You are on page 1of 2

Xenofobia mais difundida na Alemanha do que se pensa

Groansicht des Bildes mit der Bildunterschrift: Ideologia radical de direita no nasce s nas periferias Fase dois de uma pesquisa iniciada h dois anos revela a tendncia de a xenofobia se tornar cada vez mais "mainstream". Contrariando crena generalizada, a tendncia parte do centro da sociedade alem.

"Sempre que a obturao do bem-estar se esfacela, tradies antidemocrticas voltam a se manifestar no vazio resultante." Assim o psiclogo Oliver Decker avaliou o resultado de uma pesquisa da Fundao Friedrich Ebert (ligada ao Partido Social-Democrata SPD). Segundo esta, noes xenfobas so bem mais difundidas na Alemanha do que se acreditava. O relatrio apresentado em Berlim na ltima semana compe a segunda parte de um estudo iniciado em 2006. Na primeira fase, 5 mil alemes acima dos 14 anos foram interrogados sobre suas opinies a respeito do extremismo de direita. Concluiu-se que um entre cada quatro alemes defendia pontos de vista xenfobos. Nesta segunda fase, os pesquisadores procuraram estabelecer as razes dos preconceitos. Para tal, convidaram uma seleo de 150 dos participantes para discusses em grupo. "Queramos examinar as opinies dos entrevistados no contexto de suas vidas", explica Decker. Trivialidade alarmante A concluso foi surpreendente: a xenofobia est se tornando cada vez mais mainstream na Alemanha. Os participantes do debate expressaram rejeio em relao a estrangeiros "com uma trivialidade preocupante, inclusive pessoas que na primeira enquete no haviam chamado a ateno por atitudes de extrema direita", comentou o psiclogo. No ps-guerra, em ambas as metades da Alemanha, a ideologia radical de direita foi apenas recalcada no centro da sociedade, prossegue Decker. Com o milagre econmico, a prosperidade se estabeleceu de forma relativamente veloz na Alemanha Ocidental, no deixando espao para a reflexo ou para a vergonha.

Os alemes do Leste esperavam um desenvolvimento semelhante, aps a queda do Muro. E reagiram com desencanto poltico e democrtico frustrao dessa expectativa. Democracia em troca da ordem

Bildunterschrift: Groansicht des Bildes mit der Bildunterschrift: Turcos e russos so vistos como principais ameaas"Foi assustadora para ns a facilidade com que os entrevistados estavam dispostos a trocar a democracia mais modesta em favor de estruturas autoritrias, nas quais supostamente reinassem ordem, tranqilidade e igualdade de chances", comenta Oliver Decker. Diversos jovens declararam desejar "algum tipo de lder". Para os participantes de meia idade, a poltica , de qualquer modo, mentira e engano. E os mais velhos evocam os modelos de sua juventude: no Leste, as represlias da RDA; no Oeste, o regime nazista. Outra revelao chocante que o problema se encontra no prprio centro da sociedade alem, contradizendo a teoria de que os celeiros do extremismo de direita se encontrariam nas partes do pas afetadas pelo desemprego e a decadncia social. Velhos clichs Segundo 37% da populao, os imigrantes viriam para a Alemanha "para explorar o Estado de bem-estar"; 39% consideram o pas "perigosamente superpovoado de estrangeiros". E 26% gostariam que houvesse "um nico partido forte para representar a comunidade alem". Os principais alvos de preconceito so os turcos e os russos, considerados parasitas e gananciosos. Entretanto, os pesquisadores tambm identificaram a emergncia do que denominaram "racismo cultural": preconceitos contra grupos marginais, tais como os desempregados e os socialmente desprivilegiados. Tal fato revelaria uma forte presso para corresponder norma social percebida, e a conseqente condenao dos que fracassam neste processo. Ficou ainda claro que a maioria dos participantes s apia a democracia na medida em que garante a prosperidade pessoal. Caso contrrio, passam imediatamente intolerncia. Uma atitude semelhante marcou tambm a dcada de 1950 na Alemanha, observaram os pesquisadores da Fundao Friedrich Ebert. Na poca, o milagre econmico provou-se um obstculo reelaborao do passado nazista.

You might also like