You are on page 1of 10

NECESSIDADE DE NORMAS E CRITRIOS PARA AVALIAR E DISPOR RESDUOS ESTABILIZADOS POR SOLIDIFCAO

Andr Luiz Fiquene de Brito(1) Qumico pela Universidade Federal da Paraba, Mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento (PRODEMA), Doutorando do Programa de Ps-Graduao em Engenharia Ambiental (PPGEA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Departamento de Engenharia Sanitria e Ambiental (ENS). Sebastio Roberto Soares Engenheiro Sanitarista pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutor em Ge sto e Tratamento de Resduos pelo Institut National des Sciences Appliques de Lyon. Lyon, Frana. Professor do Departamento de Engenharia Sanitria e Ambiental da Universidade Federal de Santa Catarina. Endereo(1): Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC), Campus da Trindade - Florianpolis Santa Catarina - CEP: 88040-970 Cx Postal 476 - Brasil - Tel: +55 (48) 331-7754 - Fax: +55 (48) 234-6459 - e-mail: andreluiz@ens.ufsc.br RESUMO No Brasil tem-se constatado elevada gerao de resduos slidos oriundos de diversos ramos industriais. Para dispor tais resduos necessrio realizar um prvio tratamento dos mesmos para atenuar o seu efeito. Dentre os pr-tratamentos existentes a estabilizao por solid ificao tem sido empregada como uma forma segura e economicamente vivel para atenuar a capacidade contaminante dos resduos slidos industriais. Dentre as formas de disposio, os aterros sanitrios industriais aparecem como uma alternativa, porm no existem no Brasil normas e critrios para a tecnologia de estabilizao por solidificao e requisitos mnimos para que o aterro sanitrio industrial receba os resduos industriais aps realizao do prvio tratamento. Este trabalho tem os objetivos de mostrar a necessidade de estabelecer normas e critrios para a tecnologia de estabilizao por solid ificao como tambm a importncia de dispor resduos estabilizados e solidificados em aterro sanitrio industrial com seus respectivos parmetros de aceitao. PALAVRAS -CHAVE: Estabilizao, Solidificao, Normas, Resduos Slidos Industriais, Aterro Sanitrio.

INTRODUO A necessidade de implementao de diretrizes para regular e normatizar a tecnologia de Estabilizao/Solidificao (E/S) devido ao fato de que a regulamentao da tecnologia dever proporcionar benefcios de ordem social, econmica e ambiental. O cenrio atual para disposio adequada de resduos slidos industriais influenciado pelos seguintes fatores: Disposio de resduos slidos industriais em locais inadequados contribuindo para a degradao da qualidade ambiental; Representatividade dos resduos slidos industriais perigosos no total de resduos slidos produzidos nas reas urbanas do pas; Necessidade de responsabilizao dos geradores de resduos perigosos das atividades industriais; Viabilidade tcnica e econmica da tecnologia de E/S de resduos perigosos.

Quanto aos aspectos legais, atualmente para tratar a questo dos resduos slidos industriais, existem Leis Especficas, Resolues e Normas Tcnicas que regulam as atividades envolvendo resduos slidos industriais. Constata-se tambm, que cada Agncia Estadual de Controle Ambiental, possui de acordo com a poltica do Sistema Nacional de Meio Ambiente (SISNAMA), a funo normativa permitindo a regulamentao prpria complementando as Normas e Leis Federais.

AIDIS - Associao Interamericana de Engenharia Sanitria e Ambiental

A disposio dos resduos slidos industriais poderia estar em outra situao se fosse exigido o cumprimento mnimo da legislao ambiental vigente. A Constituio Federal, por exemplo, determina a competncia comum da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios para proteger o meio ambiente e combater a poluio em qualquer de suas formas (art. 23, inciso VI, CF). O art. 225 da Carta Magna, segundo o qual Todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder pblico e coletividade o dever de defend-lo e preserv-lo para as presentes e futuras geraes. No mesmo artigo, insere-se o 3, segundo o qual, As condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitaro os infratores, pessoas fsicas ou jurdicas, a sanes penais e administrativas, independentemente da obrigao de reparar os danos causados. De acordo com as Leis 6.938/81, que institui a Poltica Nacional do Meio Ambiente, e a 9.605/98, que trata dos Crimes Ambientais, a responsabilidade pela reparao de qualquer dano ambiental objetiva e a responsabilidade solidria, que significa que independente do fato a empresa ser chamada para remediar qualquer passivo gerado devida m gesto de resduos e que a responsabilidade da empresa no cessa quando os resduos deixem suas instalaes, perdurando durante o perodo que ele representar risco ambiental, incluindo sua destinao final. Apesar de todos os instrumentos existentes constata-se a ausncia no pas de normas e parmetros para avaliar resduos solidificados e parmetros para disposio de resduos aps serem submetidos tecnologia de solidificao/estabilizao. No Brasil tem-se constatado em diversas pesquisas que a E/S tem sido explorada com o objetivo de desenvolver a tecnologia facilitando o entendimento da mesma. Estudos realizados por LANGE et al. (1998) no final dos anos 90 chamava ateno para que a tecnologia de E/S fosse melhorada e aplicada a diferentes fontes residuais. Foi sugerido que 03 reas de pesquisas seriam necessrias para o desenvolvimento e aplicao da tecnologia de E/S. As principais reas seriam: Cincia Bsica: Com o objetivo de obter melhor entendimento da relao entre resduos/agentes de solidificao; desenvolver novos materiais com melhores propriedades fsicas e qumicas tais como: porosidade, permeabilidade e estabilidade qumica; otimizar formulao e desenvolver novos sistemas; Cincia Aplicada: Melhorias nas tecnologias de processamento de materiais e caracterizao do desemp enho do resduo final; Legislao: Estabelecer um sistema de monitoramento em longo prazo; estabelecer especificaes para caracterizao de produtos finais e estabelecer diretrizes para conteno segura dos produtos finais.

Com relao rea de cincia bsica e aplicada, constata-se que vrias pesquisas tm sido realizadas aqui no Brasil podendo ser citado vrias pesquisas na Universidade Federal de Santa Catarina/Centro Tecnolgico/Programa de Ps-Graduao em Engenharia Ambiental. Dentre os trabalhos relacionados com a tecnologia de estabilizao por solidificao desenvolvida na UFSC destacam-se o trabalho de AMARAL (2001) que trata da aplicao do protocolo francs na avaliao de resduos solidificados aos lodos de galvanoplastia em matrizes de cimento, o trabalho de SILVA (2001) dedicado avaliao da solidificao de metais em matriz de polietileno, o trabalho de OLIVEIRA (2003) que fez um estudo sobre a aplicao da estabilizao/solidificao (E/S) para resduos oleosos da indstria petrolfera e o trabalho de CAUDURO (2003) que trata da avaliao experimental de procedimentos de lixiviao de resduos solidificados. Estes trabalhos propiciaram um avano significativo na compreenso da tecnologia de estabilizao por solidificao. A tecnologia de estabilizao por solidificao considerada uma forma segura de tratamento de contaminante incluindo resduos de pilhas, leos, sedimentos e lodo para uma variedade de contaminastes incluindo metais pesados, PCBs e petrleo. A Figura 1 mostra as tecnologias utilizadas nos Estados Unidos para o tratamento de resduos slidos industriais.

AIDIS - Associao Interamericana de Engenharia Sanitria e Ambiental

1 Estabilizao/Solidificao 2 Incinerao 5% 27% 25% 3 Dessoro Trmica 4 Biorremediao 5 Tanque de Descarga de Resduo 6 Lavagem do Solo 2% 11% 8% 7 Extrao de Vapor do Solo 8 Outros

1%

21%

Figura 1 Tecnologia Utilizadas Para o Tratamento de Resduos Slidos Industriais Fonte: Waste Treatment (2004). A Figura 1 mostra que a estabilizao por solidificao representa 25% do tratamento de resduos slidos industriais, j tendo inclusive ultrapassado a tecnologia de incinerao de resduos slidos industriais. Vrios autores tm mostrado a necessidade de definir critrios para avaliar resduos estabilizados por solidificao. Em trabalho realizado para solidificao de metais pesados SOARES et al. (2001) recomendaram que haveria a necessidade de definir no Brasil padres de eficincia para o processo de solidificao, e citam como exe mplo os padres franceses que estabelecem limites de 25 mg.kg 1 ; 50 mg.kg 1 e 250 mg.kg 1 respectivamente para o cdmio, chumbo e zinco para a frao lixivivel de resduos submetidos ao processo de solidificao, para serem aceitos em aterro sanitrio. Nesta mesma linha de pensamento, referente aos padres de eficincia para o processo de solidificao, PINTO et al, (2002) e LANGE (2001) estudaram e avaliaram a estabilizao por solidificao de resduos slidos industriais da indstria do couro e da indstria de perxido de hidrognio respectivamente com a utilizao de cimento Portland simples (CPS), baseado em padres americano, pois, constatou-se que no existem normas e parmetros no Brasil para avaliar resduos solidificados. Dentro do contexto e dos objetivos propostos, a normatizao da tecnologia de estabilizao por solidificao com critrios bem definidos poderia trazer benefcios scios-ambientais. Os benefcios estariam voltados proteo do meio ambiente, definindo critrios de avaliao e parmetros do produto solidificado atravs de ensaios especficos. Outra vantagem de definir critrios para avaliar a tecnologia de E/S estaria relacionada com o cumprimento das Leis do pas. A definio de critrios e parmetros para avaliar a tecnologia de E/S incentivar as indstrias geradoras e empresas de tratamento de resduos slidos industriais utilizare m a tecnologia de E/S como forma de pr -tratamento e/ou tratamento dos resduos slidos industriais gerados. GERAO DE RESDUOS E A IMPORTNCIA DA DISPOSIO DE RESDUOS SLIDOS EM ATERROS SANITRIOS INDUSTRIAIS Os nmeros sobre a gerao de resduos slidos industriais no Brasil so imprecisos. A Fundao Estadual de Engenharia do Meio Ambiente (FEEMA), no Rio de Janeiro e da Companhia de Tecnologia de Saneamento Amb iental (CETESB) em So Paulo realizaram inventrio sobre a gerao de resduos slidos industriais nos respectivos estados na dcada de 90. A Figura 2 mostra a gerao anual de resduo slido industrial no Estado do Rio de Janeiro (SILVA e HENNEY (1999).

AIDIS - Associao Interamericana de Engenharia Sanitria e Ambiental

Produo Anual de RSI

Figura 2 Gerao de Resduo Slido Industrial no Rio de Janeiro Fonte: SILVA e HENNEY (1999). A Figura 2 mostra que do total de 624.156,7 ton.ano-1 de resduos gerados, 31% correspondiam aos resduos Classe I (16.394 ton.ano-1 ); 24% aos resduos Classe II (12.313 ton.ano-1 ) e 45% aos resduos Classe III (23.306 ton.ano-1 ). A Figura 3 mostra a destinao (%) dos resduos slidos industriais Classe I e Classe II no Estado de So Paulo segundo dados da CETESB.

70 60 50 40 30 20 10 0 Classe 1 Classe 2

TRATADO ESTOCADO DISPOSTO

Figura 3 Destinao de Resduo Slido Industrial Classes I e II em So Paulo Fonte: ALVES (1998). A Figura 3 mostra que em So Paulo foram gerados 25.535.000 ton.ano-1 . Deste total, correspondiam aos resduos Classe I, 535.000 ton.ano-1 . A CETESB tambm informava que do total de 535.000 ton.ano-1 gerados 53% recebiam tratamento; 31% eram estocados e 16% eram dispostos no solo. Quanto aos resduos Classe II foram gerados 25.000.000 ton.ano-1 . Deste total 35% receberam tratamento; 2% foram estocados e 63% eram dispostos nos solos (ALVES, 1998).

AIDIS - Associao Interamericana de Engenharia Sanitria e Ambiental

Os sistemas mais utilizados para a disposio de resduos slidos so conhecidos como aterros, podendo ser especficos para a disposio de resduos domsticos, industriais e radioativos. Todos os projetos de aterro devem ser submetidos a um processo de licenciamento ambiental, atravs da elaborao de um Estudo de Impacto Ambiental e Relatrio de Impacto sobre o Meio Ambiente (EIA-RIMA), conforme estabelecido nas resolues CONAMA no 001, de 23/01/1986 e CONAMA n237, de 19/12/1997devendo este estudo e relatrio serem submetidos aos rgos Municipais e/ou Estaduais de Meio Ambiente. Segundo MONTEIRO et al. (2001) o aterro sanitrio um mtodo para disposio final de resduos slidos urbanos sobre terreno natural, atravs do seu condicionamento em camadas cobertas com material inerte gera lmente solo, segundo normas operacionais especficas de modo a evitar danos ao meio ambiente em particular sade e a segurana publica. Os desenvolvimentos dos projetos dos aterros tambm devem considerar as normas estabelecidas pela Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT), sendo estas (CETESB, 1993): NBR 10004: Resduos Slidos Classificao, NBR - 8418: Apresentao de Projetos de Aterros de Resduos Industriais Perigosos, NBR 10157 : Aterros de Resduos Perigosos Critrios para Projeto, Construo e Operao, PN1: 603.06-006 Aterros de Resduos no Perigosos Critrios para Projeto, Construo e Operao. Segundo a CETESB (1993), existem trs correntes que norteiam a concepo dos aterros. A primeira, oriunda dos Estados Unidos, afirma que os efluentes de um aterro no devem nunca atingir as guas subterrneas. Isso implica em aterros completamente confinados ou, ento, em aterros completamente drenados. De qualquer forma, o percolado jamais deve ter contato com as guas do lenol fretico. A segunda, que vem da Inglaterra, afirma que os solos tm uma certa capacidade de atenuao de poluentes e sua utilizao deve ser permitida. Isso implica em aterros parcialmente drenados e no completamente confinados. Assim, uma parcela do lquido percolado pode atravessar a camada de solo e atingir as guas do lenol fretico. A terceira, que se originou na Sua, recomenda que se drenem as guas do fretico juntamente com os lquidos percolados, ou seja, o nvel de fundo do aterro deve estar abaixo do menor nvel observado do lenol fretico. Isso implica em dizer que as guas do lenol fretico escoaro para a rede de drenagem servindo como diluente do lquido percolado, facilitando, assim, seu tratamento. A constante retirada dessa mistura impedir a contaminao do lenol fretico. Quanto escolha do tipo de aterro parte-se da premissa de que os resduos a serem dispostos j so conhecidos; isto , sua quantificao e qualificao foram suficientemente estudadas para permitir a determinao de suas caractersticas de periculosidade e se a disposio em aterros adequada. Uma vez determinadas s caractersticas da rea e dos resduos, deve-se proceder determinao da forma do aterro. De maneira geral, deve-se escolher a que permita dotar o aterro das garantias mnimas de proteo do meio ambiente e que apresente a maior vida til possvel. As formas de aterro so (CETESB, 1993): trincheiras escava-se uma trincheira de tamanho conveniente; o lixo depositado em uma das extremidades da trincheira formando clulas e a seguir regularmente coberto; rampa - usada em terrenos secos e pianos onde se procura mudar a topografia atravs de terra plenagem construindo-se uma rampa onde se coloca o lixo formando clulas e arca - usada onde o terreno j apresenta caractersticas favorveis e no necessrio nenhum trabalho de preparo. Qualquer que seja a concepo do aterro deve-se sempre garantir que: as colees hdricas superficiais ou subterrneas no sero atingidas, uma distncia mnima de 200 m entre qualquer parte do aterro e a coleo hdrica superfic ial mais prxima; pessoas no autorizadas tenham acesso ao aterro, os resduos colocados recebam uma cobertura adequada, e o aterro possa ser operado sob quaisquer condies. Todos os sistemas de drenagem devem operar normalmente durante pelo menos 20 anos aps o encerramento da obra e todos os sistemas de monitoramento sejam operados durante pelo menos 20 anos aps o encerramento da obra. Para o aterro destinado os resduos industriais Classe I, so fundamentais os sistemas de drenagem pluvial e a impermeabilizao do seu leito para evitar a contaminao do solo e do lenol fretico com as guas de chuva que percolam atravs dos resduos.

AIDIS - Associao Interamericana de Engenharia Sanitria e Ambiental

Um cuidado especial que se deve tomar na aplicao de aterro industrial o controle dos resduos a serem dispostos, pois, em aterro industrial s podem ser dispostos resduos quimicamente compatveis, ou seja, aquele que no reagem entre si e nem com as gua das chuvas infiltrada. Os fenmenos mais comuns que podem ter origem na mistura de resduos incompatveis so gerao de calor, fogo ou exploso de fumos e gases txicos inflamveis, solubilizao de substncias txicas e polimerizao violenta (MONTEIRO et al. 2001). Segundo MONTEIRO et al., (2001) as condies de impermeabilizao dos aterros Classe I so mais severos que as de classe II. A distancia mnima do lenol d`gua de trs metros e as seguintes camadas obrigatrias: Dupla camada de impermeabilizao inferior com manta sinttica ou camada de argila (e> 80 cm; k <10-7 cm.s -1 ); Camada de deteco de vazamento entre as camadas de impermeabilizao inferior; Camada de impermeabilizao superior; Camada de drenante acima da camada de impermeabilizao superior (e= 25 cm).

Quanto impermeabilizao, no caso de execuo de um aterro industrial Classe II, recomenda-se como condio geolgica adequada um subsolo (CETESB, 1993): Constitudo por um depsito extenso e homogneo de solo argiloso, com coeficiente de permeabilidade (k) menor ou igual a 1 x 10-7 cm.s -1 ; Classificado como CL, CH, SC ou OH, segundo o Sistema Unificado de Classificao de Solos (ASTM Standard D 2487 69); Que apresente uma porcentagem superior a 30% de partculas passando pela peneira n.0 200 da ASTM Anlise Granulomtrica por Peneira mento e Sedimentao, conforme o MB321968 ABNT); Que apresente um limite de liquidez maior ou igual a 30% (Ensaio de Determinao do Limite de Liquidez conforme o MB 301969 ABNT); Que apresente um ndice de plasticidade maior ou igual a 15 unidades; Que apresente um pH igual ou maior que 7.0; Que no sofra alteraes na sua permeabilidade, devido a efeitos produzidos resduos. No que se refere ao sistema de tratamento de percolado, sempre que em um aterro esteja previsto o aparecimento de lquidos percolados, deve constar do projeto um sistema de tratamento ou de recircula o desse lquido. Quando se trata de material biodegradvel, um dos seguintes mtodos de tratamento pode ser usado: digesto anaerbica; lagoa de estabilizao; filtros biolgicos; lodos ativados; lagoas aeradas e filtros anaerbios.No caso do aparecimento de percolados com caractersticas diferentes das normalmente encontradas nos aterros sanitrios, os mesmos devem ser analisados para definio do mtodo de tratamento a ser utilizado (CETESB,1985). Se estiver previsto um sistema de remoo e tratamento de percolados, o seu monitoramento tambm ser necessrio, pois qualquer mudana de qualidade implicar em uma diminuio da eficincia do tratamento (CETESB, 1993). Todos estes monitoramentos devem ser feitos de maneira sistemtica e peridica procurando controlar aqueles poluentes encontrados nos resduos. importante tirar-se uma amostra representativa antes do incio da operao do aterro, para se ter uma prova em branco tanto da qualidade do lenol fretico, quanto das guas superficiais. Deve ser previsto um plano de controle de operao que inclua o sistema de registro dos materiais que chegam ao aterro e o mapeamento dos resduos dispostos e dos locais de disposio. No Quadro 1 so apresentadas resumidamente algumas empresas de tratamento e disposio de resduos perigosos Classe I, Classe II e Classe III nos Estados de So Paulo, Rio de Janeiro, Paran e Santa Catarina.

AIDIS - Associao Interamericana de Engenharia Sanitria e Ambiental

Quadro 1 - Relao das Empresas de Tratamento e Disposio de Resduos Perigosos ESTADO/Empresa PROCESSO SO PAULO - Disposio em Aterro Industrial Classe I Boa Hora Central de Tratamen- - Incinerao (resduo ambulatorial) to de Resduos SASA Ecossistema Resitec RIO DE JANEIRO Bayer (Anlise Ecotoxiclogicas) PARAN COVO - Disposio em Aterro Industrial Classe I - Disposio em Aterro Industrial Classe I - Aterro Industrial Classe I, II e III. - Incinerao - Disposio em Aterros Industriais Classe I - Disposio em Aterro Industrial Classe I - Co-processamento em fornos de clinquerizao - Pr -tratamento do resduo: estabilizao, solidificao, encapsulamento, neutralizao. MUNICPIO Mau

Trememb So Jos dos Campos Barueri Belford Roxo

Curitiba

SANTA CATARINA Catarinense Engenharia Amb i- - Disposio em Aterro Industrial Classe I II e III ental S.A.- Aterro Industrial (parceria Vega) Aterro Industrial de Blumenau - Disposio em Aterro Industrial Classe I Momento Engenharia Amb iental Ltda. Natureza Central de Tratamen- - Inertizao/Estabilizao to de Resduos Industriais Ltda. Fonte:

Joinville

Blumenau

Schroeder

O Quadro 1 mostra que os estados de So Paulo, Rio de janeiro, Paran e Santa Catarina apresentam aterros sanitrios industriais capazes de absorver resduos estabilizados por solidificao e empresas que empregam a tecnologia de solidificao como pr -tratamento de resduos perigosos. Norma Proposta Pelo Governo Canadense Para Disposio e Utilizao de Resduos Solidificados A norma canadense referente a resduos estabilizados por solidificao foi elaborada pelo WTC no Canad, em conjunto com diversas indstrias e agncia oficial de proteo ambiental americana. Inicialmente foi realizado um programa experimental cooperativo para desenvolver e validar 16 testes e ensaios laboratoriais para avaliar as propriedades fsicas e qumicas de resduos solidificados. O estudo foi coordenado pelo rgo ambiental c anadense, Environment Canada (EC) em cooperao com a USEPA, Alberta Environmental e 15 indstrias americanas, canadenses e europias (STEGEMANN e CT, 1990). O programa cooperativo teve os seguintes objetivos: Desenvolver uma lista de testes laboratoriais para caracterizar propriedades fsicas e de lixiviao de uma variedade de resduos solidificados; Validar uma srie de ensaios utilizando resduos gerados em diversas indstrias; Obter dados sobre as propriedades fsicas e qumicas de resduos solidificados; Difundir o uso de ensaios para comparar e avaliar uniformemente de resduos solidificados.

AIDIS - Associao Interamericana de Engenharia Sanitria e Ambiental

Em seguida, o governo canadense props um documento com uma srie de ensaios para avaliar ambientalmente a aceitabilidade de resduos solidificados em cenrios de utilizao e disposio. O objetivo principal da proposta foi sugerir uma abordagem para regular a disposio e utilizao de resduos solidificados; identificar as principais propriedades de resduos solidificados relatando os mecanismos de lixiviao e sugerir uma srie de testes para avaliar as propriedades fsicas e qumicas do resduo solidificado STEGEMANN e CT, (1996). Neste documento, para avaliar resduo solidificado foi recomendado que resduos solidificados devem ser avaliados dentro de um contexto de trs nveis. No nvel 0, as propriedades de interesse que so avaliadas referem-se massa do resduo solidificado, porosidade e saturao e concentrao do contaminante. No nvel 1, as propriedades de interesse do resduo solidificado so a concentrao da lixiviao e a capacidade de neutralizao cida. No nvel 2 as propriedades de interesse do resduo solidificado so a mobilidade do contaminante da matriz, condutividade hidrulica (permeabilidade), resistncia fsica (fora de compresso), resistncia temperatura e biodegradabilidade. Para avaliar o resduo solidificado os autores propuseram parmetros para avaliar a performance de utilizao e disposio das matrizes solidificadas conforme mostrado na Tabela 1. Tabela 1 - Resumo dos Principais Parmetros Para Resduos Solidificados. Parmetro Expresso Utilizao Disposio Resultado Irrestrita Controlada Aterro Sanitrio Aterro Industrial nica Clula -1 Concentrao do mg.l LQA 1 5 X LQA 10 X LAQ 100 X LQA Lixiviado -1 Capacidade de Neu- meq.kg N/A > 1 (para pH.: > 1 (para). > 3 (para tralizao cida 9) pH .:9) pH .:9) Condutividade Hi- (m/s) N/A < 10-9 < 10-8 < 10-8 drulica Desgaste Variao (% Perda de Resistir a 12 Resistir a 12 Ci- Resistir a 12 CiPeso) de Temperatura Ciclos com clos com perda clos com perda perda <10% <10% <10% Resistncia Fs ico/mecnica KPa Antes Imerso N/A 440 440 4400 Aps Imerso N/A 350 350 3500 mg.kg-1 Metais Pesados Arsnico 1 5 10 100 Brio 20 100 200 2000 Cdmio 0,2 1 2 20 Cromo 1 5 10 100 Chumbo 1 5 10 100 Mercrio 0,04 0,2 0,4 4 N/A: No Aplicvel 1 : Limite de Qualidade gua Ontrio-Canad Fonte: Adaptado de STEGEMANN e CT (1996). A Tabela 1 mostra que para a caracterizao do lixiviado, usado limite de qualidade da gua (LQA) para os padres canadenses, ou seja, para utilizao do resduo solidificado usou-se o fator cinco para utilizao controlada em comparao com a utilizao irrestrita, enquanto que para a disposio foi usado fator 10. Para disposio em aterro sanitrio foi usado fator 100, conforme mostrado na coluna seis. Antes de iniciar a avaliao do resduo solidificado, informaes gerais sobre a composio da matriz deve ser conhecida para assegurar a aplicabilidade do protocolo e ajudar na interpretao dos dados obtidos nos mais diversos testes. A Tabela 1 mo stra que existem parmetros para disposio de resduos estabilizados por solidificao, no Canad, em aterros sanitrios industriais, para diversos critrios que caracterizam um resduo solidificado.

AIDIS - Associao Interamericana de Engenharia Sanitria e Ambiental

CONCLUSO Podemos concluir que: 1. Com a aprovao da Lei de Crimes Ambientais, no inicio de 1998, a qual estabelece pesadas sanes para os responsveis pela disposio inadequada de resduos, os diversos ramos industriais e as empresas que prestam servios na rea de resduos slidos industriais deveram tratar e dispor os resduos slidos industrias com mais critrios; 2. Mesmo considerando ser eminentemente do gerador a competncia para o tratamento dos resduos slidos industriais, a legislao ressente-se de uma poltica nacional de resduos slidos industriais, bem como de normas gerais e de mbito nacional, visando avaliar com critrios a tecnologia de estabilizao por solidificao; 3. H necessidade de estabelecer no Brasil critrios para caracterizao de produtos finais obtidos aps aplicao da estabilizao por solidificao de resduos slidos industriais em matrizes de cimento e/ou materiais com caractersticas solidificantes; 4. Estabelecer diretrizes para disposio segura de produtos finais estabilizados por solidificao para atender os requisitos mnimos dos aterros sanitrios industrias. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ALVES, F. O que est sendo feito com os resduos industriais. Revista Saneamento Ambiental, n. 54, p.16 24, 1998. AMARAL, Cristina V. Aplicao do protocolo de avaliao de resduos solidificados aos lodos de galvanoplastia (Cromo e Zinco) incorporados em matrizes de cimento Portland. 2001. 95 f. Dissertao (Mestrado em Engenharia Ambiental) Universidade Federal de Santa Catarina, Florianpolis, 2001. CAUDURO, Fernanda. Avaliao experimental de procedimentos de lixiviao de resduos. 2003. 82 f. Dissertao (Mestrado em Engenharia Ambiental) Universidade Federal de Santa Catarina, Florianpolis, 2003. COMPANHIA DE TECNOLOGIA DE SANEAMENTO A MBIENTAL - CETESB Resduos Slidos Industriais, Atlas/So Paulo, 1985. COMPANHIA DE TECNOLOGIA DE SANEAMENTO AMBIENTAL - CETESB Resduos Slidos Industriais, Atlas/So Paulo, 1993. LANGE, L.C.; SCHWABE, W.S; HILLS, C.D. A tecnologia da estabilizao/solidificao aplicada ao tratamento de resduos industriais. Revista de Engenharia Sanitria e Ambiental, n.1, 1998. LANGE, L. A Tecnologia da Estabilizao/solidificao Aplicada ao Tratamento de um resduo da Indstria de perxido de Hidrognio. In: 210 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental, 21., 2001. Joo Pessoa. [Anais eletrnicos...]. Joo Pessoa: ABES, 2001. 1 CD-ROM. MONTEIRO, J,H,P et al. Manual de Gerenciamento Integrado de Resduos Slidos. Rio de Janeiro, IBAM, 2001, 200p. OLIVEIRA, D. B; CASTILHOS J UNIOR, A.B; MIOTELLO, E. Avaliao da estabilizao/solidificao de borras oleosas utilizando caulinita e vermiculita como materiais adsorventes. In: 22o Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental, 22., 2003, Joinville. [Anais eletrnicos...]. Joinville: ABES, 2003. CDROM. PINTO, C.A; HAMASSAKI, L.T; DIAS, F.R.V; DWECK, J; BUCHLER, J.M. Estudo da estabilizao por solidificao em cimento do resduo do curtimento do couro contendo cromo. In: XIV Congresso Brasileiro de Engenharia Qumica, 14., 2002, Natal. [Anais eletrnicos...]. Natal: ABES, 2002. CD-ROM. SILVA, Ktia Regina da. Avaliao da solidificao de metais em matriz de polietileno. 2001. 87 f. Dissertao (Mestrado em Engenharia Ambiental) Universidade Federal de Santa Catarina, Florianpolis, 2001. SILVA, H.V. de O.; HENNEY, A.C.R. Programa de Gesto de Resduos Industriais: Do Planejamento Auditoria Ambiental. 20o CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA SANITRIA E AMBIENTAL. CDROM. p.1830-1838, 1999.

AIDIS - Associao Interamericana de Engenharia Sanitria e Ambiental

SOARES, S.R; BRUNO, K.R; CASTILHOS JR, A. B. Solidificao de metais pesados em matriz de polietileno. In: Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitria e Ambiental, 21., 2001. Joo Pessoa. [Anais eletrnicos...]. Joo Pessoa: ABES, 2001. 1 CD-ROM. STEGEMANN, J.A.; P.L. CT. Summary of an investigation of tests method for solidified waste evaluation. Waste Management, n.10, p.41-52, 1990. STEGEMANN, J.A.; P.L. CT. A Proposed protocol for evaluation of solid wastes. The Science of Total Environmental. n.178, p.103-110, 1996. WASTE TREATMENT Superfund Sites. Estados Unidos, 2004. Acesso em: 15 de Junho. 2004. Disponvel em: http://www.cement.org/waste/

AIDIS - Associao Interamericana de Engenharia Sanitria e Ambiental

10

You might also like