do Trabalho.
9

3.1.1.Questo do sbado : A) IN n 01, de 07.11.89 do Ministrio do Trabalho e Emprego, entende como dia til. Ver Smula 113 do TST, sobre o sbado para os bancrios: dia til no trabalhado. B) Carrion entende que teis so os dias em que h trabalho na comunidade e na empresa. Assim, o sbado no o ser nas firmas que tradicionalmente no exercem atividade burocrtica nestes dias. C) Para Sssekind, do quinqdio exclui-se o domingo e o feriado, inclusive o municipal. 3.1.2. Mora Salarial: atraso no pagamento dos salrios. Pode ensejar resciso indireta do contrato de trabalho pelo empregado, por falta grave do empregador (Art. 483, letra d da CLT) e a empresa est sujeita s penalidades administrativas aplicveis pelo Ministrio do Trabalho e Emprego. 3.1.3 Verbas incontroversas / pagamento em primeira audincia: Na 1a audincia perante a Justia do Trabalho, o empregador que deve verbas rescisrias (parte incontroversa), deve pagar tais valores, sob pena de pag-los acrescidos de 50% - Art. 467 da CLT. Ficam excludos desta penalidade a Unio, Estados, Distrito Federal, Municpios e suas autarquias e fundaes pblicas (art. 467, pargrafo nico). 3.1.4. Meios de pagamento Em moeda corrente nacional (art 463 e 464 da CLT) ou cheque (ambos mediante recibo), ou depsito em conta bancria, aberta para esse fim e com o consentimento do empregado, em estabelecimento de crdito prximo ao local de trabalho, valendo como recibo o comprovante de depsito bancrio (MTE / Port. Nmero 3.281 de 07.12.84 e art. 464, nico, e 465, in fine, da CLT)
10

O recibo salarial dever descriminar cada parcela que est sendo paga. vedado o salrio complessivo14, embora Carrion pondera que h necessidade do exame de cada hiptese em concreto, pois em algumas delas a inexistncia de prejuzo e fraude evidente; os que entendem que a nulidade deve ser decretada por princpio (...) esto aceitando a eficcia do procedimento se verificar a inexistncia de prejuzo15. a) Depsito Bancrio: Empresas em permetro urbano, conta em nome do empregado, consentimento deste, banco prximo ao local de trabalho (art. 464, nico e 465, parte final, da CLT); transporte do empregado at o banco, se necessrio, em horrio compatvel com o expediente bancrio, permitindo ao trabalhador o recebimento tempestivo de seu salrio. b) Cheque: do empregador ao empregado, desde que no seja analfabeto. Pagamento em horrio compatvel, que permita o desconto imediato do cheque; cheque da praa e que no seja cruzado; fornecimento de transporte at o banco, se necessrio; c) Dinheiro: dia til, no local de trabalho, dentro do horrio de trabalho ou imediatamente aps o encerramento deste. (Art. 465 da CLT).

14

Salrio complessivo (ou completivo) no admitido em nosso Direito, pois aquele que engloba parcelas distintas, sem as especificar, o que pode ser prejudicial ao empregado. O empregador fixa uma importncia salarial determinada para remunerar vrios direitos ou institutos, sem individualiz-los, defini-los, discrimin-los ou distingui-los. Ex.: pagar num s ttulo inmeras verbas como: salrio base, horas extras, comisses, repouso semanal remunerado, adicional noturno, frias, gratificao natalina, adicional de insalubridade, etc. Condenando e rejeitando essa prtica, a ordem justrabalhista, atravs da Smula 91 do TST assim se expressa: Salrio complessivo inadmissibilidade. Nula a clusula contratual que fixa determinada importncia ou percentagem para atender englobadamente vrios direitos legais ou contratuais do trabalhador. Essa vedao se d, pois o princpio da transparncia, da certeza e da liquidez h que ser
resguardado. A inadmissibilidade de tal procedimento exatamente para impossibilitar a burla, a fraude, em estrita observncia regra inserta no art. 9 da CLT.

15

CARRION, Valentim. Comentrios consolidao das leis do trabalho. 30. ed. So Paulo: Saraiva, 2005. p. 314.
11

Truck-system: note-se que o salrio tambm no pode ser pago por meio de smbolos representativos e equivalentes s moedas, como vales fichas ou bnus de circulao restrita ou crdito em estabelecimento do prprio empregador, quando o empregado recebe seu salrio totalmente em utilidades. Isso caracteriza o chamado truck-system, vedado em nosso ordenamento jurdico. Leciona Delgado16 que absolutamente nulo ainda o pagamento mediante instrumentos que configurem o truk system, isto , modalidade de vinculao automtica do salrio a armazm ou sistema de fornecimento de mercadorias (art. 462, 2, 3 e 4o, CLT). Quitao: a prova da quitao dos salrios salvo depsito bancrio, se dar mediante recibo escrito. Sendo o empregado analfabeto, toma-se impresso digital ou assinatura a rogo, e neste ltimo caso, preferentemente com presena de duas testemunhas. 3.2. Inalterabilidade A alterao de forma ou modo de pagamento dos salrios disciplinados pelo princpio geral das modificaes das condies de trabalho (art. 468 da CLT). Ex. Mudana de comissionado para salrio fixo: no pode haver prejuzos ao empregado. tolerada a alterao do valor da tarifa em razo de modernizao de maquinrio, desde que mantido o patamar salarial. Princpio da Irredutibilidade - Em princpio o salrio irredutvel. CF art 7 VI. As excees so as decorrentes de conveno ou acordo coletivo, com o que foi alterada a CLT que permitia o ato unilateral do empregador nos casos de fora maior (art. 503).
16

DELGADO, Maurcio Godinho. Curso de Direito do Trabalho. 7. ed. So Paulo: LTr, 2008, p. 768.
12

3.4 Princpio da Intangibilidade / Descontos - Art. 462 da CLT. Como princpio geral, vedado ao empregador efetuar descontos. O desconto ser vlido para o caso de adiantamentos salariais (art. 462-CLT), for decorrente de lei ou conveno/acordo coletivo. A CF/88 art. 7o, X, estabeleceu que a reteno dolosa do salrio constitui crime. Ver teor da Smula n 342 do TST17, em rodap. Tambm so legais os descontos decorrentes de contribuies

previdencirias e sindicais (CLT, art. 578), imposto de renda, descontos destinados ao pagamento de prestaes alimentcias, ao pagamento de pena criminal pecuria, ao pagamento de custas judiciais, ao pagamento de dvidas contradas para aquisio de unidade habitacional no SFH (L. 5.725/71) e a reteno do saldo salarial por falta de aviso prvio do empregado que pede demisso (CLT, art. 478, 2o) e as hipteses j referidas na Smula 342 do TST. A CLT permite descontos fixados em Conveno (art. 462). Alguns autores aceitam o desconto de locao (Orlando Gomes, lson Gottschalk e Barata Silva). 3.4.1 O caso de danos causados pelo empregado. Nas hipteses de danos resultantes de dolo do empregado: o desconto permitido. Se resultar de culpa (imprudncia, negligncia ou impercia), depende de autorizao prvia do empregado (art. 462, 1 da CLT).
17

Smula 342 do TST: DESCONTOS SALARIAIS ART. 462 DA CLT. Descontos salariais efetuados pelo empregador, com a autorizao prvia e por escrito do empregado, para ser integrado em planos de assistncia odontolgica, mdico-hospitalar, de seguro, de previdncia privada, ou de entidade cooperativa, cultural ou recreativo-associativa de seus trabalhadores, em seu benefcio e de seus dependentes, no afrontam o disposto no art. 462 da CLT, salvo se ficar demonstrada a existncia de coao ou de outro defeito que vicie o ato jurdico.
13

Contudo, adverte Delgado, que esta hiptese autorizativa do desconto tem sido atenuada pela jurisprudncia. Tem-se compreendido que, em situaes laborais envolventes efetiva possibilidade de acidentes com mquinas e equipamentos, no se poderia optar pela responsabilizao obreira (...) em detrimento do risco empresarial perante o empreendimento (art. 2 da CLT) Prevalece o princpio geral da assuno dos riscos pelo empregador em contraponto ressalva da responsabilidade obreira pelo dano. Exige-se, na verdade, culpa grave do empregado. Os descontos resultantes de dvidas civis ou comerciais contradas pelo empregado perante seu prprio empregador, sofrem restries doutrinrias e judiciais porque no so previsveis em lei. 3.4.2. Descontos relativos a emprstimos, financiamentos e operaes de arrendamento mercantil. Em 2003 (Lei n 10.820, de 17.12.2003) foram autorizados descontos nos salrios e nas verbas rescisrias, para pagamento de emprstimos, financiamentos e operaes de arrendamento mercantil concedidos por instituies financeiras e sociedades pblicas ou privadas, quando expressamente autorizados pelo beneficirio, at o limite de 30% do valor do benefcio, sendo a autorizao irrevogvel e irretratvel. 3.5 Impenhorabilidade Art. 649, IV, do CPC. Os salrios so impenhorveis, salvo para pagamento de penso alimentcia. Visa preservao do salrio como meio de subsistncia do empregado. Armazm para venda de mercadorias. Coao ou induzimento. Art. 462, 2, da CLT.

14

Conforme o citado artigo da CLT, vedado empresa que mantiver armazm para venda de mercadorias aos empregados ou servios destinados a proporcionar-lhes prestaes in natura exercer qualquer coao ou induzimento no sentido de que se utilizem do armazm ou dos servios. A liberdade de disposio do salrio deve ser preservada e no pode ser limitada pelo empregador (CLT, art. 462, 4). 3.8. Ajuste do salrio e formas fixar o valor estipulado. O ajuste do salrio pode ser expresso (verbal ou escrito) e o tcito (CLT, art. 442). Se dvidas surgirem entre as partes sobre o valor estipulado e no sendo por estas diretamente resolvidas, a CLT dispe que o salrio ser igual ao de empregado que, na mesma empresa, fizer servio equivalente ao do salrio que for habitualmente pago para servio semelhante (art. 460). Cabe determinao supletiva do salrio pela Justia do Trabalho18 3.9. Defesa do salrio em face dos credores do empregado. A Lei n 11.101, de 09.02.2005, que regula a Recuperao Judicial, Extrajudicial e a Falncia do empresrio e da sociedade empresria, trouxe, em seu bojo, algumas inovaes quanto preferncia dos crditos trabalhistas em caso de falncia da empresa, conforme segue: Art. 6o A decretao da falncia ou o deferimento do processamento da recuperao judicial suspende o curso da prescrio e de todas as aes e execues em face do devedor, inclusive aquelas dos credores particulares do scio solidrio. (...) 2o permitido pleitear, perante o administrador judicial, habilitao, excluso ou modificao de crditos derivados da relao de trabalho, mas as aes de natureza trabalhista, inclusive as impugnaes a que se refere o art. 8o desta Lei, sero processadas perante a justia especializada at a apurao do respectivo crdito, que ser inscrito no quadro-geral de credores pelo valor determinado em sentena.
18

NASCIMENTO, Amauri Mascaro. Iniciao ao Direito do Trabalho. 33. ed. So Paulo: LTr, 2007. p. 351.
15

(...) Art. 76. O juzo da falncia indivisvel e competente para conhecer todas as aes sobre bens, interesses e negcios do falido, ressalvadas as causas trabalhistas, fiscais e aquelas no reguladas nesta Lei em que o falido figurar como autor ou litisconsorte ativo. (...) Art. 83. A classificao dos crditos na falncia obedece seguinte ordem: I os crditos derivados da legislao do trabalho, limitados a 150 (cento e cinqenta) salrios-mnimos por credor, e os decorrentes de acidentes de trabalho; (...) VI crditos quirografrios, a saber:

(...) c) os saldos dos crditos derivados da legislao do trabalho que excederem o limite estabelecido no inciso I do caput deste artigo; (...) 4o Os crditos trabalhistas cedidos a terceiros sero considerados quirografrios. Art. 84. Sero considerados crditos extraconcursais e sero pagos com precedncia sobre os mencionados no art. 83 desta Lei, na ordem a seguir, os relativos a: I remuneraes devidas ao administrador judicial e seus auxiliares, e crditos derivados da legislao do trabalho ou decorrentes de acidentes de trabalho relativos a servios prestados aps a decretao da falncia;

Do exame de tais dispositivos legais, pode-se extrair o seguinte19: a) as reclamaes trabalhistas, independentemente de decretao da falncia
da empresa, continuam a ser processadas e julgadas pela Justia do Trabalho, que informar ao Juzo da Falncia, para efeitos de habilitao, o crdito laboral oriundo da deciso judicial transitada em julgado;

19

Conforme SARAIVA, Renato. Direito do trabalho para concursos pblicos. 4. ed. So Paulo: Mtodo, 2006. p. 164.
16

b) somente sero considerados crditos privilegiados na falncia, os limitados a 150 salrios mnimos, por credor, sendo os saldos que excederem este limite enquadrados como crdito quirografrio; c) em caso de cesso de crdito trabalhista a terceiro, o mesmo ser considerado crdito quirografrio; d) os crditos trabalhistas devidos aos empregados que continuarem a trabalhar para a massa falida aps a decretao de quebra da empresa sero considerados extraconcursais e sero pagos com precedncia a qualquer outro.

4. GRATIFICAO NATALINA (DCIMO TERCEIRO SALRIO) Fundamento Constitucional e legal: Artigo 7, inciso VIII, da Constituio da Repblica Federativa do Brasil. Lei n 4.090/62 e 4.749/65. uma gratificao compulsria por fora de lei e tem natureza salarial. uma modalidade de salrio diferido e condicionado. Diferido porque o direito sua percepo nasce aps a complementao de um ms (ou frao igual ou superior a 15 dias) para ser percebido logo frente. Condicionado porque o empregado o perde se recair em ao faltosa (falta grave) que redunda em despedimento por justa causa. 4.1. Um pouco de histria. Foi criado no Brasil pela Lei n. 4.090/62, como um pagamento a ser efetuado no ms de dezembro, entre o dia 01 a 20 e no valor de uma remunerao mensal.

17

Em 1965, a Lei 4.749, desdobrou em dois os pagamentos de dcimo terceiro salrio. A primeira metade paga entre os meses de fevereiro e novembro ou, se o empregado quiser, por ocasio de suas frias, se for requerido em janeiro do correspondente ano, com base no salrio recebido no ms anterior ou mdia dos meses anteriores, para quem recebe salrio varivel. A segunda metade paga at 20 de dezembro. Entende-se que se o empregado requereu a antecipao da primeira metade de seu 13 salrio dever do empregador atend-lo. 4.2. A Gratificao natalina proporcional. Para o empregado que no trabalhou todo o ano, o seu valor proporcional aos meses de servio, na ordem de 1/12 por ms, considerando-se frao igual ou superior a 15 dias como ms inteiro, desprezando-se a frao menor. 4.3. As faltas injustificadas. As faltas injustificadas, suspenses disciplinares ou qualquer hiptese de suspenso contratual, que deixem determinado ms com menos de 15 dias de salrio, eliminam o correspondente dozeavos no clculo do 13 salrio, consoante ensinamento de Serson. Assim, importante verificar-se sobretudo em relao ao primeiro ms e ao ltimo ms do contrato, se houve 15 dias ou mais de salrio. Dias remunerados. Ensina Serson20 que as faltas injustificadas, as suspenses disciplinares e a licena no remunerada, quando deixam o ms com menos de 15 dias de salrio, eliminam o correspondente doze-avos no clculo do 13. salrio; j a licena remunerada no prejudica o 13. salrio, porque assalaria a ausncia.

20

SERSON, Jos. Curso de rotinas trabalhistas. 35. ed. So Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 1995. p. 228.
18

4.4 Quando tem direito ao 13 salrio proporcional ? a) quando despedido sem justa causa (Art. 3 da L. 4090/62) b) quando se extingue normalmente o contrato a prazo ou na sua ruptura antecipada c) quando cessa o contrato por aposentadoria d) quando pede demisso (Sm. 157 do TST) e) nas extines contratuais em virtude da extino do estabelecimento ou da empresa f) na extino do contrato por culpa recproca, quando o valor devido por metade (Sm. 14 do TST). g) nos rescises contratuais por justa causa do empregador (resciso indireta)
Obs: Perde o direito quando despedido por justa causa (art. 3 Lei 4.090/62). Nos demais casos, recebe a gratificao natalina dozeavada.

4.5. 13 e gratificao / comisses. Quando o empregado ganha gratificaes, estas pelo duodcimo integraro o clculo do 13. Salrio. Comissionistas ou outros, remunerados de acordo com a produo (salrio varivel) e que, pelas atividades cclicas, tenham reduzido seu salrio em DEZEMBRO, devem receber o 13. Salrio com base na mdia anual. 4.6. E se o empregado for despedido POR JUSTA CAUSA, e j recebeu a primeira metade do 13 salrio? Sobre o tema, a lei nada diz claramente. Em caso de justa causa, sabe-se que o empregado perde o direito ao 13 proporcional. Recebe, to somente, saldo de salrios e frias vencidas, se houver.

19

Assim, conforme uma vertente jurisprudencial21, se por ocasio desse despedimento j tiver recebido a primeira metade do 13 salrio (ou at a segunda, se aps 20.12), essa quantia poder ser compensada do crdito do empregado, resultante de SALDO DE SALRIO ou FRIAS VENCIDAS. Inexistindo tais crditos, a compensao no ser possvel. No entanto, posio diversa a defendida por Alice Monteiro de Barros 22, para quem o pagamento deve ser mantido, uma vez que a falta cometida no produz efeitos ex tunc, capaz de descompor ato jurdico perfeito e acabado. O desconto somente seria possvel se o valor de 13 recebido em adiantamento fosse superior a frao devida pelo empregado por ocasio do afastamento. Ex: trabalhou 4 meses e recebeu em adiantamento de 13 salrio o valor correspondente a 6 meses. Neste caso, devem ser deduzidos os 2 meses pagos indevidamente. 4.7. 13 e perodo de auxlio-doena acidentrio ou previdencirio. O INSS paga um abono anual, calculado sobre a renda do benefcio em dezembro, proporcional aos meses de auxlio-doena (acidentrio ou previdencirio).
A Sm. 46 do TST23 manda a empresa pagar 13 salrio relativo ao perodo de auxlio-doena acidentrio. Assim, conforme Serson, a quantia paga pelo INSS a ttulo de abono de 13, deve ser deduzida para evitar duplo pagamento.

4.8. Servio militar, suspenses disciplinares, faltas injustificadas, licena no remunerada, quando deixam o ms com menos de 15 dias de salrio, eliminam o correspondente doze-avos do clculo do 13 salrio.
21

TRT 3a. Regio RO-914/84 3a. Turma. Rel. Juiz lfio A dos Santos. In: BARROS, Alice M. de. Curso de direito do trabalho, p. 740. 22 Curso de Direito do Trabalho. 2. ed. So Paulo: LTr, 2006, p. 739-740. A autora cita ainda posio doutrinria, no mesmo sentido, de Messias Pereira Donato, alm de entendimentos jurisprudenciais. 23 Smula 46 TST. As faltas ou ausncias decorrentes de acidente do trabalho no so consideradas para os efeitos de durao de frias e clculo da gratificao natalina.
20

5. EQUIPARAO SALARIAL ($ = $) Art 7, inciso XXX e XXXI Art. 461 da CLT e seus A servio igual deve corresponder remunerao igual, sem caprichos patronais. 5.1. Requisitos para a equiparao: a) Diferena de tempo de servio no superior a dois anos: Conta-se essa diferena de tempo de servio na FUNO e no no emprego. b) Entre empregados da mesma funo c) Simultaneidade de atividade entre paradigma (modelo, prottipo) e equiparando (paragonado, reclamante). Esse requisito doutrinrio. preciso que o reclamante e o paradigma, tenham trabalhado concomitantemente, dentro do perodo no prescrito (ltimos 5 anos da propositura da ao) e que proponham a ao no prazo legal. d) Igualdade no desempenho da atividade, que deve ser quantitativa (volume de trabalho, produtividade) e qualitativa (perfeio tcnica. Ex.: ndices de refugo, erros). No basta mera semelhana. e) Mesmo empregador: Discute-se da possibilidade de equiparao salarial entre empregados que trabalham em empresas diversas, porm pertencentes ao MESMO GRUPO. A matria no tem sido freqente. Mas o TST j decidiu que no cabe equiparao nestes casos (Ac. RR n 496/59, Rel. Ministro Thlio Monteiro, 03.08.59, e ainda Ac. TST 2 T. RR298/76, e 1 T. RR. 2.156/85) Sssekind tambm se filia jurisprudncia citada do TST. Mas h decises de TRTs em sentido contrrio.

21

f) Na mesma localidade (vide inciso X da Smula 06 do TST) Empregados de filiais diferentes podem ser equiparados? So da mesma empregadora, mas em filiais diferentes. Tem sido admitida tal isonomia, em que pese a divergncia. Orlando Gomes opina favoravelmente. Russomano e Sssekind so contra. Esse ltimo jurista alega que a isonomia acontecer em relao a empregados que trabalhem nas diferentes unidades da mesma empresa. Atente-se para a nova disciplina jurisprudencial trazida pela Smula 06 do TST, revista pela Resoluo n 129/05 DJ 20.04.2005, unificando entendimentos de Smulas e Orientaes Jurisprudenciais at ento existentes sobre o tema. Equiparao salarial. Art. 461 da CLT (Incorporao das Smulas ns. 22, 68,
111, 120, 135 e 274 e das Orientaes Jurisprudenciais ns. 252, 298 e 328 da SDI-1)

I Para os fins previstos no 2 do art. 461 da CLT, s vlido o quadro de pessoal organizado em carreira quando homologado pelo Ministrio do Trabalho, excluindo-se, apenas, dessa exigncia o quadro de carreira das entidades de direito pblico da administrao direta, autrquica e fundacional, aprovado por ato administrativo da autoridade competente. II Para efeito de equiparao de salrios em caso de trabalho igual, conta-se o tempo de servio na funo e no no emprego. III A equiparao salarial s possvel se o empregado e o paradigma exercerem a mesma funo, desempenhando as mesmas tarefas, no importando se os cargos tm, ou no, a mesma denominao.

22

IV desnecessrio que, ao tempo da reclamao sobre equiparao salarial, reclamante e paradigma estejam a servio do estabelecimento, desde que o pedido se relacione com situao pretrita. V A cesso de empregados no exclui a equiparao salarial, embora exercida a funo em rgo governamental estranho cedente, se esta responde pelos salrios do paradigma e do reclamante. VI Presentes os pressupostos do art. 461 da CLT, irrelevante a circunstncia de que o desnvel salarial tenha origem em deciso judicial que beneficiou o paradigma, exceto se decorrente de vantagem pessoal ou de tese jurdica superada pela jurisprudncia de Corte Superior. VII Desde que atendidos os requisitos do art. 461 da CLT, possvel a equiparao salarial de trabalho intelectual, que pode ser avaliado por sua perfeio tcnica, cuja aferio ter critrios objetivos. VIII do empregador o nus da prova do fato impeditivo, modificativo ou extintivo da equiparao salarial. IX Na ao de equiparao salarial, a prescrio parcial e s alcana as diferenas salariais vencidas no perodo de 5 (c ino) anos que precedeu o ajuizamento. X O conceito da mesma localidade de que trata o art. 461 da CLT refere-se, em princpio, ao mesmo municpio, ou a municpios distintos que, comprovadamente, pertenam mesma regio metropolitana24.
24

A palavra metrpole significa grande me, ou seja, as capitais so consideradas as mes dos Estados, e por conseqncia, os municpios confrontam urbanamente com seus limites territoriais so considerados integrantes da regio metropolitana. Sua criao prevista na Lei Maior (art. 25, 3. da CF), a qual faculta aos Estados, diante da necessidade de cada um, criar suas regies metropolitanas, aglomeraes e microregies. As regies metropolitanas so criadas para o atendimento estrutural e funcional daquela regio, ou seja, juntas as cidades conseguem angariar mais vantagens para resolver problemas com mananciais, asfalto, melhoramentos urbanos em geral. Visa a realizao integrada da organizao, planejamento e execuo de funes pblicas de interesse comum. Santa Catarina possui 5 Regies Metropolitanas:
23

Mesma funo: a jurisprudncia dominante exige identidade entre as funes (desempenho dos mesmos misteres ou tarefas, com o mesmo nvel de responsabilidade na estrutura e no funcionamento da empresa). Ensina Viana25 que preciso distinguir cargo, funo e tarefa. Cargo a posio que o empregado ocupa na empresa. Funo o trabalho que efetivamente exerce, encarado no seu conjunto. Tarefa, cada uma das atribuies que compem a funo. O fato de o Paradigma (aquele que ganha mais ) ser mais novo no emprego do que o Reclamante no altera nada. 5.2 Impede a equiparao: a) a existncia de quadro de carreira (faculdade conferida ao empregador de organizar, por regulamento interno, as carreiras e respectivas referncias salariais existentes na empresa). Deve ser homologado26 pelo MTE Sm 06, I, TST, Port. 3.095/79 e Port. 08/87 SRT/MTE. Isso porque o quadro j constitui uma prvia equiparao das funes semelhantes em torno de salrios aproximados. Havendo alguma irregularidade na observncia do quadro de carreira: a ao judicial corretiva ser de RECLASSIFICAO DO EMPREGADO e no de equiparao.

Florianpolis, Carbonfera, Foz do Rio Itaja (composta por 5 municpios: Balnerio Cambori, Cambori, Itaja, Navegantes e Penha Lei n.o. 221/2002), Norte/Nordeste Catarinense, Vale do Itaja (composta por 5 municpios: Blumenau, Gaspar, Indaial, Pomerode e Timb Lei Complementar Estadual n. 162/1998) e Tubaro. A Regio Metropolitana de Florianpolis, oficializada pela Lei Estadual Complementar n. 162/98, de 06 de janeiro de 1998, do Estado de Santa Catarina constituda pelos municpios conurbados e outros do entorno. Compe-se de 09 Municpios: Florianpolis, So Jos, Palhoa, Bigua, Santo Amaro da Imperatriz, Governador Celso Ramos, Antnio Carlos, guas Mornas e So Pedro de Alcntara. Destes, esto conurbados (isto , formam uma rea urbana contnua): Biguau, Florianpolis, Palhoa, Santo Amaro da Imperatriz e So Jos .
25

VIANA, Marcio Tlio. Equiparao salarial. In Curso de Direito do Trabalho estudos em memria de Clio Goyat. 3. ed. So Paulo: LTr, 1997. p. 274. 26 Essa exigncia deve ser compreendida como, obviamente, dirigida apenas a empresas privadas. Delgado, 2008, p. 798).
24

b) Tambm o trabalho artstico no pode ser objeto de equiparao, porque no mensurvel. H elementos pessoais que divergem de pessoa para pessoa (ex.: apresentador de show, cantores, figurinista, etc.). S o caso concreto pode levar o julgador a uma concluso acertada. c) quando o paradigma trabalhador readaptado em nova funo, por motivo de deficincia fsica ou mental atestada pelo INSS. Art. 461, 4o. Ex. Motorista que sofre acidente retorna empresa e, em razo de seqelas do acidente, readaptado na funo de auxiliar de servios gerais, com o salrio de motorista. Todos os auxiliares de servios gerais pretenderiam a equiparao. d) quando o equiparando aprendiz, quando se admite, inclusive, recebimento de salrio mnimo hora, inferior, portanto, ao piso profissional da categoria - Art. 428, 2 da CLT.
5.3. Colega de servio que obteve melhoria salarial atravs de DECISO JUDICIAL pode ser modelo?

De acordo com Sumula 06, inciso VI, do TST, presentes os requisitos do Art.461 da CLT, dever ser reconhecido o direito. Sm 06 do TST- VI Presentes os pressupostos do art. 461 da CLT, irrelevante a circunstncia de que o desnvel salarial tenha origem em deciso judicial que beneficiou o paradigma, exceto se decorrente de vantagem pessoal ou de tese jurdica superada pela jurisprudncia de Corte Superior. Assim, Sssekind entende que quando se tratam de vantagens de carter personalssimo (ex.: adicional por tempo de servio), ainda que decorrentes de sentena judicial, no devem ser objetos de equiparao.
25

5.4. Equiparao salarial temporria: Ocorre quando um empregado substitui colega em frias, ou em auxlio-doena, ou afastado para treinamento, licena, etc. O substituto deve ganhar, enquanto durar a situao, tanto quanto o substitudo. Para alguns no se trata aqui de caso de equiparao, mas de substituio. Smula 159 do TST.
Smula 159 do TST. Substituio de carter no eventual e vacncia do cargo.

I Enquanto perdurar a substituio que no tenha carter meramente eventual, inclusive nas frias, o empregado substituto substitudo. II Vago o cargo em definitivo, o empregado que passa a ocup-lo no tem directo a salrio igual ao do antecesor. Se for eventual a substituio no h direito diferenas de salrio: ex.: faltas, atraso, viagens de curta durao, situaes emergenciais de um ou alguns dias. Para o caso de fuso de estabelecimentos: cabe equiparao (Sssekind) 6. OUTROS COMPONENTES DO SALRIO - Art. 457, 1o da CLT. 6.1. GRATIFICAES - So somas em dinheiro de tipo varivel, outorgadas voluntariamente pelo patro aos seus empregados, a ttulo de prmio ou incentivo, para lograr a maior dedicao e perseverana destes 27. Suas causas ligam-se mais a fatos ou acontecimentos objetivos e externos vontade do empregado.
27

far

jus

ao

salrio

contratual

do

Pl Rodrigues, apud NASCIMENTO, Amauri Mascaro. Iniciao ao direito do trabalho. 33. ed. So Paulo: LTr, 2007. p. 359.
26

Ato no obrigatrio, fruto da espontaneidade, sem promessa anterior. H controvrsias quanto exata caracterizao das gratificaes salariais. Somente as no habituais deixam de ser consideradas como ajustadas. (Sm. 207 do STF28 e Sm. 152 do TST29). As demais integram-se na remunerao para todos os efeitos. Quanto habitualidade o que se observa, na prtica jurisprudencial, que desde que a gratificao seja paga mais de uma vez, considerada salarial30. Portanto, havendo reiterao no pagamento, as gratificaes sero consideradas, por deciso judicial, salariais. Dada a sua natureza salarial, quer resultante do ajuste contratual expresso, pelo acordo escrito ou verbal, ou tcito, pela repetio do pagamento, as gratificaes integram o salrio e um de seus componentes acessrios.31 A habitualidade vai indicar o ajuste, ainda que tcito. O que faz com que a gratificao seja considerada mera liberalidade o seu carter casual. Exemplos de gratificao: gratificao de funo, de balano, de aniversrio da empresa, de festas de fim de ano, de tempo de servio, etc. Suas causas dependem mais de fatos ou acontecimentos objetivos e externos vontade do empregado, e sem promessa anterior. Gratificao de funo. Supresso ou reduo. Tratando-se de salrio
condicionado, as gratificaes no integram ad futurum o salrio, exceto no perodo em que o empregado exercer as funes em situaes que autorizem o pagamento. Se, entretanto a gratificao for percebida por mais de 10 anos, em decorrncia do exerccio de cargo de confiana pelo empregado, ela adquire foros de definitividade. Veja o teor da Smula n 372, inciso I, do TST.
28

Sm. 207- SFT: As gratificaes habituais, inclusive a de Natal, consideram-se tacitamente convencionadas, integrando o salrio. 29 Sm. 152 do TST: Gratificao. Ajuste tcito. O fato de constar do recibo de pagamento de gratificao o carter de liberalidade no basta, por si s, para excluir a existncia de um ajuste tcito. 30 NASCIMENTO, Amauri Mascaro. Iniciao ao direito do trabalho. 33. ed. So Paulo: LTr, 2007. p. 361. 31 NASCIMENTO, Amauri Mascaro. Iniciao ao direito do trabalho. 33. ed. So Paulo: LTr, 2007. p. 360.
27

Gratificao de funo. Supresso ou reduo. Limites.


I Percebida a gratificao de funo por dez ou mais anos pelo empregado, se o empregador, sem justo motivo, reverte-lo a seu cargo efetivo, no poder retirarlhe a gratificao tendo em vista o princpio da estabilidade financeira. II Mantido o empregado no exerccio de funo comissionada, no pode o empregador reduzir o valor da gratificao.

6.2. PRMIOS O prmio vincula-se a fatores de ordem pessoal (ou coletiva grupo de trabalhadores) do empregado (ou dos empregados), tais como produo e eficincia individual do obreiro ou coletiva dos trabalhadores da empresa, no podendo ser a nica forma de pagamento.
Costuma consistir na promessa de vantagem, em dinheiro ou no, caso certo empregado em concreto, ou qualquer um dos que compem o grupo atinjam certo nvel de produo ou observem determinada conduta32 (ex.: prmio pela produtividade; prmio de assiduidade pela pontualidade ou constncia no comparecimento; prmio de zelo ao motorista que no provoca danos no veculo durante o ms). Trata-se de figura salarial atpica, no referenciada em textos legais, no absorvida pela legislao heternoma estatal brasileira. Portanto, criada e desenvolvida no exclusivo mbito da normatividade autnoma ou restrita a criatividade unilateral do empregador. Constitui uma obrigao de aspecto condicional: verificada a condio de que resulta, deve ser pago. A respectiva parcela salarial deixar de ser paga nos perodos em que no verificadas as razes de sua incidncia. Pago de forma habitual, tem carter salarial, repercutindo em FGTS, aviso prvio, 13 salrio, frias com 1/3, etc. (Sm. 209, STF).

32

CARRION, Valentim. Comentrios consolidao das leis do trabalho. 25. ed. So Paulo: Saraiva, 2000. p. 295.
28

, na verdade, salrio suplementar, visando geralmente a maior produtividade e assiduidade dos empregados Est diretamente ligado ao esforo, ao rendimento do empregado. Alguns autores falam em prmio ligado antiguidade do empregado na empresa (anunios, qinqnios, etc). No esto previstos em nossa lei, mas so encontrados como forma de pagamento aos empregados.

6.3. GORJETAS Art. 457, caput e 3 da CLT. a parcela integrante da remunerao do empregado, originria de doao de cliente, em virtude de servios prestados. Segundo Carrion33, pode ser: 1) espontaneamente concedida pelo fregus para premiar o servio esmerado de quem o atende, 2) ou por simples costume do ramo de atividade (a cuja observncia o pblico no pode, normalmente, furtar-se), 3) ou inserida pelo empregador na conta das despesas efetuadas, mediante um percentual sobre o total. No primeiro caso, temos a gorjeta prpria, gorjeta espontnea, paga diretamente ao empregado. o sistema latino. No terceiro caso temos a gorjeta imprpria, gorjeta compulsria ou obrigatria. o sistema alemo. No Brasil adota-se o sistema facultativo, sendo que o cliente no obrigado a pagar a gorjeta, mesmo que ela venha includa na conta.34

33

CARRION, Valentim. Comentrios consolidao das leis do trabalho. 30. ed. So Paulo: Saraiva, 2005. p. 311. 34 SARAIVA, Renato. Direito do trabalho para concursos pblicos. So Paulo: Mtodo, 2004. p. 160.
29

A gorjeta deve ser estimada por aproximao mdia, para fins de anotaes na CTPS. (Art. 29, 1 da CLT). Sindicatos dispem de tabelas estimativas das mdias de gorjetas, com base nos quais so efetuados os clculos pelas empresas. Inexistindo tais, podem ser estipuladas por acordo entre empregado ou empregador. No havendo estimativa conjunta ou provas a respeito, deve-se apurar ou estimar por percia a mdia das gorjetas recebidas.

AS GORJETAS: a) Integram a remunerao do empregado para fins de frias (art. 129 CLT), 13 salrio (CF/88, art. 7, VIII), e FGTS (art.15, L 8036/90). Aqui a lei fala em remunerao. do Integram, para tambm, fins de o salrio-derepercusses contribuio35 empregado

previdencirias, devendo, inclusive, constar de sua CTPS a estimativa razovel de gorjetas a serem auferidas ao longo do contrato (art. 29, 1, CLT). b) No integram a remunerao do empregado para efeitos de adicional noturno (Art 73-CLT), aviso prvio (art. 478-CLT), o repouso semanal remunerado (art. 67 CLT e CF, 7, XV) e as horas extras (art. 59 CLT). Quanto a estes direitos, a lei fala apenas em salrio e no remunerao. a tendncia jurisprudencial tambm contemplada pela posio do TST (Sm. 354), e dos mestres Carrion e Sssekind.

35

Salrio-de-contribuio corresponde ao parmetro remuneratrio de pessoa filiada ao INSS sobre o qual incidir a alquota correspondente ao seu recolhimento previdencirio. J o salrio-de-benefcio traduz o parmetro da prestao previdenciria paga pela Previdncia Oficial ao segurado.
30

Veja-se o teor da Smula 354 do TST: Smula 354 Gorjetas Natureza Jurdica. Repercusses. Reviso da Smula na no 290. As de de gorjetas, servio base de cobradas ou pelo empregador empregado, nota servindo oferecidas para as

espontaneamente pelos clientes, integram a remunerao do clculo parcelas de aviso-prvio, adicional noturno, horas extras e repouso semanal remunerado.

No se pode constituir forma nica de remunerao e nem pode ser utilizada na composio do salrio mnimo ou piso salarial a ser pago ao empregado. Conforme Viana, ainda que possam ajudar o empregado a pagar as mesmas despesas previstas em relao ao salrio mnimo, no se incluem naquele conceito legal. Deve receber o salrio mnimo, independentemente do valor das gorjetas.36. Neste mesmo sentido Nascimento. Em sentido contrrio J.M Catharino, para quem s cabe a complementao.

36

VIANA, Marcio Tlio. Gorjetas. In Curso de Direito do Trabalho estudos em memria de Clio Goyat. 3. ed. So Paulo: LTr, 1997. p. 165-166.
31

6.4. A D I C I O N A I S :
(insalubridade, periculosidade, horas extras, transferncia, noturno)

a) Adicional de insalubridade. Diz o art. 192 da CLT: Art. 192 O exerccio dos de trabalho de em condies tolerncia de 40% insalubres, percepo de acima limites

estabelecidos pelo Ministrio do Trabalho, assegura a adicional respectivamente (quarenta por cento), 20% (vinte por cento) e 10% (dez por cento) do salrio mnimo da regio, segundo se classifiquem nos graus mximo, mdio e mnimo. (Vide Smula 228 do TST e Smula Vinculante n 4 do STF - clculo do adicional de insalubridade sobre o salrio bsico)

O adicional de insalubridade devido ao empregado que presta servio em ambiente considerado insalubre e de 10% (mnimo), 20% (mdio) ou 40% (mximo), sobre o salrio base do empregado, conforme o grau de insalubridade mnimo, mdio ou mximo. Integra a remunerao-base do empregado para todos os fins. Depende de percia tcnica comprovando a insalubridade do trabalho. Cessada a insalubridade mediante comprovao tcnica, cessa o seu pagamento. Smula 80 do TST: INSALUBRIDADE. mediante A eliminao de da insalubridade protetores

fornecimento

aparelhos

aprovados pelo rgo competente do Poder Executivo exclui a percepo do respectivo adicional.

32

Quanto exposio aos agentes nocivos em apenas parte da jornada, tem-se, ainda, indeciso jurisprudencial. Ver Smula 4737 do TST. A base de clculo do adicional de insalubridade passa a ser o salrio base do empregado, salvo disposio mais benfica em Acordo ou Conveno Coletiva. A nova base de clculo ser utilizada no clculo da remunerao de todos os empregados sujeitos insalubridade, salvo disposio mais benfica em Acordo ou Conveno Coletiva. Por exemplo: Empregado com remunerao de R$ 2.800,00, composta pelas seguintes verbas salariais: R$ 850,00 de salrio base, R$ 65,00 de horas extras. Este empregado tem direito insalubridade em grau mximo, com percentual de 40%. Desde 09.05.2008 a insalubridade ser assim calculada:
R$ 850,00 (salrio base) x 40% = R$ 340,00 Adicional de insalubridade = R$ 340,00

A nova disposio tem por base a Smula n 228 do TST (publicada DJ de 04.07.2008): SMULA TST n 228 ADICIONAL DE INSALUBRIDADE. BASE DE CLCULO. A partir da de 9 de maio de n 2008, 4 do data da publicao Smula Vinculante Supremo

Tribunal Federal, o adicional de insalubridade ser calculado sobre o salrio bsico, salvo critrio mais vantajoso fixado em instrumento coletivo.

37

Smula 47 do TST INSALUBRIDADE TRABALHO EM CARTER INTERMITENTE. O trabalho executado em condies insalubres, em carter intermitente, no afasta, s por essa circunstncia, o direito percepo do respectivo adicional.
33

Assim, com base na Smula acima, o adicional de insalubridade dever ser adequado nova base de clculo. Eventuais diferenas, em virtude da vigncia retroativa a 09.05.2008, devero ser pagas nas prximas folhas de pagamento em eventos separados do salrio do ms. Podero ser colocados ttulos como "Diferena Adicional de Insalubridade", por exemplo. Verificar a seguir a forma de clculo da diferena relativa ao ms de maio. Por exemplo: Tomando por base o mesmo exemplo acima. At 08.05.2008, este empregado percebia adicional de insalubridade de R$ 166,00 (40% de R$ 415,00 - salrio mnimo). A partir de 09.05.2008 seu adicional de insalubridade passa a ser de R$ 340,00 para cada ms trabalhado. Como no ms de maio o novo valor vigora a partir do dia 09, temos fazer a proporo para verificar a diferena a ser paga relativa a maio. Considerando que o novo valor vigora por 22 dias dentro do ms de maio: R$ 340,00 : 30 dias x 22 dias = R$ 249,33 Considerando que o empregado j percebeu R$ 166,00 de insalubridade (calculada sobre o salrio mnimo), dever receber R$ 83,33 ttulo de "Diferena Adicional de Insalubridade". Em virtude da natureza salarial, tais diferenas tero incidncia de INSS, FGTS e IR Fonte. Nota: At 08.05.2008 a Jurisprudncia vinha posicionandose de maneira diferente e estes julgados sucessivos culminaram na publicao da Smula n 17 (cancelada) e na antiga redao da Smula 228 do Tribunal Superior do Trabalho - TST, que estabeleciam o seguinte:
"Smula n 17 - O adicional de Insalubridade devido a empregado que, por fora de lei, conveno coletiva ou sentena normativa, percebe salrio profissional, ser sobre este calculado."

34

"Smula

228

percentual

de

Insalubridade

incide

sobre o Salrio Mnimo de que cogita o artigo 76 da CLT, salvo as hipteses previstas no Enunciado n 17."

Assim, conforme as orientaes do TST, at 08.05.2008 o adicional de insalubridade era calculado sobre: a) Salrio Profissional - quando o empregado perceber salrio profissional por fora de lei (por exemplo: lei estadual que determina o salrio), por fora de conveno coletiva (o sindicato da categoria determina o piso salarial) ou por fora de sentena normativa (dissdio coletivo determina o piso salarial); b) Salrio Mnimo - quando o empregado no se enquadra em nenhuma das situaes acima, ou seja, no houver lei, conveno coletiva ou sentena normativa determinando salrio profissional. b) Adicional de periculosidade - Art. 193 da CLT devido ao empregado que presta servios em contato permanente com explosivos e inflamveis em condies de risco acentuado. Pressupe as atividades enumeradas em Portaria do MTE.
de 30% sobre o salrio contratual (salrio bsico) e integra a remunerao do empregado, salvo para fins de gratificaes, prmios e participao nos lucros. Ver. En.191 do TST. Incide sobre o salrio bsico e no sobre este, acrescido de outros adicionais. A particularidade dos eletricitrios. A Lei n. 7.369/85 instituiu o adicional de periculosidade de 30% para eletricitrios, independentemente do ramo da empresa. Para estes, o adicional de 30% sobre o salrio que perceber (art. 1o da citada lei). Neste caso, dever incidir sobre todas s parcelas de natureza salarial.

35

Nesta esteira a posio jurisprudencial. Veja-se a Smula 191 do TST:


ADICIONAL PERICULOSIDADE INCIDNCIA NOVA REDAO. O adicional de periculosidade incide apenas sobre o salrio bsico e no sobre este acrescido de outros adicionais. Em relao aos eletricitrios, o clculo do adicional de periculosidade dever ser efetuado sobre a totalidade das parcelas de natureza salarial.

A referida lei (7.369/85) no prev pagamento proporcional, limitado exposio parcial ao risco, embora o D. 93.412/86 imponha essa limitao. A Smula 361 do TST consagrou o entendimento de que o trabalho em condies perigosas, embora de forma intermitente, d direito ao empregado a receber o adicional de periculosidade forma integral. No entanto, de se observar que o TST, por meio da Smula n 36438, inciso II, tem autorizado a fixao do adicional de periculosidade em percentual inferior ao legal e at mesmo de forma proporcional ao tempo de exposio ao risco, quando pactuada em acordos ou convenes coletivos de trabalho. Inexiste o direito, se a exposio for eventual. a) Se, a um s tempo, o empregado estiver exposto ao risco de insalubridade e periculosidade, poder OPTAR pelo adicional que lhe for mais favorvel (Art. 193, 2o da CLT).

38

Smula 364 - TST. ADICIONAL DE PERICULOSIDADE EXPOSIO EVENTUAL, PERMANENTE E INTERMITENTE. I Faz jus ao adicional de periculosidade o empregado exposto permanentemente ou que, de forma intermitente, sujeita-se a condies de risco. Indevido, apenas, quando o contato d-se de forma eventual, assim considerado o fortuito, ou o que, sendo habitual, d-se por tempo extremamente reduzido. II A fixao do adicional de periculosidade, em percentual inferior ao legal e proporcional ao tempo de exposio ao risco, deve ser respeitada, desde que pactuada em acordos ou convenes coletivos.
36

b) Adicional por Atividades Penosas. Ainda no possui um conceito legal no direito do trabalho. Previsto no Art. 7o, XXIII, da CF/88. Depende de regulamentao pela lei ordinria. Nada impede que uma Conveno Coletiva descreva determinada atividade como penosa e estabelea para os trabalhadores de sua categoria que a exeram, um determinado adicional salarial. c) Adicional de horas extras. de no mnimo 50% (Art. 7o, XVI, CF). Integra a remunerao-base para clculos que so feitos incidindo sobre salrio. Mesmo sendo praticadas alm do limite (horas proibidas) sero devidas pelo empregado. indevido no sistema de compensao de horas. A supresso das horas extras habituais durante pelo menos um ano. Gera direito indenizao. Ver Sm. 291 do TST. Base de clculo das horas extras: integrado pelas gratificaes e parcelas de natureza salarial. Sm. 226 e 264 do TST. d) Adicional noturno. de 20% sobre o salrio contratual, devido pelos servios prestados aps as 22 horas, nos centros urbanos. Integra a remunerao para efeitos de frias, 13o, FGTS, repouso semanal, etc. devido, no trabalho rural, em perodos prprios para a lavoura e a pecuria, conforme j especificado. devido ao vigia noturno. A durao da hora noturna urbana reduzida: 5230. (art. 73, 1 da CLT) Sete horas noturnas correspondem a oito normais (diurnas). Nos horrios de sistema de revezamento, devido quando ocorrer trabalho em horrio noturno. Por se tratar de perodo prejudicial ao descanso e convvio do empregado, a qualquer momento o empregador poder suprimir tanto o servio em perodo noturno como o prprio adicional. (Sm. 265 do TST)

37

e) Adicional de transferncia. devido ao empregado transferido pelo empregador para outra localidade e seu valor de 25% do salrio contratual (art. 469, 3o da CLT). indevido nas transferncias definitivas. 6.5. DIRIAS E AJUDAS DE CUSTO A) Dirias de viagem - Tem por finalidade indenizar despesas de viagem e manuteno do empregado, quando obrigado a realiz-las para a execuo do seu contrato de trabalho. o que ocorre com empregados que precisam viajar continuamente, reiteradamente a fim de realizar os servios contratados (ex. vendedores pracistas). Entre estas despesas esto as relativas a alimentao, alojamento, transporte, correspondncia, telefonemas, alm de outras. As dirias que excedem a 50% do salrio mensal do empregado integram o salrio pelo seu valor total, para efeitos indenizatrios (e no apenas pela frao superior a 50% do salrio), conforme Smula 101 do TST. Neste caso, sero presumidas como fraudulentas, dotadas de natureza salarial, cabendo ao empregador evidenciar que tais dirias, embora elevadas, correspondem a efetivas despesas de viagens, sem qualquer carter retributivo ou sentido fraudulento. Se as dirias no ultrapassarem a 50% do salrio mensal do obreiro, presumir-se-o regulares, sem natureza salarial. Cabe ao empregado, se for o caso, provar que, na verdade, naquele caso concreto, configuraramse como fraudulentas tais dirias39. A importncia das dirias, no caso do excesso mencionado, pode refletirse na base de clculo do FGTS e dos adicionais no respectivo perodo (h.ex., periculosidade, adicional noturno, repouso semanal remunerado).
39

DELGADO, Maurcio Godinho. Curso de Direito do Trabalho. 7. ed. So Paulo: LTr, 2008, p. 698.
38

A fiscalizao do trabalho tem orientao da Secretaria Nacional do Trabalho no sentido da Smula 10l do TST, e tambm no sentido de no considerar de natureza salarial as dirias de viagem quando sujeitas prestao de contas, mesmo que o total dos gastos efetivamente incorridos supere a 50% do salrio do empregado, no ms respectivo. Neste caso, a empresa apenas faz um adiantamento do valor das despesas previsveis, sujeito a posterior prestao de contas. B) Ajudas de custo. Se destinam a indenizar as despesas do empregado, oriundas de sua transferncia para local diverso daquele que tem domiclio. Correspondem a um nico pagamento (= singularidade) e no de forma continuada. Situaes eventuais. Note-se que o parmetro dos 50% do salrio contratual estabelecido pela CLT, conforme doutrina dominante, apenas quanto s dirias para viagem. Porm, conforme alerta Delgado40, isso no significa que no possa, obviamente, o trabalhador, no caso concreto, demonstrar tratar-se determinada ajuda de custo de parcela irregularmente paga, sem objetivo de ressarcir despesa efetiva feita pelo trabalhador. Dever comprovar nos autos que determinada parcela paga a este ttulo tinha, na verdade, o objetivo de suplementar o salrio formal do trabalhador. Feita a prova, ser considerado salrio o valor da pretensa ajuda de custo. Portanto, a ajuda de custo no pode ter carter de remunerao dos servios.

40

DELGADO, Maurcio Godinho. Curso de Direito do Trabalho. 7. ed. So Paulo: LTr, 2008, p. 699.
39

6.6.

COMISSES
contraprestativas (salrio) de carter varivel, pagas pelo

Prtica de remunerao muito comum no setor comercial, constituindo parcelas empregador com base em percentuais sobre os negcios que o vendedor efetua, no contexto do contrato, ou seja, segundo o montante produzido pelo empregado. Tem evidente natureza salarial, sujeitando-se s regras da irredutibilidade, salvo disposto em conveno ou acordo coletivo. Fica garantido ao empregado, sempre, o salrio mnimo ou piso da categoria, se houver. Pode, licitamente, constituir o mecanismo exclusivo de remunerao do empregado (comissionista puro). Mas pode vir associado tambm a um pagamento salarial fixo mensal (comissionista misto). Fica condicionada aos servios realizados pelo trabalhador. No se confunde com a participao nos lucros ou resultados; nas vendas a prazo, o pagamento das comisses pode ser efetuado proporcionalmente s ordens de recebimento das prestaes devidas pelo adquirente (art. 5 da Lei 3.207/57); Ultimao do negcio: estabelece o art. 3 da Lei 3.207/57 que a transao ser considerada aceita se o empregador no a recusar por escrito, dentro de 10 dias, contados da data da proposta. A aceitao da venda pela empresa representa o momento de aquisio do direito; nenhuma implicao resultar da cessao da relao de emprego, quanto s comisses j consumadas e a inexecuo do negcio, salvo a insolvncia (e no mero inadimplemento) do cliente (quando cabe estorno da comisso que houver sido paga41), no prejudicar o vendedor.42 Regime jurdico se fundamenta na Lei 3.207/57, e dos art. 142, 3, 457, 1; 466; 478, 4, da CLT e outros.

41

A lei teve em mira impedir que o vendedor, na ganncia de receber altos salrios, no se interesse em conhecer a real situao econmica e financeira do cliente e entabulasse o negcio. 42 NASCIMENTO, Amauri Mascaro. Iniciao ao direito do trabalho. 33. ed. So Paulo: LTr, 2007. p. 359.
40

Comissionista e as horas extras. Estabelece a Smula 340 do TST: O empregado, sujeito a controle de horrio, remunerado base de comisses, calculado tem sobre direito o ao adicional das de, no mnimo, 50% (cinqenta por cento) pelo trabalho em horas extras, valor-hora comisses recebidas no ms, considerando-se como divisor o nmero de horas efetivamente trabalhadas.

6.7. SALRIO-UTILIDADE ou IN NATURA - Art. 45843 da CLT, 1o ao 4o. a forma de pagamento na qual o empregado recebe em bens econmicos ou servios44 (em espcie, em utilidades vitais, que no o dinheiro). Ex. Habitao (at 25% do salrio), alimentao (at 20% do salrio), etc. Se destinam a atender s necessidades individuais do trabalhador, de tal modo que, se no as recebesse, ele deveria depender parte de seu salrio para adquiri-las. Estes percentuais incidem, sobre o salrio contratual (art. 458, 3o da CLT). Vedado bebidas alcolicas ou drogas. Cigarro no configura parcela de natureza salarial. Ajusta-se na exceo do Art. 458, caput, in fine. Veja-se, a respeito, a Smula 367 do TST: UTILIDADES IN NATURA. HABITAO, ENERGIA ELTRICA,

VECULO, CIGARRO. NO INTEGRAAO AO SALRIO. (Converso das OJ ns. 24, 131 e 246 da SDI-1 Res. 129/05 DJ. 20.04.2005)
43

Art. 458 da CLT: Alm do pagamento em dinheiro, compreende-se no salrio, para todos os efeitos legais, a alimentao, habitao, vesturio e outras prestaes in natura que a empresa, por fora do contrato ou do costume, fornecer habitualmente ao empregado. Em caso algum ser permitido o pagamento com bebidas alcolicas ou drogas nocivas. 44 Servios: viagens anuais de frias ofertadas pelo empregador, franquias permanentes a determinadas casas de espetculos ou cinemas.
41

I A habitao, a energia eltrica e veculo fornecidos pelo empregador ao empregado, quando indispensveis para a realizao do trabalho, no tm natureza salarial, ainda que, no caso do veculo, seja ele utilizado pelo empregado tambm em atividades particulares. II O cigarro no se considera salrio utilidade em face de sua nocividade sade. Outros exemplos de salrio in natura: alimentao, habitao45, assistncia mdica, assinatura de revista ou jornal, mensalidade clube recreativo, carto de crdito, telefone. Nem todo o salrio pode ser pago em utilidade, uma vez que 30% de seu valor ter, necessariamente, de ser em dinheiro, caso o obreiro receba apenas, no total, o salrio mnimo legal, ou seja, quer a lei que o empregado receba, em pecnia, pelo menos 30% do salrio mnimo. (CLT, art. 458; art. 81, 1o, e art. 82 e seu pargrafo nico). Assim, ensina Delgado46 que o limite percentual de 30% reporta-se apenas ao salrio mnimo, no se calculando sobre parmetros salariais superiores ao mnimo legal. Assim, nos casos de salrios contratuais mais elevados sero respeitados tambm apenas os mesmos 30% do salrio mnimo. Essa opinio, contudo, no compartilhada por Nascimento47 e Martins48, para quem, embora a regra do percentual de 30% emane de aplicao do disposto no art. 82, pargrafo nico, da CLT, ao salrio mnimo, a mesma aplicvel, por analogia, aos considerados os salrios acima do mnimo. salrios contratuais, assim

45

A habitao indispensvel para a execuo do contrato, por exemplo, em local de construo de uma usina hidreltrica, em local desprovido de imveis residenciais; alojamento em canteiro de obra; habitao do zelador do prdio residencial. 46 DELGADO, Maurcio Godinho. Curso de Direito do Trabalho. 7. ed. So Paulo: LTr, 2008, p. 730. 47 NASCIMENTO, Amauri Mascaro. Curso de Direito do Trabalho. 20.ed. So Paulo: Saraiva, 2005, p. 813. 48 MARTINS, Srgio Pinto. Direito do Trabalho. 21. ed. So Paulo: Atlas, 2005. p. 253.
42

Requisitos para caracterizao do salrio utilidade:


Tm-se travado discusses em busca dos requisitos ou critrios para definir se determinada utilidade configura ou no salrio. De modo geral, os requisitos centrais do salrio-utilidade49, extrados pela doutrina e jurisprudncia do conjunto da ordem justrabalhista, so essencialmente dois: a) Habitualidade do fornecimento. As utilidades salariais tambm precisam ser habituais50. A eventualidade da concesso do benefcio fator que descaracteriza a natureza salarial, no gerando obrigao contratual ao empregador. Art. 458, caput, CLT. b) Causa e objetivos do fornecimento. Adota-se, de modo geral, o critrio finalstico para tal distino: conforme frmula clssica exposta pela doutrina dominante, so utilidades salariais aquelas fornecidas PELA prestao de servio (para proporcionar ao empregado uma economia nos gastos com aluguel, passagem, alimentao, etc.) e no PARA a execuo da prestao de servios. O intuito do salrio-utilidade deve ser preponderantemente com intuito retributivo, como um acrscimo de vantagens contraprestativas ofertadas ao empregado. Neste ltimo caso (PARA a execuo dos servios) a utilidade necessria, indispensvel e se equipara a um meio, instrumento, condio para o exerccio do trabalho ou equipamento de trabalho, conforme descrito no art. 458, 2o da CLT. Trata-se de um instrumento, um meio para viabilizar ou aperfeioar a prestao laboral. Ex. capacete, luvas, botas, sapatos de segurana, culos de segurana, uniforme ou ferramenta de trabalho. Habitao para os que prestam servios em frentes de trabalho distantes dos centros urbanos, alojamentos, transporte para local no atendido por transporte regular pblico.
49 50

DELGADO, Maurcio Godinho. Curso de Direito do Trabalho. 7. ed. So Paulo: LTr, 2008, p. 720. A habitualidade, no contexto trabalhista, corresponde idia de repetio uniforme em certo contexto temporal. A habitualidade pode ser diria (tquete alimentao, por exemplo), semanal (utilidade lazer, por exemplo) ou mensal (cesta de alimentao, por exemplo). Pode at ser semestral ou anual (uma viagem de lazer paga por semestre ou ano contratual, por exemplo) embora, neste caso, a utilidade assuma carter de gratificao, mantida sua natureza salarial, claro. DELGADO, Maurcio Godinho. Curso de Direito do Trabalho. 7. ed. So Paulo: LTr, 2008, p. 720-721.
43

Utilidades salariais e seus efeitos: compem o salrio-base do empregado para fins de tero de frias (isto, considerando-se que o bem continuou a ser frudo nas prprias frias habitao e automvel, por exemplo), 13o salrio, aviso prvio indenizado, FGTS, etc. Quando fornecidas habitualmente, no podero ser suprimidas: passam a integrar o contrato. Utilidades salariais e as interrupes e suspenses do contrato. Estando o contrato interrompido, persiste o direito do empregado ao desfrute da utilidade e seus reflexos, pois a utilidade tem natureza salarial, e os salrios so devidos durante as interrupes contratuais. Durante as frias e o repouso, se o empregado continuar a desfrutar da utilidade, ser-lhe- paga apenas a importncia do salrio em espcie, do contrrio haveria bis in idem. Suspenso o contrato, poder ser cancelado o fornecimento da utilidade, embora em alguns casos esse cancelamento no seja possvel. Ex. suspenso por doena. O papel da Norma Jurdica e o Salrio-Utilidade A norma jurdica (lei, conveno ou acordo coletivo, sentena normativa) pode validamente fixar, desde que inequivocamente, natureza jurdica no salarial para uma utilidade fornecida pelo empregador 51. Ex.: Cesta bsica fornecida segundo clusula convencionada. Mas se fornecida pelo empregador espontaneamente, independentemente de haver determinao em norma coletiva, passar a ter natureza salarial. No entanto, a clusula contratual (vontade das partes contratuais empregado/empregador) no tem esse poder.

51

DELGADO, Maurcio Godinho. Curso de Direito do Trabalho. 5. ed. So Paulo: LTr, 2006, p. 718 e ss.
44

Utilidades no salariais, segundo expressa referncia legal. No configuram salrio utilidade: a) o Vale-Transporte (L. 7.418/85 e Decreto 95.247/87). O empregado paga at 6% do salrio. O empregador participa com a parcela excedente a isto. O custeio pode ser total, em virtude de conveno ou acordo coletivos. Est exonerado da obrigatoriedade do vale-transporte o empregador que proporcionar, por meios prprios ou contratados, em veculos adequados ao transporte coletivo, o deslocamento, residncia-trabalho e vice-versa, de seus trabalhadores (art. 4). b) o Vale-Refeio fornecido atravs do Programa de Alimentao do Trabalhador - PAT (institudo pela Lei 6.321/76, art. 30; D. 5/91 e 349/91, MP.1.779-6/99), aprovado pelo MTE (se no estiver inscrita, considerado salrio o custo da alimentao, porm descontado o que tiver sido cobrado do empregado, que no PAT de at 20% do custo). No havendo o referido programa ou no sendo o mesmo aprovado pelo Ministrio do Trabalho e Emprego, ter natureza salarial, conforme Smula trabalho, 241 tem do TST, que assim estabelece: a Salrio-utilidade. remunerao do Alimentao. O vale para refeio, fornecido por fora do contrato de carter salarial, integrando empregado, para todos os efeitos legais. De notar-se que a ajuda-alimentao concedida em decorrncia de prestao de horas extras tem natureza indenizatria e, por isso, no integra o salrio do empregado bancrio (Orientao Jurisprudencial n. 123 da SDI-I do TST).

45

O 3 do art. 458 da CLT estabelece que a habitao e a alimentao, fornecidas como salrio-utilidade, devero atender aos fins a que se destinam e no podero exceder, respectivamente, a 25% e 20% do salrio contratual. c) vesturios, equipamentos e outros acessrios fornecidos aos

empregados e utilizados no local de trabalho PARA a prestao de servios (Art. 458, 2, I, da CLT) d) educao, em estabelecimento de ensino prprio ou de terceiros, compreendendo os valores relativos a matrcula, mensalidade, anuidade, livros e material didtico; (Art. 458, 2., II, da CLT). e) transporte destinado ao deslocamento para o trabalho e retorno, em percurso servido ou no por transporte pblico (Art. 458, 2, III, da CLT); f) assistncia mdica, hospitalar e odontolgica, prestada diretamente ou mediante seguro-sade (Art. 458, 2, IV, da CLT); g seguros de vida e de acidentes pessoais(Art. 458, 2, V, da CLT); h) previdncia privada (Art. 458, 2, VI, da CLT). Telefone celular, cafezinho. Segundo a doutrina52, no tem feio salarial o telefone celular fornecido a empregado de confiana para que o empregador possa com ele manter contato fora do expediente, para resolver questes atinentes a seu interesse. Assemelha-se a instrumento de trabalho. Tambm no tem natureza salarial o cafezinho oferecido aos empregados durante a jornada, sem valor econmico de expresso (diferentemente do lanche).

52

BARROS, Alice Monteiro de. Curso de Direito do Trabalho. 2.ed. So Paulo: LTr, 2006. p. 720.
46

You might also like