You are on page 1of 3

Princpios do Direito Tributrio brasileiro

Princpio da Legalidade (art. 150, I, da CF/88) vedado Unio, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios exigir ou aumentar tributo sem lei que o estabelea. Princpio da Irretroatividade (art. 150, III, a da CF/88) vedado a cobrana de tributos em relao a fatos geradores ocorridos antes do incio da vigncia da lei que os houver institudo ou aumentado. Princpio da Anterioridade (do exerccio e nonagesimal) (art. 150, III, b e c da CF/88) vedada a cobrana de tributos no mesmo exerccio financeiro (ano) e antes de decorridos noventa dias em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou aumentou. Excees: imposto de importao (II), imposto de exportao (IE), imposto sobre produto industrializado (IPI), imposto sobre operaes financeiras (IOF), ICMS monofsico sobre combustveis e lubrificantes, CIDE petrleo, emprstimo compulsrio para casos de calamidade publica ou guerra externa, imposto extraordinrio de guerra e contribuies para o financiamento da seguridade social, que juntamente com o IPI obedecem somente a noventena. Princpio da Capacidade Contributiva (art. 145, 1 da CF/88) Sempre que possvel, os impostos tero carter pessoal e sero graduados segundo a capacidade econmica do contribuinte, facultado administrao tributria, especialmente para conferir efetividade a esses objetivos, identificar, respeitados os direitos individuais e nos termos da lei, o patrimnio, os rendimentos e as atividades econmicas do contribuinte. Princpio da Vedao do Confisco (art. 150, IV da CF/88) vedada a utilizao do tributo com efeito de confisco, impedindo que o Estado, com o pretexto de cobrar tributo, se aposse dos bens do contribuinte.

Conceito de tributo
Art. 3, CTN: Tributo toda prestao pecuniria compulsria, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que no constitua sano ao ato ilcito, instituda em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada. A relao dos cidados para com a administrao pblica envolve o pagamento de inmeras modalidades, o qual cabe ao cidado saber se tributo ou no. Existem espcies de pagamento administrao pblica que no so necessariamente tributos. Ex.: o asfalto pago para a abertura de um terreno; este valor pode ser tanto um tributo (contribuio de melhoria), quanto um simples pagamento de produto (no tributo), pela compra da parte do asfalto.

Esmiuando o conceito de tributo


Tributo toda contribuio pecuniria compulsria: pecuniria refere-se a dinheiro, e compulsria, a obrigao. A contribuio um ato de pagamento. em moeda ou cujo valor nela se possa se exprimir: no se trata de obrigao de fazer. A lei diz que o pagamento em dinheiro, mas h opo diversa (cujo valor possa nela se exprimir). Em nosso sistema tributrio, todas as normas exigem pagamento de tributos em dinheiro.

A dao em pagamento um instituto jurdico, e s pode ser utilizado em juzo, durante uma execuo (ou seja, aps a tentativa de receber em dinheiro), quando h interesse da administrao pblica nos bens do devedor.

que no constitua sano ao ato ilcito: por exemplo, multa de trnsito e multas decorrentes de crimes. Isso no tributo, uma penalizao pelo cometimento de ato contrrio lei. instituda em lei: a origem do tributo. Lei em sentido genrico (instrumento normativo que institui normas dentro do Estado brasileiro pode ser qualquer tipo de lei, decreto, etc.). No h tributo sem lei anterior que o defina. cobrana mediante atividade administrativa plenamente vinculada: o ato vinculado (obrigatrio) do administrador pblico. H um procedimento tpico para todos os inadimplentes.

Curiosidade: apreenso de veculo por falta de pagamento do IPVA vedada no direito brasileiro, pela smula 323, do STF ( inadmissvel a apreenso de mercadorias como meio coercitivo para pagamento de tributos.).

5 IMPOSTOS MUNICIPAIS a) Propriedade predial e territorial urbano ISSb) Servios de qualquer natureza ISSO Cdigo Tributrio Nacional define tributo da seguinte forma:Tributo toda a prestao pecuniria compulsria, em moeda ou cujo valor nela se possaexprimir, que no constitua sano de ato ilcito, instituda em Lei e cobrada mediante atividadeadministrativa plenamente vinculadaA Unio, Estados, Municpios e o Distrito Federal, podem por Lei, instituir os tributos de suacompetncia e estes so denominado Sujeito Ativo , ou seja, quem recebe o Tributo. J quempaga esses Tributos, as pessoas fsicas e as pessoas jurdicas, denominado SujeitoPassivo. Exemplo: RECEBE PAGASujeito Ativo Sujeito Passivo - Unio - Pessoa Fsica- Estados - Pessoa Jurdica- Distrito Federal- Municpios Diviso de espcies de Tributos: Os tributos so divididos em 5 espcies: IMPOSTOS Serve para atender as necessidades gerais da Coletividade. O benefciono individual, e sim para a toda a comunidade. TAXAS Utilizadas para retribuir o nus inerente ao exerccio regular do poder depolcia 1

e os servios especficos e divisveis (coleta de lixo, licenciamento de veculos, taxa deinspeo sanitria, etc). CONTRIBUIES DE MELHORIA So aquelas institudas em razo de valorizaodo particular, em funo da realizao de uma obra pblica. (Prefeitura construiu uma Praaprxima de um terreno particular e valoriza o local do particular). EMPRSTIMOS COMPULSRIOS So institudos visando atender as calamidadespblicas ou guerra externa e investimento pblico relevante para o interesse nacional. CONTRIBUIES Que objetivam a regulamentao da economia, os interesses decategorias profissionais e o custeio da seguridade social e educacional.

CLASSIFICAO DOS IMPOSTOS:DIRETOS , so aqueles em que o valor econmico da obrigao tributria suportadoexclusivamente pelo contribuinte sem que o nus seja repassado para terceiros. Os impostosdiretos incidem sobre o patrimnio e a renda, e so considerados tributos de responsabilidadepessoal. Exemplo: IRPF, IRPJ, IPTU, ITR, IPVA e etc. INDIRETOS , so aqueles em que a carga financeira decorrente da obrigao tributria transferida para terceiros ficando sujeito passivo obrigado a recolher o respectivo valor, mas o 1 Considera-se poder de polcia, a atividade da Administrao Pblica que, disciplinando direito, interesse, regula a prtica deato ou absteno de fato, em razo de interesse pblico referente segurana, higiene, ordem, aos costumes, disciplina daproduo e do mercado.

6 nus fica transferido para outrem. Os impostos indiretos so aqueles que incidem sobre aproduo e a circulao de bens e servios e so repassados para o preo, peloprodutor,vendedor ou prestador de servio. Exemplo: IPI, ICMS, ISS, COFINS e etc.O Sistema Tributrio de Arrecadao, ou seja, a arrecadao dos tributos divide-se em:Federal, Estadual e Municipal.

You might also like