You are on page 1of 4

REAS DE ATUAO DA FISIOTERAPIA o Fisioterapia Dermato-funcional - Especialidade da Fisioterapia que diagnostica, estuda e trata as afeces dermatolgicas e intertegumentares.

Utiliza procedimentos prprios para doenas dermatolgicas com LASER, infravermelho ou ultravioleta para evitar ou reduzir retraes musculares e acelerar os processos de reparao e cicatrizao. o Fisioterapia do Trabalho - atua em empresas e/ou organizaes detentoras de postos de trabalho, intervindo preventivamente e/ou terapeuticamente de maneira importante para a reduo dos ndices de doenas ocupacionais. Tambm conhecida em associao com Ergonomia. o Fisioterapia em Geriatria e Gerontologia - Estuda, previne e trata as disfunes decorrentes do processo de envelhecimento, mediante a administrao de condutas fisioteraputicas, prevenindo quedas e promovendo a recuperao funcional global de pessoas idosas. o Fisioterapia Uroginecolgica e Obsttrica - Administra procedimentos prprios que visam a conscientizao corporal, eletroterapia, cinesioterapia e outros recursos na incontinncia urinria e fecal masculina e feminina, no Vaginismo, na Endometriose, na Tenso pr-menstrual, na Dismenorria, na Dor Plvica Crnica, entre outros. A atuao fisioteraputica muito importante no perodo gestacional, a fim de tratar as alteraes posturais e algias decorrentes da gestao, a minimizao do edema gestacional com auxlio da Drenagem Linftica manual e, ainda, a preparao da gestante para o perodo ps-parto, com exerccios de fortalecimento de perneo e msculos abdominais. Todo o cuidado durante a gestao vai ajudar na recuperao da purpera. o Fisioterapia Neurofuncional - rea da fisioterapia que visa o estudo, diagnstico e tratamento de distrbios neurolgicos que envolvam as funes neuromotoras; por exemplo, pacientes que sofreram um Acidente Vascular Enceflico (AVE). A Fisioterapia Neurofuncional induz aes teraputicas para recuperao de funes, entre elas a coordenao motora, a fora, o equilbrio e a coordenao. A teraputica em fisioterapia neurolgica baseia-se em exerccios que promovam a restaurao de funes motoras, de forma a resolver deficincias motrizes e aperfeioar padres motores, com importante fundamentao nos princpios neurofisiolgicos da Facilitao Neuromuscular Proprioceptiva. o Fisioterapia Musculoesqueltica - Estuda, diagnostica e trata as disfunes musculoesquelticas, de origem ortopdica, reumtica ou decorrente de traumatismos. Tem como recursos a cinesioterapia, eletroterapia, termoterapia, hidroterapia para aumentar a capacidade de movimentao, estimular a circulao e diminuir as dores de pacientes com fraturas, traumas musculares e entorses. o Fisioterapia Cardiorrespiratria - Estuda, diagnostica e trata pacientes cirrgicos cardiovasculares com o intuito de melhorar o condicionamento cardiovascular e evitar ocorrncias tromboemblicas e posturas antlgicas, oferecendo maior independncia fsica e segurana para

alta hospitalar e posterior recuperao das atividades de vida diria. Utiliza tcnicas e manobras que visam melhorar a dinmica respiratria e a distribuio do ar inalado no pulmo, remover secrees brnquicas, obtendo assim uma melhor funo respiratria. Alm das tcnicas manuais, existem diversos equipamentos que auxiliam na obteno destes resultados.

Fisioterapia na ATM - Atua principalmente na Sade Bucal em conjunto com a Odontologia, tratando de disfunes da ATM (articulao temporomandibular).

Fisioterapia em Pediatria - Especialidade que utiliza de mtodos e tcnicas prprias para o tratamento de enfermidades neurolgicas e cardiorespiratrias de crianas. Dentre elas podemos citar o Baby Bobath, o aumento do fluxo expiratrio - AFE, a expirao lenta e prolongada - ElPr, a desobstruo rinofarngea retrgrada, a glossopulsso retrgrada, o posicionamento no leito e o reequilbrio traco - abdominal - RTA.

Fisioterapia Esportiva - Atua diretamente nas atividades esportivas, na preparao, preveno e recuperao de leses no processo de reabilitao de atletas em clubes, times, academias, etc.

Fisioterapia em Oncologia - uma especialidade que tem como objetivo preservar, manter, desenvolver e restaurar a integridade cintico-funcional de rgos e sistemas do paciente, assim como prevenir os distrbios causados pelo tratamento oncolgico.

ESPECIALIDADES RECONHECIDAS PELO COFFITO NO BRASIL o Fisioterapia Pneumo-funcional pela resoluo n. 188, de 09/12/98, nomenclatura substituda por Fisioterapia respiratria pela resoluo n. 318, de 30/08/06. o o Fisioterapia Neurofuncional pela resoluo n. 189, de 09/12/98. Acupuntura pela resoluo n. 219, de 14/12/00, no-exclusiva; foi precedida pela normativa pioneira de 22/06/85, a histrica resoluo n. 60, e as complementaes de n. 97 e 201. o o Quiropraxia e Osteopatia pela resoluo n. 220, de 23/05/01. Fisioterapia Traumo-ortopdica funcional pela resoluo n. 260, de 11/04/04, complementada pela resoluo n. 279, de 15/09/04. o o Fisioterapia esportiva pela resoluo n. 337, de 08/11/07. Fisioterapia do trabalho pela resoluo n. 351, de 13/06/08; foi precedida pela normativa inicial de n. 259, de 18/12/03, que listou atribuies na rea. (A resoluo n. 348, de 02/04/08, reconhece a Equoterapia como recurso teraputico a ser utilizado pelo fisioterapeuta, porm ainda no a reconhece como especialidade).

Qual o significado do smbolo oficial da Fisioterapia?

Este smbolo, assim como muitos outros, no mnimo um poderoso instrumento de sntese de idias. A partir dele temos a viso de um todo. Associamos idias em virtude das imagens nele apresentadas. A serpente na cor verde representa a sabedoria, o que devemos saber e buscar saber, o conhecimento. A cor verde simboliza a sade. O raio na cor amarela representando a unio entre a conscincia csmica e a conscincia individual e a sua cor amarela significa luz, claridade. O raio com seu brilho intenso uma forma utilizada desde a antiguidade para transmitir e identificar, de forma consciente, os valores e prticas corretas de vida. Enfim, este conjunto de smbolos caracteriza nossa rea de atuao, identificando o fisioterapeuta como profissional que serve sade.

You might also like