You are on page 1of 6

Entendendo o Campo Visual por Jeffrey Henderer, MD A retina, o tecido sensvel luz que fica atrs do olho, composto

to de receptores, fotorreceptores, que transformam a energia da luz em energia eltrica. A rea central da retina a mais sensvel luz, e enxergamos melhor o que est diretamente nossa frente. As reas mais perifricas da retina so menos sensveis luz, mas nos permitem enxergar, embora menos claramente, objetos situados do lado, acima ou abaixo da viso diretamente frente. Aquilo que conseguimos enxergar do mundo que nos cerca conhecido como nosso campo visual. Cada parte da retina enxerga uma parte particular do campo visual. Cada sinal do fotorreceptor ento captado por um nervo especial chamado clula ganglionar. As clulas ganglionares ento transmitem o sinal para o crebro via o nervo ptico, nos permitindo enxergar. Portanto, cada clula ganglionar responsvel por conectar uma poro da retina ao crebro. Qualquer problema na funo destas clulas vai bloquear a transmisso do sinal e tornar essa parte da retina e o campo visual que a acompanha menos sensvel luz. As clulas ganglionares que compem o nervo ptico so entidades vivas que requerem energia e nutrio. O glaucoma um processo pelo qual as clulas do nervo ptico podem ser danificadas e morrer, pelo menos parcialmente, devido presso dentro do olho. Existem milhes destas clulas, e pode-se perder talvez at 40% delas antes de ter conscincia de qualquer perda visual. Na verdade, um pequeno nmero de clulas morre a cada ano naturalmente. Se os mdicos se baseassem apenas no campo visual reduzido para detector glaucoma, eles deixariam de diagnosticar muitas pessoas com glaucoma inicial. Isto porque o campo apenas uma parte de uma avaliao de glaucoma. Entretanto, o campo visual importante para o diagnstico e a categorizao do glaucoma, para ajudar a desenvolver planos de tratamento e para estabelecer uma base para comparao futura. Se os mdicos suspeitam que uma pessoa pode ter glaucoma (por exemplo, se a presso intraocular no est dentro da variao normal e/ou o nervo ptico parece estranho), um teste de campo visual pode ajudar a confirmar ou descartar o glaucoma como a causa. Especialmente nos ltimos estgios do glaucoma, o campo visual proporciona informaes essncias sobre se o glaucoma est estvel ou piorando. Nestes estgios finais as mudanas no nervo ptico ficam difceis de detectar. Por isso, a histria e o campo visual proporcionam as informaes essenciais necessrias para se entender o que est acontecendo. Teste de Campo Visual (Perimetria)

Os testes de campo visual destinam-se a mapear o campo visual da pessoa, a documentar o nvel de viso perifrica. Como sabe a maioria dos pacientes de glaucoma, o teste consiste basicamente em responder cada vez que um lampejo de luz percebido, o tempo todo olhando diretamente para frente. Entender as vrias partes da impresso dos resultados, como esto mostrados aqui, uma maneira de entender mais sobre o teste de campo visual.

A. Tipo de Teste O teste de campo visual ideal seria fcil de fazer, fcil de administrar e 100% confivel. No temos esse teste, mas felizmente para todos envolvidos, os ltimos anos viram melhoras substanciais em todas estas reas. So especialmente bem-vindos ao paciente de glaucoma os testes mais rpidos e menos tediosos. O Glaucoma Service do Wills Eye Hospital baseia-se agora quase completamente na perimetria automatizada de Humphrey, usando com freqncia um novo programa de teste conhecido como SITA. Este teste pode ser realizado em qualquer lugar, em cerca de 3 a 8 minutos, dependendo de se usamos o programa SITA Fast ou SITA Standard. Este novo programa no adequado para todos os pacientes e alguns ainda esto sendo testados com estratgias mais antigas, mas ainda excelentes. B. Informaes para o Paciente

A acuidade visual do paciente e a idade so fatores importantes na obteno de resultados confiveis. O teste de campo visual deve ser realizado com a correo apropriada necessria para a viso de perto. Alm disso, como a retina do olho normal torna-se menos sensvel com a idade, importante que a idade da pessoa que est sendo testada seja levada em conta. Ao examinar uma impresso do teste de campo visual vale a pena o paciente comprovar se estes dados esto corretos. C. Parmetros de Confiabilidade

A impresso proporciona trs tipos de informao para ajudar o mdico a avaliar como a confiabilidade de um teste de campo visual reflete o campo visual real do paciente: 1) Perdas de fixao. Ao fazer um teste de campo visual, muito importante que o paciente mantenha o olho que est sendo testado focalizado diretamente frente. O mdico quer saber como a viso perifrica, isto , a viso dos lados de cima e de baixo, da direita e da esquerda. Na prtica, difcil manter esta posio do olho durante muito tempo, pois a tendncia natural olhar para o lado, para a luz que est lampejando. Mas como muitos desses movimentos podem tornar o teste no confivel, a mquina registra quantas vezes o paciente afasta seu olho do centro. 2) Erros Falso-Positivos. s vezes o paciente vai pressionar o boto indicando que ele viu um lampejo, quando na verdade no houve lampejo. bvio que esta informao equivocada prejudica seriamente a capacidade do teste de determinar o que o paciente est realmente enxergando. Uma razo por que o paciente pode indicar que viu algo, ainda que nada tenha sido mostrado, que, como todos ns, ele quer ir bem nos testes. A mquina destina-se a testar esta tendncia fazendo soar o bip ou o zumbido normal, mas no apresentando luz, tentando o paciente a pressionar o boto inadequadamente. At dois falso-positivos podem tornar um teste no confivel. 3) Erros Falso-Negativos. Para aferir uma maior confiabilidade, o teste repete lampejos no mesmo ponto no mesmo e em diferentes nveis de intensidade. Se uma vez o paciente relata ter visto um lampejo em um certo ponto, mas no relata ver o lampejo de mesma intensidade no mesmo ponto da segunda vez que ele mostrado, a confiabilidade do teste reduzida. As pessoas que tm glaucoma podem ter flutuaes normais na margem de perda do seu campo visual, e por isso estes tipos de erros no constituem realmente um problema. D. A sensibilidade da retina no uma questo de tudo ou nada. s vezes, um lampejo relativamente fraco em um ponto particular que no pode ser visto torna-se visvel se a intensidade da luz for aumentada. Atravs de lampejos de luz de variada intensidade, a mquina pode determinar o nvel de sensibilidade da retina em cada ponto representativo do campo visual. Os nmeros no diagrama impresso indicam o nvel de intensidade requerida para permitir que o paciente veja o lampejo. Quanto maior o nmero, mais vaga a luz que pode ser vista.

Clique aqui para uma viso mais ampla

E. Um belo quadro do campo visual de uma pessoa obtido designando-se uma sombra mais clara de cinza para os pontos no campo visual em que o paciente pode ver lampejos relativamente fracos (os nmeros mais altos em D), e uma sombra mais escura de cinza para os pontos em que um paciente pode ver apenas lampejos relativamente fortes. Aqui apropriado indicar que todos os olhos tm um ponto cego (escotoma), em que o nervo ptico se conecta com a retina. Ele cego porque no h receptores de luz neste ponto. O ponto cego no olho mostrado est indicado pela rea escura na metade inferior esquerda neste impresso.

Clique aqui para uma viso mais ampla

F. Como est indicado em B, a sensibilidade da retina diminui com a idade. As caixas pretas neste diagrama indicam reas em que a pessoa viu menos do que a maioria das pessoas da sua idade.

G. Muitas outras condies alm do glaucoma podem causar viso deficiente por exemplo, catarata ou edema de crnea. Por isso, se o mdico quer saber quanto da relativa insensibilidade luz de um paciente se deve mais ao glaucoma do que a outra coisa, importante subtrair estes outros fatores. Isto pode ser feito porque estas outras condies tendem a produzir um padro similar de perda difusa do campo visual, enquanto o glaucoma tende a produzir reas localizadas de perda de campo visual.

H. Estes nmeros indicam a extenso em que o campo visual est fora dos limites normais. Eles podem ser seguidos no correr do tempo para se ver a extenso em que ele est piorando.

H muitas outras razes alm do glaucoma para um resultado anormal do campo visual: o teste foi realizado de maneira deficiente, o instrumento estava com defeito, o paciente no entendeu como fazer o teste, o paciente estava cansado, o defeito era real, mas no indica patologia, o defeito responsvel por alguma outra patologia alm do glaucoma por exemplo, tumor cerebral, esclerose mltipla, um problema vascular, um defeito congnito, uma infeco ou doena da retina, como degenerao da mcula, descolamento da retina ou inflamao. Ou o defeito pode ser um defeito falso, ou seja, na verdade no est presente! Apesar das falhas do teste de campo visual, ele a nica maneira de documentar a perda visual real e se essa perda est progredindo ou permanece estvel. Como tal, representa um papel indispensvel na ajuda dos pacientes de glaucoma a manter sua viso.

You might also like