You are on page 1of 7

Quadrinhos nas aulas de Arte

O Menino Esperto Tat um menino muito esperto. Ele tem 6 anos e j sabe escrever seu nome. Ele gosta de brincar com seu amiguinho Luiz. Luiz chamou Tat para brincar. Tat falou: Espera que vou pedir para a minha me. - Oba a minha me deixou!

O dia estava muito quente. Por isso Tat e Luiz foram acampar l na praa. Levaram brinquedos e passaram o dia inteiro brincando. Depois chegaram a Mnica e o Cebolinha convidando-os para tomar Sorvete. Tomaram o sorvete e como j era noite voltaram para casa. No caminho pararam para tirar fotografias das rvores que eram grandes e muito bonitas. Ivanilda Carolina Souza 1 segmento. Termo III- 2006

Uma boa tcnica para se trabalhar em artes so os quadrinhos. uma tcnica bem verstil, que possibilita a interdisciplinaridade. Na escola onde trabalhamos esta tcnica, houve a unio de duas disciplinas: Arte e Lngua Portuguesa. Nosso objetivo com esse trabalho foi ensinar os alunos a construir um texto com princpio, meio e fim. Propusemos a eles que escrevessem uma historinha que vivenciaram quando criana. Nessa ocasio os alunos no se sentiram vontade para criar uma histria, mas aceitaram contar um ocorrido no passado, ou dos netos, o que foi muito bom, pois passaram a entender melhor como construir textos. Paralelamente, a disciplina de Artes teve como objetivo consolidar essa aprendizagem na prtica ao ilustrar trs quadrinhos seqenciais, cada qual representando um conceito trabalhado na Lngua Portuguesa: no primeiro quadro, foi ilustrado o princpio da histria; no segundo, o meio e no terceiro, o fim. Ao mesmo tempo eles aprendiam,

tambm, conceitos de equilbrio das cores, viso espacial, lateralidade, primeiro e segundo planos, perspectiva. Uma das adequaes feitas nesse projeto foi em funo da dificuldade desses alunos para desenhar; ento propusemos que selecionassem revistas, gibis, jornais para recortar e colar, para compor suas ilustraes. Embora essa tcnica tenha sido usada com jovens e adultos, essa arte muito indicada para o desenvolvimento infantil. Alis, nossas crianas so extremamente curiosas! Explorem essa tcnica com elas e deixem que liberem sua criatividade! Este trabalho foi divulgado pelo CEAM, em seu jornal online EDUCA-AO da Universidade So Judas Tadeu. Recomendo: Uma visita a quatro sites: um com o histricos dos quadrinhos , outro com atividades para se trabalhar quadrinhos com crianas Oficina de Educao Atravs de Histria em Quadrinho e para o educador A nona arte HQs e tambm, tecendoCidadaniacomARTE. A leitura do livro: RAMA, ngela. VERGUEIRO, Waldomiro. BARBOSA, Alexandre. RAMOS, Paulo. VILELA, Tlio. Como usar as histrias em quadrinhos na sala de aula. So Paulo: Contexto, 2006. Confira, tambm, as histrias e fotos dos trabalhos relacionados abaixo:
A caa Seu Jos gosta muito de caar tatu. Um belo dia ele foi caar e o filho queria ir junto. Mas o pai no deixou porque ele queria levar o cachorro. O menino obedeceu ao pai, mas ficou chorando. O menino chorava muito. Eu quero o meu cachorro! Voc no vai levar o cachorro! Dizia o pai. A me veio e disse: Deixa ele levar o cachorro! Mas o pai no deixou. Zelinda 1 segmento termo III 2006

Mnica e Murilo Esta histria de Mnica e Murilo. Eles tinham um cachorro de nome Lilo. Eles adoravam brincar no quintal e na praa com o cachorro. Um dia Lilo saiu de casa e demorou para voltar. Os dois ficaram desesperados e saram para procur-lo. Encontraram Lilo no meio das flores. Ufa! Foi s um susto. Deste dia em diante, Murilo colocou uma coleira no cachorro e nunca mais o deixou sair sozinho.

Amara Maria da Conceio 1 segmento termo III- 2006 A Confuso Tudo aconteceu h algum tempo atrs. Meus filhos ainda eram pequenos, foi um tempo muito gostoso. Como eu trabalhava fora, tinha pouco tempo para lev-los ao cinema, parques, ou festas de aniversrio dos amigos. Eduardo tinha muito medo de cachorro. Tinha tanto medo, que quando foi no aniversrio do primo Alexandre quiseram fazer uma brincadeira com ele, soltando o cachorro. Quando Eduardo viu o cachorro vindo em sua direo subiu na mesa do bolo e foi uma confuso danada. Maria Jos 1 segmento termo III- 2006 Alita e Joo Esta a histria de meus pais. Eles moravam na roa e resolveram vir para So Paulo porque a vida na roa era muito difcil. Na roa eles criavam gado, cabra, galinha, e tinham plantao de milho, feijo, mandioca, batata doce, algodo, e fava. Meus pais lutaram muito para sobreviver. Lembro-me que minha me ia procurar alimento na casa da minha tia para dar aos meus irmos. Com as dificuldades da vida meus pais me mandaram para So Paulo, e logo em seguida vieram meus irmos. Eles ficaram para vir depois, pois tinham que resolver alguns problemas. No vamos a hora de meus

pais chegarem tambm. Finalmente chegado o dia de meus pais pegaram o nibus a caminho da cidade para se juntarem ns. Severina Termo III I Segmento- 2006 A Festa no Stio O ms de junho o ms das festas juninas. Fui ao sitio de minha me em Bragana Paulista. Chegando l resolvemos fazer uma festa. Ento fomos buscar ovos para fazer vrios bolos, compramos pinho, pipoca, batata doce e gengibre para fazer quento.

Chegando l na cidade lembramos que tnhamos que falar com o padre e aproveitamos para convid-lo para a nossa festa. Depois fomos atrs da lenha para a fogueira. Festa junina sem fogueira no festa junina. Foi umafesta maravilhosa. Danamos at o dia amanhecer. Neide 1 segmento. Termo III- 2006

Os

Macacos

Certos macacos so como algumas crianas, que vivem por a fazendo estripulia. Puxam os cabelos dos outros e roubam frutas do quintal do vizinho. O macaco desta histria um tremendo cara-de-pau. Faz todo mundo de bobo, cria confuso. Mas, um macaco legal. Milva 1 segmento Termo II 2006.

O Menino Rogrio Era uma vez um menino que se chamava Rogrio. Ele saiu de casa para trabalhar e quando chegou l, teve uma grande surpresa. Seu amigo

Bruno falou para ele que aquele trabalho estava muito ruim e pediu para o Rogrio que fosse trabalhar com ele. Danielle 1 segmento-Termo VI-2006. O Sonho de Juninho Seu Jos e Dona Rita, moram no stio e eles tm quatro filhos, Juninho, Pedrinho, Jorginho e Verinha. Juninho o mais velho, ele gosta de andar a cavalo e seu sonho de ganhar uma corrida de cavalos. quinta feira, o cu est bonito, lua cheia, as estrelas brilham; adamirando toda aquela beleza sua me comenta: - Que noite linda! falando para seus irmos que estavam ali, perto dela. Para completar tanta beleza, Juninho chega feliz, pois seu pai fez sua inscrio na corrida de cavalos que ser no prximo sbado. Cleusa Gomes Bezzera 1 segmento Termo VI 2006.

Rio Tiet: da Nascente Noite Paulistana Na cidade de Salespolis onde se encontra a nascente do rio Tite. Ele passa por outras cidades at chegar a So Paulo. Chegando aqui j poludo com tanta sujeira, sendo impossvel encontrara vida nele. Mas apesar de toda esta poluio no s deste rio, mas tambm a sonora, do ar, e a visual So Paulo possui a melhor vida noturna! Maria Jos Pereira 1 segmento Termo VI 2006.

A Pescaria que no Deu Certo Amanheceu e Chico Bento decidiu ir pescar, porque era domingo e tambm ele estava com vontade de comer peixe. Ele levantou-se, se arrumou e saiu, mas na querendo ir sozinho, resolveu chamar o Casco. O casco disse que no ia pescar porque estava brincando de carrinho. Ento ele resolveu chamar o Z Lel, que saiu correndo e atropelando, dizendo: - Eu estou indo jogar bola! Nervoso ele resolveu ir sozinho pescar. Comprou uma vara e foi direto para o rio. Chico Bento ficou tentando pescar, por horas e horas Ficou na beira do rio tentando pescar por muito tempo, mas no conseguiu nenhum peixe. Chico Bento ficou desanimado e achou melhor comprar um peixe. E assim foi mais um domingo. Joelma de Souza Sanna 1 segmento Termo VI 2006. Uma Famlia Feliz Dona Dalva tem um nico filho chamado Jnior. Um dia ela viu o menino brincando e alimentando um cachorro. Ela falou: - Junior, seu pai no vai gostar de ver voc com este cachorro! Outro dia o Sr. Cludio, o pai de Jnior viu o menino com o cachorro e falou: - Eu no quero voc com esse cachorro, vou lev-lo embora. Dona Dalva, escondeu-se entre as rvores de sua casa para que Sr. Cludio no a visse e viu que Junior ficou uma fera! Cludio viu a tristeza de seu filho e ficou pensativo. No dia seguinte Sr. Cludio resolveu trazer o cachorro e ele mesmo o alimentou.

Dona Dalva, quando viu a alegria de Jnior, disse para seu marido. - Como bom ver nosso filho feliz, no ? E foram felizes tambm brincar com Jnior e seu cachorro. Maria Alice Pereira Arajo 1 segmento Termo IV 2006.

You might also like