You are on page 1of 17

SINTAXE 2 Termos essenciais da orao: sujeito e predicado. Palavras que podem exercer a funo de sujeito.

r
SINTAXE ROTEIRO N 2 1 TEMA: Termos essenciais da orao. Sujeito e Predicado. Orao sem sujeito. Palavras que podem exercem a funo de sujeito. 2 PR-REQUISITO: Ler com compreenso. Ter conhecimento de classes gramaticais (substantivo, pronome, verbo). 3 META: Este roteiro foi elaborado com o objetivo de: . desenvolver habilidades de interpretar textos . proporcionar condies para identificao dos termos essenciais da orao. 4 PR-AVALIAO: O objetivo da pr-avaliao diagnosticar o quanto se tem conhecimento de um assunto. Para isso, basta que voc responda Auto-avaliao que est no final deste Roteiro, antes de ler qualquer texto existente nele. Se voc alcanar um resultado igual ou superior a 80 pontos, no precisa estudar o assunto, pois voc j o domina suficientemente. Caso contrrio, v direto para as Atividades de Estudo. 5 ATIVIDADES DE ESTUDO: Ler com entendimento pr-requisito para se aprender qualquer coisa atravs da leitura. Por isso, leia o texto do Anexo A para treinar sua interpretao. Embora a leitura dos anexos em si seja tambm interpretao de texto, ela voltada para uma finalidade mais especfica que a aprendizagem dos conceitos gramaticais. O texto do Anexo A mais genrico e serve de treinamento para a compreenso geral da lngua. Portanto, faa o seguinte: a) Tenha um dicionrio de Portugus ao seu alcance, para consult-lo sobre as palavras que voc desconhece o significado; b) Procure um lugar sossegado para os textos e fazer os exerccios; c) Leia primeiro o texto; faa em seguida os exerccios; compare suas respostas com o gabarito e veja o que errou; retorne ao texto para verificar o porqu do erro. 6 PS-AVALIAO: Aps ter feito o estudo dos textos e os exerccios, responda s questes propostas na Auto-avaliao. Creio que voc agora, acertar todas. Caso isso no acontea, consulte as orientaes dadas nas Atividades Suplementares.

7 ATIVIDADES SUPLEMENTARES: Se voc no conseguiu alcanar 80 pontos na Psavaliao, volte leitura dos textos, agora com mais ateno. Sem pressa. A leitura com compreenso a base da aprendizagem. ___________________________________________________________________________ _____________________ ANEXO A INTERPRETAO DE TEXTO A linguagem falada no um elemento fixo e imutvel. Ao contrrio, reflete mudanas do meio social. Vem se transformando atravs dos tempos e o mais notvel pode mudar, dentro de uma mesma poca, de acordo com as circunstncias sociais. Ao ler o texto de Carlos Drummond de Andrade, que viveu no sculo XX (1902-1987), voc vai sentir a afirmao acima e vai se divertir com o enusitado da linguagem atravs dos tempos. ANTIGAMENTE 1. Antigamente as moas chamavam-se mademoiselles e eram todas mimosas e muito prendadas. No faziam anos: completavam primaveras, em geral dezoito. Os janotas, mesmo no sendo rapages, faziam-lhe p-de-alferes, arrastando a asa, mas ficavam longos meses debaixo do balaio. E se levavam tbua, o remdio era tirar o cavalo da chuva e ir pregar em outra freguesia. As pessoas, quando corriam, antigamente, era para tirar o pai da forca, e no caam de cavalo magro. Algumas jogavam verde para colher maduro, e sabiam com quantos paus se faz uma canoa. O que no impedia que, nesse entremente, esse ou aquele embarcasse em canoa furada. Encontravam algum que lhes passava a manta e azulava, dando s de Vila-Diogo. Os mais idosos, depois da janta, faziam o quilo, saindo para tomar a fresca; e tambm tomavam cautela de no apanhar o sereno. Os mais jovens, esses iam ao animatgrafo, chupando balas de alteia. Ou sonhavam em andar de aeroplano. Estes, de pouco siso, se metiam em camisa de onze varas e at em calas pardas; no admira que dessem com os burros ngua. 2. Havia os que tomavam ch em criana e, ao visitarem uma famlia da maior considerao, sabiam cuspir na escarradeira. Se mandavam seus respeitos a algum, o portador garantia-lhes: Farei presente. Outros, ao cruzarem com um sacerdote, tiravam o chapu, exclamando: Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo; ao que o cumprimentado respondia: Para sempre seja louvado. E os eruditos, se algum espirrava sinal de defluxo eram impelidos a exortar: Dominus tecum. Embora sem saber da missa a metade, os presunosos queriam ensinar padre-nosso ao vigrio, e com isso punham a mo em cumbuca. Era natural que com eles se perdesse a tramontana. A pessoa cheia de melindres ficava sentida com a desfeita que lhe faziam quando, por exemplo, insinuavam que seu filho era artioso. verdade que s vezes os meninos eram encapetados, e chegavam a pitar escondido atrs da igreja. As meninas no: verdadeiros cromos, umas teteias. 3. Antigamente, certos tipos faziam negcios e ficavam a ver navios; outros eram pegados com a boca na botija, contavam tudo tintim-por-tintim e iam comer o po que o

diabo amassou, l onde Judas perdeu as botas. Uns raros amarravam cachorros com linguia. E alguns ouviam cantar o galo, mas no sabiam onde. As famlias faziam sortimento na venda, tinham conta no carniceiro e arrematavam qualquer quitanda que passasse porta, desde que o moleque do tabuleiro, quase sempre um cabrito, no tivesse catinga. Acolhiam com satisfao a visita do cometa, que, andando por ceca e meca, traziam as novidades de baixo, ou seja, do Rio de Janeiro. Ele vinha dar uma prosa e deixar presente ao dono da casa um canivete roscofe. As donzelas punham carmim e chegavam sacada para v-lo apear do macho faceiro. Infelizmente, alguns eram mais que velhacos: eram grandessssimos tratantes. 4. Acontecia o indivduo apanhar uma constipao; ficando perrengue, mandava um prprio chamar o doutor e, depois, ir botica para aviar a receita, de cpsulas ou plulas fedorentas. Doena nefasta era a phtysica. 5. Antigamente os sobrados tinham assombraes; os meninos, lombrigas; asthma, os gatos; os homens portavam ceroulas, botinas e capa de goma; a casimira tinha de ser superior e mesmo X.P.T.O. London; no havia fotgrafos, mas retratistas e os cristos no morriam: descansavam. 6. Mas tudo isso era antigamente, isto , outrora. (Carlos Drummond de Andrade, Quadrante 1. 4 Edio,Rio de Janeiro, Editora do Autor, 1966) ______________________________________________________________ A. Faa a correspondncia entre as frases que contenham o mesmo significado: a. Os janotas, mesmo no sendo rapages, faziam-lhe p-de-alferes, arrastando a asa, mas ficavam longos meses debaixo do balaio. b. E se levavam tbua, o remdio era tirar o cavalo da chuva. c. As pessoa, quando corriam, era para tirar o pai da forca. d. O que no impedia que esse ou aquele embarcasse em canoa furada. e. Estes, de pouco siso, se metiam em camisa de onze varas e at em calas pardas. f. No admira que dessem com os burros ngua. g. Ao visitarem uma famlia de maior considerao, sabiam cuspir na escarradeira. h.Antigamente,certos tipos faziam negcios e ficavam a ver navios i. Outros eram pegados com a boca na botija.

j. Jogavam verde para colher maduro. k. Sabiam com quantos paus se faz uma canoa. l. Faziam o quilo, saindo para tomar a fresca. m. Embora sem saber da missa a metade, os presunosos queriam ensinar padre-nosso ao vigrio e com isso punham a mo em cumbuca. n. Era natural que com eles a gente perdesse a tramontana. o. Ouviam o galo cantar, mas no sabiam onde. p. Uns raros amarravam cachorros com linguia. 1. ( ) No admira que se dessem mal. 2. ( ) Faziam negcios e ficavam sem nada. 3. ( ) Os mauricinhos, mesmo no sendo boas pintas, paqueravam, mas ficavam curtindo uma de esperar. 4. ( ) Ao visitarem uma famlia bem instruda, sabiam portar-se devidamente. 5. ( ) O que no impedia que esse ou aquele entrasse numa fria. 6. ( ) Outros eram pegos em flagrante. 7. ( ) Se levavam um fora, o jeito era sair pra outra. 8. ( ) As pessoa s se apressavam, s corriam em casos extremos. 9. ( ) Estes, de pouco siso, metiam-se em confuses. 10. ( ) Uns poucos viviam na riqueza, esbanjando vontade. 11. ( ) Procuravam sondar, davam uma pequena dica para obter informaes maiores. 12. ( ) Tinham ouvido falar, por alto, no assunto mas no conheciam os detalhes. 13.( ) Conheciam muito bem o assunto, estavam bem informados 14. ( ) Era natural que com eles a gente se desnorteasse, se atrapalhasse at perder a pacincia. 15. ( ) Digeriam tranquilamente a refeio dando uma voltinha.

16. ( ) Embora, por for a do assunto, queriam dar uma de entendidos e a se complicavam. B. Traduza o texto de Carlos Drummond de Andrade, para a linguagem padro atual, porm ser usar grias grosseiras ou expresses idiomticas. _____________________________________________________ GABARITO Questo A: 1. F 2. H 3. A P 11. J 12. O Questo B: Seu texto deve ter ficado mais ou menos assim: Antigamente as moas eram educadas e elegantes e eram todas muito lindas e boas donas de casa. A festa de aniversrio mais esperada era quando completavam 18 anos, pois nessa idade eram, em geral, pedidas em casamento. Os rapazes, mesmo que no fossem bonites, paqueravam as moas, de longe, sem se manifestarem. E se recebiam um no para suas pretenses de namoro, o jeito era procurar outra namorada. As pessoas, quando corriam, era porque estavam com muita pressa e no eram surpreendidas por qualquer coisa, ruim ou boa. Algumas davam pequenas informaes com a esperana de obter outras que ningum sabia e com isso julgavam saber mais que os outros. Enquanto isso, haviam os que ficavam em situao difcil ou, s vezes, embaraosa, porque eram iludidos, abandonados e desapareciam sem deixar vestgios. Os mais velhos, depois das refeies, faziam a digesto indo passear em locais frescos e calmos. E tomavam cuidado para no se resfriarem. Os jovens iam ao cinema e chupavam bombons de hortel e gengibre. Ou sonhavam em andar de avio. Estes, sem nenhuma vergonha, se metiam em confuso e situaes difceis; por isso se enganavam e perdiam bons negcios. Havia os que recebiam uma boa educao quando crianas e quando estavam em ambientes requintados sabiam se comportar devidamente. Se enviavam alguma mensagem a algum, o portador da mesma assegurava que a entregaria. Outros, quando encontravam um padre, tiravam o chapu em sinal de res-peito e diziam: Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo! e o padre sempre respondia: Para sempre seja louvado! E os que tinham mais conhecimento, se algum espirrava sinal de alguma alergia ou gripe eram impelidos a dizer: O Senhor esteja contigo! Os presunosos, apesar de no terem conhecimento suficiente sobre alguns assuntos, queriam demonstrar que os entendiam a se complicavam. Era natural que com eles as pessoa se atrapalhassem e perdessem a pacincia. Haviam os que ficavam magoados por qualquer negativa que lhes fizessem ou se se referissem aos seus familiares de modo sincero ou verdadeiro sobre seu mau comportamento. Era verdade que os meninos eram bem ardilosos e at fumavam escondido. As meninas, no: essas eram muito educadas, no faziam baguna, verdadeiras ladies. 4. G 13. K 5. D 6. I 7. B 14. N 15. L 16. M 8. C 9. E 10.

Antigamente, certos homens faziam negcios e perdiam tudo; outros eram flagrados fazendo coisas erradas. E por isso tinham que explicar tudo, minuciosamente, s autoridades. O resultado que tinham que pagar por seus erros so-frendo as penalidades da lei e da sociedade, bem longe dos seus familiares e amigos e at de sua cidade. Uns raros, bem ricos, esbanjavam dinheiro e riquezas com coisas fteis. E outros ouviam falar de alguns assuntos sem, entretanto, conhecer os seus deta-lhes. As famlias compravam os produtos alimentcios nos super-mercados, tinham crdito no aougue e compravam qualquer coisa que lhe fosse oferecida na porta de casa, desde que o vendedor, quase sempre um negrinho magro, estivesse bem limpo e cheiroso. Recebiam com satisfao a visita dos vendedores ambulantes, que viajavam por vrias cidades, levando as ltimas novidades da indstria do Rio de Janeiro e So Paulo. Eles vinham oferecer suas mercadorias e quase sempre deixar como presente ao dono da casa, algum objeto que lhe fosse til e de marca conhecida. As moas se maquiavam e ficavam janela para v-los descer do cavalo. Infelizmente alguns no eram confiveis. Se acontecia de um indivduo ficar gripado ou resfriado, mandava um mensageiro chamar o mdico e, depois ia farmcia comprar os remdios, quase sempre de cpsulas ou plulas de cheiro ruim. Doena sem cura era a tuberculose. Antigamente as manses eram habitadas por espritos que assombravam as pessoa; os meninos tinham verminose; os gatos tinham asma; os homens usavam cuecas, sapato de couro de cano mdio e palet engomado. A casimira tinha de ser de boa qualidade, da marca X.P.T.O. London. Os fotgrafos eram chamados de retratistas e os cristos quando morriam, descansavam. Mas isto foi h muito tempo atrs. ________________________________________________________________ ANEXO B ESTRUTURA DA ORAO ESTRUTURA DA ORAO 1. Termos essenciais: sujeito simples, composto, indeterminado e inexistente predicado nominal, verbal e verbo-nominal 2. Termos integrantes: complemento nominal complemento verbal objeto direto, objeto indireto e predicativo agente da passiva 3. Termos acessrios: adjunto adnominal adjunto adverbial

aposto vocativo O esquema apresentado resume a nomenclatura das funes exercidas pelas palavras, na orao. Podemos comparar esta estrutura com o corpo humano em que os termos essenciais (que no podem faltar na orao) representam os ossos e os rgos vitais tais como o corao, o pulmo,, os rins, o estmago, etc. Os termos integrantes podem ser comparados ao sistema reprodutivo humano: o tero, os ovrios, o escroto. O homem precisa desses rgos mas no so essenciais sua vida, assim como os termos integrantes da orao. Pode existir orao sem a presena desses termos. Os termos acessrios, como o nome j informa, so termos que preenchem alguma lacuna, enfeitam a orao. Podem ser comparados aos cabelos, s unhas humanas. Cada funo exercida pelas palavras na orao, pode ser exercida tambm por uma orao completa dentro do perodo composto. Isso, veremos quando chegarmos ao estudo sobre oraes coordenadas e subordinadas. _________________________________________________________ ANEXO C TERMOS ESSENCIAIS DA ORAO Dando continuidade ao nosso estudo sobre frases, vamos, agora, deter nossa ateno s frases estruturadas com verbo, ou seja, as oraes. No estudo das oraes, importante distinguirmos os termos que a formam a fim de que nossa comunicao se torne mais correta e eficiente. Neste Roteiro, vamos iniciar o estudo da orao, comeando pelos seus dois termos essenciais: o sujeito e o predicado. Esses termos so chamados de essenciais porque so fundamentais para a formao da orao. Assim como no corpo humano existem rgos que so essenciais vida, tambm na orao existem termos essenciais para a formao da sua estrutura. Observe a frase: No princpio criou Deus os cus e a terra. (Gnesis 1:1) J sabemos que a frase que se forma com a presena de um verbo chamada de orao. E justamente a presena do verbo que faz com que a orao possa ser dividida em sujeito e predicado. Assim, na orao No princpio, criou Deus os cus e a terra, sabemos que: 1. Deus: o ser de quem se diz alguma coisa 2. Criou os cus e a terra, no princpio: o que dizemos sobre Deus.

A expresso Deus e criou os cus e a terra, no princpio so termos bsicos dessa orao. Voc deve ter notado que o sujeito no est no incio da frase. Portanto no pela ordem dos termos na orao que os identificamos. O importante saber reconhecer a parte da orao que constitui o sujeito e a parte que constitui o predicado. Neste exemplo podemos colocar o sujeito em outros lugares, ainda assim ele continuar sendo o sujeito dela. Observe: 1. 2. 3. 4. No princpio, criou Deus os cus e a terra. Deus, no princpio, criou os cus e a terra. Criou, Deus, os cus e a terra, no princpio. Deus criou, no princpio, os cus e a terra.

Porm, algumas construes sintticas (organizao das palavras na orao) no possvel acontecer, sob pena de no estarmos dizendo a verdade ou de sermos incoerentes com o pensamento. Veja: 1. Os cus e a terra criou Deus, no princpio. Voc percebeu a incoerncia da afirmao? Os cus e a terra foram os criadores de Deus? Alm disso h um erro de concordncia verbal! Os cus e a terra criaram (se o sujeito fosse realmente esse!) Isso acontece, porque, em portugus, h uma ordem mais ou menos definida, de organizao estrutural da orao: Sujeito + predicado + complementos Podemos deslocar o sujeito e o predicado fora dessa ordem, mas, no a ponto de alterarmos o sentido da frase. O sujeito da orao o termo a respeito de quem se declara, se afirma ou se nega, se diz alguma coisa. Podemos encontr-lo fazendo a seguinte pergunta ao verbo: Pergunta: Quem criou? Resposta: Deus

O predicado da orao tudo aquilo que se declara, se afirma ou se nega, se diz do sujeito. Numa orao simples (s com um verbo), quando encontramos o sujeito, o que sobra ser predicado. No exemplo dado, se Deus o sujeito, ento criou os cus e a terra, no princpio ser o predicado. Vamos repetir, para voc entender melhor: Sujeito Deus

Predicado criou os cus e a terra, no princpio. Entretanto, h alguns casos, em Portugus, de orao sem sujeito; na verdade, nesses casos, expressam-se declaraes, mas no existe a que ou a quem essas declaraes se referem. Quando se diz, por exemplo: Haja luz!(Gn. 1:3), esta uma declarao que no existe a quem se refere. Este um exemplo de orao sem sujeito. Assim, o nico termo realmente essencial, em portugus, o predicado, j que pode haver orao sem sujeito, mas nunca orao sem predicado. Como os casos de orao sem sujeito so menos constantes, consideram-se que os termos essenciais da orao so dois: sujeito e predicado. ______________________________________________________________ Vamos ao exerccios. A. Escreva F, para a frase que no orao e O, se a frase for orao: 1. ( ) Bom dia, colegas! 2. ( ) O pai procurou o menino. 3. ( ) O menino correu para a rua. 4. ( ) Felicidades para voc! 5. ( ) O nibus deu uma freada brusca. 6. ( ) Fique quieto, menino! 7. ( ) O menino escondeu a chave. 8. ( ) Que linda criana! B. Reescreva os oraes, deslocando o sujeito de modo que no haja incoerncia de sentido da frase original. 1. Essas histria so interessantes. 2. O trem j partiu. 3. As encomendas no chegaram. 4. Muitos alunos foram aprovados.

5. Todos os professores participaram da reunio. 6. A festa j estava preparada. 7. Esse trabalho est muito bem feito. ________________________________________________________ GABARITO Questo A: 1 F 2 O 3 O 4 F 5 O Questo B: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. So interessantes, essas histrias. J partiu o trem. No chegaram as encomendas. Foram aprovados muito alunos. Participaram da reunio todos os professors. J estava preparada a festa Est muito bem feito, esse trabalho. 6O 7O 8F

________________________________________________________________ ANEXO D QUEM O SUJEITO? O conceito de sujeito : SUJEITO A PESSOA OU COISA SOBRE A QUAL SE FAZ ALGUMA DECLARAO. o ser sobre o qual afirmamos ou negamos uma ao: Deus fez separao entre a luz e as trevas.(Gn. 1:4) Pode ser tambm o ser do qual afirmamos ou negamos um estado: A terra era sem forma e vazia. (Gn. 1:2) Pode ainda ser algum do qual afirmamos ou negamos uma qualidade: a luz era boa. (Gn. 1:4) Mas, devemos estar atentos. H quem diga que o sujeito aquele que pratica a ao verbal. Esta afirmativa no verdadeira. Se isto fosse verdade, na frase: Pedro apanhou dos irmos, o sujeito seria irmos, pois foram eles que praticaram a ao de surrar, bater no Pedro. Mas claro que nesta frase o sujeito Pedro, pois sobre ele que estamos afirmando algo. Tambm costuma-se dizer que sujeito aquele que pratica e sofre a ao verbal. No podemos pensar s em termos da ao verbal. Na frase: Pedro bonito, no h nenhuma ao

sendo praticada e Pedro (que no pratica nem sofre a ao do verbo) o sujeito, pois sobre ele que afirmamos algo. Portanto, no se deve confundir sujeito da orao (ser do qual se diz algo) com o autor da ao verbal (ser que pratica a ao) porque pode acontecer de o sujeito ser algum diferente daquele que pratica a ao ou pode at nem mesmo praticar a ao verbal. ______________________________________________________________________ PALAVRAS QUE PODEM EXERCER A FUNO DE SUJEITO O sujeito pode ser representado por: 1 substantivos. Ex: A terra produziu relva, ervas e rvores frutferas. (Gn. 1:12) 2 pronomes pessoais. Ex: tenha ele domnio sobre os peixes do mar(Gn. 1:26); ela me deu da rvore e eu comi.(Gn. 3:12) 3 pronomes demonstrativos. Ex: Esta a gnese dos cus e da terra. (Gn. 2:4); Esta, afinal, osso dos meus ossos(Gn. 2:23) 4 pronomes relativos. Ex: Produza a terra relva e ervas que deem sementes (Gn.1:11) 5 pronomes interrogativos. Ex: Quem te fez saber? (Gn. 3:11) 6 pronomes indefinidos. Ex: Tudo era muito bom.(Gn. 1:31) 7 numeral. Ex: O primeiro chama-se Pisom (Gn. 2:11); s carne.(Gn. 2:24) 8 uma palavra ou expresso transformada em substantivo: que o sacrificar..: (I Samuel 15:22) Os dois tornaram-se uma

Ex: o obedecer melhor

__________________________________________________________ Exerccios. Separe o sujeito do predicado: a) O menino saiu de casa. Sujeito _______________________ Predicado _____________________

b) O pai ficou preocupado. Sujeito Predicado c) As aulas recomearo amanh. Sujeito Predicado d) Os estudantes voltaram escola. Sujeito Predicado e) O professores chegaram. Sujeito Predicado f) Ns gostamos das aulas. Sujeito Predicado g) Muitos alunos faltaram s aulas. Sujeito Predicado h) Pedro viajar amanh. Sujeito Predicado i) Estavam alegres aquelas crianas. Sujeito

Predicado j) Fugiram os assaltantes. Sujeito Predicado k) Os alunos ficaram em silncio. Sujeito Predicado l) Nasceu no jardim uma roseira. Sujeito Predicado ____________________________________________________________________ GABARITO a) sujeito: O menino b) sujeito: O pai c) sujeito: As aulas d) sujeito: Os estudantes e) sujeito: O professores f) sujeito: Ns g) sujeito: Muitos alunos h) sujeito: Pedro i) sujeito: aquelas crianas j) sujeito: os assaltantes. k) sujeito: Os alunos predicado: saiu de casa. predicado: ficou preocupado. predicado: recomearo amanh. predicado: voltaram escola. predicado: chegaram. predicado: gostamos das aulas. predicado: faltaram s aulas. predicado: viajar amanh. predicado: Estavam alegres Predicado: fugiram predicado: ficaram em silncio.

l) sujeito: uma roseira.

Predicado: Nasceu no jardim.

________________________________________________________________ LEITURA SUPLEMENTAR REPRTER POLICIAL O reprter policial, tal como o locutor esportivo, um camarada que fala uma lngua especial, imposta pela contingncia: quanto mais cocoroca, melhor. Assim como o locutor esportivo jamais chamou nada pelo nome comum, assim tambm o reprter policial um entortado literrio. Nessa classe, os que se prezam nunca chamariam um hospital de hospital. De jeito nenhum. nosocmio. Nunca, em tempo algum, qualquer vtima de atropelamento, tentativa de morte, conflito, briga ou simples indisposio intestinal foi parar num hospital. S vai para o nosocmio. E assim sucessivamente. Qualquer cidado que vai Polcia prestar declaraes que possam ajud-la numa diligncia (apelido que eles puseram no ato de investigar) logo apelidado de testemunha-chave. Suspeito Mister X, advogado causdico, soldado militar, marinheiro naval, copeira domstica e, conforme esteja deitada, a vtima de um crime de costas ou de barriga pra baixo fica numa destas duas incmodas posies: decbito dorsal ou decbito ventral. Num crime descrito pela imprensa sangrenta, a vtima nunca se vestiu. A vtima trajava. Todo mundo se veste mas basta virar vtima de crime, que a rapaziada sadia ignora o verbo comum e mete l: A vtima trajava terno azul e gravata do mesmo tom. Eis, portanto, que preciso estar acostumado ao mtier para morar no noticirio policial. () Se um porco morde a perna de um caixeiro de uma dessas casas de banha, por exemplo, batata a manchete do dia seguinte t l: Suno atacou comercirio. Outro detalhezinho interessante: se a vtima de uma agresso morre, t legal, mas se ao contrrio em vez de morrer fica estendida no asfalto, est indefectivelmente prostrada. Podia estar cada, derrubada ou mesmo derribada, mas um reprter de crime no vai trair a classe assim toa. E castiga na pgina: Naval prostrou desafeto com certeira facada. Desafeto para os que so novos na turma devemos explicar que inimigo, adversrio, etc. E mais: se morre na hora, t certo; do contrrio, morrer invariavelmente ao dar entrada na sala de operaes. (Stanislaw Ponte Preta, Primo Altamirando e Elas. 4a. Edio, Editora Sabi, 1964) _____________________________________________________________ AUTO-AVALIAO

A. Identifique os ncleos dos sujeitos. Em seguida, substitua esses ncleos por pronomes ou numerais. 1. Os robs domsticos nunca se cansam. 2. Ana, Cludia e Patrcia j foram almoar. 3. Sua atitude no me surpreendeu nem um pouco. B. Identifique o sujeito e o predicado de cada frase abaixo: 1. Os dinossauros tambm viveram nos plos. Sujeito: Predicado:

2. Tem aumentado ultimamente as denncias contra cientistas. Sujeito: Predicado:

3. Existem mais de cem espcies de frutas venenosas. Sujeito: Predicado:

4. Nos galhos da pitangueira, brincavam livremente os pssaros. sujeito: predicado:

5. Nos ltimos dez anos, muitos abandonaram seus sonhos. sujeito: predicado:

6. Nestes livros, muitos autores contam suas experincias pessoais. sujeito: predicado:

7. Naquele momento, foram saindo disfaradamente os culpados. sujeito: predicado:

8. So inadmissveis os crimes de guerra da Bsnia. sujeito: predicado:

C. Reoorganize as oraes na ordem direta dos seus termos (sujeito + predicado + complementos):

1. Apareceu no jardim da casa de Ana Maria um ramalhete de flores. 2. No ltimo vero, foram reformadas as casas da vila. 3. Aconteceram coisas estranhas naquele dia. 4. Chegou ontem a Braslia mais um embaixador estrangeiro. 5. Na sala do tribunal a assistncia permanecia muda. ___________________________________________________ GABARITO Atribua 4 pontos a cada resposta correta. Se voc alcanar o total de 80 pontos, considere-se apto neste assunto. Questo A 1. Os robs domstico Eles 2. Ana, Cludia e Patrcia Elas ou As trs 3. Sua atitude Isto ou Isso Questo B. 1. Os dinossauros tambm viveram nos plos. Sujeito: os dinossauros Predicado: tambm viveram nos plos 2. Tem aumentado ultimamente as denncias contra cientistas. Sujeito: as denncias contra cientistas Predicado: tem aumentado ultimamente 3. Existem mais de cem espcies de frutas venenosas. Sujeito: mais de cem espcies de frutas venenosas Predicado: existem 4. Nos galhos da pitangueira, brincavam livremente os pssaros. sujeito: os pssaros predicado: nos galhos das pitangueiras brincavam livremente 5. Nos ltimos dez anos, muitos abandonaram seus sonhos. sujeito: muitos predicado: nos ltimos dez anos abandonaram seus sonhos. 6. Nestes livros, muitos autores contam suas experincias pessoais.

sujeito: muitos autores predicado: nestes livros, contam suas experincias pessoais 7. Naquele momento, foram saindo disfaradamente os culpados. sujeito: os culpados predicado: naquele momento, foram saindo disfaradamente 8. So inadmissveis os crimes de guerra da Bsnia. sujeito: os crimes de guerra da Bsnia predicado: so inadmissveis Questo C. 1. Um ramalhete de flores apareceu no jardim da casa de Ana Maria. 2. As casas da vila foram reformadas no ltimo vero. 3. Coisas estranhas aconteceram naquele dia. 4. Mais um embaixador estrangeiro chegou ontem Braslia. 5. A assistncia permanecia muda, na sala do tribunal.

You might also like