You are on page 1of 7

Ministrio da Educao Fundao Universidade Federal do Pampa Campus Alegrete

Disciplina de Algoritmos e Programao

PASSO A PASSO DEV-C++


Passo 1: Executando DEV-C++
Para executar o DEV-C++ necessrio um duplo clique sobre o cone encontrado na rea de trabalho ou no menu Iniciar.

Ao abrir o DEV-C++ ir aparecer uma telinha para a escolha do idioma que voc deseja executar o programa, nesta janela voc deve marcar a opo Portuguese (Brazil) e aps clicar em Next para prosseguir a execuo.

Pgina 1 de 7

Passo a Passo Dev C++

Algoritmos e Programao

Aps escolher o idioma, o usurio poder habilitar um aplicativo de auxilio durante a digitao do cdigo, para isto na tela seguinte marque a opo Yes, I want to use this feature e depois Next para prosseguir. Observao: caso o computador onde voc est executando o Dev-C++ for lento, ou apresentar pouca memria, aconselhvel utilizar a opo No, I prefer to use Dev-C++ without it.

Pgina 2 de 7

Passo a Passo Dev C++

Algoritmos e Programao

Passo 2: Novo Arquivo


Aps executar o DEV-C++, o prximo passo abrir um novo arquivo, para isso v at a barra de ferramentas e clique em Arquivo e arraste o cursor at Novo -> Arquivo Fonte (como mostra a imagem abaixo), ou pelas de atalho Ctrl+N. Lembrando que antes de ser compilado, necessrio salvar o algoritmo.

Pgina 3 de 7

Passo a Passo Dev C++

Algoritmos e Programao

Passo 3: Salvando o Arquivo


Aps abrir e escrever seu algoritmo em linguagem C, voc deve salvar o arquivo, v at Arquivo e clique Salvar Como (figura abaixo) ou pelas teclas de atalho Ctrl+F12.

Pgina 4 de 7

Passo a Passo Dev C++

Algoritmos e Programao

Ao selecionar Salvar Como, abrir automaticamente uma janela onde se deve escolher o nome do arquivo, pasta onde deseja salvar e o tipo (marcando C source files (*.c)). Aps a realizao da escolha, clique no boto Salvar.

Pgina 5 de 7

Passo a Passo Dev C++

Algoritmos e Programao

Passo 4: Compilando!
Para que seu algoritmo em linguagem C se transforme em programa preciso compilar o algoritmo, na compilao que se descobre tambm se o algoritmo esta com algum erro que o impossibilita ser compilado. Para compilar, clique em Executar na barra de ferramentas e depois Compilar ou tecla de atalho Ctrl+F9, se aparecer a janela Compile progress e seu Status indicar Done (como na figura) seu programa executara, caso contrario um linha vermelha aparecer no seu algoritmo indicando que ali comea o erro do programa, aps corrigi-lo compile novamente.

Pgina 6 de 7

Passo a Passo Dev C++

Algoritmos e Programao

Passo 5: Executando!
Depois de compilar seu algoritmo, corretamente, ele j um programa e pode ser executado. Clique em Executar-> Executar para abrir o programa (figura abaixo). Aps este passo ser aberta a janela de execuo do programa onde sero mostradas as mensagens do programa e onde o usurio far a interao com o programa.

Pgina 7 de 7

You might also like