You are on page 1of 40

Pgina |1

Prefeitura Municipal de Belm Secretaria Municipal de Assuntos Jrdicos - SEMAJ DECRETOS E LEIS MUNICIPAIS Lei Ordinria N. 7502, DE DE 20 DE DEZEMBRO DE 1990. DOM n 6.938, de 21/12/1990. ..

Dispe sobre o Estatuto dos Funcionrios Pblicos do Municpio de Belm.

A CMARA MUNICIPAL DE BELM estatui e eu sanciono a seguinte Lei: TTULO I CAPTULO NICO DAS DISPOSIES PRELIMINARES Art. 1 Esta Lei institui o Estatuto dos Funcionrios Pblicos do Municpio de Belm. Art. 2 As disposies desta Lei constituem o regime jurdico nico aplicvel aos funcionrios de qualquer categoria do Municpio de Belm, suas autarquias e fundaes. Art. 3 Para efeito desta Lei, funcionrio a pessoa legalmente investida em cargo pblico. Pargrafo nico. Equipara-se tambm a funcionrio o pessoal contratado por tempo determinado para exercer funo decorrente de necessidade temporria de excepcional interesse pblico, sujeitando-se ao regime estatutrio previsto nesta Lei. Art. 4 Cargo pblico, como unidade bsica da estrutura organizacional, o conjunto de atribuies e responsabilidades cometidas a um funcionrio, mediante retribuio padronizada e paga pelos cofres pblicos. 1. Os cargos pblicos, acessveis a todos os brasileiros, so criados por Lei, com denominao prpria e em nmero certo, para provimento em carter efetivo ou em comisso. 2. As funes temporrias so criadas por ato administrativo de gesto, nas situaes especificas dos casos previstos em lei, e tero existncia por tempo determinado, extinguindo-se automaticamente ao termo do prazo estabelecido ou com a cessao do estado de necessidade de que resultarem. Art. 5 Os cargos de provimento efetivo da administrao pblica municipal direta, das autarquias e fundaes pblicas sero organizados e providos em carreiras. Art. 6 Quadro o conjunto de cargos efetivos e em comisso e de funes gratificadas, integrantes das estruturas dos rgos do Municpio, das autarquias e

Pgina |2

das fundaes pblicas municipais. Art. 7 O sistema de carreira dos funcionrios municipais dever observar as diretrizes estabelecidas nesta Lei. Art. 8 proibida a prestao de servios gratuitos, ressalvada a participao em rgos de deliberao coletiva para os quais lei exija gratuidade. TTULO II DO PROVIMENTO, VACNCIA, REDISTRIBUIO E SUBSTITUIO CAPTULO I DO PROVIMENTO Seo I Das Disposies Gerais Art. 9 So requisitos bsicos para o ingresso no servio pblico do Municpio de Belm: I - a nacionalidade brasileira ou equiparada; II - o gozo dos direitos polticos; III.- a quitao com as obrigaes militares e eleitorais; IV - o nvel de escolaridade exigido para o exerccio do cargo; V - a idade mnima de dezoito anos; e VI - ser julgado apto em inspeo de sade por servio mdico competente. Pargrafo nico. s pessoas portadoras de deficincia assegurado o direito de se inscrever em concurso pblico para provimento de cargo cujas atribuies sejam compatveis com a deficincia de que so portadoras, para as quais sero reservadas at vinte por cento das vagas oferecidas no concurso. Art. 10. O provimento dos cargos pblicos municipais far-se- por ato administrativo de gesto. Art. 11. A investidura em cargo pblico ocorrer com a posse. Pargrafo nico. A investidura em funo temporria ocorrer nos termos e condies da respectiva contratao. Art. 12. So formas de provimento em cargo pblico: I - nomeao; II - ascenso; III - transferncia; IV - readaptao; V - reverso; VI - aproveitamento; VII - reintegrao; e VIII - reconduo Seo II Da Nomeao Art. 13. A nomeao far-se-:

Pgina |3

I - em carter efetivo, quando se tratar de cargo de provimento efetivo; ou II - em comisso, para cargos de confiana, de livre exonerao. Art. 14. A nomeao para cargo de provimento efetivo depende de prvia habilitao em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos, obedecida a ordem de classificao e o prazo de sua validade. Pargrafo nico. Os demais requisitos para o ingresso e o desenvolvimento do funcionrio na carreira, mediante progresso e ascenso funcional, sero estabelecidos em lei especfica. Art. 15. O concurso ser de provas ou de provas e ttulos, conforme dispuser o regulamento. 1. Ser de provas ocupacionais o concurso pblico de provimento dos cargos para cujo desempenho a lei no exija qualquer nvel de escolaridade. 2. Qualquer que seja o tempo de servio, o funcionrio que tiver ingressado no servio pblico mediante concurso de provas ocupacionais ter ascenso funcional atravs de processo seletivo interno. Art. 16. O concurso pblico ter validade de dois anos, podendo ser prorrogado uma nica vez, por igual perodo. Pargrafo nico. O prazo de validade do concurso e as condies de sua realizao sero fixados em edital, que ser publicado no Dirio Oficial do Municpio. Art. 17. Posse a aceitao expressa das atribuies, deveres, direitos e responsabilidades inerentes ao cargo pblico, com o compromisso de bem servir, formalizada com a assinatura do termo pela autoridade competente e pelo empossado. 1. O prazo inicial para a posse dever ser prorrogado em at cento e vinte dias, a requerimento do interessado. 2. Se a posse no se concretizar dentro do prazo, o ato de provimento ser tornado sem efeito. 3. A posse poder se realizar mediante procurao. 4. Em se tratando de funcionrio em licena ou em qualquer outro afastamento legal, o prazo ser contado do trmino do impedimento. 5. S haver posse nos casos de provimento de cargo pblico por nomeao e ascenso funcional 6. No ato da posse o funcionrio apresentar, obrigatoriamente, declarao de bens e valores que constituem seu patrimnio e declarao sobre o exerccio de outro cargo, emprego ou funo pblica, alm de outros documentos comprobatrios da satisfao das condies exigidas para investidura no cargo, salvo se j fornecidas anteriormente. Art. 18. Exerccio o efetivo desempenho das atribuies do cargo. 1. de trinta dias o prazo para o servidor entrar em exerccio, contados: I - da data da posse, no caso de nomeao; e II - da data da publicao oficial do ato, nos demais casos. 2. Os prazos devero ser prorrogados, a requerimento do interessado, por trinta dias. 3. Na transferncia, o prazo para o exerccio do servidor em frias ou em licena ser contado a partir do termo final desses eventos.

Pgina |4

4. A no entrada em exerccio, ou a sua interrupo por mais de trinta dias, tipificada como abandono de cargo. Art. 19. O funcionrio no poder ausentar-se do Estado sem autorizao superior, nos casos de estudos ou misso especial com ou sem vencimentos. 1. A ausncia do Pas depender de autorizao do Prefeito, para os funcionrios vinculados ao Poder Executivo, e de autorizao da Comisso Executiva da Cmara Municipal, para os funcionrios vinculados ao Poder Legislativo. 2. O afastamento para estudo ou cumprimento de misso especial poder ser autorizado at o limite de quatro anos e, finda a misso ou estudo, somente decorrido igual perodo ser permitida nova ausncia. 3. Ao funcionrio beneficiado pelo disposto neste artigo no ser concedida exonerao ou licena para tratar de interesse particular antes de decorrido perodo igual ao da ausncia, ressalvada a hiptese do ressarcimento das despesas havidas com o seu afastamento. 4. O servidor autorizado a afastar-se para estudo em rea do interesse do servio publico, fora do Municpio, com nus para os cofres municipais, dever seqentemente prestar servio, por igual perodo, ao Municpio. 5. O servidor efetivo, mediante a sua concordncia, poder ser colocado disposio de qualquer rgo da administrao direta ou indireta da Unio, Estados, Distrito Federal e outros Municpios, com ou sem nus para o Municpio de Belm, desde que observada a reciprocidade. 6. Na condenao criminal transitada em julgado, se esta no for determinante da demisso, continuar ele afastado at o cumprimento total da pena, com direito a dois teros do vencimento ou remunerao. 7. O exerccio do mandato eletivo federal, estadual ou distrital determina o afastamento do cargo, emprego ou funo, com prejuzo do vencimento ou remunerao.
[1]Art.

20. Ao entrar em exerccio, o funcionrio nomeado para o cargo de provimento efetivo ficar sujeito a estgio probatrio por perodo de at dois anos, durante o qual sua aptido e capacidade sero objeto de avaliao para desempenho do cargo, observados os seguintes requisitos: I - idoneidade moral; II - assiduidade; III - disciplina; e IV - produtividade. 1. At o fim do perodo de dezoito meses, o chefe direto do funcionrio, ouvido o corpo funcional do setor, dever manifestar-se sobre o atendimento, pelo mesmo, dos requisitos fixados pelo estgio. 2. Da avaliao desfavorvel cabe recurso com efeito suspensivo, no prazo de oito dias contados da cincia do funcionrio. 3. Decorrido o prazo previsto no pargrafo anterior sem a interposio de recurso, no sendo o funcionrio considerado habilitado no estgio, o mesmo ser exonerado. 4. O funcionrio no poder ser promovido, transferido, removido, redistribudo, reclassificado ou posto disposio de outros rgos ou entidades, e nem obter as licenas constantes nos incisos VI, X e XI do artigo 93, durante o perodo do estgio.

Pgina |5

Art. 21. O funcionrio adquirir estabilidade aps dois anos de efetivo exerccio, quando habilitado em concurso pblico. Art. 22. O funcionrio estvel somente poder ser demitido em virtude de sentena judicial transitada em julgado ou mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa. Pargrafo nico. O pessoal admitido para funes temporrias poder ser dispensado antes do prazo estabelecido: I - mediante comunicao de trs dias, se tiver cessado o estado de necessidade que determinou sua contratao; II - sem comunicao prvia, se houver justa causa por falta apurada em sindicncia sumria. Seo III Do Desenvolvimento na Carreira Art. 23. O desenvolvimento na carreira dar-se- por: I - progresso funcional; e II - ascenso funcional. Art.24. Progresso funcional far-se- pela elevao automtica do funcionrio referncia imediatamente superior na escala de vencimento do cargo. Art. 25.Ascenso funcional far-se- pela elevao do funcionrio de cargo da categoria funcional a que pertencer para cargo da referncia inicial de categoria mais elevada, sem prejuzo dos vencimentos. Art. 26. A ascenso funcional depender de aprovao em concurso seletivo interno de provas ou de provas e ttulos. Art. 27. Atravs de ato, o Poder Executivo e o Poder Legislativo daro a conhecer o numero de vagas destinadas ascenso funcional. Art. 28. A ascenso no interrompe o tempo de servio, que contado no novo posicionamento na carreira, a partir da data da publicao do ato que ascender o funcionrio. Pargrafo nico. O servidor que no estiver no exerccio do cargo, ressalvadas as hipteses consideradas como de efetivo exerccio, no concorrer ascenso funcional. Seo IV Da Transferncia Art. 29. Transferncia a passagem do funcionrio estvel de cargo efetivo para outro de igual denominao e vencimento, pertencente a quadro de pessoal diverso, no mbito do Municpio. Art. 30. A transferncia dar-se-: I - a pedido, atendida a convenincia do servio; e

Pgina |6

II - de ofcio, no interesse da administrao, ouvido o servidor. Pargrafo nico. Havendo interessados em maior nmero que o de vagas, a seleo ser feita atravs do critrio antiqidade. Art. 31. Ser admitida a transferncia de funcionrio ocupante de cargo de quadro em extino para igual situao em quadro de outro rgo ou entidade. Seo V Da Readaptao Art. 32. Readaptao a forma de provimento do funcionrio em cargo de atribuio e responsabilidades compatveis com a limitao que tenha sofrido em sua capacidade fsica ou mental, verificada em inspeo mdica. 1. Em qualquer hiptese, a readaptao no poder ser deferida se acarretar aumento da remunerao do readaptando. 2. Se a readaptao for deferida em cargo cuja remunerao seja menor que a remunerao antes percebida pelo readaptando, a parcela ser paga como diferena pessoal permanente. 3. O funcionrio readaptado perde definitivamente sua vinculao com o cargo anteriormente exercido. 4. Se no houver possibilidade de readaptao, o funcionrio ser aposentado. Seo VI Da Reverso Art. 33. Reverso o retorno ao servio ativo de funcionrio aposentado por invalidez, quando comprovadamente forem declaradas insubsistentes as razes determinantes da aposentadoria. Art. 34. A reverso far-se- no mesmo cargo ou no cargo resultante de sua transformao. Art. 35. No poder reverter o aposentado que alcanar o limite da idade para aposentadoria compulsria. Seo VII Do Aproveitamento Art. 36. Aproveitamento o reingresso atividade de funcionrio em disponibilidade, em cargo de atribuies e vencimentos compatveis com o anteriormente ocupado. 1. O aproveitamento ser obrigatrio quando restabelecido o cargo de cuja extino decorreu a disponibilidade. 2. Se o aproveitamento se der em cargo de padro inferior ao provento da disponibilidade, ter o funcionrio direito diferena. Art. 37. Extinto o cargo ou declarada a sua desnecessidade, o funcionrio estvel ficar em disponibilidade, com proventos proporcionais ao tempo de servio. Art. 38. O aproveitamento depender de prvia comprovao da capacidade fsica

Pgina |7

e mental do funcionrio, por junta mdica pericial do Municpio. 1. Se julgado apto, o funcionrio assumir o exerccio do cargo no prazo de trinta dias, contados da publicao do ato de aproveitamento. 2. Verificada a incapacidade definitiva, o funcionrio em disponibilidade ser aposentado no cargo que anteriormente ocupava. Art. 39. Ser tornado sem efeito o aproveitamento e cassada a disponibilidade se o funcionrio no entrar em exerccio no prazo legal, salvo por doena comprovada por junta mdica pericial do Municpio. Seo VIII Da Reintegrao Art. 40. Reintegrao a reinvestidura do funcionrio estvel no cargo anteriormente ocupado, quando invalidada a sua demisso por deciso administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens. Art. 41. A reintegrao ser feita no cargo anteriormente ocupado e, se este houver sido transformado, no cargo resultante. Pargrafo nico. Encontrando-se provido o cargo, o seu eventual ocupante ser reconduzido ao cargo de origem, sem direito indenizao ou aproveitado em outro cargo, ou, ainda, posto em disponibilidade remunerada. Seo IX Da Reconduo Art. 42. Reconduo o retorno do funcionrio estvel ao cargo anteriormente ocupado. Pargrafo nico. Encontrando-se provido o cargo de origem, o funcionrio ser aproveitado em outro, observado o disposto no artigo 36. CAPTULO II DA VACNCIA Art. 43. A vacncia do cargo ocorrer de: I - exonerao; II - demisso; III - ascenso; IV - transferncia; V - readaptao; VI - aposentadoria; e VII - falecimento. Art. 44. A exonerao dar-se- a pedido do funcionrio ou de ofcio. Pargrafo nico. A exonerao de ofcio ocorrer: I - quando se tratar de cargo em comisso; II - quando no satisfeitas as condies do estgio probatrio; III - quando o funcionrio no assumir o exerccio do cargo no prazo legal; IV - quando da investidura do funcionrio em outro cargo de provimento efetivo.

Pgina |8

Art. 45. A vacncia de funo gratificada dar-se- por dispensa, a pedido ou de ofcio, ou por destituio. CAPTULO III DA REDISTRIBUIO Art. 46. Redistribuio a movimentao do funcionrio, com o respectivo cargo, para quadro de pessoal de outro rgo ou entidade cujos planos de cargos e vencimentos sejam idnticos, observando sempre o interesse da administrao. 1. A redistribuio ocorrer para o ajustamento de quadros de pessoal s necessidades dos servios, inclusive nos casos de reorganizao, extino ou criao de rgo ou entidade. 2. Nos casos de extino de rgo ou entidade, os funcionrios que no puderem ser redistribudos, na forma, deste artigo, sero colocados em disponibilidade at o seu aproveitamento, na forma do artigo 36. CAPTULO IV DA SUBSTITUIO[2] Art. 47. Haver substituio, no caso de impedimento legal ou afastamento do titular de cargo em comisso ou funo gratificada, quando se tornar indispensvel tal providencia em face das necessidades de servio. Art. 48. Nas hipteses consideradas necessrias, os ocupantes de cargo em comisso tero substitutos indicados no regimento interno ou em ato regulamentar e, em caso de omisso, sero previamente designados. 1. O substituto indicado assumir automaticamente o exerccio do cargo nos afastamentos e impedimentos do titular. 2. O substituto far jus diferena da remunerao do cargo ou gratificao de funo respectiva, pagas na proporo dos dias de efetiva substituio. TTULO III DOS DIREITOS, VANTAGENS E OBRIGAES CAPTULO I DA JORNADA DE TRABALHO Art. 49. A jornada de trabalho no poder ser superior a 40 nem inferior a 20 horas semanais, na forma que dispuser a lei ou norma regulamentar. Art. 50. A jornada de trabalho ser cumprida no expediente que a administrao municipal estabelecer para o funcionamento das reparties. 1. Em casos especiais, atendida a natureza do servio, poder ser estabelecido horrio para a prestao do trabalho. 2. Nos servios que exijam trabalho aos sbados, domingos e feriados ser estabelecida escala de revezamento. Art. 51. A durao do trabalho poder ser prorrogada a critrio da administrao, mediante retribuio pecuniria suplementar. CAPTULO II

Pgina |9

DO VENCIMENTO E DA REMUNERAO Art. 52. Vencimento a retribuio pecuniria pelo desempenho efetivo do trabalho no exerccio de cargo pblico e corresponde ao valor fixado em lei. 1. A retribuio do pessoal admitido para funes temporrias ser fixada no ato que determinar a admisso, no podendo ser superior ao vencimento dos cargos anlogos. 2. No haver vencimento nem retribuio inferior ao salrio mnimo fixado em lei, nacionalmente unificado. 3. O vencimento irredutvel e a remunerao obedecer ao limite e princpios previstos no artigo 37, inciso XV, da Constituio Federal e no artigo 18, inciso XXII da Lei Orgnica do Municpio de Belm. Art. 53. Remunerao o vencimento acrescido das gratificaes e demais vantagens de carter permanente atribudas ao funcionrio pelo exerccio de cargo pblico Pargrafo nico. As indenizaes, auxlios e demais vantagens ou gratificaes de carter eventual no integram a remunerao. Art. 54. Proventos so os rendimentos atribudos ao funcionrio em razo da aposentadoria ou disponibilidade. Art. 55. Quando investido em cargo em comisso, o funcionrio deixar de perceber o vencimento de seu cargo efetivo. Art. 56. O funcionrio perder: I - a remunerao dos dias que faltar ao servio, salvo nas hipteses previstas no artigo 123; e II - metade da remunerao, no caso de suspenso convertida em multa, na forma prevista no 2 do artigo 197. Pargrafo nico. As faltas ao servio, at o mximo de oito dias por ano, no excedendo a uma por ms, em razo de causa relevante, podero ser abonadas pelo titular do rgo, quando requeridas no dia til subseqente. Art. 57. Salvo por imposio legal ou mandato judicial, nenhum desconto incidir sobre a remunerao ou provento. [3]Pargrafo nico. Mediante autorizao do funcionrio, poder haver consignao em folha de pagamento a favor de terceiros, a critrio da administrao, na forma estabelecida em regulamento. Art. 58. As reposies e indenizaes ao Municpio sero descontadas em parcelas mensais e no excedentes dcima parte da remunerao ou provento. Art. 59. O funcionrio em dbito com a Fazenda Municipal que for demitido, exonerado, ou que tiver sua aposentadoria ou disponibilidade cassada, ter o prazo de sessenta dias para quit-lo. Pargrafo nico. A no quitao do dbito no prazo previsto neste artigo implicar em sua inscrio na dvida ativa do Municpio. Art. 60. O vencimento, a remunerao e o provento no sero objeto de arresto,

P g i n a | 10

seqestro ou penhora exceto nos casos de prestao de alimentos de homologao ou deciso judicial. CAPTULO III DAS VANTAGENS DE ORDEM PECUNIRIA Seo I Das Disposies Gerais Art. 61. Alm do vencimento, podero ser atribudas ao funcionrio, na forma que dispuser o regulamento, as seguintes vantagens: I - gratificaes; II - adicionais; e III - indenizaes. Seo II Das Gratificaes Art. 62. Aos funcionrios podero ser concedidas as seguintes gratificaes: [4]I - por regime especial de trabalho: a) em tempo integral; e b) em dedicao exclusiva; [5]II - por atividades especiais: a) de funo; b) de localizao especial de trabalho, na forma prevista em regulamento; [6]c) pelo exerccio de atividades em condies insalubres ou perigosas; [7]d) de elaborao de trabalho tcnico especializado, na forma prevista em regulamento; e e) de fiscalizao ou coordenao de processos seletivos, na forma prevista em regulamento; III - por produtividade; [8]IV - por servio extraordinrio; V - gratificao natalina; e VI - gratificao de permanncia. Subseo I Da Gratificao por Regime Especial de Trabalho Art. 63. A gratificao de tempo integral ou de dedicao exclusiva ser devida ao funcionrio ocupante de cargo efetivo, comissionado ou em funo gratificada, quando convocado para prestao de servios em regime especial de trabalho.
[9]Art.

64. A gratificao devida ao funcionrio convocado a prestar servio em regime de tempo integral ou de dedicao exclusiva obedecer s seguintes bases percentuais: I - tempo integral: cinqenta por cento do vencimento-base do cargo, com carga horria mnima de duas horas, alm da jornada normal de trabalho diria; e II - dedicao exclusiva: cem por cento do vencimento-base do cargo. 1. A concesso da gratificao por regime especial de trabalho depender de

P g i n a | 11

prvia e expressa autorizao do Prefeito ou da Comisso Executiva da Cmara Municipal, sendo vedada a percepo cumulativa. 2. V E T A D O. Subseo II Da Gratificao por Atividades Especiais
[10]

Art. 65. A gratificao de funo ser fixada em lei e atribuda s atividades que indicar.
[11]Art.

66. Ao funcionrio que exercer atividades, com habitualidade, em locais insalubres ou em contato permanente com substncias txicas ou com risco de vida, ser concedida uma gratificao sobre o vencimento do cargo efetivo, na forma da lei. Art. 67. O funcionrio que fizer jus s gratificaes de insalubridade e de periculosidade dever optar por uma delas, no sendo permitida a acumulao. Pargrafo nico. O direito gratificao de insalubridade ou periculosidade cessa com a eliminao das condies ou dos riscos que deram causa a sua concesso. Art. 68. vedado funcionria gestante ou lactante o trabalho em atividades ou operaes consideradas insalubres ou perigosas. Art. 69. A gratificao de insalubridade por trabalho com raio X ou substncias radioativas corresponde a quarenta por cento sobre o vencimento bsico do funcionrio. 1. Os locais de trabalho e os funcionrios que operem com raio X ou substncias radioativas devem ser mantidos sob controle permanente, de modo que as doses de radiao ionizante no ultrapassem o nvel mximo previsto na legislao especfica. 2. Os funcionrios a que refere o pargrafo anterior devem ser submetidos a exames mdicos peridicos. Subseo III Da Gratificao por Produtividade
[12]Art.

70. A gratificao por produtividade ser concedida ao funcionrio que, no desempenho de suas atribuies, contribuir para o aprimoramento e incremento do servio pblico, e em especial das atividades de arrecadao e fiscalizao de tributos e outras rendas.[13] Pargrafo nico. As condies para aferio, critrios, prazos ou formas de pagamento sero definidas em regulamento, observando os limites legais. Subseo IV
[14]Da [15]Art.

Gratificao por Servio Extraordinrio

71. O servio extraordinrio ser remunerado com o acrscimo de cinqenta por cento em relao hora normal de trabalho. Pargrafo nico. Em se tratando de servio noturno, o valor da hora ser acrescido de mais vinte por cento.

P g i n a | 12

Art. 72. Somente ser permitido servio extraordinrio para atender a situaes excepcionais e temporrias, respeitado o limite mximo de duas horas dirias, conforme se dispuser em regulamento. Pargrafo nico. Em situao de emergncia, previamente definida pelo Chefe do Poder Executivo, o limite para o desempenho de servio extraordinrio poder ser elevado para o mximo de quatro horas nos dias teis e de oito horas em dias de descanso obrigatrio. Art. 73. A concesso da gratificao por servio extraordinrio depender, em cada caso, de ato expresso dos titulares dos rgos municipais, no qual sero obrigatoriamente fixados o perodo e o servio a ser prestado. Art. 74. O exerccio de cargo em comisso e de funo gratificada impede o recebimento da gratificao por servio extraordinrio. Pargrafo nico. O recebimento da gratificao de tempo integral ou dedicao exclusiva excluir a percepo cumulativa da gratificao por servio extraordinrio. Subseo V Da Gratificao Natalina Art. 75. A gratificao natalina corresponder a um doze avos da remunerao devida em dezembro, por ms de exerccio no respectivo ano civil. Pargrafo nico. A frao igual ou superior a quinze dias ser considerada como ms integral. Art. 76. A gratificao natalina ser paga at o dia vinte de dezembro de cada ano. Art. 77. A gratificao natalina no poder ser considerada como calculo de qualquer vantagem pecuniria. Art. 78. O funcionrio exonerado perceber uma gratificao natalina proporcionalmente aos meses de efetivo exerccio, calculada sobre a remunerao do ms de exonerao.
[16]Art.

78-A. O pagamento do tempo proporcional aos vos do perodo trabalhado no ano que ocorrer a solicitao da antecipao do 13 salrio, das servidoras municipais gestantes, da administrao direta e indireta, ser efetuado, mediante opo assinada, quando estas completarem o stimo ms de gestao, comprovada por atestado mdico (AC). Pargrafo nico. O pagamento de que trata o caput ser considerado adiantamento de seu direito, e concedido pelo valor do ms do pagamento, ocorrendo os descontos legais na efetivao de seu complemento na data legal (AC). Seo III Dos Adicionais Art. 79. Ao funcionrio sero concedidos os adicionais:

P g i n a | 13

I - adicional por tempo de servio; II - adicional de frias; III - adicional de escolaridade; IV - adicional de turno; e V - adicional de cargo em comisso. Subseo I Do Adicional por Tempo de Servio Art. 80. O adicional por tempo de servio ser devido por trinio de efetivo exerccio, at o mximo de doze. 1. Os adicionais sero calculados sobre a remunerao do cargo, nas seguintes propores: I - aos trs anos, 5%; II - aos seis anos, 5% - 10%; III - aos nove anos, 5% - 15%; IV - aos doze anos, 5% - 20%; V - aos quinze anos, 5% - 25%; VI - aos dezoito anos, 5% - 30%; VII - aos vinte e um anos, 5% - 35%; VIII - aos vinte e quatro anos, 5% - 40%; IX - aos vinte e sete anos, 5% - 45%; X - aos trinta anos, 5% - 50%; XI - aos trinta e trs anos, 5% - 55%; XII - aps trinta e quatro anos, 5% - 60%. Art. 81. O funcionrio far jus ao adicional a partir do ms em que completar o trinio, independente de solicitao. Subseo II Do Adicional de Frias Art. 82. Independentemente de solicitao, ser pago ao funcionrio, por ocasio das frias, um adicional de um tero da remunerao correspondente ao perodo de frias. Pargrafo nico. No caso do funcionrio ocupar cargo em comisso ou estar no exerccio de funo gratificada, as respectivas vantagens devem ser consideradas no calculo do adicional de que trata este artigo. Subseo III Do Adicional de Escolaridade
[17]Art.

83. O adicional de escolaridade, calculado sobre o vencimento-base, ser devido nas seguintes propores: I - na quantia correspondente a vinte por cento, ao titular de cargo para cujo exerccio a lei exija habilitao correspondente concluso do primeiro grau do ensino oficial; II - na quantia correspondente a sessenta por cento, ao titular de cargo para cujo exerccio a lei exija habilitao correspondente concluso do segundo grau do ensino oficial;

P g i n a | 14

III - na quantia correspondente a cem por cento, ao titular do cargo para cujo exerccio a lei exija habilitao correspondente concluso do grau universitrio. Pargrafo nico. A gratificao pela docncia em atividade de treinamento ser atribuda ao servidor no regime hora-aula, desde que esta atividade no seja inerente ao exerccio do cargo, desde que fora do horrio de expediente normal. Subseo IV Do Adicional de Turno Art. 84. O adicional de turno a vantagem pessoal e eventual devida ao funcionrio durante o tempo em que for submetido a: [18]I - jornada de trabalho que deva ser desempenhada entre as vinte e duas horas de um dia e as cinco horas do dia seguinte, correspondendo a quarenta por cento do vencimento-base; II - trabalho aos sbados, domingos e feriados, em escala de revezamento, correspondente a vinte por cento do vencimento-base. Art. 85. O adicional de turno, apesar de eventual, devido nas frias e nas licenas remuneradas, se o funcionrio houver desempenhado trabalho nas condies do artigo anterior, durante os ltimos doze meses. 1. Somente aps trs anos de percepo do adicional de turno a vantagem ser includa nos proventos da aposentadoria ou disponibilidade. 2. Se a aposentadoria resultar de acidente em servio, o adicional de turno ser includo nos proventos, qualquer que seja o tempo de sua percepo. 3. V E T A D O. Subseo IV Do Adicional de Cargo em Comisso Art. 86. O funcionrio efetivo nomeado para cargo em comisso, cessado esse exerccio, far jus a perceber, como vantagem pessoal, o adicional de que trata o inciso V, do art. 79, desta Lei, que corresponder quinta parte da diferena entre o vencimento do cargo efetivo e o vencimento do cargo em comisso, por ano de efetivo exerccio, at o mximo de cinco quintos. Pargrafo nico. Quando mais de um cargo em comisso for exercido sem interrupo, no perodo anual aquisitivo, o adicional ser calculado em relao ao vencimento do cargo mais elevado. Art. 87. O adicional de que trata o artigo anterior aplica-se tambm ao exercente de funo gratificada, tomando-se como base de clculo a quinta parte do valor da respectiva gratificao, at o mximo de cinco quintos. Art. 88. O funcionrio que tiver adquirido direito ao mximo de cinco quintos far jus atualizao progressiva de cada parcela do adicional, mediante a substituio de cada quinta parte mais antiga pela nova quinta parte, calculada em relao ao ltimo vencimento ou gratificao, se aquele ou esta for superior. Art. 89. A pena de destituio do cargo em comisso ou da funo gratificada implicar, automaticamente, na perda da vantagem pessoal respectiva.

P g i n a | 15

Seo IV Das Indenizaes Art. 90. O funcionrio que, em misso oficial ou de estudo, se afastar da sede, em carter eventual ou transitrio, para outro ponto do territrio nacional ou do exterior, far jus a passagens e dirias, para cobrir as despesas de pousada e alimentao. Pargrafo nico. A diria ser concedida por dia de afastamento, sendo devida pela metade quando o deslocamento no exigir pernoite fora da sede. Art. 91. O funcionrio que receber indevidamente dirias ser obrigado a restitulas integralmente, no prazo de cinco dias, ficando ainda, se for o caso, sujeito a punio disciplinar. Art. 92. No arbitramento das dirias ser considerado o local para o qual foi deslocado o funcionrio. CAPTULO IV DAS LICENAS Seo I Das Disposies Gerais Art. 93. Conceder-se- ao funcionrio licena: I - para tratamento de sade; II - por motivo de acidente em servio; III - por motivo de doena em pessoa da famlia; IV - gestante; V - paternidade; VI - por motivo de afastamento do cnjuge; VII - para prestao de servio militar; VIII - para atividade poltica; IX - para atividade sindical; X - a ttulo de prmio por assiduidade e comportamento; XI - para tratar de interesse particular. 1. As licenas previstas nos incisos I a IV sero precedidas de inspeo mdica realizada pelo rgo competente do Municpio. 2. O funcionrio no poder permanecer em licena por perodo superior a vinte e quatro meses, salvo nos casos dos incisos VI, VII, VIII e IX. 3. vedado o exerccio de atividade remunerada durante o perodo das licenas previstas nos incisos I a IV deste artigo. 4. A licena concedida dentro de sessenta dias do trmino da anterior, da mesma espcie, ser considerada como prorrogao. Art. 94. O pessoal contratado para funo temporria ter direito as licenas previstas nos incisos I, II, III, IV e V do artigo 93. 1. Na data do termo final do tempo previsto para admisso termina a vinculao do pessoal temporrio com a administrao municipal, cessando as licenas concedidas. 2.O disposto no pargrafo anterior no se aplica licena por motivo de acidente em servio, que somente cessar com o restabelecimento da capacidade

P g i n a | 16

fsica ou com a aposentadoria do licenciado. 3. Se do acidente resultar invalidez permanente, a licena ser transformada em aposentadoria. 4. Os demais motivos de licena, previstos no artigo 93, constituem justa causa para cessao do desempenho de funes temporrias. Seo II Da Licena para Tratamento de Sade Art. 95. A licena para tratamento de sade poder ser concedida a pedido ou de ofcio, com base em inspeo mdica realizada pelo rgo competente do Municpio, sem prejuzo da remunerao. Pargrafo nico. Sempre que necessrio, a inspeo mdica ser realizada na residncia do funcionrio ou no estabelecimento hospitalar onde se encontrar internado. Art. 96. A licena superior a sessenta dias s poder ser concedida mediante inspeo realizada por junta mdica oficial. 1. Em casos excepcionais, a prova da doena poder ser feita por atestado mdico particular se, a juzo da administrao, for conveniente ou impossvel a ida da junta mdica localidade de residncia do funcionrio. 2. Nos casos referidos no pargrafo anterior, o atestado s produzir efeitos depois de homologado pelo servio mdico oficial do Municpio. 3. Verificando-se, a qualquer tempo, ter ocorrido m-f na expedio do atestado ou do laudo, a administrao promover a punio dos responsveis. Art. 97. Findo o prazo da licena, o funcionrio ser submetido nova inspeo mdica, que concluir pela volta ao servio, pela prorrogao da licena ou pela aposentadoria. Art. 98. O atestado e o laudo da junta mdica no se referiro ao nome ou natureza da doena, salvo quando se tratar de leses produzidas por acidente em servio e doena profissional. Seo III Da Licena por Acidente em Servio Art. 99. Ser licenciado com remunerao integral o funcionrio acidentado em servio. Art. 100. Para conceituao do acidente e da doena profissional, sero adotados os critrios da legislao social do trabalho. 1. Equipara-se ao acidente em servio o dano decorrente de agresso sofrida e no provocada pelo funcionrio no exerccio do cargo. 2. A prova do acidente ser feita no prazo de dez dias, prorrogvel quando as circunstncias o exigirem. Art. 101. As normas desta Seo aplicam-se tambm ao pessoal contratado para funes temporrias.

P g i n a | 17

Seo IV Da Licena por Motivo de Doena em Pessoa da Famlia Art. 102. Poder ser concedida licena ao funcionrio por motivo de doena do cnjuge, companheiro ou companheira, padrasto ou madrasta, ascendente, descedente, enteado e colateral consangneo ou afim at o segundo grau civil, mediante comprovao mdica. 1. A licena somente ser deferida se a assistncia direta do funcionrio for indispensvel e no puder ser prestada simultaneamente com o exerccio do cargo. 2. A comprovao das condies previstas neste artigo, como preliminar para a concesso da licena, far-se- mediante inspeo de sade procedida pelo rgo mdico competente, que emitir o correspondente laudo, para conseqente apresentao ao rgo de lotao do funcionrio. 3. A licena de que trata este artigo ser concedida com vencimento ou remunerao: I - integrais, at noventa dias; II - dois teros, quando excedente de noventa dias; III - um tero, quando superior a cento e vinte dias e no exceder a trezentos e sessenta e cinco dias; IV - sem vencimento, quando exceder de trezentos e sessenta e cinco dias. Seo V [19]Da Licena Gestante, Adotante e Paternidade
[20]Art.

103. Ser concedida licena funcionria gestante ou me adotiva de criana de at um ano de idade, por cento e oitenta dias consecutivos, sem prejuzo de remunerao. Art. 103. Ser concedida licena a funcionria gestante ou me adotiva de criana de at um ano de idade por cento e vinte dias consecutivos, sem prejuzo da remunerao. 1. A licena poder ter incio no primeiro dia do nono ms de gestao, salvo antecipao por prescrio mdica. 2. No caso de nascimento prematuro, a licena ter incio a partir do parto. 3. No caso de natimorto, decorridos trinta dias do evento, a funcionria ter direito a mais trinta dias de repouso remunerado. (REDAO ORIGINAL) Art. 104. Para amamentar o prprio filho at a idade de seis meses, a funcionria lactante ter direito, durante a jornada de trabalho, a uma hora de descanso, que poder ser parcelada em dois perodos de meia hora. Art.105. funcionria que adotar criana de at doze meses de idade sero concedidos cento e vinte dias de licena remunerada, para ajustamento do adotado ao novo lar. Pargrafo nico. No caso de adoo de criana com mais de um ano de idade, o prazo de que trata este artigo ser de trinta dias.
[21]Art.106.

At que a Lei venha disciplinar o disposto no art. 7, XIX, da Constituio Federal, sero concedidos quinze dias de licena paternidade para o cnjuge ou companheiro, por ocasio do nascimento ou adoo do filho. Art. 106. At que a lei venha disciplinar o disposto no artigo 7, XIX, da

P g i n a | 18

Constituio Federal, sero concedidos cinco dias de licena paternidade para o cnjuge ou companheiro, por ocasio do nascimento do filho. (REDAO ORIGINAL) Seo VI Da Licena por Motivo de Afastamento do Cnjuge Art. 107. Poder ser concedida licena ao funcionrio para acompanhar cnjuge, companheiro ou companheira, funcionrio pblico civil ou militar, para outro ponto do territrio nacional, para o exterior ou para exerccio de mandato eletivo dos Poderes Executivo e Legislativo. 1. A licena ser por prazo indeterminado e sem remunerao. 2. Na hiptese do deslocamento de que trata este artigo, o funcionrio poder ser colocado disposio de outro rgo pblico, sem nus para o Municpio. Seo VII Da Licena para Prestao do Servio Militar Art. 108. Ao funcionrio convocado para o servio militar ser concedida licena, na forma e condies previstas na legislao especfica. Pargrafo nico. Concludo o servio militar, o funcionrio ter at trinta dias, sem remunerao, para reassumir o exerccio do cargo. Seo VIII Da Licena para Atividade Poltica Art. 109. A partir do registro da candidatura perante a Justia Eleitoral e at o dia seguinte ao da eleio, o funcionrio candidato a cargo eletivo far jus licena com remunerao integral, salvo se a legislao eleitoral dispuser em contrrio. Pargrafo nico. Ao funcionrio pblico em exerccio de mandato eletivo aplicamse as disposies do artigo 38 da Constituio Federal vigente. Seo IX Da Licena para Atividade Sindical Art. 110. assegurado o direito licena com remunerao ao funcionaro eleito para desempenho de mandato de diretoria em confederao, federao ou sindicato representativo da sua categoria profissional. Pargrafo nico. A licena ter durao igual a do mandato, podendo ser prorrogada no caso de reeleio. Seo X Da Licena Prmio Art. 111. O funcionrio ter direito, como prmio de assiduidade e comportamento, licena de sessenta dias em cada perodo de trs anos de exerccio ininterrupto, em que no haja sofrido qualquer penalidade disciplinar ou criminal. Art. 112. No se conceder licena prmio ao funcionrio que, no perodo

P g i n a | 19

aquisitivo: I - sofrer penalidade disciplinar ou criminal; II - afastar-se do cargo em virtude de: a) licena para tratamento em pessoa da famlia que ultrapasse a trinta dias consecutivos ou no durante o trinio; b) licena para tratar de interesses particulares; c) licena por motivo de afastamento do cnjuge, companheiro ou companheira; III - faltar ao servio injustificadamente mais de seis dias durante o perodo aquisitivo.
[22]Art.

113. Para efeito de aposentadoria adicional por tempo de servio, ser contado em dobro o tempo de licena prmio que o funcionrio no houver gozado. Art. 114. A requerimento do funcionrio, a licena poder ser gozada em perodos no inferiores a trinta dias, observada a convenincia do servio. Pargrafo nico. Deferida a licena, a administrao ter o prazo de sessenta dias para liberar o funcionrio. Seo XI Da Licena para Tratar de Interesses Particulares Art. 115. A critrio da administrao, poder ser concedida ao funcionrio estvel licena para trato de assuntos particulares, pelo prazo de at dois anos consecutivos, sem remunerao. 1. No poder ser negada licena quando o afastamento for comunicado com antecedncia mnima de trinta dias. 2. A licena poder ser interrompida a qualquer tempo, a pedido do funcionrio. Art. 116. S poder ser concedida nova licena depois de decorridos dois anos do trmino da anterior. CAPTULO V DAS FRIAS Art. 117. Aps doze meses de exerccio o funcionrio far jus, anualmente, a trinta dias consecutivos de frias, no podendo ser levada conta de frias qualquer falta ao servio. Pargrafo nico. Em casos excepcionais, as frias podero ser fracionadas em dois perodos de quinze dias corridos, observado sempre o interesse do servio. Art. 118. O funcionrio que opere direta e permanentemente com raio X e substncias radioativas gozar, obrigatoriamente, vinte dias consecutivos de frias por semestre de atividade profissional, proibida em qualquer hiptese a acumulao.. Art. 119. As frias do pessoal integrante do grupo Magistrio so de quarenta e cinco dias e coincidiro com os perodos das frias escolares, obedecendo s

P g i n a | 20

restries regulamentares. Art. 120. Cabe ao rgo competente organizar, no ms de novembro, as escalas de frias para o ano seguinte, atendendo sempre que possvel a convenincia dos funcionrios. Pargrafo nico. Depois de programada, a escala s poder ser modificada com a anuncia do funcionrio interessado e da chefia de servio. Art. 121. proibida a acumulao de frias, salvo por absoluta necessidade de servio e pelo mximo de dois anos consecutivos. Pargrafo nico. Para os efeitos de aposentadoria e adicional de tempo de servio, contar-se- em dobro o perodo de frias no gozadas, mediante solicitao do funcionrio e aps deferimento pela autoridade competente. Art. 122. No sero interrompidas as ferias em gozo, salvo por motivo de calamidade pblica, comoo interna, convocao para jri, servio militar ou eleitoral ou por motivo relevante de superior interesse pblico. CAPTULO VI DAS CONCESSES Art. 123. Sem qualquer prejuzo, poder o funcionrio ausentar-se do servio: I - por um dia, para doao de sangue; II - at oito dias, por motivo de: a) casamento; b) falecimento do cnjuge, companheiro ou companheira, pais, madrasta, padrasto, filhos ou enteados e irmos. Art. 124. Poder ser concedido horrio especial ao funcionrio estudante de nvel superior quando comprovada a incompatibilidade entre o horrio escolar e o da repartio, sem prejuzo do exerccio do cargo. Pargrafo nico. Para efeito do disposto neste artigo, ser exigida a compensao de horrios na repartio, respeitada a durao semanal do trabalho. CAPTULO VII [23]DO TEMPO DE SERVIO Art. 125. contado, para todos os efeitos legais, o tempo de servio pblico prestado ao Municpio de Belm, qualquer que tenha sido a forma de admisso ou de pagamento. Art. 126. Considera-se como tempo de servio prestado a rgos dos Poderes da Unio, Estados e Municpios inclusive suas autarquias, fundaes pblicas e s empresas de economia mista. Art. 127. A apurao do tempo de servio ser feita em dias, que sero convertidos em anos, considerando o ano como de trezentos e sessenta e cinco dias. Pargrafo nico. Feita a converso, os dias restantes, at cento e oitenta e dois, no sero computados, arredondando-se para um ano quando excederem este nmero, para efeito de aposentadoria.

P g i n a | 21

Art. 128. Alm das ausncias ao servio previstas no artigo 123, so consideradas como efetivo exerccio os afastamentos em virtude de: I - frias; II - exerccio de cargo em comisso ou equivalente a sua funo em rgo ou entidade dos Poderes da Unio, dos Estados, dos Municpios e do Distrito Federal, quando colocado regularmente disposio; III - desempenho do mandato eletivo federal, estadual ou municipal: IV - convocao para o servio militar; V - requisio para o Tribunal do Jri e outros servios obrigatrios por lei; VI - misso ou estudo no exterior, quando autorizado o afastamento; e VII - licenas: a) gestante; b) para tratamento da prpria sade, at dois anos; c) por motivo de acidente em servio ou doena profissional; d) prmio; e) paternidade, pelo prazo mnimo de cinco dias, nos termos da lei; e f) licena para atividade sindical. Pargrafo nico. V E T A D O Art. 129. Contar-se- para efeito de aposentadoria e disponibilidade: I - o tempo de servio pblico prestado em cargo ou funo federal, estadual ou municipal; II - a licena para tratamento de sade de pessoa da famlia do funcionrio, at noventa dias; III - a licena para atividade poltica ou sindical; IV - tempo correspondente ao desempenho de mandato eletivo federal, estadual ou municipal, antes do ingresso do funcionrio no servio pblico municipal; V - tempo de servio em atividade privada vinculada previdncia social; VI - o tempo de servio ativo nas Foras Armadas e auxiliares, prestado durante a paz, computando-se pelo dobro o tempo de operao real de guerra. 1. O tempo em que o funcionrio esteve aposentado por invalidez ou em disponibilidade ser apenas contado para nova aposentadoria ou disponibilidade. 2. vedada a contagem cumulativa de tempo de servio prestado concomitantemente em mais de um cargo, funo ou emprego. CAPTULO VIII DO DIREITO DE PETIO Art. 130. assegurado ao funcionrio o direito de requerer, pedir reconsiderao e recorrer, bem como o de representar. Pargrafo nico. O requerimento, a representao e o pedido de reconsiderao sero apresentados no rgo de lotao do servidor e decidido pela autoridade que tenha expedido o ato ou proferido a deciso, no prazo improrrogvel de trinta dias. Art. 131. Caber recurso: I - do indeferimento do pedido de reconsiderao; e II - das decises sobre recursos sucessivamente interpostos. 1. O recurso ser dirigido autoridade imediatamente superior que tiver

P g i n a | 22

expedido o ato ou proferido a deciso, e sucessivamente, em escala ascendente, s demais autoridades. 2. Ter carter de recurso o pedido de reconsiderao quando o autor do despacho, deciso ou ato houver sido o Prefeito ou a Comisso Executiva da Cmara. Art. 132. O prazo para interposio do pedido de reconsiderao ou de recurso de trinta dias, a contar da publicao ou da cincia, pelo interessado, da deciso recorrida. Art. 133. A representao ser dirigida ao chefe imediato do funcionrio, ao qual cabe, se a soluo no for de sua alada encaminh-la a quem for de direito. Pargrafo nico. Se no for dado andamento representao, dentro do prazo de cinco dias, poder o funcionrio dirigi-la direta e sucessivamente autoridade superior. Art. 134. Para o exerccio do direito de petio, assegurada vista do processo ou documento, na repartio, ao funcionrio ou seu representante legal. Art. 135. O direito de petio prescreve a partir da data da publicao, no rgo oficial, do ato impugnado, ou quando este for de natureza reservada, da data em que dele tiver conhecimento o funcionrio: I - em cinco anos, quanto aos atos de que decorrem a demisso, cassao de disponibilidade, ou que afetem interesse patrimonial e crditos resultantes das relaes de trabalho; e II - em cento e vinte dias, nos demais casos, salvo quando outro prazo for fixado em lei. Pargrafo nico. Os recursos ou pedidos de reconsiderao, quando cabveis e apresentados dentro do prazo de que trata o artigo 132, interrompem a prescrio, determinando a contagem de novos prazos, a partir da data da publicao, no Dirio Oficial do Municpio, do despacho denegatrio ou restritivo do pedido. Art. 136. A prescrio de ordem pblica, no podendo ser relevada pela administrao. Art. 137. O pedido de reconsiderao e o recurso no tem efeito suspensivo; o que for provido retroagir, nos efeitos, data do ato impugnado. Art. 138. A administrao dever rever seus atos, a qualquer tempo, quando eivados de ilegalidade. Art. 139. So fatais e improrrogveis os prazos estabelecidos neste captulo, salvo por motivo de fora maior. Pargrafo nico. Os prazos que se vencerem em sbado, domingo, feriado, santificado ou considerado de freqncia facultativa, ficam dilatados at o primeiro dia til subseqente. CAPTULO IX DO AFASTAMENTO PARA SERVIR A OUTRO RGO OU ENTIDADE

P g i n a | 23

Art. 140. O funcionrio, mediante sua concordncia, poder ser cedido para ter exerccio em outro rgo ou entidade dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal ou de outros Municpios, nas seguintes hipteses: a) para exerccio de cargo em comisso ou funo de confiana; e b) para exerccio de cargo tcnico ou em casos previstos em leis especficas. Art. 141. Nenhum funcionrio poder ser posto disposio, ou de qualquer forma ter exerccio em repartio diferente daquela em que estiver lotado, sem prvia autorizao do Prefeito ou da Comisso Executiva, formalizada atravs de ato competente. Art. 142. O afastamento para estudo ou misso oficial no exterior obedecer ao disposto em legislao pertinente. CAPTULO X DO REGIME DISCIPLINAR Seo I Dos Direitos e Deveres **** ( MUITO IMPORTANTE) !!!

Art. 143. So direitos do funcionrio, alm daqueles especificamente conferidos neste Estatuto: I - ter condio adequada ao trabalho; II - receber da administrao os equipamentos e vesturios exigidos pela natureza do servio; III - participar de treinamento de preveno de acidente de trabalho; IV - ter acesso ao acervo bibliogrfico de sua repartio; V - sugerir providncias que visem o aperfeioamento do servio; VI - representar contra ato manifestamente ilegal ou abuso de poder de seus superiores; VII - custeio do tratamento de sade, quando a licena for concedida nos termos do artigo 93, inciso II. Art. 144. So deveres do funcionrio: I - manter assiduidade; II - ser pontual; III - usar de discrio; IV - tratar com urbanidade as partes, atendendo-as sem preferncias pessoais; V - desempenhar pessoalmente, com zelo e presteza, os encargos que lhe competirem e os trabalhos de que for incumbido dentro de suas atribuies; VI - ser leal s instituies constitucionais e administrativas a que servir; VII - observar as normas legais e regulamentares. 1. Considera-se substituto processual os Sindicatos dos Servidores Pblicos Municipais em toda e qualquer demanda em que seja parte interessada o servidor e o Poder Pblico. 2. assegurada a participao permanente e paritria do servidor nos colegiados dos rgos do Municpio de Belm que seus interesses, profissionais ou previdencirios, sejam objeto de discusso e deliberao. VIII - respeitar e acatar seus superiores hierrquicos, obedecendo s suas ordens, exceto quando manifestamente ilegais; IX - quando indicado pela administrao, freqentar cursos legalmente institudos,

P g i n a | 24

para seu aperfeioamento e especializao; X - providenciar para que esteja sempre em dia, no assentamento individual, a sua declarao de famlia; XI - manter esprito de cooperao e solidariedade para com os companheiros de trabalho; XII - zelar pela economia e conservao do material que lhe for confiado; XIII - apresentar-se ao servio convenientemente trajado ou uniformizado, quando for o caso; XIV - submeter-se inspeo de sade peridica, perante junta mdica oficial do Municpio, quando for determinada pela administrao; XV - usar os equipamentos e vesturios fornecidos pela administrao, de acordo com a natureza do trabalho; XVI - atender preferencialmente a: a) requisies destinadas defesa da Fazenda Pblica Municipal; b) pedidos de certides para fins de direito; c) pedidos de informaes do Poder Legislativo; d) diligncias solicitadas por comisso de inqurito; e e) de precatrios judiciais. Pargrafo nico. Ser considerado como co-autor o superior hierrquico que, recebendo denncia ou representao a respeito de irregularidades no servio ou falta cometida por funcionrio seu subordinado, deixar de tomar as providncias necessrias a sua apurao. Seo II Das Proibies Art. 145. Ao funcionrio proibido: I - retirar, sem prvia permisso da autoridade competente, qualquer documento ou objeto existente na repartio; II - ausentar-se do servio durante o expediente sem prvia autorizao do chefe imediato; III - entreter-se, durante as horas de trabalho, em palestras, leituras e outras atividades estranhas ao servio; IV - deixar de comparecer ao servio sem causa justificada; V - tratar de interesses particulares na repartio; VI - exercer comrcio entre os companheiros de servio, mover ou subscrever listas de donativos dentro da repartio; VII - recusar f a documentos pblicos; VIII - opor resistncia njustificada ao andamento de documento e processo ou execuo de servio; IX - empregar material do servio pblico em servio particular; X - receber propina, comisso, presente ou vantagem de qualquer espcie, em razo de suas atribuies; XI - cometer a outro funcionrio atribuies estranhas s do cargo que ocupa, exceto em situaes de emergncia e transitria; XII - exercer quaisquer atividades que sejam imcompatveis com o exerccio do cargo ou funo e com o horrio de trabalho; XIII- proceder de forma desidiosa; XIV- participar da gerncia ou administrao de empresas que mantenham relaes comerciais ou administrativas com o governo, sejam por este

P g i n a | 25

subvencionadas ou estejam diretamente relacionados com a fnalidade da repartio ou servio em que esteja lotado; XV - requerer ou promover a concesso de privilgios, garantias e juros ou outros favores semelhantes, federais, estaduais ou municipais, exceto o de interveno prpria; XVI- praticar usuras sob qualquer de suas formas; XVII- aceitar representao de Estado estrangeiro, sem autorizao do Presidente da repblica; XVIII - constituir-se procurador de partes ou servir de ntermedirio perante qualquer repartio pblica, salvo quando se tratar de benefcios previdencirios ou assistenciais a parentes at o segundo grau; XIX - receber estipndios de firmas fornecedoras ou de entidades fiscalizadas no pas ou no estrangeiro, principalmente quando estiver em misso referente compra de material ou fiscalizao de qualquer natureza; XX - valer-se de sua qualidade de funcionrio para desempenhar atividades estranhas s funes ou para lograr, direta ou ndiretamente, qualquer proveito; e XXI - praticar atos de sabotagem contra o servio pblico. Pargrafo nico. No est compreendida nas proibies deste artigo a participao do funcionrio em sociedade em que o Municpio seja acionista, bem assim na direo ou composio de cooperativas ou associaes de classe. Art. 146. vedado ao funcionrio trabalhar sob as ordens imediatas de parentes at o segundo grau, salvo quando se tratar de funo de confiana e livre escolha, no podendo exceder de dois o nmero de auxiliares nestas condies. Seo III Das Responsabilidades **** (MUITO IMPORTANTE)!!! Art. 147. Pelo exerccio irregular de suas atribuies, o funcionrio responde civil, penal e administrativamente. 1. A responsabilidade administrativa no exime o funcionrio da responsabilidade civil ou criminal que no caso couber, e o pagamento de qualquer indenizao no o exime de pena disciplinar em que incorrer. 2. As cominaes civis, penais e disciplinares podero acumular-se, sendo independentes entre si, bem como as instncias civil, penal e administrativa. Art. 148. O funcionrio responsvel por todos os prejuzos que nessa qualidade causar Fazenda Pblica por dolo ou culpa, devidamente apurados. Pargrafo nico. Caracteriza-se especialmente a responsablidade: I - pela sonegao de valores e objetos confiados sua guarda ou responsabilidade, por no prestar contas ou por no as tomar, na forma e no prazo estabelecidos pelas leis, regulamentos, instrues e ordens de servio; II - pela falta ou inexatido das necessrias averbaes nas notas de despacho, guias e outros documentos da receita ou que tenham com eles relao; III - pelas faltas, danos, avarias e quaisquer outros prejuzos que sofrerem os bens e os materiais sob sua guarda ou sujeitos a seu exame ou fiscalizao; e IV - por qualquer erro de clculo ou reduo contra a Fazenda Pblica. Art. 149. A responsabilidade civil decorre de procedimento doloso ou culposo que importe prejuzo da Fazenda Pblica ou de terceiros.

P g i n a | 26

1. O ressarcimento de prejuzo causado Fazenda Pblica, no que exceder os limites de cauo e na falta de outros bens que respondam pela indenizao, ser liquidado mediante desconto em prestaes mensais no excedentes da dcima parte da remunerao. 2. Tratando-se de dano causado a terceiro, responder o funcionrio perante a Fazenda Pblica, atravs de composio amigvel ou ao regressiva. 3. No sendo possvel a composio amigvel, a ao regressiva dever ser iniciada no prazo de noventa dias da data em que transtar em julgado a condenao imposta. 4. A no observncia do disposto no pargrafo anterior, por ao ou omisso do responsvel pelo ajuizamento da ao, constitui falta de exao no cumprimento do dever. Art. 150. O funcionrio que adquirir materiais em desacordo com as disposioes legais e regulamentares ser responsabilizado pelo respectivo custo, sem prejuzo das penalidades disciplinares cabveis, podendo, se houver prejuzo para o errio, ser descontado da remunerao. Art. 151. Nos casos de indenizao Fazenda Pblica, resultante de ato doloso, o funcionrio ser obrigado a repor, de uma s vez, a importncia do prejuzo causado em virtude de alcance, desfalque ou omisso em efetuar recolhimento ou entrada nos prazos legais. Art. 152. Fora dos casos previstos no artigo anterior, a importncia da indenizao poder ser descontada do vencimento ou remunerao, no excedendo o desconto a dcima parte do valor destes. Art. 153. Ser igualmente responsabilizado o funcionrio que, fora dos casos expressamente previstos nas leis, regulamentos ou regimentos, cometer a pessoas estranhas repartio o desempenho de encargos que lhe competirem ou aos seus subordinados. Art. 154. A responsabilidade administrativa resulta de atos ou omisses praticadas no desempenho de cargo ou funo. CAPTULO XI DA ACUMULAO Art. 155. vedada a acumulao remunerada de cargos pblicos, exceto quando houver compatibilidade de horrios: a) a de dois cargos de professor; b) a de um cargo de professor com outro tcnico ou cientlfco; e c) a de dois cargos privativos de mdico. Art. 156. A proibio de acumular estende-se a empregos e funes e abrange autarquias, empresas pblicas, sociedades de economia mista e fundaes mantidas pelo Poder Pblico. Pargrafo nico. A proibio de acumular no se aplica ao aposentado, quando investido em cargo comissionado.

P g i n a | 27

Art. 157. A acumulao de cargos, ainda que lcita, fica condcionada comprovao de compatibilidade de horria. TITULO IV DA PREVIDNCIA E ASSISTNCIA CAPTULO I DAS DISPOSIES GERAIS ***MUITO IMPORTANTE Art. 158. O Municpio prestar assistncia ao funcionrio e a seus dependentes, atravs da manuteno do Plano de Seguridade Social. Pargrafo nico. Na seguridade social, so prevalentes os seguintes objetivos: I - universalidade da cobertura do atendimento; II - uniformidade dos benefcios; III - irredutibilidade do valor dos benefcios; IV - carter democrtico da gesto administrativa, com a participao do servidor estvel e do aposentado no colegiado da autarquia de previdncia e assistncia do Municpio de Belm. Art. 159. Entre as normas de assistncia incluem-se: I - assistncia sade; e II - previdncia e seguro. Art. 160. Os benefcios sero concedidos nos termos e condies definidos em regulamento, observadas as disposies desta Lei: ****MUITO IMPORTANTE Art. 161. Os benefcios concedidos ao funcionrio e a seus dependentes compreendem: I - quanto ao funcionrio: a) aposentadoria; b) salrio famlia; e c) auxlio natalidade; II - quanto aos dependentes: a) auxlio-funeral; b) auxlio-recluso; c) penso por morte; e d) peclio facultativo. CAPTULO II DOS BENEFICIOS Seo I [24]Da Aposentadoria Art. 162. O funcionrio ser aposentado: I - por invalidez permanente, sendo os proventos integrais, quando decorrentes de acidentes em servio, molstia profissional ou doena grave contagiosa e incurvel ou doena incurvel, especificada em lei e proporcionais nos demais casos; II - compulsoriamente, os do sexo masculino, aos setenta anos de idade, e as do sexo feminino, aos sessenta e cinco anos de idade, com proventos proporcionais ao tempo de servio; e

P g i n a | 28

III - voluntariamente: a) aos trinta e cinco anos de servio, se homem, e aos trinta, se mulher, com proventos integrais; b) aos trinta anos de efetivo exerccio em funes de magistrio, se professor, e vinte e cinco anos, se professor com proventos integrais; c) aos trinta anos de servio, se homem, e aos vinte e cinco se mulher, com proventos proporcionais ao tempo de servio; d) aos sessenta e cinco anos de idade, se homem, e aos sessenta, se mulher, com proventos proporcionais ao tempo de servio. 1. Consderam-se doenas graves, contagiosas ou incurveis as que a Lei indicar com base na medicina especializada. 2. O funcionrio ocupante de cargo em comisso ter direito aposentadoria se preencher todos os requisitos deste artigo, mesmo no sendo titular de cargo efetivo, desde que tenha prestado, pelo menos, cinco anos de servio ao Municpio de Belm, suas autarquas e fundaes. 3. Nos casos de exerccios de atividades consideradas insalubres ou perigosas, a aposentadoria de que trata o inciso III, alneas a e c, observar o disposto em regulamento. 4. A aposentadoria em cargos ou empregos temporrios observar o disposto na lei federal. Art. 163. Ser aposentado com proventos correspondentes ao vencimento ou remunerao de cargo em comisso ou funo gratificada o funcionrio efetivo que o venha exercendo por mais de cinco anos consecutivos ou dez anos alternados, no Municpio de Belm. 1. As vantagens definidas neste artigo so extensivas ao funcionrio que, poca da aposentadoria, contar ou perfizer dez anos, consecutivos ou no, em cargo em comisso ou funo gratificada. 2. Quando mais de um cargo ou funo tenha sido exercido, sero atribudos os proventos de maior padro, desde que lhe corresponda o exerccio mnimo de dois anos consecutivos, ou padro imediatamente inferior, desde que superior a um ano, se menor o lapso de tempo desse exerccio. Art. 164. A aposentadoria compulsria ser automtica e declarada por decreto, com vigncia a partir do dia imediato aquele em que o funcionrio atingir a idade limite de permanncia no servio ativo. Pargrafo nico. O funcionrio se afastar do servio do cargo no dia imediato quele em que atingir a idade limite. Art. 165. A aposentadoria voluntria ou por invalidez vigorar a partir da data da publicao do respectivo ato. 1. A aposentadoria por invalidez ser precedida de licena para tratamento de sade, por perodo no excedente a vinte e quatro meses. 2. Expirado o perodo de licena e no estando em condies de reassumir o cargo, ou de ser readaptado, o funcionrio ser aposentado. 3. O lapso de tempo compreendido entre o trmino da licena e a publicao do ato de aposentadoria ser considerado como de prorrogao da licena. Art. 166. O provento da aposentadoria ser revisto na mesma data e proporo sempre que se modificar a remunerao do funcionrio da atividade.

P g i n a | 29

1. So estendidos aos inativos quaisquer benefcios ou vantagens posteriormente concedidos ao funcionrio em atividade, inclusive quando decorrentes de transformao ou reclassificao do cargo ou funo em que se deu a aposentadoria. 2. Quando proporcional ao tempo de servio, o provento no ser inferior ao menor vencimento bsico pago pelo Municpio. Art. 167. Os proventos de aposentadoria do funcionrio afastado para servir em outro rgo ou entidade sero calculados pelo nvel de vencimento e remunerao de seu cargo no Municpio de Belm. Art. 168. Ao funcionrio aposentado ser paga a gratificao natalina, no ms de dezembro, em valor equivalente ao respectivo provento.
[25]Art.

169. Ao funcionrio fica assegurado o direito de no comparecer ao trabalho a partir do nonagsimo primeiro dia subseqente ao do protocolo do requerimento da aposentadoria, sem prejuzo da percepo de sua remunerao, caso no seja antes cientificado do indeferimento, na forma da lei. Seo II Salrio-famlia

[26]Do [27]Art.

170. O salrio famllia devido ao funcionrio ativo ou inativo do Municpio, por dependente econmico. Pargrafo nico. O salrio famlia corresponder a cinco por cento do salrio mnimo. Art. 171. Consideram-se dependentes econmicos, para efeitos de salrio famlia: I - o filho menor de dezoito anos de qualquer natureza; II - o filho invlido de qualquer idade ou sexo, desde que total e permanentemente incapaz para o trabalho; III - o filho estudante at vinte e quatro anos, que frequentar cursos de primeiro e segundo graus ou superior em estabelecimentos de ensino oficial ou oficializado, e que no exera atividade remunerada, nem possua renda prpria. IV - a me, que no exera atividade remunerada no perceba penso ou qualquer outro rendimento superior ao salrio mnimo; e V - o cnjuge, companheiro ou companheira, que no exera atividade remunerada, nem possua renda prpria. 1. Equiparam-se ao filho o enteado, o tutelado ou o curatelado, sem meios prprios de subsistncia. 2. Para os efeitos deste artigo, considera-se renda prpria a importncia igual ou superior ao salrio mnimo. 3. Sendo invalido o dependente, o salrio-famlia ser pago em dobro. Art. 172. Quando o pai e a me forem funcionrios municipais e viverem em comum, o salrio-familia ser pago a um deles, quando separados, ser pago a um e outro, de acordo com a distribuio dos dependentes. Pargrafo nico. Ao pai e a me equiparam-se o padrasto e a madrasta e, na falta destes, os representantes legais dos incapazes.

P g i n a | 30

Art. 173. O salrio-famlia ser pago mesmo nos casos em que, continuando titular do cargo, o funcionrio deixe de receber vencimentos, por qualquer motivo. Art. 174. Quando ocorrer bito de funcionrio que perceba salrio-famllia, este benefcio continuar a ser pago a seus dependentes, sem prejuzo da penso a que fizerem jus. Art. 175. Sobre o salrio-famlia no incindir qualquer contribuio, mesmo previdenciria ou fiscal, nem quaisquer dedues ou descontos. Art. 176. A concesso e supresso de salrio-famlia sero processadas na forma estabelecida em regulamento. Seo III Auxlio Natalidade

[28]Do

Art. 177. O auxlio-natalidade devido funcionria por motivo de nascimento de filho, em quantia equivalente a duas vezes o menor vencimento bsico pago pelo Municpio, inclusive no caso de natimorto. Art. 178. No sendo a parturiente funcionria municipal, o auxlio ser pago ao cnjuge ou companheiro funcionrio municipal. Art. 179. Se o funcionrio falecer antes de verificado o parto, a viva ou companheira ter direito ao recebimento do auxlio- natalidade. Art. 180. Na hiptese de parto mltiplo, o valor pago ser correspondente a tantos auxlios natalidade quantos forem os filhos. Seo IV
[29]Do

Auxlio-Funeral

Art. 181. O auxllio-funeral devido famlia do funcionrio falecido na atividade ou do aposentado, em valor equivalente a duas vezes o menor vencimento bsico pago pelo Municpio. Seo V Do Auxlio-Recluso
[30]Art.

182. famlia do funcionrio afastado do cargo por motivo de priso ou condenado judicialmente pena que implique em perda do cargo ser devido o auxlio-recluso, no valor correspondente a setenta e cinco por cento da remunerao. Pargrafo nico. O pagamento do auxlio-recluso cessar a partir do dia imediato quele em que o funcionrio for posto em liberdade, ainda que condicional. Seo VI Da Penso por Morte
[31]Art. 183.

Por morte do funcionrio, seus dependentes faro jus a uma penso

P g i n a | 31

global calculada em proporo totalidade de remunerao ou dos proventos. Pargrafo nico. Tambm tero direito penso por morte os dependentes de quem tenha sido contratado para funo temporria, se o falecimento tiver ocorrido em consequncia direta de acidente em servio. Art.184. So beneficirios das penses: I - o cnjuge; II - a pessoa desquitada, separada judicialmente, ou divorciada com percepo de penso alimentcia; III - a companheira ou companheiro que tenha sido designado pelo funcionrio e comprove que vivia em comum h cinco anos ou que tenha um filho em comum; IV - os filhos de qualquer condio, at vinte e um anos de idade ou, se invlidos, enquanto durar a invalidez; V - o pai e a me que comprovem dependncia econmica do funcionrio; e VI - o irmo, rfo de pai e sem padrasto, at vinte e um anos, e o invlido, enquanto durar a invaldez, que comprove dependncia do funcionrio. Art. 185. Concedida a penso, qualquer prova posterior ou habilitao tardia, que implique excluso beneficiaria, s produzir efeitos a partir da data em que for oferecida. Art. 186. No faz jus a penso o beneficirio que for condenado pela pratica de crime doloso de que resultou a morte do funcionrio. Art. 187. Acarreta perda da qualidade de beneficirio: I - o seu falecimento; II - o seu casamento, em se tratando de cnjuge, companheira ou companheiro; III - a anulao do casamento, quando a deciso ocorrer aps a concesso da penso ao cnjuge; IV - a cessao da invalidez, em se tratando de beneficirio invlido; V - a maioridade de filho, irmo rfo ou pessoa designada, aos vinte e um anos de idade; e VI - a renncia expressa. Art. 188. A penso poder ser requerida a qualquer tempo, prescrevendo to somente as prestaes exigveis a mais de cinco anos. Seo VI Do Peclio Facultativo Art. 189. O peclio facultativo objetiva proporcionar ao contribuinte, por sua prpria iniciativa, possibilidade de garantir, aps sua morte, a uma ou mais pessoas expressamente designadas, ajuda financera, sob a forma de pagamento nico. Pargrafo nico. A declarao de beneficirios ser feita ou alterada a qualquer tempo, nela se mencionando o critrio da diviso do peclio, no caso de mais de um beneficirio. Art. 190. O peclio facultativo se constituir de valor a ser fixado por regulamentao prpria.

P g i n a | 32

Art. 191. O direito ao peclio facultativo caducar decorridos cinco anos, contados do bito do funcionrio. CAPTULO III DA ASSISTNCIA SADE Art. 192. A assistncia sade do funcionrio e de sua famlia compreende assistncia mdica, hospitalar, odontolgica e farmacutica, prestada pelo rgo de previdncia do Municpio, na forma estabelecida em regulamento. Pargrafo nico. O direito conferido neste artigo ser assegurado, tambm, aos filhos menores de dezoito anos e de dezoito at vinte e quatro anos de idade, desde que matriculados em curso regular de estabelecimento de ensino oficial ou oficializado e eu no tenham renda prpria. CAPTULO IV DO CUSTEIO Art. 193. O plano de seguridade social do funcionrio do Municpio de Belm ser custeado com o produto da arrecadao de contribuies obrigatrias do funcionrio e do Municpio. 1. A contribuio devida pelo funcionrio, para custeio do plano, ter carter obrigatrio, em valor equivalente a oito por cento da remunerao. 2. A contribuio do Municpio corresponder ao valor do custeio da aposentadoria e do salrio-famlia, alm do montante igual do valor das contribuies efetivamente arrecadadas dos funcionrios no ms anterior, nos termos do 1 deste artigo. TITULO V CAPTULO I DAS PENALIDADES E DA SUA APLICAO Art. 194. So penas disciplinares: I - repreenso; II - suspenso; III - destituio de funo; IV - demisso; V - demisso a bem do servio pblico; e VI - cassao de aposentadoria e disponibilidade. Art. 195. Na aplicao das penas disciplinares sero consideradas a natureza e a gravidade da infrao e os danos que dela provierem para o servio pblico. Art. 196. A pena de repreenso ser aplicada por escrito, no caso de falta de cumprimento dos deveres, a que no seja cominada penalidade mais severa. Art. 197. A pena de suspenso, que no exceder a trinta dias, ser aplicada em caso de falta grave ou de reincidncia. Pargrafo nico. O funcionrio suspenso perder todas as vantagens e direitos decorrentes do exerccio do cargo.

P g i n a | 33

Art. 198. A destituio de funo gratificada dar-se-: I - quando se verificar falta de exao no seu desempenho; II - quando for constatado que, por negligncia ou benevolncia, o funcionrio contribuiu para que se no apuras o devido tempo, a falta de outrem, III - quando ocorrer aplicao de pena prevista no artigo 197 deste Estatuto. Pargrafo nico. Ao detentor de cargo em comisso enquadrado nas disposies deste artigo caber a pena de destituio, sem perda do cargo efetivo de que seja titular. Art. 199. Ser aplicada a pena de demisso nos casos de: I - abandono de cargo; II - procedimento irregular de natureza grave; III - ineficincia no servio; IV - aplicao indevida de dinheiro pblico; V - incontinncia pblica escandalosa e prtica de jogos proibidos; VI - embriaguez habitual em servio; VII - ofensa fsica em servio contra funcionrio ou particular, salvo em legtima defesa; VIII - insubordinao grave em servio; IX - ausncia ao servio, sem causa justificvel, por mais de quarenta e cinco dias interpoladamente, durante um ano; X - praticar a usura em qualquer de suas formas; XI - pedir, por emprstimo, dinheiro ou quaisquer valores a pessoas que tratem de interesses ou os tenham na repartio ou estejam sujeitos sua fiscalizao; e XII - coagir ou aliciar subordinados ou qualquer outra pessoa, usando das prerrogativas funcionais com objetivos de natureza poltico partidria. 1. Considerar-se- abandono de cargo o no comparecimento injustificado do funcionrio por mais de trinta dias consecutivos. 2. A pena de demisso por ineficincia no servio s ser aplicada quando verificada a impossibilidade de readaptao. Art. 200. Ser aplicada a pena de demisso a bem do servio pblico ao funcionrio que: I - praticar crime contra a administrao pblica, nos termos da lei penal; II - revelar segredos de que tenha conhecimento em razo do cargo, desde que o faa dolosamente e com prejuzo para o Municpio ou particulares; III - lesar o patrimnio ou os cofres pblicos; IV - receber ou solicitar propinas, comisses ou vantagens de qualquer espcie, diretamente ou por intermdio de outrem, ainda que fora de suas funes, mas em razo delas; V - exercer advocacia administrativa; e VI - apresentar com dolo declarao falsa em matria de salrio-famllia, sem prejuzo da responsabilidade civil e de procedimento criminal que no caso couber. Art. 201. O ato que demitir o funcionrio mencionar sempre a disposio legal em que se fundamenta. Art. 202. Ser aplicada a pena de cassao de aposentadoria ou disponibilidade, se ficar provado que o inativo:

P g i n a | 34

I - praticou, quando em atividade, falta grave para a qual cominada nesta Lei a pena de demisso ou de demisso a bem do servio pblico; II - aceitou ilegalmente cargo ou funo pblica; III - aceitou representao de Estado estrangeiro, sem prvia autorizao do Presidente da Repblica; e IV - praticou a usura em qualquer de suas formas. Art. 203. As penas de suspenso superior a quinze dias, destituio de funo, demisso e de cassao da aposentadoria ou disponibilidade sero aplicadas pelo Prefeito ou, nos casos de funcionrios do Poder Legislativo, pela Comisso Executiva da Cmara Municipal. Art. 204. A aplicao de penalidade prescrever em: I - um ano, a de repreenso; II - dois anos, a de suspenso; III - trs anos, a de destituio de funo e demisso por abandono de cargo ou faltas excessivas ao servio; IV - quatro anos, a de cassao de aposentadoria ou disponibilidade e demisso, nos casos no previstos no item anterior; e V - cinco anos, nos casos de demisso a bem do servio pblico. 1. O prazo da prescrio contar-se- da data do conhecimento do ato ou fato por quem proceder a sua apurao. 2. No caso de inqurito administrativo, a prescrio interrompe-se na data da instaurao. 3. O prazo da prescrio ser suspenso quando ocorrer qualquer hiptese do artigo 93. 4. Se a infrao disciplinar for tambm prevista como crime na lei penal, por esta regular-se- a prescrio sempre que os prazos forem superiores aos estabelecidos neste artigo. Art. 205. O funcionrio que, sem justa causa deixar de atender exigncia legal de autoridade competente para cujo cumprimento seja marcado prazo certo, ter suspenso o pagamento de sua remunerao at que satisfaa essa exigncia. Pargrafo nico. Uma vez cumprida a exigncia, o funcionrio receber a remunerao cujo pagamento tiver sido suspenso. Art. 206. O funcionrio ter direito diferena de retribuio do: I - tempo de servio relativo ao perodo em que tenha estado preso ou suspenso, quando do processo no houver resultado pena disciplinar ou esta se limitar de repreenso; e II - perodo do afastamento que exceder do prazo da suspenso disciplinar aplicada em carter preventivo. Art. 207. Devero constar do assentamento individual do funcionrio todas as penas que lhe forem impostas. CAPTULO II DO AFASTAMENTO PREVENTIVO Art. 208. O afastamento preventivo do cargo at trinta dias ser ordenado pela

P g i n a | 35

autoridade competente que determinar a instaurao de processo administrativo, desde que o afastamento do funcionrio seja necessrio para a apurao de falta cometida no exerccio de suas atribuies. Pargrafo nico. Poder ser prorrogado at noventa dias o prazo de afastamento, findo o qual cessaro automaticamente os respectivos efeitos, ainda que o processo administrativo no esteja concludo. Art. 209. O funcionrio ter direito contagem do tempo de servio: I - relativo ao perodo em que esteja afastado preventivamente, quando do processo administrativo no houver resultado pena disciplinar ou esta se limitar a repreenso; II - relativo ao perodo do afastamento preventivo que exceder do prazo previsto neste regulamento; III - relativo ao perodo de priso preventiva e ao pagamento de diferena corrigida da remunerao, desde que reconhecida sua inocncia em sentena judicial transitada em julgado. Art. 210. O afastamento preventivo medida acautelatria e no constitui pena. TITULO VI DO PROCESSO ADMINISTRATIVO CAPTULO I DA APURAO SUMARIA DE IRREGULARIDADES Art. 211. A autoridade que tiver cincia de qualquer irregularidade no servio pblico obrigada a promover-lhe a apurao imediata por meios sumrios ou mediante Inqurito Administrativo. Art. 212. A apurao sumria por meio de sindicncia no ficar adstrita ao rito para o Inqurito Administrativo, constituindo simples averiguao, e ser procedida por dois servidores de condio hierrquica nunca inferior a do indiciado. Pargrafo nico. A sindicncia dever ser concluda no prazo de quinze dias, prorrogvel uma nica vez por igual perodo. Art. 213. Se no curso da apurao ficar evidenciada falta punvel com pena superior repreenso e suspenso correspondente, o responsvel pela apurao comunicar o fato ao superior imediato, que solicitara, pelos canais competentes, a instaurao do inqurito administrativo. CAPTULO II DO INQURITO ADMINISTRATIVO Art. 214. O Inqurito Administrativo preceder aplicao das penas de suspenso, de destituio de funo, demisso, demisso a bem do servio pblico e cassao de aposentadoria. Art. 215. So competentes para determinar a instaurao do processo administrativo o Prefeito, os secretrios municipais e os diretores das autarquias ou das fundaes, assim como a Comisso Executiva da Cmara, em relao aos

P g i n a | 36

funcionrios do Poder Legislativo. Art. 216. O inqurito ser realizado por uma comisso designada pela autoridade que houver determinado sua abertura, composta de trs funcionrios, os quais podero ser, inclusive, aposentados. 1. No ato de designao ser indicado um dos membros para dirigir, como presidente, os trabalhos da comisso, competindo a este indicar o secretrio. 2. A comisso, sempre que necessrio, dedicar todo o tempo aos trabalhos do inqurito, ficando seus membros, em tais casos, dispensados do servio na repartio. 3. A comisso proceder a todas as diligncias convenientes, recorrendo, quando necessrio, a vistorias ou percias. 4. Quando houver indcios de alcance a administrao municipal poder designar funcionrio que tenha habilitao para acompanhar as investigaes e diligncias em defesa do errio. 5. O defensor do errio poder requerer no processo o que for de direito, inclusive a reinquirio do indiciado ou de testemunhas. Art. 217. Se de imediato ou no curso do Inqurito Administrativo ficar evidenciado que a irregularidade envolve crime, o presidente da comisso, por intermdio da autoridade instauradora, a comunicar ao Ministrio Pblico. Art. 218. O inqurito dever estar concludo no prazo de noventa dias contados da data da instalao da comisso, prorrogveis sucessivamente por perodos de trinta dias, em caso de fora maior, e a juzo da autoridade administrativa determinadora da instaurao do inqurito, at o mximo de noventa dias. 1. A no-observncia desses prazos no acarretar nulidade do inqurito, importando, porm, quando no se tratar de sobrestamento, na responsabilidade administrativa dos membros da comisso. 2. O sobrestamento do Inqurito Administrativo s ocorrer em caso de absoluta impossibilidade de prosseguimento, a juzo da autoridade administrativa competente para a sua instaurao. Art. 219. Os rgos pblicos, sob pena de responsabilidade de seus titulares, atendero com a mxima presteza s solicitaes da comisso, inclusive requisio de tcnicos e peritos, devendo comunicar prontamente a impossibilidade de atendimento em caso de fora maior. Pargrafo nico. Em caso de necessidade, o Poder Municipal poder contratar elementos tcnicos externos necessrios a investigao, desde que no haja similar no servio pblico municipal. Art. 220. Ultimada a instruo, ser feita, no prazo de trs dias, a citao do indiciado para apresentao de defesa no prazo de dez dias, sendo-lhe facultada vista no processo, durante todo esse perodo, na sede da comisso. 1. Havendo dois ou mais indiciados, o prazo ser comum e de vinte dias. 2. Estando o indicado em lugar incerto, ser citado por edital, publicado duas vezes no rgo oficial e uma vez em jornal de grande circulao. 3. O prazo de defesa poder ser prorrogado pelo dobro, para diligncias consideradas imprescindveis.

P g i n a | 37

Art. 221. Nenhum acusado ser julgado sem ampla defesa, que poder ser produzida em causa prpria, permitindo-se acompanhamento do inqurito, em todas as suas fases, pelo funcionrio acusado ou por seu defensor. Art. 222. Em casos de revelia, o presidente da comisso designar, de ofcio, um funcionrio para defender o indiciado. Art. 223. Concluda a defesa, a comisso remeter o processo autoridade competente, com relatrio onde ser exposta a matria de fato e de direito, concludo pela inocncia ou responsabilidade do indiciado, indicando, no ltimo caso, as disposies legais que entender transgredidas e as respectivas penas. Art. 224. Recebido o processo, a autoridade competente proferir a deciso no prazo de quarenta e cinco dias. 1. A autoridade julgadora decidir vista dos fatos apurados pela comisso, no ficando, todavia, vinculada concluses do relatrio. 2. Se a autoridade julgadora entender que os fatos no foram apurados devidamente, determinar o reexame do inqurito pela prpria comisso ou atravs de outra a ser designada da mesma forma que a anterior. Art. 225. O funcionrio s poder ser exonerado, a pedido, aps a concluso do Inqurito Administrativo a que responder e do qual no resultar pena de demisso ou demisso a bem do servio pblico. TITULO VII DOS FUNCIONRIOS EM SITUAO ESPECIAL CAPTULO NICO DO SERVIO RELATIVO EDUCAO Art. 226. Aos funcionrios que desempenham trabalho de magistrio so mantidos os direitos previstos em estatuto prprio, sem prejuzo dos deveres e direitos estabelecidos nesta Lei, os quais no sero cumulativos. TITULO VIII DAS DISPOSIES FINAIS E TRANSITRIAS CAPTULO NICO Art. 227. O dia 28 de outubro consagrado ao funcionrio pblico. Art. 228. Os prazos previstos neste Estatuto contar-se-o por dias corridos, no se computando o dia de incio e prorrogando-se o vencimento que incidir em sbado, domingo ou feriado para o primeiro dia til seguinte. Art. 229. Lei especial instituir o Plano de Carreira a dos Funcionrios do Municpio. Art. 230. Para atender aos casos de necessidade temporria de excepcional interesse pblico, podero ser efetuadas contrataes de pessoal por tempo determinado, na forma estabelecida na Lei n 7.453, de 5 de julho de 1989, que fica mantida no que no colidir com as normas deste Estatuto.

P g i n a | 38

Art. 231. A vantagem pessoal de que trata o artigo 3 da Lei n 7.444, de 17 de maio de 1989, fica extinta e substituda pelo adicional do cargo em comisso, artigo 79 desta Lei, ressalvados, sem carter cumulativo, o direito adquirido e os casos pendentes da hiptese do artigo 42 da supracitada lei, at o trmino do recesso posterior a este perodo legislativo. 1. Ao funcionrio, ativo ou inativo, que venha percebendo a vantagem pessoal do sistema anterior, fica assegurado o direito de optar pelo adicional do cargo em comisso, devendo manifestar sua opo at o nonagsimo dia da vigncia desta Lei. 2. A falta de manifestao escrita, no prazo aqui estipulado, ser considerada opo definitiva e irrevogvel pelo sistema anterior. Art. 232. O adicional previsto no artigo 79, inciso I, desta Lei, em sistema de trinios, substitui qualquer outro adicional por tempo de servio. Art. 233. A licena especial de que trata o artigo 123 da Lei n 7.000, de 27 de julho de 1976, fica substituda pela licena prmio, na forma estabelecida no artigo 93, inciso X, deste Estatuto. Art. 234. Esta Lei entra em vigor no dia 28 de outubro deste ano, mas as obrigaes financeiras dela resultantes somente tero vigncia a partir de 1 de janeiro do prximo exerccio oramentrio. Art. 235. Sero subsidirios do presente Estatuto, nos casos omissos, os Estatutos dos Funcionrios Pblicos Civis da Unio e do Estado. Art. 236. Ressalvados o direito adquirido, o ato jurdico perfeito e a coisa julgada, so revogadas as disposies em contrrio. CARALHOOOOO!!! QUASE NO TERMINO. RSRSRSRRSRSRSR (; VAMOS DETONAR PRO QUE DER E VIER NESSA PORRA!!! GABINETE DO PREFEITO MUNICIPAL DE BELM, em 20 de dezembro de 1990. AUGUSTO REZENDE Prefeito Municipal de Belm

cej/SEMAJ [1] Ver Decreto n 24.333, de 22/05/1992 (DOM n 7.281, de 26/05/1992) Estabelece normas operacionalizao do estgio probatrio no Municpio de Belm, e d outras providncias. [2] Decreto n 20.715, de 15/08/1989 (DOM n 6.624, de 17/08/1989) - Delega competncia para substituio de servidores em cargos em comisso e funes gratificadas.

[3] Decreto n 52.082, de 06/11/2006 (DOM n 10.774, 2 cad., de 08/11/2006). [4] Decreto n 25.923, de 09/08/1993 (DOM n 10.398, de 07/04/2005) - Regulamenta a concesso da gratificao por Regime Especial de Trabalho, bem como a prestao de servios extraordinrios

P g i n a | 39
dos servidores municipais, e d outras providncias. [5] Ver Decreto n 31.909/97-PMB, de 15/12/1997 (DOM n 8.665, de 15/12/1997). [6] Ver Lei n 8.306/2004. [7] Regulamentado pelo Decreto n 28.706, de 07/03/1996. [8] Decreto n 25.923, de 09 de agosto de 1993 (DOM n 10.398, de 07/04/2005) - Regulamenta a concesso da gratificao por Regime Especial de Trabalho, bem como a prestao de servios extraordinrios dos servidores municipais, e d outras providncias. [9] Art. 64 e incisos, regulamentado pelo Decreto n25.923, de 09/08/1993 (DOM n 7577, de 12/08/1993). [10] Art. 66 a 69 ver Decreto n 22.797, de 30/04/1991(DOM n 7.020, de 07/05/1991) - Altera o Decreto n 22.614/91-PMB, de 23 de janeiro de 1991, que regulamenta a concesso da gratificao de insalubridade e de periculosidade ao funcionalismo do Municpio de Belm, e d outras providncias. [11] Lei n 8.306, de 19/04/2004 (DOM n 10.191, de 21/05/2004) Disciplina a concesso de gratificao de insalubridade e/ou periculosidade aos servidores do Municpio de Belm, e d outras providncias. [12] Lei n 8.102, de 04/12/2001 Dispe sobre a gratificao de produtividade dos servidores da Fazenda Pblica Municipal, e d outras providncias. [13] Vide Decreto n 22.796, de 30/04/1991, publicado no DOM n 7020, de 07/05/1991; Lei 8.102, de 14/12/2001 e Decreto 39.849, de 02/01/2002. [14] Decreto n 56.851, de 18/11/2008 (DOM n 11.265, de 19/11/2008) Suspende a concesso de gratificao por servio extraordinrio. [15] Nova regulamentao dada pelo Decreto n 25.923/93, de 09/08/1993, republicado no DOM n 10.398, de 07/04/2005. [16] Art. 78-A e pargrafo nico acrescidos pela Lei n 8.372, de 30/11/2004 (DOM n 10.320, de 09/12/2004). [17] Regulamentado pelo Decreto n 22.617/91, de 28/01/1991 (DOM n 6.962, de 31/01/1991) Dispe sobre o adicional de escolaridade para os titulares de cargo em comisso, e d outras providncias. [18] Regulamentado pelo Decreto n 25.923, de 09/08/1993 (Republicado no DOM n 10.398, de 07/04/2005) - Regulamenta a concesso da Gratificao por Regime Especial de Trabalho, bem como a prestao de servios extraordinrios dos servidores municipais, e d outras providncias. [19] Vide Lei n 8.452, de 15/09/2005 Dispe sobre um dia de folga funcionria pblica, do Poder Executivo Municipal, a cada litro de leite materno doado, e d outras providncias. [20] Art. 103 com NR dada pela Lei n 8.714, de 05/10/2009 (DOM n 11.480, de 07/10/2009). [21] Art. 106 com NR dada pela Lei n 8.714, de 05/10/2009 (DOM n 11.480, de 07/10/2009). [22] Concesso revogada pelo artigo 1 da Emenda Constitucional n 20/1998. Corresponde ao artigo 40, 10 da Constituio Federal. [23] Decreto n 24.959, de 23/12/1992 (DOM n 7.424, de 28/12/1992) - Regulamenta a contagem de tempo de servio do servidor municipal, para efeitos de averbao e expedio de certido de tempo de servio, e d outras providncias. [24] Lei n 7.984, de 30/12/1999 (Republicada no DOM n 10.055, de 30/10/2003) Dispe sobre o plano de seguridade social dos servidores do Municpio de Belm, e d outras providncias. [25] Ver Lei n 8.624, de 28/12/2007 (DOM n 11.068, de 30/01/2008), o art. 1 AC o 8 8. Servidor s poder ser afastado do trabalho, aps a cincia do deferimento da aposentadoria, quando esta for voluntria. (AC) [26] Ver Emenda Constitucional n 20/98 fixa os valores limites concesso do salrio-famlia. [27] Ver Lei n 6.941, de 19/09/1974 (DOM n 2.913, de 23/09/1974) - Dispe sobre a fixao do Salrio Famlia dos dependentes dos funcionrios pblicos municipais e d outras providncias. [28] Extinto pela Resoluo 005/CP-IPMB, de 18/03/99, publicada no DOM n 8988, de 29/04/99. [29] Extinto pela Resoluo n 005-CP/IPMB, de 18/03/99, publicada no DOM n 8988, de 29/04/99. [30] Redao dada pela Lei n 7.508, de 24/01/91, publicada no DOM n 6957, de 24/01/91. [31] Redao dada pela Lei n 7.508, de 24/01/91, publicada no DOM n 6957, de 24/01/91.

Ateno: Considerando-se a possibilidade de erros de digitao, arquivos desatualizados, ou a ao de terceiros, mesmo que remotamente, possvel

P g i n a | 40

que existam documentos que no guardem total fidelidade aos textos oficiais. imprria e desaconselhvel a sua utilizao como suporte em aes pblicas, portanto, deve-se restringir a utilizao dessa pgina apenas consultas. Secretaria Municipal de Assuntos Jurdicos - SEMAJ - Trav. 1 de Maro, 424 Campina CEP: 66017-120 - Belm - Par - Brasil Telefones: 3182-1100 / 3182-1109 / 3182-1110 biblioteca.semaj@cinbesa.com.br

You might also like