You are on page 1of 7

Jean-Baptiste Pierre Antoine de Monet Cavaleiro de Lamarck (1744-1829)

Evolucionistas pr-darwinistas dos sculos XVIII e IX Nem todos entre Artistteles e Darwin pensavam que o mundo era constante. Por volta do ano 1700, vrias pessoas falavam sobre evoluo, incluindo Darwin, seu av Erasmus e Jean Baptiste Lamarck, com seu famoso exemplo errado da evoluo do pescoo da girafa... Segundo ele, com a escassez de alimento daquele tempo, uma girafa necessitava de um pescoo maior para alcanar as folhas mais altas das rvores... Seu pescoo ficou maior a partir do alongamento, assim passando um pescoo maior para sua prole...

O precursor da Teoria da Evoluo das Espcies tambm o fundador da Biologia como ramo especfico da Cincia.

O bilogo francs Jean-Baptiste de Lamarck, ou Cavaleiro de Lamarck, pertenceu ao Exrcito, interessou-se por Histria Natural e escreveu uma obra de vrios volumes sobre a flora da Frana...

Autodidata e sem prvio preparo cientfico, interessou-se, ao atingir a maturidade, pelas Cincias Naturais, destacadamente pela Botnica.

Depois de ter trabalhado durante vrios anos com plantas, Lamarck foi nomeado curador dos invertebrados (um termo introduzido por ele, pois foi o primeiro cientista a estabelecer a distino entre os animais vertebrados e invertebrados), e comeou uma srie de conferncias pblicas.

Isto chamou a ateno de Buffon (nesta pgina, abaixo) que o indicou para trabalhar no Museu de Histria Natural de Paris...

Durante a Revoluo Francesa (1789), foi-lhe oferecida a ctedra de zoologia do Museu de Histria Natural. Como professor e pesquisador, dedicou-se, com afinco, ao estudo dos invertebrados e histria evolutiva dos seres, enfeixando, praticamente, todo o seu trabalho de investigao nas trs obras

que o tornaram famoso:

Recherches sur loganisation des corps vivants (1802), em que, de forma resumida, lana a sua teoria sobre a evoluo das espcies, tornando-se o primeiro evolucionista. Philosophie Zoologique (1804), considerada uma obra clssica, que um aprimoramento e ampliao da anterior, na qual Lamarck explica a sua teoria da variabilidade e formao gradual das espcies, atribuindo a mxima importncia ao uso e desuso dos rgos, determinadas condies do ambiente como fator da variabilidade de uma espcie. Histoire Naturelle des Animaux sans Vertebres (1815-1822), na qual, em linhas gerais, utiliza um sistema semelhante ao que prevalece atualmente na classificao dos invertebrados.

Abaixo (imagem central), emitido pela Frana em 27/05/1979, um carimbo que mostra a efgie de Jean-Baptiste Lamarck.

A teoria chamada de Criacionismo, achava que cada espcie, animal ou vegetal, tinha sido criada independentemente, por ato divino, e era imutvel. S que, no final do sculo XVIII, algumas pessoas comearam a perceber que essa ideia estava errada...

Um dos primeiros a perceber que os seres vivos no tinham sido sempre iguais foi Lamarck...

Antes de 1800, ele era um essencialista que acreditava que as espcies eram imutveis. Estudou o sistema de classificao de Linn e, graas ao seu trabalho sobre os moluscos da Bacia de Paris, ficou convencido da transmutao das espcies ao longo do tempo, e desenvolveu a sua teoria da evoluo.

Apresentada pela primeira vez ao pblico em 1809, em sua Philosophie Zoologique mais tarde conhecida como Lamarckismo, na qual defende que as plantas e os animais evoluem pela necessidade de se adaptar s mudanas do meio ambiente e que transmitem essa mutao s futuras geraes.

Em 1809, ele publicou um livro chamado Filosofia Zoolgica, em que explicava a teoria criada por ele, e que ficou conhecida como Lei do Uso e Desuso.

A ideia do Lamarck era simples: ele achava que as mudanas no ambiente faziam os animais e plantas adquirirem novos hbitos, e que esses novos hbitos criavam mudanas no organismo deles!

Isto , Lamarck acreditava que, h muito tempo, as girafas tinham o pescoo curto. S que, como elas habitavam em um lugar que tinha poucas plantas no cho, elas comearam a esticar o pescoo para comer as folhas mais altas. Com essa esticao, as girafas foram ficando pescoudas, ou seja, como elas precisavam usar mais o pescoo, essa parte do corpo delas se desenvolveu.

Segundo Lamarck, um grupo de girafas teria se instalado em um ambiente onde as melhores opes de alimento estavam no alto das rvores. Com o tempo, o pescoo da girafa tenderia a se alongar por ela estic-lo constantemente em busca de folhas mais altas.

Alm disso, Lamarck tambm achava que, depois que uma girafa desenvolvia um pescoo, seus filhotes comeavam a nascer pescoudos tambm: essa era a Lei da Transmisso de Caractersticas Adquiridas!

Assim, seus descendentes j nasceriam com pescoos ligeiramente mais longos, gerao aps gerao, at que houve uma estabilidade, resultando na girafa que conhecemos hoje...

Isto , o pescoo da girafa cresceu pois esse animal costumava estic-lo constantemente para alcanar o alimento. Em consequncia disso, seus filhos nasceram com o pescoo mais comprido. Lamarck teve mritos em destacar o

transformismo, mas estava equivocado na interpretao da transmisso de dados adquiridos por falta de metodologia adequada na poca.

Hoje, sabe-se que os caracteres adquiridos no so transmitidos aos descendentes...

Lamarck acreditava que os seres vivos sofriam modificaes condicionadas pelo ambiente e que essas modificaes eram incorporadas nas geraes futuras...

At mesmo atualmente, usa-se o famoso exemplo errado do pescoo da girafa (que teria ficado comprido devido necessidade das girafas comerem folhas das copas das rvores).

Ora como exemplo (errado) de evoluo, ora como uma forma de ridicularizar Lamarck em suas contribuies teoria evolucionista e mesmo a prpria teoria da evoluo...

Baseou sua teoria em duas afirmaes:

Uso e desuso afirma que a variao das espcies decorrente de uma atrofia ou hipertrofia de seus rgos, isto , os indivduos perdem as caractersticas de que no precisam e desenvolvem as que utilizam.

Veracidade comprovada, posteriormente. Hoje, sabemos que os atletas desenvolvem seus msculos atravs do uso, enquanto que a paralisao das pernas, por exemplo, determina atrofia. Ele teve mritos em destacar o transformismo.

Herana das caractersticas adquiridas exemplos: as crias das girafas herdam o pescoo comprido dos pais que supostamente o desenvolvem quando comem folhas das rvores mais altas; os msculos do brao de um ferreiro so herdados pelos filhos que tm uma caracterstica semelhante.

Ele estava equivocado na interpretao da transmisso de dados adquiridos por falta de metodologia adequada na poca. Hoje, sabemos que as caractersticas adquiridas no podem ser transmitidas hereditariamente aos descendentes.

Entretanto, com estas observaes em mente, Lamarck chegou a duas leis desafiando a crena tradicional da poca...

Nos animais que no passaram o limite do seu desenvolvimento, o uso mais frequente e contnuo de um rgo, fortalece, desenvolve e aumenta gradualmente esse rgo, e d-lhe um poder proporcional ao tempo durante o qual foi usado; enquanto que a no utilizao permanente de qualquer rgo causa o seu enfraquecimento e deteriorao e diminui progressivamente a sua capacidade para funcionar, at que finalmente desaparece.

Todas as caractersticas adquiridas ou perdidas por imposio da natureza aos indivduos, atravs da influncia do ambiente na qual a espcie vive h muito, e por isso atravs da influncia do uso predominante ou desuso permanente de qualquer rgo.

Todas so preservadas pela reproduo e transferidas para os novos indivduos, desde que as modificaes adquiridas sejam comuns a ambos os sexos, ou pelo menos tenham ocorrido no indivduo que produz os novos.

Assim, modificaes no ambiente causam alteraes nas necessidades (besoins), no comportamento, na utilizao e desenvolvimento dos rgos, na forma das espcies ao longo do tempo e por isso causam a transmutao das espcies.

De qualquer forma, sua teoria logo se popularizou, despertando severas reaes em uma sociedade criacionista...

Em especial de um naturalista protestante fortemente adepto do fixismo

catastrofista e apologista bblico, Georges Cuvier autor respeitado de um denso e valioso trabalho que incluiu principalmente anatomia.

Mas muitos aderiram ao Lamarckismo primeira explicao razovel sobre a evoluo, pela qual aceita a possibilidade das modificaes somticas serem hereditrias...

Lamarck defendia a gerao espontnea contnua das espcies, com os organismos mais simples a serem depois transmutados com o tempo (pelo seu mecanismo) tornando-se mais complexos e prximos da perfeio ideal.

Acreditava portanto num processo teleolgico (orientado para um fim) em que os organismos se tornam mais perfeitos medida que evoluem.

provvel que a viso que os tericos contemporneos tm de Lamarck seja injusta. As contribuies dele para a biologia no so desprezveis. Ele acreditava na evoluo numa poca em que no existiam muitos conhecimentos para sustentar essa teoria...

Defendeu ainda que a funo precede a forma, uma ideia controversa na sua poca. No entanto, a herana dos caracteres adquiridos foi quase completamente refutada e, posteriormente, desacreditada.

Entre 1868 e 1876, um alemo chamado August Weismann fez uma experincia provando que Lamarck estava para l de enganado! Weismann cortou o rabo de vrias geraes de camundongos e mostrou que, mesmo assim, os filhotes nasciam sempre com rabos!

Ou seja, as caractersticas adquiridas por uma gerao de seres vivos no passava para a prxima...

Algumas culturas humanas como os Judeus tm por hbito circuncidar os homens, mas aps vrias geraes os homens continuam a precisar de ser

circuncidados.

Mas Lamarck no considerava as mutilaes como uma forma de adquirir novas caractersticas. Ele achava que s eram adquiridas novas caractersticas quando o animal se esforava para satisfazer as suas prprias necessidades...

Charles Darwin elogiou Lamarck na terceira edio da Origem das Espcies por ele apoiar o conceito da evoluo e por ter contribudo para o divulgar. Darwin aceitava a ideia do uso e do desuso, e desenvolveu a sua teoria da pangenese em parte para explicar esse fenmeno.

No foi Darwin que refutou a teoria dos caracteres adquiridos. O que a refutou foi a descoberta dos mecanismos celulares da hereditariedade e da gentica (ideias que Darwin reconheceu que precisava para completar a sua teoria).

A Lamark devemos o termo Biologia, a Lei do uso e desuso .... Lamark personificou as ideias pr-darwinistas sobre a evoluo...

You might also like