You are on page 1of 2

O Conhecimento Cientfico

O conhecimento cientfico real (factual) porque lida com ocorrncias ou fatos, isto , com toda "forma de existncia que se manifesta de algum modo" (Trujillo, 1974:14). Constitui um conhecimento contingente, pois suas preposies ou hipteses tm a sua veracidade ou falsidade conhecida atravs da experimentao e no apenas pela razo, como ocorre no conhecimento filosfico. sistemtico, j que se trata de um saber ordenado logicamente, formando um sistema de idias (teoria) e no conhecimentos dispersos e desconexos. Possui a caracterstica da verificabilidade, a tal ponto que as afirmaes (hipteses) que no podem ser comprovadas no pertencem ao mbito da cincia. Constitui-se em conhecimento falvel, em virtude de no ser definitivo, absoluto ou final e, por este motivo, aproximadamente exato: novas proposies e o desenvolvimento de tcnicas podem reformular o acervo de teoria existente.
(Lakatos, Eva M. e Marconi, Marina A., "Metodologia Cientfica", Editora Atlas S.A., So Paulo SP. 1991, p.17)

"A investigao cientfica se inicia quando se descobre que os conhecimentos existentes, originrios quer das crenas do senso comum, das religies ou da mitologia, quer das teorias filosficas ou cientficas, so insuficientes e imponentes para explicar os problemas e as dvidas que surgem". (p. 30) "Nesse sentido, iniciar uma investigao cientfica reconhecer a crise de um conhecimento j existente e tentar modific-lo, ampli-lo ou substitu-lo, criando um novo que responda pergunta existente". (p. 30) "O conhecimento cientfico, na sua pretenso de construir uma resposta segura para responder s dvidas existentes, prope-se atingir dois ideais: o ideal da racionalidade e o ideal da objetividade". (p. 30) "O ideal da racionalidade est em atingir uma sistematizao coerente do conhecimento presente em todas as suas leis e teorias. (...) A cincia, no momento em que sistematiza as diferentes teorias, procura uni-las estabelecendo relaes entre um e outro enunciado, entre uma e outra lei, entre uma e outra teoria, entre um e outro campo da cincia, de forma tal que se possa, atravs dessa viso global, perceber as possveis inconsistncias e corrigi-las". (p. 31) "Essa verificao da coerncia lgica entre os enunciados, ou entre teorias e leis, um dos mecanismos que fornece um dos padres de aceitao ou rejeio de uma teoria pela comunidade cientfica: os padres da verdade sinttica. Os enunciados cientficos devem ser isentos de ambigidade e de contradio lgica. uma das condies necessrias, embora no suficiente". (p. 31) "O ideal da objetividade, por sua vez, pretende que as teorias cientficas, como modelos tericos representativos da realidade, sejam construes conceituais que representam com fidelidade o mundo real, que contenham imagens dessa realidade que sejam "verdadeiras", evidentes, impessoais, passveis de serem submetidas a testes experimentais e aceitas pela comunidade cientfica como provadas em sua veracidade. Esse o mecanismo utilizado para avaliar a verdade semntica". (p. 32) "A cincia exige o confronto da teoria com os dados empricos, exige a verdade semntica, como um dos mecanismo utilizados para justificar a aceitabilidade de uma teoria. Esse fator, por si

s, porm, no garante a objetividade do conhecimento cientfico. Apesar de a cincia trabalhar com dados, provas factuais, ela no fica isenta de erros na interpretao dessas provas. Por mais que se esforce, o cientista, o investigador, estar sendo sempre influenciado por uma ideologia, por uma viso de mundo, pela sua formao, pelos elementos culturais e pela poca em que vive. (p. 32) " Ao contrrio do senso comum, portanto, o conhecimento cientfico no aceita a opinio ou o sentimento de convico como fundamento para justificar a aceitao de uma afirmao. Requer a possibilidade de testes experimentais e da avaliao de seus resultados poder ser feita de forma intersubjetiva". (p. 32) "Ao contrrio do que costuma acontecer no senso comum, a linguagem do conhecimento cientfico utiliza enunciados e conceitos com significados bem especficos e determinados. A significao dos conceitos definida luz das teorias que servem de marcos tericos da investigao, proporcionando-lhes, desta forma, um sentido unvoco, consensual e universal. A definio dos conceitos, elaborada luz das teorias, transforma-os em construtos, isto , em conceitos que tm uma significao unvoca convencionalmente construda e dessa forma universalmente aceita pela comunidade cientfica". (p. 33) "Os conhecimentos de hoje se sustentam, em grande parte, no aperfeioamento, na correo, expanso ou substituio dos conhecimentos do passado". (p. 36) "O que distingue o conhecimento cientfico dos outros, principalmente do senso comum, no o assunto, o tema ou o problema. O que distingue a forma especial que adota para investigar os problemas. Ambos podem ter o mesmo objeto de conhecimento. A atitude, a postura cientfica consiste em no dogmatizar os resultados das pesquisas, mas trat-los como eternas hipteses que necessitam de constante investigao e reviso crtica intersubjetiva que torna um conhecimento objetivo e cientfico. Ter esprito cientfico estar exercendo esta constante crtica e criatividade em busca permanente da verdade, propondo novas e audaciosas hipteses e teorias e expondo-as critica intersubjetiva. O oposto ao esprito cientfico o dogmtico, que impede a crtica por se julgar auto-suficiente e clarividente na sua compreenso da realidade. O conhecimento cientfico , pois, o que construdo atravs de procedimentos que denotem atitude cientfica e que, por proporcionar condies de experimentao de suas hipteses de forma sistemtica, controlada e objetiva e ser exposto crtica intersubjetiva, oferece maior segurana e confiabilidade nos seus resultados e maior conscincia dos limites de validade de suas teorias". (p. 37) Exemplo de conhecimento cientfico: "Os planetas giram em torno do Sol em rbitas elipticas, com o Sol ocupando um de seus focos."

You might also like