You are on page 1of 5

COLGIO ESTADUAL WOLFF KLABIN

Ensino Fundamental, Mdio e Normal Curso de Formao de Docentes da Educao Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental Disciplina: Prtica de Ensino (Estgio Supervisionado)

ROTEIRO COMENTADO DE ELABORAO DO PLANO DE AULA Escola Municipal .... Professora:________________________________________________________________ Srie:______ Turma: ______ Turno: Tarde Data: ___/___/2007 Aluno-estagirio: _______________________________________________ N _________ REAS DO CONHECIMENTO: Verifique qual ou quais reas do conhecimento (eixos) ser trabalhado em sua aula. CONTEDO/ASSUNTO: Cite o tema da aula a ser desenvolvido de forma interdisciplinar. OBJETIVOS: a descrio clara do que se pretende alcanar como resultado da nossa atividade. Os objetivos nascem da prpria situao: da comunidade, da famlia, da escola, da disciplina, do professor e principalmente do aluno. Os objetivos, portanto, so sempre do aluno e para o aluno. Os objetivos especficos so proposies referentes s mudanas comportamentais esperadas para um determinado grupo-classe. Para manter a coerncia interna do trabalho de uma escola, o primeiro cuidado ser o de selecionar os objetivos especficos que tenham correspondncia com os objetivos gerais das reas de estudo que, por sua vez, devem estar coerentes com os objetivos educacionais do planejamento de currculo. E os objetivos educacionais, conseqentemente, devem estar coerentes com a linha de pensamento da entidade qual o plano se destina. Dicas: Partindo dos contedos, redigir os objetivos especficos, ou seja, os resultados a obter do processo de construo de conhecimentos, conceitos, habilidades. Na redao, o professor transformar tpicos das unidades numa proposio (afirmao) que expresse o resultado esperado e que deve ser atingido por todos os alunos ao trmino daquela aula. Os resultados so conhecimentos (conceitos, fatos, princpios, teorias, interpretaes, idias organizadas, etc.) e habilidades (o que deve aprender para desenvolver suas capacidades intelectuais, motoras, afetivas, artsticas, etc.) Na redao dos objetivos especficos, o professor deve indicar tambm as atitudes e convices em relao matria, ao estudo, ao relacionamento humano, realidade social (atitude cientfica, conscincia crtica, responsabilidade, solidariedade, etc.) Devem ser redigidos com clareza, ser realistas, corresponder capacidade de assimilao dos alunos, conforme seu nvel de desenvolvimento mental e sua idade. Consulte a lista de verbos e a taxionomia de Bloom para facilitar a redao dos objetivos. Uma aula deve ter vrios nveis de aprendizagem, desde conceitos mais elementares aos mais elaborados, tendo em vista a prtica social.

Prof. Rosngela Menta Mello http://estagiocewk.pbwiki.com

COLGIO ESTADUAL WOLFF KLABIN


Ensino Fundamental, Mdio e Normal Curso de Formao de Docentes da Educao Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental Disciplina: Prtica de Ensino (Estgio Supervisionado)

PROCEDIMENTOS (Introduo, desenvolvimento, fechamento) Introduo:


O professor-estagirio inicia o relacionamento com seus alunos, apresentando-se. A introduo de uma aula pode ser feita de vrias maneiras, por exemplo:
o

Apresentar de uma situao-problema: o professor coloca um desafio frente aos alunos, para excitar sua curiosidade, incita-lhes a pensar, a procurar a soluo. O problema pode ser apresentado como uma pergunta, como uma afirmao a ser constatada, como um caso de estudo, como um paradoxo, etc. Uma dinmica de motivao que tenha relao com o tema a ser estudado, ou que sirva de base para o incio da discusso do assunto da aula. Uma reviso da aula anterior e apresentao de uma msica, poema, texto de literatura interessante, uma charge, stira, charadas. Pode ser utilizados imagens, desenhos, vdeos, dramatizaes, etc. Partindo dos conhecimentos que o aluno possui, ou seja, faz um levantando sobre as curiosidades, dvidas e as certezas que os alunos tem sobre o tema proposto. um diagnstico da realidade social ou do contexto do tema que ser desenvolvido na aula.

o o

Desenvolvimento:

Se voc iniciou com a metodologia da problematizao os prximos passos so:


o

Pesquisa conjunta da soluo: os alunos, desafiados pelo problema, procuram a soluo. Para isso, o professor lhes orienta no uso de tcnicas variveis de pesquisa (biblioteca, entrevista, dados estatsticos, correspondncia, laboratrio, debates, discusses, etc.). O trabalho fundamentalmente dos alunos, preferivelmente em grupos. Teorizao: as descobertas dos alunos necessitam ser organizadas e explicadas. S assim poder haver transferncia e generalizao da aprendizagem. De fato, aprender fatos no ainda aprender. As observaes devem ser levantadas ao nvel da teoria. Esta uma responsabilidade do professor, no sentido de ajudar os alunos a criar modelos ou estruturas, nas quais aparecem as principais variveis do problema e suas relaes recprocas. A funo agora articularem objetivos e contedos com mtodos e procedimentos de ensino que provoquem a atividade mental e prtica dos alunos. O professor apresenta o contedo novo/continuao de temas j estudados, com vistas construo do conhecimento por parte do aluno, podendo ser organizada atividades de resoluo de situaes problemas, trabalhos de elaborao mental, discusses, resoluo de exerccios, aplicao de conhecimentos e habilidades em situaes distintas das trabalhadas em classe, etc. O professor, ao organizar as condies favorveis aprendizagem, utiliza meio ou modos organizados de ao, conhecidos como tcnicas de ensino. As tcnicas de ensino so maneiras particulares de organizar a atividade dos
Prof. Rosngela Menta Mello http://estagiocewk.pbwiki.com

Se voc iniciou com dinmicas ou utilizando um recurso tecnolgico:


o

COLGIO ESTADUAL WOLFF KLABIN


Ensino Fundamental, Mdio e Normal Curso de Formao de Docentes da Educao Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental Disciplina: Prtica de Ensino (Estgio Supervisionado)

alunos no processo de aprendizagem.


o

Ao planejar os procedimentos de ensino, no suficiente fazer uma listagem de tcnicas que sero utilizadas, como aula expositiva, trabalho dirigido, excurso, trabalham em grupo, etc. Devemos prever como utilizar o contedo selecionado para atingir os objetivos propostos. As tcnicas esto includas nessa descrio. Os procedimentos tm uma abrangncia bem mais ampla, pois envolvem todos os passos do desenvolvimento da atividade de ensino propriamente dita. Os procedimentos de ensino selecionados pelo professor devem: Ser diversificados; Estar coerentes com os objetivos propostos e com o tipo de aprendizagem previsto nos objetivos; Adequar-se s necessidades dos alunos; Servir de estmulo participao do aluno no que se refere s descobertas; Apresentar desafios.

Fechamento

Se voc iniciou com a metodologia da problematizao o prximo passo :


o

Aps a discusso dos pontos chaves aprendidos inicia-se a aplicao: Os alunos testam, contra a realidade, a validade do que foi aprendido, ou seja, volta a sua realidade para utilizar os conceitos aprendidos no dia-a-dia, com pequenas atitudes, na escola, na casa, na comunidade... o verdadeiro processo de transformao social. A reinicia-se o ciclo, passando a outra situao-problema, que incorpore o j aprendido como um dado a mais. o momento em que o professor retoma os pontos principais que estabeleceu nos objetivos da aula, ou seja, revisa, rev com os alunos o que foi discutido, as principais idias da aula, relacionando com o contexto, com o cotidiano do aluno, procurando relacionar com a aplicao do tema proposto, reforando as principais idias. Esta atividade aquele dilogo que fecha, por ora, o tema da aula. O aluno capaz de compreender o que foi discutido e apresentar seus conhecimentos sobre o tema abordado, atravs de atitudes na vida real ou como pr-requisito para novas aprendizagens, assim como faz a relao interdisciplinar do tema. Este momento leva a consolidao criativa com base nos conhecimentos anteriores. o que chamamos de prxis.

Se voc iniciou com dinmicas ou utilizando um recurso tecnolgico:


o

ATIVIDADES: o o o Podem ser descritas durante o item desenvolvimento ou neste campo. Lembre-se de fazer enunciados contextualizados em todas as atividades! Voc deve anexar uma cpia de todas as atividades (textos, exerccios, orientaes, etc.) ao plano de aula, para o professor da turma e o professor de prtica de ensino acompanhar o que foi proposto.

AVALIAO: o Avaliao o processo pelo qual se determina o grau e a quantidade de resultados


Prof. Rosngela Menta Mello http://estagiocewk.pbwiki.com

COLGIO ESTADUAL WOLFF KLABIN


Ensino Fundamental, Mdio e Normal Curso de Formao de Docentes da Educao Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental Disciplina: Prtica de Ensino (Estgio Supervisionado)

alcanados em relao aos objetivos, considerando o contexto das condies em que o trabalho foi desenvolvido. o No planejamento da avaliao importante considerar a necessidade de: o o o Avaliar continuamente o desenvolvimento do aluno. Selecionar situaes de avaliao diversificadas, coerentes com os objetivos propostos.

Voc deve descrever como acompanhar a aprendizagem dos alunos, quais as formas e como ser feito o registro se necessrio.

RECURSOS: Exemplos: lbum seriado, carto-relmpago, cartaz, ensino por fichas, estudo dirigido, flanelgrafo, grficos, histria em quadrinhos, ilustraes, jogos, jornal, livro didtico, mapas, globos, modelos, mural, pea teatral, quadro-de-giz, quadro de pregas, sucata, textos, terrrio, aqurio, maquetes, equipamentos esportivos, computador, vdeo, dvd, cd, internet, sites, correio eletrnico, softwares, rdio, slide, TV, transparncias para retroprojetor, etc. REFERENCIAS: lista dos livros, jornais, cds, dvds, e outros tipos de materiais utilizados para a aula, dentro das normas da ABNT. METODOLOGIA DA PEDAGOGIA HISTRICO-CRTICA 1 passo: PRTICA SOCIAL INICIAL: Iniciar as atividades apresentando aos alunos os objetivos, os tpicos e subtpicos da unidade que se pretende estudar, e em seguida, dialogar com os alunos sobre os mesmos,

Identificar os principais problemas postos pela prtica e pelo contedo curricular, seguindo-se uma discusso sobre eles, a partir daquilo que os alunos j conhecem;

Explicar que o conhecimento (contedo) vai ser construdo (trabalhado) nas dimenses conceitual, cientfica, social, histrica, econmica, poltica, esttica, religiosa, ideolgica, etc., transformadas em questes problematizadoras.

Os alunos mostram sua vivncia do contedo, isto , o que j sabem sobre o 3 passo: INSTRUMENTALIZAO: tema a ser trabalhado e perguntam tudo que gostariam de saber sobre o novo assunto em a apresentao sistemticopauta, e tudo ser anotado pelo professor. dialgica do contedo cientfico, contrastando-o com o cotidiano e A prtica social inicial pode ser feita respondendo s perguntas das diversas como um todo no incio da unidade e dimenses propostas. o exerccio didtico retomada, em seus aspectos especficos, a da relao sujeito-objeto pela ao do aluno cada aula, conforme o contedo a ser e mediao do professor. o momento da trabalhado. Ou, a cada aula, o professor efetiva construo do novo conhecimento. destaca a prtica social especfica do contedo que vai trabalhar naquele dia. 4passo: CATARSE: 2 passo: PROBLEMATIZAO:
Prof. Rosngela Menta Mello http://estagiocewk.pbwiki.com

COLGIO ESTADUAL WOLFF KLABIN


Ensino Fundamental, Mdio e Normal Curso de Formao de Docentes da Educao Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental Disciplina: Prtica de Ensino (Estgio Supervisionado)

Representa a sntese do aluno, sua nova postura mental; a demonstrao do novo grau de conhecimento a que chegou, expresso pela avaliao espontnea ou formal.

5 passo: PRTICA SOCIAL FINAL:

a manifestao da nova atitude prtica do educando em relao ao contedo aprendido, bem como do compromisso em pr em execuo o novo conhecimento. a fase das intenes e propostas de aes dos alunos.

ORIENTAES: O aluno-estagirio dever entregar para o professor de Prtica de Ensino, na apresentao de sua aula: o Plano de aula, se manuscrito em ficha didtica ou papel almao pautado; se digitado, no papel A4 (letra arial 10 a 12, espao entrelinhas simples) o Anexar todas as atividades a serem realizadas, inclusive letras de msicas, poemas etc. o Levar o material didtico a ser utilizado: crach, cartazes, imagens, fichas, etc. elaborados segundo as orientaes da comunicao grfica (texto do 1 ano) o de responsabilidade do aluno-estagirio a elaborao do plano de aula, podendo utilizar livros didticos disponveis na biblioteca da escola e outros recursos, por este motivo est sendo destinado tempo na carga horria de prtica de ensino para elaborao destes recursos, entregues dentro da norma da ABNT e com capricho. o Lembre-se: a prtica de ensino uma disciplina que visa demonstrar a sua formao profissional, cabe a cada estudante procurar se aprofundar no referencial terico que embase o tipo de profissional no qual deseja ser e que o curso exige. o Critrio principal de avaliao: o O planejamento est bem organizado, claro e objetivo, estabelece os procedimentos da ao docente (introduo, desenvolvimento e fechamento) na aula. Prevem recursos didticos, atividades para os alunos e formas de avaliao. Est completo, de tal forma que o leitor compreenda exatamente como ser cada passo da aula e as atividades que sero propostas. o O material utilizado durante a ao docente timo para o tema proposto e atingiu plenamente os objetivos estabelecidos, sendo bem explorado durante a ao docente. o O desempenho do aluno-estagirio durante a ao docente foi timo, apresentando segurana e domnio do contedo trabalhado, com timo relacionamento com os alunos. Teve domnio de classe, organizando as atividades e a participao dos alunos. o A aula foi introduzida com criatividade, mobilizando o interesse da turma e fazendo ligao com conceitos bsicos do tema a ser estudado. A construo do conhecimento foi realizada a partir da contextualizao do tema, envolvendo o cotidiano dos alunos, apresentando uma estrutura lgica e prpria para idade das crianas. O alunoestagirio retoma os pontos principais da aula, deixando claro o conceito bsico, levando os alunos a perceberem a sua relao com o seu cotidiano/prtica social. Questiona e observa os alunos durante as atividades, avaliando o seu grau de entendimento, levando-os interpretarem, refletirem, pesquisarem... Prope atividades prticas, exerccios e/ou produes escrito-orais na aula. o

Prof. Rosngela Menta Mello http://estagiocewk.pbwiki.com

You might also like