You are on page 1of 7

01

CASA DA MOEDA DO BRASIL


ASSISTENTE TCNICO ADMINISTRATIVO APOIO ADMINISTRATIVO
LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUES ABAIXO.

01 - Voc recebeu do fiscal o seguinte material: a) este caderno, com o enunciado das 30 (trinta) questes objetivas, sem repetio ou falha, com a seguinte distribuio: Conhecimentos Bsicos Lngua Portuguesa I Questes 1a5 6 a 10 Total Pontuao 3 pontos cada 5 pontos cada 40 pontos 11 a 15 16 a 20 Total Matemtica Questes Pontuao 3 pontos cada 5 pontos cada 40 pontos 21 a 30 Total Informtica Questes Pontuao 2 pontos cada 20 pontos

Total: 100 pontos b) CARTO-RESPOSTA destinado s respostas das questes objetivas formuladas nas provas. 02 - Verifique se este material est em ordem e se o seu nome e nmero de inscrio conferem com os que aparecem no CARTO-RESPOSTA. Caso contrrio, notifique o fato IMEDIATAMENTE ao fiscal. 03 - Aps a conferncia, o candidato dever assinar, no espao prprio do CARTO-RESPOSTA, a caneta esferogrfica transparente de tinta na cor preta. 04 - No CARTO-RESPOSTA, a marcao das letras correspondentes s respostas certas deve ser feita cobrindo a letra e preenchendo todo o espao compreendido pelos crculos, a caneta esferogrfica transparente de tinta na cor preta, de forma contnua e densa. A LEITORA TICA sensvel a marcas escuras, portanto, preencha os campos de marcao completamente, sem deixar claros. Exemplo: 05 - Tenha muito cuidado com o CARTO-RESPOSTA, para no o DOBRAR, AMASSAR ou MANCHAR. O CARTO-RESPOSTA SOMENTE poder ser substitudo se, no ato da entrega ao candidato, j estiver danificado em suas margens superior e/ou inferior - BARRA DE RECONHECIMENTO PARA LEITURA TICA. 06 - Para cada uma das questes objetivas, so apresentadas 5 alternativas classificadas com as letras (A), (B), (C), (D) e (E); s uma responde adequadamente ao quesito proposto. Voc s deve assinalar UMA RESPOSTA: a marcao em mais de uma alternativa anula a questo, MESMO QUE UMA DAS RESPOSTAS ESTEJA CORRETA.

07 - As questes objetivas so identificadas pelo nmero que se situa acima de seu enunciado. 08 - SER ELIMINADO do Processo Seletivo Pblico o candidato que: a) se utilizar, durante a realizao das provas, de mquinas e/ou relgios de calcular, bem como de rdios gravadores, headphones, telefones celulares ou fontes de consulta de qualquer espcie; b) se ausentar da sala em que se realizam as provas levando consigo o CADERNO DE QUESTES e/ou o CARTO-RESPOSTA. Obs. O candidato s poder se ausentar do recinto das provas aps 1 (uma) hora contada a partir do efetivo incio das mesmas. Por motivos de segurana, o candidato NO PODER LEVAR O CADERNO DE QUESTES, a qualquer momento. 09 - Reserve os 30 (trinta) minutos finais para marcar seu CARTO-RESPOSTA. Os rascunhos e as marcaes assinaladas no CADERNO DE QUESTES NO SERO LEVADOS EM CONTA. 10 - Quando terminar, entregue ao fiscal o CADERNO DE QUESTES, o CARTO-RESPOSTA e ASSINE a LISTA DE PRESENA. 11 - O TEMPO DISPONVEL PARA ESTAS PROVAS DE QUESTES OBJETIVAS DE 3 (TRS) HORAS, includo o tempo para a marcao do seu CARTO-RESPOSTA. 12 - As questes e os gabaritos das Provas Objetivas sero divulgados no primeiro dia til aps a realizao das mesmas, no endereo eletrnico da FUNDAO CESGRANRIO (http://www.cesgranrio.org.br).

ASSISTENTE TCNICO ADMINISTRATIVO APOIO ADMINISTRATIVO

PROCESSO SELETIVO PBLICO No 01/2012

LNGUA PORTUGUESA I
De quem so os meninos de rua? Eu, na rua, com pressa, e o menino segurou no meu brao, falou qualquer coisa que no entendi. Fui logo dizendo que no tinha, certa de que ele estava pedindo dinheiro. No estava. Queria saber a hora. Talvez no fosse um Menino De Famlia, mas tambm no era um Menino De Rua. assim que a gente divide. Menino De Famlia aquele bem-vestido com tnis da moda e camiseta de marca, que usa relgio e a me d outro se o dele for roubado por um Menino De Rua. Menino De Rua aquele que quando a gente passa perto segura a bolsa com fora porque pensa que ele pivete, trombadinha, ladro. Ouvindo essas expresses tem-se a impresso de que as coisas se passam muito naturalmente, uns nascendo De Famlia, outros nascendo De Rua. Como se a rua, e no uma famlia, no um pai e uma me, ou mesmo apenas uma me os tivesse gerado, sendo eles filhos diretos dos paraleleppedos e das caladas, diferentes, portanto, das outras crianas, e excludos das preocupaes que temos com elas. por isso, talvez, que, se vemos uma criana bem-vestida chorando sozinha num shopping center ou num supermercado, logo nos acercamos protetores, perguntando se est perdida, ou precisando de alguma coisa. Mas, se vemos uma criana maltrapilha chorando num sinal com uma caixa de chicletes na mo, engrenamos a primeira no carro e nos afastamos pensando vagamente no seu abandono. Na verdade, no existem meninos DE rua. Existem meninos NA rua. E toda vez que um menino est NA rua porque algum o botou l. Os meninos no vo sozinhos aos lugares. Assim como so postos no mundo, durante muitos anos tambm so postos onde quer que estejam. Resta ver quem os pe na rua. E por qu. [...] Quem leva nossas crianas ao abandono? Quando dizemos crianas abandonadas, subentendemos que foram abandonadas pela famlia, pelos pais. E, embora penalizados, circunscrevemos o problema ao mbito familiar, de uma famlia gigantesca e generalizada, qual no pertencemos e com a qual no queremos nos meter. Apaziguamos assim nossa conscincia, enquanto tratamos, isso sim, de cuidar amorosamente de nossos prprios filhos, aqueles que nos pertencem. Mas, embora uma criana possa ser abandonada pelos pais, ou duas ou dez crianas possam ser abandonadas pela famlia, 7 milhes de crianas s

50

55

podem ser abandonadas pela coletividade. At recentemente, tnhamos o direito de atribuir esse abandono ao governo, e responsabiliz-lo. Mas, em tempos de Nova Repblica*, quando queremos que os cidados sejam o governo, j no podemos apenas passar adiante a responsabilidade.
COLASANTI, Marina. A casa das palavras. So Paulo: tica, 2002. Adaptado. * Nova Repblica: termo usado poca em que a crnica foi escrita (1986) para designar o Brasil no perodo aps o m do regime militar.

1
Com base na leitura do texto, conclui-se que o principal objetivo da autora (A) resolver o problema das crianas abandonadas. (B) comparar meninos de rua com meninos de famlia. (C) narrar a histria do menino que a interpelou na rua. (D) convencer o leitor de que no existem meninos na rua. (E) discutir a responsabilidade pela existncia de crianas nas ruas.

10

15

2
O fragmento abaixo apresenta um ponto de vista que justificado por um argumento apresentado no texto. Talvez no fosse um Menino De Famlia, mas tambm no era um Menino De Rua. ( . 5-6) A passagem do texto que justifica esse ponto de vista : (A) certa de que ele estava pedindo dinheiro. ( . 3-4) (B) Menino De Rua aquele que quando a gente passa perto segura a bolsa com fora porque pensa que ele pivete, trombadinha, ladro. ( . 10-12) (C) Na verdade, no existem meninos DE rua. Existem meninos NA rua. ( . 29-30) (D) Os meninos no vo sozinhos aos lugares. ( . 31-32) (E) 7 milhes de crianas s podem ser abandonadas pela coletividade. ( . 49-50)

20

25

30

35

3
Em um texto, as frases relacionam-se umas com as outras, estabelecendo entre si relaes que contribuem para a construo do sentido do texto. Essas relaes podem no ser explicitadas por meio do uso de um conectivo, como o caso das duas frases do fragmento abaixo. Fui logo dizendo que no tinha, certa de que ele estava pedindo dinheiro. No estava. ( . 2-4) A relao construda entre essas duas frases pode ser expressa, sem alterao de sentido, pelo seguinte conectivo: (A) onde (B) como (C) contudo (D) portanto (E) conforme

40

45

ASSISTENTE TCNICO ADMINISTRATIVO APOIO ADMINISTRATIVO

4
A pontuao um recurso de que dispe a lngua escrita para auxiliar o leitor na construo dos sentidos do texto. Sendo de base sinttica na lngua portuguesa, a pontuao NO est empregada de acordo com a norma-padro em: (A) Quando vemos um menino de rua, afastamo-nos rapidamente. (B) Meninos de famlia, crianas educadas e honestas, frequentam a escola. (C) Meninos de rua, que vivem prpria sorte, sofrem agresses todos os dias. (D) Meninos, prefervel estar em um abrigo a passar as noites embaixo de marquises. (E) As autoridades, tudo fazem para minimizar o problema dos menores abandonados.

8
O trecho abaixo poderia ser completado por uma orao que caracterizasse a palavra Brasil. As crianas de rua so um grave problema a ser enfrentado pelo Brasil, A orao que pode completar esse trecho, de acordo com a norma-padro, a seguinte: (A) a quem devemos sempre respeito como nao. (B) onde no pode mais conviver com essa situao. (C) que muitos no acreditam mais nos governantes. (D) cuja populao no tolera mais tanta omisso por parte das autoridades. (E) o qual os noticirios se referem como um pas emergente no cenrio mundial.

5
No texto, a palavra maltrapilha ( . 25) pode ser substituda, sem prejuzo de sentido, pela seguinte palavra: (A) (B) (C) (D) (E) cafona singela elegante requintada esfarrapada

9
Considerando-se que h palavras variveis e palavras invariveis na lngua portuguesa, qual a frase que est em DESACORDO com a norma-padro, no que diz respeito concordncia? (A) Estamos todos alerta em relao ao problema dos menores de rua. (B) A populao est meio descrente em relao a solues de curto prazo. (C) As organizaes que cuidam das crianas receberam bastantes recursos este ano. (D) A partir de hoje, proibido a adoo de crianas que tenham pais biolgicos vivos. (E) No caso de crianas sob maus tratos, muitas vezes, elas prprias fogem para as ruas.

6
Os verbos irregulares oferecem uma dificuldade a mais em relao a sua conjugao, uma vez que no seguem o modelo mais comum dos verbos regulares. Que forma verbal destacada abaixo est conjugada de acordo com a norma-padro da lngua portuguesa? (A) Se essas crianas podessem, certamente no estariam nas ruas. (B) O que a sociedade deseja que cada criana esteje em sua famlia. (C) preciso que no meamos esforos para tirar as crianas das ruas. (D) Se eu ver uma criana maltrapilha chorando na rua, no mais a ignorarei. (E) Seria importante que o Congresso proposse uma lei de proteo aos menores de rua.

10
Algumas palavras so acentuadas com o objetivo exclusivo de distingui-las de outras. Uma palavra acentuada com esse objetivo a seguinte: (A) pr (B) ilhu (C) sbio (D) tambm (E) lmpada

7
Os conectivos so responsveis por relacionar termos e oraes, criando entre eles relaes de sentido, conforme se observa no trecho abaixo. por isso, talvez, que, se vemos uma criana bem-vestida chorando sozinha num shopping center ou num supermercado ( . 21-23) Os sentidos expressos por se e ou so, respectivamente, (A) (B) (C) (D) (E) tempo e lugar causa e adio concesso e modo proporo e oposio condio e alternncia

MATEMTICA
11
Qual o menor valor inteiro que satisfaz a desigualdade apresentada a seguir? 9x + 2(3x 4) > 11x 14 (A) (B) (C) (D) (E) 2 1 0 1 2

ASSISTENTE TCNICO ADMINISTRATIVO APOIO ADMINISTRATIVO

12
Em um supermercado, a carne acondicionada em embalagens com uma etiqueta contendo o preo unitrio (o preo de 1 kg de carne), o peso lquido (a quantidade de carne contida na embalagem) e o total a ser pago. Certo dia, a balana eletrnica apresentou problemas e algumas etiquetas foram impressas com defeito, sendo omitidas algumas informaes. As Figuras I e II representam as etiquetas de duas embalagens do mesmo tipo de carne, com defeitos de impresso. Preo de 1 kg: ###### Peso lquido: 0,65 kg Total: R$ 9,75 Figura I Preo de 1 kg: ###### Peso lquido: #### Total: R$ 6,30 Figura II

15
Os nmeros m e n so racionais e tais que m + 5n = 5 e 4m + 10n = 16. Qual o valor de m + n? (A) (B) (C) (D) (E) 9,4 7,9 5,5 3,4 2,6

16
Jos funcionrio de uma imobiliria e gosta muito de Matemtica. Para fazer uma brincadeira com um colega, resolveu escrever as reas de cinco apartamentos que esto venda em unidades de medida diferentes, como mostra a tabela abaixo. apartamento I II III rea 0,000162 km2 180 m2 12.800 dm2 950.000 cm2 100.000.000 mm2

O peso lquido, em kg, registrado na etiqueta representada na Figura II (A) (B) (C) (D) (E) 0,305 0,394 3,94 0,35 0,42

13
Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o desmatamento na Amaznia nos 12 meses entre agosto de 2010 e julho de 2011 foi o menor registrado desde 1988. No perodo analisado, esse desmate atingiu cerca de 6.230 km2 quando, nos 12 meses imediatamente anteriores, esse nmero foi equivalente a 7.000 km2, o que corresponde a uma queda de 11%.
Disponvel em: <http://oglobo.globo.com/OGlobo/pais/>. Acesso em: 05 dez. 2011. Adaptado.

IV V

Em seguida, pediu ao colega que organizasse as reas dos cinco apartamentos em ordem crescente. O colega de Jos respondeu corretamente ao desafio proposto apresentando a ordem (A) (B) (C) (D) (E) I < II < IV < V < V < II < I < V < II < IV < III < IV < III < I < III < IV < V < I < III < II < V III II IV I

Supondo que a informao fosse o inverso, ou seja, se o desmatamento tivesse aumentado de 6.230 km2 para 7.000 km2, o percentual de aumento teria sido, aproximadamente, de (A) (B) (C) (D) (E) 12,36% 87,64% 111% 11% 89%

17
A prefeitura de certa cidade dividiu uma verba de R$ 11.250,00 entre trs escolas, M, N e P, em valores proporcionais ao nmero de alunos de cada uma. A escola M possui 320 alunos, a escola N possui 450 alunos, e a escola P possui 480 alunos. Qual foi a quantia, em reais, destinada escola N? (A) (B) (C) (D) (E) 2.880 3.600 3.750 4.050 4.320

14
Uma quantia de R$ 20.000,00 aplicada a uma taxa de 2% ao ms no regime de juros compostos, ao final de trs meses, gera um montante, em reais, de (A) (B) (C) (D) (E) 20.120,24 21.200,00 21.224,16 26.000,00 34.560,00

ASSISTENTE TCNICO ADMINISTRATIVO APOIO ADMINISTRATIVO

18
Marta e Roberta participaram de um concurso, e seus respectivos tempos gastos para completar a prova foram de 9900 segundos e de 2,6 horas. A diferena entre os tempos, em minutos, gastos pelas candidatas nessa prova, foi de (A) 9 (B) 15 (C) 39 (D) 69 (E) 90

INFORMTICA
21
O Microsoft Word 2007 produz documentos com aparncia profissional, oferecendo um conjunto abrangente de ferramentas e comandos para criao e formatao de textos. Nesse aplicativo, por padro, o(a) (A) comando para impresso de um documento pode ser acessado a partir da guia Reviso, na faixa de opes Impresso. (B) comando Linha de Saudao encontra-se na faixa de opes Gravar e Inserir Campos, na guia Correspondncias. (C) faixa de opes Controle contm os comandos Aceitar, Rejeitar, Anterior e Prximo e encontra-se na guia Reviso. (D) ferramenta para verificar a ortografia e a gramtica do texto no documento encontra-se na guia Referncias. (E) visualizao dos tpicos de ajuda pode ser feita por meio das teclas F8, F9 ou Ctrl+Alt+A.

19
Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica), a populao brasileira atual cerca de 191 milhes de habitantes. Esse nmero que expressa a populao brasileira atual tambm pode ser escrito na forma (A) 191 x 108 (B) 19,1 x 108 (C) 19,1 x 106 (D) 1,91 x 108 (E) 1,91 x 106

22
Para conectar sua estao de trabalho a uma rede local de computadores controlada por um servidor de domnios, o usurio dessa rede deve informar uma senha e um(a) (A) endereo de FTP vlido para esse domnio (B) endereo MAC de rede registrado na mquina cliente (C) porta vlida para a intranet desse domnio (D) conta cadastrada e autorizada nesse domnio (E) certificao de navegao segura registrada na intranet

20
No pas X, a moeda o PAFE e, no pas Y, a moeda o LUVE. Se 1,00 PAFE equivalente a 0,85 LUVES, ento 17,00 LUVES equivalem a quantos PAFES? (A) 14,45 (B) 17,00 (C) 20,00 (D) 144,50 (E) 200,00

23
Os softwares navegadores so ferramentas de internet utilizadas para a interao dos usurios com a rede mundial. Para que essa interao seja possvel, necessrio fazer uma conexo internet por um dos diversos meios de acesso disponveis aos usurios. O meio de acesso no qual o usurio utiliza um modem e uma linha de telefonia fixa para conectar-se com a internet o (A) dial up (B) rdio (C) satlite (D) wi-fi (E) cabo coaxial

S C

H O

24
Desenvolvido para interagir com seus usurios de forma amigvel e eficaz, os sistemas operacionais Windows tm como uma de suas caractersticas (A) fornecer upgrade de verses posteriores gratuitamente. (B) funcionar nativamente em qualquer plataforma de hardware. (C) possuir verses com a tecnologia de 64 bits. (D) ser um sistema de cdigo aberto. (E) ser o nico sistema operacional a utilizar interface grfica.

ASSISTENTE TCNICO ADMINISTRATIVO APOIO ADMINISTRATIVO

25
Considere a figura de uma planilha do Microsoft Excel 2007.

Aps aplicar determinado comando ao contedo selecionado, o resultado apresentado foi o seguinte:

Pelo resultado apresentado, o comando aplicado foi (A) Estilos de Clula (B) Formatar como Tabela (C) Formatao Condicional (D) Alinhar Texto Esquerda (E) Quebrar Texto Automaticamente

26
As pastas Painel de Controle constantes nos sistemas operacionais Windows XP e Windows 7 possuem em comum, por padro, os seguintes comandos: (A) Atualizaes Automticas, Central de Segurana e Controle dos Pais (B) Central de Aes, Grupo Domstico e Soluo de problemas (C) Firewall do Windows, Opes da Internet e Windows CardSpace (D) Gadgets da rea de Trabalho, Programas Padro e Fontes (E) Windows Defender, Opes de Energia e Reproduo Automtica

ASSISTENTE TCNICO ADMINISTRATIVO APOIO ADMINISTRATIVO

27
Considere a figura de uma planilha do Microsoft Excel 2007.

Para obter o valor da clula C6 da planilha mostrada na figura, a frmula construda e aplicada a essa clula foi (A) (B) (C) (D) (E) =MNIMO(A1:B6) =MXIMO(A1;B6) =MXIMOA(A1;(A6/B2)) =INT(MDIA((A1:B6);720)) =MDIA.HARMNICA(A1;(A6/B2))

28
Os protocolos de comunicao so ferramentas essenciais para o uso da internet. Dentre esses protocolos, inclui-se o (A) LAN (B) UDP (C) HUB (D) SQL

(E) WAN

29
No Microsoft Word 2007, um clipe multimdia pode ser incorporado a um documento, por meio de um comando da guia Inserir, denominado (A) Imagem (B) SmartArt (C) WordArt (D) Tabela (E) Objeto

30
Em uma rede local, cujas estaes de trabalho usam o sistema operacional Windows XP e endereos IP fixos em suas configuraes de conexo, um novo host foi instalado e, embora esteja normalmente conectado rede, no consegue acesso internet distribuda nessa rede. Considerando que todas as outras estaes da rede esto acessando a internet sem dificuldades, um dos motivos que pode estar ocasionando esse problema no novo host (A) a codificao incorreta do endereo de FTP para o domnio registrado na internet. (B) a falta de registro da assinatura digital do host nas opes da internet. (C) um erro no Gateway padro, informado nas propriedades do Protocolo TCP/IP desse host. (D) um erro no cadastramento da conta ou da senha do prprio host. (E) um defeito na porta do switch onde a placa de rede desse host est conectada.

ASSISTENTE TCNICO ADMINISTRATIVO APOIO ADMINISTRATIVO

You might also like