You are on page 1of 13

Data: 21/03/11

Nome completo: CLODOALDO MORAIS DA SILVA Supervisor: MARCOS Pastor: GIL

NOME DO LIVRO: GENESIS CAPTULO: 1 Verdades descobertas: A origem,o princpio de toda criao: da terra,dos

mares,dos animais, dos peixes,da vegetao,do dia e da noite e o homem conforme a sua imagem e semelhana de Deus, para ter domnio total sobre a terra e dos animais, aves,peixes ou seja sobre toda a vida da terra e multiplicar os seus descendentes.

Aplicao prtica na vida: Pelo amor e pelo zelo quais Deus criou todas as
coisas, devemos ter todo cuidado e amor com toda criao e nosso semelhante, lembramos de Deus atravs de toda obra criada.

NOME

LIVRO: GENESIS CAPTULO: 2


DO

Verdades descobertas: Formao do Jardim do Eden, e pos Deus ali o homem


que tinha formado, e ordenou ao homem(Ado),dizendo coma de toda rvore do jardim menos a da rvore do bem e do mal. E ao notar que o homem estava s, fez Deus uma companheira ao homem a partir de uma de suas costelas.

Aplicao prtica na vida: Deus deu vida ao homem e livre arbtrio nas suas
escolhas, o que tambm nos dado nas nossas decises.

NOME

DO

LIVRO: GENESIS

CAPTULO: 3

Verdades descobertas: A serpente na figura de lcifer, tentou a Eva a comer


a fruta da cincia do bem e do mal, com o argumento se a comer, se abriro os seus olhos, e ser como Deus, sabendo do bem e do mal. E vendo que aquela fruta era boa para se comer, a comeu e a ofereceu a seu marido. Isso provocou a queda do homem por um ato de desobedincia, dando o incio ao pecado. A natureza do homem voltada para si mesmo

Aplicao prtica na vida: Devemos ser solidrios e menos egostas

NOME

LIVRO:GENESIS CAPTULO: 4
DO

Verdades descobertas: Nascimento de Caim e Abel. Caim era lavrador e


Abel pastor de ovelhas. Passado algum tempo Caim pegou alguns produtos de sua terra e ofereceu como oferta de gratido a Deus. Abel tambm ofereceu das primcias do seu rebanho, tendo o senhor se agradado da oferta de Abel, mas rejeitou a oferta de Caim, tendo este irado contra o seu irmo e o matou.

Aplicao prtica na vida: De lio podemos ter que ao servimos ao Senhor

a Deus, ou ao fazermos alguma coisa para Deus, no podemos fazer de qualquer jeito.

Verdades IVRO: GENESIS NOME DO L descobertas: Deus instruiu a Ne que construsse uma arca e colocasse:casais de animais e aves de cada espcie para que os mesmos fossem CAPTULO 7
salvos pois Deus iria fazer chover 40 dias e 40 noites. Tambm colocou na arca seus filhos, a sua mulher e suas noras.

Aplicao prtica na vida: A obedincia a Deus a qual Ne se submeteu


um exemplo que todos ns estamos sujeitos a alguma autoridade.

NOME

LIVRO: GENESIS CAPTULO: 8


DO

Verdades descobertas: Depois de cessado o dilvio Deus ordenou a Ne que


ele e sua famlia sasse da arca, tambm como todo casal de animais. E abenoou Deus a Ne dizendo povoem a terra, frutifiquem e se multipliquem sobre a terra. Deus tambm disse que no mais amaldioaria a terra por causa do homem.

Aplicao prtica na vida: A f na palavra de Deus salvou a Ne e seus


descendentes, devemos crer em suas palavras e pratic-la.

NOME

DO

LIVRO: GENESIS

CAPTULO: 15

Verdades descobertas: Deus anima a Abro,pois o mesmo est sem filhos e


acreditava que seu servo Eliezer seria o seu herdeiro. Deus diz a Abro olhe para os cus e conte as suas estrelas, esses sero o nmero de seus descendentes.

Aplicao prtica na vida: Da promessa de Deus deu a Abro, de ser um pai

de multides, podemos tirar posse de multas das promessas a qual Deus reserva a seus filhos.

NOME

LIVRO: GENESIS CAPTULO: 19


DO

Verdades descobertas: Deus julga e castiga as cidade de Sodoma e Gomorra,


por causa da multiplicao do pecado dos seus habitantes. Tendo L sendo avisado por anjos que ele e sua famlia deveriam abandonar a cidade, pois ela seria destruda, mas sua mulher hesitava em abandonar a cidade e olhou para trs pelo que abandonaria e virou esttua de sal. L e suas filhas foram salvas da destruio. Suas filhas embriagaram seu pai e tiveram relao com ele. A tiveram filhos com seu pai que foram pais de outros povos, os amonitas e moabitas.

Aplicao prtica na vida:Como a mulher de L que tinha apego as coisas


que remetiam ao pecado(vaidade e devassido),no devemos valorizar tais coisas e sim as coisas de Deus e as coisas que so para Deus.

NOME

DO

LIVRO: GENESIS

CAPTULO: 22

Verdades descobertas: Deus pe Abrao a prova e pede que ele sacrifique o


seu filho Isaque. Ao caminharem para a montanha para o sacrifcio. Isaque questionou seu pai por no ver o cordeiro, Abrao respondeu que Deus prover para si o cordeiro para o sacrifcio. Isaque entendeu o propsito do sacrifcio e se deixou amarrar, mas ao pegar a faca para mat-lo, um anjo do Senhor disse a Abrao no fazer mal ao menino, pois ele tinha mostrado temor e obedincia a Deus, em conseqncia disso Deus abenoou Abrao e sua descendncia.

Aplicao prtica na vida: A obedincia pela f nas palavras de Deus, fez


com que Abrao recebesse a beno para si e seus descendentes. O mesmo pode acontecer conosco honrando Deus, receberemos o prmio de suas promessas.

NOME

DO

LIVRO: GENESIS

CAPTULO: 27

Verdades descobertas: Isaque j velho e cego chamou seu filho mais velho
Esa, que tinha a sua preferncia, pediu que caasse um animal e o preparasse, depois de comer o mesmo iria abenoar seu filho, mas sua esposa Rebeca ao ouvir a conversa, mandou o seu filho Jac pegar dois dos melhores cabritos que ela mesmo prepararia e daria a Jac para ofertar e receber a beno da primogenitura no lugar do seu irmo Esa. O plano deu certo mas Isaque ao descobrir que fora enganado no podia voltar atrs na sua palavra e retirar a beno de Jac para Esa. Esa irou-se e pensou em matar Jac, tendo que o mesmo fugir da ira do seu irmo. Aplicao prtica na vida: No devemos usar mentiras para trapacear ou ganhar vantagens,pois de uma mentira, temos que contar outras para sustentla, a verdade porm nos liberta.

NOME

DO

LIVRO:GENESIS

CAPTULO: 28

Verdades descobertas: Isaque aconselhou Jac que ao tomar uma mulher


como esposa que ela no seja caania. Jac foge de Cana e vai fugindo de seu irmo para a casa do seu tio Labo. No caminho Har para em um lugar para descansar e tomou uma das pedras daquele lugar e a usou como travesseiro, dormiu e sonhou com uma escada que dos cus anjos a usavam para descer e subir. O senhor estava no alto e disse sou o Deus de seus ancestrais e estarei sempre contigo. Jac ao acordar consagrou aquela pedra e chamou o lugar de Betel. Ele prometeu a Deus que se ele fosse guardado naquela viagem e no lhe faltasse nada a ele, de tudo que recebesse daria o dizmo de tudo. Aplicao prtica na vida: Nas nossas dificuldades Deus provm acesso ele e temos muitas maneiras de termos experincias reais com Deus.

NOME

DO

LIVRO: GENESIS

CAPTULO: 37

Verdades descobertas: Jos com dezessete anos era pastor de ovelha, ele
tinha outros irmos, filhos de outras duas mulheres de seu pai Jac. Jos contava as coisas erradas que faziam seus irmos ao seu Pai. Esses irmos de Jos o odiavam, sentiam cimes dele por ser ele o filho preferido, pois ele foi filho de sua velhice. Jac fez-lhe uma tnica colorida. De um sonho de Jos contado aos seus irmos, o mesmo os insultava, pois declarava o sonho que ele reinaria sobre eles. Seus irmos deram um jeito de se livrar de Jos, Jogaram ele num poo, tinharam lhe a tnica e o venderam para um grupo de ismaelitas, que iam para o Egito por vinte moedas de prata. Aplicao prtica na vida: Jos era um filho mimado pelo pai, isso prejudicou o amadurecimento e o relacionamento com os irmos. A destacada preferncia do pai, provocava cimes e ira dos seus irmos. Devemos, amar, educar e proteger nossos filhos sem distino. Em outras reas devemos aplicar pois em relaes desiguais, como relao patro-empregado, amizades externas e outras, podem tambm causar cimes,inveja,ira e outras coisas ruins nessas relaes.

NOME

DO

LIVRO: GENESIS

CAPTULO: 41

Verdades descobertas: Passados mais de dois anos dos demais que j esteve
preso, Jos teve oportunidade de traduzir sonhos do rei do Egito, esses sonhos diziam respeito a fartura e fome de sete anos. Jos aconselhou ao rei que seria bom um homem inteligente e sbio para dirigir o pas, esse homem seria Jos.

Aplicao prtica na vida: O Senhor nosso Deus tem o controle de nossa


vida e de nosso tempo. Jos passou por tudo isso com o tempo que Deus assim determinou, que proporcionou o trabalho de amadurecimento e formao do carter de Jos para estar pronto para o seu plano de torn-lo governador do Egito. Isso mostra que tudo feito conforme a sua vontade e ao seu tempo.

NOME

DO

LIVRO: GENESIS

CAPTULO: 45

Verdades descobertas: Jos conta quem aos seus irmos, no conseguindo


controlar a sua emoo, disse ele aos seus irmos de no se culparem pelo que fizeram. Ele disse que no foram eles que o mandaram ao Egito e sim Deus que o mandou ele na frente para que ele os pudesse salvar.

Aplicao prtica na vida: Devemos perdoar a todos que nos fazem mal,

Jos pelo seu sofrimento no culpava o seu pai por no o t-lo saber criar,nem aos seus irmos que o maltratavam e o venderam, nem ele pelas coisas erradas que fez. Os seus atos,suas aes foram boas porque ele vigiou bem o seu corao. Devemos pensar que Deus est no controle e domnio das coisas.

NOME

DO

LIVRO: EXODO

CAPTULO: 3

Verdades descobertas: Deus fala com Moises,quer que ele seja o seu
mensageiro para falar aos israelitas que ele quer os libertar da escravido no Egito. Moises se sentia inseguro, mas Deus disse que estaria com ele. Deus disse Moises falar aos israelitas.O Deus dos seus antepassados me enviou vocs. EU SOU QUEM SOU. EU SOU me envia vocs

Aplicao prtica na vida: Deus ouve nossos clamores, sente nossas


aflies, no caso dos israelitas na terra do Egito, houve um passar do tempo para que houvesse o manifestar de Deus.Deus preparou tudo a seu tempo e a seu modo.Moises foi preparado por Deus para esse propsito.

NOME

DO

LIVRO: EXODO

CAPTULO: 10

11

Verdades descobertas: Deus lana a oitava praga contra a terra do Egito.


Mas o faro mantm o seu corao endurecido e no liberta ainda o povo de Israel. O faro se mostra arrependido, mas no de verdade.

Aplicao prtica na vida: No devemos ter o mesmo corao duro do faro,


sermos resistentes aos avisos de Deus

NOME

DO

LIVRO: EXODO

CAPTULO: 14

Verdades descobertas: Os israelitas saem do Egito em direo terra


prometida. Deus os guia pelo melhor caminho. O faro e o seu povo se arrependeram por sentir falta dos servios de seus servos. Os egpcios saram a perseguir os israelitas prximos ao mar vermelho. Moses estendeu a mo sobre o mar e Deus fez com que um vento muito forte e o mar se abrisse, e todos os israelitas passaram para o outro lado em terra seca.

Aplicao prtica na vida: Deus ns d uma situao, uma dificuldade para

ser vivida. Deus poderia com todo o seu poder salvar o seu povo de uma maneira mais direta, mas Deus nos faz tudo para que possamos aprender com as coisas, ter exaltao sobre o seu amor e o seu poder.

NOME

DO

LIVRO: EXODO

CAPTULO: 20

Verdades descobertas: Deus deu as suas palavras Moses que fizeram os


dez mandamentos.

Aplicao prtica na vida: Os dez mandamentos so leis, mas ns somente


aplic-las no nos garante salvao.

NOME

DO

LIVRO: EXODO

CAPTULO:32

Verdades descobertas:O israelitas estavam impacientes com a demora de

Moses em descer do Monte,indo eles a encontro Aro, sugeriam a Aro que eles tivessem outros deuses que o pudessem seguir. Aro juntou ornamentos de ouro e os fundiu, formando assim um bezerro de ouro, e depois o tornaram dolo. O povo se corrompeu rpido, esquecendo de Deus que os libertou. Deus irou-se e e pensou em castigar o povo idolatra, mas Moses intercedeu por eles.

Aplicao prtica na vida: Na nossa vida ao ganharmos uma beno,


devemos nos ajoelhar e agradecer sempre por ela.

NOME

DO

LIVRO: LEVTICO

CAPTULO: 26

Verdades descobertas:Deus invoca a obedincia aos seus mandamentos.

Aplicao prtica na vida:

NOME

DO

LIVRO:

CAPTULO:

Verdades descobertas:

Aplicao prtica na vida:

NOME

DO

LIVRO:

CAPTULO:

Verdades descobertas:

Aplicao prtica na vida:

NOME

DO

LIVRO:

CAPTULO:

Verdades descobertas:

Aplicao prtica na vida:

NOME

DO

LIVRO

CAPTULO:

Verdades descobertas:

Aplicao prtica na vida:

NOME DO L descobertas: Verdades IVRO:

CAPTULO:

Aplicao prtica na vida:

NOME

DO

LIVRO:

CAPTULO:

Verdades descobertas:

Aplicao prtica na vida:

NOME

DO

LIVRO:

CAPTULO:

Verdades descobertas:

Aplicao prtica na vida:

NOME

DO

LIVRO:

CAPTULO:

Verdades descobertas:

Aplicao prtica na vida:

NOME

DO

LIVRO

CAPTULO:

Verdades descobertas:

Aplicao prtica na vida:

Verdades descobertas: NOME DO LIVRO:

CAPTULO:

Aplicao prtica na vida:

You might also like