You are on page 1of 3

Sensores

Um sensor geralmente definido como um dispositivo que recebe e responde a um estmulo ou um sinal. Normalmente, os sensores so aqueles que respondem com um sinal elctricos um estmulo ou um sinal. Um transdutor por sua vez um dispositivo que converte um tipo de energia em outra no necessariamente em um sinal elctrico. Muitas vezes um sensor composto de um transdutor e uma parte que converte a energia resultante em um sinal elctrico. Um instrumento de medida pode ser um sensor/transdutor com indicao directa (como um termmetro de mercrio ou um medidor elctrico) ou um sensor/transdutor em conjunto com um indicador de modo que o valor detectado se torne legvel pelo homem (como um conversor de analgico para digital, um computador, um display). Os sensores so largamente usados na medicina, na indstria e na robtica, alm de outras aplicaes. Como o sinal uma forma de energia, os sensores/ transdutores podem ser classificados de acordo com o tipo de energia que detectam. Por exemplo: sensores de luz: clulas solares, fotododos, fototransstores, tubos fotoelctricos, CCDs (charge-coupled device, ou dispositivo de carga acoplado, sensor para a gravao de imagens), radimetro de Nichols, sensor de imagem sensores de som: microfones, hidrofone (transdutor electroacstico que responde a fontes sonoras e as transforma em impulsos elctricos equivalentes), sensores ssmicos. sensores de temperatura: termmetros, termopares, resistncias sensveis a temperatura (termstores), termmetros bi-metlicos e termstatos. sensores de calor: bolmetro (instrumento elctrico p/ a deteco do calor radiante), calormetro. sensores de radiao: contador Geiger, dosmetro (p/ a medio da exposio diria ao rudo). sensores de partculas subatmicas: cintilmetro, cmara de nuvens, cmara de bolhas. sensores de resistncia elctricas: ohmmetro. sensores de corrente elctrica: galvanmetro, ampermetro. sensores de tenso elctrica: electrmetro, voltmetro. sensores de potncia elctrica: wattmetro. sensores magnticos: bssola magntica, bssola de fluxo de porta, magnetmetro, dispositivo de efeito Hall. sensores de presso: barmetro, bargrafo, pressure gauge, indicados da velocidade do ar, varimetro (indicador de velocidade vertical).
1

sensores de fluxo de gs e lquido: sensor de fluxo, anemmetro, medidor de fluxo, gasmetro, aquometro, sensor de fluxo de massa. sensores qumicos: elctrodo io-selectivo, elctrodo de vidro para medio de pH, elctrodo redox, sensor lambda sensores de movimento: arma radar (radar gun), velocmetro, tacmetro, hodmetro, coordenador de giro sensores de orientao: giroscpio, horizonte artificial, giroscpio de anel de laser (ring laser gyroscope) sensores mecnicos: sensor de posio, selsyn, chave, strain gauge sensores de proximidade: Um tipo de sensor de distncia porm menos sofisticado, apenas detecta uma proximidade especfica. Uma combinao de uma fotoclula e um LED ou laser. Suas aplicaes so nos telefones celulares, deteco de papel nas fotocopiadoras entre outras. sensor whisker- Um tipo de sensor de toque e proximidade. sensores de distncia (sem contacto): Uma srie de tecnologias podem ser aplicadas para captar as distncias: Captao auto inicializvel e livre varredura por laser - Um raio de laser enviado ao alvo por um espelho. Um sensor de luz responde quando o raio reflectido de um objecto ao sensor, ento a distncia calculada por triangularizao. acsticos: usam o retorno do eco de ultra sons que se propagam na velocidade do som. Usada nas cmaras polaride do meio do sculo XX e tambm aplicado na robtica. Sistemas mais antigos como Fathometros (e localizadores de peixes) e outros sistemas Sonar (Sound Navigation And Ranging) em aplicaes navais utilizavam em sua maiorias frequncias de sons audveis. foco. Lentes de grande abertura so focalizadas por um sistema motorizado. A distncia de um elemento "em foco" pode ser determinada pela posio das lentes. binocular. Duas imagens so obtidas em uma base conhecida e colocadas em coincidncia por um sistema de espelhos e prismas. O ajuste utilizado para determinar a distncia. Usado em algumas cmaras (chamadas cmara detectores de distncia) e em escala maior em detectores de distncia em navios de guerra tempo-de-voo electromagntico. Gera um impulso electromagntico, o envia, depois mede o tempo que o pulso leva para retornar. Comummente conhecido como - RADAR (Radio Detection And Ranging) so agora acompanhados pelo anlogo LIDAR (Light Detection And Ranging, veja o item a seguir), todos sendo ondas electromagnticas. Note que os sensores acsticos (acima) so um caso semelhante em que um transdutor usado para gerar uma onda a partir da compresso de um fludo mdio (ar ou gua). tempo-de-voo por luz. Usado em equipamentos de investigao modernos, um curto pulso de luz emitido e retornado por um retro-reflector. O tempo de
2

retorno do pulso proporcional distncia e relacionado densidade atmosfrica em um modo previsvel. Roda ou faixas por cdigo Gray - uma certa quantia de foto detectores pode sentir uma imagem, criando um nmero binrio. O cdigo Gray uma imagem modificada que garante que apenas um bit de informao mude a cada passo medido, desse modo evitando ambiguidades. Sistemas inicializados. Estes requerem um comeo de uma distncia conhecida e acumulam mudanas na medida. laser coerente - a interferncia entre uma onda de luz transmitida e reflectida contada e a distncia calculada. Possui uma alta preciso. Roda Quadratura (Quadrature wheel) - mtodo mais comum usado para determinar a direco em que um rato, de computador, de esfera est se movimentando. Uma mscara em formato de disco movida por um conjunto de engrenagens. Duas foto-clulas detectando a passagem de luz atravs da mscara podem determinar o giro da mscara e a direco desta rotao.

Sensores Biolgicos
Os sensores acima seriam mais correctamente chamados de sensores artificiais. Isto porque existem tambm os sensores naturais ou biolgicos. Todos os organismos vivos contm sensores biolgicos com funes similares quelas dos dispositivos descritos acima. A maioria destes sensores biolgicos so clulas especializadas que so sensveis a: luz, movimento, temperatura, campos magnticos, gravidade, humidade, vibrao, presso, campos elctricos, som, e outros aspectos fsicos do ambiente; aspectos fsicos do ambiente interno, tais como alongamento, movimento do organismo, e a posio dos membros (propriocepo); um enorme grupo de molculas ambientais, incluindo toxinas, nutrientes, e feromnas; muitos aspectos do metabolismo, tais como os nveis de glicose, oxignio, ou osmolalidade (concentrao de partculas em soluo); um nmero varivel de molculas de sinal internas, tais como os hormnios, neurotransmissores, e citocinas; e mesmo as diferenas entre protenas do prprio organismo e do ambiente ou criaturas estranhas. Enquanto que clulas especializadas so sensores naturais ou biolgicos, os sentidos humanos so sensores neuronais especializados e exemplos de instrumentos de medida naturais ou biolgicos. Sensores artificiais que imitam sensores biolgicos usando componentes biolgicos, so chamados biosensores.
3

You might also like