You are on page 1of 11

Latin American Journal of Pharmacy (formerly Acta Farmacutica Bonaerense) Lat. Am. J. Pharm.

26 (5): 652-62 (2007)

Trabajos originales Recibido el 8 de marzo de 2007 Aceptado el 20 de mayo de 2007

Plantas de Uso Medicinal no Municpio de So Luiz Gonzaga, RS, Brasil


Francisco M. C. de BARROS, Karla N. PEREIRA, Gilberto D. ZANETTI & Berta M. HEINZMANN* Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Cincias da Sade, Departamento de Farmcia Industrial, Prdio 26, Campus Universitrio. CEP 97105-900 Santa Maria, RS, Brasil.

RESUMO. O presente trabalho relata a realizao de um levantamento etnofarmacolgico entre os moradores de So Luiz Gonzaga (Rio Grande do Sul, Brasil), visando levantar junto comunidade quais e para que fins as plantas existentes na regio so utilizadas na medicina popular. As amostras das espcies botnicas foram coletadas dentro do permetro urbano do municpio, de outubro de 2003 a maro de 2004, para a realizao de estudos taxonmicos e herborizao. Os dados referentes ao uso etnofarmacolgico, para cada espcie utilizada, foram obtidos mediante questionrio aplicado durante as entrevistas populao local. As plantas coletadas e identificadas at o nvel de espcie foram objetos de pesquisa na literatura especializada quanto s suas caractersticas qumicas, farmacolgicas e toxicolgicas. SUMMARY. Medicinal Plants Used by People from So Luiz Gonzaga, RS, Brazil. This paper reports an ethnopharmacological study made in So Luiz Gonzaga City, State of Rio Grande do Sul, Brazil, with the aim to identify medicinal plants used by the local population for treating various diseases and ailments. Botanical species were collected in the urban area, from October 2003 to March 2004, for taxonomic studies and herborization. Ethnopharmacological information was obtained by interviewing medicinal plant users. Assessments of the collected plants were based on chemical, pharmacological and toxicological data in scientific literature.

INTRODUO Os conhecimentos da fitoterapia no Rio Grande do Sul derivam no s dos ndios, mas tambm dos colonizadores europeus que, ao aqui chegarem, procuraram, pelo mtodo de tentativa e erro, encontrar plantas medicinais anlogas quelas conhecidas por eles, em seus pases de origem 1. Merece destaque na aceitao das plantas medicinais, a facilidade na obteno destes recursos, alm das mesmas fazerem parte da cultura de uma populao, ao contrrio do que acontece com a maioria dos medicamentos industrializados, que em grande parte, so dependentes de matria-prima e tecnologias externas 2. A cidade de So Luiz Gonzaga localiza-se na regio noroeste do RS (Fig. 1). Foi fundada pelo Padre Miguel Fernandes em 1687 e fez parte da Repblica Guarani at 1756 como um dos Sete Povos das Misses. Sua populao pertence s etnias italiana, lusa, nativa, alem e polonesa 3.

Figura 1. Municpio do levantamento etnofarmacolgico no estado do Rio Grande do Sul, Brasil.

Vrios levantamentos etnofarmacolgicos foram realizados em diferentes municpios do Rio Grande do Sul 4,5. No entanto, a literatura no

PALAVRAS CHAVES: Levantamento etnofarmacolgico, Plantas medicinais, RS. KEY WORDS: Ethnopharmacological study, Medicinal plants, RS.
* Autor a quem correspondncia dever ser enviada. E-mail: berta@smail.ufsm.br

652

ISSN 0326-2383

Latin American Journal of Pharmacy - 26 (5) - 2007

apresenta informaes referentes s plantas medicinais utilizadas pela populao da regio missioneira. MATERIAIS E MTODOS Coleta do material vegetal As amostras das espcies vegetais foram coletadas no permetro urbano do municpio de So Luiz Gonzaga, RS, Brasil, no perodo de outubro de 2003 a maro de 2004, pelos alunos da comunidade participantes deste projeto, com o auxlio da populao. Para a realizao de estudos taxonmicos foram coletadas plantas de crescimento espontneo e tambm espcies cultivadas nos quintais, jardins e no horto municipal. Levantamento das informaes sobre as plantas medicinais utilizadas Os dados referentes ao uso etnofarmacolgico para cada espcie vegetal foram obtidos mediante uma entrevista no estruturada parcela da populao local selecionada aleatoriamente. As entrevistas desenvolvidas seguiram os parmetros indicados por Amorozo & Gely (1988) 6 e Martin (1995) 7, sendo que o entrevistado falava espontaneamente sobre o assunto em questo, enquanto o entrevistador se reservava a estimular o tema sem emitir pareceres. O instrumento dessa pesquisa foi uma ficha com um questionrio previamente elaborado. Um modelo da ficha de entrevista encontra-se na Figura 2. Processamento do material vegetal O material botnico, coletado no momento das entrevistas junto populao local, foi seco conforme metodologia clssica de herborizao,

resultando 78 espcies distribudas entre 31 famlias. Do total de espcies, 18 foram encontradas no horto municipal. Destas, 6 no foram citadas pela populao pesquisada e, portanto,. no constam da tabela por no haver indicao de uso. Identificao das espcies e catalogao do material vegetal coletado O material botnico foi identificado pelo botnico Gilberto Dolejal Zanetti, do Departamento de Farmcia Industrial da UFSM. As exsicatas foram depositadas no Herbrio de Plantas Medicinais e Txicas do Departamento de Farmcia Industrial e no Herbrio SMDB do Departamento de Biologia da UFSM. Reviso bibliogrfica As espcies vegetais identificadas foram objeto de pesquisa na literatura cientfica (SCIENCE DIRECT, WEB OF SCIENCE, SCIRUS e PUBMED) quanto as suas caractersticas qumicas, farmacolgicas e toxicolgicas. Anlise dos resultados A partir dos dados obtidos, foi calculada a percentagem de entrevistados que observaram efeitos benficos e indesejveis aps a utilizao das plantas. Tambm foi verificada a freqncia da utilizao de plantas medicinais como complemento de outras terapias. Em uma segunda etapa, a utilizao das espcies vegetais foi avaliada, considerando-se os dados j existentes na literatura especializada, comparando-os com as informaes obtidas nas entrevistas, com o objetivo de detectar evidncias de sua utilizao racional.

FICHA DE ENTREVISTA

Entrevista n: 1) Qual(is) o(s) nome (s) da planta? 2) Qual a parte da planta que utilizada como medicinal? 3) Como a planta utilizada? Como feita a preparao? (Infuso, decoco ou outro) 4) Qual(is) o(s) tipo(s) de distrbio(s) / doena(s) so tratados pelo preparado vegetal? 5) De onde foram adquiridos os conhecimentos a respeito da utilizao da planta como medicinal? 6) Existe uma poca de coleta mais apropriada? 7) Existe um local recomendvel ou especfico para coleta? 8) Qual o tempo de utilizao da planta? 9) Foram observados efeitos positivos aps o uso da planta? 10) Como so feitos a secagem e preparao do material vegetal para armazenamento? 11) A planta utilizada como complementao de outra terapia? 12) Foi observado algum efeito indesejvel aps a utilizao da planta? 13) O que voc gostaria de saber sobre plantas medicinais? Nome do(s) entrevistado(a)(s):
Figura 2. Modelo de ficha de entrevista utilizada para o levantamento etnobotnico.

653

BARROS F.M.C. de, PEREIRA K.N., ZANETTI G.D. & HEINZMANN B.M.

RESULTADOS E DISCUSSO As plantas utilizadas como medicinais pela populao de So Luiz Gonzaga (nomes cientficos e populares), sua famlia botnica e indicaes populares encontram-se na Tabela 1. As espcies encontradas no horto municipal foram Arctium lappa L. (Asteraceae), Artemisia camphorata Vill. (Asteraceae), Tradescantia pallida (Rose) Hunt. D.R. Cv. purpurea Boom (Commelinaceae), Kalanchoe pinnata (Lam.) Pers. (Crassulaceae), Alpinia zerumbet (Pers.) B. L. Burtt & R. M. Sm. (Zingiberaceae), Zingiber officinale Rosc. (Zingiberaceae), Alternanthera brasiliana (L.) O. Kuntze, Achillea millefolium L., Artemisia absinthium L., Tanacetum vulgare L., Symphytum officinale L., Sedum dendroideum Moc. E Sess, Euphorbia tirucalli L., Hyptis mutabilis (A. Rich.) Briq, Plectranthus barbatus Andr., Aloysia citriodora Palau, Lippia alba (Mill.) N. E. Brown, Stachytarpheta cayennensis Vahl. Os dados da Tabela 1 foram analisados atravs da classificao das espcies citadas nas diferentes famlias botnicas (Tabela 2). Observase que as duas famlias com maior nmero de representantes, Asteraceae e Lamiaceae, foram tambm as famlias de destaque em outros levantamentos etnofarmacolgicos, realizados em diferentes regies do pas 4,5. Entre os 85 entrevistados, 94% relataram a observao de efeitos positivos produzidos pela utilizao das plantas medicinais citadas, 69% observaram efeitos indesejados, enquanto que 66% fazem uso das plantas em complementao outra terapia. Em relao poca de coleta das plantas, poucas informaes foram obtidas dos entrevistados. A utilizao de plantas perenes, frescas (in natura) e de fcil acesso, associadas desinformao sobre o tema so algumas das razes para esta carncia de informaes. Independente dos motivos notou-se que no h uma preocupao dos entrevistados em associar o perodo de coleta manuteno das propriedades medicinais das espcies. Quanto ao local de coleta das plantas, 59% dos entrevistados citaram as hortas, campos e matas como o local recomendvel, 9% revelaram que no h um local especfico de coleta e o restante (32%) no respondeu a pergunta ou deu outra resposta (ptios, prximo a muros, cercas, caladas). No primeiro grupo, ntida a preocupao quanto coleta das plantas em locais protegidos do alcance de animais e afastados de lavouras, da beira de estradas e livres da poluio ambiental.
654

A origem do conhecimento a respeito da utilizao das plantas como medicinais tem o componente familiar includo para 92% dos entrevistados, seguido de outros como palestras, livros, EMATER/RS (Associao Riograndense de Empreendimentos de Assistncia Tcnica e Extenso Rural), cursos, panfletos e terceiros. O tempo de utilizao das plantas, por sua vez, denota praticamente a idade dos entrevistados, o que refora a importncia da famlia na transmisso dos conhecimentos e do uso das plantas como uma prtica cultural. A maioria dos entrevistados relata utilizar plantas frescas para os diversos modos de preparo. Do contrrio, o uso de plantas secas obtido por meio de secagem natural ao sol e sombra, por vezes com a lavagem prvia da planta, e posterior armazenamento em recipientes de vidro ou plstico. Um fato a ser ressaltado a alta percentagem de pessoas que utilizam as plantas medicinais como complemento de outra terapia. Estudos realizados por diferentes autores comprovaram a interao de constituintes das plantas medicinais com medicamentos de uso convencional. Estas associaes so perigosas e podem trazer tanto efeitos benficos quanto malficos, uma vez que podem levar a intoxicaes 8. As plantas europias, perfazendo um total de 31 espcies segundo a Tabela 1, cujo uso medicinal se encontra bem estabelecido, no sero analisadas neste artigo, uma vez que existe literatura abundante tratando de sua constituio qumica, atividades farmacolgicas e possveis efeitos indesejados 4,9-12. Informaes que possam fornecer evidncias de possveis efeitos benficos e/ou adversos relacionados utilizao medicinal das demais espcies vegetais, com nfase para as plantas nativas no Brasil, so apresentadas a seguir. Das espcies citadas pela populao de So Luiz Gonzaga, Alternanthera brasiliana, Bauhinia forficata, Plantago australis, Malva parviflora, Chaptalia nutans e Eugenia uniflora j haviam sido relatadas como plantas de ao antimicrobiana no sul do Brasil 13. Algumas destas espcies apresentam atividade antimicrobiana comprovada. A atividade antibacteriana de Alternanthera brasiliana 13 pode explicar a sua utilizao como antibitico e o fato desta espcie ser conhecida popularmente como penicilina e terramicina. No entanto, estes testes foram realizados in vitro e a planta ainda no foi estudada sob o ponto de vista toxicolgico, faltando subsdios para que seu uso possa ser considerado

Famlia / Nome Cientfico

Nome Popular

PV

MP

Indicao de Uso

ALOACEAE Aloe arborescens Mili babosa Fo D; I; M(al.); Su

Aloe obscura Mipp. AMARANTHACEAE Alternanthera brasiliana (L.) O. Kuntze terramicina; penicilina Fo Cat; D; I

babosa

Fo

D; I; M(al.); Su

Cncer, infeces, rugas, contra a queda e para o fortalecimento do cabelo, antibitico, cicatrizante e males do intestino, queimaduras, alergias, problemas de estmago. Idem

Amaranthus viridis L. APIACEAE Ammi visnaga (L.) Lam. Foeniculum vulgare Mill. Petroselinum crispum (Mili.) A. W. Hill. aipo funcho salsa Fo Fo Fo; Ra I I D; I

caruru

Fo; Sem

D; M(al.)

Problemas de garganta (antibitico e antiinflamatrio), febre, enxaqueca e gripe, analgsico, antiinfeccioso, acidentes com ofdios e aranha. Fonte de protenas, sinusite. Gripe em crianas. Carminativo, constipao intestinal e galactagogo. Ictercia do recm nascido, diurtico, hepatite, problemas do sangue, anemia. Dores reumticas e articulares.

ARACEAE Philodendrom bipinnatifidum Schott ex Endlicher ASTERACEAE Achillea millefolium L. Artemisia absinthium L. Artemisia vulgaris L. Baccharis articulata (Lam.) Pers. guaimb Ra M(al.) mil-em-rama; mil-folhas losna infalivina carqueja calndula arnica; arnica-do-mato camomila; maanilha guaco serralha arnica-do-campo pico-do-reino catinga-de-mulata insulina confrei mestruz Fo Fo Fo Fo Fo; Ra Fo Fo; Ra I I D; I D; I D; I I; M(al.) I; M(al.) Fo; Fl Fo D; I D; I Fo Fo; Ra Cat Cat; D; I Fo Fo; Fl Fo Fo I D; I D D; I

Calendula officinalis L. Chaptalia nutans (L.) Polak.

Matricaria recutita L. Mikania laevigata Sch. Bip. ex Baker

Sonchus oleraceus L. Stenachaenium campestre Baker

Febre, problemas estomacais. Problemas estomacais e enxaqueca. Males do fgado e estmago. M digesto, males do fgado, dor no estmago, dor de cabea de origem estomacal, hemorridas, para o sangue. Alergia. Antiinflamatrio, preveno da formao de trombos, acidentes com animais peonhentos, infeco, cicatrizante. Calmante, dores de barriga , anestsico. Gripe, tosse, bronquite, pneumonia, resfriado, descongestionante, febre. Diabetes. Antiinflamatrio, antitrombtico, anticoagulante, acidentes com animais peonhentos. Problemas estomacais, pneumonia. Problemas estomacais e hepticos. Diabetes. Cicatrizante, hemorridas, antibitico. Gripe, dor, inflamao.

Latin American Journal of Pharmacy - 26 (5) - 2007

655

Tagetes minuta L. Tanacetum vulgare L. Wedelia paludosa DC. BORAGINACEAE Symphytum officinale L. BRASSICACEAE Coronopus didymus (L.) Smith

656
Fo Fo Fo Ra Fo Fo Cau; Fo; Ra Cau; Fo; Ra Fo Fo D; P; I D; I; P Sol. Lat; I D; I D; I Doenas do estmago, gastrite, diurtico, doenas renais. Clculos renais, problemas de bexiga. Idem. Cncer. Clculos renais, doenas da bexiga, diurtica, infeco, diabetes. I Hipertenso. M(al.) Problemas de memria. D; I Doenas estomacais, azia, conjuntivite, infeces do olho, dor de ouvido. Cat; I Febre, queimaduras. D; I Doenas nos rins. Fo Fo Fo Fl; Fo; Sem Fo Fo Fo Cau; Fo I I I I I I I Fl; Fo Fl; Fo Fl; Fo Cau; Fo Fo, Cas Fo Fo Ra D I D; I D D; I D; I; M(aq.) D; I; M(al.) D; I; M(aq.) I D; D; D, D; D, D; D; Bronquite, gripe em crianas, rouquido e diarria. Idem. Problemas cardacos, febre, gripe, calmante. Calmante, gripe e febre. Vermfugo. Idem. Idem. Vermfugo, dores de barriga e estmago, auxiliar da digesto, calmante, gripe, expectorante, dor de cabea, febre. Dispepsia, enjos, auxiliar na digesto, na ressaca, hipertenso, problemas hepticos e de garganta. Doenas hepticas e estomacais, dor de cabea. Calmante, doenas cardacas (desobstruo das veias), dor no peito, dor de barriga. Gripe, tosse, pneumonia, calmante. Clica menstrual, emenagogo, calmante e sedativo. Para triglicerdeos. Para a presso, infeco do ovrio, tero e boca, cicatrizante, antiinflamatrio (inflamao de dente e garganta), dor de garganta, calmante. Emagrecedor, reduo de colesterol.

pata-de-vaca

sabugueiro

blsamo-brasileiro; blsamo

tiririca

chuchu

CAESALPINIACEAE Bauhinia forficata Link. CAPRIFOLIACEAE Sambucus australis Cham. et Shlecht. CRASSULACEAE Sedum dendroideum Moc. E Sess CUPERACEAE Cyperus rotundus L. CURCUBITACEAE Sechium edule Sw. EQUISETACEAE Equisetum giganteum L. EUPHORBIACEAE Euphorbia prostata Alt. Euphorbia serpens H.B.K. Euphorbia tirucalli L. Phyllanthus niruri L.
BARROS F.M.C. de, PEREIRA K.N., ZANETTI G.D. & HEINZMANN B.M.

cavalinha

quebra-pedra quebra-pedra avels erva-pombinha; quebra-pedra-de-rvore

LAMIACEAE Cunila galioides Benth. Cunila microcephala Benth. Hyptis mutabilis (A. Rich.) Briq Melissa officinalis L. Mentha citrata Ehrart Mentha rutundifolia L. Mentha sylvestris L. Mentha x piperita L.

poejo-mido poejo; puejo cidreira-de-folha erva-cidreira; melissa alevante hortel-de-folha redonda hortel hortel-pimenta

Plectranthus barbatus Andr.

boldo

Plectranthus neochilus Scritr. Rosmarinus officinalis L.

boldinho; boldo-brasileiro alecrim; alecrim-da-horta

pronto-alvio; ponto-alvio

canela

Salvia microphylla H. B. K. LAURACEAE Cinnamomum zeylanicum Nees. LITHRACEAE Cuphea glutinosa Cham. et Schlecht. MALVACEAE Malva parviflora L.

sete-sangrias

malva

Sida rhombifolia L.

guanxuma

pitanga goiabeira jambolo maracuj maracuj pariparoba tansagem; tranagem Fl; Fo; Ra D; I Fo I Depurativo do sangue, abortivo, cicatrizante. Fo Fo I I Calmante. Idem.

MYRTACEAE Eugenia uniflora L. Psidium guajava L. Syzygium cumini (L.) Skeels PASSIFLORACEAE Passiflora alata Driander Passiflora edulis Sims PIPERACEAE Piper regnellii (Miq) C.D.C. PLANTAGINACEAE Plantago australis L. Bro; Fo Bro; Fo Fo D; I D; I D Disenteria, diarria, clica e infeco intestinal, calmante, diabetes. Disenteria, como antibitico nos casos de diarria. Reduo de colesterol.

Antiinflamatrio para garganta, odontalgias, problemas cardacos, infeces, gripe, problemas de cido rico e intoxicaes pelo fumo. Problemas nervosos, dor de cabea, enxaqueca, resfriado, gripe. Hipertenso e osteoporose. Depurativo e anticoagulante sangneo, problemas cardacos. Disenteria, rouquido. Infeco na garganta, hipertenso. Calmante, problemas estomacais. Aromtico, auxiliar na digesto, gripe, calmante. Auxiliar na digesto, aromtico, gripe e dor de cabea. Espasmo e problemas do estmago. Gripe, calmante.

POACEAE Cymbopogon citratus (DC.) Stapt. cidreira; capim-cidreira; cana-cidreira cana-de-acar Fo Cau; Fo; Ra D; I Cas Bro; Fo Fo Fo Fl; Fo; Sem Fo Fo Fo Fo Cau; Fl; Fo Fo Cas; Fo; R I D; I; M(al.) I; D I D, I D; I D D; I D; I I D; I D D; I salsa-parrilha rom ameixeira-amarela; ameixeira limeira bergamoteira laranjeira arruda cidr; cidreirinha; cidrozinho slvia; slvia-do-Rio-Grande gervsio; gervo quatro-quinas; gervo insulina gengibre Fo D; I

Gripe, tosse, calmante, sudorfero, para o sangue. Infeco, gonorria, problemas cardacos, depurativo do sangue. Doenas do estmago e do fgado, clculos renais. Diabetes. Afrodisaco, infeces.

Saccharum officinarum L. POLYGONACEAE Muehlenbeckia sagittifolia (Ort.) Meissn. PUNICACEAE Punica granatum L. ROSACEAE Eriobotrya japonica (Thunb.) Lindl. RUTACEAE Citrus aurantifolia (Christm. et Panz.) Swingle Citrus reticulata Blanco Citrus sinensis (L.) Osbeck Ruta graveolens L. VERBENACEAE Aloysia citriodora Palau Sin.: Lippia citriodora (Ort. et Palau.) H.B.K. Lippia alba (Mill.) N. E. Brown Stachytarpheta cayennensis Vahl. Verbena litoralis Kunth VITACEAE Cissus sicyoides L. ZINGIBERACEAE Hedychium coronarium Koening

Latin American Journal of Pharmacy - 26 (5) - 2007

Tabela 1. Plantas medicinais citadas nas entrevistas, identidade botnica, nome popular, parte vegetal (PV), modo de preparo (MP) e indicaes de uso. PV = PARTE VEGETAL - Bro: Brotos; Cas: Cascas; Cau: Caule; Fl: Flores; Fo: Folhas; Ra: Razes; Sem: Sementes; MP = MODO DE PREPARO - Cat: Cataplasma; D: Decoco; I: Infuso; M(aq.): Macerao aquosa; M(al.): Macerao alcolica; P; Sol. Lat.: Soluo do ltex; Su: Suco.

657

BARROS F.M.C. de, PEREIRA K.N., ZANETTI G.D. & HEINZMANN B.M.

Famlia

Nmero de espcies

Percentual (%)

Aloaceae Amaranthaceae Apiaceae Asteraceae Crassulaceae Euphorbiaceae Lamiaceae Malvaceae Myrtaceae Passifloraceae Poaceae Rutaceae Verbenaceae Zingiberaceae Outras ficadas por famlia botnica.

2 2 3 15 2 4 13 2 3 2 2 4 4 3 17 78

2,6 2,6 3,8 19,2 2,6 5,1 16,7 2,6 3,8 2,6 2,6 5,1 5,1 3,8 21,8 100

Tabela 2. Distribuio percentual das espcies identi-

seguro. Tambm no foram encontradas evidncias que possam explicar a sua utilizao nos casos de enxaqueca e como analgsico (Tabela 1). Para essa espcie foi comprovada a atividade antiinflamatria em testes pr-clnicos 14, o que poderia justificar sua utilizao como antiinflamatrio nos casos de problemas de garganta e para o tratamento de picadas de cobra e aranha. A atividade antimicrobiana de Chaptalia nutans, planta utilizada como cicatrizante e nos casos de infeco pela populao pesquisada, foi comprovada contra vrios microrganismos 15,16. A literatura relata trs estudos comprovando a atividade antimicrobiana de Pipper regnellii in vitro 17,18,19, podendo explicar a ao benfica dessa espcie nos casos de ulceraes e explicar seu uso popular como cicatrizante. Para a utilizao como abortivo, no entanto, no existem evidncias cientficas at o momento. Malva parviflora uma espcie relacionada Malva silvestris; esta ltima apresenta aes emoliente, antitussgena e laxante suave, que so atribudas ao teor elevado de mucilagem 10,11,20,21. Para M. parviflora foram comprovadas as atividades antiinflamatria e antimicrobiana in vitro, sendo esta ltima atribuda presena de protenas 22,23. Esses resultados podem explicar a utilizao da malva como antiinfeccioso, cicatrizante e antiinflamatrio. Para as demais utilizaes populares, no foram encontradas informaes na literatura. A utilizao de Plantago australis como antiinflamatrio pode ser explicada pela presena

de mucilagens, constituintes comuns em espcies do gnero e de atividade antiinflamatria bem estabelecida 11. Para P. australis foram realizados testes de toxicidade subcrnica, com avaliao dos parmetros sanguneos 24. A nica alterao observada foi a elevao da transaminase alcalina, que ocorreu em doses muito superiores quelas utilizadas em humanos. Para Cyperus rotundus, utilizada para o tratamento da falta de memria, foi descrita uma atividade antioxidante significativa 25. Substncias capturadoras de radicais livres protegem os vasos sanguneos e sua presena explica a utilizao de outras espcies vegetais, entre elas Gingko biloba, para prevenir o declnio idioptico da atividade cerebral em pacientes geritricos 11. Para o isocurcumenol, substncia isolada de C. rotundus, Ha et al. 26, descreveram uma ao agonista sobre os receptores benzodiazepnicos. As plantas pertencentes ao gnero Euphorbia so reconhecidamente txicas, devido a presena de derivados diterpnicos de ao irritante e co-carcinognica no ltex. Por este motivo, sua utilizao medicinal desaconselhada 27,28. Da mesma forma, Philodendron bipinnatifidum no deve ser utilizada como medicinal, uma vez que foram registradas intoxicaes de fundo alrgico pelo uso desta espcie. Os sintomas descritos, causados por alquil- e alquenilresorcinis, envolvem irritao intensa da mucosa oral, ocasionando edema de lngua, lbios e palato 29,30. As folhas de espcies pertencentes ao gnero Passiflora so amplamente utilizadas na medicina popular de diferentes pases devido s supostas propriedades sedativas e ansiolticas 31. Estas foram comprovadas para os extratos hidroetanlicos das folhas de P. edulis e P. alata em testes pr-clnicos 32. Para Phyllanthus niruri a literatura descreve vrias atividades farmacolgicas, entre elas encontram-se as atividades antimicrobiana e litoltica, esta j comprovada por dois estudos clnicos randomizados 33,34. Os ensaios toxicolgicos realizados para esta espcie 35 e sua utilizao por longo perodo de tempo permitem classific-la como sendo de utilizao segura. No entanto, no existem informaes na literatura que indiquem uma possvel ao benfica nos casos de diabetes. O uso de Psidium guajava e Eugenia uniflora, ambas da famlia das Mirtceas, nos casos de disenteria pode ser justificado pela presena de taninos, de ao antidiarrica reconhecida. Embora estas espcies tambm apresentem ativida-

658

Latin American Journal of Pharmacy - 26 (5) - 2007

de antimicrobiana comprovada in vitro 13,36 sua utilizao nos casos de diarria de etiologia infecciosa no est livre de riscos 4. Para a utilizao de Eugenia uniflora como calmante e no tratamento de diabetes no existem evidncias cientficas, at o momento. Extratos polares das folhas de Psidium guajava no apresentaram toxicidade em roedores 9. Sambucus australis uma espcie para a qual no foram encontrados estudos na literatura. Na Europa, a espcie S. nigra L. utilizada devido s suas propriedades medicinais e apresenta atividade antioxidante 37. No entanto, os usos populares preconizados so diferentes daqueles descritos pela populao pesquisada para S. Australis 10 e, portanto, no garantem a segurana e eficcia de utilizao desta ltima. Espcies de Cunila, conhecidas pelo nome popular de poejo, so utilizadas na medicina popular do Rio Grande do Sul como antiespasmdicas, antifebris, no tratamento de tosses crnicas e em afeces das vias respiratrias, entre outros 38,39. Estas espcies contm leos essenciais e flavonides 40,41. No entanto, no foram encontradas informaes farmacolgicas na literatura usual. Uma vez que o leo essencial de C. microcephala contm elevado teor em mentofurano, de atividade abortiva, a utilizao desta espcie contra-indicada durante a gravidez 12. Aloysia citriodora (Lippia citriodora), utilizada como calmante e nos casos de gripe contm leo essencial, cujo constituinte principal o citral, alm de limoneno, geraniol, citronelol, etileugenol. Para alguns componentes deste leo j foi relatada atividade antimicrobiana 42. Para Lippia alba, outra espcie do gnero utilizada para os mesmos fins, foram relatadas as atividades anticonvulsivante, sedativa e miorrelaxante 43. Essa espcie tambm apresentou atividade antimicrobiana e antiviral 44,45. Portanto, seu uso popular em gripes coerente com as atividades farmacolgicas descritas na literatura. Segundo Silveira e S et al. 46, espcies do gnero Mikania so utilizadas como expectorantes, anti-reumticas e em afeces do trato respiratrio. M. laevigata comercializada no Rio Grande do Sul sob as formas de elixir e xarope, com indicaes em resfriados, bronquites e tosses crnicas 20. Esses tambm so os principais males tratados pela populao pesquisada com preparados a partir das folhas da planta. A atividade antiinflamatria apresentada por essa espcie em testes pr-clnicos 47 poderia explicar a ao benfica, no tratamento de diferentes afeces com um componente inflamatrio. No

entanto, a eficcia do guaco no tratamento especfico de doenas do trato respiratrio ainda no foi cientificamente comprovada. A literatura cientfica apresenta algumas evidncias da ao benfica de Plectranthus barbatus nos casos de problemas hepticos e estomacais, bem como para o tratamento da hipertenso, que podem justificar o uso popular dessa espcie. Os extratos de ramos e cascas apresentaram atividade cardiovascular em animais de laboratrio. Para diterpenides derivados do barbatusol, isolados dessa espcie, foi constatada potente atividade anti-hipertensiva 48. Seu leo essencial apresentou atividade antiespasmdica sobre o intestino 49. Para essa planta tambm foi detectada uma atividade antiinflamatria in vitro 50. Um extrato aquoso de P. barbatus demonstrou um efeito modulador sobre o metabolismo lipdico em ratos cirrticos 51 . Quanto segurana de sua utilizao, os estudos realizados at o momento no indicam toxicidade, embora estes no sejam conclusivos. O extrato hidroetanlico dessa espcie apresentou efeitos adversos sobre o desenvolvimento fetal e sobre a implantao do embrio 52. No entanto, esses efeitos s apareceram em doses muito superiores quelas utilizadas pela medicina popular. Em outro estudo, o extrato aquoso de P. barbatus no provocou o aparecimento de sinais de intoxicao, mesmo em altssimas doses 53. Kalanchoe pinnata, espcie cultivada apenas no horto municipal, considerada medicinal em pases de diferentes continentes e demonstrou apresentar atividade hepatoprotetora 54. Amaranthus viridis classificada por vrios autores como planta selvagem comestvel, sendo considerada excelente fonte de protenas, uma vez que seu contedo em aminocidos comparvel aos padres proticos da OMS 55,56. Portanto, a utilizao desta espcie como fonte de protenas tem respaldo cientfico. No entanto, no foram encontradas evidncias na literatura para a sua utilizao nos casos de sinusite. Baccharis articulata apresenta atividade antioxidante 57, o que pode proteger a mucosa estomacal contra fatores agressores e poderia explicar, pelo menos parcialmente, a utilizao dessa espcie nos casos de m digesto e de dor de estmago. Dois estudos pr-clnicos realizados com Cissus sicyoides relatam a reduo dos nveis de glicose sangunea em ratos diabticos 58,59 e fornecem evidncias que podem explicar a sua ao benfica nos casos de diabetes. Equisetum giganteum uma planta utilizada
659

BARROS F.M.C. de, PEREIRA K.N., ZANETTI G.D. & HEINZMANN B.M.

para tratar problemas renais em diferentes pases da Amrica Latina, como Bolvia, Argentina, Paraguai e Peru 60,61. No entanto, no existem evidncias cientficas de sua ao benfica sobre o sistema urinrio, uma vez que existe apenas um artigo na literatura que relata a sua atividade antifngica 62. Tambm no foram encontradas informaes cientficas que justifiquem as outras utilizaes populares. Para Coronopus didymus a literatura descreve as atividades antialrgica, antipirtica 63 e antiviral contra o vrus da gripe 64, que poderiam explicar a ao benfica nos casos citados pela populao pesquisada. O fato do leo de Cymbopogon citratus agir como antiinflamatrio tambm em nvel central 65 pode ser responsvel pela possvel ao benfica nos casos de enxaqueca, dor de cabea, resfriado e gripe. Embora existam registros do efeito hipotensor das folhas dessa espcie na literatura 9, no foi encontrada nenhuma informao adicional que explique sua utilizao como calmante, embora este uso popular seja bastante antigo e seja atribudo ao leo essencial. A utilizao de Sechium edule no tratamento de hipertenso comum tambm em outros estados do pas. Em testes pr-clnicos, a polpa e a casca dos frutos levaram a uma diminuio da presso arterial 66, e fornecem evidncias que podem explicar sua utilizao popular com esta finalidade. A atividade antiinflamatria descrita para o suco das folhas de Sedum dendroideum, atribuda aos derivados do canferol presentes na planta 67, sugere uma possvel ao benfica nos casos de conjuntivite e infeces nos olhos. No entanto, a literatura no apresenta dados que forneam uma possvel explicao para a utilizao dessa espcie nos casos de doenas do estmago, azia e dor de ouvido. Testes pr-clnicos realizados com Wedelia paludosa no evidenciaram toxicidade aguda e subaguda para esta espcie 68. Em estudos realizados com ratos diabticos, pode ser detectado um efeito hipoglicemiante 69, o que poderia justificar sua utilizao popular nos casos de diabetes. Chama ateno o fato da utilizao de Stachytarpheta cayennensis pela populao pesquisada ser diferente de outras regies do pas, isto , como antiinflamatria, analgsica, antipirtica, laxativa, e para tratamento de distrbios gstricos. Essa espcie no apresentou toxicidade aguda em testes pr-clnicos 70. A comparao dos dados da Tabela 1 com o

resultados de trabalhos semelhantes evidenciam que muitas das espcies usadas como medicinais pela populao de So Luiz Gonzaga coincidem com aquelas utilizadas em outras regies do RS para os mesmos fins 4,5. A anlise dos resultados da pesquisa bibliogrfica demonstra mais uma vez a deficincia de informaes cientficas relacionadas principalmente s espcies nativas, para as quais no existem estudos conclusivos que garantam a eficcia e segurana, o que impossibilita o seu uso racional. A maioria dos dados cientficos citados provm de testes pr-clnicos, muitas vezes preliminares e in vitro ou in vivo, que podem fornecer indcios de uma possvel ao benfica no organismo humano. Portanto, so necessrios ensaios mais aprofundados at os testes clnicos, que ainda no foram realizados para a maioria das espcies includas no presente estudo.
Agradecimentos. FAPERGS pelo apoio financeiro. Ao Prof. Dr. Eloir Paulo Schenkel (UFSC) pela leitura crtica do manuscrito. Ao Prof. Dr. Roberto Cassol (UFSM) pela elaborao da figura 1.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

1. Mentz, L.A., L.C. Lutzemberger & E.P. Schenkel (1997) Cad. Farm. 13: 25-47. 2. Schenkel, E.P., M.R. Farias, S.S. Mengue, L.A. Mentz, B.E. Irgang & J.R. Stehman (1985) Cad. Farm. 1: 65-72. 3. So Luiz Gonzaga, RS. Disponvel em: http://www.saoluizrs.cjb.net/. Acesso em: 24 set 2006. 4. Ritter, M.R., G.R. Sobierajski, E.P. Schenkel & L.A. Mentz (2002) Rev. Bras. Farmacogn. 12: 51-62. 5. Marodin, S.M. & L.R.M. Baptista (2001) Iheringia 56: 115-30. 6. Amorozo, M.C.M. & A. Gely (1988) Boletin do Museu Paraense Emlio Goeldi, Srie Botnica 4: 47-131. 7. Martin, G.J. (1995) Ethnobotany - A people and plants conservation manual London: Chapman & Hall, 268 pgs. 8. Trres, A.R., R.A.G. Oliveira, M.F.F.M. Diniz & E.C. Arajo (2005) Rev. Bras. Farmacogn. 15: 373-80. 9. Vendruscolo, G.S., S.M.K. Rates & L.A. Mentz (2005) Rev. Bras. Farmacogn. 15: 361-72. 10. Wagner, H. (1993) Drogen und ihre Inhaltsstoffe en Pharmazeutische Biologie 5 Aufl., Stuttgart, Gustav Fischer, Vol. 2, 522 pgs. 11. Hnsel, R., O. Sticher & E. Steinegger (1999) Pharmakognosie - Phytopharmazie 6. Aufl., Berlin, Springer, 1403 pgs.

660

Latin American Journal of Pharmacy - 26 (5) - 2007

12. Mengue, S.S., L.A. Mentz & E.P. Schenkel (2001) Rev. Bras. Farmacogn. 11: 21-35. 13. Coelho de Souza, G., A.P.S. Haas, G.L. Von Poser, E.E.S. Schapoval & E. Elisabetsky (2004) J. Ethnopharmacol. 90: 135-43. 14. Macedo, A.F., N.C. Barbosa, M.A. Esquibel, M.M. Souza & V. Cechinel-Filho (1999) Pharmazie 54: 776-7. 15. Truiti, M.D.A., M.H. Sarragiotto, B.A. Abreu-Filho, C.V. Nakamura & B.P. Dias Filho (2003) Mem. Inst. Oswaldo Cruz 98: 283-6. 16. Heinrich, M., M. Kunth, C.W. Wright, H. Rimpler, J.D. Phillipson, A. Schandelmaier & D.C. Warhurst (1992) J. Ethnopharmacol. 36: 81-5. 17. Pessini, G.L., B.P. Dias Filho, C.V. Nakamura & D.A. Cortez (2003) Mem. Inst. Oswaldo Cruz 98: 1115-20. 18. Constantin, M.B, P. Sartorelli, R. Limberger, A.T. Henriques, M. Steppe, M.J. Ferreira, M.T. Ohara, V.P. Emerenciano & M.J. Kato (2001) Planta Med. 67: 771-3. 19. Holetz, F.B, G.L. Pessini, N.R. Sanches, D.A. Cortez, C.V. Nakamura & B.P. Filho (2002) Mem. Inst. Oswaldo Cruz 97: 1027-31. 20. Simes, C.M.O., L.A. Mentz, E.P. Schenkel, B.E. Irgang & J.R. Stehmann (1998) Plantas da medicina popular do Rio Grande do Sul, 5.ed. Porto Alegre: Editora da Universidade/UFRGS, 173 pgs. 21. Simes, C.M.O., E.P. Schenkel, G. Gosmann, J.C.P. Mello, L.A. Mentz & P.R. Petrovick (2003) Farmacognosia: da planta ao medicamento, 5.ed. Porto Alegre, Florianpolis: Editora da Universidade/UFRGS, Editora da UFSC, 1102 pgs. 22. Shale, T.L., W.A. Stirk & V. Van Staden (2005) J. Ethnopharmacol. 96: 325-30. 23. Wang, X., G.J. Bunkers, M.R. Walters & R.S. (2001) Thoma Biochem. Biophys. Res. Commun. 282: 1224-8. 24. Palmeiro, N.M.S., C.E. Almeida, P.C. Ghedini, L.S. Goulart, M.C.F. Pereira, S. Huber, J.E.P. Da Silva & S. Lopes (2003) J. Ethnopharmacol. 88: 15-8. 25. Killiani, S., R.B. Ammar, I. Bouhlel, A. Abdelwahed, N. Hayder, A. Mahmoud, K. Ghedira & L. Chekir-Ghedira (2005) Environm. Toxicol. Pharmacol. 20: 478-84. 26. Ha, J.H., K.Y. Lee, H.C. Choi, J. Cho, B.S. Kang, J.C. Lim & D.U. Lee (2002) Biol. Pharm. Bull. 25: 128-30. 27. Jassbi, A.R. (2006) Phytochem. 67: 1977-84. 28. Upadhhyay, R.R. (1996) Curr. Sci. 71: 32-6. 29. Mrvos, R., B.S. Dean, E.P. Krenzelok (1991) Clin. Toxicol. 29: 485-91. 30. Reffstrup, T. & P.M. Boll (1985) Phytochem. 24: 2563-5. 31. Carlini, E.A. (2003) Pharmacol. Biochem. Behav. 75: 501-12.

32. Perty, R.D., F. Reginatto, F. De Paris, G. Gosmann, J.B. Salgueiro, J. Quevedo, F. Kapczinski, G.G. Ortega & E.P. Shenkel (2001) Phytother. Res. 15: 162-4. 33. Celia, A., S. Micali, M. Sighinolfi, M. Grande, C. Di Pietro, S. De Stefani & G. Bianchi (2005) Europ. Urol. Supplem. 4: 47. 34. Nishiura, J.L., A.H. Campos, M.A. Boim, I.P. Heilberg & N. Schor (2004) Urol. Res. 32: 3626. 35. Calixto, J.B., A.R.S. Santos, N. Paulino, V. Cechinel Filho & R.A. Yunes (1997) Cin. Cult. 49: 422-32. 36. Voravuthikunchai, S., A. Lortheeranuwat, W. Jeeju, T. Sririrak, S. Phongpaichit & T. Supawita (2004) J. Ethnopharmacol. 94: 49-54. 37. Dawidowicz, A.L., D. Wianowska & B. Baraniak (2006) Food Sci. Technol. 39: 308-15. 38. Bordignon, S.A.L., P. Schenkel & V. Spitzer (1995) Phytochem. 44: 1283-6. 39. Manns, D. (1995) Phytochem. 39: 1115-8. 40. Echeverrigaray, S., F. Fracaro, A.C.A. Santos, N. Paroul, R. Wasum & L.A. Serafini (2003) Biochem. Sytemat. Ecol. 31: 467-75. 41. Bordignon, S.A.L. J.A. Montanha & E.P. Schenkel (2003) Biochem. System. Ecol. 31: 785-8. 42. Burt, S. (2004) Int. J. Food Microbiol. 94: 22353. 43. Ztola, M., T.C.M. Lima, D. Sonaglio, G. Gonzlez-Ortega, R.P. Limberger, P.R. Petrovick & V.L. Bassani (2002) J. Ethnopharmacol. 82 : 207-15. 44. Pessini, G.L., F.B. Holetz, N.R. Sanches, D.A.G. Cortez, B.P. Dias Filho & C.V. Nakamura (2003) Rev. Bras. Farmacogn. 13: 21-4. 45. Andreghetti-Frhner, C.R., T.C.M. Sincero, A.C. Silva, L.A. Savi, C.M. Gaido, J.M.R. Bettega, M. Mancini, M.T.R. Alemeida, R.A. Barbosa, M.R. Farias, C.R.M. Baradi & C.M.O. Simes (2005) Fitoterapia 76: 374-8. 46. Silveira e S, R.C, M.N. Leite, M.M. Reporedo & R.N. Almeida (2003) Contracep. 67: 327-31. 47. Suyenaga, E.S., E. Reche, F.M. Farias, E.E. Schapoval, C.G. Chaves & A.T. Henriques (2002) Phytother. Res. 16: 519-23. 48. Lukhoba, C.W., M.S.J. Simmonds & A.J. Paton (2006) J. Ethnopharmacol. 103: 1-24. 49. Camara, C.C., N.R. Nascimento, C.L. MacedoFilho, F.B. Almeida & M.C. Fonteles (2003) Planta Med. 69: 1080-5. 50. Matu, E.N. & J. Van Staden (2003) J. Ethnopharmacol. 87: 35-41. 51. Battochio, A.P., M.S. Sartori & C.A. Coelho (2005) Acta Bras. Cir. 20: 229-36. 52. Almeida, F.C. & I.P. Lemonica (2000) J. Ethnopharmacol. 73: 53-60. 53. Fischman, L.A., L.A. Skoupa, C. Souccar & A.J. Lapa (1991) Mem. Inst. Oswaldo Cruz 86: 14143.
661

BARROS F.M.C. de, PEREIRA K.N., ZANETTI G.D. & HEINZMANN B.M.

54. Yadav, N.P. & V.K. Dixit (2003) J. Ethnopharmacol. 86: 197-202. 55. Sena, L.P., D.J Vanderjagt, C. Rivera, A.T. Tsin, I. Muhamadu, O. Muhamadou, M. Millson, A. Pastuszyn & R.H. Glew (1998) Plant Food Hum. Nutr. 52: 17-30. 56. Guil, J.L., I. Rodriguez-Garcia & E. Torija (1997) Plant Foods Hum. Nutr. 51: 99-107. 57. De Oliveira, S.Q., F. Dal-Pizzol, G. Gosmann, D. Guillaume, J.C. Moreira & E.P. Schenkel (2003) Free Radic. Res. 37: 555-7. 58. Viana, G.S., A.C. Medeiros, A.M. Lacerda, L.K. Leal, T.G. Vale & F.J. Matos (2004) BMC Pharmacol. 8: 9. 59. Pepato, M.T., A.M. Baviera, R.C. Vendramini, M.P. Perez, I.C. Kettelhut & I.L. Brunetti (2003) Biotechnol. Appl. Biochem. 37: 15-20. 60. Bourdy, G., S.J. De Walt, L.R. Chvez De Michel, A. Roca, E. Deharo, V. Munz, C. Balderrama, C. Quenevo & A. Gimenez (2000) J. Ethnopharmacol. 70: 87-109. 61. Hilgert, N.I. (2001) J. Ethnopharmacol. 76: 1134. 62. Quiroga, E.N., A.R. Sampietro & M.A. Vattuone (2001) J. Ethnopharmacol. 74: 89-96.

63. Mantena, S.K., S. Mutalik, H. Srinivasa, G.S. Subramanian, K.R. Prabhakar, K.R. Reddy, K.K. Srinivasan & M.K. Unnirishnan (2005) Biol. Pharm. Bull. 28: 468-72. 64. Ruffa, M.J.; M.L. Wagner, M. Suriano, C. Vicente, J. Nadinic, M.S. Pampuro, H. Salomon, R.H. Campos & L. Cavallaro (2004) Antivir. Chem. Chemother. 15: 153-9. 65. Viana, G.S.B., T.G. Vale, R.S.N. Pinho & F.J.A. Mato (2000) J. Ethnopharmacol. 70: 323-27. 66. Gordon, E.A., L.J. Guppy & M. Nelson (2000) West. Indian. Med. J. 49: 27-31. 67. De Melo, G.O., D.C. Malvar, F.A. Vanderlinde, P.A. Pires, W.S. Cartes, P.G. Filho, M.F. Muzitano, C.R. Kaiser & S.S. Costa (2005) J. Ethnopharmacol. 102: 217-20. 68. Burger, C., D.R. Fischer, D.A. Cordenussi, A.P. Batschauer, V. Cechinel Filho & A.R. Oares (2005) J. Pharm. Pharm. Sci. 8: 370-3. 69. Novaes, A.P., C. Rossi, C. Poffo, E. Pretti Junior, A.E. Oliveira, V. Schlemper, R. Niero, V. Cechinel-Filho & P. Burger (2001) Therapie 56: 427-30. 70. Mesia-Vela, S., C. Souccar, M.T. Lima-Landman & A.J. Lapa (2004) Phytomed. 11: 616-24.

662

You might also like